1. | 2019-Atual. Processos de Ingresso no Ensino Superior: transicoes, suportes e arranjos entre jovens de universidades publicas da Bahia Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de oito cursos de graduação da UEFS e da UFRB, durante os três primeiros semestres de ingresso. O desafio da permanência estudantil, tendo em vista as renitentes taxas de evasão altamente concentradas em algumas áreas disciplinares, a perda de importância de algumas áreas - ilustradas pela baixa procura dos cursos de licenciatura, por exemplo -, além de questões como empregabilidade e formação profissional, são algumas tensões que atravessam nosso campo de preocupações na constituição dessa proposta de investigação. Entendemos, assim, que a relevância do atual projeto está em produzir tanto dados quantitativos mais sistematizados e panorâmicos acerca desse público (perfil socioeconômico; perfil psicossocial; motivações; rotinas escolares), quanto produzir dados qualitativos sensíveis ao que se refere aos aspectos subjetivos (desejos, dificuldades, suportes, adaptações), na construção do ofício de estudante. A partir dos resultados produzidos pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, possibilitando oferecer insumo para a construção de programas e políticas estudantis para melhor acolhimento, adaptação e permanência do jovem neste universo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Iron Alves - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Daniela Abreu Matos - Integrante / Luis Paulo Oliveira - Integrante / Amali D' Angelis Mussi - Integrante / Fernanda Ribeiro Zatti - Integrante / Aloísio Machado da Silva Filho - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
2. | 2019-Atual. SITUACAO JUVENIL E PROJETOS PROFISSIONAIS DE JOVENS AGRICULTORES FAMILIARES NA BAHIA Descrição: Este projeto de pesquisa social empírica aborda o tema da reprodução social da agricultura familiar através de um enfoque geracional juvenil. Seu objetivo geral consiste em analisar a situação juvenil na agricultura familiar no estado da Bahia, para explicar os projetos profissionais elaborados por jovens agricultores familiares. Será desenvolvido com método misto, quantitativo e qualitativo, através de um modelo analítico-descritivo com quatro dimensões temáticas que abordam questões objetivas e subjetivas: a) as condições materiais; b) os processos de socialização; c) as representações sociais; d) os projetos juvenis. A unidade de analise serão jovens com idades entre 15 a 29 anos ocupados na agricultura familiar no estado da Bahia. O estudo envolverá a pesquisa de dados secundários do IBGE, aplicação de questionário padronizado junto um público alvo, realização de quatro grupos focais e observação sistemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2018-Atual. Processos de Ingresso no Ensino Superior: transicoes, suportes e arranjos entre jovens universitarios Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de licenciatura da UEFS ao longo do primeiro ano. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sociológicos e psicossociais sobre juventude, inserção e transições sociais e vida universitária. Trata-se de um estudo de natureza quanti-quali, que utilizará diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados da universidade sobre perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil e a realização de grupos focais. Os sujeitos serão estudantes do primeiro ano de cinco licenciaturas com diferentes perfis (áreas de conhecimento, concorrência, evasão). A partir dos dados produzidos e analisados pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, oferecendo insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ivan Faria - Integrante / Iron Alves Pedreira - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Mirela Figueiredo Iriart - Coordenador / Aloisio Machado da Silva Filho - Integrante / Amali Mussi de Angelis - Integrante / Fernanda Almeida Ribeiro Zatti - Integrante. Membro: Ivan Faria. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Mirela Figueiredo Iriart - Coordenador / Amali Angelis de Mussi - Integrante / Iron Pedreira Alves - Integrante. Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira. Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de licenciatura da UEFS ao longo do primeiro ano. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sociológicos e psicossociais sobre juventude, inserção e transições sociais e vida universitária. Trata-se de um estudo de natureza quanti-quali, que utilizará diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados da universidade sobre perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil e a realização de grupos focais. Os sujeitos serão estudantes do primeiro ano de cinco licenciaturas com diferentes perfis (áreas de conhecimento, concorrência, evasão). A partir dos dados produzidos e analisados pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, oferecendo insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Iron Alves - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - - Integrante / Amali D' Angelis Mussi - Integrante / Fernanda Ribeiro Zatti - Integrante / Aloísio Machado da Silva Filho - Integrante. Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
