Grupo Políticas públicas, Educação,Movimentos Sociais e Juventudes(PPEMSJ)

Sonia Pereira Barreto

É professor associado III da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação. É doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1988). Tem experiência na área de Educação e Sociologia. Coordena grupo de pesquisa que desenvolve investigação sobre juventudes , movimentos sociais e políticas públicas. Dedica-se ao ensino nas áreas Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Movimentos Sociais, Juventudes, Pensamento Social Brasileiro e Cultura Política. Participou do Programa de Estágio Sênior (pós doc) com bolsa de estudos financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no Programa de Pós Graduação em Educação, em 2015, na Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0571272868007108 (23/11/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação. Rua Waldery Uchôa - até 727/728 Benfica 60020110 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 33667673 URL da Homepage: www.ufc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. A POLITICA NA VIDA DE JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA: COMPREENSAO E FORMAS DE EXPRESSAO NO PARQUE SANTA FILOMENA
      Descrição: O tema da pesquisa é a atuação política da juventude de um bairro da periferia de Fortaleza. A investigação parte de resultados de estudo anterior realizado com jovens do Parque Santa Filomena, participantes do Projeto Meninos de Deus e, além de desses jovens, pretende alcançar outros do referido bairro. Os jovens utilizam de linguagens várias para se expressar: roupas, música, atividades esportivas, manifestações artísticas, participação em redes sociais e em organizações sociopolíticas. Como se configura aí a política? Como ela ganha concretude e aparece como ação humana que se pauta na ?busca do bem comum?, ?na valorização do diálogo, do consenso e da comunicação?, onde o grupo ou a coletividade assume o papel principal? O objetivo do estudo é conhecer como os jovens pensam e atuam politicamente, neste momento em que as formas convencionais de atuação política vêm sendo questionadas pela sociedade, de um modo geral, no atual estágio do capitalismo, e pelos jovens, em particular. Será realizado levantamento estatístico para a construção de um perfil socioeconômico da juventude do bairro. A abordagem qualitativa contará com a observação diligente da vida comunitária; oficinas e entrevistas com os jovens participantes e não participantes da ONG Convida, do Projeto Meninos de Deus, de familiares, ativistas sociais; professores e diretores de escolas da localidade e imediações A pesquisa buscará conhecer as experiências de jovens nos vários momentos de suas vidas: na escola e fora dela; nos espaços familiares; nos espaços institucionais - como nos projetos de que participam, governamentais ou não governamentais; em rodas de amigos, conversas em espaços informais; redes sociais, atividades culturais (grafites, pichações, rap, dança de rua, que são atividades componentes do hip hop); nas redes de movimentos sociais, nas virtuais e nas manifestações por eles organizadas, reunindo elementos que nos permitam conhecer como pensa e faz política, como os direitos são afirmados e como a presença desses jovens movimenta-se no cenário da cidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sonia Pereira Barreto - Coordenador / ELIÁBIA DE ABREU GOMES BARBOSA - Integrante / TÃNIA MARIA BATISTA DE LIMA - Integrante / Andrea Freitas - Integrante / Roselene de Moura Sá - Integrante / Raquel Carine Bezerra - Integrante / Taís Duarte Marinho - Integrante / Rayenne da Silva Barros - Integrante / Antonia Edivânia Conrado de Mesquita - Integrante / Francisco Paiva das Neves - Integrante.
      Membro: Sonia Pereira Barreto.
    2. 2015-2016. JUVENTUDE, EDUCACAO E TRABALHO: AS ACOES DO ESTADO E AS INICIATIVAS DA SOCIEDADE CIVIL (2005 ? 2015) PARA GARANTIR OS DIREITOS DE JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA-CEARA-BRASIL
      Descrição: O presente projeto de pesquisa sistematiza indagações sobre o tema juventude e particularmente sobre a juventude da periferia de Fortaleza. O objetivo do estudo é conhecer as dinâmicas que se se estabelecem entre a sociedade e o estado, ao lidar com as políticas voltadas às juventudes da periferia ? educação, cultura, lazer, trabalho, saúde e vida comunitária, abrangendo, temporalmente, os anos 2005 a 2015. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, cujas técnicas de investigação são: observação, entrevistas, rodas de conversas, oficinas. Trata-se de um estudo de caso, estratégia metodológica que propicia uma análise aprofundada de várias dimensões, que envolvem a subjetividade dos sujeitos, a vida comunitária, as políticas dirigidas aos jovens do Parque Santa Filomena, em Fortaleza, Ceará, e a ação da organização não governamental (ONG) Conselho Nova Vida (Convida), que desenvolve projetos nessa área, desde 2001, como o projeto Meninos de Deus (2007), objeto de estudo. Os sujeitos da pesquisa são os jovens e seus familiares, educadores sociais, professores e militantes sociais. O Estágio Pós-Doutoral constituir-se-á em um momento de estudo e aprofundamento da produção científica sobre temas relacionados à juventude, trabalho, política de educação, cidadania, junto ao grupo de investigação na área de Educação de Jovens e Adultos, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, por entender que o referido grupo acumula experiência de renome internacional e vem sendo coordenado pela investigadora Dra. Natália Alves, de quem recebi o aceite para Supervisão. Acrescento que a aproximação acadêmica será fértil, por possibilitar um confronto entre políticas de juventude no Brasil e em Portugal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sonia Pereira Barreto - Coordenador / ELIÁBIA DE ABREU GOMES BARBOSA - Integrante / Samara Benício - Integrante / Andrea Freitas - Integrante / Roselene de Moura Sá - Integrante / Raquel Carine Bezerra - Integrante.
