Grupo Os jovens nen-nem no Distrito Federal: o que pensam e quais suas expectativas?(OJNDFPE)

Jose Ivaldo Araujo de Lucena

José Ivaldo Araújo de Lucena, Mestre em Educação pela UCB, graduado em Pedagogia com habilitação em Gestão Educacional, Pós-graduado em Ensino Religioso e Direitos Humanos. É um dos fundadores e associado do Centro Popular de Formação da Juventude - Vida e Juventude (www.vidaejuventude.org.br), associação sem fins lucrativos e OSCIP, no qual atua também como voluntário na elaboração, execução e gestão de projetos sociais. Atualmente é Professor na Universidade Católica de Brasília - UCB, lecionando a disciplina "Humanidade, Sociedade e Ética". É Secretário Executivo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB, Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa Residência Pedagógica (UCB/CAPES) e membro do colegiado das Licenciaturas da UCB (Portaria UCB nº 111, de 13 de abril de 2018). Atua como formador de mediadores de conflito e comunicação não-violenta e como mediador de conflitos nos Núcleos de Mediação de Conflitos do Núcleo Bandeirante e do Guará, iniciativas desenvolvidas por meio de parceria entre o Vida e Juventude, MPDFT e CRAS do Guará e do Núcleo Bandeirante. É também um dos fundadores da STUDO Consultoria Educacional Ltda. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1138653841162278 (06/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília Virtual - UCB Virtual. QS 07 Lote 01 EPCT Águas Claras - Taguatinga/DF 72030-170 - Brasilia, DF - Brasil Telefone: (061) 33569000 Ramal: 061 Fax: (061) 33569240 URL da Homepage: www.catolicavirtual.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Educacao em Direitos Humanos e a formacao do pedagogo: estudo comparado nas instituicoes de educacao superior brasileiras
      Descrição: A complexidade do cenário educacional atual, no que se refere às aprendizagens escolares e à qualidade da educação oferecida na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidencia a necessidade de ampliar estudos em profundidade sobre as instituições que abrigam a formação inicial de pedagogos, compreendendo seus processos de gestão, currículos e conteúdos formativos (GATTI, 2010; GATTI, BARRETTO e ANDRÉ, 2011). Entendida como um processo sistemático e multidimensional orientador da formação integral dos sujeitos de direito, a educação em direitos humanos passa a ser conteúdo formativo obrigatório na educação básica e na educação superior a partir da publicação da Resolução CNE/CP Nº 01/2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a educação superior é responsável pelo estabelecimento de uma cultura que reforce os direitos humanos na sociedade atual e pela formação de futuras gerações conhecedoras de seus direitos. Este projeto de pesquisa objetiva compreender o processo de inserção da educação em direitos humanos na formação inicial de pedagogos nas instituições de educação superior brasileiras em perspectiva comparada. A abordagem qualitativa subsidiará o estudo proposto e o método comparado em perspectiva histórica-humanista (KAZAMIAS, 2012) permitirá a apreensão de diferentes contextos formativos de pedagogos permeados por aspectos históricos, sociais e culturais distintos. Para o estudo empírico serão selecionadas dez instituições de educação superior brasileiras que ofertam cursos de Pedagogia, sendo duas por região, considerando o critério de antiguidade do curso (data de funcionamento). O desenvolvimento da pesquisa prevê a análise de documentos que normatizam os cursos de Pedagogia (legislação, projetos pedagógicos e currículos) e questionários online com os coordenadores dos cursos de Pedagogia selecionados. A importância dessa proposta investigativa refere-se ao seu potencial para contribuir com sugestões, diretrizes e orientações para a formação inicial de pedagogos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos formativos adequados às necessidades práticas da profissão e da formação em/para os direitos humanos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Jose Ivaldo Araujo de Lucena - Integrante / Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif - Coordenador / Profa. Dra. Sinara Pollom Zardo - Integrante / Debora Costa Gonçalves - Integrante.
      Membro: Jose Ivaldo Araujo de Lucena.
