Grupo Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação(JPPPSE)

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 34

2018

1.   2018-Atual. ARGONAUTAS Plataforma virtual sobre trajetorias educacionais
Descrição: Visa conhecer o novo perfil estudantil que tem chegado à UNIRIO, mas com pesquisas que levem em conta também suas demandas e expectativas, pois a incorporação de seu olhar é fundamental no desenho de políticas universitárias mais focadas. Centra nas mudanças havidas no acesso e permanência de estudantes da UNIRIO após uma década do programa REUNI e da criação de novos marcos legais, como a Lei de Cotas. Nesse cenário, interessa pesquisar os impactos de tais políticas nas trajetórias educacionais de indivíduos concretos, tendo os estudantes de graduação e de pós-graduação como sujeitos desta pesquisa. O objetivo da plataforma ARGONAUTAS é desenvolver uma Tecnologia Social (TS) de mapeamento, reflexão e difusão de informações sobre as trajetórias escolares de graduandos e pós-graduandos da UNIRIO gerida pelos próprios estudantes, funcionando como um espaço de ?Educação pelos Pares? . Interessa que desenhem, juntos, metodologias de levantamento de informações sobre seus percursos educacionais, antes e durante a universidade, mas focando nos desafios para sua permanência com qualidade no Ensino Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Rachel Alonso - Integrante / Gabriel Martinez - Integrante / Juliana Barbosa - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.
2.   2018-Atual. JOVENS COM CAUSA.COM Um estudo sobre narrativas autobiograficas e expressoes artisticas entre jovens om militancias politicas e religiosas.
Descrição: Projeto desenvolvido como Bolsista Produtividade 1B.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Regina Celia Reyes Novaes - Coordenador / Eliane Ribeiro - Integrante / Diogenes Pinheiro - Integrante.
Membro: Regina Celia Reyes Novaes.
3.   2018-Atual. Juventude, educacao e trabalho
Descrição: Considerando que somente em fins da década de 1990 o país conseguiu universalizar o ensino fundamental e que cerca de metade dos jovens entre 15 e 17 anos está fora do ensino médio, fica claro o enorme desafio que se coloca para a elevação da escolaridade dos jovens brasileiros. No que se refere especificamente ao ensino médio, os últimos anos foram marcados por uma intensa mobilização dos jovens secundaristas, que têm colocado em questão a precária infraestrutura das escolas públicas, o autoritarismo muitas vezes dominante na relação docente/discente, especialmente por parte de direções de escolas não-eleitas pela comunidade escolar, e a qualidade do currículo para este segmento. Tido historicamente com um gargalo nas políticas educacionais e nas políticas de juventude, esse segmento passou por longos períodos de debate sobre a necessidade de sua reformulação, tanto no governo federal e seus conselhos, como também no poder legislativo. Mas, desconsiderando o conjunto de debates realizados entorno do Ensino Médio, o governo atual, editou as atuais mudanças no ensino médio propostas para o país a partir da Medida Provisória (MP) nº 746/2016, aprovada e transformada na Lei nº 13.415, de fevereiro de 2017. A citada reforma é defendida sob o argumento da criação da possibilidade de ?escolha pelo aluno do seu percurso formativo? e de ?uma preocupação com ensino técnico e integral?, mas não toca em questões centrais, tais como os gargalos da baixa qualidade, da defasagem idade série, da evasão e, acima de tudo, que condições serão criadas para ampliar as possibilidades de escolha dos jovens estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Mônica Peregrino - Integrante / Eliane Ribeiro - Integrante / Carlos Eduardo Cardoso - Integrante / Rachel Alonso - Integrante / Juliana de Souza Barbosa - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.
4.   2018-Atual. Trajetorias Juvenis: o ensino medio em questao.Um estudo sobre encontros e desencontros entre educacao, direitos e politicas publicas.
Descrição: Projeto apresentado para o Programa de Pós Graduação Em Educação da UNIRIO.. Seu objetivo é compreender um fenômeno recente que se caracteriza por múltiplas entradas e saídas de jovens do sistema escolar e do mundo do trabalho. O Projeto foi estruturado a partir das seguintes questões; 1) Experiência e Subjetividade: para que serve o Ensino Médio? 2) Jovens "nem, nem"? O que essa expressão revela e o que ela esconde? 3)Condições para conciliar estudo e trabalho: mudanças necessárias; 4) Estágios e Lei da Aprendizagem: o que precisa mudar? Em resumo, por meio de informações quantitativas disponíveis, bem como de entrevistas e grupos focais o Projeto busca contribuir para o debate público e para a formulação de políticas públicas voltadas para o ensino médio que venham a atender as demandas da juventude já anunciadas no Estatuto da Juventude .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Celia Reyes Novaes - Coordenador / Eliane Ribeiro - Integrante / Diogenes Pinheiro - Integrante / Monica Peregrino - Integrante.
Membro: Regina Celia Reyes Novaes.

