Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção(EPAJFVP)

Lucia Isabel da Conceicao Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora Associada I do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia e educação; realiza Pesquisas sobre Desenvolvimento Infanto juvenil, Direitos Humanos de crianças, adolescentes e Jovens; Violência, risco e proteção na juventude; Juventude e Políticas Públicas, gênero e relações raciais; Tem experiência em formação e assessoramento de professores da educação básica e em Educação Popular e formação sociopolítica de jovens, educadores mulheres e lideranças dos movimentos sociais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5758168217659420 (19/12/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação. Rua Augusto Corrêa n° 01 Guamá 66000000 - Belém, PA - Brasil Telefone: (091) 32017278
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-Atual. Violencias contra criancas, adolescentes e jovens: risco e protecao e atuacao das redes de protecao (escola e comunidade).
      Descrição: Este projeto se propõe a uma compreensão abrangente da diversidade de juventudes e experiências juvenis de estudantes de escolas públicas das periferias da cidade de Belém- Pará identificando indicadores de desigualdades, racismos e violências vivenciados pelos /as jovens estudantes, mapeando experiências coletivas de sociabilidade e a circulação destas questões na escola, com suas percepções, contradições, tensões e implicações para a prática educativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Eunice Léa de Moraes - Integrante / Selli Maria da Rosa e Silva - Integrante / Bruna Thaíza Silva Nascimento - Integrante / Walcicléa Purificação da Silva Cruz - Integrante / Ana Cláudia Pereira Bahia - Integrante / Maria Cândida Lima de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 6
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    2. 2018-Atual. Pesquisa em Educacao na Amazonia: Historia, politica, formacao de professores e diversidade cultural
      Descrição: O projeto analisa a educação na Amazônia nas dimensões da história, da política, da formação de professores e da diversidade cultural. Articula docentes e discentes de três instituições (UNIFAP, UFPA e UERR). Tem como questão problema central investigar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, bem como nas dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural? Objetivo do projeto é contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, da graduação e da pós-graduação na região. A cooperação proposta busca contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Compreendemos que um dos fatores necessários para o desenvolvimento e consolidação da área educacional na Região Norte consiste na qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa, bem como formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de programas de pós-graduação, que ao atuarem em cooperação, promoverão a ampliação do número de publicações, mobilidade institucional, oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. O projeto será desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, UFPA e UERR. A Instituição promotora é a UNIFAP sob a coordenação da Profa. Dra. Eugenia da Luz Silva Fortes. A Instituição Associada I é a UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves. A Instituição Associada II é a UERR sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Pertenella. Participam do projeto como pesquisadores 12 professores da UNIFAP; 13 professores da UFPA e 11 professores da UERR, todos vinculados aos programas de pós-graduação em Educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Integrante / Sônia Maria da Silva Araújo - Integrante / André Rodrigues Guimarães - Integrante / Eugenia da Luz Silva Foster - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    3. 2016-2016. Direito a Participacao e Controle Social: Percepcoes, Estrategias e Demandas de Adolescentes da Amazonia Brasileira
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre alternativas e metodologias de participação e inserção nos processos de decisão e luta por direitos de adolescentes e jovens da Amazônia Legal Brasileira. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali / quantitativa, com amostra não probabilística, envolveu 265 adolescentes e jovens, de 241 coletivos, grupos ou organizações que atuam na perspectiva da garantia de direitos de adolescentes e jovens, dos nove estados da Amazônia Legal Brasileira. Identifica-se perfil, motivações e percepções dos/das adolescentes/jovens, e são caracterizados espaços, estratégias e formatos ou metodologias de participação e de autogestão dos coletivos. Mostram-se uma diversidade de estratégias e a intensa motivação das novas gerações em cavar os espaços inexistentes, pouco valorizados, com estruturas precárias e nenhum apoio, além de revelar a capacidade criativa de propor novas estratégias. Os espaços de participação são diversos, tanto em âmbitos mais locais (movimentos ou coletivos na cidade ou bairro, quanto em níveis estaduais e nacional. A multiplicidade de formas de inserção e participação permite pensar elementos para contribuir na concretização do direito à participação efetiva e legítima de adolescentes/jovens nas decisões e perceber como tais experiências são desconhecidas, invisibilizadas e não legitimadas. Os dados confirmam também que essas novas gerações são as mais impactadas pelas violações e não garantias de direitos, e a isso, estes jovens respondem com a organização e participação, o que sugere que não apenas a criação, mas principalmente o fortalecimento de mecanismos de participação é um imperativo não apenas de afirmação efetiva da democracia, mas também de denúncias e uma questão de justiça social, sobretudo na Amazônia, região que concentra processos elevados de violações e exclusões, respaldados pelos modelos de desenvolvimento excludentes e exploradores historicamente pensados para esta região, que continuamente provocam confrontos de grupos e territorialidades distintas. Adolescentes e jovens da Região parecem assumir seriamente a opção pela resistência e subversão que se traduz em diferentes movimentos de adolescentes e jovens negros, indígenas, população LGBT, mulheres, jovens urbanos, estudantes. Aponta-se por fim, ainda elementos e indicadores para dinamização e aperfeiçoamento dos espaços e estratégias de efetivação do direito à participação dos/das adolescentes e jovens na Amazônia Brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Jaqueline Ferreira de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundo das Nações Unidas para a Infância - Bolsa.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    4. 2015-2018. Violencias contra criancas, adolescentes e jovens: percepcoes sobre risco e protecao e dinamica de atuacao das redes de protecao (escola, familia e comunidade).
      Descrição: Este projeto se propõe a compreender o fenômeno da violência contra crianças, adolescentes e jovens, partindo de uma visão ampla e diversificada dos diferentes atores da Rede de proteção, em especial escola e comunidade. A ênfase centra-se nos processos de interação entre pessoas, seus contextos e organizações, de forma a acessar algumas das variáveis envolvidas em tais relações, dentre estas a configuração da exposição à violência nesses sujeitos e suas trajetórias e contextos de desenvolvimento, as configurações de proteção à violência nestes contextos e o papel e significado das instituições de proteção (escola, família e conselhos tutelares). A proposta é ampliar um banco de dados sobre fatores de risco e proteção ao desenvolvimento na infância, adolescência e juventude no contexto amazônico. A pesquisa será realizada em escolas públicas e Conselhos Tutelares de bairros da periferia da Cidade de Belém ? Pará e os instrumentos utilizados são: Questionário sociodemográfico; Inventário de identificação de eventos, exposição e percepções sobre violência; Roteiro de observação do espaço escolar; Roteiro de Entrevistas e de Grupos Focais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Rosely Maia - Integrante / Selma Costa Pena - Integrante / Tábita Cristina Modesto Nascimento - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / JOSÉ RODRIGO PONTES DOS SANTOS - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa. Número de produções C, T A: 24 / Número de orientações: 14
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    5. 2014-2014. DIASPORAS NO ENFRENTAMENTO AO TRAFICO DE PESSOAS ENTRE O BRASIL E O SURINAME
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar e compreender os fluxos migratórios de mulheres das periferias da cidade de Belém (Pará) e Pindaré (Maranhão) para o Suriname, explorando as nuances destes fluxos e redes, identificadas pelo censo 2010 como grandes "exportadoras" de mão de obra feminina, compreendendo suas relações com o aumento da ocorrência de tráfico de mulheres e eventos de violência contra mulheres. Visa ainda mobilizar a sociedade para uma migração segura e qualificar a intervenção pública no enfrentamento ao tráfico de pessoas, construindo conhecimento coletivo e fortalecendo redes de proteção e intervenção incluindo as famílias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Marcel Hazeu - Integrante / Angélica Socorro Monteiro de Lima Gonçalves - Integrante / Ana Júlia Lacerda - Integrante. Financiador(es): United Nations on Drugs and Crime - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    6. 2013-2015. Adolescencia, Juventude e violencia: fatores de risco e protecao em diferentes contextos (escola, familia, comunidade, pares e instituicoes de atendimento).
