Grupo de Pesquisa em Juventude, Políticas Públicas e Formação dos Sujeitos(PJPPFS)

Fausta Porto Couto

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação -FAE/UFMG;Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011). Especialista em Alfabetização e Metodologia do Ensino Médio e Fundamental; graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (1996). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia-UNEB-, Campus XII em Guanambi-BA. Está docente no Curso de Educação Física e Pedagogia. Atua como coordenadora pedagógica - SEC/BA Ensino Médio Guanambi-BA; coordenou o projeto a Câmara vai a Escola: Câmara Mirim na Câmara Municipal de Guanambi; coordenou escola da rede particular;coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão -NUPE do Campus XVII -UNEB em 2012; coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão-NUPEX 2014-2016; coordenou o Curso de Licenciatura erm Pedagogia da Terra PRONERA no Campus XVII de Bom Jesus da Lapa UNEB-BA; coordenou no DEDC XII o Curso de Pedagogia -PARFOR 2013-2014. É líder do s do Grupo de Pesquisa Juventude, Políticas Públicas e Formação dos Sujeitos; participa das atividades do grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire-NEPE; integra as atividades de pesquisa e ensino no Grupo de Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer-AGENTE, todos vinculados ao DEDC XII UNEB-BA nos cursos de Pedagogia e Educação Física em que atua. Tem experiência na área de Educação com ênfase na formação docente e na mediação do ensino/aprendizagem junto ao estudantes do ensino superior e da educação básica. Estuda Tecnologia de Informação e Comunicação; docência universitária; formação dos sujeitos e políticas publicas de juventude; avaliação da aprendizagem em sala de aula universitária; coordenação pedagógica; didática, saberes, mediação e letramento digital; (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0561391146624547 (13/12/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação -Campus XII - UNEB-BA. Av. Vanessa Cardoso Ipanema 46430000 - Guanambi, BA - Brasil Telefone: (77) 345101535 Ramal: 222 URL da Homepage: www.uneb.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. GRUPO DE ESTUDOS M=7 MINHA MEDIA E 7,0
      Descrição: O grupo de estudo e pesquisa M=7 MINHA MÉDIA É 7,0 busca estudar, compartilhar e sistematizar o que os jovens universitários e seus professores pensam, concebem e vive as experiencias de avaliação da aprendizagem, produção de conhecimento, criatividade e inovação no ensino superior, em específico no âmbito do Campus XII. Também estará compondo este coletivo professores do IF BAIANO, FG, conforme for a adesão. Pressupomos que a escuta de professores e estudantes em rodas de conversas constitui estratégia de capturar quais os métodos são construídos nas vivencias frente aos dilemas e tensões que as praticas de ensino trazem, quando a assunto é avaliação da aprendizagem em sala de aula. O grupo de estudo e pesquisa organizará rodas de escutas, estudo de bibliografia inerente às práticas de avaliação da aprendizagem, criatividade, inovação e produção do conhecimento. Acreditamos ainda que a escuta do professor do "vivido e do pensado" muito pode contribuir para a construção da pesquisa de Iniciação Cientifica que os estudantes Jutânia Teixeira, Ediane Mendes e Mailson Santana estão desenvolvendo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / EDIANE MENDES - Integrante / MAILSON SANTANA SILVA - Integrante / JUTANIA DA SILVA - Integrante.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    2. 2017-Atual. AVALIACAO NA SALA DE AULA UNIVERSITARIA E JUVENTUDE: CRIATIVIDADE E INOVACAO METODOLOGICA SEGUNDO OS JOVENS DA UNEB ?BA
