GRUPO INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA - GEIJC

Cristina Satie de Oliveira Pataro

Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (Unespar) e Bolsista Produtividade pela Fundação Araucária. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), do qual atuou como vice-coordenadora na gestão 2013-2016, e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Diretora de Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (2013-2017), Bolsista Produtividade pela Fundação Araucária (2014-2016) e Chefe da Seção de Pesquisa e Pós-Graduação do campus de Campo Mourão da Unespar (2010-2013). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6663293423459196 (10/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Paraná. Av Comendador Norberto Marcondes, 733 Centro 87303100 - Campo Mourão, PR - Brasil Telefone: (44) 35181871 URL da Homepage: http://www.unespar.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2019-Atual. Jovens, religiao e projetos de vida: compreensoes e motivacoes de jovens da comunidade catolica Fraternidade O Caminho
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as compreensões e motivações de jovens vinculados à Fraternidade O Caminho, buscando analisar de que forma a participação nesta comunidade católica influencia a constituição de seus valores, projetos de vida e identidades. Os dados serão produzidos por meio de aplicação de survey a jovens vinculados à Missão Juventude Caminho da Fraternidade O Caminho de diferentes regiões brasileiras, além de observação in loco e entrevistas com o grupo de jovens da comunidade de Campo Mourão/PR, localidade onde a missão voltada para a juventude está mais bem estruturada e conta com a participação efetiva de maior quantitativo de jovens. Pretende-se, com a pesquisa, compreender a influência da dimensão religiosa - dada pelo pertencimento à comunidade católica em questão - nos processos de constituição dos valores, projetos de vida e das identidades dos jovens, tendo em vista as dinâmicas religiosas da modernidade, marcadas pela fluidez devocional, múltiplos pertencimentos e pelo estabelecimento de vínculos centrados na emoção e na subjetividade. Entendemos que o pertencimento a uma comunidade pode ser visto como alternativa ao individualismo e solidão impostos pela contemporaneidade e que, em especial no contexto brasileiro, a dimensão religiosa configura-se como um elemento relevante na formação e constituição das identidades juvenis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Frank Antonio Mezzomo - Integrante / Leonardo Lemos de Souza - Integrante / Dario Paulo Barrera Rivera - Integrante / Carmem Lucia Sussel Mariano - Integrante / Claudia Mayorga - Integrante / Marcelo Camurça - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    2. 2017-Atual. Evangelicos na Assembleia Legislativa do Estado do Parana: analises das articulacoes entre religiao e politica nos mandatos de deputados estaduais (2015-2018)
      Descrição: A proposta investiga as articulações entre os campos da religião e da política, a partir dos mandatos de evangélicos junto à Assembléia Legislativa do Estado do Paraná - ALEP (2015-2018). A pesquisa se propõe a compreender as representações, valores e crenças acionados pelos agentes religiosos no campo político durante o exercício de seus mandatos políticos, iniciados em 2015. Serão investigadas as proposições realizadas junto à ALEP - tais como projetos de lei, decretos e resoluções, indicações, proposições e requerimentos - de 4 deputados estaduais identificados como evangélicos. A despeito do que defendia parte das ideias secularizantes acerca do lugar da religião na sociedade contemporânea, entende-se que as dinâmicas e os arranjos dos sujeitos e instituições requerem uma ressignificação de conceitos e noções para a compreensão das articulações entre política e religião, em sua complexidade e multidimensionalidade, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Coordenador / Ari Pedro Oro - Integrante / Carlos Alberto Steil - Integrante / Silvia Regina Alves Fernandes - Integrante / Rodrigo Toniol - Integrante / Emerson Alessandro Giumbelli - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    3. 2017-Atual. Jovens universitarios como agentes de desenvolvimento: percepcoes dos estudantes da Unespar ? Brasil e da Universidade de Holguin ? Cuba
      Descrição: A pesquisa analisa a constituição das identidades de jovens universitários enquanto agentes de desenvolvimento, tendo em vista suas representações sobre as dimensões política e religiosa. Busca-se investigar as compreensões de jovens estudantes de duas universidades (Brasil e Cuba) de contextos da América Latina marcados por diferentes dinâmicas e experiências históricas na relação entre os sujeitos e o Estado. Propõe-se a aplicação de survey aos estudantes de Pedagogia, História e Geografia, seguida do desenvolvimento da metodologia de investigação apreciativa (em grupos) e entrevista semiestruturada (individual). A pesquisa possibilitará a compreensão dos dos valores, experiências, expectativas e projetos de vida de jovens universitários, tendo em vista as articulações com as dimensões política, religiosa e sua compreensão enquanto agente de desenvolvimento da sociedade na qual se insere.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Frank Antonio Mezzomo - Integrante / Olga Alicia Gallardo Milanes - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    4. 2016-2018. Jovens licenciandos no Brasil e no Peru: compreensoes sobre a religiao e participacao politica