      Descrição: Este projeto se propõe a ampliar um banco de dados sobre fatores de risco e proteção na adolescência e juventude cujo primeiro estudo que foi realizado com a juventude paraense (SILVA, 2012), envolveu 658 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, estudantes de escolas públicas de Belém que responderam a um questionário através com 77 questões sobre diversas variáveis sociodemográficas (Questionário da Juventude Brasileira. Versão Fase II, Dell?Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, Colaço, 2011). O suporte teórico do estudo é baseado na visão ecológica de desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 2011, 1999, 1994, 1979), que constrói uma percepção ampla do desenvolvimento com ênfase nos processos de interação das pessoas com seus diferentes contextos e nos estudos sobre resiliência, como sendo a ?reafirmação da capacidade humana para superar adversidades? (Koller, 2009. pág. 26); ou, ?se la entiende como la capacidad del ser humano para hacer frente a las adversidades de la vida, superarlas y ser transformado positivamente por ellas" (Grotberg, 1997). As pesquisas recentes sobre a resiliência apontam esta como resultante de uma interação de fatores de risco e proteção pessoais e ambientais, interação esta que pode gerar fatores fomentadores ou construtores de resiliência. Partindo desta percepção, o projeto objetiva então identificar características pessoais e contextuais de jovens, observando fatores de risco e proteção na manifestação das seguintes variáveis: educação, saúde, trabalho; comportamentos de risco (drogas, suicídio, sexualidade, violência); fatores de risco (violência intrafamiliar e na comunidade, exposição às doenças/drogas, deficiência, discriminação, institucionalização, vida na rua, conflito com a lei, empobrecimento/pobreza, separação/perda na família); e, fatores protetores sociais (lazer, rede de apoio, relações de amizade) e pessoais (espiritualidade, auto-estima, auto-eficácia, perspectivas para o futuro) e as percepções e significados que os jovens atribuem aos eventos características ou fatores presentes em suas vidas. Todas essas variáveis serão identificadas considerando alguns dos contextos específicos de convivência dos jovens (família, escola, comunidade e instituições de atendimento socioeducativo), visando possibilidades de análises comparativas entre estes e maior compreensão da relação risco e proteção. Os instrumentos utilizados serão o Questionário da Juventude Brasileira. Versão Fase II (Dell?Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, Colaço, 20011) combinado com procedimentos de entrevista semiestruturada e Grupo Focal. A pesquisa pretende ouvir 250 jovens de 14 a 24 anos, ampliando o banco de dados anterior para 908 jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Roseli Cardoso Maia - Integrante / Laís Rodrigues Campos - Integrante / Laura Henao - Integrante / Tábita Cristina Modesto Nascimento - Integrante.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    7. 2013-2015. Projeto DISK DIREITOS HUMANOS ? apresentando indicadores para dinamizacao do sistema de denuncia na Amazonia
      Descrição: O referido projeto respondeu à convocação do edital BRA/07/019: Direitos Humanos para Todos: Reestruturando a SDH para Trabalhar com Novos Temas / PROJETO DIÁLOGOS EM REDE ? Construindo Politicas Públicas de Direitos Humanos e que buscou além do fortalecimento de novas áreas de atuação da SDH, articular, manter e fortalecer redes regionais de defesa dos Direitos Humanos na proposição de políticas públicas em Direitos Humanos. O projeto propôs a identificação e mapeamento dos órgãos, instituições e organizações que compõem a rede de promoção e defesa na Região Norte que atuam nas violações de Direitos Humanos, identificando os níveis de articulação e mobilização da referida rede, as dificuldades nessa articulação e as potencialidades para sua dinamização, identificando, por exemplo, pontos de referencia ou cidades-pólos para a estruturação da política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Salomão Mufarrej Hage - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Direitos Humanos. Governo Federal. Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    8. 2012-2013. Acoes e Estrategias de Incidencia na Politica Educacional no Estado do Para
