Grupo ELOSS - Educação e Cooperação Sul-Sul

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 25

2018

1.   2018-Atual. Educacao em Direitos Humanos: o que pensam os professores de escolas de ensino fundamental de Acarape e Redencao
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2018-Atual. Estagio Supervisionado, Memoria e Formacao de Professores: a construcao da profissionalidade dos docentes do Instituto de Ciencias Exatas e da Natureza da UNILAB
Descrição: O presente projeto objetiva investigar, a partir da memória dos docentes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado, a construção da profissionalidade dos docentes do Instituto de Ciências Exatas (ICEN) e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) responsáveis por este componente curricular. Tal investigação decorre da da grande responsabilidade atribuída aos professores supervisores de Estágio na formação dos futuros professores, atendendo às orientações das políticas educacionais contemporâneas que demandam dos docentes uma postura críticoreflexiva diante dos processos formativos por eles realizados. O Estágio se constitui como espaço/tempo de diálogos entre os estudantes, professores da educação básica e da universidade, promovendo reflexões que permitem a (re)construção da profissionalidade e da identidade docente. O professor supervisor precisa, dentro desse cenário, dispor de conhecimentos não só sobre os conteúdos específicos de sua área, mas de diferentes elementos presentes nas práticas educativas, de modo que possa mediar a reflexão, a problematização das práticas e a construção de conhecimentos sobre a docência pelos diferentes sujeitos envolvidos no Estágio. Nos importa saber como tais conhecimentos têm sido construídos ao longo da formação desses profissionais. Desse modo, a investigação se organizará a partir da abordagem qualitativa, inspirada no método autobiográfico. A aproximação com a realidade articulará revisão de literatura, desenvolvimento de ateliês autobiográficos e entrevistas reflexivas. A relevância desse processo investigativo diz respeito à reflexão sobre a identidade dos professores que formam novos professores no contexto atual de desafios relativos à compreensão do papel da universidade na construção de uma educação pública de qualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Maria do Socorro Maia Silva - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador / Elcimar Simão Martins - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
3.   2018-Atual. Formacao Inicial de Professores de Biologia: uma analise a partir do Estagio Curricular Supervisionado no Ensino Medio
Descrição: A proposta de pesquisa, intitulada Formação Inicial de Professores de Biologia: uma análise a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio tem como objetivo investigar as contribuições e os desafios do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de Professores de Biologia com vistas a discutir os fundamentos em que se assentam os processos formativos vivenciados pelos professores de Biologia das escolas de Ensino Médio do Maciço de Baturité, em especial nos municípios de Acarape e Redenção, bem como analisar o potencial formativo das ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado por meio da integração entre escolas de Ensino Médio e estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas da UNILAB... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Coordenador / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Luana Mateus de Sousa - Integrante / Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite - Integrante / Diego Barreto Batista - Integrante / Adalberto Junior da Luz Regis - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2017

