Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gerações, Percursos de vida e Processos Educativos(NEPGPVPE)

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 76

2018

1.   Laerte Rupre Tsimbarana. PEDAGOGIA A´UWE : PROCESSOS EDUCATIVOS,CONHECIMENTOS E TRADIÇÕES DO POVO XAVANTE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   LAERTE RUPRÉ TSIMBARANA´Õ. PEDAGOGIA A´UWE : PROCESSOS EDUCATIVOS,CONHECIMENTOS E TRADIÇÕES DO POVO XAVANTE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
3.   Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Sarau da palavra encantada no cantinho Girassol: Um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   NAYRA REJANE ROLIM GOMES. COMO BRINCAM AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JAMARY DOS PRETOS EM TURIAÇU ? MA. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, . 2018.
Supervisor: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2017

1.   Ariely Ferreira Tavares. Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: entre vivências, saberes e movimentos de deslocamentos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Carlos Carvalho Cavalheiro. Tá vendo aquele edifício, moço?': lugares de memória, produção da invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
3.   Flávia Ginzel. É tempo de travessia: os múltiplos caminhos dos jovens universitários para a vida adulta. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
4.   Hercules Soares de Almeida. Coletivo Cê Processos e percursos de desterritorialização: aprendendo com a experiência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
5.   Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Cantinho girassol Espaço cultural na periferia de sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
6.   Monize Laís Fernandes Machado. Cineclube Sinergia: um projeto de extensão sobre diálogos, olhares e experiência. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
7.   Rebeca Pereira Batalim Rala. Corpos emaranhados, possibilidades de movimento, ruptura e criação: reflexões sobre subjetividade, singularidade e processos educativos. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
8.   Silvânia Chaves. Reafirmando a politicidade da educação a partir da experiência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2016

1.   Adriano Ramos Marthi. Educação e direitos Humanos: Uma visita à terra do nunca. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Alessandra Regina Gama. Canjerê: uma performance cartográfica em patrimônio cultural, educação e africanidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
3.   Ana Lúcia Castro. ANCESTRALIDADE E CONTEMPORANEIDADE: O JONGO COMO UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.. (Graduação em Biologia LIcenciatura Integral) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Caio Rennó José. "Apanhando desperdícios" ou "contra o desperdício da experiência": Cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
5.   Elaine Roberta Silvério Machado. No caminho de Tikorô,um lagarto: Cartografias do percurso do cuidado na educação, aprendendo com o povo Dagara e a filosofia ubuntu. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
6.   Elisa Carolina de Campos Machado. Educação e cultura popular: o Fandango de Chilenas em Capela do Alto- interior de São Paulo como processo educativo. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
7.   Isadora Silva. ProJovem Adolescente - uma experiência no município de Capão Bonito - SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
8.   Jennifer Justino. Cinema e universidade: a relação dos jovens universitários com a prática cineclubista. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
9.   Luana da Laqua Garcia. MEMÓRIA, HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ENCONTRO ENTRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
10.   Rafael Vigentin. Levante popular da Juventude: novas formas de participação política. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
11.   Rodrigo Demarchi. Jovens, escola e mundo do trabalho: experiências e significados em São Miguel Arcanjo- São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
12.   Tácyla Agum Theotonio de Lima. Trajetos e projetos juvenis no Ensino Médio. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.

2015

1.   Bianca Camarante Antunes. Trajetos juvenis no ensino médio. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
2.   Elifaz Cândido. Educação Musical e Paulo Freire: Algumas aproximações. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
3.   Marco Antonio Martins Escobar. Ser professor no cenário das políticas neoliberais: as formas de resistência dentro e fora da escola. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Paulo Cesar Franco. Oficina de fandango Caiçara como vivência de Educação Popular na Associação dos Jovens da Jureia - AJJ/Barra do Ribeira - Iguape/ SP: Reafirmando o potencial das comunidades tradicionais caiçaras. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
5.   Roberta Agustinho da Silva. Jovens do Assentamento Milton Santos: sentidos do trabalho e da educação. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.

2014

1.   Mariana Martha de Cerqueira Silva. Africanidades e Educação Popular: Uma análise de propostas e vivências pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Matheus Boucault de Pasquali. Juventude e participação: os sentidos da experiência juvenil em duas escolas municipais de Campinas - São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
3.   Patrícia Araújo Macêdo. Educação e saúde: Aproximações com as políticas públicas em saúde escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Rebecca Helena Cherri. A instituição escolar e a produção da invisibilidade dos corpos: Inquietações em um espaço de exclusão?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
5.   Rosângela Alves de Assunção. Tornar-se pedagoga: Uma experiência educativa enttre o acadêmico e o Não escolar na ACADEBio (Academia Nacional de Biodiversidade). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
6.   Sérgio Rodrigo Costa. Educação Popular como inspiração pedagógica: Cartografando vivências educativas no Centro de Valorização da Criança em Salto de Pirapora. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
7.   Talissa Soares Tara. Pedagogia Espírita: algumas experiências e contribuições. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2013

1.   Tatiane Reis. A escola e a criança circense. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2013.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Viviane Cristina Dias. Gênero e ensino de ciências: concepções docentes e perspectivas da prática educativa. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.

