Grupo de Pesquisa em Juventude, Políticas Públicas e Formação dos Sujeitos(PJPPFS)

Domingos Rodrigues da Trindade

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade de Brasília. Professor adjunto e diretor do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS XII/UNEB. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/NEPE. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (UNEB). Grupo de Pesquisa Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana (UNEB). Linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação do Campo. É membro da Câmara de Educação do Campo do Conselho de Desenvolvimento do Território de Identidade Sertão Produtivo.Tem experiência na área de Educação do Campo. Juventude do campo. Formação de educadores e educadoras do campo e Pesquisa em educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3020780194610500 (30/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII. Loteamento Ipanema, s/nº Ipanema 46430000 - Guanambi, BA - Brasil Telefone: (77) 34511535 URL da Homepage: www.campus12uneb.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2017-2018. CENTRO DE AGROECOLOGIA NO SEMIARIDO: SEMEANDO VIDAS E CULTIVANDO ESPERANCA
      Descrição: O Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA) surgiu como resposta a uma demanda de agricultores/as familiares ansiosos pela formação e assistência em agroecologia, bem como trabalhar com tecnologias de captação de água de chuva por meio da construção de cisternas para consumo humano, para o uso, na produção e dessedentação animal. O presente estudo buscou-se conhecer a atuação do (CASA) no contexto do território baiano, tanto na perspectiva do desenvolvimento sustentável, econômico, social, bem como o engajamento e protagonismo nas questões políticas da sociedade de modo geral. Trata-se de reflexões tecidas a partir de um trabalho de investigação tendo como base análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas pessoas da gestão do CASA e três pessoas das comunidades rurais beneficiadas por ações desenvolvidas pelo referido Centro. Com a obtenção dos dados, analisou-se o papel da instituição como agente formativo e colaborativo na melhoria, garantia e qualidade de vida dos camponeses e camponesas do campo, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, econômico e social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador / Solidade Gonçalves Roriz - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    2. 2017-2018. A RELACAO DOS JOVENS DO CAMPO COM O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE PINDAI E A ASSOCIACAO COMUNITARIA DE UMBIGUDA E BAIXAO
      Descrição: Propusemos entender como o Sindicato dos Produtores Rurais de Pindaí e a Associação das Comunidades Rurais Umbigudo e Baixa têm construído os espaços de formação política para a juventude do campo. Na perspectiva de alcançar tal propósito, elaboramos os objetivos específicos: ? Identificar os espaços de formação política voltados para a juventude do campo construídos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Pindaí e a Associação das Comunidades Umbigudo e Baixão; ? Analisar a participação dos jovens no Sindicato dos Produtores Rurais de Pindaí e na Associação das Comunidades Umbigudo e Baixão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador / Marcílio Santos Ribeiro - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    3. 2017-Atual. ASSOCIATIVISMO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GESTAO DA ASSOCIACAO AGROPASTORIL QUILOMBOLA RIO DAS RAS
      Descrição: Levando em consideração que as associações são uma forma de organização e devem ser administradas de acordo com suas particularidades, foram levantadas as seguintes questões problematizadoras: Nas tomadas de decisões, como se articulam e se organizam a participação dos associados da Associação Agropastoril Quilombola Rio das Rãs? Quais formas de planejamento são utilizados nos processos de gestão? Quais são as fontes de recursos acessadas? Como são realizados os controles financeiros? No sentido de melhor compreender tais aspectos, formulou-se a seguinte questão problema: De que forma tem sido construída e materializada a gestão da associação rural Agropastoril Quilombola Rio das Rãs? Neste sentido, buscou-se se analisar como tem sido construída e materializada a gestão da associação rural Agropastoril Quilombola Rio das Rãs?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador / ANDRÉIA MARQUES RODRIGUES - Integrante / THAÍS FAGUNDES DOS SANTOS LEÃO - Integrante.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    4. 2017-Atual. Retratos da Juventude Camponesa do Territorio de Identidade Sertao Produtivo:analise de uma pesquisa territorial
