Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção(EPAJFVP)

Tatiene Germano Reis Nunes

Formada em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará em 2010, Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pelo NUMA/ UFPA (2010-2011). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com participação no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/ CAPES), com período de Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGP/ UFRGS). Tem experiência na área de docência. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará ? UFPA. Atualmente desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Fatores de risco e de proteção em contextos de desenvolvimento (família, escola e comunidade) de adolescentes e jovens, violência contra a criança e o adolescente, vulnerabilidade psicossocial e Redes apoio social. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Violencias contra criancas, adolescentes e jovens: risco e protecao e atuacao das redes de protecao (escola e comunidade).
      Descrição: Este projeto se propõe a uma compreensão abrangente da diversidade de juventudes e experiências juvenis de estudantes de escolas públicas das periferias da cidade de Belém- Pará identificando indicadores de desigualdades, racismos e violências vivenciados pelos /as jovens estudantes, mapeando experiências coletivas de sociabilidade e a circulação destas questões na escola, com suas percepções, contradições, tensões e implicações para a prática educativa. Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Eunice Léa de Moraes - Integrante / Selli Maria da Rosa e Silva - Integrante / Bruna Thaíza Silva Nascimento - Integrante / Walcicléa Purificação da Silva Cruz - Integrante / Ana Cláudia Pereira Bahia - Integrante / Maria Cândida Lima de Souza - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Rosely Cardoso Maia - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO - Coordenador.
      Membro: Tatiene Germano Reis Nunes.
      Descrição: Este projeto se propõe a uma compreensão abrangente da diversidade de juventudes e experiências juvenis de estudantes de escolas públicas das periferias da cidade de Belém- Pará identificando indicadores de desigualdades, racismos e violências vivenciados pelos /as jovens estudantes, mapeando experiências coletivas de sociabilidade e a circulação destas questões na escola, com suas percepções, contradições, tensões e implicações para a prática educativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Eunice Léa de Moraes - Integrante / Selli Maria da Rosa e Silva - Integrante / Bruna Thaíza Silva Nascimento - Integrante / Walcicléa Purificação da Silva Cruz - Integrante / Ana Cláudia Pereira Bahia - Integrante / Maria Cândida Lima de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 6
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    2. 2015-2018. Violencias contra criancas, adolescentes e jovens: percepcoes sobre risco e protecao e dinamica de atuacao das redes de protecao (escola, familia e comunidade).
      Descrição: Este projeto se propõe a compreender o fenômeno da violência contra crianças, adolescentes e jovens, partindo de uma visão ampla e diversificada dos diferentes atores da Rede de proteção, em especial escola e comunidade. A ênfase centra-se nos processos de interação entre pessoas, seus contextos e organizações, de forma a acessar algumas das variáveis envolvidas em tais relações, dentre estas a configuração da exposição à violência nesses sujeitos e suas trajetórias e contextos de desenvolvimento, as configurações de proteção à violência nestes contextos e o papel e significado das instituições de proteção (escola, família e conselhos tutelares). A proposta é ampliar um banco de dados sobre fatores de risco e proteção ao desenvolvimento na infância, adolescência e juventude no contexto amazônico. A pesquisa será realizada em escolas públicas e Conselhos Tutelares de bairros da periferia da Cidade de Belém ? Pará e os instrumentos utilizados são: Questionário sociodemográfico; Inventário de identificação de eventos, exposição e percepções sobre violência; Roteiro de observação do espaço escolar; Roteiro de Entrevistas e de Grupos Focais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Selma Costa Pena - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO - Coordenador / Rosely Cardoso Maia - Integrante.
      Membro: Tatiene Germano Reis Nunes.
      Descrição: Este projeto se propõe a compreender o fenômeno da violência contra crianças, adolescentes e jovens, partindo de uma visão ampla e diversificada dos diferentes atores da Rede de proteção, em especial escola e comunidade. A ênfase centra-se nos processos de interação entre pessoas, seus contextos e organizações, de forma a acessar algumas das variáveis envolvidas em tais relações, dentre estas a configuração da exposição à violência nesses sujeitos e suas trajetórias e contextos de desenvolvimento, as configurações de proteção à violência nestes contextos e o papel e significado das instituições de proteção (escola, família e conselhos tutelares). A proposta é ampliar um banco de dados sobre fatores de risco e proteção ao desenvolvimento na infância, adolescência e juventude no contexto amazônico. A pesquisa será realizada em escolas públicas e Conselhos Tutelares de bairros da periferia da Cidade de Belém ? Pará e os instrumentos utilizados são: Questionário sociodemográfico; Inventário de identificação de eventos, exposição e percepções sobre violência; Roteiro de observação do espaço escolar; Roteiro de Entrevistas e de Grupos Focais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Rosely Maia - Integrante / Selma Costa Pena - Integrante / Tábita Cristina Modesto Nascimento - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / JOSÉ RODRIGO PONTES DOS SANTOS - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa. Número de produções C, T A: 24 / Número de orientações: 14
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    3. 2013-2015. Adolescencia, Juventude e violencia: fatores de risco e protecao em diferentes contextos (escola, familia, comunidade, pares e instituicoes de atendimento).
