Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas(EJPP)

Mauricio Perondi

Graduado em Filosofia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com realização de Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com o Professor Carles Feixa, da Universidade de Lleida, Espanha. Parecerista Ad Hoc no GT 3 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Professor no Curso de Especialização em Juventudes da Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1048142658453276 (05/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Observatório Juventudes PUCRS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Partenon 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33203576
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Vamos falar sobre Ensino Medio? Os/as jovens estudantes e suas percepcoes de curriculo no Brasil Marista
      Descrição: Esta pesquisa busca compreender quais são as percepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre o currículo vivenciado nos colégios e unidades sociais Maristas do Brasil. Busca aprofundar também outros aspectos do processo educativo escolar tais como os processos de construção da autonomia, da participação e do protagonismo, as relações de autoridade e quais os espaços de diálogo e de escuta existentes nas escolas, as culturas juvenis e os aspectos relativos às diversidades (de gênero e étnico-raciais), a presença e o uso das tecnologias da informação no processo de aprendizagem, percebem o trabalho sobre o projeto de vida, e como os estudantes vivenciam os aspectos relativos à espiritualidade e aos valores. Também busca discutir as repercussões da Reforma do Ensino Médio, Lei nº13.415/2017, e suas implicações para os jovens estudantes. Toma como base os referenciais teóricos dos estudos sobre juventudes tais como José Machado Pais (2003), Carles Feixa (2006), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (2014), Nadir Zago (2006), entre outros, procurando compreender quem são os/as sujeitos jovens, como se expressam e que demandas apresentam. A pesquisa está sendo realizada em duas etapas: a primeira, quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e não identificado. A segunda, através da realização de grupos focais com a presença de 8 a 12 jovens em cada um. Como resultado da pesquisa se buscará realizar um mapeamento das percepções dos/as jovens em relação ao seu processo educativo, conhecendo e compreendendo seus anseios de mudança para o Ensino Médio. E também pretende contribuir com a construção de materiais com indicações de elementos que possam subsidiar a nova proposta de Ensino Médio para o Brasil Marista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maurício Perondi - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Patrícia Krieger Grossi - Integrante / Giovane Antonio Scherer - Coordenador / Patricia Machado Vieira - Integrante / Rodrigo Andrade - Integrante / Michelle Jordão - Integrante / Shirley Cardoso - Integrante / Simone Weissheimer Santos - Integrante.
      Membro: Mauricio Perondi.
      Descrição: Este projeto de pesquisa, de escopo nacional, buscará compreender quais são as percepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre o currículo vivenciado nos colégios e unidades sociais Maristas do Brasil. Buscará aprofundar também outros aspectos do processo educativo escolar tais como os processos de construção da autonomia, da participação e do protagonismo, as relações de autoridade e quais os espaços de diálogo e de escuta existentes nas escolas, as culturas juvenis e os aspectos relativos às diversidades (de gênero e étnico-raciais), a presença e o uso das tecnologias da informação no processo de aprendizagem, percebem o trabalho sobre o projeto de vida. Toma como base os referenciais teóricos dos estudos sobre juventudes tais como José Machado Pais (2003), Carles Feixa (2006), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (2014), Nadir Zago (2006), entre outros, procurando compreender quem são os/as sujeitos jovens, como se expressam e que demandas apresentam. A pesquisa será realizada em duas etapas: a primeira será quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e não identificado. A segunda, através da realização de grupos focais com a presença de 8 a 12 jovens em cada um. Como resultado da pesquisa se buscará realizar um mapeamento das percepções dos/as jovens em relação ao seu processo educativo, conhecendo e compreendendo seus anseios de mudança para o Ensino Médio. E também pretende contribuir com a construção de materiais com indicações de elementos que possam subsidiar a nova proposta de Ensino Médio para o Brasil Marista. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giovane Antonio Scherer - Coordenador. Financiador(es): União Marista do Brasil - Outra.
      Membro: Giovane Antonio Scherer.
