Grupo Políticas Públicas e Juventude(PPJ)

Regina de Paula Medeiros

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977). Doutorado em Antropologia Social e Cultural pela Universitat Rovira i Virgili (1997). Atualmente é professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Departamento de Relações Internacionais. Atua na área de Antropologia com ênfase na Antropologia do Corpo e da Saúde. Desenvolve pesquisas sobre Aids, Hanseníase, Saúde Mental, Álcool, Drogas e Antropologia Urbana com enfoque na Identidade Cultural, Cultura, Cidade e Diversidade Cultural com enfoque nos seguintes temas: Prostituição, Juventude, Violência, Participação Política, Redes Sociais, Espaços Urbanos Marginais, Violencia e Sociantropologia das Drogas. Integrante dos grupos de pesquisa Cultura Urbana, modos de vida e identidade e Cultura e Cidade, da PUC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3531480430075230 (31/12/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Ciência Sociais. Av Dom José Gaspar, 500, prédio 47 Coração Eucarístico 30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33194258 URL da Homepage: www.pucminas.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2017-Atual. Juventude, modos de vida e o uso de bebida alcoolica. Um estudo etnografico nas pracas do centro sul da cidade de Belo Horizonte.
      Descrição: Nosso objetivo é analisar como a juventude que tem as praças da cidade de Belo Horizonte como ponto de sociabilidade interpretam os referidos espaços, os usos que fazem deles , como se dá a negociação , a disputa e a apropriação desses lugares e qual é o sentido do uso de bebida alcoólica nas interações sociais. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com jovens que se concentram nas praças da Liberdade, da Savassi e do Papa em BH para lazer, cultura e uso de álcool.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Rita de Cássia Fazzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    2. 2014-2016. Dando voltas pela cidade. Um estudo sobre a trajetoria dos consumidores problematicos de drogas em Belo Horizonte
      Descrição: Os projetos de revitalização urbana dos últimos dez anos na região central de Belo Horizonte, provocaram reapropriação dos espaços públicos ocupados pela população. Desse contingente, os grupos marginalizados ? especialmente os moradores de rua usuários de drogas- que tem a rua como local de sobrevivência, interações e sociabilidade, acuados e dispersos passaram a deslocar ? se de maneira errante no centro da capital, desarticular e rearticular as redes de relações sociais, modos de vida e usos de determinados espaços da urbe. A questão dessa pesquisa é: como os moradores de rua, usuários de drogas que vivem de forma nômade nas ruas do centro da capital reorganizaram o seu cotidiano e os espaços sociais após as intervenções pública dos territórios da cidade?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Gustavo Cetlin - Integrante / Luis Henrique Francelino Gonçalves - Integrante / Carlos Eduardo Silva - Integrante / JANAINA DRUMOND - Integrante / RITA SPINDOLA - Integrante / MIRIAN PACHECO - Integrante / Valeria Pacheco - Integrante / Lidiane Miguel Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    3. 2013-2016. Dando voltas pela cidade.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Gustavo Cetlin - Integrante / Carlos Eduardo Silva - Integrante / Luis Henrique Francelino Gonçalves - Integrante / JANAINA DRUMOND - Integrante / RITA SPINDOLA - Integrante / Valeria Pacheco - Integrante / Karine Gonçalves Carneiro - Integrante.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    4. 2013-Atual. Espacos Publicos Centrais:planejamento urbano, exclusao e reapropriacoes
      Descrição: Este projeto tem uma dimensão de natureza teórico-conceitual ? que busca refletir sobre a categoria espaço público no contexto contemporâneo e relacioná-la à discussão sobre modernidade, pós-modernidade e identidade, patrimônio, memória ? e uma dimensão empírica, que busca investigar os diferentes usos dos espaços públicos centrais de Belo Horizonte. Como na maioria das capitais brasileiras, o centro dessa cidade abrigou diferentes grupos e sociabilidades até a década de 1970, tendo um relativo processo de esvaziamento a partir dos anos 1980. Também seguindo a tendência das grandes cidades, a partir de meados da década de 1990, a região central mobilizou agentes públicos e sociedade civil na elaboração de projetos de renovação urbana que sempre tiveram no seu cerne o discurso da retomada (ou revitalização) dos espaços públicos esvaziados ou ?mortos?. Desde 2004 está em curso em Belo Horizonte o Programa Centro Vivo, com intervenções já concluídas e outras em andamento. Creio que, partindo de um caso particular (e concreto), é possível investigar os usos desses espaços e refletir (problematizando) sobre categorias caras às ciências sociais, tais como espaço público. Algumas questões, então, norteiam esta proposta: a categoria espaço público pode ser usada para entender contextos contemporâneos? Houve um declínio do uso dos espaços públicos da região central de Belo Horizonte? Os projetos de requalificação urbana interferem nos usos desses espaços? Como? Como as áreas requalificadas são apropriadas pelas diferentes pessoas? Trata-se aqui de um processo de gentrificação? As intervenções urbanas contribuem para a exclusão socioespacial? Sendo Belo Horizonte sede da Copa de 2014 poder-se-ia pensar numa tendência de política mais ?agressiva? para modificação do uso do centro?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Integrante / Juliana Gonzaga Jayme - Coordenador / Andréa Matos Rodrigues Menezes Castro - Integrante / Alessandra Sampaio Chacham - Integrante / Junia Miranda Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    5. 2012-2013. Politicas de Requalificacao e usos do espaco publico
