Grupo Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (ECM)

Viviane Melo de Mendonca

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, campus Sorocaba. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCAMP) de Campinas e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas em Gênero e Estudos Feministas, Sexualidade e Diversidade Sexual; atuando nos seguintes temas: memória social, heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, educação, corpo e afeto e suas relações com a tecnologias, ciência, arte e cultura. Participa do "Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Cultura e Sociedade" e coordena o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS), ambos da UFSCar. Está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), UFSCar-Sorocaba, linha pesquisa "Educação, Comunidade e Movimentos Sociais". Atualmente está como professora visitante no Dipartamento di Storia, Disegno e Restauro Dell'Arquitetura da Università degli Studio di Roma La Sapienza-IT, atuando com estudos interdisciplinares sobre os discursos de gênero, feministas, queer e de sexualidades em grafites e street art inscritos na cena urbana e histórica das cidades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4827331651090223 (07/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Rod. João leme dos Santos Km 110 -SP 264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 3229 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. O que se quer (contra) dizer? genero, sexualidade e politica em grafites de centros urbanos e historicos - um estudo de Roma.
      Descrição: A análise de grafites, caracterizados por pinturas, desenhos, pichações, lambe-lambe, adesivos e estêncil que estão inscritos na paisagem urbana, tem permitido a compreensão da diversidade cultural que compõe os centros urbanos, a relação afetiva e política das pessoas com a cidade e a produção de suas (micro)territorialidades. Partindo desta premissa, levanta-se a questão sobre a relação entre gênero, sexualidade e política e o urbanismo contemporâneo, assim como a participação de sujeitos na cidade, o direito à cidade e a apropriação de suas estruturas urbanísticas-arquitetônicas. O que se interroga são sobre modos de subjetivação específicos e de posicionalidades críticas à política dominante sexista de gênero e da heteronormatividade diante de um projeto urbanístico excludente; e se os discursos produzidos pelos grafites urbanos podem ser lidos como micropráticas cotidianas do espaço vivido que, em suas técnicas variadas, desvelam as apropriações diversas do espaço urbano, que marcam territórios e afirmam diferencas. A proposta deste projeto de pesquisa é analisar a comunicação discursiva de grafites urbanos com temas sobre mulheres, feminismos, gênero e sexualidade que foram inscritos em vias de circulação e construções públicas e privadas no centro urbano e histórico da cidade de Roma, Itália. Os fundamentos teórico-metodológicos são os estudos feministas contemporâneos, - neomaterialistas e pós-coloniais - e a abordagem de comunicação discursiva dialógica de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com a psicologia social e a perspectiva histórico-urbanística e histórico-arquitetônica. Será produzido um mapa geolocalizado dos grafites em prédios, monumentos históricos, placas e muros no centro urbano; e, em seguida, serão analisadas dialogicamente as práticas discursivas dos grafites. Posteriormente, pretende-se realizar outras investigações, diálogos dos resultados encontrados e análises em centros urbanos e/ou históricos brasileiros e de outras cidades da Europa e América Latina. A pesquisa, que é de natureza interdisciplinar, é realizada junto ao Dipartimento di Storia, Disegno e Restauro Dell'architettura da Universitá Sapienza di Roma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Antonella Romano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    2. 2015-2017. Experiencias do Sair do Armario: juventude, identidade e contextos educacionais.