1.   2017-2018. Contribuicoes do Curso de Licenciatura em Ciencias da Natureza e Matematica da Universidade da Integracao Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para o exercicio o exercicio da docencia: o olhar dos alunos egressos
Descrição: Pesquisa que toma como objeto de investigação o curso de licenciatura em ciências da natureza e matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O caráter interdisciplinar do curso se constitui como inovação, por fundamentar-se numa abordagem epistemológica que rompe com características do paradigma moderno de ciência marcado pela fragmentação e desvalorização dos saberes construídos fora da academia. Tendo em vista que significativa parcela dos primeiros concludentes já se encontra inserida no mundo do trabalho, no exercício da docência, é necessário indagar: quais as contribuições do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB para os egressos. Objetiva-se, assim, identificar os limites e possibilidades da citada licenciatura para os alunos egressos que atuam, na atualidade, como professores. A investigação ancora-se abordagem qualitativa, visando acessar o universo de significados dos sujeitos acerca do fenômeno investigado, configurando-se como exploratória, tendo em vista a inexistência de estudos anteriores sobre a temática proposta. Em relação à coleta de dados, a pesquisa se configura como estudo de caso, uma vez que buscará cercar o objeto através de estratégias distintas que permitam a aproximação com a realidade, compreendendo de forma aprofundada o fenômeno investigado, como: revisão de literatura para a discussão da formação de professores e interdisciplinaridade, análise de documentos que orientam a formação de professores, levantamento de dados sobre os estudantes egressos junto a coordenação do curso, aplicação de questionários para levantamento do perfil dos sujeitos e realização de entrevistas junto aos estudantes egressos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador / Elcimar Simão Martins - Integrante / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Manuela Fonseca Grangeiro - Integrante / Maria do Socorro Maia Silva - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2017-2018. Mediacao Escolar: um convite para a paz
Descrição: A escola é um espaço de construção de saberes, convivência e socialização. No entanto, essa construção é permeada de desafios, dentre os quais está crescente a violência no cotidiano escolar, que é gerada a partir de fatores variados. Nesta perspectiva, a escola estabelece normas com a finalidade de organizar o seu funcionamento, contudo, na maioria das vezes, não conseguem responder aos seus objetivos. Para inverter esta situação, torna-se necessário a vivência de valores como a liberdade, diálogo e justiça que se constituem como importantes bases para o respeito à vida. O Projeto Mediação escolar: um convite para a paz tem como objetivo investigar os fundamentos e práticas de uma educação para a convivência e para gestão positiva dos conflitos, afim de se construir uma cultura de paz e cidadania, através da pesquisa-ação. Considerando os variados casos de violência nas escolas de Redenção, interessa saber: como as escolas tem trabalhado as situações de violência no cotidiano escolar? Assim, espera-se, com a pesquisa, colaborar para a compreensão do processo de construção e o fortalecimento da cultura de paz junto à comunidade escolar a partir da reflexão sobre a importância das interações cooperativas e de respeito na escola. Nesse sentido, a escola deve assumir-se como um espaço para debate das diferentes realidades e promoção de uma visão crítica e solidária do comportamento humano. No entanto, reconhecemos as lacunas que os processos de formação de professores apresentam nos aspectos relacionados à educação em direitos humanos e mediação de conflitos, o que aponta para a necessidade de fortalecimento da capacidade da escola para lidar com tais questões, manifestas através de violência, indisciplina e conflitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Integrante / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Manuela Fonseca Grangeiro - Integrante / Antonia Lima Sousa - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
3.   2017-2018. Perfil dos Professores de Ensino Medio de Ciencias da Natureza e Matematica: um Mapeamento no Macico de Baturite
Descrição: A pesquisa Perfil dos Professores de Ensino Médio de Ciências da Natureza e Matemática: um Mapeamento no Maciço de Baturité tem como objetivo mapear o perfil de docentes do Ensino Médio da região do Maciço de Baturité que atuam nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática com vistas a compreender os processos de formação inicial e contínua, bem como aspectos da vida e do trabalho de tais profissionais, buscando identificar demandas formativas que contribuam para a o desenvolvimento do trabalho docente nas áreas em questão. O conjunto de dados coletados poderá contribuir de maneira significativa para a Unilab ao desvelar as reais demandas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática do Maciço de Baturité, aproximando a universidade das escolas da educação básica, oportunizando uma leitura real das demandas de formação inicial e contínua. Tal experiência poderá proporcionar novas ações de pesquisa-ensino-extensão, contribuindo para a consecução da missão da Unilab e, sobretudo, do ICEN, pois as informações servirão como subsídio para análise e viabilização de propostas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de fornecer importantes elementos para a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE 8 e possibilitar reflexão e parcerias sobre a formação docente não apenas no Maciço de Baturité, mas em diálogo com os países parceiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Coordenador / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Manuela Fonseca Grangeiro - Integrante / Ana Lucia Nobre da Silveira - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2016