2017

1.   2017-Atual. Juventude: politicas publicas, processos sociais e educacao
Descrição: O Grupo de Pesquisa atua desde 2010, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, envolvendo pesquisadores e estudantes de distintas formações e experiências, na produção de pesquisas e intervenções de caráter interdisciplinar. Desde sua criação, desenvolve ações conjugando pesquisa, extensão e ensino. Seu eixo condutor está centrado no debate sobre a construção de políticas públicas no campo que aproxima educação e juventude, as relações sociais que as sustentam, seus sujeitos, necessidades, demandas, territórios, com destaque para intersecções com a educação de jovens e adultos, ensino superior, educação rural e educação nos movimentos sociais. As avaliações e pesquisas produzidas têm como perspectiva incidir na construção, vigência, monitoramento e ampliação de políticas públicas educacionais com maior qualidade social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Luiz Carlos de Souza - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Diógenes Pinheiro - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante.
Membro: Luiz Carlos de Souza.

2016

1.   2016-2017. Autonomia e emancipacao: analise do ciclo recente de politicas publicas de juventude no Brasil (2005-2015)
Descrição: Esta pesquisa está vinculada à Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO, especificamente ao Grupo de Pesquisa Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação. O tema da pesquisa é o ciclo de políticas públicas de juventude compreendido no período entre 2005-2015, focalizando programas experimentais em busca de elementos para a construção de perfis socioeconômicos, familiares, educacionais e culturais de jovens e de educadores que participaram dos dois programas governamentais em foco: ?Projovem Urbano? e ?Estação Juventude?. Ambos estão em execução e possuem bases de dados atualizadas, que permitem a construção de uma série histórica, além de possibilitarem a comparação com experiências internacionais de políticas de juventude. Interessa pensar os limites e as possibilidades de programas de aceleração educacional e profissional nos processos de transição para a vida adulta. Visa refletir sobre a diversidade da experiência da juventude contemporânea, como forma de rever os indicadores sociais e educacionais que tentam captar uma condição juvenil marcada, cada vez mais, por novas formas de vulnerabilidade, por entradas e saídas do sistema educacional e do mundo do trabalho, mas, também, por diferentes maneiras de estar no mundo, mediadas por meios inovadores de comunicação e de formação de redes de conhecimento. 2015. Com base nessa experiência, esta pesquisa busca aprofundar a discussão sobre direitos dos jovens, estabelecidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 05 de agosto de 2013), concentrando-se em seu primeiro e, certamente, mais fundamental e transversal a todos os direitos ali expressos, que é o Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, base para a promoção do princípio fundamental que rege este documento, que a busca de autonomia e emancipação dos jovens. A pesquisa se desdobra em duas etapas: 1) Conceitual: balanço de uma década de políticas públicas de juventude no Brasil (2004-2014), elencando e sistematizando conceitos fundamentais, políticas, programas, metodologias e perfil dos sujeitos participantes; 2) Técnica: Elaboração de um aplicativo, disponível em tecnologia para múltiplas plataformas digitais (PCs, Smartphones, Tabelets etc.), a ser usado, de modo experimental, nos dois programas de juventude em análise, para sistematizar a trajetória dos jovens que acessam, disponibilizado tal tecnologia para o processo de qualificação da equipe local. Parte da premissa de que A participação juvenil é considerada o eixo estruturante no desenho das políticas sociais, tanto governamentais quanto da Sociedade Civil, pois os jovens deixaram de ser vistos como objetos de tutela ou beneficiários das ações do Estado e passaram a ser pensados como atores relevantes na formulação e implementação das políticas no campo da juventude. Porém, avançar da afirmação deste princípio democrático para a garantia efetiva da participação juvenil, em todas as etapas das políticas em curso, constitui, ainda, um desafio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Carlos Eduardo Cardoso - Integrante / Yasmin Borges - Integrante / Rachel Alonso - Integrante / Mariana Bonfim Cruz - Integrante / Maria Drumond - Integrante / Carlos Eduardo Cardozo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
Membro: Diogenes Pinheiro.

