Grupo Núcleo de pesquisa e estudos sobre juventudes, identidades, cidadania e cultura(NPEJICC)

Jose Humberto da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre pela Universidade do Estado da Bahia- Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGeduc- Uneb). Líder do grupo de pesquisa FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades), professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (Unicamp). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação DEDC/Campus I, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação - MPEJA. Tem experiência na área de Educação, Trabalho, Juventudes e Identidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Trajetórias juvenis; Trajetórias de Formação, Trajetórias de trabalho, Identidades ,Culturas adolescentes e juvenis, Metodologia de Participação e escuta de adolescentes, Relações entre Trabalho e Educação, adolescência(s) e Juventude(s) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7037447358469388 (17/12/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado da Bahia, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- DEDC. Rua Silveira Martins, 2555 Cabula 41150-000 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (071) 31172328 Fax: (071) 31172333 URL da Homepage: www.uneb.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-2018. AS RELACOES SOCIAIS E AS CONDICOES DE TRABALHO DOS CESSIONARIOS DO TERMINAL PIRAJA- SALVADOR -BAHIA
      Descrição: Realizar um Diagnóstico com diferentes sujeitos envolvidos na Estação de Metrô Pirajá (Salvador-ba), na perspectiva de conhecer o contexto e as relações sociais que se estabelecem ? entre os trabalhadores cessionários e a CCR - com vistas a subsidiar futuras ações que possam construir para melhoria das condições de trabalho. Especificamente objetiva construir o perfil sociodemográfico dos trabalhadores cessionários na Estação de Metrô Pirajá (idade, gênero, raça, escolaridade, ocupação, renda, etc. Identificar, a partir da coleta de dados primários, os principais fatores que vem contribuindo para os tensionamentos das relações entre os trabalhadores cessionários e cedentes; Levantar demandas potencializadoras de ações de intervenção que possam contribuir para uma melhor formação e atuação do cessionário no local de trabalho. O diagnóstico utilizará diferentes métodos e técnicas de pesquisa com vistas a triangulação de dados que informe melhor a realidade estudada. Serão aplicados formulários seguidos de entrevistas individuais, grupos focais e observação participante. Em um segundo momento a pesquisa inclui um processo de tratamento, análise e sistematização dos dados levantados, bem como, elaboração do relatório final, descrevendo o percurso da investigação, seus achados e as contribuições para as possíveis intervenções. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José Humberto da Silva - Coordenador / Sonia Bandeiras - Integrante / Judite Amelia Lago Dultra - Integrante / Bárbara Maria Santos Caldeira - Integrante.
      Membro: Jose Humberto da Silva.
    2. 2016-2017. Diagnostico Socioterritorial dos Bairros de Mata Escura, Calabetao e Jardim Santo Inacio - Salvador/Ba
      Descrição: Realizar diagnóstico socioterritorial em três bairros de Salvador (Jardim Santo Inácio, Calabetão e Mata Escura), buscando conhecer as suas configurações, seus níveis de organizações sociais e de poder presentes nos territórios. De forma específica pretende-se Levantar indicadores sociais e demográficos das três comunidades ? nos dois primeiros meses da pesquisa; Identificar as instituições e lideranças locais que atuam fortemente na comunidade observando a natureza das suas ações e o publico atendido ;Mapear os equipamentos públicos que compõem a rede de proteção e atendimento das crianças e adolescentes nas três comunidades ;Identificar grupos organizados de adolescentes que atuam na promoção e na defesa de seus direitos ? nos dois primeiros meses da pesquisa; Identificar as principais demandas e propostas apontadas pelas crianças e adolescentes e agentes do sistema de garantia de direitos (SGD) nas três comunidades ; Levantar as principais potencialidades e cadeias sócio produtivas existentes nas três comunidades ? nos dois últimos meses . O caminho