      Descrição: O presente projeto está inserido em uma discussão mais geral que busca relacionar as reflexões sobre renovação urbana, segregação socioespacial, identidade e patrimônio. O caso aqui investigado é o da região central de Belo Horizonte. Como na maioria das capitais brasileiras, o centro dessa cidade abrigou diferentes grupos e sociabilidades até a década de 1970, tendo um relativo processo de esvaziamento a partir dos anos 1980. Também seguindo a tendência das grandes cidades, a partir de meados da década de 1990, a região central mobilizou agentes públicos e sociedade civil na elaboração de projetos de renovação urbana. Este projeto pretende refletir sobre essas intervenções de um modo geral, a partir do caso de Belo Horizonte. É possível pensar que houve um declínio do uso dos espaços públicos da região central? Como a área requalificada é apropriada pelas pessoas que vivem/trabalham na região e pela população de um modo geral? Houve mudanças no uso após as intervenções? Trata-se aqui de um processo de gentrificação ou, diferentemente, os projetos de renovação urbana se dão em outra direção? As intervenções urbanas interferem num processo de segregação socioespacial? Sendo Belo Horizonte sede da Copa de 2014 poder-se-ia pensar numa tendência de política mais ?agressiva? para modificação do uso do centro? Essas são algumas questões que norteiam este projeto... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Integrante / Juliana Gonzaga Jayme - Coordenador / Andréa Matos Rodrigues Menezes Castro - Integrante / Cristiane da Silva Diniz Procópio - Integrante.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    6. 2011-2013. Estrategias de mobilizacao e articulacoes politicas dos jovens nas comunidades de origem atraves das redes de sociabilidades juvenis
      Descrição: Tem como objetivo analisar as redes de relações articuladas pelos jovens em seu contexto social e sua influencia na participação politica e na motivação para participar do PLUG Minas. Metodo entrevistas em profundidade, entrevista grupal dialógica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Manoel de Almeida Neto - Integrante / Andréia dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    7. 2008-2010. Participacao Juvenil no Legislativo Local e Estadual: Projeto de Extensao Parlamento Jovem
      Descrição: Análise dos impactos do Programa Parlamento Jovem (PPJ) na formação política dos alunos de ensino médio e alunos do Curso de Ciências Sociais que participaram do projeto no período de 2004 a 2010.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Maria Elizabeth Marques - Integrante / Marcos Roberto Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    8. 2008-2010. Participacao juvenil no legislativo estadual. Projeto Parlamento Jovem
      Descrição: Seu objetivo é analisar a eficacia do Projeto Parlamento Jovem. Realizada no período de 2008 a 2010. É uma pesquisa qualitativa e foi usada entrevistas individuais com professores, políticos e técnicos da ALMG. Entrevistas em grupo com alunos de ensino médio e universitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Maria Elizabeth Marques - Integrante / Radamés Andrade Vieira - Integrante / Raquel Pinheiro - Integrante.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    9. 2008-2010. Os impasses no uso e abuso do crack na regiao metropolitana de Belo Horizonte
      Descrição: Seu objetivo é compreender os mecanismos sociais e simbólicos envolvidos na relação entre o tráfico do crack e a violencia e as respostas institucionais para o enfretamento da problemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Integrante / Radamés Andrade Vieira - Integrante / Luis Flavio Sapori - Coordenador / Antonieta Bizzotto - Integrante / Gustavo Cetlin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    10. 2006-2007. Projeto de Redes Sociais
      Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar a organização das redes informais dos pacientes usuários de álcool e outras drogas em tratamento no Centro Mineiro de toxicomania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Cirino, Oscar - Integrante / Radamés Andrade Vieira - Integrante / Raquel Pinheiro - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    11. 2005-2006. Projeto Escola, Violencia e Drogas
      Descrição: O objetivo do projeto é estudar a relação entre violencia e drogas nas escolas de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Robson Marques - Integrante / Gilmar Rocha - Integrante / Radamés Andrade Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro / Fundo Nacional de Saúde - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    12. 2002-2004. Anthropological Research for the introduction of the ML FLOW
      Descrição: É um projeto de pesquisa multicêntrico para analisar o impacto do teste MLFLOW para os pacientes e familiares de hansenianos: Brasil, Nigeria e Nepal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador / Miranda, Paulo Sergio C - Integrante / Buhrer-Sékula, Samira - Integrante / Antonio Carlos Pereira - Integrante / Maria Aparecida Faria Grossi - Integrante. Financiador(es): Netherlands Leprosy Relief - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    13. 1996-1997. Projeto EDUCERE: Multiplicadores de informacao
      Descrição: Projeto de formação profissional. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina de Paula Medeiros - Coordenador.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Melhor trabalho de apresentação oral . Tema: Desafios éticos da pesquisa em AD.V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD.DROGAS E TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: compartilhando saberes e recriando fazeres, ABRAMD ? Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas.. 2015.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    2. A construção da realidade social na comunidade quilombola Pinheiro: um estudo sobre "as viúvas de maridos vivos", Pro Reitoria de Pesquisa - PUC MINAS.. 2012.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.
