Grupo Instituto da Criança e do Adolescente(ICA)

Ev' Angela Batista Rodrigues de Barros

Licenciada em Letras pela UFMG e em Pedagogia pelo IEMG, concluiu Mestrado em Letras (1992) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2006), ambos pela UFMG. Professora Adjunta IV da PUC Minas, atua principalmente nas seguintes áreas: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento, formação docente. Integrante do corpo docente e/ou da coordenação de diversos cursos de Pós Graduação lato sensu da PUC Minas, que têm a lingua(gem) e/ou o ensino como eixos norteadores: Leitura e Produção de Texto; Português para Profissionais; Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento; Gramática da Língua Portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa; Revisão de Textos, entre outros. Desempenhou diversas funções correlatas à docência ? Coordenação de Estágios (2007 a 2010), Colegiado do Curso de Letras (SG,/2005 a 2007). Dedica-se também a atividades na Extensão ? coordena Programa Escola Integrada (parceria com a SMED BH desde 2011) e é Coordenadora de Publicações e Produções Acadêmicas da Pró-reitoria de Extensão. Na pesquisa, integra grupos que se dedicam à linguística aplicada, à constituição da língua portuguesa e à formação docente. Participou da equipe de projeto estruturador da SEE-MG, com a orientação de docentes via blogs eletrônicos ? PDP (2007 a 2010), tendo lecionado educação básica (ensino médio) até 2011. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas, em parceria com a Capes. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da PUC Minas e do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas. Coordenadora adjunta do CESPUC - Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da PUC Minas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4074455682264562 (31/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Letras. Av. Dom José Gaspar, 500 - Prédio 6 - ICH Coração Eucarístico 30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 33194193 URL da Homepage: www.pucminas.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2016-Atual. Ensino de Portugues como Lingua Estrangeira (PLE): criacao de metodologias e materiais didaticos
      Descrição: Projeto FIP aprovado para execução em 12 meses, a partir de agosto / 2016. Trata-se do estudo sobre o tema, a partir de uma demanda concreta da realidade do país e, em decorrência, da universidade (grande número de imigrantes que têm acorrido ao Brasil em busca de situação melhor, e que têm problemas expressivos devido ao não domínio da língua). A proposta é analisar materiais disponíveis e produzir metodologia e materiais customizados, num primeiro momento; na segunda etapa, começaremos (fevereiro/2017) a atender a alunos de cursos da PUC que demandam o ensino de PLE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ev' Angela Batista Rodrigues de Barros.
    2. 2015-Atual. Percursos formativos de estudantes participantes do PIBID em IES Mineiras: saberes, praticas e contextos de formacao
      Descrição: Este projeto tem como propósito analisar e compreender percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras, identificando os saberes construídos, aprendizados realizados, desafios enfrentados, especificidades dos contextos de formação e perspectivas de entrada e permanência na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e realização de grupos focais com bolsistas de diferentes IES mineiras participantes do Programa. As análises se pautam em referenciais teóricos do campo da formação e trabalho docente, privilegiando-se as categorias analíticas: saberes docentes; epistemologia da prática; e narrativas autobiográficas. Pretende-se analisar e compreender como professores em formação, atuando em diferentes contextos, constroem e mobilizam saberes, procurando evidenciar os diálogos entre representações e conhecimentos construídos nas trajetórias de vida e formação, os saberes curriculares e acadêmicos e os saberes oriundos da experiência docente. Este estudo pretende contribuir para o avanço das pesquisas sobre formação e trabalho docente e para o aprimoramento de políticas públicas no campo da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / SANTOS, Lorene dos - Coordenador / ALMEIDA JR, Admir S. - Integrante / SANTOS, Andreia dos - Integrante / SOARES, Olavo Pereira - Integrante / GINO, Andreia Silva - Integrante / ARAUJO, Maria Jaqueline de Grammont Machado - Integrante / TAVARES, Adriana Gomes - Integrante / BEZERRA, Emanuela Antunes - Integrante / SARTORI, Elaine Cândida Vieira Marrocos - Integrante / CUNHA, Poliana Santos da - Integrante.
