Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas(EJPP)

Miriam Pires Correa de Lacerda

Doutora em Educação pela UFRGS (2009). Realizou Estágio Pós Doutoral junto ao programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS, pelo Programa Nacional Pós Doutoral - CAPES - sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Villela Pereira. Mestre em Educação pela UFRGS (1990). Formada, pelo Instituto da Família, em Terapia de Família e Casais (1996 - 1999) com Especialização em Terapia de Casais (1999). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela UFRGS (1975). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventudes, Formação de Professores e Currículo. Participou da equipe de fundação do Observatório Juventudes PUCRS, onde atuou como pesquisadora de 2011 a 2017 e como Pesquisadora Colaboradora no projeto de pesquisa Observatório da Educação PUCRS entre 2011 e 2015. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes Brasileiras? até out. 2017. Integra o. Grupo de Pesquisa CNPq/Feevale Educação Formação e Diversidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1302256328116417 (05/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Feevale, INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES. Rodovia RS-239 Vila Nova 93525075 - Novo Hamburgo, RS - Brasil Telefone: (51) 35868800 URL da Homepage: http://www.feevale.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2017-Atual. Educacao Integral entre praticas de educacao escolar e nao escolar. Perspectivas de formacao humana e desenvolvimento social.
      Descrição: A pesquisa é uma investigação interinstitucional entre a Universidade Feevale e a Universidade de Coimbra e tem por objeto de estudo a construção de conceitos alternativos de educação integral, a partir de práticas que conjugam a educação escolar e práticas socioeducativas nas perspectivas da formação integral e do desenvolvimento social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Integrante / Inajara Vargas Ramos - Integrante / Dinora Tereza Zucchetti - Coordenador / Antonio Ferreira Gomes - Integrante / Eliana Perez Gonçalves de Moura - Integrante / Daniel Conte - Integrante / Gabriel Grabowski - Integrante / Lisiane Machado de Oliveira Menegoto - Integrante / Luiz Alcoforado - Integrante / Sonia Isabel Dondonis Daudt - Integrante.
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
    2. 2016-2017. DEMOCRATIZACAO DO ACESSO E PERMANENCIA NA UNIVERSIDADE: QUEM SAO E O QUE PENSAM OS JOVENS ESTUDANTES BENEFICIARIOS DE PROGRAMAS DE INCENTIVOS A EDUCACAO NA PUCRS?
      Descrição: Este projeto de pesquisa, interdisciplinar, objetiva aprofundar o conhecimento acerca das experiências sociais dos jovens universitários da PUCRS, com idade entre 16 e 29 anos, que acessam algum incentivo financeiro para garantir seus estudos em relação ao acesso e permanência na Universidade. Para tanto toma como base os referenciais teóricos dos estudos sobre juventudes tais como Pais (2003), Feixa (1999), Carrano (2014), entre outros, procurando compreender quem são os sujeitos jovens, como se expressam e que demandas apresentam. A pesquisa prevê duas etapas: a primeira será quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e anônimo. A segunda, qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas e grupos focais com jovens universitários de diferentes cursos. Espera-se com este projeto conhecer melhor quem são os jovens universitários que acessam os programas de incentivo à educação na PUCRS visando contribuir com a universidade no seu atendimento acadêmico destes diferentes jovens seja com relação ao acesso quanto em relação à permanência no âmbito universitário. Esta Pesquisa integra os estudos que vêm sendo realizados pelo Observatório das Juventudes da PUCRS. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Coordenador / Giovane Antonio Scherer - Integrante / Emerson Bianchini Estivalete - Integrante / Mauricio perondi - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Patricia Grossi - Integrante / MARCIO FREITAS AMARAL - Integrante / MARCELO BONHEMBERG - Integrante / BARBARA GROFFE - Integrante / Priscila Klein - Integrante / Victor Hugo Nedel - Integrante / Simone Almeida - Integrante / João Vinicius Rodrigues - Integrante / Caroline Okliveira Aquispace - Integrante / Jade Caroline Seeger da Rosa - Integrante / Jenifer Oliveira - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
      Descrição: Esta pesquisa buscou aprofundar o conhecimento acerca das experiências sociais dos jovens universitários da PUCRS, com idade entre 18 e 29 anos, que acessam algum incentivo financeiro para garantir seus estudos em relação ao acesso e permanência na Universidade. Nos últimos quinze anos o público universitário modificou-se substancialmente devido aos diferentes segmentos que passaram a ter possiblidades de acesso à Educação Superior. Da mesma forma, nos últimos anos os jovens passaram a apresentar características diferenciadas de outras gerações, carregando consigo experiências e expressões que cada vez mais amplas, resultando em desafios pedagógicos e gerando a necessidade de compreendê-las. Por isso, este projeto toma como base os referenciais teóricos dos estudos sobre juventudes tais como José Machado Pais (2003), Carles Feixa (1999), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (2014), Nadir Zago (2006), entre outros, procurando compreender quem são os/as sujeitos jovens, como se expressam e que demandas apresentam. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira, quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e não identificado. A segunda, através da realização de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais com jovens universitários de diferentes cursos. A realização da investigação foi articulada com a participação do Observatório Juventudes PUCRS, de membros da Escola de Humanidades e da Coordenação de Pastoral da Rede Marista. Com a realização deste projeto buscou-se conhecer mais e melhor quem são os jovens universitários que acessam os programas de incentivo à educação na PUCRS, bem como realizar mapeamento dos elementos comuns de suas experiências sociais, suas trajetórias de vida e perspectivas de futuro. Também se procurou identificar elementos que contribuam com a universidade no seu atendimento acadêmico destes diferentes jovens seja com relação ao seu acesso tanto quanto à sua permanência no âmbito universitário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maurício Perondi - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Miriam Pires Correa de Lacerda - Coordenador / Patrícia Krieger Grossi - Integrante / Giovane Antonio Scherer - Integrante / Patricia Machado Vieira - Integrante / Marcelo Bonhemberger - Integrante.