      Descrição: A pesquisa visa analisar a constituição das identidades juvenis em sua interface com a vinculação religiosa e a participação política. Busca-se investigar o perfil, as representações e trajetórias de jovens universitários de cursos de licenciatura de dois países (Brasil e Peru), contextos da América Latina que apresentam características similares entre si. Propõe-se a aplicação de survey online aos estudantes universitários, além de entrevista semiestruturada. Busca-se compreender a construção das identidades juvenis face as instituições na contemporaneidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Frank Antonio Mezzomo - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    5. 2016-2018. Agentes religiosos na Assembleia Legislativa do Estado do Parana: articulacoes entre religiao e politica na campanha eleitoral
      Descrição: A pesquisa visa investigar as articulações entre religião e política, a partir da eleição de agentes religiosos junto à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014. Busca-se compreender as representações, valores e crenças acionados pelos agentes religiosos durante o período eleitoral para o legislativo estadual do Paraná. Será investigada a participação de tais agentes na campanha eleitoral, utilizando-se de fontes como: materiais de campanha (jingles, santinhos, perfurades, cartazes, faixas), programas eleitorais, notas publicadas na imprensa estadual e regional, sites, blogs e fanpage. Entende-se que as dinâmicas e os arranjos dos sujeitos e instituições requerem uma ressignificação de conceitos e noções para a compreensão das articulações entre política e religião, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    6. 2014-2018. Identidades juvenis, religiao e politica: jovens universitarios de cursos de licenciatura
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar a constituição das identidades juvenis em sua interface com a religião e a política, evidenciada no perfil, representações e trajetórias de jovens universitários de cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Paraná ? Unespar. Dando continuidade a pesquisas que já vêm sendo realizadas pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, a presente proposta fundamenta-se em uma abordagem de complexidade e interdisciplinaridade, articulando, sobretudo, as perspectivas da Educação, História, Psicologia, Sociologia e Antropologia. Propõe-se a aplicação de surveys em plataforma online junto aos jovens universitários no ano de ingresso (2014) e conclusão (2017) do curso de licenciatura da área de Ciências Humanas (Pedagogia, História e Geografia), além da realização de entrevista na ocasião de cursarem o 3º ano da Graduação. Busca-se, com a investigação, compreender a constituição das identidades juvenis em articulação à política e à religião, bem como os modos de relação com as instituições na contemporaneidade, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade. A pesquisa possibilitará, ainda, a compreensão do perfil, representações e trajetórias de jovens universitários, tendo em vista o contexto de ampliação e democratização do acesso ao Ensino Superior, bem como das problemáticas que tangenciam a formação dos licenciandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Frank Antonio Mezzomo - Integrante / Leonardo Lemos de Souza - Integrante / Ari Pedro Oro - Integrante / Carlos Alberto Steil - Integrante / Silvia Regina Alves Fernandes - Integrante / Rodrigo Toniol - Integrante / Dario Paulo Barrera Rivera - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    7. 2014-Atual. Religiao e politica: participacao de agentes religiosos no legislativo municipal