      Descrição: s experiências da pesquisa de IC 2015/2016 no DEDC XII- UNEB, além de evidenciar estudantes questionando as práticas de avaliação da aprendizagem ?que medem?, "quantificam" e ?punem? requer do docente hoje, o desenvolvimento de estratégias que levem à criatividade. Isto exige, além do domínio de conhecimento, habilidades, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a abertura para se aventurar na complexidade sistêmica, na diversidade e na heterogeneidade presentes nas singularidades dos sujeitos, conforme sugere Mitjáns Martínez (1997). Dessas inferências, presumem-se algumas inquietações que contribuem na estruturação desta investigação: os jovens universitários estabelecem relações, interações, colaborações, conexões e comunicações sociais em articulações coletivas sólidas capazes de contrapor o modelo de produção de conhecimento chancelado pelas práticas de avaliação classificatória instituídas? Se sim, como ocorre esse processos entre jovens na sala de aula e fora dele? Como se organizam para cumprir as vigências da avaliação e da produção do conhecimento e, ao mesmo tempo já estarem no processo de inclusão cibercultural dentro e fora da sala de aula? Quais práticas e estratégias de compartilhamento, interatividade, colaboração e coautoria estabelecem? Quais modos de aprender e ensinar mobilizam seu desenvolvimento social e sua emancipação? Mediante o fato da existência de práticas avaliativas da aprendizagem no ensino superior de caráter classificatório, que não se articulam com a cibercultura/construção coletiva como também do pressuposto de subordinação dos jovens universitários na relação entre eles e professores/instituição, indaga-se: quais os modos dos jovens universitários interagir na produção do conhecimento em avaliações instituída pelas instituições/professores na sala de aula? Este problema de pesquisa é formulado a partir das constatações dos estudos da Didática ao abordar o Ensino como prática social e as Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como as práticas cotidianas observadas no ensino superior. A assertiva é que há outros modos praticáveis de geração do conhecimento pelos jovens universitários nas avaliações instituídas em sala de aula no ensino superior. Que modos são esses? Depreende-se que os jovens universitários no atual contexto estão cada vez mais distantes da construção coletiva e produção do conhecimento compartilhado no contexto do ensino superior, tendo-se em vista a persistência de práticas avaliativas institucionalizadas tradicionais. Nessa perspectiva o estudo aproxima-se da pesquisa qualitativa com a utilização do método da pesquisa-ação na educação. A escolha pela pesquisa-ação com jovens universitários ampara-se na metodologia qualitativa de participação/imersão no campo da pesquisa na e da prática e práxis pedagógica, como sujeito implicado. Para esta proposição a observação participante, escuta/diálogo e intervenção através de entrevistas, analise documental, rodas de conversa, oficinas e seminários serão mecanismos centrais de disposição das informações, que estarão integradas ao processo de pensar e executar a própria pesquisa a partir da disposição das informações, experiencias e construtos, articulada com as ações de intervenção. Esta ultima constitui também momento de escuta e sistemática com vistas a uma práxis. Destaca-se entre outros autores: Cunha (2008), Masetto (2009), Levy (1999), Martinez Mitjáns (2007), Luckesi (2011), Nicolescu (1999), Freire (1996), Spósito (2009), Carrano (2009), Franco (2011), Dayrel (2010) e Silva (2006) Spósito (2009). Os processos de colaboração e interação ao longo da própria pesquisa são sinalizadores de experiencias formativas para o pesquisador. Palavras-chave: Inovação. Ensino Superior. Criatividade. Produção do Conhecimento. Interação. Cibercultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    3. 2017-Atual. INTERACAO DOS JOVENS UNIVERSITARIOS NA PRODUCAO DO CONHECIMENTO NA UNEB-BA: A PARTICIPACAO EM COLETIVOS INSTITUCIONAIS E NAO INSTITUCIONAIS
