Grupo Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (ECM)

Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira

Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RIO 1988), especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRPRJ 2000)mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ 2002) e doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO - 2015). Atualmente é membro da Associação Brasileira de Psicologia Social e professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas na Faculdade de Psicologia (FAPSI/UFAM), professor permanente do Programa de Mestrado em Psicologia da UFAM; coordenadora do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental e Sociedade" (UFSCAR) e integrante do Laboratório de Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário - LABINS. Coordenadora do GT "Ecologias outras" da Abrapso 2017. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Comunitária, Saúde Mental (políticas públicas, álcool e outras drogas desinstitucionalização e equipe multiprofissional) e Saúde Pública. Desenvolve pesquisa e extensão principalmente junto aos seguintes temas: comunidades e contextos de vulnerabilidade; processos psicossociais, subjetividade, cultura e processos identitários regionais, análise de serviços de atenção a indivíduos e grupos em vulnerabilidade; (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5839730566259435 (09/11/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296131 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. Mapeamento da rede de atencao e cuidado aos usuarios de alcool e drogas no municipio de Manaus
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Perspectivas Ecologistas nas Práticas e Processos Psicossociais: relações de poder, estratégias e táticas no cotidiano. Toma como problema de pesquisa a pouca visibilidade e certo desconhecimento dos dispositivos de atenção e cuidado ao usuário de álcool e outras drogas na cidade de Manaus. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem o mapeamento da rede.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Coordenador / Felipe Gonzaga de Carvalho Gondim - Integrante.
      Membro: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
    2. 2016-Atual. Problematizando a desinstitucionalizacao: uma analise das trajetorias de egressos de manicomios da regiao de Sorocaba
      Descrição: Descrição: A região de Sorocaba caracterizou-se até o final da década passada como o maior pólo manicomial do Brasil. A partir de denúncias de violações de direitos humanos nesses espaços, a região está passando por um grande processo de desinstitucionalização desses internos e muitos destes estão morando atualmente em Serviços Residenciais Terapêuticos. A pesquisa busca investigar as trajetórias de vida de egressos de manicômios da região de Sorocaba, buscando, por meio de observação participante com em Serviços Residenciais Terapêuticos e entrevistas com egressos e com profissionais de instituições responsáveis pelo seu cuidado, compreender os empecilhos para sua desinstitucionalização plena. Há poucos estudos voltados a egressos de manicômios e a situação da região se coloca como um local e momento privilegiados para este estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Coordenador / Thaiga Danielle Saldanha Momberg - Integrante / Thais Regina Zamboni Ribeiro - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante.
      Membro: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
    3. 2012-2015. ENTRE RETALHOS COTIDIANOS, PRATICAS DISCURSIVAS E DROGAS: PERSPECTIVA ECOLOGISTA DE EDUCACAO
      Descrição: O tema das drogas está presente, em nossos dias, em diversos locais e a produção de sentido sobre as drogas marca nossas relações em muitas esferas, dentre estas, a escola tem papel fundamental. Esta tese explora as práticas discursivas sobre drogas por meio das trajetórias e narrativas no/do cotidiano escolar, sob a Perspectiva Ecologista de Educação. O caminho teórico desta pesquisa está pautado nos pensamentos de Michel Foucault e Paulo Freire. Dividida em duas partes, a primeira traça um percurso histórico sobre a questão das drogas, destacando a produção de sentido a partir do início do século XX, com o intuito de estabelecer um solo comum de compreensão que permita operar com os conceitos de estigma, estereótipo e senso comum forjados sobre o tema no decorrer do tempo. Neste sentido, a tese considera a droga como fenômeno plural, cuja manifestação é tecida por uma multidimensionalidade de aspectos visíveis e ambíguos, cujas nuances e sinuosidades não permite um conceito único e universal, exigindo ser abordado na concretude das relações. Na segunda parte, a partir das narrativas recolhidas no campo-tema de pesquisa, configura-se um certo olhar, um modo de compreender o outro que não é neutro, ao contrário, está repleto de preconceitos, julgamentos, sentimentos que são afetados pelas mediações das mídias, das escolas, das famílias, das religiões. Lançando um olhar crítico sobre esse espaço tão multifacetado que é a escola, a tese busca apreender as práticas discursivas sobre drogas no cotidiano escolar a partir das narrativas ficcionais. Esse recurso metodológico propicia que a escrita seja perpassada por pessoas, lugares, acontecimentos enquanto um conjunto de múltiplas fontes que apresentam diferentes versões sobre o tema. Elas são recortes que evidenciam discursos e práticas pedagógicas, ou não, no cotidiano escolar voltados para as drogas (seu uso, sua proibição, sua criminalização) e os usuários. Considera-se que, ao mesmo tempo em que o cotidiano escolar reproduz e ressoa as relações de poder produzidas historicamente pela sociedade, indica, nas relações entre professores, professoras, alunos e alunas, a possibilidade de criação de brechas para a constituição de uma outra prática nas relações educacionais em torno da questão das drogas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
