Grupo ELOSS - Educação e Cooperação Sul-Sul

Jacqueline Cunha da Serra Freire

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA/NAEA/PDTU, Capes/conceito 6). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS) cadastrado no Diretório do CNPq. Membro da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh) e da Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABE-África). Tem experiência nas áreas de Educação, Políticas Públicas, Juventude, Cooperação Sul-Sul, com ênfase na Amazônia e África (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Na África atuou como Consultora Internacional do UNICEF na Guiné Bissau, na Assessoria Técnica no Instituto Universitário de Educação (IUE) de Cabo Verde. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2010 - 2018). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0596318196840570 (31/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Campus da Liberdade Centro 62790000 - Redenção, CE - Brasil Telefone: (85) 33321414 URL da Homepage: www.unilab.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2018-Atual. Estagio Supervisionado, Memoria e Formacao de Professores: a construcao da profissionalidade dos docentes do Instituto de Ciencias Exatas e da Natureza da UNILAB
      Descrição: O presente projeto objetiva investigar, a partir da memória dos docentes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado, a construção da profissionalidade dos docentes do Instituto de Ciências Exatas (ICEN) e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) responsáveis por este componente curricular. Tal investigação decorre da da grande responsabilidade atribuída aos professores supervisores de Estágio na formação dos futuros professores, atendendo às orientações das políticas educacionais contemporâneas que demandam dos docentes uma postura críticoreflexiva diante dos processos formativos por eles realizados. O Estágio se constitui como espaço/tempo de diálogos entre os estudantes, professores da educação básica e da universidade, promovendo reflexões que permitem a (re)construção da profissionalidade e da identidade docente. O professor supervisor precisa, dentro desse cenário, dispor de conhecimentos não só sobre os conteúdos específicos de sua área, mas de diferentes elementos presentes nas práticas educativas, de modo que possa mediar a reflexão, a problematização das práticas e a construção de conhecimentos sobre a docência pelos diferentes sujeitos envolvidos no Estágio. Nos importa saber como tais conhecimentos têm sido construídos ao longo da formação desses profissionais. Desse modo, a investigação se organizará a partir da abordagem qualitativa, inspirada no método autobiográfico. A aproximação com a realidade articulará revisão de literatura, desenvolvimento de ateliês autobiográficos e entrevistas reflexivas. A relevância desse processo investigativo diz respeito à reflexão sobre a identidade dos professores que formam novos professores no contexto atual de desafios relativos à compreensão do papel da universidade na construção de uma educação pública de qualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Maria do Socorro Maia Silva - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador / Elcimar Simão Martins - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    2. 2018-Atual. Educacao em Direitos Humanos: o que pensam os professores de escolas de ensino fundamental de Acarape e Redencao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    3. 2018-Atual. Formacao Inicial de Professores de Biologia: uma analise a partir do Estagio Curricular Supervisionado no Ensino Medio
      Descrição: A proposta de pesquisa, intitulada Formação Inicial de Professores de Biologia: uma análise a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio tem como objetivo investigar as contribuições e os desafios do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de Professores de Biologia com vistas a discutir os fundamentos em que se assentam os processos formativos vivenciados pelos professores de Biologia das escolas de Ensino Médio do Maciço de Baturité, em especial nos municípios de Acarape e Redenção, bem como analisar o potencial formativo das ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado por meio da integração entre escolas de Ensino Médio e estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas da UNILAB... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Coordenador / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Luana Mateus de Sousa - Integrante / Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite - Integrante / Diego Barreto Batista - Integrante / Adalberto Junior da Luz Regis - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    4. 2017-2018. Perfil dos Professores de Ensino Medio de Ciencias da Natureza e Matematica: um Mapeamento no Macico de Baturite
      Descrição: A pesquisa Perfil dos Professores de Ensino Médio de Ciências da Natureza e Matemática: um Mapeamento no Maciço de Baturité tem como objetivo mapear o perfil de docentes do Ensino Médio da região do Maciço de Baturité que atuam nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática com vistas a compreender os processos de formação inicial e contínua, bem como aspectos da vida e do trabalho de tais profissionais, buscando identificar demandas formativas que contribuam para a o desenvolvimento do trabalho docente nas áreas em questão. O conjunto de dados coletados poderá contribuir de maneira significativa para a Unilab ao desvelar as reais demandas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática do Maciço de Baturité, aproximando a universidade das escolas da educação básica, oportunizando uma leitura real das demandas de formação inicial e contínua. Tal experiência poderá proporcionar novas ações de pesquisa-ensino-extensão, contribuindo para a consecução da missão da Unilab e, sobretudo, do ICEN, pois as informações servirão como subsídio para análise e viabilização de propostas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de fornecer importantes elementos para a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE 8 e possibilitar reflexão e parcerias sobre a formação docente não apenas no Maciço de Baturité, mas em diálogo com os países parceiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Coordenador / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Manuela Fonseca Grangeiro - Integrante / Ana Lucia Nobre da Silveira - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    5. 2017-2018. Contribuicoes do Curso de Licenciatura em Ciencias da Natureza e Matematica da Universidade da Integracao Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para o exercicio o exercicio da docencia: o olhar dos alunos egressos
      Descrição: Pesquisa que toma como objeto de investigação o curso de licenciatura em ciências da natureza e matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O caráter interdisciplinar do curso se constitui como inovação, por fundamentar-se numa abordagem epistemológica que rompe com características do paradigma moderno de ciência marcado pela fragmentação e desvalorização dos saberes construídos fora da academia. Tendo em vista que significativa parcela dos primeiros concludentes já se encontra inserida no mundo do trabalho, no exercício da docência, é necessário indagar: quais as contribuições do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB para os egressos. Objetiva-se, assim, identificar os limites e possibilidades da citada licenciatura para os alunos egressos que atuam, na atualidade, como professores. A investigação ancora-se abordagem qualitativa, visando acessar o universo de significados dos sujeitos acerca do fenômeno investigado, configurando-se como exploratória, tendo em vista a inexistência de estudos anteriores sobre a temática proposta. Em relação à coleta de dados, a pesquisa se configura como estudo de caso, uma vez que buscará cercar o objeto através de estratégias distintas que permitam a aproximação com a realidade, compreendendo de forma aprofundada o fenômeno investigado, como: revisão de literatura para a discussão da formação de professores e interdisciplinaridade, análise de documentos que orientam a formação de professores, levantamento de dados sobre os estudantes egressos junto a coordenação do curso, aplicação de questionários para levantamento do perfil dos sujeitos e realização de entrevistas junto aos estudantes egressos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador / Elcimar Simão Martins - Integrante / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Manuela Fonseca Grangeiro - Integrante / Maria do Socorro Maia Silva - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    6. 2017-2018. Mediacao Escolar: um convite para a paz
      Descrição: A escola é um espaço de construção de saberes, convivência e socialização. No entanto, essa construção é permeada de desafios, dentre os quais está crescente a violência no cotidiano escolar, que é gerada a partir de fatores variados. Nesta perspectiva, a escola estabelece normas com a finalidade de organizar o seu funcionamento, contudo, na maioria das vezes, não conseguem responder aos seus objetivos. Para inverter esta situação, torna-se necessário a vivência de valores como a liberdade, diálogo e justiça que se constituem como importantes bases para o respeito à vida. O Projeto Mediação escolar: um convite para a paz tem como objetivo investigar os fundamentos e práticas de uma educação para a convivência e para gestão positiva dos conflitos, afim de se construir uma cultura de paz e cidadania, através da pesquisa-ação. Considerando os variados casos de violência nas escolas de Redenção, interessa saber: como as escolas tem trabalhado as situações de violência no cotidiano escolar? Assim, espera-se, com a pesquisa, colaborar para a compreensão do processo de construção e o fortalecimento da cultura de paz junto à comunidade escolar a partir da reflexão sobre a importância das interações cooperativas e de respeito na escola. Nesse sentido, a escola deve assumir-se como um espaço para debate das diferentes realidades e promoção de uma visão crítica e solidária do comportamento humano. No entanto, reconhecemos as lacunas que os processos de formação de professores apresentam nos aspectos relacionados à educação em direitos humanos e mediação de conflitos, o que aponta para a necessidade de fortalecimento da capacidade da escola para lidar com tais questões, manifestas através de violência, indisciplina e conflitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Integrante / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Manuela Fonseca Grangeiro - Integrante / Antonia Lima Sousa - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    7. 2016-2017. Mediacao de conflitos: implicacoes para a reducao da indisciplina e da violencia na escola