      Descrição: Investigar e descrever as experiências do "sair do armário" de pessoas que não correspondem ao modelo heteronormativo da sociedade contemporânea. Com estes resultados analisar os processos de constituição da subjetividade e da identidade, bem como as implicações políticas da "saída do armário" em diversos contextos sociais e educacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Daniel Cardoso - Integrante / Laura Oliveira - Integrante / Jenifer Braga Cubas - Integrante / Raissa Carvalho Amaral - Integrante / Victoria Barrero Cardoso - Integrante.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    3. 2014-2017. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais: teoria e pratica nas escolas publicas estaduais da regiao de Sorocaba/SP
      Descrição: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / MARTINS, Marcos Francisco - Coordenador / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / mayris paula da silva - Integrante / Júlio César Francisco - Integrante / Rafael Vingentim - Integrante / VICTORIA BARRETO CARDOSO - Integrante / CLUDIA PRISCILA PIRES - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
      Descrição: O projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane de Melo Mendonça - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Júlio Cesar Francisco - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Cláudia Priscila Pires - Integrante / Mayris de Paula Silva - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    4. 2014-2014. Mulheres Jovens em Movimentos: Estudo da Identidade, Sujeito e Formacap Politica em Coletivos Feministas e LGBT
      Descrição: A presente pesquisa pretendeu analisar as práticas discursivas produzidas por mulheres jovens que são participantes de coletivos feministas e LGBT da região de Sorocaba, com foco nas concepções de identidade e sujeito e na história de formação política. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    5. 2013-2014. Estudos sobre Feminismos, Sexualidade e Politica
      Descrição: Pretende pesquisas as abordagens de estudos feministas contemporâneas, de gênero e sexualidade, com foco no tema "Identidade, Corpo e Política". Analisa o debate sobre as relações possíveis entre os estudos de gênero e diversidade sexual e os movimentos sociais, políticas públicas, políticas identitárias e pós-identitárias. Neste sentido, pretende estabelecer um diálogo entre a constituição dos corpos e discursos que se conectam para produzirem identidades dissidentes da matriz heteronormativa, e seu impacto nas políticas dos movimentos sociais e nas políticas públicas, bem como no debate sobre os direitos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Vanda Silva - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Daniel Cardoso - Integrante / Luiz Renato Ferreira Gonçalves - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Felipe Colpani - Integrante / Suelaine Carneiro - Integrante / mayris paula da silva - Integrante / Thais Rodrigues - Integrante / Thiago Carpegiani - Integrante.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    6. 2012-2013. + Telecentro Educacao, Tecnologia e Cultura pela Inclusao Digital
      Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto será executado pelo Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade ? campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital que poderão subsidiar políticas públicas na área da comunicação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Nascimento, Fabrício - Integrante / MARTINS, Marcos Francisco - Integrante / Garcia, Marcos Roberto Vieira - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador. Financiador(es): Ministério das Comunicações - Auxílio financeiro.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    7. 2011-2012. Perfil dos participantes da Parada LGBT de Sorocaba- 2011
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o perfil dos participantes da Parada LGBT da cidade de Sorocaba que aconteceu em 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    8. 2008-2011. PIBID/UFSCAR - Espaco de Formacao compartilhada entre professores da Educacao Basica e Licenciandos
      Descrição: PIBID/UFSCar intitulado Espaço de Formação Compartilhada entre Professores da Educação Básica e licenciandos tem por objetivos articular e coordenar atividades de prática de ensino, Estágio Supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores de escolas públicas estaduais de São Carlos e Sorocaba, escola municipal de São Carlos e seus alunos, tendo em vista a Iniciação à Docência dos licenciandos da UFSCar, a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública e a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID/CAPES e as Propostas Curriculares Estadual e/ou Municipal, em vigor. Estão envolvidos: 65 licenciandos, aproximadamente 100 professores da Educação Básica (São Carlos e Sorocaba) e docentes da UFSCar (São Carlos e Sorocaba) das áreas de Biologia (São Carlos e Sorocaba), Física, Química e Matemática... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 5
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    9. 2008-2010. As Populacoes Humanas Locais e a Conservacao do Patrimonio Natural
      Descrição: Um dos maiores desafios para o desenvolvimento rural atualmente é conciliar a garantia da qualidade de vida, entenda-se renda familiar (função econômica) com a conservação do patrimônio natural (função ecológica) e cultural (função antropológica). A função social é de extrema importância para se atingir as funções supracitadas; nesse quesito, incluem-se a organização e a reprodução sociais nos âmbitos domiciliar e comunitário e as instituições locais e regionais. O fortalecimento da estrutura institucional e social das populações de usuários locais cria condições mais favoráveis para o manejo sustentável dos recursos naturais. Este estudo propõe-se a analisar sócio-institucionais de populações que vivem sob diferentes formas de apropriação dos recursos naturais e ao mesmo tempo dependem desses recursos (p.ex., floresta e terra) para a subsistência e como fontes de renda. Pretende-se selecionar comunidades quilombolas, cuja propriedade caracteriza-se pela coletividade e as populações que vivem no interior e no entorno de unidades de conservação, cuja propriedade é pública mas com concessão de uso coletivo, todas situadas no estado de São Paulo. Estudar-se-ão as estruturas institucionais locais dessas comunidades e o papel da organização social (capital social) e do conhecimento local?biológico e ecológico--(capital humano) na elaboração e funcionamento dessas instituições e os aspectos psicossociais, com enfoque sobre a juventude e a questão de gênero. Os dados serão coletados através de entrevistas estruturadas e não-estruturadas individuais e em grupo, produção d eum vídeo e e aplicar-se-á um censo para o diagnóstico sócio-econômico e ambiental referente às populações locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Célia Futemma - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    10. 2008-2009. Juventude, educacao e turismo: diversidade das experiencias juvenis em foco.