      Membro: Mauricio Perondi.
    3. 2016-2017. As Trajetorias das Juventudes Envolvidas com o Trafico de Drogas: Uma Investigacao acerca do Impacto da Violencia Estrutural e as Politicas Publicas para os jovens privados de liberdade no Rio Grande do Sul.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa compreender como vem se constituindo o impacto da violência estrutural e acesso às políticas públicas na trajetória de vida de jovens envolvidos no Tráfico de drogas e privados de liberdade no Rio Grande do Sul, na perspectiva de contribuir com subsídios para a formulação de políticas pública. O estudo visa realizar entrevistas individuais por meio da técnica de história oral com jovens de 15 a 18 anos que estão privados de liberdade no Rio Grande do Sul devido ao envolvimento com o tráfico de drogas. Além das entrevistas individuais, o presente estudo irá realizar um levantamento documental sobre as políticas públicas voltadas para as juventudes envolvidas, tanto com o tráfico, como pelo consumo de drogas no Brasil. Ao analisar realidade das juventudes privados por liberdade com relação as suas trajetórias no tráfico de drogas, bem como as políticas públicas voltadas para esse segmento social, buscam-se desvendar uma realidade repleta de violações de direitos, contribuindo com subsídios tanto para reflexões teóricas no âmbito das ciências sociais aplicadas, como na qualificação de políticas públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Integrante / Beatriz Gerhenson Aguinsky - Integrante / Geovane Scherer - Coordenador / Mauricio perondi - Integrante / Patricia Grossi - Integrante / Márcio Amaral - Integrante / Camila Bassôa dos Santos - Integrante / Suellen Bezera Alves - Integrante / Vanessa Castro Alves - Integrante / Cíntia Florence Nune - Integrante / Almadiva Gomes do Valle - Integrante / Alexia Dorneles - Integrante.
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
    4. 2015-2017. A FORMACAO INICIAL DOS JOVENS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFICO
      Descrição: Este Projeto de Investigação inscreve-se entre aqueles que têm na atualidade se ocupam com a formação inicial de licenciandos em Pedagogia. A pesquisa será desenvolvida em parceria pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Nota 6 ? CAPES) - instituição que respalda o estudo com sua infraestrutura e apoio técnico ? e um Curso de Pedagogia de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa construída à luz dos aportes teóricos de Guba e Lincoln (1994) no qual se destacam quatro níveis de análise: o plano epistemológico, o plano metodológico, o plano do conteúdo e o plano técnico. Optou-se por uma pesquisa do tipo etnográfico conforme ensinam André e Ludke (1986) e André (2008) por entender que a investigação tipo etnográfica irá possibilitar investigar a contribuição das atividades de Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado e Seminários Integradores para a formação inicial dos de licenciandos em Pedagogia a partir da emergência de uma nova configuração cultural na qual o processo de construção de si, passa a ser mediado pela coexistência de distintas instâncias produtoras de valores e referências culturais. Ressalta-se que nesta investigação serão utilizados alguns procedimentos técnicos próprios da pesquisa etnográfica como a observação participante e as entrevistas semiestruturadas, sem perder de vista a dimensão pedagógica do estudo. Acredita-se que esta investigação poderá contribuir para a qualidade dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, em suas múltiplas possibilidades e, em especial, no que tange a formação inicial de professores, bem como com a produção de conhecimento sobre a formação inicial a partir da escuta aos licenciandos em Pedagogia - professores em formação - em relação aos processos de sua inserção profissional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Coordenador / Patricia Wolffenbutel - Integrante / Josiane Godinho - Integrante / Paula Maxima Velasco de Almeida - Integrante / Carla Elisabete Cassel Silva - Integrante / Simone Almeida - Integrante / Vitor Rafael Maciel do Prado - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
    5. 2013-2016. Processos de territorializacao do TCC e do Estagio Curricular Supervisionado no Projeto Politico Pedagogico e a reconfiguracao curricular em movimento de operacionalizacao.
      Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Formação Inicial de Professores para os Anos Finais do Ensino Fundamental e os Anos do Ensino Médio. Investiga os processos de territorialização do Trabalho de Conclusão de Curso e do estágio curricular supervisionado no Projeto Político Pedagógico do Curso, bem como a reconfiguração curricular em movimentos de operacionalização. Procura analisar os processos de operacionalização propostos nos PPP, observando especialmente territorialização do TCC, das práticas de ensino e do Estágio Curricular Supervisionado no percurso curricular do curso, tanto no cotidiano universitário, quanto no cotidiano da Escola Básica em suas relações de possíveis parcerias Universidade-Escola Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Coordenador / Débora Leão - Integrante / CLEONI MARIA BARBOZA FERNANDES - Integrante / Elane Chaveiro Soares - Integrante / DENISE NASCIMENTO - Integrante / Helenise Sangoi Antunes - Integrante.
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
    6. 2013-2014. CONCEPCOES E SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS PELAS PROFESSORAS A INFANCIA E AS PRATICAS PEDAGOGICAS IMPLEMENTADAS EM SUAS SALAS DE AULA.
      Descrição: Este Projeto de Investigação inscreve-se entre aqueles que têm na atualidade se dedicado a discutir as implicações pedagógicas da inserção de crianças de seis anos no primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa será desenvolvida em parceria pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Nota 6 ? CAPES) - instituição que respalda o estudo com sua infraestrutura e apoio técnico ? e as escolas de Educação Básica que integram Observatório de Educação desta IES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa construída à luz dos aportes teóricos de Guba e Lincoln (1994) no qual se destacam quatro níveis de análise: o plano epistemológico, o plano metodológico, o plano do conteúdo e o plano técnico. Optou-se por uma pesquisa do tipo etnográfico conforme ensinam André e Ludke (1986) e André (2008) por entender que irá possibilitar conhecer as concepções de infância/as que orientam as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras, nas escola. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Coordenador / Josiane Machado Godinho - Integrante / Emerson Bianchini Estivalete - Integrante / Silvia Gama da Silva - Integrante / Naiane Pisoni - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
    7. 2011-2014. Aspectos Socioeconomicos , culturais e crencas dos jovens estudantes da PUCRS
      Descrição: Observatório Juventudes irá desenvolver uma pesquisa com a finalidade de formar um banco de dados sobre os jovens estudantes da PUCRS, possibilitando um maior conhecimento dos mesmos. O projeto será coordenado pela prof. Dra. Patrícia Krieger Grossi, da Faculdade de Serviço Social da PUCRS e atual coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos (NEPEVEDH).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Integrante / Patrícia Krieger Grossi - Coordenador / Beatriz Gerhenson Aguinsky - Integrante / Jussara Margareth de Paula Loch - Integrante / Andréia Mendes dos Santos - Integrante / GiovanI Antonio Scherer - Integrante / Dionísio Roberto Rodrigues - Integrante / Marisol Germano Trindade - Integrante / Rosane Vargas - Integrante / Idília Fernandes - Integrante / Francisco Arseli Kern - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo conhecer as crenças e valores culturais dos jovens estudantes da PUCRS na faixa etária dos 16 a 29 anos a fim de possibilitar que as práticas pedagógicas estejam sintonizadas às suas necessidades. O estudo, de natureza descritiva e exploratória, possui uma natureza quanti-qualitativa. A dimensão quantitativa envolve a utilização de um questionário auto-aplicável a uma amostra de estudantes da PUCRS de todas as Unidades acadêmicas nesta faixa etária para poder identificar as características sóciodemográficas deste segmento (idade, renda, composição familiar, sexo, estado civil, religião, trabalho, tipo de moradia, escola que freqüentou, atividades de lazer, esportivas, artístico-culturais, hobbies, grupos que freqüenta), entre outros aspectos. As questões a serem aplicadas fazem parte de um instrumento internacional da Federação Internacional das Universidades Católicas (2011-2012) cuja sondagem está sendo feita em 44 países e em mais de 70 Universidades Católicas. A dimensão qualitativa envolve a realização de grupos focais de 6 a 10 estudantes do sexo feminino e masculino para identificar as crenças e valores que dão sentido à sua vida. Os dados qualitativos serão submetidos à análsie temática de Bardin (1977) e os quantitativos serão tabulados em planilhas EXCEL e submetidos à análise estatística descritiva simples através do programa SPSS ? Satatistic Package for Social Sciences. Esta pesquisa envolve a Faculdade de Serviço Social, Faculdade de Educação e o Centro de Pastoral e Solidariedade e os dados vão servir de subsídios para os gestores, diretores das Unidades acadêmicas e professores da PUCRS para a qualificação das práticas pedagógicas. Além disto, esta pesquisa vai possibilitar a criação de um banco de dados sobre o jovem estudante da PUCRS que fará parte do Observatório Juventudes PUCRS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Giovane Antonio Scherer - Coordenador / Beatriz Gershenson Aguinsky - Integrante / Francisco Arseli Kern - Integrante / Patricia Krieger Grossi - Integrante / Idilia Fernandes - Integrante / José Jair Ribeiro - Integrante / Jussara Margareth de Paula Loch - Integrante / Marisol Germano Trindade - Integrante.
