Grupo Núcleo de Pesquisa sobre infâncias, juventudes e políticas públicas(NPIJPP)

Clarice Cassab Torres

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Professora Adjunta no curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora do PPGEO/UFJF e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação da UFJF (NuGea) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4457832224708644 (17/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas. Campus universitário Martelos 36036610 - Juiz de Fora, MG - Brasil Telefone: (32) 21023101 URL da Homepage: ww.ufjf.br/nugea
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2018-Atual. Jovens cotistas e suas mediacoes espaco-temporais na cidade: politica, territorio e juventude
      Descrição: O interesse da pesquisa é pensar a relação jovem-cidade a partir de algumas das mediações que atravessam a vida desses sujeitos. O jovem como ser na cidade produz, faz uso e se apropria do espaço. O estudo se centrará em jovens atendidos pela política de cotas. De que forma a inserção no ensino superior representou novas formas de uso e apropriação da cidade a partir da compreensão dos códigos que a produzem e a organizam? Quais os territórios usados por eles e em que medida a entrada na universidade implicou a ampliação (ou não) desses territórios? O que significou para esses jovens o acesso a universidade e como ela teria possibilitado novas territorializações? O que representou de mudança em sua percepção, compreensão e uso da cidade? São algumas das perguntas que essa pesquisa se propõe a refletir. Sendo assim, compreender quais os efeitos dessa política na vida desse sujeito e, em especial na relação com a cidade, é o objetivo principal da pesquisa. Nesse sentido, ela pretende acompanhar a trajetória de jovens que ingressaram nas universidades através das políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior. Seu intuito é apreender como essa entrada representou um momento de inflexão nas diferentes dimensões de suas vidas, tendo como central a relação dos jovens com a cidade. Para atingir seu objetivo serão construídas algumas mediações : jovens e trajetória escolar, jovens-trabalho-projeto de vida, jovem-racialidade, jovem- lazer, jovem-família-capital cultural. A proposta é que, a partir de tais mediações, seja possível aproximar-se das trajetórias desses jovens numa perspectiva espaço-temporal visando alcançar os usos e as apropriações que esses jovens fazem da/na/pela cidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Lilian Aparecida de Souza - Integrante / Milena Garcia Machado de Almeida - Integrante / Elias Lopes de Lima - Integrante / Mariana Cassab Torres - Integrante / Dayvison Wilson - Integrante. Financiador(es): (BIC/UFJF) Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    2. 2016-Atual. O ATO DE HABITAR: LOCALIZACAO, QUALIDADE AMBIENTAL E HABITACAO NA EXPERIENCIA DO MCMV ? JUIZ DE FORA/MG
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo compreender como os moradores do Parque das Águas, vivencia(ra)m e significa(ra)m a habitação quando da mudança para aquele que é o maior loteamento do MCMV na cidade de Juiz de Fora. Para tanto, serão considerados dois aspectos essenciais na definição do ato de habitar. O primeiro deles refere-se à localização da casa que remete a sua particular inserção no espaço. O segundo aspecto referente ao ato de habitar é aquele que considerará a qualidade ambiental da casa e do seu entorno imediato, em especial ao conforto térmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / CÁSSIA DE CASTRO MARTINS FERREIRA - Integrante / Thais Mendes de Almeida Melo - Integrante / Lilian Aparecida de Souza - Integrante / Talison Paulo Ferreira - Integrante / Aline de Vieira Souza - Integrante / Milena Garcia Machado de Almeida - Integrante / Juliana Aparecida Cantarino Toledo - Integrante / Thiago Alves de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    3. 2015-2017. A FORMACAO DO IMAGINARIO DA VIOLENCIA E A DESPOLITIZACAO DA CIDADE: A EXPERIENCIA DO PARQUE DAS AGUAS/ JUIZ DE FORA
      Descrição: Entender em que medida a sociedade atual experimenta a intolerância na cidade a partir do medo urbano do outro e de determinados locais da própria cidade. Estabelecer a correlação possível entre o tipo e o número de ocorrências criminais registradas na região e a representação dos moradores do Monte Castelo tem do Parque das Águas. A partir disso, entender como esse medo vai tecendo práticas que estabelecem uma sociabilidade centrada no isolamento em relação ao outro e a determinados territórios da cidade. E como esse processo neblina a dimensão política da cidade na medida em que são rompidos muitos dos liames sociais que promovem a copresença dos indivíduos no espaço urbano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Talison Ferreira - Integrante / Thais Mendes de Almeida Melo - Integrante / Lilian Aparecida de Souza - Integrante. Financiador(es): (BIC/UFJF) Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    4. 2015-2017. Urbanizacao e limiares das cidades medias em Minas Gerais