    3. Premio de melhor trabalho na área de ciências sociais, PUC.. 2005.
      Membro: Regina de Paula Medeiros.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (186)
    1. 31 Reunião Brasileira de Antropologia. Estudos etnográficos no mundo dos psicoativos. 2018. (Congresso).
    2. Aula inaugural dos cursos de graduação e pós graduação em ciências sociais.Violência, mulheres e tráfico. 2018. (Encontro).
    3. X Congresso Português de sociologia. Controvérsias e assertivas entre a população de rua que faz uso de drogas e políticas públicas de saúde: um estudo etnográfico em Belo Horizonte. 2018. (Congresso).
    4. 24° Concerto Contra o Preconceito.O enfrentamento da hanseníase em Betim, Memórias e Reencontros. 2017. (Seminário).
    5. 6o Congresso Internacional da Abramd. Territórios Psicotrópicos: diversidade e autonomia. 2017. (Congresso).
    6. 6o Congresso Internacional da ABRAMD. Comportamento Social entre Animais: Elo Comum de todos os seres vivos no mundo animal. 2017. (Congresso).
    7. 6o Congresso Internacional da ABRAMD. Territórios Psicotrópicos: diversidade e autonomia. 2017. (Congresso).
    8. 6o Congresso Internacional da ABRAMD. Comportamento Social entre Animais: Elo Comum de todos os seres vivos no mundo animal. 2017. (Congresso).
    9. Encontro Mineiro de Políticas sobre Drogas. A questão das drogas nas sociedades contemporâneas. 2017. (Congresso).
    10. Seminário ABRAMD Sul.Drogas na atualidade: diferentes contextos e expressões. 2017. (Seminário).
    11. Seminários EDUC 2017.APRENDIZAGENS E FORMAÇÃO EM ESTÁGIO PÓS- DOUTORAL DO PROF. WESLEI LOPES. 2017. (Seminário).
    12. 30° Reunião Brasileira de Antropologia. Questões de Ética de pesquisa antropológica à luz de experiências recentes no estudo de usuários de crack. 2016. (Congresso).
    13. 30 RBA. Controvérsias e assertivas entre a população de rua que faz o uso de drogas e políticas públicas de saúde: um estudo etnográfico em Belo Horizonte. 2016. (Congresso).
    14. Congresso Internacional de Investigadores Sobre Juventud. O Mundo do trabalho. Sonhos da juventude na sociedade contemporânea. 2016. (Congresso).
    15. Encontro mineiro de políticas sobre Drogas. A questão das drogas nas sociedades contemporâneas: tecnologias de cidadania e inclusão social. 2016. (Congresso).
    16. II Congresso Internacional de Antropologia AIBR. Possível equilíbrio entre o sofrimento social e o prazer: desafio para a antropologia médica no campo das drogas. 2016. (Congresso).
    17. III Seminário de pesquisa e Extensão em Álcool e Drogas.As imagens sociais sobre o usuário de crack. 2016. (Seminário).
    18. I Pré-colóquio LEPSI, NESFE, SOU MAIS JUVENTUDE.Jovens, Trabalho e Políticas Públicas. 2016. (Seminário).
    19. Seminário: Gênero e drogas: duas palavras proibidas - Raça/Etnia uma relação escondida.Gênero e drogas: duas palavras proibidas. 2016. (Seminário).
    20. 5° Congresso Internacional ABRAMD. DIREITOS, REDE DE PROTEÇÃO E POLÍTICA SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DE CIDADANIA SOCIAL DOS. 2015. (Congresso).
    21. 5° Congresso Internacional ABRAMD. Desafios éticos da pesquisa em álcool e drogas. 2015. (Congresso).
    22. 5° Congresso Internacional ABRAMD. PROIBICIONISMO E EFEITOS NA POPULAÇÃO DE RUA: ESTUDO ETNOGRÁFICO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE. 2015. (Congresso).
    23. 5° Congresso Internacional ABRAMD. DESAFIOS ÉTICOS NA PESQUISA EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2015. (Congresso).
    24. 5° Congresso Internacional ABRAMD. LAÇO E DESENLAÇO: A FAMÍLÍA ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE. 2015. (Congresso).
    25. 5 Congresso Internacional da ABRAMD:. "Ela fala por mim". A droga, a sexualidade e a experiência heteronômica do corpo. 2015. (Congresso).
    26. Congresso Latinoamericano de Antropología. Corpos sujos nas ruas: discursos construídos sobre moral, emoção e sensibilidade. 2015. (Congresso).
    27. IV Congreso Latinoamericano de Antropologia. Corpos sujos nas ruas: discursos construídos sobre moral, emoção e sensibilidade. 2015. (Congresso).