      Descrição: Este projeto objetivou identificar as ações e estratégias experimentadas por organizações da sociedade civil para exercer controle sobre a política educacional no estado, bem como as possibilidades e limites para esse participação. A pesquisa ouviu 114 organizações de diversas categorias. Os dados indicaram que as ações das organizações se dão na maioria das vezes, sob a forma de ação direta (cursos, oficinas, formações etc), enquanto que as ações de participação política e controle, praticamente não existem. Como óbices a esta capacidade de incidência e controle aparecem a escassez de mecanismos e de recursos humanos, além da ausência de informações / conhecimentos sobre alguns dos principais temas / conteúdos da política educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Marcel Hazeu - Integrante / Aldalice Otterloo - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    9. 2011-2013. Entre risco e protecao: o ser jovem em Belem - Para
      Descrição: Este Projeto de pesquisa integra a Pesquisa Nacional Juventude Brasileira: comportamentos de risco, fatores de risco e de proteção ? coordenada pelas professoras Dras. Sílvia Koller e Débora Dell?aglio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que pretende avaliar características pessoais e contextuais de jovens, observando a presença de fatores de risco e proteção, dando continuidade à formação de um banco de dados sobre a situação da juventude. O estudo investiga a manifestação das seguintes variáveis: educação, saúde, trabalho; comportamentos de risco (drogas, suicídio, sexualidade, violência); fatores de risco (violência intrafamiliar e na comunidade, exposição às doenças/drogas, deficiência, discriminação, institucionalização, vida na rua, conflito com a lei, empobrecimento/pobreza, separação/perda na família); e, fatores protetores sociais (lazer, rede de apoio, relações de amizade) e pessoais (espiritualidade, auto-estima, auto-eficácia, perspectivas para o futuro), identificando correlações entre estas variáveis observando as variáveis sexo, idade, e escolaridade em diferentes contextos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    10. 2010-2011. Migracao Internacional de Mulheres da periferia de belem
      Descrição: Este projeto teve como identificar as especificidades e caracterizações do fenômeno migratório internacional de mulheres das periferias urbanas da Amazônia Brasileira. O conjunto de dados foi obtido através de um processo de Pesquisa Ação realizado pela Ong Sodireitos (Belém ? Pará ? Brasil) durante os anos de 2010 / 2011. Nesta pesquisa participaram 11 mulheres que vivenciaram a experiência de migração internacional. O processo de pesquisa constou de 20 encontro / diálogos sobre a vivência migratória das mulheres. Os dados permitem discutir as novas formas de circulação e produção de imagens, percepções e identidades que se faz atravessadas de um lado, pelas condições concretas de vida no seu contexto de origem e de outro, pelas relações (estreitas, muitas vezes), com as redes migratórias transnacionais. Permitem ainda dispor de uma maior compreensão sobre a complexidade de fatores que se interrelacionam no contexto migratório, de como se mesclam, gênero, pobreza, falta de trabalho e políticas de desenvolvimento neste contexto da Amazônia, dispondo de um instrumento de denúncia, de argumentos e dados concretos sobre as condições de violações de direitos humanos presentes no contexto migratório e ainda de um conjunto de proposições e recomendações para políticas públicas para mulheres migrantes. Palavras ? chaves: migração internacional ? gênero ? políticas públicas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Marcel Hazeu - Integrante. Financiador(es): Embaixada Holandesa no Brasil - Auxílio financeiro / The United Nations of Drugs and Crime - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    11. 2009-2010. Juventude e resistencia: significados e alternativas de participacao de jovens e processos de luta pela melhoria da qualidade de vida
      Descrição: O Projeto pretende realizar diagnóstico abrangente da juventude num bairro de periferia em Belém - Pará e identificar e fortalecer formas oganizativas da juventude no enfrentamento à violencia no bairro. O projeto será realizado em duas etapas e é feito em parceira com organizações do bairro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.