      Membro: Ev' Angela Batista Rodrigues de Barros.
      Descrição: Este projeto tem como propósito analisar e compreender percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras, identificando os saberes construídos, aprendizados realizados, desafios enfrentados, especificidades dos contextos de formação e perspectivas de entrada e permanência na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e realização de grupos focais com bolsistas de diferentes IES mineiras participantes do Programa. As análises se pautam em referenciais teóricos do campo da formação e trabalho docente, privilegiando-se as categorias analíticas: saberes docentes; epistemologia da prática; e narrativas autobiográficas. Pretende-se analisar e compreender como professores em formação, atuando em diferentes contextos, constroem e mobilizam saberes, procurando evidenciar os diálogos entre representações e conhecimentos construídos nas trajetórias de vida e formação, os saberes curriculares e acadêmicos e os saberes oriundos da experiência docente. Este estudo pretende contribuir para o avanço das pesquisas sobre formação e trabalho docente e para o aprimoramento de políticas públicas no campo da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Andreia dos Santos - Coordenador / Lorene dos Santos - Integrante / Ev Angela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Olavo Pereira Soares - Integrante / Admir Soares de Almeida Jr. - Integrante / Andreia Silva Gino - Integrante / Maria Jaqueline de Grammont Machado de A raújo - Integrante / Adriana Gomes Tavares - Integrante / Emanuela Antunes de Bezerra - Integrante / Elaine Cândida Vieira Marrocos Sartori - Integrante / (Poliana dos Santos da Cunha - Integrante / Luciana de Araújo) - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rodrigues - Integrante / Vânia de Fátima Alves Noronha - Integrante.
      Membro: Andreia dos Santos.
    3. 2015-Atual. Saberes docentes e representacoes no discurso do/sobre o professor da educacao basica
      Descrição: O projeto de pesquisa "Saberes docentes e representações no discurso do/sobre o professor na educação básica" deseja realizar um movimento bidirecional em relação ao mapeamento de representações sociais que os docentes - professores em efetivo exercício na rede pública e licenciandos das áreas de Letras e Pedagogia da PUC Minas - participantes demonstram ter: de si mesmos (do seu agir, da sua ambiência de trabalho, dos desafios que enfrentam no cotidiano escolar; das representações implicitadas nos discursos sobre o fazer docente, que lhes chegam de diversas fontes) e das representações de língua portuguesa implicitadas nos discursos sobre o fazer docente, que lhes chegam de diversas fontes) e das representações de língua portuguesa - como objeto de estudo e de ensino, no que se refere à produção de determinados gêneros discursivos. Neste sentido, partimos da observação de inúmeras situações em que os docentes e graduandos demonstram relativa segurança para falar em público em situações de monitoração - em eventos acadêmicos de suas respectivas áreas -, porém demonstram acentuada dificuldade na produção escrita de gêneros acadêmicos que demandam domínio das normas da variedade padrão. A partir desse duplo movimento - em relação ao dizer (conteúdo) e ao saber dizer (configuração dos gêneros), pretendemos contribuir para a formação dos participantes da pesquisa que serão também protagonistas dessa produção de conhecimentos, cuja culminância se dará com a produção de uma revista contendo textos selecionados dentre o acervo construído pelo grupo. Como afirma Nóvoa, a profissão docente "precisa se dizer", mas precisa fazê-lo de forma adequada - e é nesse sentido que se darão os investimentos da equipe de docente "precisa se dizer", mas precisa fazê-lo de forma adequada - e é nesse sentido que se darão os investimentos da equipe de pesquisadores (professoras e bolsistas FIP).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Coordenador / BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ev' Angela Batista Rodrigues de Barros.