      Descrição: Este projeto se propõe a ampliar um banco de dados sobre fatores de risco e proteção na adolescência e juventude cujo primeiro estudo que foi realizado com a juventude paraense (SILVA, 2012), envolveu 658 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, estudantes de escolas públicas de Belém que responderam a um questionário através com 77 questões sobre diversas variáveis sociodemográficas (Questionário da Juventude Brasileira. Versão Fase II, Dell Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, Colaço, 2011). O suporte teórico do estudo é baseado na visão ecológica de desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 2011, 1999, 1994, 1979), que constrói uma percepção ampla do desenvolvimento com ênfase nos processos de interação das pessoas com seus diferentes contextos e nos estudos sobre resiliência, como sendo a reafirmação da capacidade humana para superar adversidades (Koller, 2009. pág. 26); ou, se la entiende como la capacidad del ser humano para hacer frente a las adversidades de la vida, superarlas y ser transformado positivamente por ellas" (Grotberg, 1997). As pesquisas recentes sobre a resiliência apontam esta como resultante de uma interação de fatores de risco e proteção pessoais e ambientais, interação esta que pode gerar fatores fomentadores ou construtores de resiliência. Partindo desta percepção, o projeto objetiva então identificar características pessoais e contextuais de jovens, observando fatores de risco e proteção na manifestação das seguintes variáveis: educação, saúde, trabalho; comportamentos de risco (drogas, suicídio, sexualidade, violência); fatores de risco (violência intrafamiliar e na comunidade, exposição às doenças/drogas, deficiência, discriminação, institucionalização, vida na rua, conflito com a lei, empobrecimento/pobreza, separação/perda na família); e, fatores protetores sociais (lazer, rede de apoio, relações de amizade) e pessoais (espiritualidade, auto-estima, auto-eficácia, perspectivas para o futuro) e as percepções e significados que os jovens atribuem aos eventos características ou fatores presentes em suas vidas. Todas essas variáveis serão identificadas considerando alguns dos contextos específicos de convivência dos jovens (família, escola, comunidade e instituições de atendimento socioeducativo), visando possibilidades de análises comparativas entre estes e maior compreensão da relação risco e proteção. Os instrumentos utilizados serão o Questionário da Juventude Brasileira. Versão Fase II (Dell Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, Colaço, 20011) combinado com procedimentos de entrevista semiestruturada e Grupo Focal. A pesquisa pretende ouvir 250 jovens de 14 a 24 anos, ampliando o banco de dados anterior para 908 jovens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Rosely Maia - Integrante / Kátia Mesquita. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Lúcia Isabel da Cnceição Silva - Coordenador.
      Membro: Tatiene Germano Reis Nunes.
      Descrição: Este projeto se propõe a ampliar um banco de dados sobre fatores de risco e proteção na adolescência e juventude cujo primeiro estudo que foi realizado com a juventude paraense (SILVA, 2012), envolveu 658 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, estudantes de escolas públicas de Belém que responderam a um questionário através com 77 questões sobre diversas variáveis sociodemográficas (Questionário da Juventude Brasileira. Versão Fase II, Dell?Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, Colaço, 2011). O suporte teórico do estudo é baseado na visão ecológica de desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 2011, 1999, 1994, 1979), que constrói uma percepção ampla do desenvolvimento com ênfase nos processos de interação das pessoas com seus diferentes contextos e nos estudos sobre resiliência, como sendo a ?reafirmação da capacidade humana para superar adversidades? (Koller, 2009. pág. 26); ou, ?se la entiende como la capacidad del ser humano para hacer frente a las adversidades de la vida, superarlas y ser transformado positivamente por ellas" (Grotberg, 1997). As pesquisas recentes sobre a resiliência apontam esta como resultante de uma interação de fatores de risco e proteção pessoais e ambientais, interação esta que pode gerar fatores fomentadores ou construtores de resiliência. Partindo desta percepção, o projeto objetiva então identificar características pessoais e contextuais de jovens, observando fatores de risco e proteção na manifestação das seguintes variáveis: educação, saúde, trabalho; comportamentos de risco (drogas, suicídio, sexualidade, violência); fatores de risco (violência intrafamiliar e na comunidade, exposição às doenças/drogas, deficiência, discriminação, institucionalização, vida na rua, conflito com a lei, empobrecimento/pobreza, separação/perda na família); e, fatores protetores sociais (lazer, rede de apoio, relações de amizade) e pessoais (espiritualidade, auto-estima, auto-eficácia, perspectivas para o futuro) e as percepções e significados que os jovens atribuem aos eventos características ou fatores presentes em suas vidas. Todas essas variáveis serão identificadas considerando alguns dos contextos específicos de convivência dos jovens (família, escola, comunidade e instituições de atendimento socioeducativo), visando possibilidades de análises comparativas entre estes e maior compreensão da relação risco e proteção. Os instrumentos utilizados serão o Questionário da Juventude Brasileira. Versão Fase II (Dell?Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, Colaço, 20011) combinado com procedimentos de entrevista semiestruturada e Grupo Focal. A pesquisa pretende ouvir 250 jovens de 14 a 24 anos, ampliando o banco de dados anterior para 908 jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Roseli Cardoso Maia - Integrante / Laís Rodrigues Campos - Integrante / Laura Henao - Integrante / Tábita Cristina Modesto Nascimento - Integrante.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    4. 2011-2013. Entre risco e protecao: o ser jovem em Belem - Para
      Descrição: Este Projeto de pesquisa integra a Pesquisa Nacional Juventude Brasileira: comportamentos de risco, fatores de risco e de proteção coordenada pelas professoras Dras. Sílvia Koller e Débora Dell aglio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que pretende avaliar características pessoais e contextuais de jovens, observando a presença de fatores de risco e proteção, dando continuidade à formação de um banco de dados sobre a situação da juventude. O estudo investiga a manifestação das seguintes variáveis: educação, saúde, trabalho; comportamentos de risco (drogas, suicídio, sexualidade, violência); fatores de risco (violência intrafamiliar e na comunidade, exposição às doenças/drogas, deficiência, discriminação, institucionalização, vida na rua, conflito com a lei, empobrecimento/pobreza, separação/perda na família); e, fatores protetores sociais (lazer, rede de apoio, relações de amizade) e pessoais (espiritualidade, auto-estima, auto-eficácia, perspectivas para o futuro), identificando correlações entre estas variáveis observando as variáveis sexo, idade, e escolaridade em diferentes contextos. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador.
      Membro: Tatiene Germano Reis Nunes.
      Descrição: Este Projeto de pesquisa integra a Pesquisa Nacional Juventude Brasileira: comportamentos de risco, fatores de risco e de proteção ? coordenada pelas professoras Dras. Sílvia Koller e Débora Dell?aglio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que pretende avaliar características pessoais e contextuais de jovens, observando a presença de fatores de risco e proteção, dando continuidade à formação de um banco de dados sobre a situação da juventude. O estudo investiga a manifestação das seguintes variáveis: educação, saúde, trabalho; comportamentos de risco (drogas, suicídio, sexualidade, violência); fatores de risco (violência intrafamiliar e na comunidade, exposição às doenças/drogas, deficiência, discriminação, institucionalização, vida na rua, conflito com a lei, empobrecimento/pobreza, separação/perda na família); e, fatores protetores sociais (lazer, rede de apoio, relações de amizade) e pessoais (espiritualidade, auto-estima, auto-eficácia, perspectivas para o futuro), identificando correlações entre estas variáveis observando as variáveis sexo, idade, e escolaridade em diferentes contextos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (25)
      1. Curso: Revisão Integrativa da Literatura. 2016. (Outra).
      2. V Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis- Tema: Teoria e Pesquisa em Meio Ambiente e Educação Ambiental na Amazônia. 2016. (Encontro).
      3. VI Jornada de Análise do Comportamento.Violênia intrafamiliar como fator de risco ao desenvolvimento de adolescentes e jovens. 2015. (Outra).
      4. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Densenvolvimento. Juventude e fatores de proteção: Caracterizando o uso do tempo livre em uma amostra de jovens do Município de Belém do Pará. 2015. (Congresso).
      5. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Violência intrafamiliar: Fator de risco ao desenvolvimento de jovens paraenses. 2015. (Congresso).
      6. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Comportamento sexual da juventude paraense: Primeira relação e o uso de contraceptivo. 2015. (Congresso).
      7. Oficina preparatória para a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. 2013. (Oficina).
      8. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2012. (Oficina).
      9. Curso de atualização em Psiquiatria da Infância e Adolescência. 2011. (Oficina).
      10. I Seminário Regional em Comemoração a 20 anos de Sanção do ECA: Desafios e Perpectivas. 2010. (Seminário).
      11. I Seminários de Projetos Educacionais e a Construção de uma nova cultura acadêmica na Amazônia. 2010. (Seminário).
      12. VII Semana Municipal de Meio Ambiente. 2010. (Outra).
      13. 1ª Oficina de Multiplicadores em Educação Ambiental. 2009. (Oficina).