    12. 2007-2008. Pesquisa Trinacional sobre Trafico de Mulheres do Brasil e da Republica Dominicana para o Suriname: funcao pesquisadora
      Descrição: Investigar o funcionamento do tráfico de mulheres entre o Brasil, a República Dominicana e o Suriname; discutir as bases estruturais objetivas e subjetivas que promovem, sustentam e legitimam o tráfico de mulheres e descobrir como esstá estruturado o enfrentamento ao tráfico entre os três países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Integrante / Marcel Hazeu - Coordenador.
      Membro: Lucia Isabel da Conceicao Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio ?O Brasil que sai do Censo?, Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS.. 2012.
      Membro: Lucia Isabel da Conceição Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. "O Potencial dos Grupos de Diálogo na Pesquisa e empoderamento de jovens: relatos desde a Amazônia Brasileira". 2018. (Congresso).
    2. II Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil -.Violações de direitos e Estratégias de Organização de jovens na Amazônia Brasileira. 2018. (Simpósio).
    3. II Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil -.Juventude Negra: luta e resistência. 2018. (Simpósio).
    4. O Sistema de Avaliação da PósGraduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade. 2018. (Seminário).
    5. Planejamento Estratégico da Campanha Nacional pelo direito à Educação. 2018. (Encontro).
    6. Reunião Científica da Regional Norte da ANPEd ? II ANPEd Norte.?Lições de Cidadania: participação e educação política entre jovens na Amazônia Brasileira. 2018. (Simpósio).
    7. 38ª Reunião Nacional da ANPED.Políticas para Mulheres e os Desafios da Institucionalidade. 2017. (Outra).
    8. IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED. Juventude, exposição às drogas e fatores de risco e proteção: percepções de jovens estudantes. 2017. (Congresso).
    9. XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017.Juventude e família: percepções de estudantes de escolas públicas de Belém - Pará. 2017. (Seminário).
    10. 1ª Reunião Científica Regional Norte da ANPED.Base Nacional Curricular Comum: o que está em debate. 2016. (Outra).
    11. Encontro Norte Nordeste dos estudantes de Pedagogia.Educação em Direitos Humanos e Justiça. 2016. (Encontro).
    12. II Congresso Brasileiro de estudos do lazer. Juventude e fatores de proteção: as atividades de tempo livre dos jovens. 2016. (Congresso).
    13. I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.Políticas Públicas de Juventude: vozes da juventude do campo e da cidade. 2016. (Oficina).
    14. IV Congresso Internacional de Justiça Global e Direitos Humanos na Amazônia. A Violação de Direitos Humanos e o Caso Belo Monte. 2016. (Congresso).
    15. 9º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 1. Experiências de pesquisa na área da Adolescência e juventudes: metodologias, atuação em rede e resultados. 2015. (Congresso).
    16. III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.Juventude, mulheres, direitos humanos e representações sociais. 2015. (Outra).
    17. III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.Juventude, Mulheres, Direitos Humanos e Representações Sociais. 2015. (Outra).
    18. IV Seminário sobre educação quilombola.Extermínio da Juventude negra. 2015. (Seminário).
    19. Semana do Calouro da Pedagogia UFPA.Políticas Públicas de Juventude. 2015. (Outra).
    20. VI Jornada da Análise do Comportamento.Violência Intrafamiliar com fator de risco ao desenvolvimento de Adolescentes e Jovens. 2015. (Outra).
    21. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 7. Compreensão da Dinâmica dos Riscos e Possibilidades de Potencialização da Proteção ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens. 2015. (Congresso).
    22. II Conferência Nacional de Educação - CONAE. 2014. (Outra).
    23. I Seminário Internacional de Políticas PúblicasEducacionais, cultura e formação de professores.Violência Intrafamiliar como fator de risco: exposição à violência fíisca em jovens paraenses. 2014. (Seminário).
    24. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Juventude e violência no espaço escolar: caracterizando agressores e tipos de violência. 2014. (Seminário).