      Descrição: Pretende realizar uma investigação sobre os discursos de turismo produzidos em contextos da diversidade das experiências juvenis, e também desenvolver análises das possibilidades de estratégias educativas com jovens por meio das atividades de lazer e cultura proporcionadas pelo turismo. A produção de conhecimento fundamentar-se-á em análises de categorias étnico-racial, de gênero e de classe social, e também de orientação sexual e regionalidades, para compreender o fenômeno da juventude nos contextos analisados, bem como para desenvolver uma análise crítica das metodologias educativas (escolares e não escolares) e científicas que abordam esta categoria etária. Nestas análises são considerados aspectos de relações de poder e dominação, políticas de controle social, repressão sexual, desenvolvimento de autonomia, relações intergeracionais, construção de identidades, sociabilidade e relações com o meio ambiente. A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada nos estudos do cotidiano e das práticas discursivas. Serão realizadas 30 entrevistas não-dirigidas com jovens entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos, que vivem em contexos sócio-culturais urbanos e rurais, analisadas a partir das categorias temáticas produzidas e descritas. Esperar-se-á que os resultados encontrados nos discursos dos jovens entrevistados possam fornecer subsídios para a articulação entre metodologias educativas e projetos sociais de turismo e lazer e culturas juvenis, fundamentadas na compreensão da realidade vivida pelos jovens e das potencialidades de sua transformação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenagem a Cidadã: Voto de Congratulações - Contribuições na luta em defesa dos direitos LGBTQIA, Câamara Municipal de Sorocaba.. 2017.
      Membro: Viviane Melo de Mendonça.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. XIV Encontro Nacional de História Oral.Coordendora do Simpósio Temático 01: Arte, Corpo e Gênero: Memórias e Resistências. 2018. (Encontro).
    2. XIV Encontro Nacional de História Oral.A poesia autobiográfica de Francesca Woodman: um debate dialógico sobre trajetórias de vida de mulheres, corpo e produção de subjetividades em imagens fotográficas. 2018. (Encontro).
    3. Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Marculinidades. Direitos Sexuais, Arte, Corpo, Memória e Cultura. 2016. (Congresso).
    4. VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.Cartografia lésbica: subjetivação e práticas discursivas em sites/blogs para lésbicas. 2014. (Seminário).
    5. VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.Práticas discursivas das propagandas na europa realizadas por agências de Turismo e Ministério do Turismo: estudo sobre imagem das mulheres brasileiras. 2014. (Seminário).
    6. Fórum Internacional Sofware Livre -FISL.Mapeando e desenvolvendo aplicacoes para dispostivos moveis: foco no SMS. 2013. (Simpósio).
    7. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em Educação.Dissertações e Tese. 2012. (Seminário).
    8. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Membro da Comissão Nacional. 2012. (Simpósio).
    9. 20. Congressso sobre a Juventude. Juventude e Gênero: interfaces para a compreensão das identidades juvenis. 2007. (Congresso).
    10. II Encontro Iberoamericano de Educação.Avaliação de Atitudes e conhecimentos de adolescentes sobre a sexualidade e saúde reprodutiva: reflexões sobre a parceria entre o espaço escolar e não escolar na área da educação sexual. 2007. (Encontro).
    11. Jornada de Psicopedagogia Instituto Hoyler.A Psicopedagogia no Brasil.Adolescências para sociedades sustentáveis: contribuições para a psicopedagogia. 2007. (Seminário).
