1. | 2016-Atual. Educacao em Direitos Humanos e a formacao do pedagogo: estudo comparado nas instituicoes de educacao superior brasileiras Descrição: A complexidade do cenário educacional atual, no que se refere às aprendizagens escolares e à qualidade da educação oferecida na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidencia a necessidade de ampliar estudos em profundidade sobre as instituições que abrigam a formação inicial de pedagogos, compreendendo seus processos de gestão, currículos e conteúdos formativos (GATTI, 2010; GATTI, BARRETTO e ANDRÉ, 2011). Entendida como um processo sistemático e multidimensional orientador da formação integral dos sujeitos de direito, a educação em direitos humanos passa a ser conteúdo formativo obrigatório na educação básica e na educação superior a partir da publicação da Resolução CNE/CP Nº 01/2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a educação superior é responsável pelo estabelecimento de uma cultura que reforce os direitos humanos na sociedade atual e pela formação de futuras gerações conhecedoras de seus direitos. Este projeto de pesquisa objetiva compreender o processo de inserção da educação em direitos humanos na formação inicial de pedagogos nas instituições de educação superior brasileiras em perspectiva comparada. A abordagem qualitativa subsidiará o estudo proposto e o método comparado em perspectiva histórica-humanista (KAZAMIAS, 2012) permitirá a apreensão de diferentes contextos formativos de pedagogos permeados por aspectos históricos, sociais e culturais distintos. Para o estudo empírico serão selecionadas dez instituições de educação superior brasileiras que ofertam cursos de Pedagogia, sendo duas por região, considerando o critério de antiguidade do curso (data de funcionamento). O desenvolvimento da pesquisa prevê a análise de documentos que normatizam os cursos de Pedagogia (legislação, projetos pedagógicos e currículos) e questionários online com os coordenadores dos cursos de Pedagogia selecionados. A importância dessa proposta investigativa refere-se ao seu potencial para contribuir com sugestões, diretrizes e orientações para a formação inicial de pedagogos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos formativos adequados às necessidades práticas da profissão e da formação em/para os direitos humanos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Jose Ivaldo Araujo de Lucena - Integrante / Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif - Coordenador / Profa. Dra. Sinara Pollom Zardo - Integrante / Debora Costa Gonçalves - Integrante. Membro: Jose Ivaldo Araujo de Lucena. |
1. | 2015-Atual. Juventude, Educacao e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens (JETSA) Descrição: A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central: Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades? Cujo objetivo geral é o de investigar as relações entre esse trinômio nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital, visando compreender como os adolescentes e jovens se apropriam dessas TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. Com base nesse objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como, tipos de aprendizagens (política: ciberativismo, etc), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF a serem devidamente especificados na apresentação dos subprojetos, especialmente dos estudantes de mestrado e doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jose Ivaldo Araujo de Lucena - Integrante / Carlos Ângelo de Meneses Sousa - Coordenador / Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif - Integrante / Ângela Caminha Munhoz - Integrante / Carmen Dulce de Brito Freitas Dourado - Integrante / Cintia Fernandes de Faro Melo - Integrante / Danilo Borges Dias - Integrante / Denise Maria Soares Lima - Integrante / Flávio Fonte-Boa - Integrante / Gleice Amélia Gomes Lemos - Integrante / Ione Ferrarini Goulart - Integrante / Jose Reinaldo Oliveira - Integrante / Kelly Ramos de Souza Bitencourt - Integrante / Leila Ferreira da Silva - Integrante / Rosamalia Otoni Pimenta Campos - Integrante / Bernhard Fichtner - Integrante / Divaneide Lira Lima Paixão - Integrante / Janete Cardoso dos Santos - Integrante / Joadir Antonio Foresti - Integrante / Paula Gomes de Oliveira - Integrante / Ricardo Spindola Mariz - Integrante. Membro: Jose Ivaldo Araujo de Lucena. |
1. | 2014-2014. AS VIOLENCIAS NA ESCOLA E AS IMPLICACOES PARA A FORMACAO DE EDUCADORES Descrição: As violências da/na/contra a escola têm sido elementos marcantes da paisagem da nossa época. As dinâmicas das relações entre alunos têm se modificado de forma pouco notada e compreendida pelos adultos e pelos profissionais da educação em particular. Como parte de uma crise e possível declínio institucional, isso ocorre particularmente com adolescentes e jovens, inclusive aqueles matriculados na educação superior. Tais mudanças implicam também alterações na formação dos educadores e na compreensão dos motivos do seu mal-estar, evasão e não procura da profissão, bem como as implicações do/para o insucesso escolar e as diversas faces da concretização dos direitos humanos. Assim, este projeto tem em vista: - identificar e analisar as relações entre estudantes e suas implicações com as violências da/na/contra a escola; - identificar e analisar as respectivas implicações para a formação inicial e continuada de educadores. Este projeto utiliza intercomplementarmente métodos qualitativos e quantitativos, como entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, grupos focais, observação e análise documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Integrante / Candido Alberto Gomes - Coordenador / CÉLIO DA CUNHA - Integrante. Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro. Membro: Wellington Ferreira de Jesus. |