      Descrição: A proposta tem como objetivo investigar as articulações entre os campos da religião e da política, com base na atuação de agentes religiosos junto ao legislativo municipal de Campo Mourão/PR (2008-2016). A partir de uma abordagem de complexidade e interdisciplinaridade, articulando, sobretudo, as perspectivas da História, Antropologia, Sociologia, Psicologia e Ciências da Religião, a pesquisa se propõe a compreender as representações, valores e crenças acionados pelos agentes religiosos no campo político, em especial nas eleições e mandatos do legislativo municipal. Para tanto, será investigada a participação de agentes religiosos nas campanhas eleitorais de 2008, 2012 e 2016, bem como o exercício do mandato daqueles eleitos para atuação na Câmara Municipal de Campo Mourão/PR, utilizando-se de fontes como: materiais de campanha, programas eleitorais, entrevistas com os candidatos e vereadores, notas publicadas na imprensa local e regional, além da documentação referente aos trabalhos internos dos vereadores eleitos ? atas, leis e projetos de lei, homenagens, entre outros. A despeito do que defendia parte das ideias secularizantes acerca do lugar da religião na sociedade contemporânea, entende-se que as dinâmicas e os arranjos dos sujeitos e instituições requerem uma ressignificação de conceitos e noções para a compreensão das articulações entre política e religião, em sua complexidade e multidimensionalidade, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Coordenador / Ari Pedro Oro - Integrante / Carlos Alberto Steil - Integrante / Silvia Regina Alves Fernandes - Integrante / Rodrigo Toniol - Integrante / Dario Paulo Barrera Rivera - Integrante / Valdir Pedde - Integrante / Mauro Meireles - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    8. 2013-2016. Representacoes da mulher e normatizacao do corpo: um estudo a partir da secao feminina do Jornal Folha do Norte do Parana (1962-1974)
      Descrição: A proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e parte de uma perspectiva interdisciplinar que articula, sobretudo, os campos da Educação, Psicologia e História. Tem como objetivo identificar e analisar as representações da mulher, e pela mulher, construídas na seção feminina do Jornal Folha do Norte do Paraná, mídia impressa católica da região norte do Paraná, ao longo da primeira década de circulação do periódico (1962 a 1974). Busca-se problematizar os discursos que incidem sobre a normatização do corpo da mulher e, consequentemente, sobre sua sexualidade. Em vista das especificidades da mídia impressa investigada e do contexto político que marca o período, pretende-se, ainda, verificar as possíveis influências dos movimentos feministas no conteúdo analisado, organizado, em grande parte, por mulheres. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam a constituição das identidades dos sujeitos e os processos educativos. Como parte dos resultados, a pesquisa propõe, ainda, a disponibilização do conteúdo da seção da mídia impressa investigada em plataforma online, a fim de possibilitar o acesso via internet de material que pode servir de base para novos estudos e também como base para o trabalho com a temática das relações de gênero na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Frank Antonio Mezzomo - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    9. 2013-2016. Felicidade e projeto de vida (purpose) dos jovens de cinco regioes brasileiras: Um estudo na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento
      Descrição: O presente projeto, articulado com dois grandes projetos internacionais - O Youth Purpose Project, coordenado pelo Prof. William Damon, da Stanford University e o EHHI - Eudaimonic and Hedonic Happiness Investigation, coordenado pela Profa. Antonella Delle Fave, da University of Milano -, está centrado na discussão sobre a busca da felicidade nos projetos de vida dos jovens brasileiros, numa perspectiva da Eudemonia aristotélica. Para tanto, definimos 3 objetivos gerais: 1) avançar no estudo sobre os processos psíquicos subjacentes ao Bem-estar, com foco específico no significado de felicidade; 2) Identificar e analisar as relações existentes entre projetos de vida e o significado de felicidade; 3) Estudar e desenvolver novas perspectovas e modelos para uma educação que promova a ética, a cidadadania e que levem os jovens a construirem projetos de vida nobres, significativos para eles e para a sociedade na qual vivem, dentro de uma concepção de Eudemonia. Participarão deste estudo 132 jovens das 5 regiões geopolíticas brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). As entrevistas realizadas serão analisadas de acordo com os pressupostos da teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Ulisses Ferreira de Araújo - Integrante / Valéria Amorim Arantes de Araújo - Coordenador / Viviane Potenza Guimarães Pinheiro - Integrante / Hanna Danza - Integrante / Maria Aparecida Gonçalves Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    10. 2012-2016. Perfil de jovens universitarios no estado do Parana: acoes e representacoes sobre religiao e politica