      Membro: Giovane Antonio Scherer.
    8. 2011-2014. FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E PROCESSOS DE ALFABETIZACAO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Descrição: O Projeto que hora se constitui está vinculado à trajetória do grupo da FACED e usa focos de interesse pertinentes à trajetória das pesquisadoras e às relações com as escolas que receberam estagiárias do Curso de Pedagogia, considerando a disponibilidade para a pesquisa. A formação continuada de professores mediada por supervisoras é o constructo articulador mais amplo. Os objetivos têm como objeto de estudo fundante, professores alfabetizadores e processos de alfabetização, levando em conta. ? as políticas educacionais e a reconfiguração da formação de professores tanto da formação inicial quanto da continuada; ? os movimentos institucionais que se apresentam nessa direção; ? a formação continuada e o trabalho pedagógico dos supervisores na Escola; ? a relação Universidade e Escola: campo da formação e campo profissional; ? as possibilidades de elaboração de processos de alfabetização; a compreensão de educação de qualidade na educação superior. Nessa direção, pontuam-se os seguintes objetivos; a) Elaborar um quadro analítico que nos permita inferir como as políticas institucionais de avaliação externa e os dados da BASE/INEP estão se colocando frente às demandas da compreensão da qualidade da Educação Básica em relação aos processos de alfabetização e seus encaminhamentos nos anos iniciais; b) Cartografar séries históricas dessas escolas e cotejar com as séries históricas do INEP para o Rio Grande do Sul, para comparar a territorialização de dificuldades e/ou superações desde 2007, c) Tomar a supervisão como um referente da possibilidade de mediação para melhoria do trabalho pedagógico com os professores alfabetizadores na escola, com a hipótese de valorização da Formação Continuada e da alfabetização, tendo como matriz fundamental para essa constatação a discussão de educação de qualidade; d) Analisar o Projeto Político Pedagógico de cada escola frente à Formação Continuada e às medidas frete aos resultados da avaliação externa; e) Cotejar os esforços desenvolvidos na perspectiva emancipatória na última década com a configuração das políticas atuais, procurando identificar possibilidades e resistências. f) Elaborar processos de alfabetização pertinentes ao contexto local em que trabalham; g) Favorecer, através das parcerias, um processo de auto e hetero-conhecimento que sustente processos solidários de produção, intervenção e disseminação de conhecimentos produzidos nesse projeto; h) Promover atividades que valorizem a alfabetização e o letramento como responsabilidades dos professores e não apenas dos alfabetizadores tradicionalmente nominados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Integrante / MARIA INES CORTE VITORIA - Integrante / Cleoni Maria Barbosa Fernandes - Coordenador / MARIA CONCEIÇÃO CHRISTÓFOLI - Integrante / MARÍLIA COSTA MOROSINI - Integrante.
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.
    9. 2010-2012. IMPLICACOES DA PRATICA E DA EXPERIENCIA NA FORMACAO DE PROFESSORES
      Descrição: Inventariar a produção de conhecimento sobre aspectos relativos à formação (no sentido estrito da Bildung) no campo da formação de professores para a educação superior; Mapear relatos de implicação da experiência na produção de saberes e conhecimentos pertinentes à prática na educação superior; Investigar efeitos de correlação e implicação entre teoria e prática, entre a experiência e a reflexão sobre a experiência no campo da educação superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Miriam Pires Corrêa de Lacerda - Integrante / Marcos Villela Pereira - Coordenador / GONÇALVES, Laiza Karine - Integrante. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Miriam Pires Correa de Lacerda.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (118)
    1. I Foro Mundial de Pensamiento Critico. 2018. (Congresso).
    2. III COLOQUIO INTERNACIONAL DAS CIENCIAS DA EDUCAÇÃO : Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas. SOU JOVEM, TRABALHADOR E ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO! DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2018. (Congresso).