      Descrição: Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais ?UFMG- DINTER/Convenio UNEB/UFMG. Linha de pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Professor Orientador: Dr. Luiz Alberto Oliveira Gonçalves RESUMO Este projeto de pesquisa dialoga com as contribuições das Ciências Sociais (Sociologia do Conhecimento/ Sociologia do Indivíduo) e Ciências da Informação (cibercultura, redes) pelos constructos de sua produção estarem imbricados às realidades dos contextos, a socialização, experiências e processos de constituição dos indivíduos. Temos como proposta analisar os modos como jovens universitários produzem e integram os conhecimentos práticos em suas relações, considerando os dispositivos formais e informais, papéis e suportes no Campus XII, sertão da Bahia em sua diversidade. Essa proposta de investigação tem como suporte teórico metodológico a etnometodologia, e nos valeremos dos seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, observações, entrevistas e questionários, descrevendo os aspectos prática e realização da ação, indicialidade, reflexividade e a noção de membro e accoutability (KARFINKEL, 2009; COULON, 1995). PALAVRAS-CHAVE: Jovens Universitários. Redes. Participação. Interação. Individuação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / LUIZ ALBERTO OLIVEIRA GONÇALVES - Integrante.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    4. 2016-Atual. JOVENS INTERLOCUTORES DE SABERES NA CIBERCULTURA
      Descrição: Tida como educação de menor valor os estudantes jovens e adultos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são discriminados , sobretudo na sua capacidade criar e pensar os saberes vividos e partilhados no coletivo. A experiência com práticas culturais na Cibercultura, segundo Levy (1999) constitui possibilidade de dar voz a públicos diversos ignorados em suas competências e habilidades demandadas. Objetivamos, portanto sistematizar o processo de aprendizado no ambiente educativo que é a Cibercultura vivenciado pelos estudantes da EJA tomando como suporte blogs, sala de aula virtual e atuação nas redes sociais. Como norte metodológico aporta-nos na metodologia da pesquisa-ação discutida e problematizada por Franco (2005), Barbier (2007) e Freire(1996). A pesquisa será realizada em escolas de Ensino Médio e Fundamental 02 da Educação Básica Guanambi-BA que aderir a proposta do projeto. PALAVRAS CHAVE: Cultura Tecnológica; EJA, Criatividade; Construção Coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    5. 2016-Atual. GRUPO DE ESTUDOS EM JUVENTUDE, POLITICAS PUBLICAS E FORMACAO DOS SUJEITOS - GEJPPFS
      Descrição: Os estudos de pesquisas e demais atividades realizadas pelo grupo oportunizará reconhecer o perfil da Juventude Baiana, em específico o jovem do Sertão Baiano como subsídio para as proposições e construção de propostas. Considerando a importância do aprimoramento metodológico os estudos sobre metodologias específicas como grupo discussão, grupo focal e o uso de softwares para organização e analise, permitirá uma melhor adequação para as pesquisas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / BORGES, Vandearley - Integrante / Ana Donato Gomes Teixeira - Integrante.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    6. 2015-2016. AVALIACAO NA SALA DE AULA UNIVERSITARIA E JUVENTUDE: VOZES, CONCEPCOES DE AVALIACAO E PARTICIPACAO SEGUNDO OS JOVENS DA UNEB -BA
      Descrição: Os jovens universitários estão em sala de aula, como também na rede trocando experiências, se divertindo e aprendendo, paralelamente. Mediante este cenário, indaga-se: as praticas avaliativas na sala de aula universitária motivam os jovens a construir novos conhecimentos e a compreender a rede como espaço mediador de novos aprendizados?Objetiva-se nesta proposta de investigação conhecer através das vozes dos jovens universitários da UNEB-BA, no sertão da Bahia, suas concepções, narrativas e saberes sobre a avaliação em sala de aula;relação aprendendo no espaço da sala de aula eca rede. Sala de Aula; Ensino Superior; Avaliação da Aprendizagem; Cibercultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / ANA CARLA DA ROCHA FARIAS - Integrante / NIVALDA PEREIRA COELHO - Integrante.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    7. 2014-2015. JOVENS E ADULTOS : INTERLOCUTORES DE SABERES NA CIBERCULTURA