1.   2016-2017. Estagio curricular supervisionado e construcao da profissionalidade: um olhar sobre o curso de licenciatura em Ciencias da Natureza e Matematica da UNILAB
Descrição: Experiência investigativo-formativa desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da UNILAB, tomando como objeto de reflexão o componente curricular Estágio Supervisionado. A histórica dicotomia existente entre a teoria e a prática nos cursos de formação de professores tem levado profissionais da área a refletir sobre a necessidade de ampliação da visão / concepção do Estágio Supervisionado, superando a visão do mesmo como a hora da prática. As políticas educacionais contemporâneas e a legislação pertinente à formação de professores indicam a necessidade de desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, através da aproximação entre escola e universidade. Desse modo, o transito dos estudantes por esses diferentes lócus de formação docente possibilita tanto a compreensão dos limites e possibilidades do exercício da profissão, quanto aponta para os saberes necessários ao exercício da docência. O curso investigado já registra a formação de seus primeiros licenciandos nas disciplinas de química, física, biologia e matemática. Seu caráter inovador, marcado pela interdisciplinaridade, precisa, dentro deste contexto de amadurecimento e fechamento de um primeiro ciclo de concludentes, refletir sobre o perfil de profissionais que tem ajudado a formar. Desse modo, o estágio supervisionado, como espaço/tempo de construção da profissionalidade docente em que se encontram os conhecimentos construídos nos diferentes componentes curriculares se constitui como lócus propício ao desenvolvimento desta reflexão. O contato da pesquisa com os estudantes, para mapear, mas também para colaborar com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, se constitui como fator de inovação e compromisso social com a formação dos futuros docentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador / Elcimar Simão Martins - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2016-2017. Mediacao de conflitos: implicacoes para a reducao da indisciplina e da violencia na escola
Descrição: O projeto Mediação de conflitos: implicações para a redução da indisciplina e da violência na escola parte da compreensão da escola como espaço que tem um compromisso ético com a formação cidadã. No atual contexto, marcado por tensões e contradições sociais que naturalizam processos de desumanização, faz-se necessária a vivência de valores como a liberdade, diálogo e justiça que se constituem como importantes bases para o respeito à vida. Nosso cotidiano evidencia contraditoriamente processos de inclusão e exclusão, humanização e desumanização, materializados na desigualdade de acesso aos direitos sociais e exposição de grande parte das famílias à violência em suas mais diferentes faces.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2015

1.   2015-2016. Avaliacao da mediacao de conflitos escolares como estrategia de prevencao a violencia nas escolas de Ensino Fundamental Padre Antonio Crisostomo do Vale em Acarape e na Escola de Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos em Redencao
Descrição: Avaliação da mediação de conflitos escolares como estratégia de prevenção a violência nas escolas de Ensino Fundamental Padre Antonio Crisóstomo do Vale em Acarape e na Escola de Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos em Redenção. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Ana Paula Sthel Caiado - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2015-2016. Mapeamento do Perfil dos professores de EJA no Macico de Baturite: uma reflexao sobre formacao, vida e trabalho
Descrição: O Mapeamento do Perfil dos Professores de EJA no Maciço de Baturité é uma proposta que tem como finalidade mapear o perfil dos professores que atuam nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região do Maciço de Baturité e fornecer importantes informações sobre a formação, a vida e o trabalho desses profissionais, que se constituem como limites e possibilidades do desenvolvimento de sua ação junto a esta modalidade de ensino. As informações coletadas neste mapeamento também se configuram como indicadores a serem utilizados pelos municípios e pela própria UNILAB para o desenvolvimento de políticas de formação, materializando o compromisso institucional que põe como missão a produção e disseminação do saber como forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e de países de expressão em língua portuguesa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisca Angerline de Lima da Silva - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador.
Membro: Francisca Angerline de Lima da Silva.
Descrição: O Mapeamento do Perfil dos Professores de EJA no Maciço de Baturité é uma proposta que tem como finalidade mapear o perfil dos professores que atuam nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região do Maciço de Baturité e fornecer importantes informações sobre a formação, a vida e o trabalho desses profissionais, que se constituem como limites e possibilidades do desenvolvimento de sua ação junto a esta modalidade de ensino. As informações coletadas neste mapeamento também se configuram como indicadores a serem utilizados pelos municípios e pela própria UNILAB para o desenvolvimento de políticas de formação, materializando o compromisso institucional que põe como missão a produção e disseminação do saber como forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e de países de expressão em língua portuguesa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Ana Paula Sthel Caiado - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2014