      Descrição: Considerando as transformações recentes na rede urbana brasileira, observa-se uma série de alterações nos papéis desempenhados pelos espaços jurbanos não metropolitanos, mais precisamente entre as cidades denominadas, por muitos, como médias. A complexidade das dinâmicas constatadas contemporaneamente nessas cidades demanda a realização de pesquisas que melhor retratem a diversidade desses espaços e seus processos de produção e consumo. Para tanto, a proposta de limiares é acionada como estratégia analítica e como ferramenta de análise. A partir dos esforços para compreender as relações, dinâmicas e processos que se dão nas escalas intra e interurbanas de três cidades do estado de Minas Gerais: Viçosa, Teófilo Otoni e Juiz de Fora, problematizando-as como cidades médias, pretende-se contribuir para discussão deste conceito através de suas características, funções e limiares. Para este estudo, privilegiam-se as dimensões econômica e social das cidades; a articulação de escalas inter e intraurbana; e a discussão sobre limiares das cidades médias. A metodologia envolve, ainda, a realização de pesquisa bibliográfica, construção de um banco de dados, realização de entrevistas, elaboração de mapas temáticos e trabalhos de campo. Chamada: MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS - Processo: 472025/2014-7.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Clarice Cassab Torres - Integrante / Wagner Barbosa Batella - Coordenador / Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Integrante / Ulysses da Cunha Baggio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    5. 2014-2015. AS MULTIPLAS DIMENSOES DO HABITAR: A RE-TERRITORIALIZACAO DE JOVENS RESIDENTES EM UM EMPREENDIMENTO DO MCMV EM JUIZ DE FORA
      Descrição: O projeto pretende reconhecer as formas pelas quais jovens residentes do Parque das Águas vão reconstruindo suas teias de relações com a cidade a partir da nova realidade imposta pela transferência para um empreendimento do MCMV. Como esses jovens se re-territorializam a partir da consolidação de uma nova forma de habitar a cidade é a questão a ser respondida pela pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Marina Barbosa Pinto - Integrante / Kátia Oliveira Ferreira - Integrante / Johnny Bartels - Integrante / Anete Negreiros Andrade - Integrante / Rayssa Rezende - Integrante / Juliana Cantarino - Integrante. Financiador(es): (BIC/UFJF) Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    6. 2013-2015. O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA REALIDADE DE UMA CIDADE MEDIA E SEUS IMPACTOS NO ORDENAMENTO URBANO E NA (RE)DEFINICAO DAS IDENTIDADES TERRITORIAIS DOS JOVENS RESIDENTES.
      Descrição: No equacionamento da questão habitacional o Estado possui importante papel como agente produtor de moradia popular na medida em que teria a função de resolver a contradição do próprio capital, procurando superar o afunilamento na reprodução da força de trabalho. É sob essa lógica que podemos pensar o Programa Minha Casa Minha Vida. Implantado na cidade de Juiz de Fora em 2009, o MCMV é hoje a principal política de habitação no município. Tendo isso em consideração, a pesquisa pretende produzir um estudo sobre o Programa Minha Casa Minha Vida na especificidade de sua realização em cidades médias a partir de 3 parâmetros: espacialização da pobreza, relações de vizinhança, estruturação das identidades territoriais dos jovens residentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Marina Barbosa Pinto - Integrante / Anete Negreiros Andrade - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    7. 2011-2013. Cidade media e juventude: praticas sociais e projetos de vida dos jovens de Juiz de Fora
      Descrição: A pesquisa é o desdobramento de uma anterior intitulada Jovens e cidade: um estudo em Juiz de Fora, cujo objetivo era conhecer, compreender e analisar as formas pelas quais os jovens de Juiz de Fora (Zona da Mata Mineira) usavam e se apropriavam de suas cidades através do circular. Pela pesquisa foi possível identificar que, embora esses jovens estejam submetidos a certas normas, restrições e mecanismos de desigualdades e distinções que são comuns à realidade de cidades grandes e metrópoles, alguns outros elementos aparecem como particulares e próprios à dinâmica de cidade média e pólo regional. Será, portanto, com o intuito de identificar e desvendar essas particularidades próprias da relação dos jovens com a cidade média que o presente projeto se constrói.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Juliana Thimóteo Nazareno Mendes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    8. 2011-2013. Juventudes e cidades: espacialidade dos jovens em cidades medias
      Descrição: A pesquisa é orientada no sentido de compreender como se realizam as práticas espaciais dos jovens nas cidades, considerando as dinâmicas particulares de uma cidade média e o papel do Estado, através das políticas públicas destinadas a este segmento. Compreendida como categoria histórica, é preciso considerar também a dimensão espacial na formação da juventude, a partir das diversas formas de uso que os jovens fazem da/na/pela cidade. Os diferentes usos da cidade constituem diferentes juventudes. Sob essa ótica é possível iluminar a intrínseca relação que há entre as práticas desses sujeitos e a cidade como espaço público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Juliana Thimóteo Nazareno Mendes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    9. 2011-2012. Habitacao em cidades medias: politicas publicas e uso do solo urbano ? um estudo em Juiz de Fora
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador / Marina Barbosa Pinto - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    10. 2009-2011. Jovens e cidade: um estudo em Juiz de Fora
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Clarice Cassab Torres.
