Grupo Núcleo de Pesquisa sobre infâncias, juventudes e políticas públicas(NPIJPP)

Beatriz Corsino Perez

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014), com bolsa de Doutorado Sanduíche da FAPERJ na Université Paris Diderot - Paris 7. Mestre em Psicologia pela UFRJ (2009) e graduada nos cursos de Formação de Psicólogo (2007) e Licenciatura em Psicologia (2011) na mesma instituição. Pesquisadora permanente do NIPIAC - Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas, vinculado ao PPGP-UFRJ, e do NIJUP- Núcleo de Pesquisa Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas, vinculado a UFF. Foi conselheira de direitos da Criança e do Adolescente do município de Campos dos Goytacazes/RJ (2016- 2017). Atua nas áreas de Psicologia da Infância e Juventude, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Política, com ênfase nos temas: participação, política, cidade, campo, memória e educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4949334357562088 (18/11/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia de Campos. Rua José do Patrocínio,71 Centro 28010385 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil Telefone: (22) 27330319 URL da Homepage: http://www.campos.uff.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2017-Atual. Memoria e participacao social de criancas e jovens quilombolas
      Descrição: Nesta pesquisa buscamos refletir sobre os modos de vida que resistem à lógica do capitalismo globalizado, especificamente, na comunidade quilombola de Cafuringa, localizada no município de Campos dos Goytacazes/ RJ. Focalizaremos na relação entre adultos e crianças, que vem sendo marcada no contemporâneo pela distância entre as gerações, o que faz com que as memórias e as tradições já não façam parte da vida comum. A pobreza de experiência e a perda da capacidade de narrar, na perspectiva de Walter Benjamin, criam uma nova forma de barbárie que se refere a começar de novo e à captura pelo tempo presente. Hartog considera que o ?presentismo? pode ser um horizonte aberto ou fechado: aberto para quem pode desfrutar da aceleração e mobilidade, e fechado para quem sobrevive o dia a dia num presente estagnado. Utilizaremos metodologias participativas para criar espaços de fala e de ação com crianças e jovens, onde eles possam expressar suas opiniões sobre os problemas e as dificuldades enfrentadas em seu cotidiano e construir propostas coletivamente para a comunidade de Cafuringa. Consideramos, neste estudo, crianças e jovens como agentes capazes de alterar a estrutura social através da forma singular como agem e se apropriam do mundo que os cerca, fazendo diferença nas relações sociais e produzindo cultura. Faremos também uso da fotografia como uma forma de trabalhar as memórias individuais e coletivas sobre o lugar onde vivem, provocando uma reflexão sobre a sua história, os laços que os vinculam aos espaços e suas relações. Dessa forma, procuraremos produzir um diálogo intergeracional, valorizando a memória e a história da comunidade quilombola de Cafuringa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Coordenador / Camila Bahia Lessa - Integrante / Juliana Mendonça Altino de Lima - Integrante / Thamires Paranhos Marcelino - Integrante / Andressa Monteiro Gomes - Integrante / Alessandra da Silva Almeida - Integrante / Luana de Sousa Godinho - Integrante / Estefani Peixinho de Souza - Integrante.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    2. 2016-Atual. Infancia e juventude: acao e participacao na cidade contemporanea
      Descrição: Os adultos vêm estruturando as cidades sem considerar os usos do espaço realizados pelas crianças e pelos jovens. A dimensão relacional do espaço público vem sendo deixada de lado diante de interesses privatistas e mercadológicos. Este projeto tem como objetivo estudar experiências que buscaram favorecer a presença e a circulação de crianças e jovens na cidade, os encontros entre pares e intergeracionais, as brincadeiras, a produção de cultura e o contato com a natureza, para a criação de propostas urbanas que visem a melhoria da qualidade de vida para toda a população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Coordenador.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    3. 2012-2014. Teorias da Infancia e Juventude: articulacoes com os campos do direito, da politica e da educacao