metodológico adotará técnicas e instrumentos de pesquisa numa abordagem que articula dados quantitativos e qualitativos. Contudo, o material a ser analisado será resultante de dois processos distintos e complementares. O primeiro momento será realizado um levantamento de dados ? de perspectiva quantitativa ? com o propósito de construir um diagnóstico, por meio de fontes secundárias, em diferentes fontes e bancos de dados. Para tratamento estatístico e análise de dados usaremos o Statistical Package for Social Sciences (SPSS). A pesquisa de campo, de cunho mais qualitativo, se materializará diretamente no lócus da investigação, ou seja, nos três bairros. Para tanto, serão adotadas as seguintes estratégias de coleta de dados: Questionários; entrevistas exploratórias; entrevistas semiestruturadas; observações etnográficas e grupo focal. O diagnóstico proposto assume um papel estratégico para o desenvolvimento local, na medida em que evidenciará dados socioterritoriais importantes para o balizamento de ações transformadores da realidade, quer sejam promovidas pelo poder público ou privado, quer sejam emanadas pela sociedade civil. Do mesmo modo, a referida pesquisa fornecerá um conjunto de informações que permite estabelecer prioridades elencadas pelos diferentes atores sociais envolvidos. De modo complementar ao levantamento de dados primários, o diagnóstico oferece um mapeamento de condições e indicadores sociais importantes para evidenciar os contextos que se inscrevem os três bairros pesquisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Humberto da Silva - Coordenador / Judite Amelia Lago Dultra - Integrante / Andrea Ribeiro - Integrante / Mirella Santos Ribeiro - Integrante / Patricia Barbosa Sanches - Integrante / Frank da Silva Ribeiro - Integrante / Sandra Andrade da Silva - Integrante / Noemi Souza Lima Marques - Integrante. Financiador(es): Instituto Camargo Correa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Jose Humberto da Silva.
    3. 2014-2016. VOZES DA CIDADE :: criancas e adolescentes participando da construcao de Salvador
      Descrição: A Plataforma dos Centros Urbanos, denominada em salvador de Vozes da Cidade: crianças e adolescentes participando da construção de Salvado, é um projeto que tem como objetivo central contribuir para a redução das desigualdades que afetam a vida das crianças e adolescentes da cidade de Salvador. Com isso, espera - se ajudar a garantir a cada uma das crianças e adolescentes, das diferentes subprefeituras da cidade, maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação. Para tanto, o projeto Vozes da Cidade realizará: análise do Diagnóstico das desigualdades por meio dos 12 indiciadores sociais e educacionais. Mapear e escutar de coletivos de Adolescentes, com vistas a identificar os problemas que os mesmos vivenciam; Escutar Crianças, adolescentes e atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que atuam nas 10 subprefeituras, com vistas a identificar os problemas que vivenciam nas suas diferentes comunidades, , as causas e as propostas que eles apontam para a cidade; elaborar um plano de ação para enfrentar e reduzir as desigualdades na cidade, com a participação dos diversos setores da sociedade, incluindo as comunidades, as crianças e os adolescentes; Para alcançar os objetivos propostos adotará a metodologia quali-quanti por entender que melhor se adequa ao processo. O Vozes da Cidade é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Salvador, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do UNICEF, em parceria técnica local com a Avante ? Educação e Mobilização Social e o Grupo de Pesquisa Formação Trabalho e Identidades (FORTIS). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Humberto da Silva - Coordenador / Angela Carneiro Araújo - Integrante / Judite Dultra - Integrante / Ana Olivia Marcilio - Integrante / Helena Oliveira - Integrante / Frank da Silva Ribeiro - Integrante / Patricia Barbosa Sanches - Integrante / Noemi Souza Lima Marques - Integrante. Financiador(es): Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas - Cooperação. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Jose Humberto da Silva.
    4. 2013-Atual. DA PROFISSIONALIZACAO A INSERCAO NO MERCADO DE TRABALHO?