      Descrição: A proposta, vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, enfoca as intersecções das temáticas da juventude, religião e política, a partir de uma perspectiva interdisciplinar que articula, sobretudo, os campos da História, Educação, Sociologia e Psicologia. Tem como objetivo identificar e analisar o perfil de jovens universitários no que se refere às ações e representações sobre religião e política. Para tanto, será utilizada a metodologia survey, a partir da aplicação de questionário junto a estudantes ingressantes e concluintes dos 35 diferentes cursos dos 8 câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição pública multicampi localizada em diferentes mesorregiões do estado. A pesquisa parte da compreensão da diversidade abarcada pela categoria juventude, das novas pautas reivindicatórias e formas de manifestação, pertencimento e engajamento político e religioso dos jovens, assim como das mudanças no perfil da juventude universitária brasileira em vista da política nacional de ampliação e democratização do acesso e permanência no Ensino Superior. Diante de tais premissas, pretende-se, com a pesquisa, a problematização acerca do perfil da juventude universitária paranaense, possibilitando a interlocução com produções científicas de pesquisadores que já vêm pautando essa temática em diferentes centros de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    11. 2012-2015. Relacoes de genero e ensino de Historia: representacoes da mulher no Jornal Folha do Norte do Parana (1971-1974)
      Descrição: A proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e parte de uma perspectiva interdisciplinar que articula, sobretudo, os campos da História, Educação e Psicologia. Tem como objetivo identificar e analisar as representações da mulher veiculadas na mídia impressa católica na região norte do Paraná, buscando, ao mesmo tempo, problematizar as relações de gênero e investigar possibilidades de trabalho com o jornal no ensino de História. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam a constituição das identidades dos sujeitos e os processos educativos. Quanto ao ensino de História, entende-se a importância epistemológica da utilização de diferentes fontes e linguagens, dentre as quais pode-se destacar o jornal. A pesquisa propõe a análise das representações da mulher nas edições do Jornal Folha do Norte do Paraná, entre os anos de 1971 e 1974. O conteúdo analisado será utilizado como base na confecção de material didático voltado para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, apresentando-se orientações para o trabalho com os jornais e a problematização das relações de gênero no ensino de História. Por meio de oficinas a serem realizadas junto a pedagogos e docentes, pretende-se distribuir o material didático produzido a 63 escolas estaduais de 16 municípios da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Esta investigação vem se somar a outras pesquisas de mesma natureza, realizadas pelo grupo de pesquisa nos últimos anos, com apoio financeiro da Fundação Araucária e do CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Fábio André Hahn - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    12. 2011-2013. Juventude, religiao e politica: compreensao das representacoes politico-religiosas na campanha eleitoral - Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES 07/2011
      Descrição: A proposta enfoca as interrelações das temáticas da juventude, da religião e da política. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, articulando-se, sobretudo, os campos da Educação, Psicologia, História e Sociologia, a pesquisa se propõe a compreender de que forma os elementos religiosos são utilizados como estratégia de campanha política nas eleições proporcionais do município de Campo Mourão/PR em 2012, e como são (re)significados pelos sujeitos jovens vinculados às instituições religiosas. Entende-se que a construção das identidades e valores dos jovens pode ser influenciada pelos elementos que permeiam os campos da política e da religião. Diante da escassa produção que problematiza a temática em questão, espera-se, com a investigação, uma maior compreensão da permeabilização entre os campos político e religioso, e da forma como a juventude (re)significa as representações construídas nesses campos, especificamente por ocasião da campanha eleitoral. Por fim, considerando a relevância de se compreender as vivências da juventude na contemporaneidade, rompendo com uma visão homogeneizante e negativa desta etapa da vida, os resultados da pesquisa poderão servir de base para a criação de políticas públicas específicas ? vinculadas à participação e ao exercício da cidadania, à educação, à cultura, ao lazer ?, que venham atender às demandas desse público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Fábio André Hahn - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    13. 2011-2013. Representacoes da mulher e relacoes de genero no Jornal Folha do Norte do Parana: estudos sobre a utilizacao do jornal como fonte e como recurso metodologico no ensino de Historia - Edital CNPq 14/2011 - Universal