1. | 2017-Atual. Modelo de implementacao federal do Programa Crianca Feliz Descrição: O Projeto tem como objetivo interpretar as diferentes modelos de implementação da política publica para infância em âmbito federal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador / Mailson Santos Pereira - Integrante. Número de orientações: 1 Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2016-2018. Projetos profissionais de jovens agricultores familiares no municipio de Valenca-BA Descrição: Essa pesquisa social empírica tem como objeto a construção dos projetos profissionais de jovens agricultores familiares no município de Valença no Estado da Bahia. Com base um uma metodologia quantitativa e representativa relaciona as condições matérias e os processos de socialização de jovens s com sua disposição em reproduzir o processo de trabalho familiar agrícola comparando segundo gênero.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador / Joao Paulo Aguiar de Souza - Integrante. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2015-2017. MULHERES DE FIBRA: da invisibilidade ao empoderamento em assentamentos de reforma agraria no Territorio do Sisal - BA Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico, que refletiu no empoderamento e na redução da invisibilidade das mulheres agricultoras assentadas no Território do Sisal e é uma pesquisa que utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa desenvolvida nos assentamentos de Lagoa dos Bois em Santaluz - BA e Nova Palmares em Conceição do Coité - BA, a qual apresenta como o problema sociológico: Como se desenvolveu o empoderamento socioeconômico e a superação da invisibilidade das mulheres agricultoras assentadas do Território do Sisal e quais as práticas sociais que possibilitaram este processo? Assim, utiliza-se como eixos temáticos para a análise que norteia essa pesquisa e buscando alcançar o objetivo geral: Participação social e formação política das mulheres agricultoras assentadas; Formas de socialização, produção, organização e cooperação solidária; Acesso a políticas públicas rurais e Empoderamento e superação da invisibilidade nos assentamentos de reforma agrária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador / LOSÂNGELA DA CUNHA ARAÚJO - Integrante. Membro: Nilson Weisheimer. |
2. | 2015-2017. SOCIALIZACAO DE GENERO E GERACAO NO PROCESSO DE TRABALHO FAMILIAR AGRICOLA NO TERRITORIO DE IRECE-BA Descrição: Essa pesquisa social empírica tem como objetivo a análise da socialização de jovens no processo de trabalho familiar agrícola no Território de Irecê-BA. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa mista, obtendo-se informações diretas através de grupo focais e dados secundários de estudos no território. Sendo construídas e analisadas a partir das questões referentes a socialização dos jovens no processo de trabalho familiar agrícola e; as relações de gênero no processo de trabalho familiar buscando e; a elaboração dos projetos profissionais desses jovens. Discutem categorias importantes como agricultura familiar, socialização profissional e de gênero e projetos profissionais, que nos ajudam a entender sobre o processo de trabalho dos jovens agricultores familiares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador / Juliane Oliveira de Almeida - Integrante. Número de orientações: 1 Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2014-2015. Marialice Foracchi e a Formacao da Sociologia da Juventude no Brasil Descrição: O objetivo geral do projeto é realizar um estudo sistemático da obra de Marialice M. Foracchi, para analisar suas principais contribuições teóricas para o conhecimento sociológico sobre os jovens, a juventude e o movimento juvenil. Como hipótese é considerado que a obra de M. M. Foracchi caracteriza o momento de formação da Sociologia da Juventude no Brasil estando voltada para a análise do movimento estudantil a partir da condição social do estudante universitário e do papel atribuído a essa categoria no desenvolvimento nacional. A partir dessa abordagem, sua obra fornece-nos ferramentas para o exame de questões relativas ao entendimento das categorias jovem e estudante, dos movimentos juvenis e estudantis. Será rebalsada uma análise qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica. Os procedimentos adotados serão: a) inventariar e reunir o conjunto da obra de Marialice Foracchi dedicada ao tema da juventude; b) estudar sistematicamente essa obra por meio de leituras sucessivas; c) apreender a significação dos materiais contidos nesse levantamento, com vista a: d) categorizar