    3. III Congresso Ibero americano de Humanidades Ciencias e Educação. Jovens : Imagens do Urbano em Sao Borja. 2018. (Congresso).
    4. XXV COLÓQUIO AFIRSE : A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação ? 30 anos de AFIRSE em Portugal..Os ?nós? da leitura e da escrita sob investigação - ações e intenções.. 2018. (Outra).
    5. INFÂNCIAS E JUVENTUDES NAS CIDADES :um diálogo com a educação.JUVENTUDES E URBANIDADES: CARTOGRAFANDO OS JOVENS NA CIDADE. 2017. (Seminário).
    6. Reunião de Grupos de Pesquisa sobre Educação Não Escolar.Estudos , Pesquisas e Práticas em Educação não Escolar. 2017. (Outra).
    7. V Seminário Internacional de Psicologia: Investigação Prática e Desafios Contemporâneos. 2017. (Seminário).
    8. XXIV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL -DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO.Dilemas dos Profissionais da Educação: a Educação Infantil como campo de experiência e um prato cheio de aprendizagens. 2017. (Outra).
    9. 5º Congresso Internacional Marista de Educação. JUVENTUDES, SUBJETIVIDADE E CULTURAS DIGITAIS. 2016. (Congresso).
    10. Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: Cenas da Educação Brasileira.Formação Inicial de Jovens dos estudantes de Pedagogia ; Uma reflexão a partir do conceito de experiência. 2016. (Encontro).
    11. Juventude(s) e Trabalho: Escolhas e desafios.Juventude(s) e Trabalho: Escolhas e desafios. 2016. (Seminário).
    12. VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO.Profissionalização Pedagógica : um desafio na formação comprofessores para a rede federal de ensino básico técnico e tecnológico. 2016. (Encontro).
    13. XXIII COLÓQUIO AFIRSE:AS PEDAGOGIAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS : DESAFIOS ÀS ESCOLAS E AOS EDUCADORES.Metodologia do Ensino Superior: desafios para a formação pedagógica de professores universitários. 2016. (Outra).
    14. XXIII COLOQUIO AFIRSE PORTUGAL: PEDAGOGIAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS : DESAFIOS ÀS ESCOLAS E AOS EDUCADORES. Dilemas dos Profissionais da Educação: a Educação Infantil como campo de experiência e um prato cheio de aprendizagens. 2016. (Congresso).
    15. XIII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGIÍA. JUVENTUDES E EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Congresso).
    16. XXII Colóquio: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação..xxxxxxxxxxx. 2015. (Seminário).
    17. CONGRESO INTERNACIONAL EPISTEMOLOGÍAS Y METODOLOGÍAS DE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN. La construction du corps professoral pour l?Enseignement Supérieur. 2014. (Congresso).
    18. VIII Congreso de Docencia UniversItaria y de Ensino Superior.Aula Universitária: que espaço é este?. 2014. (Simpósio).
    19. II ENCONTRO LUSO BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO.Formação continuada de professores alfabetizadores e processos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma discussão acerca da infância, escolarização e produção do conhecimento.. 2013. (Encontro).
    20. Curso de Extensão Aperfeiçoamento de Professores em Educação de Jovens e Adultos.Jovens e Adultos de EJA: quem são eles?. 2012. (Oficina).
    21. IX ANPED SUL.COM MEDO DOS ALUNOS. 2012. (Seminário).
    22. Seminário Internacional Brasil Portugal :Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes.A Juventude brasileira é homogênea?. 2012. (Seminário).
    23. X Colóquio sobre questões Curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro sobre Currículo.Jovens à Margem : O que a Escola tem a ver com isso?. 2012. (Outra).
    24. 34 ª reunião ANPED.CARTOGRAFIA: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ESTUDOS QUE. 2011. (Outra).
    25. III SIPASE.Jovens de EJA: Quem são eles?. 2011. (Seminário).
    26. I Jornada de Pesquisa em Educação e Cultura. 2011. (Outra).
    27. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Implicações da prática na formação de Professores. 2011. (Congresso).
    28. 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação. Implicações da Prática na Formação de Professores. 2010. (Congresso).
    29. IX CONGRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS- UPMPM. POLÍTICAS DE "DIABOLIZAÇÃO" DAS JUVENTUDES: MÍDIA E SUBJETIVIDADE. 2010. (Congresso).