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações da mulher veiculadas na mídia impressa católica na região norte do Paraná, buscando, ao mesmo tempo, problematizar as relações de gênero e investigar possibilidades de trabalho com o jornal no ensino de História. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papeis sociais que influenciam os processos de educação e socialização dos sujeitos. Quanto ao ensino de História, entende-se a importância das diferentes linguagens, nas quais se incluem o jornal, como fonte e como recurso metodológico. A pesquisa propõe a análise das representações da mulher nas edições do Jornal Folha do Norte do Paraná, entre os anos de 1962 e 1970. O conteúdo analisado será utilizado como base na confecção de material didático voltado para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, apresentando-se orientações para o trabalho com os jornais e a problematização das relações de gênero no ensino de História.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Fábio André Hahn - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    14. 2010-2013. Organizacao, catalogacao, descricao e digitalizacao dos processos da vara civil da Comarca de Campo Mourao (1962 - 1976)
      Descrição: O projeto conta com apoio financeiro da Fundação Araucária/CNPq relativo a Chamada 13/2009: Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores/Programa Primeiros Passos. Objetivo é desenvolver práticas de preservação e disponibilização em versão impressa (Catálogo) e digital (digitalização para acesso on line) das fontes documentais oriundas da vara civil da Comarca de Campo Mourão. O fundo, sob a custódia do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder desde 3 de abril de 2008, é composto por pouco mais de quatro mil e quinhentos processos já higienizados e parcialmente organizados, catalogados e descritos por meo de projetos de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior. Por fim, objetiva-se desenvolver oficinas e cursos voltados para discussão em torno de questões como patrimônio histórico e cultural, memória e preservação de fontes documentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Fábio André Hahn - Integrante / Frank Antonio Mezzomo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    15. 2010-2011. Afetividade e projetos de vida de jovens do municipio de Campo Mourao
      Descrição: Este projeto é parte de pesquisa de Doutorado em andamento. Tem como objetivo analisar os projetos de vida almejados pelos jovens, e de que modo os sentimentos e emoções subsidiam as vivências, ações, escolhas e o raciocínio moral. Tem como fundamento teórico-metodológico a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e também o conceito de Projeto Vital (purpose).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador. Número de orientações: 4
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    16. 2009-2011. O papel dos sentimentos e das emocoes nos projetos vitais (purposes) dos jovens de cinco regioes brasileiras
      Descrição: Para além de avançar no estudo sobre os processos psicológicos que podem levar o ser humano a construir valores morais que almejem a realização de projetos significativos para o self, com conseqüências para o mundo que extrapola o self (purposes), o projeto tem o compromisso de estudar e desenvolver novas perspectivas e modelos para uma educação que promova a ética, a cidadania, e que levem os jovens a construírem projetos de vida (purposes) significativos para eles e para a sociedade na qual vivem. Buscando refletir a realidade nacional, os dados desta pesquisa serão coletados nas cinco regiões geopolíticas do Brasil, considerando a proporção da população de jovens de cada uma das regiões no total da população brasileira. Com isso, a amostra de cada região será proporcional ao seu percentual na distribuição da população juvenil brasileira. O projeto está sub-dividido em dois: no primeiro, a amostra será composta por jovens (homens e mulheres), estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas; no segundo, a amostra será composta exclusivamente por jovens (homens e mulheres), estudantes universitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Integrante / Ulisses Ferreira de Araújo - Integrante / Valéria Amorim Arantes de Araújo - Coordenador / Ana Maria Klein - Integrante / Waldir Uller - Integrante / Viviane Potenza Guimarães Pinheiro - Integrante / Daniela Inês Baldan - Integrante / Fernanda Vargas Aglio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    17. 2009-2010. Afetividade e projetos de vida da juventude
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a função psíquica dos sentimentos e emoções no raciocínio humano e de que forma subsidiam os projetos vitais elaborados pelos sujeitos jovens. Parte do referencial teórico-metodológico dos Modelos Organizadores do Pensamento (MORENO et al, 1999) e do estudo acerca dos projetos vitais da juventude (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON, 2009). O estudo insere-se no âmbito da psicologia e da educação, e tem como proposta contribuir com as discussões acerca do funcionamento psíquico e mental, das relações entre cognição e afetividade, e também do processo de educação e socialização dos jovens brasileiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.