    28. IV Congresso Latinoamericano de Antropología. Diálogo possível entre a antropologia e a medicina. Um estudo etnográfico sobre usuários problemáticos de crack. 2015. (Congresso).
    29. Politicas Públicas para a juventude no Brasil: Desafios e Perspectivas.Metodologias Dialógicas e Participativas: uma abordagem com a juventude.. 2015. (Seminário).
    30. Seminário Internacional Políticas Públicas na América Latina: Nova Territorialidades e processos.Participação cidadã e políticas públicas. 2015. (Seminário).
    31. V Congresso Internacional da ABRAMD. Desafios éticos da pesquisa em álcool e drogas. 2015. (Congresso).
    32. V Reunião de Antropologia, XIV Reunião de Antropológos do Norte e Nordeste.sujos, itinerantes e drogados:etnografia sobre a vida na rua e uso de drogas. 2015. (Outra).
    33. V Reunião Equatorial de Antropologia. XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. 2015. (Congresso).
    34. V Reunião Equatorial de Antropologia XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Sujos, itinerantes e drogados: etnografia sobre vida na rua e uso de drogas. 2015. (Outra).
    35. WORKSHOP INTERNACIONAL - DIÁLOGO NAS FRONTEIRAS: a Educação como objeto de investigação na Antropologia brasileira.POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E O MUNDO DA ESCOLA( ESCOLA, POLITICAS DE COTA, POLÍTICAS DE AFIRMAÇÃO). 2015. (Seminário).
    36. 29° Reunião de Brasileira de Antropologia. O bonito, o feio e a arte de viver na sociedade contemporânea. 2014. (Congresso).
    37. 29° Reunião de Brasileira de Antropologia. As emoções desnaturadas do sujeito. O bonito, o feio e a arte de viver na sociedade contemporânea. 2014. (Congresso).
    38. 29° Reunião de Brasileira de Antropologia. Psicoativos: Lei, normas, rituais, usos do corpo, perfomaces, movimentos sociais e etnicidade.. 2014. (Congresso).
    39. 29° Reunião de Brasileira de Antropologia. As emoções desnaturadas do sujeito. O bonito, o feio e a arte de viver na sociedade contemporânea. 2014. (Congresso).
    40. Diálogos pela liberdade prevenção ao tráfico de pessoas.. O que a vida faz a gente e o que a gente faz da vida.. 2014. (Congresso).
    41. Grupessc-Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura. Desafios da Etnografia Marginal no Campo das Drogas. 2014. (Congresso).
    42. O uso de droga e suas implicações..Drogas e cultura, do prazer à proibição: uma visão antropológica.. 2014. (Outra).
    43. 20 Seminário Anual de Direitos Humanos.Direitos sexuais como direitos humanos:diversidade, gênero e identidades. 2013. (Seminário).
    44. 21o. Seminário de Iniciação Científica.As redes informais dos jovens do Plug Minas. 2013. (Seminário).
    45. 21o. Seminário de Iniciação Científica.Identidade, cultura e imigração: Implicações da imigração de asiáticos na construção da identidade de canadenses residentes na Colúmbia Britânica. 2013. (Seminário).
    46. Ciclo de Debate.As boas práticas de participação popular no Poder Legislativo. 2013. (Seminário).
    47. Congreso Internacional de investigadores sobre juventud. Participação política da juventude no contexto contemporâneo. 2013. (Congresso).
    48. Congreso Internacional de Investigadores sobre Juventude. Jóvenes, ciudadanía y participación: Diálogos América Latina/Europa. 2013. (Congresso).
    49. Crack e outras drogas: um diálogo possível.Crack um desafio social. 2013. (Seminário).
    50. I Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. Conselho municipal de Política sobre Drogas. 2013. (Congresso).
    51. IV Congresso Internacional da ABRAMD. Ser craqueiro faz a diferença. 2013. (Congresso).
    52. IV Seminário da Tutoria: Álcool e drogas: aspectos antropológicos e sociais no desenvolvimento e nas relações humanas.Álcool e drogas: aspectos antropológicos e sociais no desenvolvimento e nas relações humanas. 2013. (Seminário).
    53. Juventude, Pesquisa e inovação. - um disseminário.Estratégias de Mobilização e Articulações Políticas dos Jovens nas comunidades de Origem Através das Redes de Sociabilidades Juvenis. 2013. (Seminário).
    54. Juventude, Pesquisa e Inovação - um disseminário..Estratégias de Mobilização e Articulações Políticas dos Jovens nas Comunidades de Origem Através das redes de sociabilidades juvenis.. 2013. (Seminário).
    55. Seminário de Pesquisa sobre drogas em território urbano.Pesquisa em Territórios urbanos. 2013. (Seminário).
    56. Seminário de Pesquisa sobre drogas em território urbano.Pesquisa com população marginal: territórios de drogas. 2013. (Seminário).
    57. 19º Seminário de Iniciação Científica..Reflexões sobre os modos de vida dos participantes do projeto parlamento jovem. 2012. (Seminário).
    58. 2º Encontro Nacional sobre a Sócio-antropologia do Uso de Psicoativos.Proibicionismo e o enfrentamento ao Crack. 2012. (Encontro).