      Descrição: O campo de estudos da infância e da juventude sofreu nas últimas décadas importantes transformações conduzindo a uma diversidade de perspectivas teórico-conceituais que nem sempre dialogam entre si. Paradoxalmente, os processos de globalização dão lugar a uma situação de homogeneização cultural que concorre para uma aparente 'universalização' das condições nas quais a infância e a juventude parecem estar inseridas. Frente a este cenário onde diversidade e homogeneização, fragmentação e 'universalização' se manifestam, proponho o presente projeto de pesquisa que pretende examinar o campo de estudos da infância e da juventude a partir de três eixos analíticos, a saber: a ação, a autonomia e a responsabilidade. Essas três noções fundamentam e atravessam distintas construções teóricas sobre crianças e jovens ainda que assumindo diferentes matizes conceituais e inserindo-se em diferentes tradições epistemológicas. Pretende-se problematizar essas três noções à luz de concepções descentradas da subjetividade, especificamente no âmbito das perspectivas pós-deconstrutivistas do sujeito, de modo que a re-construção das noções de ação, autonomia e responsabilidade possa dar conta de questões postas neste início do século para o estudo de crianças e jovens. Essas questões advêm da implicação de crianças e jovens no campo dos direitos (ser 'sujeito de direitos'), no campo da política (a questão da emancipação desses atores) e da educação. O projeto proposto surge no âmbito desta problematização ampla a respeito do campo da infância e da juventude, no sentido de prover uma discussão aprofundada sobre alguns aspectos teóricos que fundamentam esse campo. No que pese a dispersão da área, creio que esses aspectos teóricos tem uma transversalidade na produção contemporânea sobre infância e juventude. Um outro ponto é importante. Embora infância e juventude definam problemáticas de estudo específicas, estou subsumindo-as dentro da perspectiva da 'minoridade' que coloca crianças e jovens até 18 anos em uma posição de sujeito peculiar social, política, ética e juridicamente. Tanto do ponto de vista institucional (organização burocrática da transmissão do saber), como do ponto de vista da produção teórico-conceitual nas disciplinas, o campo da infância e da juventude aparece frequentemente entrelaçado, até mesmo por força de sua constituição histórica. Como ficará claro a seguir, as questões propostas para a presente investigação se aplicam, ainda que com as qualificações cabíveis, ao campo da infância e juventude aqui considerado como posicionando estruturalmente os indivíduos da nova geração como relativamente dependentes e 'em formação'. O presente projeto pode também ser tomado como desdobramento de projetos recentes, todos eles apoiados pelo Edital "Cientistas do Nosso Estado" da FAPERJ e pelo CNPQ (Bolsa de Produtividade em Pesquisa, I A) que visaram aproximar o campo da infância e da juventude com o campo da política. O desafio enfrentado nesse momento favoreceu uma certa clarividência a respeito de que as 'teorias' da infância e da juventude devem ser revisitadas de modo que alguns desafios que o tempo presente coloca em relação às novas gerações possam ser melhor compreendidos. Se o pacto social renova os destinos societários parece necessário e imperativo que as novas gerações possam se localizar no tempo e espaço em que vivem, além de poderem se posicionar como sujeitos que contribuem para alterar o curso da história a partir de seu posicionamento específico de recém-chegados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    4. 2010-2014. "Qual cidade nos queremos?": A construcao do espaco publico por jovens moradores de favelas no Rio de Janeiro
      Descrição: No presente projeto investigamos como os jovens moradores de favelas vivenciam as intervenções públicas, que geram transformações nos lugares onde moram, e de que forma se sentem convocados a agir. Buscaremos saber se há algum tipo de mobilização, por parte dos jovens, para ver suas opiniões incluídas e contempladas nesses projetos. Considerando que o sujeito se revela na ação, procuraremos compreender o processo de subjetivação e as tentativas de construção de um mundo comum pelos jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    5. 2009-2012. Subjetividades Politicas e Acao no Mundo Comum: Infancia, Juventude e Participacao Politica
      Descrição: A experiência normativa da infância e da juventude tem se caracterizado como pré-, ou a-política, uma vez que a atuação desses atores tem permanecido circunscrita ao mundo privado, e/ou pré-político, da casa e da escola. A visibilidade desses atores sociais no contemporâneo, alçados à condição de consumidores na atual cultura do lazer e do consumo, não lhes traz, contudo, a posição de legítimos protagonistas na produção de um mundo comum. Ainda que surjam parcos dispositivos que se remetam à publicização de diferenças atribuídas a crianças e jovens, como os dispositivos jurídicos em torno dos direitos desses segmentos, a constituição do público , ou seja, daquilo que concerne a todos, alija crianças e jovens de efetiva participação. O endereçamento específico do presente projeto trata de investigar como a noção de público se transforma no contemporâneo, e especificamente, de como tal transformação pode re-conduzir (ou não) crianças e jovens a experiências do político, seja no âmbito da escola, seja no da cidade. Trata-se de compreender como os espaços públicos estão sendo deslocados e re-inventados, a partir das demandas de novos atores sociais, como crianças e jovens, agora muito mais visíveis no cenário social, mas cuja participação ainda não se faz legitimada. Trata-se, sobretudo, de compreender que transformações subjetivas (em crianças e jovens) estão em jogo quando se trata de re-inventar uma subjetividade pública em nossos dias. Ainda, dados os modos de subjetivação de crianças e jovens hoje, trata-se, enfim, de investigar o quê está implicado na passagem do privado ao público, do ponto de vista subjetivo, e quais são as condições que predispõem crianças e jovens a publicizar sentimentos e ações, na direção de construir novas identificações coletivas que impulsionem à construção de causas comuns, e dêem origem a outros embates entre diferentes atores nos espaços públicos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Suzana Libardi - Integrante / Felipe B. Gonçalves - Integrante / Marina Dantas Jardim - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    6. 2009-2012. A Participacao Social Juvenil: subjetividade, cultura, politica e direitos