    30. Simpósio Internacional Filosofia e Educação - Novas visões de homem e de mundo. 2010. (Simpósio).
    31. XI Simpósio Internacional IHU: o (des)governo biopolítico da vida humana.A tribo dos meninos perdidos. 2010. (Simpósio).
    32. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Políticas de diabolização das juventudes. 2010. (Congresso).
    33. A indissociabilidade em foco. 2009. (Seminário).
    34. Feira de Iniciação Científica - 2009.Coordenadora de Sessão Temática. 2009. (Outra).
    35. II Congresso Nacional de Profissionais da Educação. Dilemas e perspectivas dos profissionais da educação. 2009. (Congresso).
    36. II Seminário de Educação Brasileiro: Os desafios Contemporâneos para a Educação e os processos de regulação CEDES. 2009. (Seminário).
    37. IV Seminário de Extensão - a indissociabilidade em foco. 2009. (Seminário).
    38. Palestra: Desafios atuais da graduação - das políticas à formação. 2009. (Outra).
    39. Palestra proferida pelo Professor José Pacheco.Mediou a palestra.. 2009. (Outra).
    40. Seminário da AESUFOPE e II Seminário Estadal da ANFOPE - RS. 2009. (Seminário).
    41. Seminário de Desenvolvimento Trabalho e Educação Profissional.Juventude: projetos de vida, projetos de trabalho. 2009. (Seminário).
    42. Seminário Lei da Aprendizagem.Empregabilidade e Juventude. 2009. (Seminário).
    43. X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Juventudes: do discurso hegemônico à pluralidade dos modos de existência. 2009. (Congresso).
    44. XXI Seminário Estadual de Orientação Educacional.Palestra: Os Caminhos da Orientação Educacional. 2009. (Seminário).
    45. 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança - infâncias possíveis, mundos reais. Decifra-me ou te devoro: a importância da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão em um curso de formação de professores para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Congresso).
    46. III Seminário de Extensão: Os desafios da Extensão Universitária no século XXI para a transformação social. 2008. (Seminário).
    47. Palestra: Práticas Pedagógicas apoiadas nos recursos de EAD - ampliando espaços de aprendizagem. 2008. (Outra).
    48. Pedagogia Empresarial e Sistema S: construindo um espaço de cooperação.A formação e a ação do Pedagogo Empresarial. 2008. (Seminário).
    49. XI Seminário Internacional de Educação - trabalho, juventude e educação.Mesa: Educação: desafios frente ao mundo do trabalho e a realidade juvenil. 2008. (Seminário).
    50. XI Seminário Internacional de Educação - trabalho, juventude e educação.Mesa: Juventudes e educação. 2008. (Seminário).
    51. XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - PUCRS. 2008. (Encontro).
    52. 10º Seminário Internacional de Educação - Educação e currículo: debates contemporâneos.Juventude: realidade, identidade e protagonismo. 2007. (Seminário).
    53. 10º Seminário Internacional de Educação - Educação e currículo: debates contemporâneos.Currículo, tempos e espaços de aprender e ensinar. 2007. (Seminário).
    54. 10º Seminário Internacional de Educação - Educação e currículo: debates contemporâneos.Para onde vai a Educação Infantil no Século XXI?. 2007. (Seminário).
    55. 10º Seminário Internacional de Educação - Educação e currículo: debates contemporâneos.Educação e currículo hoje: debates sobre identidade. 2007. (Seminário).
    56. IV Colóquio Internacional Michel Foucault. 2007. (Outra).
    57. Palestra: Internacionalização da Educação. 2007. (Outra).
    58. Seminário de Extensão. 2007. (Seminário).
    59. Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT.A publicização de novas formas de ser homem através da mídia, ou como a mídia impressa ensina a ser homem. 2007. (Seminário).
    60. X Seminário Internacional de Educação.Para onde vai a Educação Infantil no século XXI?. 2007. (Seminário).
    61. X Seminário Internacional de Educação.Currículo: Tempos e Espaços de Ensinar e Aprender. 2007. (Seminário).
    62. X Seminário Internacional de Educação.Educação e Currículo: Debates Contempoirâneos. 2007. (Seminário).
    63. Congresso Internacional sobre Discursos e Práticas.Juventude na mídia: análise de processos constitutivos de identidades. 2006. (Seminário).
    64. III Fórum Nacional da Pedagogia. 2006. (Outra).
    65. IX Seminário Internacional de Educação: A transversalidade da Ética no Currículo.A ética na Infância. 2006. (Seminário).