    2. 2018-Atual. Jovens universitarios/as: desafios para a implementacao de politicas de assistencia estudantil na PUCRS
      Descrição: Esta pesquisa busca aprofundar quais são as necessidades/demandas dos/as jovens universitários da PUCRS, que possuem algum tipo de incentivo financeiro, para garantir a sua permanência na Universidade. Também procura compreender quais são as perspectivas de processos e de políticas de assistência estudantil dos/das jovens estudantes de 18 a 29 anos da PUCRS. Identificar os suportes e estratégias utilizados pelos/pelas jovens para garantir sua permanência na Universidade, seja em nível institucional (programas governamentais, programas institucionais da universidade, incentivos entre outros), seja no nível do sujeito (redes de solidariedade e amizade, arranjos singulares e coletivos entre outros), construindo um inventário das práticas de permanência dos/das jovens na educação superior privada. Buscará produzir informações a respeito das trajetórias acadêmicas de jovens que acessam a educação superior a partir de programas de incentivo, explorando as contribuições que os/as próprios/as jovens podem dar para a reflexão acerca das políticas de assistência estudantil que possibilitem a permanência no ensino superior. Tem como propósito identificar os espaços, existentes e passíveis de criação, de participação e contribuição dos/as jovens na construção e execução de políticas e ações de assistência estudantil visando a permanência no ensino superior. Assim como também buscará mapear as políticas e ações de assistência estudantil existentes nas universidades comunitárias brasileiras. Tal estudo toma como base os referenciais teóricos dos estudos sobre juventudes tais como José Machado Pais (2003), Carles Feixa (1999), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (2014), Nadir Zago (2006), entre outros. Quanto a metodologia, será desenvolvida uma pesquisa a partir de dados secundários de pesquisa anterior intitulada ?Democratização do acesso e permanência na universidade: quem são e o que pensam os jovens estudantes beneficiários de programas de incentivos à educação na PUCRS??. A fase quantitativa foi desenvolvida através de um questionário online autoaplicável e não identificado, composto por 45 questões, atingindo 454 respostas de universitários de 46 cursos da PUCRS. A fase qualitativa foi desenvolvida através de 06 grupos focais com jovens universitários de diferentes cursos da PUCRS, com duração de aproximadamente uma hora e meia em cada grupo. Outra fase da pesquisa buscará realizar um levantamento de políticas de assistência estudantil existente em outras instituições de educação superior, procurando realizar um mapeamento de iniciativas e políticas que possam contribuir e inspirar ações neste sentido na PUCRS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maurício Perondi - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Patrícia Krieger Grossi - Integrante / Giovane Antonio Scherer - Coordenador / Karen Theline Cardoso dos Santos da Silva - Integrante / Patricia Machado Vieira - Integrante / Marcelo Bonhemberger - Integrante / Adriana Justin Cerveira Kampff - Integrante / Francisco Arseli Kern - Integrante / Isabel Martins - Integrante / Josiane Machado Godinho - Integrante / Priscila Klein - Integrante / Emerson Bianchini Estivalete - Integrante.
      Membro: Mauricio Perondi.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar as necessidades/demandas dos/as jovens universitários da PUCRS que possuem algum tipo de incentivo financeiro para garantir a sua permanência na Universidade; a fim de construir estratégias para que tais jovens possam ter garantido o seu direito à educação superior diante da atual conjuntura. Nesse sentido, a PUCRS vive um momento de mudanças e reorganização das estruturas organizativas e curriculares, visando o atendimento das novas realidades sociais e educacionais. Emerge, nesse contexto, um processo de revisão das práticas e políticas institucionais, também, no âmbito da Assistência Estudantil, sendo demanda a necessidade de compreender as mudanças decorrentes da conjuntura de vida de seus/as estudantes. Busca-se com esse projeto presente fornecer subsídios que possam contribuir para a permanência de estudantes diante da agudização de um contexto de desigualdade social que vem afetando os jovens estudantes universitários da PUCRS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Giovane Antonio Scherer - Coordenador / Carolina Silva Diniz - Integrante / Francine Ester da Silva Pereira - Integrante / Denis Santos Brum - Integrante / Giovanna Nunes Batista - Integrante / Manoela Chaves Gomes - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Giovane Antonio Scherer.
    3. 2016-2017. Democratizacao do acesso e permanencia na universidade: quem sao e o que pensam os jovens estudantes beneficiarios de programas de incentivos a educacao na PUCRS?