      Descrição: Esta pesquisa é um estudo sobre trajetórias de Formação e Trabalho construídas por jovens egressos da Educação Profissional. Por meio de singulares percursos laborais, pretende-se realizar um estudo de parte significativa da Juventude Trabalhadora, buscando analisar: as trajetórias de formação e de trabalho de estudantes egressos da educação profissional, destacadamente jovens oriundos do Centro de Educação Profissional Irmã Dulce, Simões Filho -Ba. O caminho metodológico usado neste trabalho aglutina métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa numa abordagem que articula dados estatísticos, entrevistas e grupo focal, analisados enquanto manifestações da vida social, próprias aos sujeitos que interagem em função de significados (individuais, sociais, cultuais, entre outros) e de contextos econômicos e sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Humberto da Silva - Coordenador / Daniela Santana Reis - Integrante / Macio Nunes Machado - Integrante / Solange Couto de Santan - Integrante / Maria Aparecida Goes Santiago - Integrante / Silvana Alfano Santiago - Integrante / Michelle Martins Rodrigues - Integrante / Wilson Bispo de Santana - Integrante / Luiza Alves Costa - Integrante.
      Membro: Jose Humberto da Silva.
    5. 2010-2012. Organizacao e Condicoes do Trabalho Moderno. Emprego, Desemprego e Precarizacao do Trabalho. Programa CAPES-COFECUB. Acordo Capes-Cofecub - UNICAMP/GTM/CNRS
      Descrição: 1.1 - Analisar o sentido social do trabalho moderno, numa perspectiva comparativa Brasil-França, considerando as formas que estas assumem no contexto da mundialização tanto na organização do trabalho como nos movimentos sociais. As relações de gênero serão consideradas em todos os eixos temáticos deste projeto. 1.2. A multiplicação das formas precárias do trabalho e do emprego, sob diferentes aspectos nos dois países, nos setores privado e público, em diferentes categorias de trabalho (trabalho agrícola, ferroviário, bancário, comércio, metalúrgico, têxtil, ensino, artes, teletrabalho, entre outros). 1.3. A expansão das formas de organização do trabalho baseadas em processos de individualização, as quais tendem trincar as bases coletivas do estatuto de assalariamento. 1.4. Os processos de migração internacional de trabalhadores e de deslocamentos de empresas e suas implicações no trabalho, sobretudo para as mulheres. 1.5. As articulações entre a vida pessoal, familiar e profissional submetidas aos princípios da flexibilidade do trabalho, possibilitando maior grau de incertezas. Compreender as formas de adaptação, de consentimento e de resistência desenvolvidas pelos trabalhadores e trabalhadoras nestas novas de imposição do trabalho. 1.6. A nova forma de configurações do trabalho observadas em cooperativas e organizações não-governamentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (10) . Integrantes: José Humberto da Silva - Integrante / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Integrante / Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza. - Coordenador / Ricardo Antunes - Integrante / Danièle Linhart - Integrante / Helena Hirata - Integrante / José Roberto Montes Heloani - Integrante / Marcia de Paula Leite - Integrante / Neusa Maria Mendes de Gusmão - Integrante / Angela Carneiro Araújo - Integrante / Débora Mazza - Integrante / José Dari Krein - Integrante / Vicente Rodriguez - Integrante / Cecília Carmen Cunha Pontes - Integrante / Fabio Villela - Integrante / Maria Rosa Lombardi - Integrante / Maurício Sadá de Farias - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Barbara Geraldo de Castro - Integrante / Dilma Fabri Marão Pichonieri - Integrante / Marcello dos Santos Sena - Integrante / Cacilda Ferreira dos Reis - Integrante / Carmem Lúcia Rodrigues de Araújo - Integrante / Marineide Maria Silva - Integrante / Bruno José Rodrigues Durães - Integrante / Ângela Maria de Souza Lima - Integrante / Carolina Cássia Batista Santos - Integrante / Ana Lúcia Lennert - Integrante / Fernanda de Araújo Mandetta - Integrante / Michelle Felipe Barthazar - Integrante / Katiuska Scuciato de Riz - Integrante / Ricardo Normanha - Integrante / Ioli Gewher Wirth - Integrante / Juliana Viera Araújo - Integrante / Isabelle Bertaux-Wiamme - Integrante / Nicolas Jounin - Integrante / Sabine Fortino - Integrante / René Mathieu - Integrante / Julien Choquet - Integrante / Cyril Chavantre - Integrante. Financiador(es): CAPES-COFECUB. Acordo Capes-Cofecub - UNICAMP/GTM/CNRS - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Humberto da Silva.