    4. 2013-Atual. Leitura e escrita no ensino medio: demandas para a acao e a formacao de professores, caminhos para novas praticas
      Descrição: O projeto visa discutir tanto o aprimoramento das práticas de formação docente, inicial e continuada, quanto à contribuição para a solução de problemas e demandas da educação básica pública em Minas Gerais, no que toca, especialmente, ao ensino médio. Trata-se de proposta de pesquisa aprovada no Edital FAPEMIG 13/2012, Pesquisa em Educação Básica, Acordo CAPES-FAPEMIG, cujas ações se iniciaram em junho de 2013 e se estenderão até junho de 2015, tendo como instituição executora a PUC Minas, e como instituições parceiras o IFMG/Ouro Preto, a Universidade Federal de Viçosa e a Unimontes. Conta-se, ainda, com o envolvimento das seguintes escolas estaduais do Estado: Escola Estadual Bernardo Monteiro (BH), Escola Estadual Dr. Raimundo Alves (Viçosa), Escola Estadual de Ouro Preto (Ouro Preto). Por meio dessa aprovação, o projeto foi contemplado com os seguintes recursos, conforme termo de outorga (Processo APQ-03403-12): 1 bolsa de iniciação científica júnior; 1 bolsa de iniciação científica, 1 bolsa de mestrado e 1 bolsa para professora da educação básica, todas com duração de 24 meses. A partir do conjunto de experiências desenvolvidas pelos pesquisadores envolvidos no projeto, assume-se como desafio a implementação de ações voltadas (i) para a formação inicial e continuada de professores da área de Letras e (ii), articuladamente, para as demandas do ensino médio no que toca aos saberes implicados nas práticas de leitura e de escrita... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Coordenador / IGNACIO, Daniella Lopes Dias Rodrigues - Integrante / HERMONT, Arabie Bezri - Integrante / ASSIS, Juliana Alves - Integrante / GUIMARAES, Jane Quintiliano da Silva - Integrante / LOPES, Maria Ângela Paulino Teixeira - Integrante / CAVALCANTE, Sandra Maria Silva - Integrante / SANTOS, Karine Correia - Integrante / OLIVEIRA, Adilson Ribeiro - Integrante / LEITE, Maria Alzira - Integrante / MORAIS, Marcia Marques - Integrante / MILITAO, Josiane Andrade - Integrante / GUIMARAES, Raquel Beatriz Junqueira - Integrante / SOARES, Rosângela Maria Braga Trotta - Integrante.
      Membro: Ev' Angela Batista Rodrigues de Barros.
    5. 2012-Atual. Tesouro Dialetal Portugues
      Descrição: O projecto TEDIPOR, com duração prevista para dois anos, tem como seu primeiro objectivo e numa primeira fase, proceder à passagem, para suporte informático, da totalidade dos conteúdos dos glossários das monografias dialectais apresentadas às Universidades de Lisboa e de Coimbra entre os anos 40 e 70 do século XX. O projecto pretende reunir, num mesmo corpus, toda esta imensa informação que, por se encontrar dispersa e, de um modo geral, inédita, se torna de difícil acesso. A concretização desta pretensão, idealizada para diferentes fases, virá possibilitar e facilitar a consulta de um valioso património linguístico, até agora praticamente desconhecido, quer por parte de investigadores, quer por parte de outros estudiosos da língua portuguesa. O segundo objectivo do projecto visa a criação de uma base de dados dialectal ? a ser posteriormente disponibilizada em rede ? que permita o armazenamento de outros materiais, a sua consulta e o seu manejo. Uma das finalidades desta base de dados é a de se tornar uma ferramenta de referência na elaboração de dicionários, nomeadamente dialectais, bem como de outros recursos lexicográficos úteis no ensino e no estudo da língua portuguesa. O terceiro objectivo é oferecer aos futuros utilizadores da base de dados a possibilidade de aceder à localização geográfica dos dados e de, com eles, poder construir mapas que patenteiem a sua distribuição (cartografagem). Será uma contribuição valiosa para os estudos dialectais e geolinguísticos pois disponibilizará uma grande quantidade de material até agora de difícil acesso e manejo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Coordenador / HERMONT, Arabie Bezri - Integrante / ANTUNES, Carolina - Integrante / BRANDAO, Silvia Figueiredo - Integrante / SOUZA, Maria José Francisco de - Integrante / RAMOS, Sandra Oliveira - Integrante / MENDES, Tatiana Martins - Integrante.