      Descrição: O projeto Mediação de conflitos: implicações para a redução da indisciplina e da violência na escola parte da compreensão da escola como espaço que tem um compromisso ético com a formação cidadã. No atual contexto, marcado por tensões e contradições sociais que naturalizam processos de desumanização, faz-se necessária a vivência de valores como a liberdade, diálogo e justiça que se constituem como importantes bases para o respeito à vida. Nosso cotidiano evidencia contraditoriamente processos de inclusão e exclusão, humanização e desumanização, materializados na desigualdade de acesso aos direitos sociais e exposição de grande parte das famílias à violência em suas mais diferentes faces.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante / Elcimar Simão Martins - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    8. 2016-2017. Estagio curricular supervisionado e construcao da profissionalidade: um olhar sobre o curso de licenciatura em Ciencias da Natureza e Matematica da UNILAB
      Descrição: Experiência investigativo-formativa desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da UNILAB, tomando como objeto de reflexão o componente curricular Estágio Supervisionado. A histórica dicotomia existente entre a teoria e a prática nos cursos de formação de professores tem levado profissionais da área a refletir sobre a necessidade de ampliação da visão / concepção do Estágio Supervisionado, superando a visão do mesmo como a hora da prática. As políticas educacionais contemporâneas e a legislação pertinente à formação de professores indicam a necessidade de desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, através da aproximação entre escola e universidade. Desse modo, o transito dos estudantes por esses diferentes lócus de formação docente possibilita tanto a compreensão dos limites e possibilidades do exercício da profissão, quanto aponta para os saberes necessários ao exercício da docência. O curso investigado já registra a formação de seus primeiros licenciandos nas disciplinas de química, física, biologia e matemática. Seu caráter inovador, marcado pela interdisciplinaridade, precisa, dentro deste contexto de amadurecimento e fechamento de um primeiro ciclo de concludentes, refletir sobre o perfil de profissionais que tem ajudado a formar. Desse modo, o estágio supervisionado, como espaço/tempo de construção da profissionalidade docente em que se encontram os conhecimentos construídos nos diferentes componentes curriculares se constitui como lócus propício ao desenvolvimento desta reflexão. O contato da pesquisa com os estudantes, para mapear, mas também para colaborar com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, se constitui como fator de inovação e compromisso social com a formação dos futuros docentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador / Elcimar Simão Martins - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    9. 2015-2016. Mapeamento do Perfil dos Professores de EJA no Macico de Baturite: uma reflexao sobre formacao, vida e trabalho
      Descrição: O Mapeamento do Perfil dos Professores de EJA no Maciço de Baturité é uma proposta que tem como finalidade mapear o perfil dos professores que atuam nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região do Maciço de Baturité e fornecer importantes informações sobre a formação, a vida e o trabalho desses profissionais, que se constituem como limites e possibilidades do desenvolvimento de sua ação junto a esta modalidade de ensino. As informações coletadas neste mapeamento também se configuram como indicadores a serem utilizados pelos municípios e pela própria UNILAB para o desenvolvimento de políticas de formação, materializando o compromisso institucional que põe como missão a produção e disseminação do saber como forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e de países de expressão em língua portuguesa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Ana Paula Sthel Caiado - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante / Elisangela André da Silva Costa - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    10. 2015-2016. Avaliacao da mediacao de conflitos escolares como estrategia de prevencao a violencia nas escolas de Ensino Fundamental Padre Antonio Crisostomo do Vale em Acarape e na Escola de Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos em Redencao
      Descrição: Avaliação da mediação de conflitos escolares como estratégia de prevenção a violência nas escolas de Ensino Fundamental Padre Antonio Crisóstomo do Vale em Acarape e na Escola de Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos em Redenção. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Ana Paula Sthel Caiado - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Coordenador / Elisangela André da Silva Costa - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    11. 2013-2014. Estado do Conhecimento sobre Educacao nos Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa (Palop): a producao academica na pos-graduacao no Brasil entre 1987 e 2012
      Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como propósito constituir um estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) gerada em Programas de Pós-Graduação stritu sensu no Brasil. O objeto-problema do estudo tem centralidade conhecimento produzido no Brasil sobre educação nos Palop. O recorte do estudo são as Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado produzidas no Brasil sobre Educação nos Palop, em Programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período compreendido entre 1987 e 2012. Metodologicamente o estudo estará referenciado na pesquisa descritiva. No bojo da pesquisa, configurar-se-á um mapeamento com ênfase em Educação de Jovens e Adultos. A principal fonte de pesquisa é a base de dados de Resumos de Dissertações e Teses da Capes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / Ana Paula Sthel Caiado - Integrante / Sinara Mota Neves de Almeida - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    12. 2013-2014. Diaspora Juvenil: entrelaco(s) de historias e projetos de vida de jovens timorenses e de paises africanos no contexto da internacionalizacao e integracao da educacao superior na Unilab/Brasil
      Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema central de investigação a inter-relação entre histórias e projetos de vida de jovens estrangeiros estudantes da Unilab, oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e do Timor Leste. O Projeto representa um aprofundamento da pesquisa realizada entre 2012 e 2013, cujo foco foram as histórias e os projetos de vida desses jovens. Compreender múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros ? social, cultural e pessoal ? possibilita aprofundar conhecimentos sobre o contexto da diáspora juvenil no Brasil, a realidade individual e coletiva desses sujeitos, suas trajetórias e perspectivas, no bojo de uma universidade que tem a missão institucional e se propõe ser de integração internacional. Nessa perspectiva, os objetivos de pesquisa pretendidos contemplam: analisar a representação sobre o que é ser jovem no seu país de origem; compreender a inter-relação entre as histórias e os projetos de vida dos jovens estudantes de países africanos e timorenses; (re)conhecer as múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros ? dimensão social, cultural e pessoal ? num contexto de diáspora; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil. Metodologicamente a pesquisa está ancorada no escopo da pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso e o processo de triangulação. A pesquisa ora proposta pretende desenvolver uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, aliada ao necessário e importante aprofundamento de questões que poderão contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense no processo diaspórico no contexto da internacionalização e integração da educação superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / José Verissimo N. Filho - Integrante / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
      Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema central de investigação a inter-relação entre histórias e projetos de vida de jovens estrangeiros estudantes da Unilab, oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e do Timor Leste. O Projeto representa um aprofundamento da pesquisa realizada entre 2012 e 2013, cujo foco foram as histórias e os projetos de vida desses jovens. Compreender múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros social, cultural e pessoal possibilita aprofundar conhecimentos sobre o contexto da diáspora juvenil no Brasil, a realidade individual e coletiva desses sujeitos, suas trajetórias e perspectivas, no bojo de uma universidade que tem a missão institucional e se propõe ser de integração internacional. Nessa perspectiva, os objetivos de pesquisa pretendidos contemplam: analisar a representação sobre o que é ser jovem no seu país de origem; compreender a inter-relação entre as histórias e os projetos de vida dos jovens estudantes de países africanos e timorenses; (re)conhecer as múltiplas dimensões da vida de jovens estrangeiros dimensão social, cultural e pessoal num contexto de diáspora; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil. Metodologicamente a pesquisa está ancorada no escopo da pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso e o processo de triangulação. A pesquisa ora proposta pretende desenvolver uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, aliada ao necessário e importante aprofundamento de questões que poderão contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense no processo diaspórico no contexto da internacionalização e integração da educação superior... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jose Verissimo do Nascimento Filho - Integrante / Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante.
      Membro: Jose Verissimo do Nascimento Filho.