    6. 2008-2012. A produtividade dos projetos sociais (im) produtivos:Uma analise das trajetorias de insercao dos jovens itinerantes do primeiro emprego
      Descrição: Mudanças ocorridas nos últimos vinte anos na sociedade brasileira, de forma contundente nos campos do Trabalho e da Educação, foram estimuladas pelas instituições reguladoras supranacionais, bem como pelos Estados Nação. A implementação de uma nova lógica no processo de acumulação significou mudanças que atingiram o mercado de trabalho, nos países industrializados, inclusive o Brasil. Neste novo contexto, ?novas questões sociais?(Castel, 1998) foram observadas, traduzidas pelo crescente desemprego e novas configurações do trabalho, sobretudo do trabalho precário. Nesta perspectiva, as políticas de integração, tendo como principio a igualdade social são substituídas pouco a poucos pelas políticas de inserção que privilegiam uma fração da população e encontram, como princípio, a equidade social. Trata-se de políticas focalizadas que procuram minimizar, temporariamente, a pobreza vivida por determinados grupos sociais, destacadamente os jovens desempregados. Nesse sentindo, neste projeto, questionamos: Quais as políticas (consideradas) de inserção foram desenvolvidas na America Latina, em países selecionados, e no Brasil de forma particular? Qual a importância dos Estados Nação na implementação das referidas políticas, principalmente no Brasil? Quais as políticas de inserção privilegiaram os jovens no Brasil no período 2003 a 2007 ? De que forma os campos do Trabalho e da Educação são compreendidos nestas políticas?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Humberto da Silva - Coordenador / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Integrante.
      Membro: Jose Humberto da Silva.
    7. 2008-2012. A procura de trabalho...
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as relações sociais que informam múltiplas possibilidades de trabalho no campo da arte realizada ao vivo - música e dança - Para tanto, serão analisadas instituições e processos que possibilitam indagações sociológicas elaboradas a partir dos resultados de pesquisa anterior, realizada no mesmo campo de estudo. Quais são as formas de procura de trabalho (e emprego) que os artistas organizam, vivenciam ou se submetem, em um contexto caracterizado por intensa competição? Observa-se, por um lado, intenso crescimento do número de artistas no mercado de trabalho, inclusive formados no ensino superior; por outro, as crescentes dificuldades na procura de contratos de longa duração no mercado de trabalho em geral, são percebidas intensamente no trabalho artístico, traduzidas pela predominância de contratos curtos, de cachê em cachê, de edital em edital. Cooperativas de trabalho artístico, redes de relacionamentos estabelecidas por meio de relações sociais baseadas em processos de formação (no interior das quais tanto o ensino superior como as igrejas evangélicas assumem papel relevante), migrações internacionais (sobretudo de artistas oriundos do Leste da Europa e da China) participação em concursos, festivais e disputadas audições, são das dimensões que emergem do projeto anterior. Aprofundá-las, compreendê-las articulando-as com a possibilidade sempre presente no horizonte do trabalho artístico de muito sucesso ou de ostracismo, desemprego, trabalho precário, rendimentos insuficientes, é o objetivo deste novo projeto. As diferenças, já percebidas relevantes em outras dimensões neste mesmo campo, quando articulado relações sociais de classe, de gênero e etnia, voltam a constituir referência teórica estruturante na pesquisa proposta. Múltiplas dimensões podem ser consideradas quando analisamos o trabalho do artista, pois significa ao mesmo tempo - expressão artística (criação ou interpretação), realização de um trabalho, exercício de uma. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: José Humberto da Silva - Integrante / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Coordenador / Dilma Fabri Marão Pichonieri - Integrante / Marcello dos Santos Sena - Integrante / Carmem Lúcia Rodrigues de Araújo - Integrante / Katiuska Scuciato de Riz - Integrante / Driely Gomes - Integrante.