    12. Seminário "Turismo Abre as Portas para as Mulheres".Eqüidade de Gênero no Turismo. 2007. (Seminário).
    13. I Congresso Municipal da Juventude. 2006. (Congresso).
    14. Seminário Internacional Gênero e Juventude.Simpósio Temático: Gênero e Juventude. 2006. (Seminário).
    15. Workshop " Recepção dos Docentes do Campus Sorocaba . 2006. (Encontro).
    16. Workshop Flona de Ipanema: Presente, Passado e Futuro.GT- Educação e Aspectos Psicossociais. 2006. (Encontro).
    17. Ciclo de Palestras Estudos Feministas, História das Mulheres e Gênero. 2002. (Seminário).
    18. Encontro Latino Americano da Abordagem Centrada na Pessoa.Encontro Latino Americano da Abordagem Centrada na Pessoa. 2002. (Encontro).
    19. Identidades, Subjetividades e Culturas Sexuais: reconstruindo a sexualidade em tempos de AIDS. 2002. (Seminário).
    20. VIII Congresso Brasileiro de Adolescência/VII Congresso Internacional de Adolescência/III Congresso da Associação Brasileira de Adolescência. VIII Congresso Brasileiro de Adolescência/VII Congresso Internacional de Saúde na Adolescência/III Congresso da Associação Brasileira de Adolescência. 2001. (Congresso).
    21. VIII Congresso brasileiro de Sexualudade Humana. VIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana. 2001. (Congresso).
    22. III Conferência Internacional de Pesquisa Sócio Cultural. 1999. (Congresso).
    23. Seminário Vem ser Cidadão.Vem Ser Cidadão. 1999. (Seminário).
    24. I Congresso de Adolescência do Cone Sul. I Congresso de Adolescência do Cone Sul. 1997. (Congresso).
    25. II Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa.II Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa. 1997. (Encontro).
    26. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. 1997. (Congresso).
    27. Encuentro Latino Americano del Enfoque Centrado en la Persona.Encuentro Latino Americana del Enfoque Centrado en la persona. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MARTINS, M. F ; CORROCHANO, M. C. ; LEITE, K. C. ; LIMA, P. ; MENDONÇA, Viviane Melo de. Desafios da Pós-graduação em Educação: Ética na Pesquisa em Educação. 2014. Outro
    2. MARTINS, M. F ; MENDONÇA, Viviane Melo de. I Encontro UFSCar Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba. 2011. Outro
    3. MENDONÇA, Viviane Melo de; Leite, K. ; Garcia, M. R.. III Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba. 2011. Congresso
    4. Garcia, M. R. ; MENDONÇA, Viviane Melo de ; Leite, K.. II Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba. 2010. Congresso
    5. MENDONÇA, Viviane Melo de. II Semana da Sustentabilidade. 2008. (Congresso).. . 0.
    6. MENDONÇA, Viviane Melo de. III Feira da Juventude. 2007. (Exposição).. . 0.
    7. MENDONÇA, Viviane Melo de. Colóquio sobre a Juventude: Protagonismo Juvenil na Educação Ambiental. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Marcos Francisco Martins (5.0)
      1. MARTINS, M. F.; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
      2. MARTINS, M. F ; MENDONÇA, Viviane Melo de. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas. v. 20, p. 15-27, issn: 0103-7676, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas)
      3. MENDONÇA, Viviane Melo de; MARTINS, M. F (Org.) ; Groppo, L. (Org.). Revista de Ciências da Educação - nº 23. 23 ed. Campinas-SP: Programa de Mestrado em Educação e Arte Brasil, 2010. v. 1, p. 374.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MENDONÇA, Viviane Melo de; MARTINS, M. F. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais da região de Sorocaba. Em: Marcos Francisco Martins. (Org.). História dos movimentos sociais da região de Sorocaba. História dos movimentos sociais da região de Sorocaba.. 1ed.Holambra/SP. : Setembro. 2012.v. 1, p. 39-55.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM, v. 1, p. 1-21, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM)

    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Dalton Lopes Martins (1.0)
      1. CABRAL, F. ; MARTINS, D. ; GANAN, G. ; MENDONÇA, Viviane Melo de ; MANFREDI, M. ; MELO, T.. Mapeando e desenvolvendo aplicações para dispositivos móveis: foco no SMS. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 14/02/2019 11:39:43