      Descrição: Este projeto de pesquisa será desenvolvido como parte das atividades referentes à minha Dedicação Exclusiva (DE), o qual está vinculado ao Departamento de Educação, Campus XII. Ele vem atender a uma demanda do Conselho de Desenvolvimento do Território de Identidade Sertão Produtivo, especificamente da Câmara Temática de Juventude ligada a este conselho. O objetivo é analisar a situação dos jovens do campo no Território, no sentido de traçar o perfil dos mesmos referentes à escolarização, à inserção ao mundo do trabalho, os processos de socialização, os projetos de futuro e a inserção aos movimentos sociais. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, utilizando das seguintes técnicas/instrumentos de pesquisa: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, análise de documentos e entrevista. Esta pesquisa constituirá de quatro subprojetos, a saber: - Juventudes do campo no Território de Identidade Sertão Produtivo: trajetórias escolares; Retratos das políticas públicas de juventude no Território de Identidade Sertão Produtivo: implicações na vida cotidiana dos/das jovens camponeses/as; Jovens do Campo no Território de Identidade Sertão Produtivo: espaços e tempos de lazer; Projetos de Futuro dos/das Jovens do Território de Identidade Sertão Produtivo: construindo trajetórias em tempos de incertezas. Espera-se que estes quatro subprojetos, juntos, forneçam elementos significativos para a compreensão da situação dos jovens do Território de Identidade Sertão Produtivo, e assim, servir de subsídios para a implementação das políticas públicas de juventudes. Além disso, a experiência da Iniciação Científica formará recursos humanos capazes de trabalhar com os recursos teórico-metodológicos que vêm sendo utilizados pelos pesquisadores que discutem a situação juvenil no campo brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador / Tharcizo Augustho Amado Pereira Alves - Integrante / Maria Eunice Teixeira Leal - Integrante / Romildo Fernandes de Souza - Integrante / Tatiana Neves dos Santos - Integrante.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    5. 2015-2017. A NUCLEACAO DE ESCOLAS RURAIS DE GUANAMBI E OS SENTIDOS ATRIBUIDOS A ESCOLA DA CIDADE POR ALUNOS DO CAMPO
      Descrição: O presente projeto de pesquisa situa-se no âmbito da Educação do Campo e busca compreender os sentidos atribuídos à escola e seus processos formativos pelos alunos do campo que estudam na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da sede do munícipio de Guanambi, Bahia, bem como analisar o processo de nucleação das escolas rurais do referido município sob a ótica dos alunos. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa na perspectiva da etnografia, utilizando das seguintes técnicas/instrumentos de pesquisa: levantamento bibliográfico, observação, representação da realidade por meio da criação de desenhos e grupos de discussões. Esta pesquisa constituirá de três subprojetos, a saber: O processo de nucleação das escolas rurais de Guanambi, Bahia: o que dizem os alunos do campo de uma escola nucleada na cidade?; O processo de escolarização na Educação Infantil de alunos do campo em escola da cidade: representações sobre a escola por meio de desenhos e As representações de alunos do campo das Séries Iniciais do Ensino Fundamental sobre à escola da cidade. Espera-se que estes três subprojetos, juntos, fornecerão elementos significativos no processo de compreensão dos sentidos atribuídos à escola e seus processos formativos por alunos do campo em escola da cidade. A experiência da Iniciação Científica formará recursos humanos capazes de trabalhar com os recursos teórico-metodológicos que vêm sendo utilizados pelos estudiosos da área da Educação do Campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador / Leila Lobo Carvalho - Integrante / Tharcizo Augustho Amado Pereira Alves - Integrante / Vanessa Dias Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade do Estado da Bahia - Outra.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    6. 2015-2015. Jovens rurais: um olhar sobre a escola do campo
      Descrição: O projeto de pesquisa, Jovens rurais: um olhar sobre a escola do campo, busca compreender as relações que os jovens estabelecm com a escola e como esta contribui no processo de produção de subjetividades dos jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    7. 2011-2015. Constituicao social do ser jovem campones no contexto de assentamentos da Reforma Agraria na microrregiao Guanambi, Bahia
      Descrição: O presente trabalho será desenvolvido por meio de um estudo analítico, investigando o seguinte problema de pesquisa: Como os/s jovens de assentamentos de Reforma Agrária se constituem como seres sociais na condição de filhos/as de assentados/as da Reforma Agrária no contexto da sociedade capitalista em processo de expansão no campo? Para a realização do estudo apresenta-se como objetivo geral compreender a constituição social do ser jovem no contexto de assentamentos da Reforma Agrária. Para tanto, o trabalho será realizado pautando-se nos seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as estratégias de produção social da família que influenciam o modo de vida dos/das jovens dos assentamentos Marrecas e Nova Esperança situados na microrregião Guanambi/BA; 2) Identificar e analisar a influência das