2014

1.   2014-2015. Diagnosticos, Subsidios e Acoes Participativas para o Fortalecimento da Politica Nacional de Juventude
Descrição: Diagnóstico dos dez anos de Política Nacional de juventude, elaboração de subsídios conceituais e metodológicos para a construção participativa do Plano Nacional de Juventude, por meio do levantamento de informações integradas e pesquisas referentes à temática de políticas públicas para a juventude, na perspectiva de pensar os jovens como sujeitos de direitos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / FARAH NETO, Miguel - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante / luiz Carlos de Souza - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Juventude - Cooperação. Número de produções C, T A: 2
Membro: Diogenes Pinheiro.
2.   2014-2015. O papel do poder publico no desenvolvimento das artes cenicas para a infancia e juventude em estados brasileiros de menor indice de acoes culturais
Descrição: Este projeto propõe um mapeamento nacional sobre espaços culturais para a infância e juventude, a partir da compreensão que a oferta de tais espaços inserem-se entre os direitos fundamentais de cidadania e que cabe, em grande parte, ao Estado garantir sua oferta e qualidade. A noção de territórios culturais presente em diversos autores contemporâneos embasam a perspectiva aqui proposta, de mapear presenças e ausências de equipamentos culturais de arte cênica como um indicador para compreensão do grau de investimento e garantia de direitos culturais à população desses municípios. As barreiras socioeducacionais têm determinantes de várias origens (econômicas, raciais, de gênero etc.), mas gostaria de destacar um aspecto relativamente pouco abordado que são os estigmas territoriais, geralmente associados à carência de equipamentos culturais. As comunidades populares (periferias pobres ou favelas) são espaços de múltiplas carências, particularmente para a juventude. A ausência de equipamentos públicos de educação e cultura somada à presença envolvente do narcotráfico tem transformado a experiência dos jovens habitantes desses territórios em algo no qual a palavra genocídio não é uma mera figura de linguagem. Os jovens brasileiros estão entre os grupos socialmente mais vulneráveis, pois são eles os que mais morrem e os que mais matam no Brasil. A vulnerabilidade dos jovens brasileiros é definida, principalmente, por sua baixa escolaridade, que os condena a reproduzir a pobreza que sua família enfrenta, somada à presença de uma sociedade consumista, de um mundo do trabalho que os excluí e da presença do narcotráfico que oferece ganhos imediatos a curto prazo. O resultado é a perda da sua capacidade de se projetar no futuro, tanto individual quanto coletivamente, reforçando comportamentos de risco, como sexo sem proteção, uso de drogas e interrupção de sua jornada educacional, o que reproduz, de forma ampliada, a pobreza e a violência, que passam a estar associadas diretamente às suas comunidades. As propostas mais efetivas de redução da vulnerabilidade têm utilizado a cultura como ferramenta de conscientização, formação e transformação da autoimagem desses jovens, como uma porta de entrada para o mundo da leitura, educação e formação continuada em busca de melhores empregos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Josiane Silva - Integrante / Marina Ribeiro - Integrante / Ricardo Sckhöpke - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.