    18. 2009-2010. Juventude e cinema: metodologias de producao e analise de filmes em escolas de Campo Mourao
      Descrição: O projeto enfoca a formação e socialização da juventude, e objetiva o desenvolvimento de ações em conjunto com docentes do Ensino Médio no intuito de contribuir para a instrução e formação moral dos jovens estudantes, bem como de fomentar o engajamento de tais jovens em ações que sejam significativos tanto para o sujeito como para a sociedade mais ampla. O projeto propõe o desenvolvimento de atividades escolares com o enfoque no cinema, visando o trabalho com temáticas de ética, cidadania, pluralidade cultural, racismo, multimeios e educação, violência, criatividade e percepção. Parte-se do pressuposto de que o cinema ? enquanto recurso didático ? pode servir de base para a análise da sociedade e também para a discussão de temáticas relevantes, fundamentais tanto na formação dos jovens quanto na formação dos docentes envolvidos. Propõe-se ações voltadas para: a capacitação teórico-metodológica da equipe; o uso do cinema como metodologia de ensino e como forma de desenvolvimento do senso crítico da comunidade escolar; a produção de filme de curta metragem/documentário sobre a noção que os jovens estudantes possuem de sua realidade histórico/social e suas aspirações de futuro; a divulgação dos resultados do projeto nas escolas e em eventos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . Integrantes: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro - Coordenador / Fábio André Hahn - Integrante / Fabiane Nagabe - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (PR) - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Satie de Oliveira Pataro.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (54)
    1. 3º Simpósio Internacional / 16º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR): Política, Religião e Diversidades: Educação e Espaço Público.Jovens evangélicos e política: compreensões de estudantes universitários da AGEUP/Peru. 2018. (Simpósio).
    2. PBL2018 International Conference. 'Why do we have feelings?': possibilities of a project-based learning practice to awareness of feelings and emotions. 2018. (Congresso).
    3. XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Ciência e política na formação de jovens licenciandos e licenciandas. 2017. (Congresso).
    4. IX Congreso Internacional y XV Congreso Nacional de Investigadores en Educación - INVEDUC. Jóvenes universitarios y comprensiones acerca de la religión y la política. 2016. (Congresso).
    5. PBL 2016 - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Project-based curriculum: possibilities for problem-based learning and moral education. 2016. (Congresso).
    6. Simpósio Internacional Religiões, Políticas e Mídias na América Latina.Religião e política em tempo de eleição: campanha para Deputado Estadual em 2014 no Paraná. 2016. (Simpósio).
    7. 41st Association for Moral Education Conference. Youth purpose and the meaning of emotions and feelings in reasoning. 2015. (Congresso).
    8. 6a Reunião de Trabalho dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. (Encontro).
    9. Encontro dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares Subárea II - Sociais e Humanidades - Regiões Sul e Sudeste. 2015. (Encontro).
    10. II Jornadas de Modelos Organizadores: Ética, Sociedade e Mudança. Dimensión afectiva y proyectos de vida de los jóvenes. 2015. (Congresso).
    11. 40th Annual Conference of The Association for Moral Education. Interpersonal relationships and purpose: a study of Brazilian youth. 2014. (Congresso).
    12. Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul - FopropSul. 2014. (Outra).
    13. Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul - FOPROP- SUL. 2014. (Encontro).
    14. III Coninter. Beleza e feminilidade: relações de poder e discursos midiáticos sobre a mulher. 2014. (Congresso).
    15. VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, II Encontro Gênero e Diversidade na Escola.Discursos sobre mulheres e beleza na mídia. 2014. (Seminário).