estratégias de reprodução social da família nos projetos de futuro/vida dos/das jovens dos assentamentos Marrecas e Nova Esperança; 3) Descrever de forma analítica os processos de socialização dos/das jovens no âmbito do trabalho, do acesso ao conhecimento e da convivência social, a partir das notas de campo; 3) Identificar se as políticas públicas de juventude voltadas para o campo são acessadas pelas famílias e se contribuem ou não para a sua reprodução social e dos Assentamentos de Reforma Agrária; 5) Discutir o papel da Educação do Campo no processo de elaboração e execução dos projetos de futuro/vida dos/das jovens interlocutores da pesquisa; 6) Estabelecer uma relação dialógica entre a juventude do campo pesquisada e outros estudos sobre o tema; 7) Identificar e analisar a visão do poder público municipal, da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura da Bahia (FETAG/BA) Polo de Guanambi, e da escola sobre os/as jovens dos assentamentos rurais. A partir da exposição do problema de pesquisa, questões orientadoras e objetivos, é necessário o diálogo teórico, o qual se constituirá a partir de três eixos: reprodução social camponesa, projeto de futuro/vida e políticas públicas de Educação do Campo e Reforma Agrária. Acredita-se que o presente estudo se reveste de fundamental importância no sentido de que almeja pensar os/as jovens e o campo brasileiro a partir de suas contradições, contrariando o discurso do sistema capitalista, que defende a ?ampliação do processo de reprodução do capital e reforça o poder exploratório da terra e dos sujeitos do campo? (TRINDADE, 2011, p.46). Busca-se, também, a partir das reais condições de vida dos/as jovens dos assentamentos lócus da pesquisa, entender o campo na sua dinamicidade e totalidade, pois ?o mundo rural não pode ser compreendido de forma isolada do conjunto da sociedade a que pertence, [...] mas, como um lugar de vida que se define enquanto um espaço singular e um ator coletivo? (WANDERLEY, 2009, p.18). Da mesma forma que os/as jovens do campo não podem ser entendidos como sujeitos isolados, eles se mobilizam e transitam em diferentes espaços sociais, o que os faz plurais e diversos. Sendo assim, compreende-se que a relevância social da pesquisa se assenta nos elementos que esta fornecerá para entender a realidade histórica, social e humana dos sujeitos interlocutores do presente estudo, a partir de uma reflexão crítica sobre a constituição social dos/das jovens de assentamentos rurais e seus projetos de futuro/vida. Nesse sentido, este trabalho será desenvolvido por meio de um estudo analítico, investigando o seguinte problema de pesquisa: Como os/s jovens de assentamentos de Reforma Agrária se constituem como seres sociais na condição de filhos/as de assentados/as da Reforma Agrária no contexto da sociedade capitalista em processo de expansão no campo? Para a realização do estudo apresenta-se como objetivo geral compreender a constituição social do ser jovem no contexto de assentamentos da Reforma Agrá. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    8. 2009-2011. O potencial da Licenciatura em Educacao do Campo da UnB para a producao de acoes contra-hegemonicas: um estudo de caso no Assentamento Itauna em Planaltina de Goias
      Descrição: Este projeto está vinculado à Linha de Pesquisa Ecologia Humana e Práxis Pedagógica do programa de Pós Graduação da Universidade de Brasilia.O bjetivo é compreender o processo de implementação e desenvolvimento da atividade "Inserção Orientada na Escola do Campo e na Comunidade Itauna em Planaltina/GO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Rodrigues da Trindade - Coordenador.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. 1º lugar na área de Ciências Humanas, na Sessão de Comunicação oral da XXI Jornada Científica da UNEB., Universidade do Estado da Bahia.. 2017.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.
    2. 3º lugar na área de Ciências Humanas, sessão de comunicação oral da XXI Jornada Científica, Universidade do Estado da Bahia.. 2017.
      Membro: Domingos Rodrigues da Trindade.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (42)
    1. II Encontro Baiano de Educação do Campo: Ataques do conservadorismo e experiências contra hegemônicas. 2018. (Encontro).
    2. I Seminário Interno de Avaliação do PPGEd/UESB. 2018. (Seminário).
    3. III Seminário de Educação - Educação, Contra-hegemonia e Poder: desafios para a formação docente na contemporaneidade. 2017. (Seminário).
    4. XI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2016. (Congresso).
    5. XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Seminário de Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).
    6. Conselho de Departamento do Sertão Produtivo. 2015. (Outra).
    7. II Seminário de Educação do Campus XII/UNEB.Educação do Campo, Educação Popular e Movimentos Sociais. 2015. (Seminário).
    8. II Seminário de Educação do Campus XII/UNEB.Educação do Campo, Educação Popular e Movimentos Sociais. 2015. (Seminário).