      14. Mudanças Climáticas e suas Implicações na Amazônia: A Participação da Juventude nas Negociações Internacionais. 2009. (Seminário).
      15. Seminário de 10 anos de Política Nacional de Educação Ambiental. 2009. (Seminário).
      16. Seminário de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. 2009. (Seminário).
      17. Curso de Integração: Recrutamento e retenção e Aprendizagem e Desenvolvimento. 2008. (Outra).
      18. Curso de Formação Continuada para Educadores: Construindo nossa prática. 2006. (Outra).
      19. III Simpósio de Educação Especial. 2006. (Simpósio).
      20. Seminário Amazonia Desenvolvimento, formas e relações de trabalho no séc XXI. 2006. (Seminário).
      21. Workshop de Competências e Habilidades Psicomotoras. 2006. (Encontro).
      22. Encontro Panamazonico de Educação Ambiental, II Encontro Estadual, I Reunião das CEIAS do Norte de Educação Ambiental. 2005. (Encontro).
      23. Mini-Curso Fonética Articulatória para Alfabetizadores. 2005. (Oficina).
      24. Seminário: Fórum 21 de Ananindeua. 2005. (Seminário).
      25. Seminário Estadual de Educação no Campo. 2005. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. Ludetana Araújo ; Luiza Nakayama ; NUNES, Tatiene G. R.. II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental: Dialogando com a adversidade cultural e os saberes amazônicos. 2013. Outro
      2. NUNES, Tatiene G. R.. I Encontro Estadual de COM- VIDAS: A Juventude protagonizando a sustentabilidade na Escola. 2010. (Outro).. . 0.
      3. NUNES, Tatiene G. R.. Curso de multiplicadores de Educação Ambiental. 2010. (Outro).. . 0.
      4. NUNES, Tatiene G. R.. Socialização dos Saberes em Ambientes não Escolares. 2009. (Outro).. . 0.
      5. NUNES, Tatiene G. R.. Semana Acadêmica de Pedagogia: Pedagogia e Compromisso Social e Cidadania. 2009. (Outro).. . 0.
      6. NUNES, Tatiene G. R.. Seminário Trabalho e Educação: Relações na Contemporaneidade. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Tatiene Germano Reis Nunes ⇔ Lucia Isabel da Conceição Silva (8.0)
        1. Moura, Gisely Josiara Ferreira ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; NUNES, TATIENE GERMANO REIS ; Maia, Rosely Cardoso. Relações entre Pares e Violência na Escola: Percepções de Estudantes Paraenses. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 19, p. 121-136, issn: 1982-6621, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
        2. SANTOS, M. S. ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; NUNES, TATIENE GERMANO REIS. JUVENTUDE E ACESSO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTERNET POR JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE BELÉM. TEXTURA - ULBRA. v. 20, p. 65-85, issn: 2358-0801, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (TEXTURA - ULBRA)
        3. MAIA, ROSELY CARDOSO ; NUNES, TATIENE GERMANDO REIS ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; SILVA, KÁTIA MESQUISA DA. Da Proteção ao Risco: Configurações da Violência Intrafamiliar na Juventude Paraense. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO). v. 33, p. 1-8, issn: 0102-3772, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO))
        4. Fabiano Marques da Cruz ; Nunes, Greyce ; Silva, Lúcia ; NUNES, Tatiene G. R.. Políticas Públicas na escola: o seu papel na iniciação sexual da juventude. Em: IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: história de vida, subjetividade e cuidado, 2012, Salvador. IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: história de vida, subjetividade e. SALVADOR: EDUNEB, v. único, p. 146-146, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Hoffeman Santos ; Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; NUNES, Tatiene G. R. ; Silva, L. I. C.. Representações do jovens sobre a juventude. Em: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia CONPSI, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Nunes, Greyce ; Silva, L. I. C. ; NUNES, Tatiene G. R. ; Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; Hoffeman Santos ; Tereza Regina de Jesus Máximus. Acesso à escolaridade e trabalho na juventude em Belém do Pará. Em: 7° Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7° Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; Nunes, Greyce ; NUNES, Tatiene G. R. ; Tereza Regina de Jesus Máximus ; Hoffeman Santos. A realidade das mulheres jovens na periferia de uma cidade paraense. Em: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. NUNES, Tatiene G. R.; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; Hoffeman Santos ; Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; Nunes, Greyce. A Juventude Belenense no Enfrentamento de sua realidade. Em: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia,, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 14/02/2019 11:40:28