    16. 39th Annual Meeting of the Association for Moral Education.Affective dimension of purpose: A study of youth from Paraná, Brazil. 2013. (Encontro).
    17. III Simpósio Internacional de Educação Sexual - Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Escolar.Cogitações sobre gênero na juventude contemporânea. 2013. (Simpósio).
    18. I Seminário sobre Avaliação da Pós-Graduação do Estado do Paraná. 2013. (Seminário).
    19. IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Projetos de vida, sentimentos e os modelos organizadores do pensamento. 2013. (Congresso).
    20. Seminário Internacional Modelos Organizadores do Pensamento.Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: Um estudo exploratório na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento. 2013. (Seminário).
    21. XXIX ENPROP 2013 - Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 2013. (Encontro).
    22. III Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região Sul - FEPAE Sul. 2012. (Outra).
    23. IX Anped Sul.Representações da mulher veiculadas no jornal impresso Folha do Norte do Paraná (1962-1967). 2012. (Seminário).
    24. V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - Jubra.Gênero, sexualidade e a estratégia de projetos na escola. 2012. (Simpósio).
    25. XIII Simpósio Nacional da ABHR.Juventude, religião e política: compreensão das representações político-religiosas na campanha eleitoral em Campo Mourão. 2012. (Simpósio).
    26. Amor, ética e educação. 2011. (Outra).
    27. II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral. Afetividade e projetos de vida de jovens estudantes de Ensino Superior. 2011. (Congresso).
    28. IV Enieduc.Formação moral e construção de valores: considerações para o trabalho pedagógico com crianças e jovens. 2011. (Encontro).
    29. VI EPCT.Juventude, projeto de vida e formação moral. 2011. (Encontro).
    30. X Congresso Nacional de Educação - Educere. Culturas juvenis e currículo: possibilidades de utilização do cinema como recurso didático. 2011. (Congresso).
    31. I Colóquio Cultura e Poder. Universidade Sem Fronteiras: Cultura, Cinema e Juventude. 2010. (Congresso).
    32. IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira ? JUBRA.Projetos vitais da juventude e a influência da dimensão afetiva. 2010. (Simpósio).
    33. IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro. Juventude e cinema: possibilidades de inserção das culturas juvenis no currículo. 2010. (Congresso).
    34. Mini-curso: "Como gerenciar o fluxo editorial pelo OJS (Open Journal System ou SEER". VI Workshop de Editoração Científica: Valorização e qualificação dos editores e dos períodicos brasileiros. 2010. (Outra).
    35. Mini-curso: "Portal eletrônico - como preparar". VI Workshop de Editoração Científica: Valorização e qualificação dos editores e dos períodicos brasileiros. 2010. (Outra).
    36. V Encontro de Produção Científica e Tecnológica.A influência dos sentimentos e emoções no significado das experiências de jovens estudantes de Ensino Superior. 2010. (Encontro).
    37. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul.Emoções e sentimentos no raciocínio dos jovens: um estudo a paritr de estudantes do Ensino Superior. 2010. (Encontro).
    38. VI Workshop de Editoração Científica: valorização e qualificação dos editores e dos periódicos brasileiros. 2010. (Outra).
    39. IV EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica.Afetividade e projetos vitais da juventude brasileira. 2009. (Encontro).
    40. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Os sentimentos e emoções na elaboração de projetos de vida da juventude brasileira. 2009. (Encontro).
    41. XIV ENDIPE. Aprendendo a ser professora: reflexões a partir do diário de estágio. 2008. (Congresso).
    42. 16o COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Alfabetização escolar na perspectiva da transversalidade. 2007. (Congresso).
    43. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Seminário).
    44. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O papel das crenças na organização do pensamento humano. 2007. (Encontro).
    45. II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência Profissão. O papel das crenças na organização do pensamento humano. 2006. (Congresso).
    46. IV Encontro de Educação do Oeste Paulista.Relato de Experiência: estratégia de projetos e a construção de portfólios. 2006. (Encontro).