    13. 2012-2013. Diaspora Juvenil: historias e projetos de vida de jovens africanos e timorenses no contexto da internacionalizacao e integracao da educacao superior na Unilab/ Brasil
      Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema de pesquisa as histórias e projetos de vida de estudantes africanos e timorenses da Unilab, na perspectiva de compreender os sujeitos e o contexto da diáspora juvenil no Brasil, no contexto de uma universidade de integração internacional. Os objetivos pretendidos contemplam: investigar a definição de juventude nos Palop s e Timor Leste; identificar a representação dos jovens sobre o que é ser jovem no seu país de origem; caracterizar o perfil dos jovens estudantes estrangeiros da Unilab; conhecer e registrar as histórias de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab; produzir mapas culturais sobre a juventude africana e timorense da Unilab; compreender os projetos de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab e a interrelação com suas histórias de vida; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil; apoiar a formulação e fortalecimento de políticas institucionais referenciadas na realidade concreta e expectativas de jovens africanos e timorenses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / José Verissimo N. Filho - Integrante / Antonia Mabrysa Torres Gadelha - Integrante / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
      Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como objeto-problema de pesquisa as histórias e projetos de vida de estudantes africanos e timorenses da Unilab, na perspectiva de compreender os sujeitos e o contexto da diáspora juvenil no Brasil, no contexto de uma universidade de integração internacional. Os objetivos pretendidos contemplam: investigar a definição de juventude nos Palop s e Timor Leste; identificar a representação dos jovens sobre o que é ser jovem no seu país de origem; caracterizar o perfil dos jovens estudantes estrangeiros da Unilab; conhecer e registrar as histórias de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab; produzir mapas culturais sobre a juventude africana e timorense da Unilab; compreender os projetos de vida dos jovens estudantes africanos e timorenses da Unilab e a interrelação com suas histórias de vida; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude africana e timorense, no contexto da diáspora juvenil; apoiar a formulação e fortalecimento de políticas institucionais referenciadas na realidade concreta e expectativas de jovens africanos e timorenses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jose Verissimo do Nascimento Filho - Integrante / Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador / Faustino Manuel Rodrigues - Integrante / Antônia Mabrysa Torres Gadelha - Integrante.
      Membro: Jose Verissimo do Nascimento Filho.
    14. 2010-2010. Politicas Publicas, Ensino Medio e Juventude no Campo: retratos da realidade da Amazonia Paraense; aprovado por meio de Edital do Programa de apoio ao Recem-Doutor (PARD) da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduacao (PROPESP) da UFPA
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado por meio de seleção pública de projetos da UFPA e financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    15. 2009-2010. Identidade e Politicas Publicas na Amazonia: saberes e praticas em comunidades quilombolas em Moju/ Para. Relatorio Parcial ja aprovado em dezembro de 2009.
      Descrição: OBJETIVOS: 1) Descrever o contexto sócio-cultural no qual estão inseridas as comunidades quilombolas de Moju, com ênfase nos seus saberes e práticas; 2) (Re) constituir a história dos negros naquele município e remanescentes de quilombos organizados em torno da Associação dos Moradores Quilombos do Moju-Miri (AQMOMI) e Associação Quilombola do Baixo Caeté; 3) Compreender os elementos constitutivos da identidade dessas comunidades quilombolas; 4) Analisar os nexos que se estabelecem entre as políticas públicas implementadas nessas comunidades e a (re) valorização da (s) identidade (s); 5) Contribuir para o fortalecimento da constituição de um corpus de conhecimento sobre comunidades quilombolas na Amazônia, sinalizando pistas para o poder público e movimentos sociais negros. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    16. 2009-2010. Projeto Dialogos com o Ensino Medio. Coordenado pelo Observatorio da Juventude da UFMG, em parceria com o Observatorio Jovem da UFF. Financiado pela SEB/MEC.
      Descrição: Projeto coordenado pelo Observatório da Juventude da UFMG em parceria com o Observatório Jovem da UFF. Objetivos: 1) Estabelecer o diálogo entre as temáticas do ensino médio e juventude por do levantamento, sistematização e divulgação da produção acadêmica sobre estes assuntos, com a finalidade de subsidiar a elaboração, implantação e monitoramento de políticas públicas que atendam com qualidade o público jovem no espaço da escola; 2) Fomentar o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e atores envolvidos nos processos de educação e de produção de conhecimentos relacionados com os jovens alunos do Ensino Médio; por meio de ações coordenadas pelos pesquisadores ligados ao Observatório da Juventude (FAE/UFMG) e Observatório Jovem (FAE/UFF) em articulação com outros centros de pesquisa; 3) Realizar pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo sobre a opinião de jovens estudantes do ensino médio e seus professores sobre a escola. AÇÕES: Ação 1 ? Criação do Portal dos Observatórios da Juventude da UFF e UFMG (www.emdialogo.com.br); Ação 2 ? Organização de um Diretório de Publicações sobre o Ensino Médio (Local de Hospedagem: Página do MEC/SEB) e sistematização e análise de dados quantitativos sobre o ensino médio no Brasil; Ação 3 ? Organização de uma Publicação contendo o Estado do Conhecimento sobre Juventude (1998-2006) ? Edição, Divulgação e Distribuição a cargo do INEP; Ação 4 ? Realização da pesquisa piloto Diálogos com o Ensino Médio (1ª etapa: Estado do Pará).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Juarez Tarcisio Dayrell - Coordenador / Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    17. 2006-2009. Juventude Camponesa e Politicas Publicas: Programa Saberes da Terra na Amazonia Paraense
      Descrição: Pesquisa desenvolvida para fins de elaboração de Tese de Doutorado. OBJETIVOS: 1) Descrever o contexto sócio-cultural no qual estão inseridos jovens camponeses na Amazônia paraense; 2) Analisar o Programa Saberes da Terra como instrumento de Política Pública de Educação do Campo e de Juventude, focado na escolarização com qualificação social-profissional de jovens camponeses e a contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar; 3) Compreender os projetos de vida dos jovens camponeses egressos do Programa e sua inter-relação com o processo de escolarização e qualificação social-profissional; 4) Contribuir para o fortalecimento da constituição de um corpus de conhecimento sobre juventude do campo no Brasil e em particular na Amazônia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    18. 2005-2007. Curriculo e Inovacao Educacional: Transgredindo o Paradigma Multisseriado nas Escolas do Campo na Amazonia. Membro da Equipe de Pesquisa
      Descrição: O Projeto de Pesquisa "Currículo e Inovação Educacional: Transgredindo o Paradigma Multisseriado nas Escolas do Campo na Amazônia" objetiva realizar um inventário de experiências educacionais exitosas em desenvolvimento no campo na Amazônia Paraense e elaborar uma proposta de intervenção pedagógica que se apresente como possibilidade de transgredir à "precarização do modelo seriado urbano" que constitui o traço identitário dominante das escolas multisseriadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Salomão Antonio Mufarrej Hage - Coordenador / Georgina Negrao Kalife Cordeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    19. 2003-2004. Projeto Escola Ativa: realidade e desafios de classes multisseriadas no Estado do Para. Vinculado ao Projeto Educacao Rural: Desafios das Classes Multisseriadas no Estado do Para/Amazonia - Financaido pelo PNOPG/ CNPq. O sub-projeto objetivou: 1) Co
      Descrição: Projeto Escola Ativa: realidade e desafios de classes multisseriadas no Estado do Pará. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    20. 2000-2002. Juventude ribeirinha: identidade e cotidiano. Vinculado ao Projeto Estudo dos Processos de Mudanca do Estuario Amazonico pela Acao Antropica e Gerenciamento Ambiental (MEGAM), implementado pelo NAEA em convenio com o Museu Paraense Emilio Goeldi - MP
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    21. 1993-1993. Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazonia: uma proposta municipalista de Desenvolvimento Sustentavel
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Thomas A. Mitschein - Coordenador.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho "INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ICEN em diálogo com comunidades indígenas no Ceará", UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira / PROEX.. 2016.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    2. Menção Honrosa pelo trabalho "UNIVERSIDADE, ESCOLA E COMUNIDADE: aprendizagens do PIBID/CAPES/UNILAB no Centro de Convivência de Antonio Diogo (Hansenianos)", UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira / PROEX.. 2016.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    3. Menção Honrosa pelo trabalho "PROTAGONISMO JUVENIL: relato e análise da vivência da 2ª Conferência Municipal de Juventude de Redenção-CE", UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira / PROEX.. 2015.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.