      Descrição: O presente projeto visa investigar as formas atuais de participação social de jovens em distintas regiões do Brasil, a saber: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. Considerando a problematização recente de que a política não consegue mobilizar os jovens na direção de uma maior participação e engajamento em questões da vida pública, buscamos vislumbrar o alcance político e de renovação social da participação de jovens, a partir da perspectiva dos seguintes eixos analíticos: a) a questão da resistência : de que modo as formas de participação juvenil estabelecem conflitos, oposições e antagonismos com a ordem social vigente; b) a questão da formação de coletivos : de que modo as formas de participação juvenil se encaminham para a coletivização das formas de ação, a articulação e alianças com outros atores sociais, e a superação de posições individuais e autônomas identidade coletiva e política; c) a questão dos valores : de que modo as formas de participação juvenil re-definem e re-significam o mundo comum e os projetos de transformação social; d) a questão do sujeito : de que modo as formas de participação juvenil se constituem um projeto de transformação de si , e como se estrutura tal projeto na perspectiva da alteridade. A proposta de pesquisa visa compreender a formação dos atores sociais, suas formas de mobilização de recursos materiais e simbólicos, suas formas de instalação de redes relacionais e as significações atribuídas à realidade social como um processo heterogêneo de identificações sociais e coletivas. A partir de compreensões locais sobre as formas de participação dos jovens, serão produzidas categorias analíticas e teóricas que possam ser transversalizadas no enquadre de uma pesquisa dialógica e multi-facetada que suporte diferenças teórico-metodológicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (10) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Suzana Libardi - Integrante / Marco Aurélio Máximo Prado - Integrante / Jaileila de Araújo Menezes - Integrante / Claudia Mayorga - Integrante / Andrea Zanella - Integrante / Maria Ignez Moreira - Integrante / Rafael Prosdocimi Bacelar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    7. 2007-2012. Subjetivacao Politica na Infancia e Adolescencia - A democracia nas escolas
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as condições subjetivas e objetivas da participação política de crianças e jovens tendo em vista o contexto institucional das escolas. Do ponto de vista das condições subjetivas, pretende-se compreender como crianças e jovens iniciam o processo de (re)-construção de espaços públicos de ação e participação distanciando-se dos modelos familiares de relacionamento com o outro, de diálogo, comunicação e ação. Do ponto de vista das condições objetivas, pretende-se compreender como os contextos institucionais, principalmente a escola, favorecem (ou não) a produção e a consolidação de dispositivos de participação de crianças e jovens, de modo que uma formação cidadã seja realmente possível. Dando continuidade a pesquisas anteriores sobre a questão da participação política e social de crianças e jovens, o presente projeto visa enfocar especificamente o contexto institucional das escolas, por entender que esse se constitui como o espaço público potencialmente capaz de mobilizar os afetos, cognições e ação de crianças e jovens em prol de causas comuns . É na escola que crianças e jovens têm, em primeiro lugar, e de modo universal, a oportunidade da convivência plural ensejando, portanto, lutas, embates e negociações. Deste modo, a ação coletiva pode ter lugar propiciando a construção de subjetividades políticas e de espaços democráticos de negociação e diálogo. A escola, embora permaneça uma instituição que ainda reage com lentidão às mudanças, pode ser o lugar de aprendizagem do político, entendido como a luta pela emancipação e pela democracia. É ali que o contato com a diferença e a pertinência das causas comuns assumem um valor fundamental para a mobilização da ação em favor de espaços de diálogo, mesmo em tempos adversos quando parecem predominar as condições contemporâneas do individualismo, do isolamento urbano, e do privatismo. As formas de participação de crianças e jovens na escola hoje dizem respeito às possibilida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Sonia Borges - Integrante / Renata Monteiro - Integrante / amana rocha mattos - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    8. 2007-2010. "Falatorio": espacos de fala e decisao