2. | 2014-Atual. Educacao Basica: politicas, financiamento e controle social democratico Descrição: Em uma perspectiva histórico crítica e política discutir os limites, possibilidades e contradições para a Educação Brasileira, no contexto da agenda e das demandas do início do século XXI. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (4) . Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador / Candido Alberto Gomes - Integrante / Clélia de Freitas Capanema - Integrante / Ranilce Guimarães-Iosif - Integrante / CÉLIO DA CUNHA - Integrante. Membro: Wellington Ferreira de Jesus. |
3. | 2014-Atual. Onde estao e o que fazem nossos jovens? Descrição: No Brasil, como em inúmeros outros países, do desemprego juvenil tende a superar expressivamente o desemprego total e o desemprego dos adultos, levando a situações difíceis, como a pobreza; a mobilidade social descendente ou estabilidade, contrariamente às aspirações sociais; o adiamento da assunção plena do papel de adulto e a atração por atividades ilegais, em particular do crime organizado transnacional. Ademais, o grupo dos chamados ?nem-nem? (não estudam nem trabalham) assume dimensões preocupantes, em face dos fatores acima, da gravidez precoce, da falta de atratividade da escola em si e da inflação educacional, que requer níveis cada vez mais altos de escolaridade para alcançar as posições da estrutura ocupacional. Entre os ?nem-nem? se contam tanto os que já se cansaram de procurar trabalho como os que se afastaram da escola. Por outro lado, uma parte crescente destes jovens, especialmente de 18 anos de idade e mais, tem ingressado na educação superior, aproveitando as suas oportunidades de expansão. Como a maior parte das matrículas se encontra no setor particular, embora haja expressivos programas governamentais de financiamento ao estudante, é importante verificar como os custos diretos e indiretos desse nível educacional se inserem nos orçamentos dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jose Ivaldo Araujo de Lucena - Integrante / Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador. Membro: Jose Ivaldo Araujo de Lucena. Descrição: No Brasil, como em inúmeros outros países, do desemprego juvenil tende a superar expressivamente o desemprego total e o desemprego dos adultos, levando a situações difíceis, como a pobreza; a mobilidade social descendente ou estabilidade, contrariamente às aspirações sociais; o adiamento da assunção plena do papel de adulto e a atração por atividades ilegais, em particular do crime organizado transnacional. Ademais, o grupo dos chamados ?nem-nem? (não estudam nem trabalham) assume dimensões preocupantes, em face dos fatores acima, da gravidez precoce, da falta de atratividade da escola em si e da inflação educacional, que requer níveis cada vez mais altos de escolaridade para alcançar as posições da estrutura ocupacional. Entre os ?nem-nem? se contam tanto os que já se cansaram de procurar trabalho como os que se afastaram da escola. Por outro lado, uma parte crescente destes jovens, especialmente de 18 anos de idade e mais, tem ingressado na educação superior, aproveitando as suas oportunidades de expansão. Como a maior parte das matrículas se encontra no setor particular, embora haja expressivos programas governamentais de financiamento ao estudante, é importante verificar como os custos diretos e indiretos desse nível educacional se inserem nos orçamentos dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) . Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador / Candido Alberto Gomes - Integrante / Ranilce Guimarães-Iosif - Integrante. Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Cooperação. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4 Membro: Wellington Ferreira de Jesus. |
1. | 2013-2014. Escola Conceito Descrição: Discussão sobre a organização e o funcionamento de uma escola de educação básica localizada em área de baixo status sócioeconômico em região do Entorno de Brasília. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador / Afonso Celso T Galvão - Integrante / DÉBORA NIQUINI - Integrante. Membro: Wellington Ferreira de Jesus. |
2. | 2013-Atual. Os Ministros da Educacao no Brasil pos-Constituicao de 1988: a construcao de uma politica de Estado para a Educacao brasileira Descrição: O projeto faz um levantamento histórico dos ministros da Educação brasileira após a Constituição Federal de 1988, discute as políticas, a participação e, em especial, destaca a possibilidade de construção de uma política de Estado para a educação no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (8) . Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Integrante / Ranilce Guimarães-Iosif - Integrante / CÉLIO DA CUNHA - Coordenador. Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro. Membro: Wellington Ferreira de Jesus. |
1. | 2012-Atual. Politica e Governanca Educacional para o desenvolvimento da Cidadania no Brasil: desafios democraticos e emancipatorios Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador / Ranilce Guimarães-Iosif - Integrante. Membro: Wellington Ferreira de Jesus. |
Data de processamento: 14/02/2019 11:45:24