2010

1.   Ana Claudia Camacho. O protagonismo do adolescente em cumprimento de medida na construção do PIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
2.   Aparecida Oliveira Pereira. Políticas públicas integradas: o papel do Recad na implementação das poíticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
3.   Bruna Rizzo. Vivências no PIBID: Território de formação docente. (Pedagogia) - Universidade de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Edmilson Oliveira. A voz e o olhar do menino de rua sobre a sociedade que o cerca. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
5.   Erlaine Oliveira. Contraturno e convivência: encontros e desencontros. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
6.   Evie Carla Franciscatto. Educação de Jovens e Adultos: entre história, vivências e concepções de educação. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
7.   Ivani Vequiati Ferroli. Educação de Jovens e Adultos: entre história, vivências e concepções de educação. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
8.   Ivani Vesquiati Ferroli, Evie Carla Franciscato. Educação de Jovens e Adultos: entre histórias, vivências e concepções de Educação. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
9.   Joelma Pereira Santos. Protagonismo juvenil: a história da Fundação Criança de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
10.   Maelli Santos. Vivências no PIBID: território de formação docente. (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
11.   Marcela Ferraz Nascimento. Vivências no PIBID: território de formação docente. (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
12.   Marcia Leal de Oliveira. Os significados do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) para as famílias atendidas em Diadema. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.
13.   Ricardo Meneguel. Vivências no PIBID: Território de formação docente. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
14.   Tânia Weudja Magalhães. Vivências no PIBID: território de formação docente. (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2010.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
15.   Vanessa Araújo. Política pública de comunicação para a infância e adolescência: uma análise da implantação do marco legal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão políticas públicas integradas infância adol) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano, Maria Carla Corrochano.

2008

1.   Ana Cláudia de Almeida Silva. A importância da leitura e a busca por formar crianças leitoras. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Andréa Facci; Luciane Aparecida Leite. Uma reflexão sobre alfabetização e letramento. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
3.   Caroline de Fátima Oliveira. Arfabetizar letrando. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Cristiane Drovetto Pagaanuchi; Raquel de Mattos Stephani. Princípios Freireanos na Educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
5.   Daniela Vicente Músico. O papel do professor na escrita infantil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
6.   Debora Girardo. Um olhar para a Educação de Jovens e Adultos: conhecendo a realidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
7.   Elisângela do Carmo Silva Cecato; Vanessa da Silva Soares. A magia dos jogos brinquedos e brincadeiras no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
8.   Fabrícia Bulgareli; Josele Celes de Souza de Silis. Educação Popular como prática de Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
9.   Fabíola Camila Ruela Duarte. Alfabetizar letrando: uma possibilidade de criação. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
10.   Flávia Gabetta Bulgarelli; Renata Esmerelli. Educação de Jovens e Adultos: Um olhar reflexivo. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
11.   Kelli Cristina Candido de Lima. Uma reflexão crítica sobre a leitura na escola e na vida. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
12.   Maria de Lurdes Moraes; Maricene Aparecida Tomazi Bordim. A afetividade na relação educador/aluno: Um olhar sobre a Educação de meninos e meninas de baixo nível econômico. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
13.   Márcia Donizeti de Souza. Construtivismo: uma análise reflexiva. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
14.   Regiane Fernandes Cardoso Perea. Celestin Freinet: vida e contribuição pedagógica para a educação na atualidade. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
15.   Talita Periotto Garcia. Educação emancipadora a partir de Paulo Freire e Joseph Jacotot. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
16.   Vanessa Gomes Martin. Alfabetização: Lendo a realidade em busca de mudanças. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2008.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2007

1.   Diana S. de Moraes. A construção da escrita pela criança e o papel do(da) educador (a). (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2007.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2006

1.   Abnério Mello Cabral. A importância das revistas na formação do Hábito de leitura. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universiário Padre Anchieta, . 2006.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Carla Cristiane da Silva e Nilza Soares dos Santos. Discriminação e preconceito: Um debate necessário. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2006.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2005

1.   Regiane Cristine da Silva. Em busca de uma educação emancipadora inspirada em Paulo Freire. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2005.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2004

1.   Eliana Craveiro. A influencia da ditadura militar na música popular Brasileira. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2004.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
2.   Mauren Mamed cardoso. Sindrome de down e a inclusão escolar. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2004.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2003

1.   Renata Vicente. EJA inclusão ou exclusão. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Padre Anchieta, . 2003.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.


Data de processamento: 14/02/2019 11:44:09