      Membro: Ev' Angela Batista Rodrigues de Barros.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (51)
    1. I Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-graduação em Letras.Debatedor de teses e dissertações. 2018. (Seminário).
    2. VII Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC.O PIBID como experiência formadora: diálogos entre universidade e escolas e a dimensão do trabalho coletivo. 2018. (Encontro).
    3. XII Seminario Internacional de La Red Estrado.O PIBID como promotor de diálogos entre a universidade e a educação básica: construindo um. 2018. (Seminário).
    4. XII Seminario Internacional de La Red Estrado.Aprendizados com o PIBID: percepções dos alunos bolsistas sobre a dimensão do trabalho coletivo. 2018. (Seminário).
    5. II Seminário de Português como Língua Estrangeira PLE.Desafios para a preparação de materiais didáticos: metodologias adotadas e temas trabalhados pelos países lusófonos. 2017. (Seminário).
    6. Represéntations du mémoire professionel d'etudiants furturs enseignants. 2017. (Outra).
    7. Conferência - ?Les modalités énonciatives de la reprise du discours d?autrui dans les écrits de recherche et les écrits didactiques?. 2016. (Seminário).
    8. Mostra Científica do XIV Simpósio do ICH- Ensino, Pesquisa e Extensão.Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE): criação de metodologias e materiais didáticos. 2016. (Simpósio).
    9. I Colóquio sobre Letramentos Acadêmicos. 2015. (Outra).
    10. Mostra Científica do XIII Simpósio do ICH- Ensino, Pesquisa e Extensão.As relações interpessoais e as práticas pedagógicas como mediadoras na construção dos saberes docentes: uma experiência no PIBID PUC Minas. 2015. (Simpósio).
    11. II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções.Ensino de Língua Portuguesa: um olhar pibidiano sobre as diferentes juventudes e novas possibilidades docentes. 2014. (Simpósio).
    12. XI Seminário de Iniciação à Docência - Encontro Nacional das Licenciaturas.Percursos de formação no PIBID PUC Minas: (re)pensando cenários, práticas pedagógicas e identidades docentes. 2014. (Seminário).
    13. XI Seminário de Iniciação à Docência - Encontro Nacional das Licenciaturas.Reflexões sobre o ethos docente a partir do projeto Livro dos Sentidos: delineando representações, valores e crenças no âmbito da escola básica. 2014. (Seminário).
    14. XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O PIBID e a formação de professores: reflexões e repercussões dessa prática formativa no desenvolvimento profissional docente. 2014. (Encontro).
    15. 61 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos.Projetos sociodiscursivos e formas de recepção dos gêneros notícia e horóscopo. 2013. (Seminário).
    16. II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa.Memorial e validação do saber da experiência: diferentes perspectivas sobre uma prática docente bem sucedida. 2013. (Seminário).
    17. IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. O gênero memorial e a validação do "saber da experiência": três perspectivas sobre uma prática docente bem sucedida. 2013. (Congresso).
    18. XI Simpósio do ICH: Ensino, Pesquisa, Extensão."O gênero memorial e a validação do saber da experiência: três perspectivas sobre uma prática docente bem sucedida". 2013. (Simpósio).
    19. XI Simpósio do ICH: Ensino, Pesquisa e Extensão."A formação docente: construindo uma nova relação com a escola" (mesa-redonda). 2013. (Simpósio).