      Descrição: Esta pesquisa buscou aprofundar o conhecimento acerca das experiências sociais dos jovens universitários da PUCRS, com idade entre 18 e 29 anos, que acessam algum incentivo financeiro para garantir seus estudos em relação ao acesso e permanência na Universidade. Nos últimos quinze anos o público universitário modificou-se substancialmente devido aos diferentes segmentos que passaram a ter possiblidades de acesso à Educação Superior. Da mesma forma, nos últimos anos os jovens passaram a apresentar características diferenciadas de outras gerações, carregando consigo experiências e expressões que cada vez mais amplas, resultando em desafios pedagógicos e gerando a necessidade de compreendê-las. Por isso, este projeto toma como base os referenciais teóricos dos estudos sobre juventudes tais como José Machado Pais (2003), Carles Feixa (1999), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (2014), Nadir Zago (2006), entre outros, procurando compreender quem são os/as sujeitos jovens, como se expressam e que demandas apresentam. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira, quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e não identificado. A segunda, através da realização de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais com jovens universitários de diferentes cursos. A realização da investigação foi articulada com a participação do Observatório Juventudes PUCRS, de membros da Escola de Humanidades e da Coordenação de Pastoral da Rede Marista. Com a realização deste projeto buscou-se conhecer mais e melhor quem são os jovens universitários que acessam os programas de incentivo à educação na PUCRS, bem como realizar mapeamento dos elementos comuns de suas experiências sociais, suas trajetórias de vida e perspectivas de futuro. Também se procurou identificar elementos que contribuam com a universidade no seu atendimento acadêmico destes diferentes jovens seja com relação ao seu acesso tanto quanto à sua permanência no âmbito universitário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maurício Perondi - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Miriam Pires Correa de Lacerda - Coordenador / Patrícia Krieger Grossi - Integrante / Giovane Antonio Scherer - Integrante / Patricia Machado Vieira - Integrante / Marcelo Bonhemberger - Integrante.
      Membro: Mauricio Perondi.
    4. 2013-2016. La Generacion Indignada. Espacio, poder y cultura en los movimientos juveniles de 2011 (GENIND)
      Descrição: O ano de 2011 testemunhou o surgimento de novos tipos de movimentos sociais, de âmbito transnacional, mas especialmente intenso na área do Mediterrâneo, do qual um dos fatores precipitantes têm sido o papel da geração mais jovem e as classes médias urbanas. O ano começou com a chamada Primavera Árabe, continuou com '#spanishrevolution? do movimento 15-M, e terminou com o movimento "Ocuppy" nos Estados Unidos (embora possam considerar-se outros protestos, como os estudantes chilenos e os subúrbios ingleses no verão de 2011, entre outros exemplos). Os antecedentes para o caso ocidental remontam ao processo ao movimento "altermundialista" surgido em Seattle em 1999 e em Porto Alegre a partir de 2001, a revolta dos ?banlieues franceses? no outono de 2005 e a mobilização grega no inverno de 2008, coincidindo com o início da crise financeira global. Embora ainda seja cedo para avaliar o impacto de tais movimentos, parece claro que respondem a um novo ciclo de protestos sociais, que se manifestam no espaço público (nas praças centrais das cidades e da internet). O projeto tem como objetivo lançar luz sobre a natureza, causas e derivas recentes de tais movimentos, tendo o caso espanhol como um ponto de referência e comparando mobilizações em quatro países do Mediterrâneo (Portugal, Itália, Grécia, Egito), e outros referentes internacionais em que também houve mobilizações (Inglaterra, Estados Unidos, Chile e Brasil). Ainda que o projeto esteja baseado em pesquisas etnográficas em andamento por parte dos membros da equipe, sua orientação é principalmente teórica e comparativa. O principal objetivo é contrastar os elementos convergentes e divergentes de tais movimentos, seus aspectos inovadores e continuadores de aspectos movimentos anteriores, assim como seu impacto na juventude e na sociedade, em escala local e global.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Maurício Perondi - Integrante / Carles Feixa - Coordenador / Luca Queirolo Palmas - Integrante / José Sanchez García - Integrante / Joan R. Saura Aranda - Integrante / Jordi Nofre Mateo - Integrante / Inês Conceio Farinha Pereira - Integrante / Jannis Pechtelidis - Integrante / Yvonne Kosma - Integrante / Patricia Oliart Sotomayor - Integrante / Simon Hallsworth - Integrante / Sofia Laine - Integrante / George Pleyers - Integrante / Carmen Leccardi - Integrante / Jeffrey Juris - Integrante / David Brotherton - Integrante / Joel Bevilaqua Marin - Integrante / Klaudio Duarte - Integrante / Oscar Aguilera - Integrante / Fabián Acosta Sánchez - Integrante / Ariadna Fernandez - Integrante / Monica Figueras - Integrante / Liliana Galindo - Integrante / Joana Soto Merola - Integrante / Tanja Strecker - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Economía y Competividad - Remuneração. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Mauricio Perondi.