    4. MEDALHA PAULO FREIRE, Ministério da Educação (MEC) do Brasil.. 2010.
      Membro: Jacqueline Cunha da Serra Freire.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (254)
    1. Encontro Nacional 20 anos da Educação do Campo e do Pronera. 2018. (Encontro).
    2. IV Seminário Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores.Extensão na Universidade. 2018. (Seminário).
    3. IV Seminário Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores. 2018. (Seminário).
    4. Diálogos Freirianos.Paulo Freire e a educação Brasileira: diálogos e possibilidades. 2017. (Outra).
    5. Diálogos Freirianos.O Pensamento de Paulo Freire hoje e a Educação Brasileira. 2017. (Outra).
    6. I Conferência Livre de Educação do Pará. 2017. (Outra).
    7. I Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. 2017. (Encontro).
    8. I Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.África ensinando a gente: (re)leituras de Paulo Freire. 2017. (Encontro).
    9. III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. 2017. (Outra).
    10. III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e XI Seminário de Mobilidade Humana.Carta Africana da Juventude e Políticas de Juventude (PJ): Reflexões a partir da diáspora juvenil na UNILAB. 2017. (Seminário).
    11. III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e XI Seminário de Mobilidade Humana.Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné Bissau (RENAJ): Organização e Mobilização Social JUVENTUDE EM ÁFRICA E NA DIÁSPORA. 2017. (Seminário).
    12. Mesa Redonda Juventude e Educação: conjecturas político-educacionais e a juventude da periferia no Brasil.Mesa Redonda Juventude e Educação: conjecturas político-educacionais e a juventude da periferia no Brasil. 2017. (Outra).
    13. V Colóquio Nacional Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Públicas.Juventude, Trabalho e Educação: diversidade e desigualdade em tempos de crise do capital. 2017. (Outra).
    14. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Jovens Negros: Diáspora, Práticas Educacionais e Regimes de Visibilidade. 2017. (Simpósio).
    15. VI Seminário do EDUQ. 2017. (Seminário).
    16. XIV Jornada Paulo Freire. 2017. (Outra).
    17. I Jornada Paulo Freire Re-construindo Pontes.Educação Popular e África. 2016. (Outra).
    18. I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar ? CIEE.Estado do conhecimento: produção acadêmica sobre educação nos PALOP geradas no Brasil entre 1987 e 2012. 2016. (Seminário).
    19. I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar ? CIEE.ELOSS: educação e cooperação Sul-Sul em foco. 2016. (Seminário).
    20. I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar - CIEE.Travessias que nos (des) unem na integração internacional: educação, cultura e diversidade na UNILAB. 2016. (Seminário).
    21. I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar - CIEE. 2016. (Seminário).
    22. IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade.Coordenação do Grupo de Trabalho ?Juventude, identidades, trajetórias de escolarização, histórias e projetos de vida?. 2016. (Seminário).
    23. IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade. 2016. (Seminário).
    24. IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública - Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública.Aprendizagens Significativas e as possibilidades inclusivas no Ensino Médio. 2016. (Seminário).
    25. IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública - Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública.Entre Céus e Mares do Brasil, África e Timor Leste: Interculturalidade no Pibid/Unilab no Cotidiano Escolar no Ensino Médio. 2016. (Seminário).
    26. IV Seminário sobre Cotas na UFPA.Universidade, Sociedade e o direito à diferença: os desafios para superação do racismo, preconceito e intolerância. 2016. (Seminário).
    27. Semana da Consciência Negra - Casa Brasil África (CBA/UFPA).Oficina. 2016. (Oficina).
    28. IX Seminário de Mobilidade Humana e do I Seminário Internacional Migrações e Diásporas Africanas.Juventude na Diáspora: Protagonisno nas festas de Independência na UNILAB. 2015. (Seminário).
    29. VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros.Integrante da Comissão Nacional. 2015. (Simpósio).
    30. VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros.Juventude na diáspora: interculturalidade, histórias e projetos de vida de jovens de Países Africanos e do Timor Leste. 2015. (Simpósio).
    31. XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB). Coordenação do Grupo de Trabalho Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. 2015. (Congresso).
    32. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ?Diálogos da Extensão: saberes tradicionais e inovação científica?. Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA): diagnóstico e diálogos no contexto loco-regional e da cooperação solidária internacional. 2014. (Congresso).
    33. I Encontro de Iniciação à Docência - I Semana Universitária - Compartilhando Saberes.Integração Internacional, sentidos e práticas na iniciação à docência: a experiência do PIBID na UNILAB. 2014. (Encontro).
    34. I Encontro de Iniciação à Docência - I Semana Universitária - Compartilhando Saberes.Ensino de Ciências e Racismo: relato de experiência da Oficina Integrativa na Escola Maria Augusta. 2014. (Encontro).
    35. I Encontro de Iniciação à Docência - I Semana Universitária - Compartilhando Saberes.Reflexões sobre a experiência e a importância do na formação docente do ICEN/UNILAB. 2014. (Encontro).
    36. I Encontro de Iniciação à Docência - I Semana Universitária - Compartilhando Saberes.O PIBID como instrumento de contribuição no ensino básico: Subprojeto de Ensino de Ciências, Diversidade e Cidadania em escola municipal de Acarape-CE. 2014. (Encontro).
    37. I Encontro de Iniciação à Docência - I Semana Universitária - Compartilhando Saberes.PIBID/CAPES/UNILAB no cotidiano escolar: a experiência na E.M.E.F. Maria Augusta em Redenção/CE. 2014. (Encontro).
    38. I Encontro de Iniciação à Docência - I Semana Universitária - Compartilhando Saberes.O PIBID como importante experiência de pesquisa e princípio educativo. 2014. (Encontro).
    39. II Encontro de Extensão, Arte e Cultura - I Semana Universitária-Compartilhando Saberes.Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos: a experiência do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). 2014. (Encontro).
    40. II Encontro de Extensão, Arte e Cultura - I Semana Universitária-Compartilhando Saberes.Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade(s) no Maciço do Baturité: experiência de formação continuada do CIVEJA/ECOSS/UNILAB. 2014. (Encontro).
    41. II Encontro de Extensão, Arte e Cultura - I Semana Universitária-Compartilhando Saberes.Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA): inserção social da UNILAB na EJA no Maciço do Baturité. 2014. (Encontro).
    42. III Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.Histórias e Projetos de Vida: processo de internacionalização e integração dos jovens dos PALOP e timorenses em Educação Superior na UNILAB/BRASIL. 2014. (Encontro).
    43. III Seminário Internacional de Educação em Ciências (SINTEC).Iniciação à Docência: reflexões sobre a contribuição do PIBID/UNILAB na formação inicial de professores. 2014. (Seminário).
    44. I Workshop Internacional Pensamento de Amilcar Cabral.Educação no Pensamento de Amilcar Cabral. 2014. (Outra).
    45. Seminário "Internacionalização da UNILAB na Perspectiva da Cooperação Sul-Sul" "I Oficina de Mobilização e Planejamento de Ações da RIPES". 2014. (Seminário).
    46. Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores.Iniciação à Docência e Educação Básica. 2014. (Seminário).
    47. Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores. 2014. (Seminário).
    48. Colóquio Educação e Cooperação Solidária.Educação de Jovens e Adultos no contexto da cooperação Sul-Sul. 2013. (Outra).
    49. Encontro Internacional Ecologia de Saberes: construindo o dossiê sobre impactos dos agrotóxicos na América Latina. 2013. (Encontro).
    50. Fórum Mundial de Direitos Humanos.Diásporas africana e timorense: histórias de vida e lutas pela defesa dos direitos humanos no Brasil. 2013. (Outra).
    51. Fórum Mundial de Direitos Humanos.Direitos Humanos e Mobilização Social. 2013. (Outra).
    52. Heterogeneidade da África Colonial Portuguesa (1878-1975)- Michel Cahen. 2013. (Outra).
    53. I Colóquio sobre Formação de Professores do Ceará. 2013. (Outra).
    54. I Encontro de Extensão, Arte e Cultura da Unilab. 2013. (Encontro).
    55. III Reunião Técnica Internacional do ECOSS.Pesquisa em Educação no contexto da Cooperação Sul-Sul. 2013. (Outra).
    56. II Jornada de Estudos Africanos da UFMG. 2013. (Outra).
    57. II Seminário de Iniciação Científica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2013. (Seminário).
    58. IV Circuito Sociocultural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.Ensino de Graduação no contexto atual. 2013. (Outra).