    20. XIX Encontro Nacional do ForExt - Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária. 2013. (Encontro).
    21. Educação, Docência e Gestão: a Pedagogia em Debate.Os diferentes espaços educativos na formação de professores.. 2012. (Seminário).
    22. I Fórum Mineiro de Coordenadores PIBID CAPES. 2012. (Seminário).
    23. IV Semana de Ciência, Arte e Política - SCAP.Territórios Rede: as linhas de força da periferia (Extensão). 2012. (Seminário).
    24. Jornada Análises do Discurso, Hoje.. 2012. (Seminário).
    25. Semana de Avaliação e Planejamento da PUC - Curso Ciências Contábeis. 2012. (Oficina).
    26. VII Seminário de Extensão Universitária.A Extensão das/nas Licenciaturas. 2012. (Seminário).
    27. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas - ICH.Gramática e Construção de Sentido (minicurso). 2012. (Simpósio).
    28. Diálogos Ibero-Americanos sobre Etnografia na Educação. 2011. (Outra).
    29. Encontro de Formação de Educadores do Programa Escola Integrada.Ler o Mundo Enxergando o Outro. 2011. (Oficina).
    30. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente / VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.A fornação de formadores no âmbito do PIBID PUC Minas: diálogos entre a universidade e as escolas de educação básica. 2011. (Encontro).
    31. IV Seminário de Teses e Dissertações - IV SETED.Sessão de Debates 21: Variação e Mudança Linguística. 2011. (Seminário).
    32. IX Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa: Universidade e Comunidade, Mútuas Implicações.Universidade e Comunidade, Mútuas Implicações: a Experiência do PIBID PUC Minas. 2011. (Simpósio).
    33. Semana de Formação de Educadores do Programa Escola Integrada.Letramentos e suas implicações. 2011. (Oficina).
    34. VI Seminário de Extensão da PUC Minas.Infância, Juventude e Educação. 2011. (Outra).
    35. Encontro de Formação de Professores - SEE MG.Sequências Didáticas: uma abordagem teórico-metodológica. 2010. (Encontro).
    36. Encontro de Formação de Professores - SEE MG.Aspectos didáticos: a indicação literária. 2010. (Encontro).
    37. Encontro de Professores de Língua Portuguesa - SEE MG.A Organização dos Conteúdos do CBC de Ensino Fundamental. 2010. (Encontro).
    38. XVII Seminário de Letras: Ensino, Aprendizagem, Desafios.Coordenação Mesa Redonda - "Violência na Escola". 2009. (Seminário).
    39. XVII Seminário de Letras - PUC Minas São Gabriel.Violência na Escola (Coordenação de minicurso). 2009. (Seminário).
    40. XI Enfoque Letras.Variação e Mudança Linguística. 2008. (Seminário).
    41. "V Simposio de Mostra Integrada de Pesquisas - As Cïências do Humano no Universo do Conhecimento"."Gramática e construção do sentido". 2007. (Simpósio).
    42. II PUC Betim Debate Educação - Seminário Integrado Pós-graduação Letras e Matemática."Educação e prática social: formação do professor, letramento linguístico e matemático. 2007. (Seminário).
    43. V Seminario Internacional da ABRALIN - Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Congresso).
    44. XIII Seminário de Letras."Professor, que profissáo é essa?". 2007. (Seminário).
    45. I PUC Betim Debate Educação - Desafios para a formação continuada de professores.Práticas de Leitura. 2006. (Seminário).
    46. Variação e mudança na expressão da posse no PB.54º Seminário do GEL. 2006. (Seminário).
    47. VIII Seminário PROGRAD: a formação geral no ensino superior.Visões sobre o ENADE - instrumento de avaliação do ensino superior. 2006. (Seminário).