    25. XXII Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste.Falta de Oportunidades e Limite de Expectativas: percepções dos jovens sobre escola, educação e oportunidades de inserção social. 2014. (Encontro).
    26. Encontro Nacional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.Relatos da Ação do Comitê do Pará. 2013. (Encontro).
    27. II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade.Juventude e uso de drogas: considerações sobre a dinâmica familiar. 2013. (Outra).
    28. IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: história de vida, subjetividade e cuidado.Resiliência comunitária: reflexões a partir de uma experiência de formação. 2012. (Outra).
    29. Participaçao e Controle da política educacional no Estado do Pará.Ações estratégicas para Incidência política na Política Educacional do Estado do Pará. 2012. (Seminário).
    30. II Colóquio Internacional de Direitos Humanos.Direitos Humanos e Migração Internacional de Mulheres de Belém do Pará. 2011. (Outra).
    31. I Simpósio Nacional Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade.Modalidades de Intervenção junto a jovens em situação de vulnerabilidade. 2011. (Simpósio).
    32. Roudtable 3: Bringing together linkages topics: in Feminist Participatory Action Research and GAATW Papers.pesquisa ação: migração, trabalho e gênero entre mulheres na Amazônia Brasileira. 2010. (Encontro).
    33. XIII Simpósio de Pequisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Relato de experiencias do grupo de pesquisa em Juventude. 2010. (Simpósio).
    34. 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Juventude e a Construção do Conhecimento na Amazônia. 2009. (Congresso).
    35. 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Identidade e resistência: discussões a partir de histórias de mulheres que vivenciaram situações de tráfico. 2009. (Congresso).
    36. Encontro Binacional de atenção às mulheres migrantes entre o Brasil e o Suriname.Pesquisa Trinacional sobre Tráfico de mulheres e a atenção às mulheres migrantes. 2009. (Encontro).
    37. Feminist Participatory Action Research 2009 Learning Workshop.Observação Participante em pesquisas com mulheres. 2009. (Oficina).
    38. Fórum Social Acreano.Tráfico de Mulheres na Amazônia. 2009. (Outra).
    39. Seminário Internacional sobre Juventude na Amazônia.Protagonismo Juvenil e Políticas Públicas. 2009. (Seminário).
    40. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Direito à Cidade: perfil e demandas da Juventude de um bairro da periferia de Belém-PA - Amazônia. 2009. (Congresso).
    41. Encontro da rede feminista Norte e Nordeste - REDOR.Tráfico de Mulheres para o Suriname: histórias de violência, resistência e construção de identidades. 2008. (Encontro).
    42. Oficina de Conclusões da Pesquisa Trinacional sobre Tráfico de Pessoas.Pesquisa Trinacional Sobre Tráfico - Relatório Brasil. 2007. (Oficina).
    43. Seminário Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.Experiências Regionais de Enfrentamento ao Tráfico - Amazônia. 2007. (Seminário).
    44. 1º Encontro de Educação Ambiental de Belém.Educação Ambiental e os movimentos de Juventude. 2006. (Encontro).
    45. IX Semana Científica do Laboratório de Psicologia.Biologia e Cultura: o caráter relacional da construção do Gênero. 2006. (Outra).
    46. Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Grupos de Brincadeira como Contextos de Construção Cultural e de Gêneros. 2005. (Congresso).