    59. IV Reunião Equatorial de Antropologia/XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Diásporas e integração no ensino - Integração, estudantes estrangeiros e brasileiros. 2013. (Outra).
    60. XXIII Encontro Anual da AULP.Integração Internacional na Educação Superior: inclusão social no contexto da diáspora juvenil de estudantes africanos e timorenses na Unilab. 2013. (Encontro).
    61. XXIX Seminário de Integração Docente.Internacionalização na Educação Superior: contexto e desafios. 2013. (Seminário).
    62. XXIX Seminário de Integração Docente do UNI-RN.Internacionalização na Educação Superior: contexto e desafios. 2013. (Seminário).
    63. Colóquio Sul Sul sobre Direitos Humanos das Mulheres, dos Povos Indígenas e dos os Afrodescendentes. 2012. (Outra).
    64. I Seminário de Expansão do Ensino de Graduação da Unilab. 2012. (Seminário).
    65. I Seminário Regional da Unilab em São Francisco do Conde. 2012. (Seminário).
    66. IV Encontro Pedagógico da Unilab. 2012. (Encontro).
    67. A Educação Aberta e a Distância em Instituições de Ensino Superior. 2011. (Seminário).
    68. Tecendo Caminhos para superação da Pobreza no Território do Maciço do Baturité. 2011. (Seminário).
    69. VII Seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho na Amazônia.Comitê Científico. 2011. (Seminário).
    70. XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).
    71. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Cooperação Internacional no campo da EJA. 2010. (Congresso).
    72. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Coordenadora da Mesa Redonda: Políticas e Programas em Educação do Campo - desafios quanto à identidade e sustentabilidade. 2010. (Encontro).
    73. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Quilombolas na Amazônia: dimensão sociocultural das comunidades África e Laranjituba no município de Moju/Pará. 2010. (Encontro).
    74. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Semeando nos campos, colhendo projetos: um estudo de caso dos projetos de vidas de jovens assentados da reforma agrária da Amazônia Paraense. 2010. (Outra).
    75. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Entre o campo e a escola: projetos de vida de jovens do assentamento Vale do Capim/PA. 2010. (Outra).
    76. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro e I Encontro Internacional de Educação do Campo.Políticas Públicas, Juventude e Educação para a Sustentabilidade: Saberes da Terra em foco. 2010. (Seminário).
    77. Reunião Técnica Internacional sobre Indicadores de EJA para a América Latina e o Caribe. 2010. (Outra).
    78. Semana de Formação.Os Desafios da Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Outra).
    79. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste.Formação de educadores no Programa Escola Ativa: análise de conteúdo das concepções e práticas. 2009. (Encontro).
    80. Colóquio Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2009. (Outra).
    81. Conferência Municipal de Educação de Belém/ Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação. 2009. (Outra).
    82. Confintea VI. 2009. (Outra).
    83. Encontro Pedagógico: refletindo sobre os avanços e desafios do Ensino Integrado na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC-PA).Moderação do Planejamento Pedagógico da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC-PA). 2009. (Encontro).
    84. Encontro Pedagógico: refletindo sobre os avanços e desafios do Ensino Integrado na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC-PA).Juventude, educação e interdisciplinaridade: Saberes da Terra em movimento. 2009. (Encontro).
    85. Estatuto Nacional da Juventude - Audiência Pública.O Pará e a Juventude: fortalecendo direitos. 2009. (Outra).
    86. Feira de Orientação Vocacional.Juventude e projetos de vida. 2009. (Outra).
    87. II Seminário Diálogos com o Ensino Médio.Apresentação do contexto e cenarização da pesquida piloto no Pará. 2009. (Seminário).
    88. I Seminário Internacional sobre Juventude na Amazônia: construção de subjetividades e saberes.Juventude no Campo na Amazônia: saberes e práticas sociais. 2009. (Seminário).
    89. Roda de Conversa África e Brasil: educação nas relações étnico-raciais.Roda de Conversa África e Brasil: educação nas relações étnico-raciais. 2009. (Outra).
    90. Seminário de Projetos Pedagógicos de Educação do Campo: (re) construção coletiva.Moderação do Seminário. 2009. (Seminário).
    91. Seminário de Projetos Pedagógicos de Educação do Campo: (re) construção coletiva.Socialização da Experiência da Rede de Formação do Programa Saberes da Terra 2006-2008 - FPEC. 2009. (Seminário).
    92. Seminário Nacional de Política para o Ensino Médio. 2009. (Seminário).
    93. Seminário Nacional de Políticas para o Ensino Médio.Diálogos com o Ensino Médio. 2009. (Seminário).
    94. VII Encontro Norte-Nordeste dos Estudantes de Pedagogia.A Educação Profissional do campo e a relação teoria e prática a partir do currículo pautado no desenvolvimento de competências. 2009. (Encontro).
    95. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Cultura e Identidade Ribeirinha na Educação Superior do Campo em Abaetetuba/ PA. 2009. (Seminário).
    96. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2009. (Congresso).
    97. 1ª Conferência Nacional de Juventude - Levante sua bandeira. 2008. (Outra).
    98. Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. 2008. (Outra).
    99. Conferência Municipal de Educação: A formação dos profissionais da educação no atual contexto da Política Educacional Brasileira.Conferência Municipal de Educação: a formação dos profissionais da educação no atual contexto da Política Educacional Brasileira. 2008. (Outra).
    100. Exposição Guiné Bissau: múltiplos olhares sobre a África.Guiné Bissau: múltiplos olhares sobre a África. 2008. (Outra).
    101. I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2008. (Outra).
    102. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo.O conhecimento produzido a partir da análise das Políticas Públicas de Educação do Campo. 2008. (Encontro).
    103. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro.Formação Continuada de Educadores e Educadoras do Campo: a experiência do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2008. (Encontro).
    104. II Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial. 2008. (Outra).
    105. Lançamento da Política Estadual de Educação do Campo. 2008. (Outra).
    106. Oficina Regional do Programa Escola Ativa - Belém/ PA.Membro da equipe de coordenação. 2008. (Oficina).
    107. Oficina Regional do Programa Escola Ativa - Recife/ PE.Membro da equipe de coordenação. 2008. (Oficina).
    108. Oficina Regional do Programa Escola Ativa - Salvador/ BA.Membro da equipe de coordenação. 2008. (Oficina).
    109. Oficina Regional do Programa Escola Ativa - São Luís/ MA.Membro da equipe de coordenação. 2008. (Oficina).
    110. Seminário de Elaboração de Políticas Públicas para a Educação do Campo no Estado do Pará. 2008. (Outra).
    111. Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. 2008. (Seminário).
    112. Seminário sobre Produção de Materiais Didáticos para a Educação Básica do Campo.Elaboração de Cadernos de Formação de Educadores do Campo. 2008. (Seminário).
    113. 1ª Conferência da Amazônia: melhorando a qualidade de vida. 2007. (Outra).
    114. 1º Encontro SEDUC - IES: pela educação pública de qualidade. 2007. (Encontro).
    115. 59ª Reunião Anual da SBPC.Identidade e formação continuada: um trabalho realizado com educadores do Programa Saberes da Terra. 2007. (Encontro).
    116. Conferência Ibérica Educação para a Cidadania.Cidadania na floresta: Política Educacional e Movimentos Sociais do Campo na Amazônia Paraense. 2007. (Outra).
    117. Conferência Ibérica Educação para a Cidadania.Maronhim Akatibi: Cidadania, Juventude, Currículo e Educação do Campo na Amazônia. 2007. (Outra).
    118. Conferência Ibérica - Educação para a Cidadania. 2007. (Outra).
    119. Consócio Social da Juventude Wapokai.A importância da escolarização na construção do Projeto de Vida do Jovem. 2007. (Seminário).