      Descrição: Trata-se de um projeto de extensão articulado ao projeto de pesquisa "Subjetivação Política na Infância e Adolescência e Contextos Institucionais - a Democracia nas Escolas", constituindo-se como seu campo de pesquisa-intervenção. Tem como objetivo acompanhar, promover e participar de espaços de diálogo e negociação em contextos escolares, institucionais e/ou comunitários com crianças e jovens. Objetiva-se participar de situações em que se oportunize a discussão e o engajamento nas questões comuns e a adesão às causas coletivas. Tem-se como pressuposto teórico que a circulação da palavra - sua expressão e diálogo - seja fundamental para que crianças e jovens construam 'idiomas' sobre sua posição singular no mundo e sobre as turbulências de sua existência, qualificando discursivamente sua experiência, seja na escola, seja na família ou em outros espaços de interação na cidade. Neste sentido, a fala e a construção coletiva de sentidos constitui-se um momento inicial da formação de identificações coletivas, base para a construção de projetos e ações comuns. A vinculação deste movimento com a (con)vivência democrática é discutida no projeto de pesquisa que dá origem a esse projeto de extensão. Frequentemente, o projeto também inclui atores sociais co-adjuvantes às crianças e jovens, tais como seus pais e seus professores. Como metodologia deste projeto, grupos focais de discussão e reflexão são utilizados. A dinâmica do trabalho em grupo aproxima-se do modelo de 'grupo operativo' (Pichon-Riviere), em que há uma tarefa grupal a ser realizada. Após cada encontro com os participantes, os pesquisadores-coordenadores elaboram um relatório em que descrevem não apenas as contribuições de cada participante, mas o movimento grupal e coletivo frente à tarefa. O relatório é analisado no marco das discussões teóricas do projeto. O projeto de extensão só pode ser compreendido e situado na sua vinculação indissociável com o projeto de pesquisa, que lhe dá origem e sentido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Sonia Borges - Integrante / Renata Monteiro - Integrante / amana rocha mattos - Integrante / Camila Carvalho Machado - Integrante / Carlos Vinícius Ribeiro Almada - Integrante / Marina Almeida Dantas - Integrante / Felipe B. Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    9. 2007-2009. Os jovens na cidade: os impasses de uma relacao ativa com os diferentes no contemporaneo
      Descrição: Investigamos as tentativas dos jovens estabelecerem uma ?relação ativa? com os diferentes, numa sociedade em que o individualismo e a segurança privada se constituem como principais valores. Foi nosso objetivo discutir de que forma as relações dos jovens na cidade possibilitam pensar a constituição do espaço público hoje. Diferenciamos a ?relação ativa? da tolerância ou de uma ?relação passiva?, em que o outro é mantido distante e incapaz de provocar algum impacto ou reflexão no indivíduo. Na ?relação ativa?, há a troca de narrativas, afetos e experiências e os limites entre o ?eu? e o ?outro? podem ser retraçados. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete jovens, de ambos os sexos, moradores de diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 28 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Coordenador.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    10. 2005-2009. Politicando
      Descrição: Esse projeto de pesquisa e ação visa mapear e compreender as disposições subjetivas de crianças e jovens necessárias ao processo de construção de ações coletivas e participação política. Por um lado, parte de situações e experiências, geralmente em escolas, que possam mobilizar crianças e jovens em torno de projetos e causas, tais como: elaborar uma pesquisa sobre o comportamento eleitoral de estudantes numa escola de 2o grau (realizado por jovens de uma escola pública); elaborar um jornal sobre o bairro, as pessoas que vivem e trabalham aí, as dificuldades etc (realizado por crianças de uma escola particular). Por outro lado, utilizando o procedimento de entrevistas semi-estruturadas, quer conhecer como os jovens ingressam e participam de movimentos coletivos e solidários, tais como ONGs que visam o trabalho social, grêmios e associações estudantis, partidos políticos, ou outros devires cuja forma de associação é mais larvar no que tange à construção de objetivos comuns e menos ideológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Sonia Borges - Integrante / juliana Póvoa - Integrante / Renata Monteiro - Integrante / amana rocha mattos - Integrante / Luciana Gageiro Coutinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    11. 2005-2006. Subjetividade politica na infancia e juventude, participacao, reconhecimento e contextos insitucional