2013

1.   2013-2015. Avaliacao da implantacao do Programa Estacao Juventude no Brasil
Descrição: O trabalho visa avaliar as condições, limites e possibilidades da implantação do projeto piloto do Programa Federal Estação Juventude, destinados aos jovens de 15 a 29 anos, em 20 municípios brasileiros, vinculado à Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência da República.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Regina Reyes Novaes - Integrante / Monica Peregrino - Integrante / Helena Abramo - Integrante / Olivia Maria Costa Silveira - Coordenador / Vládia Jucá - Integrante / Adriano Oliveira - Integrante.
Membro: Miguel Farah Neto.
2.   2013-2014. Perfil dos Estudantes Cotistas da UNIRIO, 2013
Descrição: Em 2013, todas as universidades públicas federais adotaram sistemas de ações afirmativas, nas suas diferentes formas de combinação de cotas raciais e sociais para o acesso à instituição, além de as políticas de permanência terem se expandido consideravelmente. No entanto, a presença progressiva de estudantes universitários de origem popular está entre os fenômenos mais recentes e pouco estudados da também jovem democracia brasileira. Remonta à década de 1990, quando a presença de movimentos sociais, como os pré-vestibulares populares, geralmente organizados nas periferias e com ênfase no viés racial da desigualdade social em nosso país, foram os primeiros a questionar o caráter ainda elitista da universidade. Vista do início da década de 2000, a agenda das ações afirmativas no ensino superior não parecia tão promissora. Ao contrário, gerou muito mais críticas do que adesões. Apesar disso, a educação superior, pensada como um direito, não é algo natural no destino educacional de grande parte dos jovens brasileiros, o que nos coloca distantes da Meta 12 do Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, que prevê a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. Sem desconhecer a complexidade do problema, acreditamos que ações sistemáticas e planejadas de aproximação entre a universidade e as escolas públicas de nível fundamental e médio são possíveis e necessárias se queremos, efetivamente, avançar em direção a uma sociedade escolarizada e democrática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Milena Martins Medina - Integrante / Ricardo da Silva Fernandes - Integrante / Josiane Silva - Integrante / Jonas Sales - Integrante / Marina Ribeiro - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.
3.   2013-2013. Subsidios Conceituais para o Programa Estacao Juventude
Descrição: Descrição: Balanço da produção internacional e nacional sobre juventude, bem como análise de experiências de equipamentos públicos de juventude implementados nas últimas décadas. Produção de sínteses dos principais conceitos que incidem sobre a juventude, como participação, direitos, território, moratória jovem, autonomia e emancipação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Diógenes Pinheiro - Integrante / Regina Reyes Novaes - Coordenador / Monica Peregrino - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.
Descrição: Balanço da produção internacional e nacional sobre juventude, bem como análise de experiências de equipamentos públicos de juventude implementados nas últimas décadas. Produção de sínteses dos principais conceitos que incidem sobre a juventude, como participação, direitos, território, moratória jovem, autonomia e emancipação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / NOVAES, Regina Reyes - Coordenador / Miguel Farah Neto - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.

2011

1.   2011-2012. Conferencia Nacional de Juventude: perfil dos participantes e sistematizacao analitica dos encontros estaduais e locais
Descrição: Levantamento de perfis de novos atores políticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Diógenes Pinheiro - Integrante / Regina Reyes Novaes - Integrante.
Membro: Miguel Farah Neto.
Descrição: LEVANTAMENTO DE PERFIS DE NOVOS ATORES POLÍTICOS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / NOVAES, Regina Reyes - Integrante / Miguel Farah Neto - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.
2.   2011-2011. Contribuicoes do Brasil no ambito da iniciativa de alfabetizacao para o empoderamento (LIFE Literacy Initiative for Empowerment).
Descrição: Pesquisa baseada em análise documental e entrevistas, buscando conhecer os avanços das contribuições brasileiras no campo da alfabetização de jovens e adultos, com vistas ao seu empoderamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Ana Karina Brenner - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.
3.   2011-2012. Violencia e convivencia nas escolas
Descrição: Pesquisa qualitativa realizada em escolas públicas de cinco estados da federação, buscando propor alternativas para a redução da violência que atinge a comunidade escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Rosa Virgínia Melo - Integrante / Maria Eugênia Carvalho de la Roca - Integrante / Claudio Dantas Monteiro - Integrante / Marisa Feffermann - Integrante / Luis Fellipe de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.