1.   2014-2015. Experimentacao cientifica: Praticas de Bioquimica Nutricional desenvolvidas em escolas de ensino medio de Redencao
Descrição: A Bioquímica é uma disciplina oferecida aos ciclos básicos e apresenta uma característica multidisciplinar, pois envolve o estudo das ciências naturais e exatas. Porém existem grandes dificuldades no aprendizado de Bioquímica que vem sendo apontada por alunos da educação básica e da graduação como uma disciplina de nível complexo, definida muitas vezes como uma coleção de estruturas químicas e reações dificilmente assimiladas. Na nutrição, em especial, a Bioquímica tem importância particular, por estudar as biomoléculas presentes nos alimentos. A análise das propostas curriculares das várias unidades federadas indica que apenas um período de 12 a 15% do tempo de escolaridade é dedicado ao aprendizado de ciências, com uma média de três aulas por semana, ainda de forma fragmentada e descontextualizada, levando o educando a passividade. As atividades experimentais no ensino são ferramentas que podem ter grande contribuição na explicitação, problematização e discussão dos conceitos, criando condições favoráveis à interação e intervenção pedagógica do professor, além de contribuir efetivamente no despertar do interesse científico nos alunos. As escolas públicas de nível médio com deficiências no ensino, especificamente de Biologia apresentam também má formação dos professores sem interesse na pesquisa, inovação e formação permanente. O presente trabalho tem como objetivo elaboração de práticas de bioquímica nutricional utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso aliando teoria e prática, incentivando a experimentação científica, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, estimulando o desenvolvimento do pensar cientifico e, em consonância com a proposta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) contribuir na formação docente dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e da Matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Francisca Angerline de Lima da Silva - Integrante / Márcia Barbosa de Sousa - Coordenador.
Membro: Francisca Angerline de Lima da Silva.

2013

1.   2013-2014. Diaspora Juvenil: entrelaco(s) de historias e projetos de vida de jovens timorenses e de paises africanos no contexto da internacionalizacao e integracao da educacao superior na Unilab/Brasil
Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema central de investigação a inter-relação entre histórias e projetos de vida de jovens estrangeiros estudantes da Unilab, oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e do Timor Leste. O Projeto representa um aprofundamento da pesquisa realizada entre 2012 e 2013, cujo foco foram as histórias e os projetos de vida desses jovens. Compreender múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros ? social, cultural e pessoal ? possibilita aprofundar conhecimentos sobre o contexto da diáspora juvenil no Brasil, a realidade individual e coletiva desses sujeitos, suas trajetórias e perspectivas, no bojo de uma universidade que tem a missão institucional e se propõe ser de integração internacional. Nessa perspectiva, os objetivos de pesquisa pretendidos contemplam: analisar a representação sobre o que é ser jovem no seu país de origem; compreender a inter-relação entre as histórias e os projetos de vida dos jovens estudantes de países africanos e timorenses; (re)conhecer as múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros ? dimensão social, cultural e pessoal ? num contexto de diáspora; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil. Metodologicamente a pesquisa está ancorada no escopo da pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso e o processo de triangulação. A pesquisa ora proposta pretende desenvolver uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, aliada ao necessário e importante aprofundamento de questões que poderão contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense no processo diaspórico no contexto da internacionalização e integração da educação superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / José Verissimo N. Filho - Integrante / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema central de investigação a inter-relação entre histórias e projetos de vida de jovens estrangeiros estudantes da Unilab, oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e do Timor Leste. O Projeto representa um aprofundamento da pesquisa realizada entre 2012 e 2013, cujo foco foram as histórias e os projetos de vida desses jovens. Compreender múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros social, cultural e pessoal possibilita aprofundar conhecimentos sobre o contexto da diáspora juvenil no Brasil, a realidade individual e coletiva desses sujeitos, suas trajetórias e perspectivas, no bojo de uma universidade que tem a missão institucional e se propõe ser de integração internacional. Nessa perspectiva, os objetivos de pesquisa pretendidos contemplam: analisar a representação sobre o que é ser jovem no seu país de origem; compreender a inter-relação entre as histórias e os projetos de vida dos jovens estudantes de países africanos e timorenses; (re)conhecer as múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros dimensão social, cultural e pessoal num contexto de diáspora; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil. Metodologicamente a pesquisa está ancorada no escopo da pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso e o processo de triangulação. A pesquisa ora proposta pretende desenvolver uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, aliada ao necessário e importante aprofundamento de questões que poderão contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense no processo diaspórico no contexto da internacionalização e integração da educação superior... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jose Verissimo do Nascimento Filho - Integrante / Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante.
Membro: Jose Verissimo do Nascimento Filho.
2.   2013-2014. Estado do Conhecimento sobre Educacao nos Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa (Palop): a producao academica na pos-graduacao no Brasil entre 1987 e 2012
Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como propósito constituir um estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) gerada em Programas de Pós-Graduação stritu sensu no Brasil. O objeto-problema do estudo tem centralidade conhecimento produzido no Brasil sobre educação nos Palop. O recorte do estudo são as Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado produzidas no Brasil sobre Educação nos Palop, em Programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período compreendido entre 1987 e 2012. Metodologicamente o estudo estará referenciado na pesquisa descritiva. No bojo da pesquisa, configurar-se-á um mapeamento com ênfase em Educação de Jovens e Adultos. A principal fonte de pesquisa é a base de dados de Resumos de Dissertações e Teses da Capes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / Ana Paula Sthel Caiado - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
3.   2013-2014. O Aproveitamento da Biomassa do Cafe: Uma Analise Fitoquimica.
Descrição: Por milhares de anos a biomassa foi uma importante fonte de energia primária para o planeta. A origem da biomassa se baseia numa maneira da natureza armazenar a energia solar. Mais precisamente, as plantas, através da fotossíntese, combinam o dióxido de carbono do ar e a água do solo para produzir carboidratos de vários tipos, que constituem os tecidos vegetais e têm um importante valor energético. Biomassa também é considerada toda fonte de energia alternativa que utiliza a matéria orgânica para a sua produção. Uma série de fontes orgânicas que podem ser usadas como biomassa. Entre elas, o coco verde, a casca do arroz, o esterco e a borra de café. O presente projeto tem como principal meta o aproveitamento dos resíduos do café (Coffea arabica), na forma de estudo fitoquímico. O trabalho será realizado com acompanhamento de ensaios farmacológicos/biológicos visando principalmente à identificação de constituintes comuns ou diferentes daqueles apresentados na espécie. Extratos, óleos essenciais e substâncias puras serão avaliados quanto ao potencial antioxidante e larvicida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Francisca Angerline de Lima da Silva - Integrante / Aluísio Marques da Fonseca - Coordenador / Valdeci Ferreira Lima - Integrante.
Membro: Francisca Angerline de Lima da Silva.