      Descrição: O projeto visa construir referenciais teórico-metodológicos que fundamentem uma perspectiva sobre a infância e a juventude ancorada sobre a noção de ação. Essa é concebida não como um atributo individual, mas disposição subjetiva que permite e conduz o sujeito à vida em comum. Neste projeto se visa investigar e compreender as condições, tanto subjetivas como objetivas, que tornam, tanto a criança como o jovem, atores sociais que agregam, no âmbito das trocas sociais, valores e qualidades específicas. A problematização da ação coloca em questão os contextos institucionais que determinam injunções específicas de tempo e espaço para a mobilização e a consecução dos interesses comuns. Sob essa perspectiva torna-se importante o aprofundamento de aspectos tais como, o reconhecimento social, a diferenciação, a hegemonia. Segundo resultados de investigações anteriores na área de participação social e política de crianças e jovens, compreendemos a importância dos contextos institucionais que viabilizam ou não recursos (entendidos de forma ampla) para a ação. Neste sentido, resulta importante examinar que aspectos do instituído podem facilitar ou constranger a tarefa da assunção das questões comuns. A escola, como instituição onde crianças e jovens passam grande parte de suas vidas, é de especial interesse para o projeto. Por outro lado, outros espaços coletivos, outros ''territórios de ação e grupalidade'' - criados nas margens da vida citadina - também serão investigados, tais como espaços de encontros para manifestações artísticas e culturais. Do ponto de vista do encaminhamento metodológico, deve-se dar continuidade à utilização de metodologias participativas concebidas como decorrentes das pontuações teóricas relativas à construção da criança e jovem nas sociedades contemporâneas. O uso dessas metodologias enseja, quase sempre, a convergência de pesquisa e intervenção, já que obter conhecimento, enquanto objetivo do pesquisador, deve ser conjugado com obter conhecimento sobre si e sobre o outro com fins de transformação social. Desse modo, a atividade de pesquisa é também uma ação, algo que congrega sujeitos na sua pluralidade e na sua diferença, e portanto, pode ser auto-reflexiva, ou seja, objeto de questionamento, debate e saber.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Joana Maia Simone - Integrante / Lívia Oliveira - Integrante / Sonia Borges - Integrante / juliana Póvoa - Integrante / Renata Monteiro - Integrante / amana rocha mattos - Integrante / Carlos Henrique Macena Barbosa - Integrante / Laura Ribeiro Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    12. 2003-2009. Jovens pelos Jovens
      Descrição: O projeto Jovens pelos Jovens é um projeto de pesquisa e extensão cujos objetivos são compreender e analisar as emergências subjetivas ao longo dos processos de mobilização e ação de jovens e crianças em direção a uma maior inserção política e cultural. Deste modo, a partir de intervenções planejadas, pretende-se compreender as disposições subjetivas que são ativadas e os dispositivos institucionais que contextualizam a participação e a ação das crianças e jovens. O projeto visa, portanto, uma compreensão de como emergem e são sustentados os processos subjetivos em prol da participação social e política. Do ponto de vista metodológico, preocupa-se com a utilização de procedimentos de coleta de dados sensíveis aos problemas e questões inerentes à pesquisa com crianças e jovens. Por outro lado, busca experimentar metodologias emergentes que possam dar conta de uma implicação do pesquisador no campo de pesquisa e seu impacto sobre esse. As metodologias empregadas assumem assim duas modalidades básicas: elaboração de projetos no âmbito de um fazer coletivo, quando crianças e jovens levam adiante um projeto de sua autoria, que pode ser a elaboração de um vídeo, a elaboração de um manual/livro/ação coletiva, sendo acompanhados pelo(s) pesquisador(es); e a discussão e reflexão em grupos de jovens e de crianças frente às mobilizações propostas pelos pesquisadores criadas no âmbito das escola e das comunidades com o objetivo de consolidar pautas de ação coletiva. Nas duas modalidades acima citadas, permanecem e imbricam-se os objetivos tanto de pesquisa, como de extensão (intervenção social clínica). O projeto Jovens pelos Jovens gerou como intervenções de participação com crianças e jovens intituladas ''Politicando'' e "Sem pipoca''. O primeiro abarcou intervenções sob forma de propostas de ação coletiva nas escolas junto a crianças e jovens, como também entrevistas semi-estruturadas sobre ações coletivas no âmbito social, político e cultural. O segundo abarcou intervenções pontuais, como por exemplo, exibição de filmes seguida de debate, incidindo sobre um tema específico junto a grupo de crianças e jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Joana Maia Simone - Integrante / Sonia Borges - Integrante / juliana Póvoa - Integrante / Renata Monteiro - Integrante / amana rocha mattos - Integrante / Laura Ribeiro Ferreira - Integrante / Luciana Gageiro Coutinho - Integrante / Bruno Passos Pizzi - Integrante / Elaine Juncken Teixeira - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.