      Membro: Jose Humberto da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (113)
      1. Seminário de Abertura 2017.2.Nunca me Sonharam. 2017. (Seminário).
      2. I FORMACCE INFÂNCIA.Mesa redonda: Pesquisas em Educação Infantil. 2015. (Outra).
      3. Seminário Nacional sobre a Redução das Desigualdades.... 2015. (Seminário).
      4. Arena da Participação Social. 2014. (Seminário).
      5. Oficina de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. 2014. (Oficina).
      6. XVII Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Juventude e Identidades Múltiplas. 2014. (Outra).
      7. Diálogos Internacionais sobre a Experiência com as crianças em San Miniato/Itália. 2013. (Outra).
      8. IV Jornada Pedagógica.Juventudes, Literatura e Educação.. 2013. (Outra).
      9. VI Seminário Luso-Brasileiro: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais.As Trajetórias de forma~ção e os percursos laborais dos jovens trabalhadores brasileiros. 2013. (Seminário).
      10. VI Seminário Luso-Brasileiro: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. 2013. (Seminário).
      11. XVI SEMOC -Semana de Mobilização Científica.Da profissionalização ao Trabalho? Uma análise das trajetórias de formação e trabalho de egressos da educação profissional na Bahia. 2013. (Seminário).
      12. XVI SEMOC- Semana de Mobilização Científica.Juventudes-Rural e Urbana- e trabalho na Bahia. 2013. (Seminário).
      13. Pesquisa Qualitativa na Educação: Dilemas que ainda persistem.Pesquisa e Educação. 2012. (Seminário).
      14. Primeiro Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo distância entre narradores e pesquisadores. 2012. (Outra).
      15. Primeiro Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo distância entre narradores e pesquisadores.Trajetórias de trabalho, percursos de formação e futuros (in) certos. 2012. (Outra).
      16. XV SEMOC - Semana de Mobilização Científica.Junventude e Trabalho no Brasil Contemporâneo. 2012. (Outra).
      17. Ciências Sociais e Educação - A contribuição intelectual de Liliana Segnini ,Marcia de Paula Leite e Olga Von Simson. 2011. (Seminário).
      18. Fórum Permanente e Internacional de Desafios do Magistério.Juventudee Emprego: Educar para qual trabalho?. 2011. (Outra).
      19. II Seminário Internacional organização e condições do trabalho moderno: emprego, desemprego e precarização do trabalho.. 2011. (Seminário).
      20. II Seminário Internacional organização e condições do trabalho - organização e condições do trabalho moderno. 2011. (Seminário).
      21. XXVI Encontro de Aprendizagem Organizacional. 2011. (Outra).
      22. Conferência Jovens, subjetividades e horizontes profissionais. 2010. (Outra).
      23. I Seminário VIOLAR.Juventude(s) e Trabalhos. 2010. (Seminário).
      24. I Seminário VIOLAR. 2010. (Seminário).
      25. I Seminário VIOLAR problematizando as juventudes na contemporaneidade.Juventude e as políticas de emprego: uma relação virtuosa?. 2010. (Seminário).
      26. Jovens, subjetividades e horizontes profissionais: criativização da profissão e profissionalização da criatividade. 2010. (Seminário).
      27. Migrações Internacionais: Brasileiros no Mundo. 2010. (Seminário).
      28. Seminário - As desventuras do liberalismo no Brasil. 2010. (Seminário).
      29. V Seminário Luso brasileiro - trabalho, educação e movimentos sociais.Juventudes Itinerários de formação para o primeiro emprego no Brasil: das promessas as incertezas. 2010. (Seminário).
      30. V Seminario Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Movimentos Sociais Jovens e Adultos pouco escolarizados: entre a educação e a qualificação. 2010. (Seminário).
      31. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste.Trabalho, Educação e Juventudes: um estudo sobre as políticas focalizadas de qualificação e inserção no Mundo dos Empregos. 2009. (Encontro).