    2. 2015-Atual. Juventude, Educacao e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens (JETSA)
      Descrição: A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central: Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades? Cujo objetivo geral é o de investigar as relações entre esse trinômio nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital, visando compreender como os adolescentes e jovens se apropriam dessas TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. Com base nesse objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como, tipos de aprendizagens (política: ciberativismo, etc), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF a serem devidamente especificados na apresentação dos subprojetos, especialmente dos estudantes de mestrado e doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jose Ivaldo Araujo de Lucena - Integrante / Carlos Ângelo de Meneses Sousa - Coordenador / Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif - Integrante / Ângela Caminha Munhoz - Integrante / Carmen Dulce de Brito Freitas Dourado - Integrante / Cintia Fernandes de Faro Melo - Integrante / Danilo Borges Dias - Integrante / Denise Maria Soares Lima - Integrante / Flávio Fonte-Boa - Integrante / Gleice Amélia Gomes Lemos - Integrante / Ione Ferrarini Goulart - Integrante / Jose Reinaldo Oliveira - Integrante / Kelly Ramos de Souza Bitencourt - Integrante / Leila Ferreira da Silva - Integrante / Rosamalia Otoni Pimenta Campos - Integrante / Bernhard Fichtner - Integrante / Divaneide Lira Lima Paixão - Integrante / Janete Cardoso dos Santos - Integrante / Joadir Antonio Foresti - Integrante / Paula Gomes de Oliveira - Integrante / Ricardo Spindola Mariz - Integrante.
      Membro: Jose Ivaldo Araujo de Lucena.
    3. 2014-Atual. Onde estao e o que fazem nossos jovens?
      Descrição: No Brasil, como em inúmeros outros países, do desemprego juvenil tende a superar expressivamente o desemprego total e o desemprego dos adultos, levando a situações difíceis, como a pobreza; a mobilidade social descendente ou estabilidade, contrariamente às aspirações sociais; o adiamento da assunção plena do papel de adulto e a atração por atividades ilegais, em particular do crime organizado transnacional. Ademais, o grupo dos chamados ?nem-nem? (não estudam nem trabalham) assume dimensões preocupantes, em face dos fatores acima, da gravidez precoce, da falta de atratividade da escola em si e da inflação educacional, que requer níveis cada vez mais altos de escolaridade para alcançar as posições da estrutura ocupacional. Entre os ?nem-nem? se contam tanto os que já se cansaram de procurar trabalho como os que se afastaram da escola. Por outro lado, uma parte crescente destes jovens, especialmente de 18 anos de idade e mais, tem ingressado na educação superior, aproveitando as suas oportunidades de expansão. Como a maior parte das matrículas se encontra no setor particular, embora haja expressivos programas governamentais de financiamento ao estudante, é importante verificar como os custos diretos e indiretos desse nível educacional se inserem nos orçamentos dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jose Ivaldo Araujo de Lucena - Integrante / Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador.
      Membro: Jose Ivaldo Araujo de Lucena.
      Descrição: No Brasil, como em inúmeros outros países, do desemprego juvenil tende a superar expressivamente o desemprego total e o desemprego dos adultos, levando a situações difíceis, como a pobreza; a mobilidade social descendente ou estabilidade, contrariamente às aspirações sociais; o adiamento da assunção plena do papel de adulto e a atração por atividades ilegais, em particular do crime organizado transnacional. Ademais, o grupo dos chamados ?nem-nem? (não estudam nem trabalham) assume dimensões preocupantes, em face dos fatores acima, da gravidez precoce, da falta de atratividade da escola em si e da inflação educacional, que requer níveis cada vez mais altos de escolaridade para alcançar as posições da estrutura ocupacional. Entre os ?nem-nem? se contam tanto os que já se cansaram de procurar trabalho como os que se afastaram da escola. Por outro lado, uma parte crescente destes jovens, especialmente de 18 anos de idade e mais, tem ingressado na educação superior, aproveitando as suas oportunidades de expansão. Como a maior parte das matrículas se encontra no setor particular, embora haja expressivos programas governamentais de financiamento ao estudante, é importante verificar como os custos diretos e indiretos desse nível educacional se inserem nos orçamentos dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) . Integrantes: Wellington Ferreira de Jesus - Coordenador / Candido Alberto Gomes - Integrante / Ranilce Guimarães-Iosif - Integrante. Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Cooperação. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
      Membro: Wellington Ferreira de Jesus.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (37)
      1. 1ª Jornada de Saúde Mental no Trabalho CBMDF.Comunicação Não-Violenta. 2018. (Outra).
      2. Semana Pedagógica do CILT.?Comunicação Não-Violenta na Docência: Por uma cultura de paz na escola!. 2017. (Oficina).
      3. 1º Encontro de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo do DF. 2016. (Encontro).