      Descrição: Interessa-me delinear um projeto de ensino junto aos graduandos do Campus, bem como professores e desenvolvê-lo com estudantes, pautando as estratégias, técnicas e exercícios que estimulem a criatividade e sobretudo a construção coletiva tomando as TICs como recurso pedagógico Inovador. O público da Educação de Jovens e Adultos traz consigo uma grande bagagem de experiência de vida em condições e circunstâncias diversas acerca das linguagens. Avançar no processo de explicar, compreender e apropriar das novas tecnologias da informação, comunicação e expressão (NICE) enquanto linguagem que se renova em um novo contexto social, político e econômico consiste em inaugurarmos novas formas de pensar e produzir o conhecimento. Portanto problematizaremos nossa realidade social educativa e pautaremos recursos teóricos e práticas no campo da EJA em seu fazer educativo. Mobilizaremos estudos de grupo, práticas e mediações no laboratório, instrumentos específicos de escuta e sistematização do trabalho. Tida como educação de menor valor os estudantes jovens e adultos que freqüentam a EJA são discriminados , sobretudo na sua capacidade criar e pensar os saberes vividos, partilhados no coletivo. A experiência com a com práticas culturais na cibercultura constitui possibilidade de dar voz a esse público ignorado em suas competências e habilidades demandadas e sobretudo as já consolidadas. Falta de motivação;desvalorização de sí mesmo;baixa escolaridade; altas taxas de não; aprendizagem; altas taxas de evadidos... são motes que tem sofridos estudos específicos. Acreditamos que a aprendizagem significativa pode ser viabilizada a partir de outras ferramentas didático-pedagógica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / LEITÃO, L. - Integrante / Thiago de Jesus Silva - Integrante / Marivalda F. de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fausta Porto Couto.
    8. 2014-2014. AVALIACAO NA SALA DE AULA UNIVERSITARIA E JUVENTUDE: VOZES, CONCEPCOES DE AVALIACAO E PARTICIPACAO SEGUNDO OS JOVENS DA UNEB -BA
      Descrição: A sala de aula universitária vem sendo povoada por objetos tecnológicos (notebooks, Ifones, celulares, tabletes... etc.) oferecendo à (s) . indaga-se: as praticas avaliativas na sala de aula universitária motivam os jovens a construir novos conhecimentos? Quais suas razões, queixas, contextos, ideias e motivações sobre as avaliações em sala de aula postas pela universidade? Objetiva-se nesta proposta de investigação conhecer através das vozes dos jovens universitários da UNEB-BA, no sertão da Bahia, suas concepções, narrativas e saberes sobre a avaliação em sala de aula; busca-se ainda caracterizar o que estão aprendendo no espaço da sala de aula e como articulam essa experiência a uma possível formação acadêmica de qualidade em diálogo com a rede. Esta investigação propõe-se pesquisa-ação de caráter qualitativo /colaborativo Franco (2011) junto aos jovens do sertão da Bahia. Sala de Aula Universitária. Avaliação da Aprendizagem Cibercultura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / BORGES, V. S. - Integrante.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    9. 2014-2014. GRUPO DE ESTUDOS EM JUVENTUDE, POLITICAS PUBLICAS E FORMACAO DOS SUJEITOS - GEJPPFS
      Descrição: O grupo de Pesquisa em Juventude Políticas Publicas e Formação dos Sujeitos, certificado pelo CNPQ, 2013, busca através do seu grupo de estudos juventude Guanambi DEDC 12 compreender os processos formativos dos jovens do sertão da Bahia identificando suas trajetórias, tanto nos âmbitos social quanto familiar através do estudo de obras, filmes, encontro com especialistas e rodas de conversas incluindo pessoas e instituições da comunidade que mobilizam ações e debates acerca da temática. Os estudos e demais atividades realizadas pelo grupo oportunizará reconhecer o perfil da Juventude Baiana, em específico o jovem do Sertão Baiano como subsídio para as proposições e construção de propostas. Considerando a importância do aprimoramento metodológico os estudos sobre metodologias específicas como grupo discussão, grupo focal e o uso de softwares para organização e analise, permitirá uma melhor adequação para as pesquisas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Fausta Porto Couto - Coordenador / Ana Donato Gomes Teixeira - Integrante / Wanderaley Santos Borges - Integrante.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    10. 2013-2013. NUCLEO DE APERFEICOAMENTO E ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL (NAAP) NO DEDC CAMPUS XII: POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, QUALIFICACAO E FORMACAO DE RECURSOS HUMANOS