    11. 2003-2005. Mapa dos conflitos urbanos da cidade do Rio de Janeiro
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clarice Cassab Torres - Integrante / Breno Pimentel Câmara - Integrante / Cristina Lontra Nacif - Integrante / Carlos Bernardo Vainer - Coordenador / Henri Acselrad - Integrante. Financiador(es): Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Remuneração. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Clarice Cassab Torres.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. XVIII Jornada de Iniciação Científica, UFRJ.. 1996.
      Membro: Clarice Cassab Torres.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. III Colóquio do NuGea.A conformação espacial urbana, a arquitetura e o capitalismo. 2018. (Outra).
    2. III Colóquio do NuGea. 2018. (Outra).
    3. III Colóquio do NuGea.A casa e o direito à cidade: um estudo do empreendimento Parque das Águas em Juiz de Fora - MG. 2018. (Outra).
    4. Maio 68: tempos-espaços de uma primavera expandida - FACOM UFJF.1968: Jovens, rebeldias e representações. 2018. (Outra).
    5. Maio 68: tempos-espaços de uma primavera expandida - ICH UFJF.1968: Jovens, rebeldias e representações. 2018. (Outra).
    6. Semana de Ciências Humanas - Cidades (in)visíveis.Juventude e Cidade. 2018. (Outra).
    7. II Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFJF.O MCMV em Juiz de Fora: ordenamento territorial e subjetividade juvenil. 2016. (Outra).
    8. I Seminário Psicologia Social, Territórios e Subjetividades.Marcadores sociais e território: desafios para as políticas públicas e sociais. 2016. (Seminário).
    9. IV Encontro de Geografia do campo das vertentes.?Tudo que eu conhecia estava lá!? ou quando os jovens são desafiados a se reinventarem. 2016. (Encontro).
    10. Seminário: cidade e clima urbano.Perspectivas de estudo nas temáticas das cidades médias e juventude. 2015. (Seminário).
    11. 17ª Mostra de Arquitetura e Urbanismo.Cidade Neoliberal. 2014. (Seminário).
    12. III Encontro de Geografia do Campo das Vertentes.A experiência da cidade pelos jovens. 2014. (Encontro).
    13. III Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UFJF.localização do MCMV na dinâmica de urbanização da cidade de Juiz de Fora. 2014. (Seminário).
    14. I Colóquio do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação.Espacialidade dos jovens em Juiz de Fora: a produção do espaço. 2013. (Outra).
    15. I Semana de Graduação e Posgraduação em Geografia da UFJF.Espacialidade dos Jovens em cidades médias. 2013. (Seminário).
    16. Semana de Calouros do Serviço Social.Criminalização da Juventude. 2013. (Outra).
    17. XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Rede de pesquisa juventudes e espaço (REJUVES). 2012. (Encontro).
    18. XVIII Seminário de Iniciação Científica.Jovens e cidade: um estudo comparativo em cidades médias. 2012. (Seminário).
    19. XVIII Seminário de Iniciação Científica.Habitação em cidades médias: políticas públicas e uso do solo urbano ? um estudo em Juiz de Fora. 2012. (Seminário).
    20. XVIII Seminário de Iniciação Científica.Dinâmicas urbano-regionais de Juiz de Fora: a construção da noção de cidade média. 2012. (Seminário).
    21. I Seminário de pesquisa Juventudes e cidade.Juventudes, bairro e cotidiano em Juiz de Fora. 2011. (Seminário).
    22. XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana.JOVENS E REPRESENTAÇÕES DA CIDADE: DUAS EXPERIÊNCIAS EM CIDADES MÉDIAS. 2011. (Simpósio).
    23. XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS. Jovens e cidade: um estudo comparativo em cidades médias. 2011. (Congresso).
    24. Semana Nacional de Lutas dos Estudantes de Geografia.O espaço urbano: papel crítico do geógrafo. 2010. (Seminário).
    25. XIV Semana de Geografia.Jovem e cidade: primeiros apontamentos da pesquisa. 2010. (Outra).
    26. Encontro Local de Estudantes de Serviço Social.Juventude e território. 2008. (Encontro).
    27. Terceiro Encontro de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora.Ciência Geográfica e o Ensino Escolar: Diálogo ou Influências?. 2008. (Encontro).
    28. Juventude, território e políticas sociais.Juventude e território. 2007. (Oficina).
    29. Cultura Urbana: a cidade nas artes, nas ciências humanas e na linguagem.Política de habitação e ação social: discutindo uma história recente. 2006. (Oficina).