      4. Aula Magna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Curso de Pedagogia da UCB. 2016. (Outra).
      5. Encontro a Pós-Graduação em Educação: pesquisas, avaliação e perspectivas. 2016. (Encontro).
      6. Formação Docente para Novas Matrizes Curriculares da UCB. 2016. (Outra).
      7. Oficina de Produção de Material Pedagógico: Circuito Matemático. 2016. (Oficina).
      8. Simpósio Internacional de Educação a Distância: Trajetórias e Perspectivas da EaD no Brasil e no Mundo. 2016. (Simpósio).
      9. II Seminário Internacional de Educação: Formação de Professores e os Desafios nos Contextos Educacionais em Brasília. 2015. (Seminário).
      10. Semana da Pedagogia da Universidade Católica de Brasília.Oficina de Mediação de Conflitos. 2015. (Seminário).
      11. Seminário Internacional Ciências Humanas e Sociais... Por quê?. 2015. (Seminário).
      12. Roda de Conversa Griô: 40 anos de história da Pedagogia da UCucb.Resgate da memória do Curso de Pedagogia da UCB. 2014. (Outra).
      13. Seminário de Pesquisa "As políticas compensatórias e desenvolvimento da Educação: O Programa Bolsa Família".O Impacto Educacional do Programa Bolsa Família na vida de estudantes do Ensino Médio do DF. 2014. (Seminário).
      14. XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2014. (Encontro).
      15. I Seminário dos Objetivos do Milênio da UCB. 2013. (Seminário).
      16. Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. 2013. (Seminário).
      17. VI Simpósio da UCB Virtual - "Redes de Aprendizagem". 2013. (Simpósio).
      18. Diálogos da Juventude: Segurança Pública e Prevenção à Violência.Juventude, Segurança Pública e Violência. 2012. (Oficina).
      19. III Simpósio da UCB Virtual - Sustentabilidade: Perspectivas em Educação, Gestão e Tecnologia. 2012. (Simpósio).
      20. Semana da Pedagogia e do Serviço Social da Universidade Católica de Brasília.Mediação de Conflitos e Direitos Humanos. 2012. (Oficina).
      21. Seminário: o papel do Estado e da sociedade civil na política nacional sobre drogas. 2012. (Seminário).
      22. Oficina de Avaliação da Aprendizagem. 2011. (Oficina).
      23. Oficina de Educação Popular. 2011. (Oficina).
      24. Oficina de formação, elaboração de questões dissertativas e questões nas SEA's. 2011. (Oficina).
      25. Seminário Direitos Humanos e Prevenção à Violência. 2011. (Seminário).
      26. Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio Ambiente. 2011. (Seminário).
      27. Congresso Nacional de Educação Católica - Educação, Inovação e Empreendedorismo Global. 2010. (Congresso).
      28. Oficina Fórum de Discussão: uma abordagem pedagógica. 2010. (Oficina).
      29. Oficina sobre Questões das SEA's. 2010. (Oficina).
      30. Seminário Diálogo sobre Direitos Humanos no Brasil e União Européia - Instituições públicas e sociedade civil. 2010. (Seminário).
      31. Seminário Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM.O papel da sociedade civil na construção da política do PPCAAM. 2010. (Seminário).
      32. XVII Encontro de Educadores Sociais do Sistema Salesiano de Ação Social.Liderança e sinergia na prática socioeducativa e pastoral. 2010. (Encontro).
      33. VII Seminário Brasileiro de Assistência e Proteção a Vítimas e a Testemunhas. 2008. (Seminário).
      34. Seminário Regional de Ensino Religioso Virtual. 2007. (Seminário).
      35. Seminário de Elaboração de Subsídios para Adolescentes e Jovens. 2006. (Seminário).
      36. Congresso Internacional Diversidade Cultural, Religiosidade e Educação. 2005. (Congresso).
      37. II Seminário Internacional de Educação: Brasil Competitivo. 2005. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. LUCENA, J. I. A.. Facilitador de Oficinas do Projeto de Extensão ?Juventude e Cidadania em Ação". 2018. (Outro).. . 0.