      Descrição: No contexto que ora vivemos, a capacidade de planejar e pensar a gestão cooperativa de uma organização passa pelo crivo dos segmentos não apenas terem votos e voz nos fóruns deliberativos, no que tange a orçamento e projetos diversos, mas também de estarem na condição de autores, propositores de ideias inovadoras, criativas que provoque mudança organizacional. Este projeto destina-se à implantação do Núcleo de Aperfeiçoamento e Acompanhamento Profissional: desenvolvimento, formação e qualificação de recursos humanos com vistas a desenvolver ações voltadas para a difusão da informação, programas, cursos e projetos de extensão e pesquisa, que corroborem para fortalecer a formação dos docentes, funcionários e discentes. A qualificação de todos os segmentos para a atuação no DEDC Campus XII, bem como da comunidade implica uma política permanente de pautar também o papel da universidade em pleno século XXI. Pensar em qualificar os recursos humanos no âmbito do DEDC Campus XII, implica estabelecer uma relação de escuta e sistematização com metodologia própria junto a todos os segmentos, bem como estar em sintonia como as políticas que norteiam o papel e ações da Universidade no contexto da sociedade contemporânea contraditória. A criação do Núcleo de aperfeiçoamento e acompanhamento profissional seguirá o protocolo já existente na UNEB e estará veiculado Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas- PGDP, Pro - Reitoria de Extensão- PROEX, Pró-Reitoria de Ensino- PROGRAD e a Pró-Reitoria de Pesquisa -PPG. Espera-se com este projeto estimular ações direcionadas para uma excelência na prestação de serviços à comunidade interna/externa da UNEB-BA, para atender a demandas antigas de apoio e acompanhamento no âmbito da gestão de pessoas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Fausta Porto Couto - Integrante / Ana Donato Gomes Teixeira - Coordenador.
      Membro: Fausta Porto Couto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. DAS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO SERTÃO DA BAHIA- recebeu menção honrosa em reconhecimento ao mérito do trabalho e ao conjunto de dados apresentados., 70º SBPC.. 2018.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    2. Homenagem prestada pelos formandos 2017, Departamento de Educação - UNEB - Campus XII - Colegiado de Educação Tisica.. 2017.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    3. Professora Homenageada do Curso de Educação Fisica turma 2010, UNEB-BA.. 2016.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    4. Homenagem de agradecimento e reconhecimento pela relevante atuação na coordenação do NUPE 2016, Departamento de Educação -DEDC XII- UNEB-BA.. 2016.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    5. Homenagem de reconhecimento pela atuação, empenhos e serviços prestados ao Campus XII UNEB - 25 ANOS, DEDC XII- UNEB-BA.. 2016.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    6. Homenagem de agradecimento no processo de Reconhecimento do Curso de Pedagogia PARFOR, DEDC XII- UNEB-BA.. 2016.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    7. 3º LUGAR EM CIÊNCIAS HUMANAS - XX JORNADA DE INICAÇÃO, PPG - UNEB-BA.. 2016.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    8. Homenagem Coordenadora Pedagógica - Concluintes do Ensino Médio 2014, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho-SEC-BA.. 2015.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    9. Homenagem a Coordenação Local Pedagogia PARFOR UNEB-BA, DEDC XII- UNEB-BA.. 2014.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    10. Professora Homenageada do Curso de Educação Fisica, DEDC XII- UNEB-BA.. 2014.
