1. | Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Sarau da palavra encantada no cantinho Girassol: Um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2018. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
2. | NAYRA REJANE ROLIM GOMES. COMO BRINCAM AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JAMARY DOS PRETOS EM TURIAÇU ? MA. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, . 2018. Supervisor: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
1. | Carlos Carvalho Cavalheiro. Tá vendo aquele edifício, moço?': lugares de memória, produção da invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
2. | Flávia Ginzel. É tempo de travessia: os múltiplos caminhos dos jovens universitários para a vida adulta. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Maria Carla Corrochano. |
3. | Hercules Soares de Almeida. Coletivo Cê Processos e percursos de desterritorialização: aprendendo com a experiência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
4. | Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Cantinho girassol Espaço cultural na periferia de sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
5. | Rebeca Pereira Batalim Rala. Corpos emaranhados, possibilidades de movimento, ruptura e criação: reflexões sobre subjetividade, singularidade e processos educativos. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
6. | Silvânia Chaves. Reafirmando a politicidade da educação a partir da experiência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
1. | Ademir Barros dos Santos. Fundamentos da circulação de saberes nos espaços religiosos de matriz africana: análise do Ilê Aleketu Omo Lugunedé. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
2. | Adriano Ramos Marthi. Educação e direitos Humanos: Uma visita à terra do nunca. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
3. | Alessandra Regina Gama. Canjerê: uma performance cartográfica em patrimônio cultural, educação e africanidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
4. | Caio Rennó José. "Apanhando desperdícios" ou "contra o desperdício da experiência": Cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
5. | Debora Bergamini. Cultura e movimentos sociais à luz do materialismo histórico-dialético de Gramsci: um estudo dos movimentos sociais de cultura de Sorocaba/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
6. | Débora Priscila Oliveira. Benzimento e o saber intuitivo: o encontro com uma história de vida. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
7. | Elaine Roberta Silvério Machado. No caminho de Tikorô,um lagarto: Cartografias do percurso do cuidado na educação, aprendendo com o povo Dagara e a filosofia ubuntu. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
8. | Jennifer Justino. Cinema e universidade: a relação dos jovens universitários com a prática cineclubista. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Carla Corrochano. |
9. | Rafael Vigentin. Levante popular da Juventude: novas formas de participação política. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Carla Corrochano. |
10. | Ricardo Pereira da Silva. O conceito de cidadania no ensino de Sociologia no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
11. | Rodrigo Demarchi. Jovens, escola e mundo do trabalho: experiências e significados em São Miguel Arcanjo- São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Carla Corrochano. |
1. | Carolina Aparecida Rosa Batista. A política educacional do Estado de São Paulo: análise de um curso da Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
2. | LILIANE JUVÊNCIA AZEVEDO FERREIRA. A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (SIBI/UFG) POR MEIO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília, . 2015. Supervisor: Dalton Lopes Martins. |
3. | Marco Antonio Martins Escobar. Ser professor no cenário das políticas neoliberais: as formas de resistência dentro e fora da escola. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
4. | Mayris de Paula Silva. Memórias de mulheres do movimento estudantil: participação, gênero e educação.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
5. | Paulo Cesar Franco. Oficina de fandango Caiçara como vivência de Educação Popular na Associação dos Jovens da Jureia - AJJ/Barra do Ribeira - Iguape/ SP: Reafirmando o potencial das comunidades tradicionais caiçaras. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
6. | Roberta Agustinho da Silva. Jovens do Assentamento Milton Santos: sentidos do trabalho e da educação. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Maria Carla Corrochano. |
7. | Thais Domingos dos Santos Rodrigues. Mulheres da esquerda: Política, Memória e Feminismos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
8. | Tiago César Domingues. Educação e cidadania: aspectos legais, concepções e processos pedagógicos desenvolvidos na ETC de Piedade-SP à luz de Gramsci. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
1. | Mariana Martha de Cerqueira Silva. Africanidades e Educação Popular: Uma análise de propostas e vivências pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014. Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira. |
2. | Mario Mariano Ruiz Cardoso. Catarse e educação: contribuições de Gramsci e o significado para a Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação-Reuni. 2014. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
3. | Matheus Boucault de Pasquali. Juventude e participação: os sentidos da experiência juvenil em duas escolas municipais de Campinas - São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Maria Carla Corrochano. |
1. | Aparecida Suelaine Carneiro. Mulheres e Educação: gênero, raça e identidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
2. | Felipe Pancheri Colpani. Ciberespaço, Identidade e Sexualidade: Práticas discursivas de jovens gays no Facebook. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
3. | Marco Pereira. E do silêncio fez-se a fala: oralidade e trajetória de vida de mulheres negras de Sorocaba-SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
1. | Amanda Lino. Memória Social de Mulheres de Assentamentos de Reforma Agrária: relação entre trabalho, política, educação e participação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Viviane Melo de Mendonça. |
1. | Érika Penha. Depressão infantil e educação: a repercussão do trabalho do serviço de Psicologia do Hospital SAMAM nas escolas públicas no Município de Americana-SP. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2010. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
1. | Marcos Roberto de Moraes. Limites e possibilidades do trabalho educativo voltado ao atendimento de pessoas com deficiência: inclusão no mercado, realidade capitalista e o Projeto Asas de uma ONG da cidade de Mogi Mirim-SP. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2009. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
2. | Rita de Cássia dos Santos Almeida. ?Leitura e Educação no Trabalho Pedagógico desenvolvido pela ONG Triângulo Ramatis. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2009. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
1. | Daniel Basso Bozeli. Indústria têxtil, cooperativismo e educação: da utopia à precarização do trabalho. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2008. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
2. | Ivanise Franco Pereira. Ensino a distância mediado por computador: um desafio à docência no ensino técnico. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Sócio-comunitária) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade Americana, . 2008. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
3. | Maria Sandra de Oliveira Gomes Araújo. Os aspectos educativos das intervenções sócio-comunitárias no Jardim Europa de Santa Bárbara D`Oeste-SP. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Sócio-comunitária) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade Americana, . 2008. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
4. | Robson Rossi Fernandes Bueno. Progressão Continuada: o sucesso do fracasso. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2008. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
5. | Wilson Alfredo Meneghel. Eleição dos diretores de escola: construção da legitimidade dos diretores reeleitos em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, Governo do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
1. | Noêmia de Carvalho Garrido. A percepção de alunos e professores de educação de jovens e adultos em relação à proposta da FUMEC: um olhar sobre a oportunização social e construção da cidadania. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2007. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
1. | Renata Lanza. O currículo do Ensino Fundamental: disciplina Educação, Relações Econômicas e Tecnologia - ERET (1969-2007). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 1969. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
1. | Ester Chichaveke. As tendências educativas e as aspectos legais da Supervisão presentes nos Termos de Visita da Diretoria de Ensino de Itapetininga: 1960 a 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Governo do Estado de São Paulo. 1960. Orientador: Marcos Francisco Martins. |
Data de processamento: 14/02/2019 11:39:45