    5. 2012-2014. Aspectos socioeconomicos, culturais e crencas dos jovens estudantes da PUCRS
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa buscou identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e crenças desses sujeitos, visando o conhecimento de suas necessidades para qualificação de estratégias metodológicas e pedagógicas utilizadas por educadores e gestores da PUCRS na perspectiva dos Direitos Humanos. Os objetivos específicos foram: a) Identificar características socioeconômicas, culturais e crenças dos(as) jovens estudantes da PUCRS; b) Identificar as oportunidades e desafios para o trabalho educacional da PUCRS a partir da perspectiva dos(as) jovens estudantes; c) Verificar de que forma as crenças espirituais dos(as) jovens estudantes da PUCRS se relacionam com seus hábitos e formas de pensamento.A pesquisa teve duas fases: 1) a quantitativa, através de um questionário com 4.998 jovens universitários, abordando aspectos como dados como: idade, etnia, gênero, estado civil, renda, ocupação, composição familiar, escola que estudou, participação em grupos de convivência, hábitos culturais, hábitos de leitura e escrita e religião; 2) a qualitativa, através de sete grupos focais, com 6 a 14 participantes em cada, abordando os temas: concepção de juventude, trabalho, cotidiano, ética, violência, projeto de vida, sexualidade, gênero, religião e novas tecnologias. As análises dos dados resultaram na publicação do livro conforme a referência a seguir: RIBEIRO, José Jair; PERONDI, Maurício; LACERDA, Miriam P. C.; GROSSI, Patrícia K. . Porto Alegre: Redes Editora, 2014. ISBN: 978-85-61638-77-1. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maurício Perondi - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Miriam Pires Correa de Lacerda - Integrante / Patrícia Krieger Grossi - Coordenador / Giovane Antonio Scherer - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Mauricio Perondi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, Unesco, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Assembléia Legislativa do RS.. 2008.
      Membro: Maurício Perondi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (67)
    1. Congreso Internacional Investigadores sobre Juventud. Entre o Juvenicidio e a Retração de Políticas Públicas: Reflexões sobre a Mortalidade Juvenil no Contexto Brasileiro. 2018. (Congresso).
    2. II Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil.Juventudes e ações coletivas contemporâneas. 2018. (Simpósio).
    3. XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORAS/ES EM SERVIÇO SOCIAL.Acesso e Permanência das Juventudes no Ensino Superior: Contrações e Possibilidades diante do Avanço Neoliberal. 2018. (Encontro).
    4. 38ª Reunião da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Topias, utopias e projeções de futuro de jovens participantes de coletivos sociais. 2017. (Congresso).
    5. A Defesa da Educação Pública e a Construção da Sociedade Democrática. 2017. (Outra).
    6. Seminário de Desenvolvimento Acadêmico - PUCRS. 2017. (Seminário).
    7. V Seminário de Defesa e Garantia de Direitos: Juventudes, Violências e Políticas Públicas. 2017. (Seminário).
    8. I Simpósio Aproximações com o Mundo Juvenil.Políticas públicas e a tematização da questão juvenil: desafios e agendas dos Observatórios de Juventude. 2016. (Simpósio).
    9. Seminario Internacional III Encuentro GENIND: La Generación in.Otoño brasileño: la participación de jóvenes en las movilizaciones de 2013 en Porto Alegre. 2016. (Seminário).
    10. XI ANPED SUL - XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação.A participação social social de jovens e a construção de suas identidades. 2016. (Outra).
    11. 37ª Reunião da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Experiências de participação social de jovens e sentidos atribuídos às suas vidas. 2015. (Outra).
    12. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. Jovens Universitários: compreensões e características. 2015. (Congresso).
    13. VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira - VI JUBRA. 2015. (Simpósio).
    14. XXX Congreso Latino Americano de Sociologia. Outono brasileiro: a participação de jovens nas manifestações populares de 2013. 2015. (Congresso).
    15. I Bienal Latino Americana de Infâncias e Juventudes. 2014. (Congresso).
    16. II Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação. 2014. (Congresso).
    17. IV Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: territórios e políticas públicas.O Observatório Juventudes PUCRS: caminhos investigativos e participação social - Porto Alegre/RS, 2014. 2014. (Seminário).
    18. Congresso Mundial de Universidades Católicas - CMUC. Observatório Juventudes PUCRS e pesquisa acadêmica sobre realidades juvenis. 2013. (Congresso).