    48. XI Seminário de Letras."Sintaxe e discurso". 2006. (Oficina).
    49. Expressão clítica de posse.53º Seminário do GEL. 2005. (Seminário).
    50. VI Seminário do Projeto para a Historia do Português Brasileiro.VI Seminário do Projeto Para a História do Português Brasileiro. 2004. (Seminário).
    51. !º Ciclo de Experiências, Práticas e Vivências Pedagógicas.Ensino gramatical: problemas e perspectivas. 2003. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. BARROS, Ev' Angela B. R.; SANTOS, Andreia dos ; FAZZI, Rita C. ; CAMPOS, Sânia M. ; ROSSI, Maria de Fátima P. ; PINTO, Joélcio F.. A Construção Social do Aluno e o Papel Institucional da Escola - Projeto Observatório da Escola. 2015. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros ⇔ Andreia dos Santos (4.0)
      1. BARROS, Ev' Angela B. R.; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; SANTOS, Andrea dos (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Infâncias e Adolescências: Cidadania em Construção. 01 ed. Belo Horizonte: FUMARC, 2015. v. 1000, p. 296.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRAMBILLA, Rosa (Org.) ; MARTINS, Fernanda F. (Org.) ; CAMPOLINA, Fernanda (Org.) ; BARROS, Ev' Angela B. R. (Org.) ; SANTOS, Andreia dos (Org.) ; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Família e primeira infância. 01 ed. Belo Horizonte: Obras Educativas Jardim Felicidade, 2015. v. 01, p. 96.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BARROS, Ev' Angela B. R. Movimentos do PIBID - conversas de quem escolhe(u) ser professor. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      4. BARROS, Ev' Angela B. R. Pós graduação em Leitura e Produção de Texto. 2006. Curso de curta duração ministrado/Especialização
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros ⇔ Joelcio Fernandes Pinto (2.0)
      1. BARROS, Ev' Angela B. R.; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; SANTOS, Andrea dos (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Infâncias e Adolescências: Cidadania em Construção. 01 ed. Belo Horizonte: FUMARC, 2015. v. 1000, p. 296.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRAMBILLA, Rosa (Org.) ; MARTINS, Fernanda F. (Org.) ; CAMPOLINA, Fernanda (Org.) ; BARROS, Ev' Angela B. R. (Org.) ; SANTOS, Andreia dos (Org.) ; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Família e primeira infância. 01 ed. Belo Horizonte: Obras Educativas Jardim Felicidade, 2015. v. 01, p. 96.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros ⇔ Maria de Fatima Pereira Rossi (2.0)
      1. BARROS, Ev' Angela B. R.; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; SANTOS, Andrea dos (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Infâncias e Adolescências: Cidadania em Construção. 01 ed. Belo Horizonte: FUMARC, 2015. v. 1000, p. 296.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRAMBILLA, Rosa (Org.) ; MARTINS, Fernanda F. (Org.) ; CAMPOLINA, Fernanda (Org.) ; BARROS, Ev' Angela B. R. (Org.) ; SANTOS, Andreia dos (Org.) ; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Família e primeira infância. 01 ed. Belo Horizonte: Obras Educativas Jardim Felicidade, 2015. v. 01, p. 96.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros ⇔ Rita de Cassia Fazzi (1.0)
      1. BARROS, Ev' Angela B. R.; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; SANTOS, Andrea dos (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Infâncias e Adolescências: Cidadania em Construção. 01 ed. Belo Horizonte: FUMARC, 2015. v. 1000, p. 296.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros ⇔ Rita de Cassia Fazzi (1.0)
      1. BARROS, Ev' Angela B. R.; FAZZI, Rita C. (Org.) ; CAMPOS, Sânia M. (Org.) ; SANTOS, Andrea dos (Org.) ; PINTO, Joélcio F. (Org.) ; ROSSI, Maria de Fátima P. (Org.). Infâncias e Adolescências: Cidadania em Construção. 01 ed. Belo Horizonte: FUMARC, 2015. v. 1000, p. 296.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 14/02/2019 11:42:54