2009

1.   2009-2012. Juventude e educacao: perfis, demandas e necessidades dos jovens e educadores do ProJovem Urbano
Descrição: Analisar perfis, demandas e necessidades dos jovens e educadores que têm acessado os programas de juventude, em particular, o Projovem Urbano. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Coordenador.
Membro: Diogenes Pinheiro.
2.   2009-2011. Perfil dos jovens alunos do Projovem Prisional
Descrição: Levantamento do perfil dos alunos participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Prisional, nos estados do Rio de Janeiro e Acre. Resulta da análise dos dados coletados no momento da inserção dos estudantes no programa (survey). Foram abordados os seguintes eixos temáticos: identificação, arranjo familiar; trajetória escolar; trabalho/atividade e participação social; avaliação do Programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Ana Maria Alexandre Leite - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Diógenes Pinheiro - Integrante / Maria Emilia Barrios Rodrigues - Integrante.
Membro: Miguel Farah Neto.
Descrição: Levantamento do perfil dos alunos participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Prisional, nos estados do Rio de Janeiro e Acre.Resulta da análise dos dados coletados no momento da inserção dos estudantes no programa ( survey). Foram abordados os seguintes eixos temáticos: identificação, arranjo familiar; trajetória escolar; Trabalho/atividade e participação social; avaliação do Programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / FARAH NETO, Miguel - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / Ana Leite - Integrante / Maria Emilia Barrios Rodrigues - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.

2008

1.   2008-2009. Avaliacao Diagnostica do Programa Ciencia em Foco no Distrito Federal
Descrição: Avaliação do impacto decorrente da implementação do Programa Ciência em Foco nas séries/anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Coordenador / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante.
Membro: Miguel Farah Neto.
2.   2008-2010. Caminhos da Juventude: Saude, Educacao e Cultura em Favelas Cariocas
Descrição: Este projeto tem seu foco na saúde, porém parte-se do princípio de que os comportamentos de risco na vida sexual desses jovens têm a ver com a ausência e/ou dificuldade de conceber e realizar projetos de médio e longo prazo. O abandono precoce das redes educacionais, o ingresso subalterno no mercado de trabalho, a reprodução da pobreza em meio a uma sociedade hedonista, marcada pela lógica veloz do consumo, que exclui sistematicamente esses jovens, induz a que busquem satisfação imediata em comportamentos de risco social, que inclui o uso de drogas, sexo sem preservativos e, no limite, o ingresso em redes sociais criminosas. A pesquisa está sendo realizada em duas comunidades populares (favelas) da cidade do Rio de Janeiro: Chapéu Mangueira e Babilônia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): UNESCO França - Auxílio financeiro.
Membro: Diogenes Pinheiro.

2007

1.   2007-2007. Avaliacao do Programa CTC: Ciencia e Tecnologia com Criatividade nos Municipios de Salvador e Belo Horizonte
Descrição: Avaliação qualitativa do impacto decorrente da implementação do Programa CTC em escolas das redes públicas municipais de Salvador (Bahia) e Belo Horizonte (Minas Gerais).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Coordenador / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 2
Membro: Miguel Farah Neto.
2.   2007-2009. O impacto dos pre-vestibulares populares na UNIRIO
Descrição: Projeto de pesquisa ligado à pesquisa nacional denominada "Acesso de estudantes de origem popular: diferentes desafios e estratégias" (SECAD/MEC). Pesquisa quantitativa e qualitativa que mapeou o presença de estudantes da UNIRIO oriundos de pré-vestibulares populares, o perfil dos pré-vestibulares de onde vieram e os desafios que esses estudantes enfrentarm para ingressar no ensino superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Sandra Albernaz e Medeiros - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Diogenes Pinheiro.
3.   2007-2010. Projeto sobre as condicoes de Educacao e Saude nas Comunidades do Chapeu Mangueira e Babilonia, Leme, Rio de Janeiro
Descrição: Criação de uma rede integral de proteção social formada, prioritariamente, por jovens, tanto estudantes universitários quanto jovens moradores das comunidades atendidas. O diálogo entre a universidade e as comunidades populares se dará a partir da troca de experiências teóricas e práticas, materializadas no trabalho de extensão, entre esses segmentos da juventude, orientados e acompanhados por profissionais habilitados e experientes (Doutores e Mestres). Os objetivos são: (i) produzir diagnósticos sobre a situação educacional e de acesso á saúde da juventude local; (ii) criar uma rede de agentes multiplicadores no campo da saúde, educação e cultura. Esta rede deve ser gerida conjuntamente por jovens, instituições públicas, através das parcerias entre projetos da universidade e das Secretarias de Estado, e instituições comunitárias locais, como as Associações de Moradores, que têm tido um papel fundamental para viabilizar espaços para o desenvolvimento dos projetos em curso. As Metas são: (i) a construção de uma rede de agentes multiplicadores nas áreas de saúde, educação e cultura; rede esta, formada por jovens da comunidade, estudantes universitários, professores, lideranças comunitárias, agentes do Estado e membros de movimentos associativos, sociais e entidades da Sociedade Civil; (ii) a produção de um banco de dados sobre a situação de educação e saúde com a juventude local, a partir da realização de surveys. SESU/MEC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Sônia Middleton - Integrante.
Membro: Diogenes Pinheiro.