    59. Crack: Um desafio Social.Crack: Um desafio Social. 2012. (Seminário).
    60. Discussão multidisciplinares sobre o uso, abuso e dependência de drogas.Crack: Um desafio Social. 2012. (Seminário).
    61. Discussões multidisciplinares sobre o uso, abuso e dependência de drogas.. Crack: Um desafio social?. 2012. (Congresso).
    62. Fórum Drogas, Justiça e redes sociais.Referência dos usuários de crack no espaço urbano. 2012. (Outra).
    63. III seminário Tutoria da Faculdade de Medicina.Álcool e drogas na transição adolescência/jovem adulto. 2012. (Seminário).
    64. I seminário em Laser.Visão antropológica da Beleza. 2012. (Seminário).
    65. I Simpósio de ciências sociais: Cidades e Fronteira.Inserções da juventude na cidade: circuitos e curto-circuitos. 2012. (Simpósio).
    66. IV Simpósio internacional Trabalho, relações de trabalho, educação e identidade.Trabalho e juventude: o descompasso entre o que se busca e o que se encontra. 2012. (Simpósio).
    67. IV Sintre- Simposio Internacional Trabalho, Relaçãos de Trabalho, Educação e Ide Identidade.Juventude e Mercado: A transição da escola ao trabalho e suas consequências para a reprodução social. 2012. (Simpósio).
    68. IV SITRE Simposio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, educação e identidade al.Trabalho e juventude: o descompasso entre o que se busca e o que se encontra. 2012. (Simpósio).
    69. Organização Panamericana de Saúde.Reunião de Grupo Internacional de Especialistas sobre Políticas de saúde pública para o consumo de crack. 2012. (Encontro).
    70. Percepções Juvenis Sobre o Mundo do Trabalho e Suas Possibilidades de Acesso.V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. 2012. (Simpósio).
    71. Programa de Prevenção e atendimento ao sujeito em relação ao Álcool e às Drogasgas.Analise contemporânea e a Representação da droga na Sociedade. 2012. (Seminário).
    72. Referência dos usuários de crack no espaço urbano.Drogas, Justiça e Redes Sociais. 2012. (Seminário).
    73. Seminário Pasa. Prevenção e atendimento ao sujeito em relação ao álcool e drogas.Análíse Contemporânea e a representação da droga na sociedade. 2012. (Seminário).
    74. Seminário PASA. Programa de Prevenção e Atendimento ao sujeito em em Relação ao Álcool e Drogas.Análise Contemporânea e a Representação da Droga na Sociedade. 2012. (Seminário).
    75. Trabalho e Juventude: O descompasso entre o que e busca e o que encontra.Juventude e Mercado de Trabalho. 2012. (Simpósio).
    76. VII congresso da academia brasileira de dermatologia. Visão antropológica da Beleza. 2012. (Congresso).
    77. VIII Fórum Internacional sobre envelhecimento cutâneo.Visão antropológica da Beleza. 2012. (Outra).
    78. V JUBRA.Desafios do aprendizado político da juventude no projeto Parlamento Jovem. 2012. (Simpósio).
    79. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Desafios do aprendizado político da Juventude no projeto Parlamento Jovem de Minas. 2012. (Simpósio).
    80. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Desafios do aprendizado político da juventude no projeto parlamento jovem de Minas. 2012. (Simpósio).
    81. V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Percepções juvenis sobre o mundo do trabalho e suas possibilidades de acesso. 2012. (Simpósio).
    82. X Simpósio de Ciências Sociais: ensino, pesquisa e extensão.Inserções da juventude na cidade: circuitos e curto-circuitos. 2012. (Simpósio).
    83. X Simpósio do ICH: Ensino, pesquisa e Extensão.Tempo, espaço, linguagem e educação.. 2012. (Simpósio).
    84. X Simpósio do ICH: Ensino, Pesquisa e Extensão..Experiências e desafios das novas gerações. Tempo, espaço, linguagem e educação.. 2012. (Simpósio).
    85. X Simpósio do ICH: Ensino, Pesquisa e Extensão..Participação Política e Juventude. 2012. (Simpósio).
    86. X Simposio do ICH: ensino, pesquisa e extensão. Experiências e desafios das novas gerações: tempo, espaço, linguagem e educação.Participação Política e Juventude. 2012. (Simpósio).
    87. 19° Seminário de Iniciação Científica.Reflexões Sobre os modos de vida dos participantes do projeto de extensão do parlamento jovem. 2011. (Seminário).
    88. 3º Congresso da ABRAMD Interfaces no uso de drogas - cultura, educação e saúde.. Crack é um desafio clínico ou social?. 2011. (Congresso).
    89. EDUC - Grupo de Pesquisas em Educação e Culturas.Diálogos Ibero Americanos sobre Etonografia na Educação. 2011. (Seminário).