    4. 2012-2013. Gestao escolar e Conselho de escola que relacao e esta? Uma analise das experiencias de participacao da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na regiao de Sorocaba ? SP
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais ? da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a relação entre escola e comunidade a partir da atuação da Gestão escolar junto aos membros da comunidade que participam do conselho de escola. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem a análise da participação comunitária na escola a partir dos conselhos deliberativos. A pesquisa apóia-se na metodologia da pesquisa- ação, pois além de diagnosticar as formas de participação presentes neste encontro escola e comunidade, procura possibilitar a reflexão das práticas existentes e areinvenção das relações de poder.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Dulcineia de Fátima Ferreira Pereira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais ? da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a relação entre escola e comunidade a partir da atuação da Gestão escolar junto aos membros da comunidade que participam do conselho de escola. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem a análise da participação comunitária na escola a partir dos conselhos deliberativos. A pesquisa apóia-se na metodologia da pesquisa- ação, pois além de diagnosticar as formas de participação presentes neste encontro escola e comunidade, procura possibilitar a reflexão das práticas existentes e a reinvenção das relações de poder.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Coordenador / Ana Maria de Campos - Integrante / Jô Azevedo - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Izabella Mendes Santana - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Maria Amelia Ferracciú Pagotto - Integrante / Silene de Araujo G Lourenço - Integrante / Marco Antonio Martins Escobar - Integrante / Diana Liberatti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    5. 2010-2012. Concepcoes e Praticas de Cuidado: A Perspectiva dos Diferentes Atores da Rede Publica de Saude em Manaus
      Descrição: As práticas de cuidado da saúde se ligam a representações sobre como o fenômeno complexo da saúde-doença-cuidado se constroem. As relações dialéticas e recursivas entre práticas de cuidados e o sistema simbólico que lhe dão sustentação merecem investigação dentro de contextos diversos em que os cuidados se desenvolvem. No grande campo dos cuidados da saúde os sistemas formais de saúde interatuam com os sistemas informais em que a partir de vários atores e no cotidiano familiar os cuidados se realizam. Nesse campo de conhecimento pretendemos investigar concepções e práticas de "cuidado" entre diferentes atores da rede Pública de Saúde em vários níveis organizativos (PSF, UBS, POLICLÏNICAS, HOSPITAIS), numa linha de explorar, conceitos, representações, construções simbólicas culturais e relações que ajudam a identificar práticas promotoras de saúde ou alienadoras dos sujeitos, práticas alinhadas com as novas concepções em saúde e com a propositura do SUS, ou comprometidas com o modelo biomédico tecnicista. Com esse intuito temos como objetivos subsidiários: Investigar o Cuidado do outro e o Auto-Cuidado concebido pelos diversos cuidadores: profissionais, usuários, gestores ou familiares; Identificar modos e práticas que se associam a concepções específicas de cuidado; Analisar as repercussões desse conjunto de representações e práticas para a saúde das pessoas e para a implementação de Políticas Públicas de Saúde; Compreender como processos sócio culturais locais se relacionam com concepções e práticas de saúde a partir do discurso dos diversos sujeitos; Verificar possíveis relações entre distintas inserções em diferentes níveis organizativos do sistema de saúde e concepções/práticas de saúde. Adotamos uma metodologia integrativa com a utilização de entrevista semi-estruturada e registro de observações em Diário de Campo, bem como levantamento de dados sócio-demográficos para caracterizar o grupo de participantes. Os dados serão tratados com recursos do pro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Denise Machado Durán Gutierrez - Coordenador / Elenara Dias Perin - Integrante / Ewerton Helder Bentes de Castro - Integrante / Kátia Neves Lenz César de Oliveira - Integrante / Maria Aparecida da Silva Martins - Integrante / Rosimeire de Carvalho Martins - Integrante / Selma de Jesus Cobra - Integrante / Eduardo Jorge Sant´Ana Honorato - Integrante.