      Membro: Sonia Pereira Barreto.
    3. 2012-Atual. Juventude e violencia, sonhos e direitos na periferia de Fortaleza.
      Descrição: Esta pesquisa busca analisar as experiências de jovens que se inserem em uma realidade social adversa, impeditiva aos exercício dos direitos e que não obstante as dificuldades atuam em movimentos sociais em suas redes, e relacionam-se com o Estado e suas políticas. O objetivo da pesquisa é analisar como esse processo se efetiva. E o campo empírico é a comunidade Santa Filomena, no bairro Jangurussu. A pesquisa está em fase exploratório e de estudo de bibliografia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sonia Pereira Barreto - Coordenador.
      Membro: Sonia Pereira Barreto.
      Descrição: Esta pesquisa busca analisar as experiências de jovens que se inserem em uma realidade social adversa, impeditiva aos exercício dos direitos e que não obstante as dificuldades atuam em movimentos sociais em suas redes, e relacionam-se com o Estado e suas políticas. O objetivo da pesquisa é analisar como esse processo se efetiva. E o campo empírico é a comunidade Santa Filomena, no bairro Jangurussu. A pesquisa está em fase exploratória e de estudo de bibliografia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Eliábia de Abreu Gomes Barbosa - Integrante / Sônia Pereira - Coordenador.
      Membro: Eliabia de Abreu Gomes Barbosa.
    4. 2008-Atual. Logicas e atribuicoes do Estado e da sociedade civil nos programas para jovens e adultos no Ceara e o direito a educacao em (des)construcao.
      Descrição: Esta investigação busca conhecer como vem se realizando a Educação de Jovens e Adultos, a partir da análise de experiências educacionais que se processam no âmbito de programas governamentais e das iniciativas da sociedade civil, no Ceará, nos últimos cinco anos. O projeto recebeu pareceres favoráveis em dois editais do CNPQ, não logrou alcançar financiamento, porém a pesquisa vem sendo realizada como subprojeto de investigação- Projeto História e Memória da EJA no Ceará, do NEJAHM (Núcleo de História e Memória da EJA no Ceará). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sonia Pereira Barreto - Coordenador.
      Membro: Sonia Pereira Barreto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (40)
      1. 26ª Edição dos Mentores de Docência.Homenageda da 26ª Edição dos Mentores de Docência. 2018. (Encontro).
      2. Cine Infância do Projeto de Extensão Grupo de Estudos sobre bebês e crianças bem pequenas no contexto escolar.Mediadora do Filme. 2018. (Outra).
      3. IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - IX FIPED.Oficina de Investigação Científica: Projetos em Protagonismo Juvenil.. 2017. (Oficina).
      4. IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - IX FIPED.Protagonismo Juvenil, Formação e Ensino Médio. 2017. (Outra).
      5. Semana de Integração dos Cursos de Pedagogia - Seminário Perfil do Egresso e as áreas de atuação do Pedagogo.Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Seminário).
      6. Abandono Insucesso Escolar Gênero. 2015. (Seminário).
      7. A Educação de Adultos em Portugal e na Itália: entre a história e a atualidade. 2015. (Seminário).
      8. As contradições na gestão educacional no Brasil entre a ampliação de direitos e a eficiência escolarolar. 2015. (Seminário).
      9. Colóquio Tornar profissões de sonho realidade: transições para novos mundos profissionais atrativos aos jovens. 2015. (Outra).
      10. Diálogos Freireanos Sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos.Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos no Ceará (2002 a 2012). 2015. (Encontro).
      11. Educação e desenvolvimento - escola e sociedade. 2015. (Outra).
      12. Encontro Nacional de Juventude. 2015. (Encontro).
      13. O Estado Social de Direito e a Crise da Política Democrática. 2015. (Seminário).
      14. Pensar a Educação Portugal 2015. 2015. (Outra).
      15. Trabalho e formação de adultos: entre o ser e o ter. 2015. (Seminário).
      16. VI Fórum de Jovens Investigadores. 2015. (Seminário).
      17. XVII ENDIPE.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. (Encontro).
      18. Anais do XI congresso de História da Educação do Ceará. História e memória na educação de jovens e adultos- EJA: Periodização no Brasil e no Ceará.. 2012. (Congresso).