      32. Conferência promovida pelos Grupos de Pesquisa Paidéia e Histedbr.. 2009. (Outra).
      33. Fórum Social Mundial Temático da Bahia.Mesa: Juventude e vulnerabilizações. 2009. (Outra).
      34. II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina..Juventude e Políticas Públicas para o Primeiro Emprego: das Promessas às Incertezas. 2009. (Seminário).
      35. II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina. Imaginários Juvenis Latinoamericanos: Participação, cultura e sociabilidade. 2009. (Seminário).
      36. Os intelectuais e a Educação em Gramsci. 2009. (Outra).
      37. Seminário: o Sentido Social da Modernização do Trabalho - Brasil e França - Singularidades e Similitudes.. 2009. (Seminário).
      38. Seminário Franco - Brasileiro sobre Economia Solidária e as Novas Configurações do Trabalho. 2009. (Seminário).
      39. XI Encontro Nacional da ABET - A crise e os Dilemas do Trabalho..Juventude, Trabalho e Educação: nova Tríade, Velhas (Re) Configurações.. 2009. (Encontro).
      40. XI Encontro Nacional da ABET - A crise Mundial e os Dilemas do Trabalho.. 2009. (Encontro).
      41. XI Encontro Nacional da ABET - A Crise Mundial e os Dilemas do Trabalho..Juventude e Políticas de Emprego: das Promessas às Incertezas. 2009. (Encontro).
      42. Coloquios de Filosofia e História da Educação - História das Idéias pedagógicas no Brasil. 2008. (Outra).
      43. Formação Profissional em Dança e Mercado de Trabalho. 2008. (Seminário).
      44. Globalización y Distribuicón del Ingreso:Problemas y Desafíos de Política. 2008. (Seminário).
      45. Grupo de investigación del Programa Juventud (FLACSO/Argentina).La inserción laboral de los jovenes en Brasil: un análisis de las trayectorias itinerantes del Programa Primer Empleo. 2008. (Outra).
      46. II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos trabalhadores. 2008. (Encontro).
      47. II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores.Trajetórias de Inserção no Mundo do Trabalho dos Intinerantes do Primeiro emprego:Do sonho à realidade. 2008. (Encontro).
      48. III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.A produtividade dos projetos sociais (im)produtivos:uma análise das trajetórias de inserção dos jovens itinerantes. 2008. (Simpósio).
      49. III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. 2008. (Simpósio).
      50. I Jornada Nacional sobre Empleo e Ingresos. 2008. (Outra).
      51. Juventud, Ciudadanía y Discrinación. 2008. (Seminário).
      52. Los Sistemas Educativos de la Modernidad. 2008. (Seminário).
      53. Políticas de Juventude.La Inserción Laboral De Los Jovenes en Brasil:Un Análisis De las Trayectórias Itinerantes Del Programa Primer Empleo. 2008. (Outra).
      54. Seminário Internacional - Diálogos Cruzados: antropologia, sociologia e educação. 2008. (Seminário).
      55. Universidade e Novas Configurações Curriculares. 2008. (Outra).
      56. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).
      57. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte - Nordeste.Os (In)úteis para o emprego: um estudo da itinerância juvenil para o mundo do trabalho.. 2007. (Encontro).
      58. 18º EPENN -Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Sessão de Comunicação Oral do GT 09 - Trabalho e Educação. 2007. (Encontro).
      59. A Arquitetura Brasileira em Debate: A proposta da Universidade Nova. 2007. (Seminário).
      60. Conferência Estadual do Trabalho Decente. 2007. (Outra).
      61. Encontro de Pequisa Educaional do Norte-Nordete.Os (in) úteis para o emprego:Um estudo da itinerancia juvenil para o mundo do trabalho. 2007. (Encontro).
      62. Planejamento e Prática Docente no ensino Superior.Reflexões sobre o Tirocínio Docente. 2007. (Seminário).
      63. Programa Especial de Formação de Professores do Estado - PROESP.A escola como um espaço para múltiplas escolhas.. 2007. (Seminário).