seu(s) objeto(s) de estudo; e) proceder o mapeamento de conceitos e categorias teóricas; f) interpretar a contribuição teórica da autora e; g) sistematizar os resultados para difundir o conhecimento. Este se desenvolverá no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e envolverá a publicação dos resultados de pesquisa, assim como a colaboração com docentes e pesquisadores desta instituição para realização de debates sobre a temática proposta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2013-Atual. Circuitos de consumo e producao cultural: investigando as dimensoes sociais e formativas das praticas esteticas, eticas e politicas dos jovens em Feira de Santana-BA Descrição: Projeto aprovado (dez.2012) apresentado ao Edital MCTI/CNPq Nº 14/2012 ? Universal na Faixa A. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Mirela Figueiredo Iriart - Coordenador / Eduardo Frederico Luedy Marques - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Nilson Weisheimer - Integrante. Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira. |
2. | 2013-2014. Juventude e sindicalismo rural na Bahia: os jovens agricultores familiares da base sindical da FETAG -BA Descrição: O projeto articula as temáticas da juventude e dos movimentos sociais rurais. A questão inicial é investigar o que leva os jovens agrucultores familiares a participaram das setorias de juventude dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETAG ?BA, como se processa esta participação e os que esta influencia na construçao social da categoria dos jovens agricultores familiares. Combinando metodos quantitativos e qualitativos o estudo busca caracterizar o perfil dos jovens agricultores participantes do Primeiro Festival da Juventude Rural da FETAG ?BA, no que corresponde a suas condiçoes sociais, envolvimento no trabalho familiar agrícola, participaçao sindical, , conhecimento de políticas publicas para juventude rural, o perfil político ideológicos e os projetos profissiondos jovens da base sindical da FETAG-BA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2012-2017. Circuitos de Consumo e Producao Cultural: investigando as dimensoes sociais e formativas das praticas esteticas, eticas e politicas dos jovens em Feira de Santana-Ba Descrição: busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana-BA que acontecem em diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade, cujas dimensões formativas em seus aspectos estéticos, éticos e políticos são pouco conhecidos e estudados. A metodologia escolhida para empreender este estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). Pretende-se identificar seus trajetos e circuitos, descrevendo os territórios da cidade, como cenários que se descortinam e se resignificam no compartilhamento de significados e práticas. O contexto escolhido inclui os diversos espaços e circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais) tendo como sujeitos da pesquisa jovens ligados a grupos culturais, nas suas diferenças etárias, socioeconômicas, culturais, étnicas, raciais, de gênero, sexualidade e escolaridade, que tecem a trama do cotidiano através de suas práticas coletivas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante / EDuardo Luedy - Integrante / Elenise Pires de Andrade - Integrante / Luciano Caroso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
2. | 2012-2017. Consumo e producao cultural: experimentacoes esteticas, eticas e politicas entre jovens de Feira de Santana Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana que se dão nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. Apesar de ser o segundo maior município baiano, a cidade possui uma limitada oferta de equipamentos culturais, ligados à música, ao teatro, ao cinema e às artes, de forma geral. A literatura sobre culturais juvenis (MAGNANI, 2005; ALMEIDA; EUGENIO, 2006) aponta para a existência de uma significativa rede de iniciativas culturais gestada e protagonizada por jovens, mas que é relativamente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa e pelas próprias instituições educacionais. A metodologia escolhida para empreender este estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). O contexto escolhido inclui os diversos espaços e circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais) tendo como sujeitos da pesquisa jovens ligados a grupos culturais, nas suas diferenças etárias, socioeconômicas, culturais, étnicas, raciais, de gênero, sexualidade e escolaridade. As etapas de pesquisa incluirão observação participante em espaços públicos e privados, entrevistas em profundidade e grupos de discussão com coletivos juvenis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ivan Faria - Integrante / EDUARDO FREDERICO LUEDY MARQUES - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro. Membro: Ivan Faria. Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana que se dão nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. Resolução Consepe: 151/2012. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Mirela Figueiredo Iriart - Integrante / Eduardo Frederico Luedy Marques - Integrante / FARIA, Ivan - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira. Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social de jovens nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturaisna cidade de Feira de Santana-Ba. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade, cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. A literatura sobre culturas juvenis aponta para a existência de uma significativa rede de iniciativas culturais gestada e protagonizada por jovens, mas que é relativamente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa e pelas próprias instituições educacionais. A metodologia do estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). As etapas de pesquisa incluirão observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão, mapeando os circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais), tendo como sujeitos coletivos juvenis nas suas singularidades e semelhanças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Ivan Faria - Integrante / EDuardo Luedy - Integrante / Elenise Pires de Andrade - Integrante. Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
1. | 2011-2012. Estudo Qualitativo da Situacao Juvenil na Agricultura Familiar no Reconcavo da Bahia Descrição: A pesquisa aprofunda o estudo da situação juvenil no Recôncavo da Bahia através de uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa social. Pretende-se agora analisar a percepção dos jovens sobre sua participação nas dinâmicas produtivas e reprodutivas da agricultura familiar, buscando os elementos que nos possibilitem compreender a elaboração de seus projetos profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador / Maria Alice Gomes - Integrante / Juliane Oliveira de Almeida - Integrante / Isael da Silva Nonato - Integrante / Fabrício Dourado Gomes Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2010-2012. Estudo sobre a Situacao Juvenil na Agricultura Familiar no Reconcavo da Bahia Descrição: Este projeto de pesquisa aborda o tema da reprodução social da agricultura familiar através de um enfoque geracional juvenil. A tarefa sociológica proposta é analisar a situação juvenil na agricultura familiar no contexto do Recôncavo da Bahia para explicar, a partir desta, a participação dos jovens nas dinâmicas produtivas e reprodutivas da agricultura familiar local buscando deste modo, os elementos que possibilitem compreender a elaboração de seus projetos profissionais. Com isto, busca-se pôr em evidência tanto a construção social dos jovens agricultores familiares, quanto as suas disposições em reproduzir, ou não, o processo de trabalho familiar agrícola nesta região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2009-2011. Inclusao Social em Tempos de Violencia Domestica: O Lugar da Escola Descrição: O projeto integra atividades de pesquisa e extensão no âmbito da escola e da família num bairro pobre do município de Feira de Santana (BA). Tem por objetivo analisar a violência doméstica contra crianças e adolescentes, tendo como foco uma escola pública e seu entorno na periferia da referida cidade. Visa articular o conhecimento do problema com propostas de intervenção, por meio de oficinas pedagógicas dentre outros recursos. Espera-se consolidar intercâmbios entre as Universidades envolvidas (UEFS e UQAM) e os Sistemas de Saúde, Assistência Social, Educação e Garantias de Direitos do município e região.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Maria Helena R. Besnosik - Integrante / Mirela Figueiredo Iriart - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Acacia Batista Dias - Integrante / Maria Eliza Pacheco de Oliveira Medeiros - Integrante / Maria Conceição Oliveira Costa - Integrante / Saviana Matos Reis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira. Descrição: O projeto integra atividades de pesquisa e extensão no âmbito da escola e da família num bairro pobre do município de Feira de Santana (BA). Tem por objetivo analisar a violência doméstica contra crianças e adolescentes, tendo como foco uma escola pública e seu entorno na periferia da referida cidade. Visa articular o conhecimento do problema com propostas de intervenção, por meio de oficinas pedagógicas dentre outros recursos. Espera-se consolidar intercâmbios entre as Universidades envolvidas (UEFS e UQAM) e os Sistemas de Saúde, Assistência Social, Educação e Garantias de Direitos do município e região... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Maria Helena R. Besnosik - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Maria Conceição Oliveira Costa - Integrante / Maria Eliza Pacheco de Oliveira - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - - Integrante / Saviana Matos Reis - Integrante. Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