    120. Encontro - Casa da América Latina. 2007. (Encontro).
    121. Encontro do Programa Escola Ativa. SECAD e FNDE/MEC.. 2007. (Encontro).
    122. I Colóquio de Educação do Campo no NPI.Programa Educação Cidadã na Transamazônica: a experiência do Curso de Magistério da Terra. 2007. (Encontro).
    123. II Seminário Estadual da Educação do Campo.Coordenadora de Grupo de Trabalho: Currículo. 2007. (Seminário).
    124. Palestra O lugar dos Latino-Americano no século XXI. 2007. (Outra).
    125. Reunião do Grupo Permanente de Trabalho em Educação do Campo. SECAD/MEC. 2007. (Outra).
    126. Reunião do Grupo Permanente de Trabalho em Educação do Campo. SECAD/MEC. 2007. (Outra).
    127. Seminário do Programa Escola Ativa. SECAD e FNDE/MEC.. 2007. (Seminário).
    128. 58ª Reunião Anual da SBPC.A interdisciplinaridade na pedagogia da Alternância: a experiência da formação de educadores em assentamentos da Reforma Agrária nos municípios de Anapú e Pacajá. 2006. (Outra).
    129. Circuito de Educação do Campo: tecendo redes político-pedagógicas.Mesa redonda: Movimento Paraense de Educação do Campo: Fórum, EduAmazônia, PRONERA, e Rede de Pesquisa Povos da Amazônia. 2006. (Outra).
    130. Encontro Nacional de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. SDT/MDA. 2006. (Encontro).
    131. I Encontro de Colonizadoras da Transamazônica: construindo essa história. 2006. (Encontro).
    132. III Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade-ANPPAS. 2006. (Encontro).
    133. III Encontro Nacional ANPPAS. 2006. (Encontro).
    134. I Oficina Nacional do Programa Saberes da Terra. 2006. (Oficina).
    135. I Salão Nacional dos Territórios Rurais. SDT/MDA.. 2006. (Outra).
    136. Jornada Pedagógica da Faculdade do Pará (FAP).Consolidando o conceito de excelência na Educação Superior. 2006. (Outra).
    137. Oficina Pedagógica do Programa Educação Cidadã.A Questão Agrária na Amazônia e a Educação do Campo: realidade, desafios e possibilidades. 2006. (Oficina).
    138. Semana de Defesa de TCC. 2006. (Outra).
    139. Seminário de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. SDT/MDA, MEC. 2006. (Seminário).
    140. Seminário Nacional Juventude Rural em Perspectiva.Juventude do Campo na Amazônia Paraense: um estudo psicossocial sobre identidade e cotidiano de jovens assentados da reforma agrária. 2006. (Seminário).
    141. Seminário sobre a Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural: A agenda dos povos da Amazônia. 2006. (Seminário).
    142. V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2006. (Seminário).
    143. Workshop: Experiência de Saneamento Básico em áreas ribeirinhas da Amazônia.Condição básica para um saneamento de qualidade na Amazônia: a contribuição da pesquisa acadêmica do NAEA. 2006. (Outra).
    144. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Currículo e docência em classes multisseriadas na Amazônia Paraense: o Projeto Escola Ativa em foco. 2006. (Outra).
    145. I Conferência Estadual Promoção da Igualdade Racial. 2005. (Outra).
    146. I Seminário de Educação do Campo da UFPA: PRONERA em ação tecendo redes e construindo parcerias.Experiências com o Ensino Médio no campo (Painel). 2005. (Seminário).
    147. IV Seminário de Políticas Educacionais e Currículo.Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação do Campo. 2005. (Seminário).
    148. IV Seminário de Políticas Educacionais e Currículo.Mini curso: Por uma Educação do Campo no Pará/ Amazônia: desafios e percpectivas. 2005. (Seminário).
    149. Jornada Internacional Política, Território e Arte: quilombolas no Brasil e na América Latina. 2005. (Outra).
    150. Semana Pedagógica das Escolas Municipais: múltiplos olhares à educação.Educação e afetividade no cotidiano escolar. 2005. (Outra).
    151. Seminário Cenários Futuros para a Amazônia: quais os caminhos?. 2005. (Seminário).
    152. Seminário Da Transamazônica à Br 163: Perspectivas e Ordenamento Territorial. 2005. (Seminário).
    153. Seminário de Devolução dos Resultados da Pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação e políticas públicas.Juventude Brasileira e Democracia: participação e políticas públicas. 2005. (Seminário).
    154. Seminário de Intercâmbio de Experiências e Sistematização das Metodologias de Educação de Jovens e Adultos/Escola Densa-Nova Amafrutas.Experiências Metodológicas de Educação Rural para a Juventude. 2005. (Seminário).
    155. Seminário de Polítcas Educacionais e Currículo. 2005. (Seminário).
    156. Seminário Internacional Águas da Pan-Amazônia: institucionalização de marcos regulatórios, visões de atores políticos e estratégias. 2005. (Seminário).
    157. Seminário Internacional Proteção dos Conhecimentos das Sociedades Tradicionais. 2005. (Seminário).
    158. Seminário Juventude e Participação: as diversas formas de se perceber a juventude.Experiências de trabalho com a juventude e Educação do Campo. 2005. (Seminário).
    159. Seminário Juventude e Políticas Públicas/Mandato Legislativo da Deputada Estadual Sandra Batista.Juventude: abordagens e estratégias, um direito a participação.. 2005. (Seminário).
    160. Seminário Regional de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. 2005. (Seminário).
    161. VIII Jornada de Extensão Universitária.Experiências Multicampi: multiresponsabilidade para inclusão social na Região Amazônica. 2005. (Outra).
    162. VIII Jornada de Extensão Universitária - UFPA. 2005. (Outra).
    163. XVII EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste. 2005. (Encontro).
    164. Conferência: A escrita numa sociedade inclusiva: o professor como agente de letramento. 2004. (Outra).
    165. Encontro Internacional de Pesquisa na Amazônia: Educação, democracia e diversidade cultural.Diálogos transversais: Diversidade e projeto comum de sociedade a partir das manifestações populares. 2004. (Encontro).
    166. Fórum de Juventude Instituto Ayrton Senna e Vivo. 2004. (Outra).
    167. I Conferência Estadual do Meio Ambiente.Facilitadora de Grupo Temático. 2004. (Outra).
    168. I Fórum Municipal de Educação Ambiental: Construindo a sustentabilidade local.Painel: Educação Ambiental , Gestão Municipal Integrada, participação e Controle Social, construindo a sustentabilidade local. 2004. (Outra).
    169. II Conferência Nacional por uma Educação do Campo. 2004. (Encontro).
    170. III Edição do Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível.A experiência do Projeto Educação Cidadã na Transamazônica. 2004. (Outra).
    171. IV Conferência do Fórum da Amazônia Oriental - FAOR. 2004. (Outra).
    172. Seminário sobre a Reforma Universitária - Projeto Acadêmico das Universidades: currículos, avaliação e responsabilidade social. 2004. (Seminário).
    173. Simpósio Inovação e Difusão tecnológica para a Agricultura Familiar Sustentável na Amazônia Oriental. 2004. (Simpósio).
    174. V Congresso Nacional de Educação - CONED. 2004. (Congresso).
    175. VI Colóquio sobre Questões Curriculares e II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares.VI Colóquio sobre Questões Curriculares e II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. 2004. (Outra).
    176. VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro de Educação.Juventude Ribeirinha: identidade e cotidiano. 2004. (Seminário).
    177. Congresso Geral da Cidade de Belém. Congresso Geral da Cidade de Belém. 2003. (Congresso).
    178. Encontro Pedagógico do Centro de Educação.Encontro Pedagógico do Centro de Educação. 2003. (Encontro).
    179. I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares.I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. 2003. (Outra).
    180. I Conferência Estadual do Meio Ambiente.I Conferência Estadual do Meio Ambiente. 2003. (Outra).
    181. III Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. III Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2003. (Congresso).
    182. II Workshop.Mesa redonda Mudando a Amazônia. 2003. (Outra).
    183. II Workshop Relações Campo-Cidade e Identidades Regionais nas Amazônias: Tendências de Desenvolvimento e Opções Políticas numa perspectiva comparativa. 2003. (Outra).