    13. 2003-2006. Diferenca e Participacao: Subjetivacao Politica na Infancia e Adolescencia Contemporaneas
      Descrição: O projeto visa compreender a questão da participação social de crianças e jovens no âmbito dos processos sócio-culturais mais amplos onde se forjam os interesses comuns e se consolidam os laços sociais. Ainda que à margem de uma participação política plena, crianças e jovens interferem na construção e nos destinos da sociedade constituindo-se como atores parceiros que dispõem de recursos e energias para a transformação social. Essa 'participação invisível' deve ser tematizada e problematizada como aspecto que vem re-definir valores e práticas societárias. A participação social é concebida como elemento constitutivo dos processos de subjetivação política através dos quais se condicionam as formas de vida em comum e a convivência coletiva. Além do mais, a participação tem sido, desde a Convenção sobre os Direitos da Criança. considerada como um dos direitos básicos da criança. Entendemos a participação como apoiada nas diferenças que surgem no espaço comum (o espaço público) ao se assumir a agência sobre problemas comuns. O projeto visa compreender como, em tempos de individualização radical e da cultura do consumo, as disposições subjetivas para a política (tomada aqui no sentido arendtiano da construção da vida em comum por sujeitos livres) são mobilizadas e constituídas. Metodologicamente o projeto se apóia em formas de intervenção clínica sob a rubrica dos grupos de discussão focal, ou grupos de reflexão, que são espaços de fala, imaginação e troca junto a crianças e jovens em que sentidos e ações coletivas podem ser construídos. Nesses espaços pesquisadores e pesquisados aliam-se num processo decentrado de pesquisa em que não há um objeto a ser descoberto, ou um objetivo a ser cumprido, mas narrativas grupais a serem prouduzidas ao longo das interações e trocas do grupo. Essas narrativas constituem o material de análise do processo de participação em questão, e desse modo não podem ser entendidas como resultado de um 'procedimento' imparcial e neutro do pesquisador. Ipso facto, as metodologias utilizadas têm que se alinhar às considerações ético-políticas que emergem da pesquisa com crianças e jovens e cujo tema consiste em analisar a participação, tal como aqui conceituada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Beatriz Corsino Pérez - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador / Juliana Hampshire Carvalho Santos Lopes - Integrante / Conceição Firmina Seixas Silva - Integrante / Sonia Borges - Integrante / juliana Póvoa - Integrante / Renata Monteiro - Integrante / amana rocha mattos - Integrante / Carlos Henrique Macena Barbosa - Integrante / Laura Ribeiro Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Beatriz Corsino Perez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Dignidade Acadêmica no Grau Magna cum Laude, CFCH-UFRJ.. 2008.
      Membro: Beatriz Corsino Pérez.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. I ERA- Encontro da Rede de Articulação Psicologia, comunidades tradicionais,indígenas, quilombolas, de terreiro, e em luta pelo terrítótio.Crianças e jovens quilombolas: reflexões sobre memória social, geração e colonialidade. 2018. (Encontro).
    2. III Colóquio do NuGea.Pesquisa-intervenção com crianças e jovens quilombolas: desafios éticos, políticos e metodológicos. 2018. (Outra).
    3. Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense.Crianças e jovens de Cafuringa/RJ: reflexões sobre memória e participação social. 2018. (Outra).
    4. Seminário Infâncias e Juventudes em Debate.Infâncias e participação nos campos da política, das pesquisas e das comunidades. 2018. (Seminário).
    5. VI Semana de Desenvolvimento Acadêmico 2018.Memória e participação social de crianças e jovens quilombolas. 2018. (Outra).
    6. X CONFICT- Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. O silenciamento da memória social nas comunidades quilombolas rurais e seus impactos na infância e juventude. 2018. (Congresso).
    7. X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Comunidades Tradicionais e em Luta Pela Terra e Território: Modos De Resistência e Formas de Organização Política. 2018. (Simpósio).
    8. X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Ação e subjetivação política de crianças e jovens quilombolas. 2018. (Simpósio).
    9. XXI Semana de Monitoria.Subjetividade, Cultura e Desenvolvimento: Perspectivas Contemporâneas Sobre a Infância. 2018. (Outra).
    10. II Fórum de Práticas Emergentes do Norte Fluminense: os desafios éticos nas práticas de saúde.Medicalização, ética e disciplinaridade. 2017. (Seminário).