    66. Palestra: Universidade Inovadora. 2006. (Outra).
    67. VII Colóquio sobre questões curriculares, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões Curriculares.Diabolização da juventude na mídia: Análise de discursos de pais, mães e educadores como processos que constituem identidades de adolescentes. 2006. (Outra).
    68. Congresso Internacional Educação e Trabalho. 2005. (Congresso).
    69. Desafios da Indiussociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Outra).
    70. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005.Perfil da clientela no Núcleo de Orientação Profissional. 2005. (Seminário).
    71. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005.Núcleo de Orientação Profissional - uma experiência de trabalho com grupos. 2005. (Outra).
    72. III Seminário Internacional da Primeira Infância Melhor.Uma nova visão do desenvolvimento da Criança em relação ao Ritmo e ao Comportamento da Mãe e da Família. 2005. (Seminário).
    73. Palestra: Desafios da Indissociabilidade Ensino Pesquisa e Extensão. 2005. (Outra).
    74. Palestra: Os sentidos da Avaliação Institucional e o ENADE neste contexto. 2005. (Outra).
    75. Palestra: Universidade Comunitária - Concepções. 2005. (Outra).
    76. Palestra: Universidade Feevale - ensino, pesquisa extensão e gestão. 2005. (Outra).
    77. Seminário com Gabriel Balbo. 2005. (Seminário).
    78. Seminário Internacional Desenvolvimento em áreas rurais - uma análise comparada das experiências Portuguesa e Brasileira. 2005. (Seminário).
    79. VIII Seminário Internacional de Educação - Educação Cultura e trabalho: possibilidades e desafios da Inclusão social.Olhares sobre a vida: infância, juventude e terceira idade. 2005. (Seminário).
    80. VIII Seminário Internacional de Educação - Educação Cultura e trabalho: possibilidades e desafios da Inclusão social.Políticas Públicas da Educação Especial. 2005. (Seminário).
    81. Conferencia:O sistema Nacional de avaliação da Educação Superior. 2004. (Outra).
    82. VII Seminário Internacional de Educação.Percursos de Formação e de Trans-formação docente. 2004. (Seminário).
    83. VII Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).
    84. Seminário Internacional: Construindo o Conhecimento na Diversidade. 2003. (Seminário).
    85. V Colóquio sobre questões curriculares/ I Colóquio Luso-Brasileiro.Diabolização da juventude na mídia: análise de discursos de pais, mães e educadores como processos que constituem identidades de adolescentes. 2002. (Outra).
    86. IV Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).
    87. Seminário Internacional : As competências para ensinar no séculi XXI. 2001. (Seminário).
    88. III Seminário Internacional de Educação. 2000. (Seminário).
    89. Seminário 'Prevenção ao Uso Indevido de Drogas'. 1999. (Seminário).
    90. V Simpósio de Terapia Familiar Sistêmica. 1999. (Simpósio).
    91. Expandindo a Terapia Familiar da Clinica Privada para as Instituições. 1998. (Outra).
    92. Os Segredos da Família e os Rituais Terapeuticos. 1998. (Outra).
    93. Prevenção ao uso indevido de drogas. 1998. (Seminário).
    94. I Simposio Latino Americano e IV Simpósio de Terapia Familiar Sistêmica. 1997. (Simpósio).
    95. IV Congresso de la Associacion Sistemica de Buenos Aires. 1997. (Congresso).
    96. IV Forum de debates : Drogas na Escola , na Família e na Sociedade. 1997. (Outra).
    97. VIII Encontro Nacional Metodista de Educadores. 1997. (Encontro).
    98. Workshop: Disturbios de Alimentação e Terapia Familiar. 1997. (Outra).
    99. II Congresso Brasileiro deTerapia Familiar. 1996. (Congresso).
    100. IV Jornada do Centro de Estudos da Família:Novas Configurações Familiares. 1996. (Outra).
    101. Encontro Latino-Americano de Orientación e 8º Seminário Argentino de Orientación Vocacional. 1995. (Seminário).
    102. Seminário sobre ética e Moral na Educação. 1995. (Seminário).
    103. VII Encontro Nacional Metodista de Educadores. 1995. (Encontro).
    104. Jornada sobre Adolescência e Escola Profissional Dr. Maurício Knobel. 1994. (Outra).
    105. II Seminário Adolescencia : Enfoque Multidisciplinar. 1991. (Seminário).
    106. I Seminário Estadual da Criança e do Adolescente: A Sociedade e o Estado no banco dos réus. 1991. (Seminário).
    107. IX Jornada Sul Brasileira da ABENEPI. 1990. (Outra).
    108. III Congresso Brasileiro de Adolescencia. 1989. (Congresso).
    109. X Seminário Estadual de Orientação Educacional. 1986. (Seminário).
    110. IV Jornada de Estudos da Educação Pré Escolar. 1984. (Outra).
    111. IX Seminário Estadual de Oirentadores Educacionais. 1984. (Seminário).
    112. Jornadas de Estudos sobre o Pré Escolar. 1983. (Outra).
    113. Piaget e a Educação Pré-Escolar. 1983. (Outra).
    114. VIII Seminário Estadual de Orientação Educacional. 1983. (Seminário).
    115. I Encontro Estadual para professores da Pré Escola. 1981. (Encontro).
    116. Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem. 1977. (Encontro).