2012

1.   2012-2013. Diaspora Juvenil: historias e projetos de vida de jovens africanos e timorenses no contexto da internacionalizacao e integracao da educacao superior na Unilab/ Brasil
Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema de pesquisa as histórias e projetos de vida de estudantes africanos e timorenses da Unilab, na perspectiva de compreender os sujeitos e o contexto da diáspora juvenil no Brasil, no contexto de uma universidade de integração internacional. Os objetivos pretendidos contemplam: investigar a definição de juventude nos Palop s e Timor Leste; identificar a representação dos jovens sobre o que é ser jovem no seu país de origem; caracterizar o perfil dos jovens estudantes estrangeiros da Unilab; conhecer e registrar as histórias de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab; produzir mapas culturais sobre a juventude africana e timorense da Unilab; compreender os projetos de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab e a interrelação com suas histórias de vida; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil; apoiar a formulação e fortalecimento de políticas institucionais referenciadas na realidade concreta e expectativas de jovens africanos e timorenses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / José Verissimo N. Filho - Integrante / Antonia Mabrysa Torres Gadelha - Integrante / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema de pesquisa as histórias e projetos de vida de estudantes africanos e timorenses da Unilab, na perspectiva de compreender os sujeitos e o contexto da diáspora juvenil no Brasil, no contexto de uma universidade de integração internacional. Os objetivos pretendidos contemplam: investigar a definição de juventude nos Palop s e Timor Leste; identificar a representação dos jovens sobre o que é ser jovem no seu país de origem; caracterizar o perfil dos jovens estudantes estrangeiros da Unilab; conhecer e registrar as histórias de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab; produzir mapas culturais sobre a juventude africana e timorense da Unilab; compreender os projetos de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab e a interrelação com suas histórias de vida; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil; apoiar a formulação e fortalecimento de políticas institucionais referenciadas na realidade concreta e expectativas de jovens africanos e timorenses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jose Verissimo do Nascimento Filho - Integrante / Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante / Antônia Mabrysa Torres Gadelha - Integrante.
Membro: Jose Verissimo do Nascimento Filho.