    184. I Seminário de Avaliação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais.I Seminário de Avaliação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. 2003. (Seminário).
    185. I Seminário de Integração do Programa de Qualificação Interinstitucional.I Seminário de Integração do Programa de Qualificação Interinstitucional. 2003. (Seminário).
    186. Jornada Acadêmica da Ilha do Combu.Jornada Acadêmica da Ilha do Combu. 2003. (Outra).
    187. Programa de Formação Continuada do Instituto Saber Ser.Palestra: Sociedades Tradicionais e Educação na Amazônia. 2003. (Outra).
    188. Simpósio sobre Projetos Pedagógicos.Simpósio sobre Projetos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).
    189. XXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2003. (Simpósio).
    190. I Seminário de avaliação curricular e metodologia de ensino em Agroecologia.Palestrante e debatedora do I Seminário de avaliação curricular e metodologia de ensino em Agroecologia. 2002. (Seminário).
    191. Seminário: Pesquisa Sócio-ambiental nas ilhas de Caratateua e Cotijuba. 2002. (Seminário).
    192. VI Encontro IFNOPAP - Sob o Signo do Xingu.VI Encontro IFNOPAP: Sob o Signo do Xingu. 2002. (Encontro).
    193. Seminário Internacional Ciência e Educação Superior na Amazônia: Experiências de Conservação Desenvolvimento em Zonas Costeiras do Litoral Amazônico e Alternativas de Cooperação Internacional.Seminário Internacional Ciência e Educação Superior na Amazônia: Experiências de Conservação Desenvolvimento em Zonas Costeiras do Litoral Amazônico e Alternativas de Cooperação Internacional. 2001. (Seminário).
    194. Worshop Fluvial: Metrópole e Ilhas no Estuário Amazônico.Worshop Fluvial: Metrópole e Ilhas no Estuário Amazônico. 2001. (Outra).
    195. X Colloque international de L'Afirse / 1º Colloque National de L'Afirse - Section Bresilienne. 2001. (Outra).
    196. II Excursão Científica às ilhas de Belém - Projeto MEGAM.Educação Ribeirinha nas Ilhas de Belém. 2000. (Outra).
    197. III Workshop do Projeto MEGAM.Coordenadora do Eixo Temático: Desenvolvimento Urbano 1. 2000. (Outra).
    198. Simpósio Internacional Amazônia 500 anos. 2000. (Simpósio).
    199. X Curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais.Palestra: Educação Rural na Amazônia. 2000. (Outra).
    200. I Conferência Municipal de Educação. 1998. (Outra).
    201. IV Congresso de Ecologia do Brasil. IV Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).
    202. Workshop Construindo a Agenda 21 Local. 1998. (Outra).
    203. I Fórum de Educação da Rede Municipal de Belém.Projeto Político Pedagógico (re)construção coletiva da Escola. 1997. (Outra).
    204. IV Fórum de Educação Ambiental - Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental. 1997. (Outra).
    205. IV Fórum de Educação Ambiental - Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental.IV Fórum de Educação Ambiental - Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental - Mini Curso Metodologia em Educação Ambiental - IV Fórum de Educação Ambiental. 1997. (Outra).
    206. I Workshop das Ilhas de Belém.I Workshop das Ilhas de Belém. 1997. (Outra).
    207. Semana do Meio Ambiente - Agenda 21 local: participação e cidadania.Debate: Educação Ambiental, Escola e Cidadania. 1997. (Outra).
    208. Simpósio Internacional Amazônia XXI - Agenda e Estratégias de Sustentabilidade.Simpósio Internacional Amazônia XXI - Agenda e Estratégias de Sustentabilidade. 1997. (Simpósio).
    209. II Seminário de Avaliação do Centro de Educação: um projeto político-pedagógico em construção..II Seminário de Avaliação do Centro de Educação: um projeto político-pedagógico em construção.. 1996. (Seminário).
    210. Mini Curso: Antropologia Pedagógica. 1996. (Outra).
    211. VI Encontro Estadual da UNDIME.VI Encontro Estadual da UNDIME. 1995. (Encontro).
    212. 17ª Reunião Anual: Ética, Ciência e Educação. 1994. (Outra).
    213. III Fórum de Pesquisa do ISEP.III Fórum de Pesquisa do ISEP. 1993. (Outra).
    214. I Seminário da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.I Seminário da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1993. (Seminário).
    215. Painel a Analise dos Currículos e Programas desenvolvidos nas áreas de Ensino da Educação Básica. 1993. (Outra).
    216. I Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. I Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. 1992. (Congresso).
    217. I Encontro de Educação Básica.I Encontro de Educação Básica. 1992. (Encontro).
    218. III Semana Pedagógica.III Semana Pedagógica. 1992. (Outra).
    219. Metodologia da Pesquisa Educacional.Metodologia da Pesquisa Educacional. 1992. (Oficina).
    220. Palestra Currículo, Trabalho e Construção do Conhecimento.Palestra Currículo, Trabalho e Construção do Conhecimento. 1992. (Outra).
    221. 14 Reunião Anual da ANPED.14 Reunião Anual da ANPED. 1991. (Outra).
    222. A importância da Linguística no Processo de Alfabetização.Á importância da Linguística no Processo de Alfabetização. 1991. (Oficina).
    223. I Mostra Nacional de Trabalhos em Alfabetização.I Mostra Nacional de Trabalhos em Alfabetização. 1991. (Outra).
    224. Palestra Conjuntura Educacional Brasileira.Palestra Conjuntura Educacional Brasileira. 1991. (Outra).
    225. VI Conferência Brasileira de Educação. 1991. (Outra).
    226. X Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.X Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 1991. (Encontro).
    227. Congresso Brasileiro de Alfabetização. Congresso Brasileiro de Alfabetização. 1990. (Congresso).
    228. Formação e Aperfeiçoamento de Alfabetizadores.Formação e Aperfeiçoamento de Alfabetizadores. 1990. (Oficina).
    229. II Fórum Paraense de Educação. 1990. (Outra).
    230. II Seminário do Fórum de Educação.II Seminário do Fórum de Educação. 1990. (Seminário).
    231. Seminário de Estudos sobre Estágios e TCC no Curso de Pedagogia.Seminário de Estudos sobre Estágios e TCC no Curso de Pedagogia. 1990. (Seminário).
    232. Seminário Educação e Informática: Fazendo Novos Caminhos.Seminário Educação e Informática: Fazendo Novos Caminhos. 1990. (Seminário).
    233. Seminário Pré-ENEPE.Seminário Pré-ENEPE. 1990. (Seminário).
    234. VIII Congresso Nacional dos Sociólogos. 1990. (Congresso).
    235. X Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.X Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1990. (Encontro).
    236. X Semana paraense de Orientação Educacional.Questão Metodológica da Alfabetização. 1990. (Outra).
    237. I Fórum Paraense de Educação.I Fórum Paraense de Educação. 1989. (Outra).
    238. I Seminário sobre a Formação do Educador e a Nova LDB.I Seminário sobre a Formação do Educador e a Nova LDB. 1989. (Seminário).
    239. Seminário Nacional em Defesa da Amazônia.Seminário Nacional em Defesa da Amazônia. 1989. (Simpósio).
    240. VI Encontro Estadual de Supervisores Educacionais.VI Encontro Estadual de Supervisores Educacionais. 1989. (Encontro).
    241. Encontro Regional sobre Avaliação do Ensino Superior.Encontro Regional sobre Avaliação do Ensino Superior. 1988. (Encontro).
    242. I Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada.I Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. 1988. (Encontro).
    243. Palestra Perspectiva de Extensão na Universidade Brasileira. 1988. (Outra).
    244. V Conferência Brasileira de Educação. 1988. (Outra).
    245. VIII Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 1988. (Encontro).
    246. Encontro Regional sobre Avaliação do Ensino Superior. 1987. (Seminário).
    247. I Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia.I Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia. 1987. (Encontro).