    11. I Seminário Infância, Juventude e Educação: Campos em Movimento.Formação de professores e psicólogos: a escola como campo interdisciplinar. 2017. (Seminário).
    12. IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT). Verdade ou Consequência? O fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes. 2017. (Congresso).
    13. IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT). Infância, juventude e participação: a experiência no Conselho Municipal de Direitos em Campos dos Goytacazes. 2017. (Congresso).
    14. Práticas no Fórum: partilhando experiências em desmedicalização. 2017. (Encontro).
    15. Seminário nacional infâncias e juventudes na cidade: um diálogo com a educação.As crianças da comunidade margem da linha e os impactos da política habitacional. 2017. (Seminário).
    16. Seminário nacional infâncias e juventudes na cidade: um diálogo com a educação.Os desafios da participação de crianças e jovens no Conselho Municipal de Direitos: a experiência de Campos dos Goytacazes. 2017. (Seminário).
    17. XI Mostra Regional de Práticas em Psicologia. Infância, juventude e participação: construindo espaços de diálogo em Campos dos Goytacazes. 2017. (Congresso).
    18. XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Memória, participação e o diálogo intergeracional numa comunidade quilombola. 2017. (Congresso).
    19. XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Práticas Comunitárias em uma Comunidade Quilombola. 2017. (Congresso).
    20. II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes. Criança e participação política no Brasil: os dilemas desse encontro. 2016. (Congresso).
    21. IX Encontro Regional da Abrapso.Participação de Crianças e Jovens: uma reflexão sobre a realidade de Campos dos Goytacazes. 2016. (Encontro).
    22. IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Memórias, narrativas e ações de jovens frente às remoções e intervenções urbanas. 2016. (Simpósio).
    23. XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Mostra de Extensão e Pós-graduação. Juventude, participação política e a construção de espaços de diálogo. 2016. (Congresso).
    24. XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Mostra de Extensão e Pós-graduação. Infância e participação: a construção de espaços de fala e de ação no município de Campos dos Goytacazes. 2016. (Congresso).
    25. Internúcleos UFOP/UFMG 2014 - Subjetivação e Política: Teorias em ação. 2014. (Seminário).
    26. Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. 2014. (Seminário).
    27. I Seminário A Criança e sua Participação na Cidade.A favela e a cidade na perspectiva das crianças: uma discussão metodológica. 2013. (Seminário).
    28. La Juventud en Mexico: Realidades, Estudios y Politicas Publicas. 2012. (Seminário).
    29. Primer Congreso Iberoamericano de Psicología Política. A cidade em disputa: as intervenções urbanas e o processo de subjetivação dos jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    30. VII Encontro Regional Rio da ABRAPSO. Transformações urbanas e psicologia social. 2012. (Encontro).
    31. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Percorrendo a cidade: conflitos e inseguranças vividos pelos jovens no Rio e Janeiro. 2011. (Congresso).
    32. I Seminário Internacional Juventude e Política, V Internúcleos Juventude e Política..A questão da subjetividade e da ação nos processos de participação social e política. 2011. (Seminário).
    33. IX Reunião de Antropologia do Mercosul: Culturas, encontros e desigualdades. Riscos, conflitos e tensões vividos pelos jovens na cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).
    34. IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira- JUBRA IV.Busca por segurança ou engajamento coletivo? Como os jovens lidam com as "experiências desestabilizadoras" na cidade. 2010. (Simpósio).
    35. Seminário Latinoamericano Juventude e Política. 2010. (Seminário).
    36. Dialógos Universidade- Escola. Qual participação estudantil nós queremos?. 2009. (Encontro).
    37. Disparos políticos em práticas coletivas:câmbios, tráficos e gambiarras. 2009. (Encontro).
    38. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica. Os jovens na cidade:reflexôes sbre a constituição do espaço público hoje. 2009. (Congresso).
    39. I Congresso Internacional em Estudos da Criança - infância possíveis, mundos reais. Cidadania e Participação social: a construção da cidade pela ação das crianças. 2008. (Congresso).
    40. II Encontro internúcleos: Juventude e Participação Política. 2008. (Encontro).
    41. III Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira - JUBRA.?A relação ativa? e seus impasses: como os jovens lidam com os diferentes no contemporâneo?. 2008. (Simpósio).
    42. III Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira - JUBRA.Jovens Engajados no Trabalho Social: Uma Ação Política??. 2008. (Simpósio).
    43. II Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Juventude, consumo e segurança: as vicissitudes da relação ativa com os diferentes na cidade contemporânea.. 2008. (Simpósio).