    9. Seminário Educação do Campo: Memória, avaliação e perspectivas. 2015. (Seminário).
    10. XXVI Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia.Grupo de trabalho: Formação docente. 2015. (Encontro).
    11. IV Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade. 2014. (Seminário).
    12. V JUBRA -Simposio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012. (Simpósio).
    13. V JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Escola pra quê? Educação escolar na visão de jovens cortadores de cana. 2012. (Simpósio).
    14. II Encontro do Grupo de Pesquisa Gênero, Raça/etnia e Juventude-GERAJU. 2011. (Encontro).
    15. II Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade. 2011. (Seminário).
    16. 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea). 2010. (Outra).
    17. 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2010. (Congresso).
    18. Fórum Internacional de Políticas Públicas de Educação na América Latina. 2010. (Outra).
    19. III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora: Ler para produzir mais cultura. 2010. (Congresso).
    20. IV Seminário Nacional Reforma Agrária e Educação do Campo. 2010. (Seminário).
    21. Seminário das Escolas de Inserção da II turma da Licenciatura em Educação do Campo. 2010. (Seminário).
    22. Simpósio Memória, (Auto) biografia e ruralidades.Sentidos atribuídos à leitura por professoras de um distrito rural- considerções a partir da memória escolar. 2010. (Simpósio).
    23. XV ENDIPE.Educação do Campo: limites e possibilidades. 2010. (Encontro).
    24. I Conferência Intermunicipal de Educação. 2009. (Outra).
    25. 1º Dia de Campo sobre a Cultura do Girassol. 2008. (Encontro).
    26. 60ª Reunião Anual da SBPC. 2008. (Congresso).
    27. Simposio de Educação Básica Articulação Educação e Universidade. 2008. (Simpósio).
    28. II FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - Trabalhar,cooperar e interagir: tijolos de transformação social. 2007. (Outra).
    29. X Congresso de Pesquisa e Extensão/ XI Sminário de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).
    30. 2º Sem. em Políticas Públicas e Gestão e Práxis Educacionais. 2006. (Seminário).
    31. I ENCONTRO DE EDUCADORES DO CAMPO E II CICLO DE PALESTRA DO NUEC. 2006. (Encontro).
    32. I Fórum de Educação. 2006. (Outra).
    33. I I I Colóquio Franco - Brasileiro de Filosofia da Educução- Foucault 80 anos. 2006. (Outra).
    34. Congresso Internacional de Educação - aprender a aprender. 2004. (Congresso).
    35. 55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).
    36. Encontro Estadual - Parâmetros em Ação. 2002. (Encontro).
    37. I Encontro de Dirigentes. 2001. (Encontro).
    38. PARÂMENTROS EM AÇÃO. 2001. (Encontro).
    39. Seminário de Avaliação e Planejamento. 2001. (Seminário).
    40. XII Congresso de Estudantes da Uneb. 2000. (Congresso).
    41. XIV Encontro Estudal dos Estudantes de Pedagogia. 2000. (Encontro).
    42. X Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. TRINDADE, D. R.. I Jornada de Iniciação Científica, Extensão e Ensino do DEDCXII. 2017. (Outro).. . 0.
    2. TRINDADE, D. R.. Encontro Baiano de Educação do Campo: trabalho, contra hegemonia e emancipação humana. 2016. (Outro).. . 0.
    3. TRINDADE, D. R.. XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão e o I Seminário de Pesquisa e Extensão. 2016. (Outro).. . 0.
    4. TRINDADE, D. R.. I Encontro de Secretários Municiapais de Educação do Território de Identidade Sertão Produtivo. 2016. (Outro).. . 0.
    5. TRINDADE, D. R.. I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular do DEDC XII/UNEB. 2016. (Outro).. . 0.
    6. TRINDADE, D. R.. XV Semana Academica de Ensino, Pesquisa e Extensão - "a Universidade e suas práticas no contexto regional: construindo diáloso". 2010. (Outro).. . 0.
    7. TRINDADE, D. R.. Miniconferência de Educação. 2009. (Outro).. . 0.
    8. TRINDADE, D. R.. XIV SEMANA ACADÊMICA- DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII, UNEB. 2008. (Outro).. . 0.
    9. TRINDADE, D. R.. Educação à distância: verdades e mitos. 2007. (Outro).. . 0.
    10. TRINDADE, D. R.. DIRETRIZES ÁRA ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE MONOGRAFIA. 2002. (Outro).. . 0.
    11. TRINDADE, D. R.. HOMEM - MUNDO: desafios e possibilidades. 2001. (Outro).. . 0.
    12. TRINDADE, D. R.. POLÍTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 14/02/2019 11:46:49