2. | 2009-2010. Infancia Trabalho e Genero na Agricultura Familiar Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo analisar, sob o recorte das relações sociais de gênero, o trabalho, as ocupações do tempo, o lúdico e as representações socioculturais que correspondem ao modo de vida cotidiano das crianças, filhos e filhas de agricultores familiares. O projeto compreenderá um estudo abrangente da população que compõe o universo e se caracteriza como diagnóstico descritivo analítico, com base em dados quantitativos e qualitativos, coletados através de técnicas e abordagens específicas e complementares. O projeto será desenvolvido nos Estados de Goiás e Rio Grande do Sul, predominantemente em municípios selecionados com base na representatividade da agricultura familiar, em uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Integrante / Joel Orlando Bevilaqua Marin - Coordenador / Eriberto Francisco Bevilaqua Marin - Integrante / Sérgio Schneider - Integrante / Elizara Carolina Marin - Integrante / Carolina Bráz de Castilhos e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2008-2011. Juventude, escolarizacao e insercao social: um estudo em diferentes contextos da rede publica de educacao do municipio de Feira de Santana Descrição: Esta pesquisa tem como objetivos caracterizar diferentes contextos escolares da rede pública de Feira de Santana que atendem a estudantes de ensino fundamental e médio, uma localizada em bairro periférico e outra em uma localidade central, a fim de verificar comparativamente os mecanismos de participação e trajetórias de inserção social de jovens entre 14 e 20 anos e compreender os significados co-construídos por eles em relação aos sentidos da escola, a suas possibilidades de ação no presente e seu olhar sobre o futuro. Os contextos serão compreendidos enquanto práticas discursivas e espaços dialógicos, onde diferentes discursividades são produzidas, a depender da posição dos sujeitos nas interações. As categorias analíticas sociabilidade, projeto e inserção social serão tomadas como ponto de partida para se discutir como a escola tem lidado com as sociabilidades juvenis emergentes, com suas expectativas de inserção sócio-profissional e compreender diferentes trajetórias construídas a partir da escola, mas na interação com a família e a comunidade. Do ponto de vista metodológico, a investigação pretende articular a observação participante nas escolas e em seu entorno, a realização de grupos focais e entrevistas em profundidade com os estudantes, tomando a relação sujeito-contexto como unidade de análise dialética e inseparável, em seus diferentes níveis. Os dados serão transcritos e analisados comparativamente a partir da categoria permeabilidade, como qualidade do contexto escolar, definida por seus limites e possibilidades de participação e estruturas de oportunidades geradas, na mediação das trajetórias de inserção social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ivan Faria - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Keity Barbosa Carneiro - Integrante / Milena Santos Rodrigues - Integrante / Renata Carvalho Silva - Integrante / Iane de Jesus Carneiro - Integrante / Carine de Jesus Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Membro: Ivan Faria. Descrição: esutdo comparativo em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio - de centro e de periferia - do município de Feira de Santana, com um enfoque etnográfico e ecológico, visando compreender os significados co-construídos pelos jovens sobre os sentidos da escola, as possibilidades de participação e suas perspectivas em relação ao futuro, através da utilização de grupos focais, observação participante e entrevistas em profundidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
1. | 2006-2007. IFCH/MDA -Agricultura Familiar Descrição: Caracterização dos jovens agricultores familiares no RS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Coordenador / Analisa Zorzi - Integrante. Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Cooperação. Número de produções C, T A: 1 Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 2005-2007. Juventudes, Cultura e Cidadania: trajetorias de insercao social de jovens em escolas publicas e particulares na cidade de Salvador Descrição: Este projeto teve como objetivos: a) descrever e analisar diferentes contextos escolares quanto aos mecanismmos de participação oferecidos/construídos pelos jovens; b) analisar os significados construídos pelos jovens sobre cidadania, participação e inclusão e sua percepção sobre a família, a escola e a sociedade. Através da metodologia de grupos focais, a coleta de dados foi realizada em uma escola pública e uma escola particular da cidade de Salvador, com a participação de 8 a 16 estudantes em cada grupo, seguindo um roteiro de discussão previamente elaborado. Envolve ainda a observação