    90. Entrelugares: I semana de antropologia do PPGA/UFPB..Crianças e Jovens na pesquisa antropológica. 2011. (Seminário).
    91. IX encontro da Rede Oblata.Mercantilização dos corpos.. 2011. (Seminário).
    92. VI Seminário de Extensão Universitária.Parlamento Jovem: Projeto de extensão e seus impactos nas instituições, nas escolas e na formação política dos jovens. 2011. (Seminário).
    93. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia.. Mobilizar Jovens para participar de projetos de formação política é um desafio. 2011. (Congresso).
    94. 10 Seminário de Políticas sobre Drogas.As manifestações de Atos de violência dentro das intituições de Ensino e suas relações com Drogas. 2010. (Seminário).
    95. 27ª reunião Brasileira de Antropologia. GT 41 Antropologica e educação entre saberes, praticas e aprendizagens. 2010. (Congresso).
    96. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia. FE 06 Psicoativos: Leis, normais, rituais, usos do corpo, performances e etnicidade.. 2010. (Congresso).
    97. 34º encontro anual da ANPOCS. MR02 - As drogas e a sociedade contemporânea. 2010. (Congresso).
    98. Atualidades na atenção ao uso de crack/ cocaína - A contribuição da redução de danos no Brasil e outros países de língua latina. Aliança de redução de danos Fátima Cavalcanti. 2010. (Congresso).
    99. Aulas integradas.Saúde mental, alcool e drogas. 2010. (Seminário).
    100. I Simpósio Sulamericano de Políticas sobre Drogas: Crack e cenários urbanos.Clínica x Croni (cidade) impactos do uso e abuso de crack na configuração urbana. 2010. (Simpósio).
    101. IV Simpósio internacional sobre juventude brasileira.Juventude Contemporâneas: Um Mosaico de possibilidades. 2010. (Simpósio).
    102. Seminário de educação.O cenário da Escola na Contemporaneidade: Violência e Drogas. 2010. (Seminário).
    103. Seminário Integrado sobre drogas, evasão, indisciplina e violencia nas escolas.Seminário Integrado sobre drogas, evasão, indisciplina e violencia nas escolas. 2010. (Seminário).
    104. Seminário Mulheres na batalha pela cidadania: dialogando sobre a mercantilização dos corpos.Mercantilização dos corpos: Corporeidade, gênero, e tráfico humano. 2010. (Seminário).
    105. Tráficos, violência urbana e o conusmo de psicoativos: a contribuição etnográfica na compreensão das questões comtemporaneas de interesse da saúde pública.Redes sociais infromais: uma etnografia no território das drogas. 2010. (Seminário).
    106. VI Seminário Sociedade Inclusiva: Os discurssos sobre o outro e as práticas sociais.Orientações e diversidades sexuais. 2010. (Seminário).
    107. V Seminário de Extensão da PUC Minas.Formação Política dos Estudantes de Ensino Médio. 2010. (Seminário).
    108. 5ª conferência Latina sobre redução de riscos - CLAT5. Redes sociais informais: Um estudo sobre usuários de crack e alcool. 2009. (Congresso).
    109. DPPE - Diretoria de Politicas e progamas educacionais.Drogas e Violencia na Escola. 2009. (Seminário).
    110. II Congresso da ABRAMD sobre drogas e dependencias. Cultura e Consumo de Drogas. 2009. (Congresso).
    111. IV Seminário de Extensão Universitária.Projetos e experiencias em extensão - PPJ. 2009. (Seminário).
    112. IX Congresso Nacional de Ciência Política. Parlamento Jovem. Desafios metodológicos na formação do sujeito político. 2009. (Congresso).
    113. IX Congresso Nacional de Ciência Política.. Centros y periferias: Equilibrios y asimetrías en las relaciones de poder. 2009. (Congresso).
    114. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia.Redes Sociais de dependentes de substâncias psicoativas.. 2008. (Outra).
    115. Atividades do Grupo de Estudos sobre Gênero, Sexualidade e Sexo na Educação..Corpos femininos: profissionais do sexo.. 2008. (Outra).
    116. I Congresso da ABRAMD sobre drogas e dependências. Laço imaginário entre escola, violência e drogas. 2008. (Congresso).
    117. IV Encontro Discente da Camara Sudeste do Forum de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias- ForExt.Valorização do Artesanato Serrano. 2008. (Encontro).
    118. IV Encontro Discente da Câmara Sudeste do Forum de Extensão e Ação Comunitária- FOREXT.Parlamento Jovem. 2008. (Encontro).
    119. Seminário A prostituição feminina: Um olhar interdisciplinar.Um enfoque antropológico: A questão do estigma. 2008. (Seminário).
    120. VII Seminário Clínico do HGV.Drogas: Possíveis Intervenções. 2008. (Seminário).
    121. Foro Internacional: Identidades, Sujetos Sociales y Ploticas del conocimento: Reflexiones Contemporáneas.La construcción social de las relaciones sexuales en el mundo de la prostitución.. 2007. (Outra).
    122. II Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência Às Drogas - Proerd.Violência nas Escolas. 2007. (Seminário).
    123. II Seminário Estadual sobre o Alcool e Outras drogas.Crack: Incidencias no social e desafio à clinica das toxicomanias. 2007. (Seminário).