      Membro: Fausta Porto Couto.
    11. Homenagem Educadora de Palmas de Monte Alto, Secretaria Municipa de Educação.. 2013.
      Membro: Fausta Porto Couto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. 70º REUNIÃO ANULA DA SBPC 22 a 28 DE JULHO DE 2018- UFAL- MACEIÓ AL.. DAS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO SERTÃO DA BAHIA- recebeu menção honrosa em reconhecimento ao mérito do trabalho e ao conjunto de dados apresentados.. 2018. (Congresso).
    2. II CONGRESO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. 2018. (Congresso).
    3. II CONGRESO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. CULTURA TECNOLÓGICA, JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS. 2018. (Congresso).
    4. II Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global II Congreso Internacional Paulo Freire: El Legado Global 2 nd International Conference Paulo Freire: The Global Legacy. Cultura tecnológica, juventude e educação: inclusão de jovens e adultos mediados pelas tecnologias,. 2018. (Congresso).
    5. V CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTAGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS. 2018. (Congresso).
    6. VII ENALIC.ACESSO ÀS REDES SOCIAIS POR ALUNOS NA ESCOLA: ON OR OFF?. 2018. (Encontro).
    7. XIX ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: OS SENTIDOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM NAS PRÁTICAS POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR E NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2018. (Encontro).
    8. XXIV EPEN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE.A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E A INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS NTICE COMO CAMINHO POSSÍVEL NA MEDIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. 2018. (Encontro).
    9. 20 JORNADA PEDAGOGIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.GT5 - MINI CURSO TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULO VIVIDO. 2016. (Encontro).
    10. 68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA. AVALIAÇÃO NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA E JUVENTUDE:TECNOLOGIAS, CONCEPÇÕES E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FISICA DEDC XII UNEB-BA. 2016. (Congresso).
    11. XVII SEMANA ACADEMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.Geração Z: os nativos digitais. 2016. (Outra).
    12. XVII SEMANA ACADEMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2016. (Outra).
    13. I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE MULHER, GÊNERO E SAÚDE: A INTEGRALIDADE EM DEBATE. 2015. (Simpósio).
    14. Semana de Planejamento Pedagógico 2015.1. 2015. (Outra).
    15. XXVI ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2015. (Encontro).
    16. ENCONTRO DOS PESQUISADORES E PESQUISADORAS DE POLITICAS DE JUVENTUDE.OS JOVENS COMO INTERLOCUTORES DE SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS NA CULTURA TECNOLÓGICA: DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS. 2014. (Encontro).
    17. I Encontro dos NUPES - PPG e PROEX.Grupos de Pesquisa da Criaç]ão ao Fortalecimento Regional. Grup Recôncavo, Território, Cultura, Memória e Ambiente, Grupo Firmina Pós colonialidade educação história, cultura e ações afirmativas, grupo história oral e memória. 2014. (Seminário).
    18. I Encontro dos NUPES - PROEX.Os Desafios e Perspectivas da Implantação de Curso de Pó-Graduação Strico Sensu no Interior do Nordeste. 2014. (Seminário).
    19. SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS: PARA QUE SUJEITOS CONTEXTOS E VOZES. 2014. (Seminário).
    20. COMITÊ DE ÉTICA NA PESQUISA: ATUAÇÃO DOS COMITÊS -CEPCEP. 2013. (Oficina).
    21. III SEMANA DO CALOURO. RODA DE CONVERSA: JUVENTUDE E UNIVERSIDADE: DA FORMAÇÃO ACADÊMICA À POLITICA NA IIII SEMANA DO CALOURO. 2013. (Exposição).