      2. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G.. 4º Encontro Juventudes e Direitos Humanos: Um foco na questão étnico-racial. 2018. Outro
      3. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G.. 4º Encontro da Pedagogia da Presença entre Pais/Mães e Filhos - Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva de Estudantes com Necessidades Especiais. 2018. Outro
      4. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G. ; CALIMAN, P. D. G.. Seminário Internacional: ?As Cátedras UNESCO e os Desafios do Milênio para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? ODS?. 2018. Outro
      5. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G. ; GUIMARAES-IOSIF, R. M.. 1º Encontro da Pedagogia da Presença entre Pais e Filhos. 2017. Outro
      6. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G.. Palestra e vivências sobre ?Convivência no ambiente educacional: alegrias, sofrimentos e desafios?. 2017. Outro
      7. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G.. 2º Encontro de Juventudes, Sustentabilidade e Cidadania do CILT. 2017. Outro
      8. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G. ; GUIMARAES-IOSIF, R. M.. 2º Encontro da Pedagogia da Presença entre Pais e Filhos ?Famílias: Olhares diversos, sentimentos comuns?. 2017. Outro
      9. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G. ; GUIMARAES-IOSIF, R. M.. 3º Encontro Juventudes e Redes Sociais: Cidadania e Sustentabilidade. 2017. Outro
      10. LUCENA, J. I. A.; SANTOS, V. G.. 3º Encontro da Pedagogia da Presença entre Pais/Mães e Filhos ?O cuidado e a costura da vida?. 2017. Outro
      11. SANTOS, J. C. ; LUCENA, J. I. A.. Seminário Institucional de Iniciação à Docência. 2016. Outro
      12. LUCENA, J. I. A.; GUIMARAES-IOSIF, R. M. ; SANTOS, V. G.. Curso de Extensão para a Formação de Jovens do Ensino Médio - Projeto Juventude e Cidadania em Ação. 2016. Outro
      13. LUCENA, J. I. A.. I Encontro de Formação em Liderança Juvenil e Cidadania Global. 2016. (Outro).. . 0.
      14. CALIMAN, G. ; LUCENA, J. I. A. ; SANTOS, J. C. ; VASCONCELOS, I. C. O. ; LUSTOZA, R. M. R.. Seminário Internacional: Juventude Universitária e Direitos Humanos. 2016. Outro
      15. LUCENA, J. I. A.; FRANCA, P. M. C. C.. Seminário Internacional de Educação: Formação de professores e os desafios nos contextos educacionais. 2015. Outro
      16. BRASIL, P. D. K. T. ; LUCENA, J. I. A.. II Seminário Internacional Mediação, Simbolização e Espaço Grupal: Propostas de Intervenções com Adolescentes Vulneráveis. 2015. Outro
      17. LUCENA, J. I. A.. Seminário Internacional Adolescência: Configurações Contemporâneas. 2014. (Outro).. . 0.
      18. LUCENA, J. I. A.. Encontro Juventude N'Ativa. 2014. (Outro).. . 0.
      19. LUCENA, J. I. A.. I Fórum e III Seminário Internacional em Política e Governança Educacional:. 2013. (Outro).. . 0.
      20. LUCENA, J. I. A.. II Seminário do Programa de Proteção a Vítimas, Testemunhas e Familiares de Vítimas Ameaçadas - PROVITA-DF: Discutindo novos desafios e aperfeiçoando a execução da Política Pública de Proteção. 2013. (Outro).. . 0.
      21. LUCENA, J. I. A.. V Simpósio da UCB Virtual "Educação para o empoderamento do sujeito: construindo a sociedade do bem viver". 2013. (Outro).. . 0.
      22. LUCENA, J. I. A.. III Simpósio da UCB Virtual: "Sustentabilidade: Perspectivas em Educação, Gestão e Tecnologia". 2012. (Outro).. . 0.
      23. LUCENA, J. I. A.. Semana da Pedagogia e do Serviço Social da Universidade Católica de Brasília - "A formação do Pedagogo e do Assistente Social para os Direitos Humanos e para a Paz". 2012. (Outro).. . 0.
      24. LUCENA, J. I. A.. Seminário sobre "O Papel do Estado e da Sociedade Civil na Política Nacional Sobre Drogas". 2012. (Outro).. . 0.
      25. LUCENA, J. I. A.. Seminário "A Juventude Quer Viver: Diga não à Violência e ao Extermínio de Jovens". 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Jose Ivaldo Araujo de Lucena ⇔ Wellington Ferreira de Jesus (1.0)
        1. LUCENA, J. I. A. ; SILVA, M. L. A. ; JESUS, W. F. de. Políticas Públicas de Educação nas Arenas da Globalização Neoliberal: O papel do Educador. Em: Célio da Cunha; Wellington Ferreira de Jesus; Ranilce Guimarães-Iosif. (Org.). A Educação em novas arenas: Políticas, pesquisas e perspectivas. 1ed.Brasília. : Liberlivro - UNESCO. 2014.v. 1, p. 133-149.
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    Data de processamento: 14/02/2019 11:45:24