      64. Programa Especial de Formação de Professores do Estado - PROESP..Saber con(viver): as relações humanas como elemento mediador da prática docente.. 2007. (Seminário).
      65. Seminário de Socialização dos Resultados da Avaliação do PNQ. 2007. (Seminário).
      66. X Semana de Mobilização Científica:SEMOC.Juventude: Política e Participação. 2007. (Outra).
      67. 5ª Edição da EXPO BRASIL DESENVOLVIMENTO LOCAL. A Experiência do Consórcio Social da Juventude de Salvador e Região Metropolitana. 2006. (Exposição).
      68. I Semana de Letras, na UNEB - Campus XXI - Ipiaú..Múltiplas Inteligências. 2006. (Outra).
      69. IV Encontro Norte - Nordeste de Psicologia. 2006. (Congresso).
      70. Curso Gestão Participativa, Captação de Recursos e Metodologia em Organizações Não Governamentais. 2005. (Outra).
      71. Ensinar para a Compreensão? Compreensão para Ensinar?. 2005. (Seminário).
      72. 3º Seminário Nacional Infra-estrutura,Organização Territorial,Desenvolvimento Local:A perspesctiva da Inclusão social.Organização Popular: da resistência às Alternativas. 2004. (Seminário).
      73. 3º Seminário Nacional Infra-estrutura,Organização Territorial,Desenvolvimento Local:A perspesctiva da Inclusão social.Educação, Universidade e Território. 2004. (Seminário).
      74. 3º Seminário Nacional Infra-estrutura,Organização Territorial,Desenvolvimento Local:A perspesctiva da Inclusão social.Práxis Sociais para a Juventude. 2004. (Seminário).
      75. 3º Seminário Nacional Infra-estrutura, Organização territorial e desenvolvimento Local: a perspectiva da inclusão social.Políticas Públicas para a Juventude: um Estudo da Cidade de Salvador.. 2004. (Seminário).
      76. Colóquio Internacional - Pluralismo e Formação do Educador: Um diálogo entre Quebec e Bahia. 2004. (Outra).
      77. II Encontro de Filosofia da Educação.Educação e Resistência alternativas de organização popular para o desenvolvimento local sutentável.. 2004. (Encontro).
      78. II Seminário Nacional de Educação e Contemporaneidade:Educação no Brasil,40 anos depois (1964-2004). 2004. (Seminário).
      79. IV Jornada Interdisciplinar:Eucação e Sustentabilidade.Movientos Sociais e ONGs:Projetos alternativos em educação. 2004. (Outra).
      80. Mesa - Redonda:Reforma Universitária - para que veio para onde podemos ir.Reforma Universitária:para que veio para onde podemos ir. 2004. (Encontro).
      81. Oficina Pedagógica - Projeto de Capacitação de Professores do Município de Irecê/BA..Módulos I e II do Projeto de Capacitação de Professores.. 2004. (Oficina).
      82. Seminário Ítalo-Brasileiro de Educação Comparada. 2004. (Seminário).
      83. VII Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Organização Popular:da resistência às alternativas.. 2004. (Outra).
      84. III Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2003. (Congresso).
      85. II Seminário Nacional de Educação " O currículo na perspectiva da escola cidadã.. 2003. (Seminário).
      86. Mesa Redonda.Educação Inclusiva:dificuldades e perspectivas.. 2003. (Encontro).
      87. II Seminário nos encontrando com a UNEB. 2002. (Seminário).
      88. Laboratórios Pedagógicos. 2002. (Outra).
      89. Oficinas Pedagógicas. 2002. (Oficina).
      90. Palestra: Atrasos maturativos da criança. 2002. (Outra).
      91. A importancia da inclusão da família na escola.Família escola:uma relação tão suficiente quanto necessária. 2001. (Outra).