    22. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E II ENCONTRO DA REDE DE GESTÃO INTERDEPARTAMENTAL A B: A PESQUISA, EXTENSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NO ALTO SERTÃO DA BAHIA.OFICINA; EDUCAÇÃO, MÍDIA E JUVENTUDE: MEDIAÇÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS. 2013. (Seminário).
    23. SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: FORTALECENDO ELOS PARA A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTESÃO.CULTURA TECNOLÓGICA: O BLOG COMO ESPAÇO DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO.. 2013. (Seminário).
    24. V Fórum Internacional de Pedagogia.Os Jovens e as Novas Tecnologias e Práticas de Professores. 2013. (Outra).
    25. V Fórum Internacional de Pedagogia VFIPED. 2013. (Outra).
    26. 64ª SBPC. EJA, SABERES E A CULTURA TECNOLÓGICA NA REALIDADE ESCOLAR: CONSTRUÇAO COLETIVA, NOVOS SENTIDOS E NOVAS LEITURAS. 2012. (Congresso).
    27. II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISVISIONADO.CINE EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).
    28. Pimeiro Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnonológcosicos.FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS: EXPERIENCIAS DE UM OFICINA PEDAGÓGICA. 2012. (Outra).
    29. PLANEJAMENTO DA REDE DE GESTÃO DEPARTAMENTAL A E B B. 2012. (Encontro).
    30. SEMINÁRIO PRÓ LETRAMENTO BAHIA.LETRAMENTO: INTERFACES ENTRE LINGUAGENS. 2012. (Seminário).
    31. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPPPORANEIDADE.JOVENS DE QUE DOMINAM (CADA VEZ MAIS) AS TISs: E AÍ, PROFESSOR?. 2012. (Outra).
    32. III JORNADA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TENCOLÓGICA DA REGIÃO ENTRO -OESTE.COMUNICAÇÃO. 2011. (Outra).
    33. 2º SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA AMERICA LATINA. 2010. (Oficina).
    34. 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. A VOZ DA EJA NO PROEJA: PRÁTICAS EDUCATIVAS MEDIDADAS PELAS TENCOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNIAÇÃO. 2010. (Congresso).
    35. INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA AMERICA LATINA. 2010. (Encontro).
    36. SEMINÁRIO DIÁLOGOS PROEJA NO IF- CAMPUS GOIÂNIA. 2010. (Seminário).
    37. Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: Educação , Desenvolvimento e Inclusão. 2009. (Congresso).
    38. II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa -Território do Velho Chico. 2009. (Simpósio).
    39. ENCONTRO DE COORDENADORES DE NUPEs.Nucleos de Pesquisa e Extensão. 2008. (Encontro).
    40. I Colóquio Internacionalsobre Ensino Superior - Ensino Superior: complexidade e desafios na contemporaneidade. 2008. (Simpósio).
    41. Seminário de Vivências Educativas em Espaços Não -Formais.A Capoeira como espaço de pensar coletivamente. 2008. (Seminário).
    42. II Seminário de Didática e Práticas Pedagógicas II SEDIPPE. 2007. (Seminário).
    43. Seminário de Estágio - Vivencias dos Espaços na Gestão Pedagógica e Administrativa.As vivencias educativas na ação pedagógica. 2007. (Seminário).
    44. Fórum : A UNEB do Futuro -.coordenadora de grupo de trabalho. 2006. (Outra).
    45. I Fórum de Educação de Palmas de Monte Alto BA.A Prática Pedagógica e a Gestão Eduacional. 2006. (Outra).
    46. Seminário de Articulação do III Módulo do Curso de Pedagogia da Terra - PRONERA.Semnário de Articulação do III Módulo. 2006. (Seminário).
    47. Seminário de Estágio - A formação do Professor e os Espaços de Aprendizagem.A A formação do Professor e os Espaços de Aprendizagem. 2006. (Seminário).
    48. 57º Reunião Anual da SBPC -Fortaleza. 2005. (Congresso).