      Membro: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
    6. 2008-2011. AVALIACAO DOS ENFOQUES DE APRENDIZAGEM E DE VARIAVEIS COGNITIVAS E CONTEXTUAIS INTERFERENTES NO RENDIMENTO DE UNIVERSITARIOS DO ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS E DE RONDONIA
      Descrição: A investigação sobre a avaliação dos enfoques de aprendizagem e variáveis interferentes no rendimento ou aproveitamento acadêmico, contribui com informações relevantes para a gestão do processo pedagógico na educação formal em todas as esferas (Barca Col, 1997, Mascarenhas, 2004, Mascarenhas Col, 2007). Este trabalho de pesquisa científica, ao caracterizar o perfil de enfoques de aprendizagem adotados pelos estudantes, se superficial (motivos e estratégias de reprodução/memorização) ou se profundo (motivos e estratégias de compreensão/ aprofundamento da aprendizagem), evidenciará também variáveis interferentes como o estilo atribucional diante do rendimento acadêmico (interno ou externo), o perfil de hábitos de estudos (regulares ou irregulares) e de motivação acadêmica (prêmios ou auto-desenvolvimento), relações família-universidade, o fenômeno bullying e relações com o rendimento acadêmico dos sujeitos que integrarão a amostra. Os dados coletados por meio de instrumentos próprios (Barca Porto, 2005, Mascarenhas, 2006) serão analisados estatisticamente com apoio do programa SPSS versão 15.0 para Windows, considerando a análise das propriedades psicométricas dos instrumentos de coleta de dados junto à amostra estudada a ser constituída aleatoriamente por n=2.500 sujeitos de ambos os sexos, matriculados nos diversos cursos ofertados pela UFAM no Amazonas e pela UNIR em Rondônia que participarão voluntariamente da investigação, após serem informados dos objetivos do estudo. De acordo com a literatura clássica nos domínios da psicologia e psicologia escolar (Barca, 1992, 1993; Bloom, Hastings Madaus,1973; Coll Marchesi, 2004; Edwards,1972; González-Pienda, Cabanch, Núnez Pérez Valle Arias, 2002; Jesus,2004; Mouly, 1993; Sawrey Telford, 1976) é possível afirmar que o diagnóstico psicopedagógico na educação superior pode contribuir para apontar indicadores a serem utilizados como apoio a decisões de gestores, professores, estudantes e lideranças educa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Coordenador / Rosenir de Sousa Lira - Integrante / Antônio Roazzi - Integrante / Denise Machado Durán Gutierrez - Integrante / Evely Boruchovitch - Integrante / Soely Aparecida Jorge Polydoro - Integrante / Eliseo Alfonso Barca Lozano - Integrante / Alessandra Querino da Silva - Integrante / Antônio Carlos Maciel - Integrante.
      Membro: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. ENCONTRO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL/RAPS MANAUS.A RAPS: seus avanços e perspectivas no cenário nacional. 2016. (Encontro).
      2. XII Encontro da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2015. (Encontro).
      3. Congresso Mundial de Saúde Mental. Diversas práticas, diferentes Sujeitos .Políticas Públicas de Educação e de Saúde, o CRR UFSCar um estudo de caso. 2013. (Congresso).
      4. III Seminário Internacional da Rede de Pesquisa Sobre Drogas. 2013. (Seminário).
      5. Simpósio Municipal de Educação. 2013. (Simpósio).
      6. 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Cirandas no Cuidado com o Educador-Cuidador. 2011. (Congresso).