2005

1.   2005-2006. Avaliacao do Projeto Escola Aberta para a Cidadania no Estado do Rio Grande do Sul
Descrição: Avaliação qualitativa e quantitativa do desenvolvimento e dos resultados do Projeto, adotado por algumas escolas do estado, visando produzir contribuições à sua continuidade e expansão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Maria Fernanda Rezende Nunes - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.

2004

1.   2004-2006. Avaliacao Diagnostica dos programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
Descrição: Avaliação em cinco Estados Brasileiros dos programas dedicados ao campo da Educação de Jovens e Adultos, desenvolvida pela SECAD/MEC. O estudo foi feito em parceria UNESCO, UNIRIO e MEC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Ana Maria Alexandre Leite - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Alexandre da Silva Aguiar - Integrante / Aída Bezerra - Integrante / Jane Paiva - Integrante.
Membro: Miguel Farah Neto.
2.   2004-2007. O Perfil dos Estudantes da UNIRIO Residentes em Espacos Populares
Descrição: Projeto de Pesquisa que busca identificar o perfil dos estudantes da UNIRIO oriundos de comunidades populares, como favelas, conjuntos habitacionais e periferias. O objetivo é traçar a trajetório desses estudantes, especialmente desde o término do ensino médio e as estratégias que desenvolveram para ingressar na universidade, bem como os desafios que enfrentam para se manter no ensino superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Lívia Xavier Fernandes - Integrante. Financiador(es): Departamento de Pesquisa UNIRIO - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
Membro: Diogenes Pinheiro.

2003

1.   2003-2003. Jovens moradores do Caju. Diagnostico das Escolas
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as escolas onde os jovens residentes do Complexo do Cajú estudam. para tanto foram feitas perguntas sobre o perfil dos funcionários (diretor, professores, coordenadores pedagógicos), problemas de funcionamento e segurança, infra-estrutura da escola, orçamento, avaliação dos alunos, bem como os programas realizados com a escola. A pesquisa servirá de instrumento para conhecer a realidade das escolas da região e susidiar definições de políticas públicas com vista a uma melhoria da qualidade de ensino dos jovens residentes nessa comunidade popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Instituto de pesquisa agronômica laboratório de Economia Aplicada INRA LEA - Auxílio financeiro.
Membro: Diogenes Pinheiro.
2.   2003-2004. Perfil dos professores Brasileiros
Descrição: Pesquisa realizada com 5 mil docentes de escolas públicas e privadas das regiões urbanas do país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Maria Fernanda Rezende Nunes - Coordenador / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.