    124. Prevenção ao Uso de Drogas.Desafios educacionais contemporaneos. 2007. (Encontro).
    125. XIX Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania.Redes Sociais dos Pacientes em Tratamento de Toxicomania no CMT. 2007. (Outra).
    126. 1° Workshop de Seminário de Conclusão de Curso de Enfermagem da PUC MINAS Betim.Conversando sobre Pesquisa. 2006. (Simpósio).
    127. 25ª Reunião Brasileira de Antropologia.A construção do estigma. Marcador simbólico da Hanseníase.. 2006. (Outra).
    128. Conferência Estadual de política sobre drogas.Políticas de Drogas. 2006. (Seminário).
    129. II Seminário de Integração curricular do Curso de Psicologia.Parlamento Jovem: Uma experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão. 2006. (Seminário).
    130. I Seminário Estadual sobre Álcool e Outras Drogas..Coordenadora da Mesa: A Atenção ao usuário No SUS.. 2006. (Seminário).
    131. Mídia, Escola e Família. Interfaces para a mudança..Debatedor: A Violência no meio escolar.. 2006. (Outra).
    132. Seminário de Prevenção à violência e a criminalidade..Juventude e Violência. 2006. (Seminário).
    133. Congresso Brasileiro de Dermatologia Tropical. Doenças infecto-contagiosas. 2005. (Congresso).
    134. Final International Expert Workhop.MLFLOW test implementation - Final international Expert Worshop. 2005. (Outra).
    135. I Conferência Estadual de políticas públicas antidrogas.Políticas Públicas Antidrogas. 2005. (Outra).
    136. Jornada brasileira de dermatologia tropical.Manifestações dermatológicas do paciente com imunodeficiência adquirida. 2004. (Outra).
    137. Palestra ministrada aos alunos da Faculdade de Direito PUC/MG.A violência na sociedade contemporânea. 2004. (Outra).
    138. Simposio Brasileiro de Hansenologia.Uma visão Antropologica a partir do teste ML FLOW. 2004. (Simpósio).
    139. VIII Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais. Violência no mundo da prostituição, uma questão de gênero. 2004. (Congresso).
    140. XII Simpósio da AJB Sexualidade e individuação.Entre a fantasia e a realidade no mundo da prostituição. 2004. (Seminário).
    141. XII Simposio da AJB Sexuallidade e individuação.Operadores simbolicos da sexualidade. 2004. (Simpósio).
    142. XII Simpósio da associação Junguiana do Brasil.Fantasia e realidade no mundo da prostituição. 2004. (Simpósio).
    143. Ciclo de Palestras e Debates: Hanseníase ... Ainda hoje um problema social e de saúde.As representações sociais da Hanseníase. 2003. (Seminário).
    144. Ciclo de palestras e debates Hanseníase... Ainda hoje um problema social e de saúde.Hanseníase... Ainda hoje um problema social e de saúde. 2003. (Outra).
    145. I Jornada brasileira de Hansenologia.Leitura Antropológica do teste M.Lateral do M.Leprae. 2003. (Outra).
    146. XV Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania.A construção da rede de atenção às toxicomanias. 2003. (Outra).
    147. 23 ª Reunão brasileira de Antropologia.Antropologia e educação: desafios da globalização.. 2002. (Outra).
    148. I Fórum Metropolitano contra a violência.Jovem, gerador e vítima da violência. 2002. (Outra).
    149. IX Congreso de Antropologia Cultura e Politica. Violência e cultura. 2002. (Congresso).
    150. Simposio sobre culturas y violencías.La violencía en el trabajo marginal: un estudio sobre el oficio de la prostituición.. 2002. (Simpósio).
    151. 1 ª Conferencia Latina sobre la reducción de los daños relacionados con las drogas..Violencia, drogas escuela em la sociedad contemporanea: um estudio em las escuelas publicas de Belo Horizonte. 2001. (Outra).
    152. III Encontro mineiro de prevenção e tratamento da dependência química.Família: prevenção e tratamento. 2001. (Encontro).
    153. Seminário de lançamento do Programa Mineiro de Direitos Humanos.Prostituição e Direitos Humanos. 2001. (Seminário).
    154. Violência em Debate.Violência no trabalho marginalizado. 2001. (Outra).
    155. XIV Jornada de Centro Mineiro de Toxicomania.O acolhimento e a construção de uma rede. 2001. (Outra).
    156. Conferencias de la Escuela de trabajo social de la Universidad de Barcelona.La realidad social de la prostituición en Barcelona. 2000. (Outra).
    157. I Fórum Mineiro Anti-drogas.Fórum mineiro anti-drogas. 2000. (Outra).
    158. III Congresso da Sociedade brasileira de doenças sexualmente transmissíveis. A prevenção de DST/AIDS e as estratégias de sobrevivência das prostitutas de Barcelona e Belo Horizonte. 2000. (Congresso).
    159. Programa de Doctorado de Sociología de la Universidad de Barcelona.Prostituición y SIDA. 2000. (Outra).
    160. II International Congress Women Work Healh. A vulnerabilidade à violência num trabalho marginal.. 1999. (Congresso).