    49. III Seminário Nacional de Educação - Educar para Transformar. 2005. (Seminário).
    50. II Fórum Estadual de Leitura e Formação de Professores. 2004. (Outra).
    51. Semana de Educação Física.Comunicação: O coordenador Pedagógico e a formação continuada: líder no processo de formação continuada do docente e discente. 2004. (Outra).
    52. Seminário Estadual para a Construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. 2004. (Seminário).
    53. 55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Congresso).
    54. Fórum de Leitura na Educaçã Básica e a Melhoria da Qualidade do Ensino. 2003. (Outra).
    55. Seminário Tecendo Leituras. 2003. (Seminário).
    56. Encontro Estadual de Formação de Professores. 2002. (Encontro).
    57. Seminário Construindo o Ensino Médio Normal. 2002. (Seminário).
    58. 53ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência. 2001. (Congresso).
    59. Seminário : Mídia e Conhecimento. 2001. (Seminário).
    60. Seminário de Reforma do Ensino Médio. 2001. (Seminário).
    61. 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência. 2000. (Congresso).
    62. Fórum Internacional do PEI. 2000. (Outra).
    63. Reestruturação do Ensino Médio. 2000. (Encontro).
    64. 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência - SBPC. 1997. (Congresso).
    65. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência SBPC. 1996. (Congresso).
    66. 47ª Reuniã Anual da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência SBPC. 1995. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. COUTO, Fausta Porto. VI SEMANA DO CALOURO: UNIVERSIDADE PELA DEMOCRACIA. 2016. (Outro).. . 0.
    2. COUTO, Fausta Porto. Semana de Planejamento Pedagógico 2015.1. 2015. (Outro).. . 0.
    3. COUTO, Fausta Porto. V SEMANA DE ENFERMAGEM: A ENFERMAGEM EM DEFESA DO SUS. 2015. (Outro).. . 0.
    4. COUTO, Fausta Porto. V SEMANA DO CALOURO: A UNIVERSIDADE FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. 2015. (Outro).. . 0.
    5. COUTO, Fausta Porto. XXV ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2015. (Outro).. . 0.
    6. COUTO, Fausta Porto. I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE MULHER, GENERO E SAUDE: A INTEGRALIDADE EM DEBATE. 2015. (Outro).. . 0.
    7. COUTO, Fausta Porto. V CONECE. 2014. (Congresso).. . 0.
    8. COUTO, Fausta Porto. SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E ESTÁGIO-SIP " FORMAÇÃO DE PEDAGOGO/AS EDUCAÇÃO E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS. 2014. (Outro).. . 0.
    9. COUTO, Fausta Porto. DIÁLOGOS - NUPEX - EXTENSÃO E PESQUISA EM FOCO. 2014. (Outro).. . 0.
    10. COUTO, Fausta Porto. SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PUBLICAS, DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS: PARA QUE SUJEITOS. 2014. (Outro).. . 0.
    11. COUTO, Fausta Porto. ENCONTRO DE JUVENTUDE POLÍTICAS PUBLICAS E FORMAÇÃO DOS SUJEITOS: O JOVEM HOJE. 2014. (Outro).. . 0.
    12. COUTO, Fausta Porto. POLÍTICAS PÚBLICAS, DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS UNEB DEDC XII. 2014. (Outro).. . 0.
    13. COUTO, Fausta Porto. COMITÊ CIENTIFICO DO I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E II ENCONTRO DA REDE DE GESTÃO INTERDEPARTAMENTALC. 2013. (Outro).. . 0.
    14. COUTO, Fausta Porto. COMITE CIENTIFICO DA IV SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA E SEMINÁRIO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO DO VELHO CHICO. 2012. (Outro).. . 0.
    15. COUTO, Fausta Porto. II FORUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-TRABALHAR, COOPERAR E INTERAGIR: TIJOLOS D TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 14/02/2019 11:46:49