    30. VII Seminário regional de formação profissional e movimentos estudantil em Serviço Social.A conquista da cidade pelos jovens. 2006. (Seminário).
    31. XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Conflitos Urbanos no Rio de Janeiro (2000/2001):questões preliminares. 2005. (Encontro).
    32. SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA: PERSPECTIVAS E ACOES EM SAUDE, EDUCACAO E CIDADANIA.Juventude e movimento social. 2004. (Simpósio).
    33. X Semana de Planejamento Urbano e Regional.Notas sobre o movimento urbano: uma aproximação ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. 2004. (Encontro).
    34. I curso de formação de vigilância em Amianto.Princípios da educação popular. 2003. (Encontro).
    35. IX Semana de planejamento urbano e regional.Sobre uma história: o debate acerca da categoria movimento social. 2003. (Simpósio).
    36. I Seminário internacional América Latina construindo o socialismo.América Latina e o socialismo. 2001. (Seminário).
    37. VI Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Expansão Urbana da cidade do Rio de Janeiro em final do século XVIII. 1999. (Simpósio).
    38. XXI Jornada de iniciação científica / XI Jornada de iniciação artística e cultural.São Cristóvão: evolução de sua forma e função. 1999. (Outra).
    39. XX Jornada de Iniciação Científica / X Jornada de Iniciação Artítica e Cultural.Evolução urbana de São Cristóvão: de fazenda Jesuíta ao bairro atual. 1998. (Outra).
    40. XIX Jornada de iniciação científica / IX Jornada de iniciação artística e cultural.Expansão Urbana da cidade do Rio de Janeiro em final do século XVIII. 1997. (Outra).
    41. XVIII Jornada de iniciação científica / VIII Jornada de iniciação artística e cultural.Geografia da morte no Rio de Janeiro de final do século XIX. 1996. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. CASSAB, C.; MARQUES, R. ; ARACRI, L. A.. VI Seminário do PPGEO UFJF. 2018. Congresso
    2. CASSAB, C.. III Colóquio do NuGea. 2018. (Outro).. . 0.
    3. CASSAB, C.; MAIA, C. S. ; MENDES, Juliana T. N. ; CARNEIRO, L. O. ; PINTO, M. B. ; LOPES, E.. II Colóquio do NuGea. 2016. Outro
    4. Cassab, Clarice. II Simpósio Mineiro de Geografia. 2016. (Outro).. . 0.
    5. CASSAB, C.. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA. 2015. (Congresso).. . 0.
    6. CASSAB, C.. III Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UFJF. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. CASSAB, C.; Carneiro, Leonardo ; PINTO, M. B. ; MENDES, Juliana T. N. ; MAIA, C. S.. I Colóquio do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação. 2013. Outro
    8. CASSAB, C.; MENDES, Juliana T. N. ; TURRA NETO, N.. I Seminário de Pesquisa Juventudes e cidade. 2011. Congresso
    9. CASSAB, C.. Curso de capacitação Juventude, território e políticas sociais. 2008. (Outro).. . 0.
    10. CASSAB, C.. Evento de lançamento do site Mapeamento da rede de atendimento sócio-assistencial à infância e juventude de Juiz de Fora. 2005. (Outro).. . 0.
    11. CASSAB, C.. Seminário Cultura e relações de gênero. 2001. (Congresso).. . 0.
    12. CASSAB, C.. IV Seminário Internacional Socialismo: experiências e perspectivas. 2000. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Clarice Cassab Torres ⇔ Juliana Thimóteo Nazareno Mendes (5.0)
      1. MENDES, Juliana T. N. ; CASSAB, C.. PROGRAMAS HABITACIONAIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO: PROCESSOS DE DES-RE-TERRITORIALIZAÇÃO DE JOVENS POBRES EM DUAS CIDADES MÉDIAS. Revista de Geografia. v. 3, p. 1-8, issn: 2236-837X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista de Geografia)
      2. CASSAB, Clarice ; MENDES, J. T. N.. Pensando Juiz de Fora e Campos dos Goytacazes à luz do debate sobre cidade média. Em: 1º Seminário Internacional Estado, p. 01-20, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (1º Seminário Internacional Estado)
      3. MENDES, Juliana T. N. ; Cassab, Clarice. Juventude e seus territórios usados: um estudo em Campos dos Goytacazes. Em: V Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V Jornada Internacional de Políticas Públicas)
      4. CASSAB, Clarice ; MENDES, J. T. N.. Jovens e cidade: um estudo comparativo em cidades médias. Em: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia)
      5. CASSAB, Clarice ; MENDES, J. T. N.. Jovens e Cidade: um estudo comparativo em cidades médias. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 14/02/2019 11:45:04