2010

1.   2010-2010. Politicas Publicas, Ensino Medio e Juventude no Campo: retratos da realidade da Amazonia Paraense; aprovado por meio de Edital do Programa de apoio ao Recem-Doutor (PARD) da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduacao (PROPESP) da UFPA
Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado por meio de seleção pública de projetos da UFPA e financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2009

1.   2009-2010. Identidade e Politicas Publicas na Amazonia: saberes e praticas em comunidades quilombolas em Moju/ Para. Relatorio Parcial ja aprovado em dezembro de 2009.
Descrição: OBJETIVOS: 1) Descrever o contexto sócio-cultural no qual estão inseridas as comunidades quilombolas de Moju, com ênfase nos seus saberes e práticas; 2) (Re) constituir a história dos negros naquele município e remanescentes de quilombos organizados em torno da Associação dos Moradores Quilombos do Moju-Miri (AQMOMI) e Associação Quilombola do Baixo Caeté; 3) Compreender os elementos constitutivos da identidade dessas comunidades quilombolas; 4) Analisar os nexos que se estabelecem entre as políticas públicas implementadas nessas comunidades e a (re) valorização da (s) identidade (s); 5) Contribuir para o fortalecimento da constituição de um corpus de conhecimento sobre comunidades quilombolas na Amazônia, sinalizando pistas para o poder público e movimentos sociais negros. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2009-2010. Projeto Dialogos com o Ensino Medio. Coordenado pelo Observatorio da Juventude da UFMG, em parceria com o Observatorio Jovem da UFF. Financiado pela SEB/MEC.
Descrição: Projeto coordenado pelo Observatório da Juventude da UFMG em parceria com o Observatório Jovem da UFF. Objetivos: 1) Estabelecer o diálogo entre as temáticas do ensino médio e juventude por do levantamento, sistematização e divulgação da produção acadêmica sobre estes assuntos, com a finalidade de subsidiar a elaboração, implantação e monitoramento de políticas públicas que atendam com qualidade o público jovem no espaço da escola; 2) Fomentar o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e atores envolvidos nos processos de educação e de produção de conhecimentos relacionados com os jovens alunos do Ensino Médio; por meio de ações coordenadas pelos pesquisadores ligados ao Observatório da Juventude (FAE/UFMG) e Observatório Jovem (FAE/UFF) em articulação com outros centros de pesquisa; 3) Realizar pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo sobre a opinião de jovens estudantes do ensino médio e seus professores sobre a escola. AÇÕES: Ação 1 ? Criação do Portal dos Observatórios da Juventude da UFF e UFMG (www.emdialogo.com.br); Ação 2 ? Organização de um Diretório de Publicações sobre o Ensino Médio (Local de Hospedagem: Página do MEC/SEB) e sistematização e análise de dados quantitativos sobre o ensino médio no Brasil; Ação 3 ? Organização de uma Publicação contendo o Estado do Conhecimento sobre Juventude (1998-2006) ? Edição, Divulgação e Distribuição a cargo do INEP; Ação 4 ? Realização da pesquisa piloto Diálogos com o Ensino Médio (1ª etapa: Estado do Pará).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Juarez Tarcisio Dayrell - Coordenador / Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2006