2002

1.   2002-2003. A Formacao de pesquisadores em favelas cariocas
Descrição: Pesquisa sobre o fenômeno da favelização na cidade do Rio de Janeiro a partir da coordenação de núcleos de pesquisa instalados em favelas cariocas, a saber: 1) Chapéu Mangueira/ babilônia; 2) Cantagalo/ Pavão-Pavãozinho; 3) Maré; 4) Vila Kennedy; 5) Rio das Pedras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): IETS - Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade - Cooperação / Fundação Ford - Auxílio financeiro.
Membro: Diogenes Pinheiro.
2.   2002-2003. Escolas Inovadoras: experiencias bem-sucedidas em escolas publicas
Descrição: Pesquisa realizada em 14 unidades da federação sobre as escolas públicas que a partir de situações criativas e inovadoras superaram os diversos problemas que se apresentam no dia a dia das escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Miriam Abramovay - Integrante / Ana Maria Alexandre Leite - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / João Paulo Macedo e Castro - Integrante / Maria Angela Carvalho de Oliveira Muniz - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.

2001

1.   2001-2002. Avaliacao do Programa Abrindo Espacos no Estado da Bahia desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educacao da Bahia em convenio com a UNESCO
Descrição: Avaliação do Programa Abrindo Espaços, concebido pela UNESCO em parceria com o governo da Bahia, nas escolas estaduais de educação do estado. Esta pesquisa gerou uma publicação intitulada "Avaliação do Programa Abrindo Espaços da Bahia", Unesco, 2003.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / João Paulo Macedo e Castro - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Miguel Farah Neto.
2.   2001-2003. Avaliacao do Programa Escola de Paz desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educacao em convenio com a UNIRIO
Descrição: Avaliação do Programa Escolas de Paz, desenvolvido nos anos de 2001, 2002 e 2003 pelas escolas estaduais do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Miguel Farah Neto - Integrante / Miriam Abramovay - Integrante / Ana Maria Alexandre Leite - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Maria Fernanda Rezende Nunes - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Maria Angela Carvalho de Oliveira Muniz - Integrante. Número de produções C, T A: 2
Membro: Miguel Farah Neto.
3.   2001-2003. Educacao e Trabalho em Favelas Cariocas
Descrição: Pesquisa realizada nas comunidades populares do Chapéu Mangueira e Babilônia, situadas na zona sul carioca, analisando a relação entre escolaridade e inserção no mundo do trabalho, de modo geral, e o papel que movimentos comunitárias têm tido, desde de 1990, na busca de superação do destino social de jovens moradores dessas comunidades. Analisou-se, particularmente, o surgimento de movimentos ligados á educação e cultura, como um pré-vestibular comunitário. Buscou-se entender o perfil dos professores e alunos envolvidos nessa experiência, bem como os resultados alcançados em um período de cinco anos de atuação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Elionalva Souza e Silva - Integrante / Lívia de Souza Vidal - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
Membro: Diogenes Pinheiro.
4.   2001-2002. Efetividade da Escola Publica de Minas Gerais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Carlos de Souza - Integrante / José Francisco Soares - Integrante / Maria Teresa Gonzaga Alves - Coordenador / Flávia Alexandra de Oliveira Torres Mari - Integrante / José Arnaldo Fernandes Filho - Integrante / Luciana dos Reis Batista - Integrante / Luciano Campos da Silva - Integrante / Rosalina Maria Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
Membro: Luiz Carlos de Souza.
5.   2001-2003. Observatorio de Favelas do Rio de Janeiro: o fenomeno da favelizacao carioca
Descrição: Pesquisa realizada em favelas cariocas, a partir da constituição de núcleos de pesquisa em 6 comunidades populares: Cantagalo, Chapéu Mangueira, Babilônia, Maré, Rio das Pedras, Vila Kennedy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Diogenes Pinheiro.

1995

1.   1995-1999. Liderancas Politicas em Assentamentos Rurais - Tese de Doutorado IFCH-UNICAMP
Descrição: Análise do papel das lideranças rurais em um assentamento rural no estado do Rio de Janeiro. Partindo da observação da relação entre lideranças e participantes dos movimentos sociais em questão (sindicato e Associações de produtores), o estudo se concentrou nos diferentes perfis de lideranças surgidas, suas relações com o poder público local, estadual e federal. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Diogenes Pinheiro.


Data de processamento: 14/02/2019 11:43:10