      92. Aprendizagens Docentes.Processo Ensino - Aprendizagem. 2001. (Oficina).
      93. I Jornada DCE/CESMAC de Educação: Os Rumos da Educação em Alagoas. 2001. (Outra).
      94. Semana do psicólogo.Psicologia e Educação:Um encontro possível. 2001. (Outra).
      95. Fórum:A psicologia para o usuário. 2000. (Outra).
      96. I Conferência Estadual da Educação:A escola construindo o seu Projeto - Pedagógico. 2000. (Outra).
      97. Palestra - Ludopedagogia e Avaliação. 2000. (Outra).
      98. Psicomotricidade em diversas abordagens. 2000. (Outra).
      99. Psicomotricidade em Diversas Abordagens. 2000. (Oficina).
      100. Trabalho, tecnologias, e informática no Ensino Fundamental. 2000. (Outra).
      101. X Encontro Nordestino da Abordagem Centrada na Pessoa. 2000. (Encontro).
      102. XX Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2000. (Encontro).
      103. I Congresso Norte -Nordeste de Psicologia. 1999. (Congresso).
      104. I Encontro Alagoano sobre Gestão Empresarial. 1999. (Encontro).
      105. I Encontro de Integração entre Psicanálise e Psiquiatria Clínica de Alagoas. 1999. (Encontro).
      106. IV Encontro Nacional da Luta Antimanicomial. 1999. (Encontro).
      107. Jornada: Os rumos da Psicologia no III milênio. 1999. (Outra).
      108. Semana de Psicologia. 1999. (Outra).
      109. V Semana Baiana de Psicologia. 1999. (Outra).
      110. Fórum de Debate (A qualidade no atedimento ao paciente cardíaco. 1998. (Outra).
      111. I Palestra Depressões,Mitos,Crendices e Conhecimentos atuais. 1997. (Outra).
      112. I Simpósio Alagoano Sobre Psicoterapia. 1997. (Simpósio).
      113. I Seminário de Sexualidade Humana como Processo Educativo. 1994. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. SILVA, J. H.. Conferência - Diálogos Internacionais sobre a Experiência com crianças em San Miniato/Itália. 2013. (Outro).. . 0.
      2. SILVA, J. H.; CONCEICAO, A. P. ; AMORIM, M. H. B.. III Jornada Pedógica do Departamento de Educação- DEDC- CAMPUS I. 2012. Outro
      3. SILVA, J. H.. I Seminário VIOLAR - Problematizando a Junventude na Contemporaneidade. 2010. (Congresso).. . 0.
      4. SILVA, J. H.. XI Encontro Nacional da ABET. 2009. (Outro).. . 0.
      5. SILVA, J. H.. A Arquitetura Brasileira em Debate: a proposta da Universidade Nova. 2007. (Congresso).. . 0.
      6. SILVA, J. H.. Seminário Socialização dos Resultados da Avaliação do PNQ - Plano Nacional de Qualificação Social (Regional - Nordeste). 2007. (Congresso).. . 0.
      7. SILVA, J. H.. Seminário Socialização dos Resultados da Avaliação do PNQ - Plano Nacional de Qualificação Social. 2007. (Congresso).. . 0.
      8. SILVA, J. H.. 3º Seminário Nacional Infra-estrutura,Organização Territorial,Desenvolvimento local:A perspectiva da inclusão Social.. 2004. (Congresso).. . 0.
      9. SILVA, J. H.. Bases Epistemológicas e Pedagógicas do Trabalho Docente. 2004. (Outro).. . 0.
      10. SILVA, J. H.. Mesa - Redonda - Reforma Universitária. 2004. (Outro).. . 0.
      11. SILVA, J. H.. Colóquio Internacional -Pluriculturalismo e Formação do Educador:Um diálogo entre Quebec e Bahia. 2004. (Outro).. . 0.
      12. SILVA, J. H.. Mesa - Redonda - Educação inclusiva:Dificuldades e Perspectivas. 2003. (Outro).. . 0.
      13. SILVA, J. H.. II Encontro Norte - Nordeste de educação Especial:. 2001. (Congresso).. . 0.
      14. SILVA, J. H.. I Encontro Alagoano Sobre Gestão Empresarial. 1999. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 14/02/2019 11:44:52