      7. 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Após 10 anos a Lei 10216 chega a Sorocaba. 2011. (Congresso).
      8. A Sociedade em Debate - ABRAPSO. 2011. (Encontro).
      9. Roda de Conversa com Silvio Galo - A Sociedade em Debate - ABRAPSO. 2011. (Encontro).
      10. Saúde Mental na Atenção Básica - Sociedade em debate.Saúde Mental na Atenção Básica. 2011. (Encontro).
      11. Semana da Luta Antimanicomial - Curso terapia Ocupacional UNISO.Saúde Mental (É) Direito de Todos. 2011. (Outra).
      12. V Conferencia Municipal de Assistência Municipal. Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores. 2011. (Congresso).
      13. Vulnerabilidade Psicossocial de crianças e Adolescentes - A Sociedade em Debate - ABRAPSO. 2011. (Encontro).
      14. XIII Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2011. (Encontro).
      15. Curso de Multiplicadores sobre Drogas. 2010. (Encontro).
      16. I Conferencia Municipal de Saúde Mental.Saúde Mental e Políticas de Estado:pactuar caminhos intersetoriais. 2010. (Encontro).
      17. III Semana de Matemática e Física.Dificuldade de aprendizagem. 2010. (Encontro).
      18. XII Encontro do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2010. (Encontro).
      19. I Congresso Educação e Direitos Humanos na Amazonia. Desafios da Educação no Interior do Amazonas. 2009. (Congresso).
      20. II Semana de Biologia e Química ? Educação e Tecnologia..Limites e Perspectivas do Ensino Público: desafios da educação no interior do amazonas. 2009. (Encontro).
      21. I Jornada de Fisioterapia do Médio solimões.Relação Terapeuta- Paciente. 2009. (Outra).
      22. VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva,. (DES) Mancha Brasil ? Vídeo Educativo.. 2000. (Congresso).
      23. XXXVII Congresso Brasileiro de Educação Médica IX Fórum Nacional de Avaliação do Ensino Médico. Eliminação da hanseníase na Baixada Fluminense através da Integração ensino-serviço. 1999. (Congresso).
      24. 53º Congresso Brasileiro de Dermatologia. Plano de Eliminação da Hanseníase na Baixada Fluminense - RJ: Uma experiencia de integração ensino-serviço.. 1998. (Congresso).
      25. II Encontro Nacional de Psicoterapia Breve I Curso Internacional de Psicoterapia Breve. A Proposta de Trabalho do Setor de Psicoterapia no Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Missericórdia do Rio de Janeiro. 1990. (Congresso).
      26. XIV Congresso Médico Sul Fluminense. Problemas Mais Comuns na Clínica Pediátrica. 1989. (Congresso).
      27. V Simpósio de Assistencia ao psicótico. 1987. (Simpósio).
      28. 5º Congresso Brasileiro de Psicodrama. 1986. (Congresso).
      29. II Simpósio de Assistencia ao psicótico. 1984. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. NICACIO, F. ; RAGGIO, A. ; ROSA, C. ; Caldeira, Adriana. Participação na Comissão Organizadora da I Reunião Técnica Ampliada Resgate da cidadania: tessituras de novas histórias em Sorocaba e região. 2013. Outro
      2. DE OLIVEIRA CALDEIRA, A. R.; BONILLA, D. V. ; Figueiredo, o J ; Lima, S. I Conferencia Municipal de Saúde Mental. 2010. Outro
      3. DE OLIVEIRA CALDEIRA, A. R.; Silva, S.D ; Góes, R.G.T.. Encontro de Psicólogos de Belford Roxo. 2000. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira ⇔ Dulcinéia de Fátima Ferreira (2.0)
        1. Pereira, D F.F ; Oliveira, A.R.C.. "Cirandas no Cuidado com o Educador-Cuidador". Em: 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de |Psicologia Social, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de |Psicologia Social)
        2. Pereira, D F.F ; DE OLIVEIRA CALDEIRA, A. R.. Cirandas no cuidado com o educador ? cuidador. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 14/02/2019 11:39:43