    19. Workshop Genind - La Generación Indignada. Espacio, poder y cultura en los movimientos juveniles de 2011. 2013. (Encontro).
    20. II Salão da Pós-Graduação da UFRGS - I Encontro Gaúcho de Pós-Graduandos."Los indignados: a experiência do movimento 15M espanhol e as mobilizações por uma democracia 'mais' participativa. 2012. (Outra).
    21. V Jubra - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Movimento 15M espanhol e as mobilizações por uma outra democracia. 2012. (Simpósio).
    22. Seminari d?Estudis sobre Joventut (SEJ).Juventud y participación social en Brasil. 2011. (Seminário).
    23. Seminario Internacional Asociacionismo e Inmigración. 2011. (Seminário).
    24. XII Corredor das Ideias do Cone Sul.Experiências de participação social juvenil no Brasil. 2011. (Seminário).
    25. XIV Fòrum d?Estudis sobre la Joventut. 2011. (Outra).
    26. XXIX Jornades de Polítiques locals de Joventut. 2011. (Seminário).
    27. III Congresso Latino Americano de Jovens. 2010. (Encontro).
    28. I Seminário Ações Afirmativas. 2010. (Seminário).
    29. I Seminário Violar: problematizando as juventudes na contemporaneidade.A importância das metodologias dos portfólios juvenis e dos grupos de discussão na investigação de saberes construídos em grupos de jovens estudantes. 2010. (Seminário).
    30. IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.A construção de saberes nos grupos juvenis da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). 2010. (Simpósio).
    31. Seminário 40 anos FACED. 2010. (Seminário).
    32. XVI Encontro Sulriograndense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE. 2010. (Encontro).
    33. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. A construção da identidade das jovens participantes da Juventude Estudantil Católica Feminina (1950-1960). 2009. (Congresso).
    34. Seminário Nacional Puebla: 30 anos de opção pelos/as jovens. 2009. (Seminário).
    35. VI Congresso Internacional de Educação. Grupos de jovens da PJE: espaços de aprendizados e de socialização. 2009. (Congresso).
    36. XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.A construção da identidade das jovens participantes da Juventude Estudantil Católica Feminina (1950-1960). 2009. (Encontro).
    37. Internacional Lassalian Youth Gathering. 2008. (Encontro).
    38. Word Youth Day. 2008. (Encontro).
    39. XIII Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil. 2008. (Outra).
    40. XV Assembléia Nacional da Pastorais da Juventude do Brasil. 2008. (Outra).
    41. Fórum da Igreja Católica do Rio Grande do Sul.Juventude e religião. 2007. (Outra).
    42. IX Congresso da escola particular gaúcha. 2007. (Congresso).
    43. II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2006. (Simpósio).
    44. Simpósio Internacional de Jovens Lassalistas.Juventude e cidadania ativa. 2006. (Outra).
    45. Curso Jovens Construindo Juventude: uma caminhada histórica. 2005. (Outra).
    46. V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).
    47. VII Fórum Lassalista. 2005. (Outra).
    48. VIII Fórum Lassalista. 2005. (Outra).
    49. Atividades Integradas de Extensão.História e Saberes Docentes: a produção de Conhecimento na Escola. 2004. (Oficina).
    50. III Fórum Lassalista. 2004. (Outra).
    51. VI Corredor de Las Ideas del Cono Sur. 2004. (Seminário).
    52. VIII Assembléia Regional das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).
    53. X Encontro de Congregações e Movimentos que trabalham com Juventude. 2004. (Encontro).
    54. XII Assembléia Nacional da PJE. 2004. (Outra).
    55. XIV Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. 2004. (Outra).
    56. Curso A dialética do esclarecimento - Adorno e Horkheimer. 2003. (Outra).
    57. II Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).
    58. III Fórum Lassalista. 2003. (Outra).
    59. III Fórum Mundial de Educação.Identidade e missão da Pastoral da Juventude Estudantil. 2003. (Outra).
    60. Seminário Educação e Inclusão Social. 2003. (Seminário).
    61. Seminario Internacional: A filosofia Intercultural face aos desafios da globalização. 2003. (Seminário).
    62. Seminário Juventude - Mudança cultural, novas mídias e empoderamento: mares que jovens e adolescentes "navegam. 2003. (Seminário).
    63. III Encontro Latino Americano de Pastorais da Juventude de Meios Específicos. 2002. (Encontro).
    64. IV Fórum de Estudos "Leituras de Paulo Freire".O complexo temático na Escola Fundamental La Salle de Sapucaia do Sul. 2002. (Outra).