1.   2006-2009. Juventude Camponesa e Politicas Publicas: Programa Saberes da Terra na Amazonia Paraense
Descrição: Pesquisa desenvolvida para fins de elaboração de Tese de Doutorado. OBJETIVOS: 1) Descrever o contexto sócio-cultural no qual estão inseridos jovens camponeses na Amazônia paraense; 2) Analisar o Programa Saberes da Terra como instrumento de Política Pública de Educação do Campo e de Juventude, focado na escolarização com qualificação social-profissional de jovens camponeses e a contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar; 3) Compreender os projetos de vida dos jovens camponeses egressos do Programa e sua inter-relação com o processo de escolarização e qualificação social-profissional; 4) Contribuir para o fortalecimento da constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude do campo no Brasil e em particular na Amazônia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2006-2008. Software Livre na Educacao: desenvolvimento, avaliacao e formacao de professores (SLE)
Descrição: Este projeto, aprovado em Edital MCT/CNPq 02/2006-Universal e Edital FUNCAP nº 03/2006, dá continuidade ao projeto anterior "Software Livre e Educação", apresentando os seguintes objetivos gerais: Consolidar o Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES) na UECE; Realizar o estudo, o desenvolvimento e a avaliação de softwares educativos livres; Investigar a formação de professores para o uso pedagógico dos softwares livres desenvolvidos pelo projeto, de outros softwares livres (OpenOffice.org/BrOffice.org, Bluefish etc.) e de outras tecnologias, como a internet, a partir de ferramentas livres (Firefox, Mozilla Suite etc.); Estimular a inclusão digital através do oferecimento de soluções livres para implantação nos laboratórios de informática das escolas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Verissimo do Nascimento Filho - Integrante / GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar - Integrante / SILVA, Maria Lucimara Rodrigues - Integrante / João Batista - Coordenador / Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Dennys Leite Maia - Integrante / PINHEIRO, Joserlene Lima - Integrante / SOUZA, Gláucia Miriam de Oliveira - Integrante / Marluce Torquato Lima Gonçalves - Integrante / Luisa Xavier de Oliveira - Integrante / Silviane da Silva Rocha - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Jose Verissimo do Nascimento Filho.

2005

1.   2005-2007. Curriculo e Inovacao Educacional: Transgredindo o Paradigma Multisseriado nas Escolas do Campo na Amazonia. Membro da Equipe de Pesquisa
Descrição: O Projeto de Pesquisa "Currículo e Inovação Educacional: Transgredindo o Paradigma Multisseriado nas Escolas do Campo na Amazônia" objetiva realizar um inventário de experiências educacionais exitosas em desenvolvimento no campo na Amazônia Paraense e elaborar uma proposta de intervenção pedagógica que se apresente como possibilidade de transgredir à "precarização do modelo seriado urbano" que constitui o traço identitário dominante das escolas multisseriadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Salomão Antonio Mufarrej Hage - Coordenador / Georgina Negrao Kalife Cordeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
2.   2005-2007. Software livre e educacao
Descrição: Este projeto conta com o apoio da DELL Inc. e tem por objetivos: * Criar o Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES) na UECE; * Realizar o estudo, a avaliação e o desenvolvimento de softwares educacionais livres desde uma abordagem construcionista, principalmente na área de Matemática; * Investigar a formação de professores para o uso pedagógico dos softwares livres desenvolvidos pelo projeto, de outros softwares livres (OpenOffice.org, Bluefish etc.) e de outras tecnologias, como a Internet, a partir de ferramentas livres (Firefox, Mozilla Suíte etc.); * Estimular a inclusão digital através do oferecimento de soluções livres para implantação nos laboratórios de informática das escolas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Verissimo do Nascimento Filho - Integrante / GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar - Integrante / SILVA, Maria Lucimara Rodrigues - Integrante / João Batista - Coordenador / Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Dennys Leite Maia - Integrante / SOUZA, Gláucia Miriam de Oliveira - Integrante / Marluce Torquato Lima Gonçalves - Integrante / Luisa Xavier de Oliveira - Integrante / Silviane da Silva Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.
Membro: Jose Verissimo do Nascimento Filho.

2003

1.   2003-2004. Projeto Escola Ativa: realidade e desafios de classes multisseriadas no Estado do Para. Vinculado ao Projeto Educacao Rural: Desafios das Classes Multisseriadas no Estado do Para/Amazonia - Financaido pelo PNOPG/ CNPq. O sub-projeto objetivou: 1) Co
Descrição: Projeto Escola Ativa: realidade e desafios de classes multisseriadas no Estado do Pará. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

2000

1.   2000-2002. Juventude ribeirinha: identidade e cotidiano. Vinculado ao Projeto Estudo dos Processos de Mudanca do Estuario Amazonico pela Acao Antropica e Gerenciamento Ambiental (MEGAM), implementado pelo NAEA em convenio com o Museu Paraense Emilio Goeldi - MP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

1993

1.   1993-1993. Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazonia: uma proposta municipalista de Desenvolvimento Sustentavel
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Thomas A. Mitschein - Coordenador.
Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.


Data de processamento: 14/02/2019 11:40:22