    117. Desenvolvimento Mental segundo Whitehead e a Estrutura da Matéria. 1977. (Seminário).
    118. Aspectos Psicológicos de disciplina e o Professor como desencadeante da mesma. 1975. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (22)
    1. LACERDA, M. P. C.; GIRAFFA, L. M.. 5º CONGRESSO INTERNACIONAL MARISTA DE EDUCAÇÃO. 2016. Congresso
    2. LACERDA, M. P. C.; SCHERER, G.A. ; RIBEIRO, J. J. ; PERONDI, M. ; GROSSI, P. ; AMARAL, M.. I Simpósio Nacional ?Aproximações com o mundo juvenil?. 2015. Outro
    3. SCHNEIDER, M. P. ; LACERDA, M. P. C.. III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Educação sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. 2011. Congresso
    4. SCHNEIDER, M. P. ; CALDERÓN, A.I. ; VAZ A.F. ; AFONSO A. J. ; OLIVEIORA C.J ; LAGO C ; TAMANINI, E. ; NARDI , E. L, ; GUSTSACK, F. ; COSTA, G. L. M. ; LACERDA, M. P. C.. I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Desafios da Qualidade da Educação nesta Década. Qual Qualidade?. 2011. Outro
    5. LACERDA, M. P. C.; RICKLI, J. F.. Encontros sobre a Internacionalização. 2011. Outro
    6. LACERDA, M. P. C.. X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. 2009. (Congresso).. . 0.
    7. LACERDA, M. P. C.; MENEZES, M. S. ; SIMIONATTO, M. F.. XI Seminário Internacional de Educação - trabalho, juventude e educação. 2008. Congresso
    8. VALDUGA, D. A. F. ; LACERDA, M. P. C. ; BECKER, T. P.. Orientação Educacional na Contemporaneidade ministrada por Miriam P. S. Zippin Grinspu. 2008. Outro
    9. LACERDA, M. P. C.. 8° Encontro de Orientadores Educacionais. 2008. (Outro).. . 0.
    10. LACERDA, M. P. C.. X Seminário Internacional de Educação. 2007. (Congresso).. . 0.
    11. LACERDA, M. P. C.; FRISCHENBRUDER, S. L. ; MARTINS, R. M. B.. Encontro de Orientadores Educacionais - o jovem no Mercado de trabalho. 2007. Outro
    12. LACERDA, M. P. C.. 10º Seminário Internacional de Educação - Educação e currículo: debates contemporâneos. 2007. (Congresso).. . 0.
    13. LACERDA, M. P. C.. IX Seminário Internacional de Educação: a transversalidade da ética no currículo. 2006. (Congresso).. . 0.
    14. LACERDA, M. P. C.. 6° Encontro de Orientadores Educacionais. 2006. (Outro).. . 0.
    15. LACERDA, M. P. C.; LACERDA, M. P. C. Mostra de Profissões Feevale. 2006. Outro
    16. LACERDA, M. P. C.; MELLO, A. B. G. ; MARTINS, R. M. B. ; FRISCHENBRUDER, S. L.. Mostra das Profissões. 2005. Outro
    17. SCOTT, C. M. ; ZUCHETI, D. ; SIMIONATTO, M. F. ; LACERDA, M. P. C. ; Et al.. VIII Seminário Internacional de Educação - educação, cultura e trabalho: possibilidades e desafios da inclusão social. 2005. Congresso
    18. LACERDA, M. P. C.. 5° Encontro de Orientadores Educacionais. 2005. (Outro).. . 0.
    19. NEUBERTH, B. E. ; LACERDA, M. P. C. ; SILVA, D. R. Q.. Seminário de Extensão em Psicanálise e Educação. 2004. Congresso
    20. LACERDA, M. P. C.; FRISCHENBRUDER, S. L. ; MARTINS, R. M. B.. Mostra das Profissões. 2004. Outro
    21. LACERDA, M. P. C.. I Tríade Acadêmica. 2001. (Outro).. . 0.
    22. LACERDA, M. P. C.. VI Encontro de Estudantes das Escolas Metodistas do Rio Grande do Sul. 1997. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 14/02/2019 11:40:07