    47. Seminário Internacional de Direito Ambiental.Não teve. 2004. (Seminário).
    48. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.As Diferenças de Gênero nas Interações entre Crianças na Rua. 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. ARAUJO, S. M. S. ; ALVES, L. M. A. ; SILVA, Lúcia Isabel. IV Colóquio de Pesquisa ?Educação, Cultura e Sociedade. 2018. Outro
    2. ARAUJO, S. M. S. ; CHAVES, V. L. J. ; SILVA, Lúcia Isabel. Reunião Científica da Regional Norte da ANPEd ? II ANPEd Norte. 2018. Outro
    3. SILVA, Lúcia Isabel; SOUSA, M. C. L. ; SANTOS, M. S.. Seminário Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: Desafios para Agenda de Direitos Humanos na Amazônia. 2018. Outro
    4. CHAVES, V. L. J. ; ARAUJO, S. M. S. ; SILVA, Lúcia Isabel. 1ª Reunião Científica Regional Norte da ANPED. 2016. Outro
    5. PONTES, F. A. R. ; SILVA, Lúcia Isabel. X Congresso Brasileiro de Psicolgia do Desenvolvimento. 2015. Congresso
    6. CHAVES, V. L. J. ; HAGE, S. M. ; SILVA, L. I. C.. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2014. Congresso
    7. CHAVES, V. L. J. ; HAGE, S. M. ; SILVA, Lúcia Isabel. I Seminário Internacional de Políiticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. Congresso
    8. SILVA, Lúcia Isabel; ROLIM, R. G.. Direito à Educação: Os Desafios da Gestão e da Participação Popular. 2014. Outro
    9. SILVA, Lúcia Isabel. Conferência Estadual de Educação - Pará. 2013. (Outro).. . 0.
    10. SILVA, Lúcia Isabel. Conferência Municipal de Educação - Belém. 2013. (Outro).. . 0.
    11. SILVA, L. I. C.; OTTERLOO, A.. Seminário sobre participação e controle na política Educacional. 2012. Outro
    12. SILVA, L. I. C.. Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outro).. . 0.
    13. SILVA, L. I. C.. Encontro Binacional de atenção à mulheres migrantes entre Brasil e Suriname. 2009. (Outro).. . 0.
    14. SILVA, L. I. C.. I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Lucia Isabel da Conceição Silva ⇔ Tatiene Germano Reis Nunes (8.0)
      1. Moura, Gisely Josiara Ferreira ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; NUNES, TATIENE GERMANO REIS ; Maia, Rosely Cardoso. Relações entre Pares e Violência na Escola: Percepções de Estudantes Paraenses. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 19, p. 121-136, issn: 1982-6621, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
      2. SANTOS, M. S. ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; NUNES, TATIENE GERMANO REIS. JUVENTUDE E ACESSO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTERNET POR JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE BELÉM. TEXTURA - ULBRA. v. 20, p. 65-85, issn: 2358-0801, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (TEXTURA - ULBRA)
      3. MAIA, ROSELY CARDOSO ; NUNES, TATIENE GERMANDO REIS ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; SILVA, KÁTIA MESQUISA DA. Da Proteção ao Risco: Configurações da Violência Intrafamiliar na Juventude Paraense. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO). v. 33, p. 1-8, issn: 0102-3772, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO))
      4. Fabiano Marques da Cruz ; Nunes, Greyce ; Silva, Lúcia ; NUNES, Tatiene G. R.. Políticas Públicas na escola: o seu papel na iniciação sexual da juventude. Em: IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: história de vida, subjetividade e cuidado, 2012, Salvador. IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: história de vida, subjetividade e. SALVADOR: EDUNEB, v. único, p. 146-146, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Hoffeman Santos ; Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; NUNES, Tatiene G. R. ; Silva, L. I. C.. Representações do jovens sobre a juventude. Em: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia CONPSI, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Nunes, Greyce ; Silva, L. I. C. ; NUNES, Tatiene G. R. ; Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; Hoffeman Santos ; Tereza Regina de Jesus Máximus. Acesso à escolaridade e trabalho na juventude em Belém do Pará. Em: 7° Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7° Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; Nunes, Greyce ; NUNES, Tatiene G. R. ; Tereza Regina de Jesus Máximus ; Hoffeman Santos. A realidade das mulheres jovens na periferia de uma cidade paraense. Em: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. NUNES, Tatiene G. R.; SILVA, LUCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; Hoffeman Santos ; Enilene Cristina Rodrigues Pinheiro ; Nunes, Greyce. A Juventude Belenense no Enfrentamento de sua realidade. Em: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia,, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:28