direta livre nos espaços da escola, registrados em cadernos de campo, observando dados sobre o contetxo e as interações entre os estudantes e professores e deles entre si. Os dados foram analisados a partir da categoria "permeabilidade" desenvolvida por Figueiredo Santos e Bastos (2005) num estudo anterior, como possível indicador dos limites e possibilidades de ação e particpação dos jovens no contexto escolar e as repercussões sobre suas trajetórias de inserção social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / José Augusto Neto - Integrante / Marina Souza - Integrante / Lima, Angela - Integrante. Financiador(es): Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1 Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart. |
2. | 2005-2008. Memorias do Rural: estrategias de resgate da historia ambiental e enraizamento de comunidades na regiao sizaleira da Bahia Descrição: O projeto tem por objetivo incorporar a memória coletivas das comunidades rurais da região sisaleira, em sua dimensão sócio-ambiental, às políticas de desenvolvimento local, na perspectiva de aprofundar o enraizamento/pertencimento destas comunidades como elemento constitutivo de um capital social potencializador das cadeias de reciprocidade, confiança, normas e sistemas de participação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Ana Maria Freitas Teixeira - Integrante / Alessandra Alexandre Freixo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Feira de Santana - Cooperação. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 2 Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira. |
3. | 2005-2007. Mulheres agricultoras: reproducao social e representacao politica no Rio Grande do Sul Descrição: A pesquisa diz respeito às condições de manutenção e reprodução da identidade social de "agricultora". Este problema tem como pressuposto que esta identidade está relacionada à inserção das mulheres em diferentes esferas sociais, como a família e o trabalho, mas também é resultado de um trabalho de definição identitária, efetuado em diferentes organizações existentes no meio rural, como sindicatos, movimentos e partidos políticos. A pesquisa focalizará mulheres jovens e adultas residentes no meio rural e suas famílias e também mulheres agricultoras engajadas em sindicatos de trabalhadores rurais. Pretende-se examinar a constituição das identidades sociais das mulheres adultas e jovens nos contextos da agricultura familiar (incluindo agricultura familiar stricto senso, assentamentos de reforma agrária e comunidades remanescentes de quilombos) e na participação política, examinando; como se dá a inserção das mulheres nas atividades agropecuárias no Rio Grande do Sul; as características produtivas e geradoras de renda da agricultura familiar, dos assentamentos de reforma agrária e das comunidades remanescentes de quilombos, assim como a divisão do trabalho por sexo e grupos de idade nelas estabelecidas; as características das jovens agricultoras e suas famílias, seu modo de vida, seus processos de socialização e projetos de vida; como as diferenças na socialização de rapazes e moças no processo de trabalho familiar agrícola repercutem em suas disposições em permanecer ou não na agricultura familiar e reproduzi-la socialmente; as características das mulheres engajadas em sindicatos de trabalhadores rurais em nome da condição de agricultora; no processo pelo qual a categoria "mulheres agricultoras" passou a configurar um grupo social distinto, uma categoria identitária com representantes no espaço político, e a ser objeto de políticas públicas, e os agentes que levam a cabo este trabalho. A pesquisa procura abarcar a diversidade histórica e social existente no meio .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Nilson Weisheimer - Integrante / Anita Brumer - Coordenador / José Carlos Gomes dos Anjos - Integrante / Rosani Spanevello - Integrante / Gabriele dos Anjos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Nilson Weisheimer. |
1. | 1998-2001. Memoria de Plataforma Descrição: O projeto de pesquisa " Memória de Plataforma", vinculado ao projeto macro "Memória da Educaçao na Bahia", teve como objetivo o "resgate da memória social" do bairro de origem operária situado no subúrbio ferroviário de Salvador. Sua metodologia contemplou as fontes documentais e orais. O estudo foi desenvolvido pelo Nucleo de Pesquisa e Extensao do Departamento de Educaçao da UNEB. A produçao de um vídeo "Memória de Plataforma", artigos dos estudantes bolsistas de Iniciaçao Científica e a constituiçao do acervo de fontes estiveram entre os produtos deste projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Jaci Maria Ferraz de Menezes - Coordenador / Maria Alba Guedes Machado de Mello - Integrante / Terciana Vidal Moura - Integrante / Paulo de Tarso Vellanes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira. |
Data de processamento: 14/02/2019 11:45:18