    47. V Seminário de Teses e Dissertações.Cultura e sujeito. 2006. (Seminário).
    48. XIX Encontro de Psicologia de Assis.Crenças e organização do pensamento humano. 2006. (Encontro).
    49. XXIII Encontro Nacional de Professores do Proepre.A (des)construção do conhecimento escolarizado para uma proposta inclusiva. 2006. (Encontro).
    50. 9th European Congress of Psychology. 9th European Congress of Psychology. 2005. (Congresso).
    51. No Cenário da educação: Ética, Gênero e Afetividade. 2002. (Seminário).
    52. XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Assembléias de Classe: uma discussão sobre a relação professor-aluno. 2002. (Encontro).
    53. IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Um estudo sobre as transformações na relação professor-aluno a partir da construção de uma escola democrática. 2001. (Congresso).
    54. 13o Simpósio Nipo-Brasileiro de Educação. 2000. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (17)
    1. MEZZOMO, F. A. ; PÁTARO, C. S. O. ; BONINI, L. F.. VI Colóquio Nacional Cultura e Poder. 2017. Outro
    2. PÁTARO, C. S. O.. II Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. PÁTARO, C. S. O.. Membro da Comissão Organizadora: PBL2016 International Conference. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. MEZZOMO, F. A. ; PÁTARO, C. S. O. ; HAHN, Fábio André. V Colóquio Nacional Cultura e Poder: Interdisciplinaridade e formação humana. 2015. Outro
    5. MEZZOMO, F. A. ; PÁTARO, C. S. O. ; FERNANDES, C. A. M. ; REZENDE, V. ; BOVO, M. C.. I Encontro Anual de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. 2015. Congresso
    6. ARAÚJO, Ulisses F. ; PÁTARO, C. S. O. ; TARDELI, D. ; SCHUNEMANN, H. ; BATAGLIA, P. U. R. ; Pátaro, R. F.. 41st Association for Moral Education Conference. 2015. Congresso
    7. PÁTARO, C. S. O.; MEZZOMO, F. A. ; FERNANDES, C. A. M.. IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. 2014. Outro
    8. PÁTARO, C. S. O.; MEZZOMO, F. A.. I Seminário de Publicação e Editoração Científica da Unespar. 2013. Outro
    9. PÁTARO, C. S. O.; HAHN, Fábio André ; MEZZOMO, F. A.. IV Colóquio Nacional Cultura e Poder: juventudes e espaços de formação. 2013. Outro
    10. PÁTARO, C. S. O.. 3o Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. 2013. (Outro).. . 0.
    11. PÁTARO, C. S. O.. VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica - EPCT. 2012. (Outro).. . 0.
    12. PÁTARO, C. S. O.; HAHN, Fábio André ; MEZZOMO, F. A. ; BAIA, C. A. ; BONINI, L. F.. III Colóquio Nacional Cultura e Poder: Instituições e sociabilidades. 2012. Outro
    13. MEZZOMO, F. A. ; HAHN, Fábio André ; PÁTARO, C. S. O. ; NAGABE, Fabiane. II Colóquio Nacional Cultura e Poder: Territórios e Identidades. 2011. Outro
    14. SILVA, A. A. P. ; MEZZOMO, F. A. ; PÁTARO, C. S. O.. VI Encontro de Produção Científica e Tecnológica - EPCT. 2011. Outro
    15. PÁTARO, C. S. O.. I Colóquio Cultura e Poder. 2010. (Outro).. . 0.
    16. SILVA, A. A. P. ; MEZZOMO, F. A. ; PÁTARO, C. S. O.. V Encontro de Produção Científica e Tecnológica - EPCT. 2010. Outro
    17. PÁTARO, C. S. O.. III ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Educação. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro ⇔ Leonardo Lemos de Souza (1.0)
      1. PÁTARO, C. S. O.; LEMOS-DE-SOUZA, L. ; MARIANO, C. L. S.. Mesa Redonda: Infância e juventude: cidadania, participação e educação. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro ⇔ Leonardo Lemos de Souza (1.0)
      1. PÁTARO, C. S. O.; LEMOS-DE-SOUZA, L. ; MARIANO, C. L. S.. Mesa Redonda: Infância e juventude: cidadania, participação e educação. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 14/02/2019 11:42:11