    248. IV Seminário de Extensão das Universidades da Região Norte. 1987. (Seminário).
    249. VI Semana Pedagógica. 1986. (Outra).
    250. IV Seminário Nacional de Reforma Universitária. 1985. (Seminário).
    251. Reflexões sobre a historicidade da formação econômica capitalista. 1985. (Oficina).
    252. Seminário Concepção Dialética da Educação. 1985. (Seminário).
    253. V Semana de Pedagogia. 1985. (Encontro).
    254. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1983. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (29)
    1. SANTOS, Jean Mac Cole T. ; FREIRE, Jacqueline C. S.. IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade. 2016. Outro
    2. FREIRE, Jacqueline C. S.; COSTA, S. Elisangela André ; ALMEIDA, Sinara M. N.. I Mostra de Estágio Supervisionado (MESU) do ICEN/UNILAB. 2015. Outro
    3. FREIRE, Jacqueline C. S.. VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros. 2015. (Outro).. . 0.
    4. Malomalo, B. ; FREIRE, Jacqueline C. S. ; COSTA, S. Elisangela André. IX Seminário de Mobilidade Humana e do I Seminário Internacional Migrações e Diásporas Africanas. 2015. Outro
    5. FREIRE, Jacqueline C. S.. III Reunião Técnica Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Coperação Sul-Sul. 2013. (Outro).. . 0.
    6. FREIRE, Jacqueline C. S.; CA, L. O. ; N. FILHO, José Veríssimo. I Reunião Técnica Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul. 2011. Outro
    7. FREIRE, Jacqueline C. S.; IRELAND, Timothy. II Reunião Técnica Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Coperação Sul-Sul. 2011. Outro
    8. COHEN, Dan Baron ; BARON, Dan ; SOUZA, Manoela ; BOTELHO, Deize ; GOBIRA, Ailton ; NEVES, Fernando Artur de F. ; GOMES, Celson ; FREIRE, Jacqueline C. S. ; BRAGA, Lia. VII Congresso Mundial da IDEA 2010 Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação!. 2010. Congresso
    9. HAGE, Salomão Antonio Mufarrej ; FREIRE, Jacqueline C. S.. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do estado do Pará. 2010. Outro
    10. FREIRE, Jacqueline C. S.. Fórum Mundial de Educação - FME. 2009. (Outro).. . 0.
    11. FREIRE, Jacqueline C. S.. Fórum Internacional da Sociedade Civil - FISC. 2009. (Outro).. . 0.
    12. IRELAND, Timothy ; TELES, Jorge ; NEVES, Fernando Artur de F. ; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos ; FREIRE, Jacqueline C. S. ; NASCIMENTO, Eula Lima ; HAGE, Salomão Mufarrej. Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos - CONFINTEA VI. 2009. Outro
    13. FREIRE, Jacqueline C. S.; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej. Roda de Conversa África e Brasil: educação nas relações étnico-raciais. 2009. Outro
    14. IRELAND, Timothy ; TELES, Jorge ; NEVES, Fernando Artur de F. ; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos ; FREIRE, Jacqueline C. S. ; NASCIMENTO, Eula Lima ; HAGE, Salomão Mufarrej. Debate Público: Direito a aprender ao longo da vida: desafios frente à diversidade. 2009. Outro
    15. IRELAND, Timothy ; TELES, Jorge ; NEVES, Fernando Artur de F. ; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos ; NASCIMENTO, Eula Lima ; FREIRE, Jacqueline C. S. ; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej ; APOLUCENO, Ivanilde. CONFINTEA Ampliada. 2009. Outro
    16. FREIRE, Jacqueline C. S.. III Seminário Estadual de Educação do Campo. 2007. (Outro).. . 0.
    17. FREIRE, Jacqueline C. S.. I Seminário Estadual de Juventude do Campo. 2007. (Outro).. . 0.
    18. FREIRE, Jacqueline C. S.. Circuito de Educação do Campo: tecendo redes político-pedagógicas. 2006. (Outro).. . 0.
    19. FREIRE, Jacqueline C. S.. I Seminário de Educação do Campo da UFPA: PRONERA em ação tecendo redes e construindo parcerias. 2005. (Outro).. . 0.
    20. FREIRE, Jacqueline C. S.. II Seminário Estadual de Educação do Campo. 2005. (Outro).. . 0.
    21. FREIRE, Jacqueline C. S.. Encontro Internacional de Pesquisa em Educação na Amazônia / Educação, Democracia e Diversidade Cultural. 2004. (Outro).. . 0.
    22. FREIRE, Jacqueline C. S.. VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica. 2004. (Outro).. . 0.
    23. FREIRE, Jacqueline C. S.. I Seminário Estadual de Educação do Campo. 2004. (Outro).. . 0.
    24. FREIRE, Jacqueline C. S.. Simpósio Amazônia, Cidades e Geopolítica das Águas. 2003. (Outro).. . 0.
    25. FREIRE, Jacqueline C. S.. I Encontro do Fórum Paraense de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural na Amazônia. 2003. (Outro).. . 0.
    26. FREIRE, Jacqueline C. S.. I Jornada Acadêmica na Ilha do Combu. 2003. (Outro).. . 0.
    27. FREIRE, Jacqueline C. S.. Semana do Meio Ambiente. 1997. (Outro).. . 0.
    28. FREIRE, Jacqueline C. S.. II Encontro de Educação Básica. 1993. (Outro).. . 0.
    29. FREIRE, Jacqueline C. S.. I Encontro de Educação Básica e III Semana Pedagógica. 1992. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Jacqueline Cunha da Serra Freire ⇔ Jose Verissimo do Nascimento Filho (2.0)
      1. FREIRE, Jacqueline C. S ; NASCIMENTO FILHO, José Veríssimo ; SILVA, R. P. ; CAIADO, A. P. S. ; RODRIGUES, F. M. ; GADELHA, A. M. T.. Democratização da Educação Superior no Brasil: inclusão social no contexto da diáspora juvenil de estudantes brasileiros, de países africanos e do Timor Leste na Unilab. Em: Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013, Recife. Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FREIRE, Jacqueline C. S ; NASCIMENTO FILHO, José Veríssimo ; RODRIGUES, F. M. ; GADELHA, A. M. T.. Integração Internacional na Educação Superior: inclusão social no contexto da diáspora juvenil de estudantes africanos e timorenses na Unilab. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Jacqueline Cunha da Serra Freire ⇔ Cicley Dias do Sacramento (2.0)
      1. FREIRE, Jacqueline C. S.; SILVA, Assis Anderson R. ; SACRAMENTO, Cicley D.. Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA): diagnóstico e diálogos no contexto loco-regional e da cooperação solidária internacional. Em: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária)
      2. FREIRE, Jacqueline C. S.; SACRAMENTO, Cicley D. ; SILVA, Assis Anderson R.. Circuito Intercultural e Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA): diagnóstico e diálogos no contexto loco-regional e da cooperação solidária internacional. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Jacqueline Cunha da Serra Freire ⇔ Assis Anderson Ribeiro da Silva (2.0)
      1. SILVA, Assis Anderson R. ; SILVA, F. Angerline L. ; PANZO, Pereira D. ; SANTOS, M. Evangelina S. ; MOURA, Alexandra Nazaré Almeida ; FREIRE, Jacqueline C. S.. Educação, Formação Inicial de Professores no Maciço de Baturité/CE e Integração Internacional: A Experiência do Pibid/Unilab (OBS.: O Capítulo faz menção à reflexões e experiências sobre docência no período de intercâmbio acadêmico - PLI/CAPES/2012-2013). Em: Jacqueline Cunha da Serra Freire. (Org.). Iniciação à Docência: O Local e a Integração Internacional no Pibid-Unilab. 01ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2017.v. 1, p. 97-112.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RIBEIRO JUNIOR, Howard L. ; NASCIMENTO FILHO, J. V. ; SILVA, Assis Anderson R. ; SILVA, Robério N. ; BERTO NETO, José ; FREIRE, Jacqueline C. S.. Prática Discente no Ensino de Ciências: Relatos de Estudantes do Pibid/Unilab em Escolas da Educação Básica em Redenção, no Ceará. Em: Jacqueline Cunha da Serra Freire. (Org.). Iniciação à Docência: O Local e a Integração Internacional no Pibid-Unilab. 01ed.Fortaleza-CE. : Edições UFC. 2017.v. 01, p. 127-142.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:22