    161. .Pré e pós aconselhamento HIV em pais de crianças HIV positivas. 1998. (Outra).
    162. 21 ª Reunião Brasileira de Antropologia.Modelos culturais do corpo no espaço da prostituição: entre a realidade e a fantasia. 1998. (Outra).
    163. Encontro Enfoques feministas, as ciências e a academia_ Novos desafios.Sexualidade: que discurso é este?. 1998. (Encontro).
    164. I Encontro Paranaense de Estudo de Gênero.Diferenças de enfoques na prevenção de AIDS: clientes e prostitutas.. 1998. (Encontro).
    165. Modernidade e seus efeitos na prática profissional.Processos de marginalidade, a construção social da AIDS e Novas formas de organização. 1998. (Seminário).
    166. Seminário AIDS quo VADIS? Tendências e perspectivas da epidemia no RS.Prevenção entre profissionais do sexo. 1997. (Seminário).
    167. Seminários em epidemiologia.A construção cultural das relações sexuais no mundo da prostituição no bairro Chino de Barcelona. 1997. (Seminário).
    168. Seminari d´antropologia sexual.Seminari d´antopologia sexual. 1996. (Seminário).
    169. VII Congresso de Antropologia Social.Etica y anropología: entre la teoría ya la práctica. 1996. (Outra).
    170. 3 º Congresso brasileiro, 2 º Congresso Ibero-americano, I Congresso Latino-americano de Epidemiologia. Los apellidos de la epidemiologia. 1995. (Congresso).
    171. Segon Seminari de Sida, Educació e Comunitat.Seminari de SIDA, Educació e Comunitat. 1995. (Seminário).
    172. 2 ª Jornada de Psicologia: AIDS aspectos psicológicos.Trabalhos com AIDS. 1992. (Outra).
    173. 2 º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O papel da informação no controle de AIDS Um estudo de caso: O disque AIDS em Minas Gerais. 1992. (Congresso).
    174. I Seminário sobre AIDS da Maternidade Odete Valadares.Prevenção em AIDS. 1992. (Seminário).
    175. Reunião de coordenadores estaduais de DST/AIDS.Reunião de coordenadores estaduais de DST/AIDS. 1992. (Outra).
    176. Semana interna de prevenção de acidente dde trabalho na Mineração Casa Pedra.Prevenção de AIDS. 1992. (Outra).
    177. Seminário sobre AIDS.Reflexões sobre o emocional do profissional de saúde diretamente envolvido na assistência ao portador de AIDS. 1992. (Seminário).
    178. Treinamento multiprofissional.Assistência e prevenção à infecção pelo HIV e AIDS.. 1992. (Outra).
    179. 1º Seminário regional de hanseníase.Aspectos psicosiciais da hanseníase. 1991. (Seminário).
    180. 46 º Congresso Brasileiro de Dermatologia. Estigma e fatores socio-economicos na manutenção da endemia. 1991. (Congresso).
    181. Ciclo de Debates sobre educação popular.Educação popular. 1981. (Outra).
    182. Simpósio sobre Família.Simpósio sobre Família. 1980. (Simpósio).
    183. VI Congresso brasileiro de psiquiatria. Terapia familiar. 1980. (Congresso).
    184. III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 1979. (Congresso).
    185. Seminário sobre Temas Freudianos.Temas Freudianos. 1979. (Seminário).
    186. Debate Prostituição: duas experiências.Prostituição: duas experiências. 1977. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. MEDEIROS, REGINA; ADORNO, R. ; PINHEIRO, Raquel ; RAE, E. M.. VI Congresso Internacional da Abramd. 2017. Congresso
    2. MEDEIROS, R. P.; PINHEIRO, Raquel ; Pereira, MO ; LIMA, EL ; ADORNO, R. C. F. ; DUARTE, WS. VI Congresso Internacional da ABRAMD. 2016. Congresso
    3. MEDEIROS, R. P.; LIMA, EL ; PINHEIRO, Raquel. Encontro Mineiro de Políticas sobre drogas: interfaces saúde, educação e comunidade. 2016. Congresso
    4. MEDEIROS, R. P.; ADORNO, R. C. F. ; FERNANDES, J. L. ; ANDRADE, T.. Seminário de Pesquisa sobre Drogas em Território Urbano. 2013. Outro
    5. MEDEIROS, R. P.. Inserções da juventude na cidade: Circuitos e "curtos-circuitos". 2012. (Congresso).. . 0.
    6. MEDEIROS, R. P.. II Seminário Estadual sobre Álcool e Outras Drogas - Crack: incidências no Social e desafio à clínica das toxicomanias.. 2007. (Outro).. . 0.
    7. MEDEIROS, R. P.. I Encontro do Complexo de Saúde Mental da FHEMIG. 2007. (Outro).. . 0.
    8. MEDEIROS, R. P.. XIX Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania. 2007. (Outro).. . 0.
    9. MEDEIROS, R. P.. 2ª Conferencia Estadual de Políticas sobre Drogas. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 14/02/2019 11:47:16