    44. II Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.A convocação pelo 'outro' no trabalho social e a dimensão política da solidariedade. 2008. (Simpósio).
    45. Seminário Internacional Construções Contemporânea sobre a Infância. Teorias, Políticas e Práticas Sociais. 2008. (Seminário).
    46. V Simpósio de Psicologia Política.A Participação de Jovens no Trabalho Social e suas Possíveis Aproximações com a Política. 2008. (Simpósio).
    47. I Encontro Internúcleos: Juventude e Participação Política.Juventude e Participação Política. 2007. (Encontro).
    48. XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica - Sociedade Contemporânea, Rupturas e Vínculos Sociais. Construir o mundo dá trabalho! Infância e Participação Social. 2007. (Congresso).
    49. II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).
    50. II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Infância e participação: reinventando os laços sociais com as pessoas, os objetos e o entorno. 2006. (Congresso).
    51. II Simpósio Internacional sobre a Infância e Juventude Brasileira- II JUBRA.A reinvenção do cotidiano:construindo o projeto coletivo de um jornal. 2006. (Simpósio).
    52. II Simpósio Internacional sobre a Infância e Juventude Brasileira- II JUBRA. 2006. (Simpósio).
    53. IV Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC. 2006. (Encontro).
    54. XXVIII Jornada de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ. A reinvenção do cotidiano: construindo o projeto coletivo de um jornal. 2006. (Congresso).
    55. V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Uma reflexão sobre a participação política de jovens na construção do bem comum. 2005. (Congresso).
    56. XXVII Jornada Giulio Massarani de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ.Adolescência e política: questões em torno da construção do bem comum. 2005. (Outra).
    57. I Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA I. 2004. (Simpósio).
    58. I Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira- JUBRA I.Subjetividade Política e Diferença: Como os Jovens Pensam o Coletivo. 2004. (Simpósio).
    59. XXVI Jornada de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ."Que grupo é este?": um estudo sobre o coletivo nos processos de subjetivação política de jovens. 2004. (Outra).
    60. II Congresso da Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).
    61. XII jornada de iniciação científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Psicologia social somunitária e ecologia social. 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. PÉREZ, BEATRIZ CORSINO; GONCALVES, B. S. ; FERNANDES, S. L. ; VIANA, I. ; MORETTI, L. L. ; ADSUARA, C. H. C. ; SANTOS, B. J.. I ERA- Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por território. 2018. Outro
    2. PÉREZ, B. C.; OBERG, L. P. ; SILVEIRA, L.. Pré-encontro Regional da Rede de Articulação - Campos/RJ. 2018. Outro
    3. PÉREZ, B. C.; SODRE, E. N.. I Seminário Infância, Juventude e Educação: Campos em Movimento. 2017. Outro
    4. PÉREZ, BEATRIZ CORSINO; ALMEIDA, A. S. ; GOMES, A. M. ; GODINHO, L. S. ; MARCELINO, T. P.. Cafuringar é muito bom! Exposição de Fotos de Cafuringa. 2017. Exposição
    5. PÉREZ, B. C.; MENDES, J. ; LIMA, C.. I Diálogos Universidade - Conselho da Criança e do Adolescente: desafios da formação, da participação e do controle social no município de Campos dos Goytacazes. 2017. Outro
    6. PÉREZ, B. C.; OBERG, L. P.. I Semana de Psicologia da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes. 2016. Outro
    7. PÉREZ, B. C.. Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância. 2015. (Outro).. . 0.
    8. PÉREZ, B. C.. Seminário Nacional Avaliação e Currículo da Educação Infantil. 2015. (Outro).. . 0.
    9. Corsino, P. ; NUNES, M. F. R. ; PÉREZ, B. C.. III Seminário Internacional: Boas práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2014. Outro
    10. PÉREZ, B. C.; DANTAS JARDIM, M. ; CECCON, C. P. ; CECCON, C.. A comunidade Santa Marta pelo olhar das crianças. 2012. Exposição
    11. Castro, L. R. ; PÉREZ, B. C. ; Borges, S. ; BACELAR, R. P.. I SEMINÁRIO LATINOAMERICANO JUVENTUDE E POLÍTICA e IV INTERNÚCLEOS JUVENTUDE E POLÍTICA. 2010. Outro
    12. PÉREZ, B. C.; Borges, S. ; Castro, L. R. ; Mattos, A.R. ; Silva, C.F.S.. Jornada Comemorativa 10 anos do NIPIAC. 2008. Outro
    13. PÉREZ, B. C.. Comissão Técnica do Jubra-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 14/02/2019 11:45:04