      19. I Colóquio Internacional diálogos juvenis- diminuindo distâncias entre narradores e pesquisadores..Juventude e violência, sonhos e direitos na periferia de Fortaleza.. 2012. (Outra).
      20. III Seminário de educação do campo e contemporaneidade.Antecedentes históricos da educação do campo: elementos para o entendimento das políticas educacionais para o campo.. 2012. (Seminário).
      21. III Seminário de educação do campo e contemporaneidade.Educação do campo: Histórico e desafios contemporâneos.. 2012. (Seminário).
      22. III Seminário de educação do campo e contemporaneidade.O fortalecimento da educação do campo na universidade pública: debate necessário entre estudantes da graduação e pós-graduação. 2012. (Seminário).
      23. III Seminário de educação do campo e contemporaneidade.Currículo e formação docente: A importância da discussão sobre educação do campo no curso de Pedagogia da UFC.. 2012. (Seminário).
      24. III Congresso latinoamericano de Sociologia Rural.. A Educação de Jovens e Adultos do campo e o direito à Educação em (des)construção. 2011. (Congresso).
      25. XX Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste.História e memória da educação de Jovens e adultos no ceará: Incursões nas políticas, concepções e ações, dos anos 90 aos dias atuais.. 2011. (Encontro).
      26. XX Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste.As políticas públicas de educação de jovens e adultos no Ceará e o discurso controverso do direito à educação. 2011. (Encontro).
      27. XX Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste.Experiências participativas, educação popular e formação crítica: aprendizados do homem simpples na construção de espaços públicos no munícipio de Eusébio.. 2011. (Encontro).
      28. I Congresso internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos.Se professor da Educação profissional integrada a Educação de Jovens e Adultos: Os impasses dos processos formativos.. 2010. (Encontro).
      29. XIX Encontro de pesquisa e pós graduação em educação do norte e nordeste.Fórum de Educação de Jovens e Adultos: O que nos diz esse espaço?. 2009. (Outra).
      30. 31 REUNIÃO ANUAL DA ANPED.DIREITO À EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGS: DISCERNINDO NO IMBROGLIO SEMÂNTICO LÓGICAS E ATRIBUIÇÕES DO ESTADO E DA SOCIEDADE CIVIL. 2008. (Outra).
      31. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. L[OGICAS E ATRIBUIÇÕES DO ESTADO E DA SOCIEDADE CIVIL NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).
      32. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. Espaços de participação e escolarização de trabalhadores rurais: construção ou destituição do direito à educação no campo?. 2007. (Congresso).
      33. 29a. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO-ANPED.A EXPERIÊNCIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS EM BATURITÉ-CEARÁ: A CONSTRUÇÃO OU A DESTITUIÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CAMPO?. 2006. (Outra).
      34. II ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E V ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO.ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS: HISTÓRIAS DE CONSTRUÇÃO OU DE DESTITUIÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CAMPO?. 2006. (Encontro).
      35. 28a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED. A EXPERIÊNCIA DE TRABALHADORES RURAIS NO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: OFERTA DO ESTADO E APRENDIZADO DA FALA. 2005. (Congresso).
      36. XVII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO PARA TRABALHADORES RURAIS: CONSTRUINDO UMA COMPREENSAÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. 2005. (Encontro).
      37. III ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO.INDAGAÇÕES PARA UMA PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DO ANALFABETISMO E LETRAMENTO PARA TRABALHADORES RURAIS: CONSTRUINDO UMA COMPREENSÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. 2004. (Encontro).
      38. 26A. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. A CONTRIBUIÇÃO DO HOMEM SIMPLES NA CONSTRUÇÃO DA ESFERA PÚBLICA. 2003. (Congresso).
      39. XI ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE.A CONSTRUÇÃO DA ESFERA PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES RURAIS EM CONSELHOS, ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS. 2003. (Encontro).
      40. XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.A contribuição do homem simples na construção da esfera pública. 2003. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Sonia Pereira Barreto ⇔ Eliábia de Abreu Gomes Barbosa (3.0)
          1. BARBOSA, E. A. G. A Educação de Jovens e Adultos em espaços não escolares. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
          2. PEREIRA, S. ; BARBOSA, E. A. G.. Juventude e violência, sonhos e direitos na periferia de Fortaleza. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
          3. BARBOSA, E. A. G. ; PEREIRA, Sônia. ?Evasão? na Educação de Jovens e Adultos do Campo: Abandono ou Expulsão?. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação

        • Sonia Pereira Barreto ⇔ Ronaldo de Sousa Almeida (1.0)
          1. ALMEIDA, R. S.; PEREIRA, Sônia B. ; ALMEIDA, G. B.. OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO: LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO?. Em: 18 ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, v. 1, p. 1-15, 2007.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            Qualis: Não identificado (18 ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE)




      Data de processamento: 14/02/2019 11:47:04