    65. I Fórum Mundial de Educação. 2001. (Outra).
    66. III Fórum de Estudos "Leituras de Paulo Freire". 2001. (Outra).
    67. II Congresso Internacional de Educação Lassalista. 1998. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. PERONDI, M.. II Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. PERONDI, M.. I Simpósio Juventudes Contemporâneas. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. PERONDI, M.; AMARAL, M. F.. I Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil. 2016. Congresso
    4. PERONDI, M.. 3ª Conferência Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul. 2015. (Outro).. . 0.
    5. PERONDI, M.. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. 2015. (Congresso).. . 0.
    6. PERONDI, M.. 16º Encontro Sulriograndense de Pesquisadores em História da Educação. 2010. (Congresso).. . 0.
    7. PERONDI, M.. Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Maurício Perondi ⇔ Giovane Antonio Scherer (6.0)
      1. PERONDI, Maurício (Org.) ; SCHERER, Giovane Antônio (Org.) ; Vieira, Patricia Machado (Org.) ; GROSSI, PATRICIA KRIEGER (Org.). Infâncias, adolescências e juventudes na perspectiva dos direitos humanos : onde estamos? Para onde vamos?. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 1, p. 264.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SCHERER, G. A. ; PERONDI, M.. O Juvenicídio e a retração de políticas públicas: Reflexões sobre a mortalidade juvenil no contexto brasileiro. Em: Maurício Perondi; Giovane Antonio Scherer; Patricia Machado Vieira; Patricia Krieger Grossi. (Org.). Infâncias, adolescências e juventudes na perspectiva dos direitos humanos: onde estamos? Para onde vamos?. 1ed.Porto Alegre. : EDIPUCRS. 2018.v. 1, p. 105-120.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PERONDI, M.; SCHERER, G. A. ; SILVA, K. T. C. S.. O que é ?ser jovem?? Reflexões sobre o conceito de juventudes na perspectiva de jovens universitários. Em: José Jair Ribeiro; Maurício Perondi; Miriam Pires Corrêa de Lacerda;Patrícia Krieger Grossi. (Org.). Juventudes na Universidade: olhares e perspectivas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Redes Editora. 2014.v. 1, p. 19-32.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SCHERER, G. A. ; PERONDI, M.. Entre o Juvenicidio e a Retração de Políticas Públicas: Reflexões sobre a Mortalidade Juvenil no Contexto Brasileiro. Em: Congreso Internacional de Investigadores sobre Juventud, v. 1, p. 01-16, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Congreso Internacional de Investigadores sobre Juventud)
      5. SCHERER, G. A. ; PERONDI, M. ; DINIZ, C. S. ; BRUM, D. S.. Acesso e Permanência das Juventudes no Ensino Superior: Contrações e Possibilidades diante do Avanço Neoliberal. Em: XVI ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, v. 1, p. 01-19, 2018.
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        Qualis: Não identificado (XVI ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social)
      6. PERONDI, M. ; SCHERER, G. A. ; SILVA, K. T. C. S.. Jovens Universitários: compreensões e características. Em: IX CLIOA 2015 - Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente, v. 1, p. 1-12, 2015.
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        Qualis: Não identificado (IX CLIOA 2015 - Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente)

    • Maurício Perondi ⇔ Patrícia Krieger Grossi (2.0)
      1. PERONDI, Maurício (Org.) ; SCHERER, Giovane Antônio (Org.) ; Vieira, Patricia Machado (Org.) ; GROSSI, PATRICIA KRIEGER (Org.). Infâncias, adolescências e juventudes na perspectiva dos direitos humanos : onde estamos? Para onde vamos?. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 1, p. 264.
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      2. RIBEIRO, José Jair (Org.) ; PERONDI, Maurício (Org.) ; LACERDA, Miriam Pires Corrêa (Org.) ; GROSSI, P. K. (Org.). Juventudes na Universidade : olhares e perspectivas. 1ª ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2014. v. 1.000, p. 166.
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    • Maurício Perondi ⇔ Miriam Pires Corrêa de Lacerda (1.0)
      1. RIBEIRO, José Jair (Org.) ; PERONDI, Maurício (Org.) ; LACERDA, Miriam Pires Corrêa (Org.) ; GROSSI, P. K. (Org.). Juventudes na Universidade : olhares e perspectivas. 1ª ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2014. v. 1.000, p. 166.
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Data de processamento: 14/02/2019 11:40:07