Grupo Estudos de Educação, Sociedade e Região(ESR)

Leandro Garcia Pinho

Possui Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (2018), Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (UENF-RJ); Coordenador das disciplinas Fundamentos da Educação III e História na Educação I do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Miracema, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do PEA Pescarte (UENF). Principais temas de interesse: cotidiano e vivências na atividade pesqueira, história da educação, políticas educacionais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0144220169135488 (05/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem. Av. Alberto Lamego, 2000 Parque Califórnia 28013600 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil Telefone: (022) 27397039 URL da Homepage: www.uenf.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2017-Atual. "PESCARTE: Cultura material e imaterial dos pescadores artesanais"
      Descrição: A proposta se insere no Projeto PESCARTE-UENF (2º Ciclo) e tem por objetivo o mapeamento de práticas culturais materiais e imateriais dos pescadores artesanais dos municípios da região Norte e dos Lados do Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Giovane do Nascimento - Integrante / Lílian Cesar Ságio - Integrante / Geraldo Márcio Timóteo - Integrante.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    2. 2016-Atual. "Politica educacional, escola e religiao: aspectos comparativos entre o Ensino Religioso no Brasil e a Educacao Moral e Religiosa em Portugal"
      Descrição: Com uma leitura comparativa, a proposta é reunir discussões bibliográficas, trajetórias históricas, regulamentações e práticas acerca da presença curricular do ensino religioso no ambiente escolar. Para tal, no presente momento, o trabalho se debruça sobre aspectos comparativos entre o Ensino Religioso no Brasil e a Educação Moral e Religiosa em Portugal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    3. 2015-2017. "CULTURA NA ESCOLA E ESCOLA COM CULTURA: formacao continuada de professores, patrimonio cultural e historia - praticas interdisciplinares no Municipio de Sao Francisco de Itabapoana-RJ"
      Descrição: O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de uma sala de cultura, o ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, voltando-se, para tal, ao campo da formação continuada de professores do Ensino Fundamental. Espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de São Francisco de Itabapoana, considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Sob esta perspectiva, o projeto pretende contribuir com a formação continuada de professores, que, atuando junto ao projeto, serão oportunizados na atualização de propostas, conhecimentos e práticas pedagógicas voltadas aos temas da história e cultura afro-brasileira e indígena no Norte Fluminense, bem como à discussão da cultura local do município de São Francisco de Itabapoana. O público alvo são professores, gestores, alunos e comunidade da Escola Municipal João Batista de Almeida, que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Gerson Tavares do Carmo - Integrante / Gerciele da Silva Viana - Integrante / Patrícia Macedo Rodrigues Souza - Integrante / Vanilce Gomes da Silva - Integrante / Luciana Ramos Marcelino - Integrante / Ivan Alves da Silva - Integrante.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    4. 2013-Atual. Dialogos entre Brasil e Estados Unidos atraves da Historia Intelectual na obra de Richard Morse
      Descrição: Esta pesquisa dá continuidade ao estudo da obra do latino-americanista e brasilianista Richard M. Morse (1922-2001) enfatizando sua contribuição para a História Intelectual no Brasil, e eventualmente nos Estados Unidos. Analisa como as ideias e temas chave que o perseguiram durante sua carreira eram ancorados por uma metodologia comparativa, não apenas entre disciplinas (literatura, antropologia, sociologia e psicologia), como entre contextos culturais, com destaque para a dialética entre os mundos anglo-saxão e o ibérico, especialmente em suas extensões americanas. A ideia central é fazer uma genealogia dos temas e/ou abordagens presentes desde a juventude até a maturidade, contextualizando sua obra com as discussões então em voga no Brasil e nos Estados Unidos sobre temáticas afins. Nos EUA, seus principais interlocutores foram os brasilianistas e latino-americanistas; no Brasil, brasileiros interpretando seu próprio país. A intenção é explorar a singularidade da posição de Morse em cada um desses grupos e, então, seu papel de intermediário entre eles. Isso será executado, por um lado, através da análise interna da obra (texto) e, por outro, pela recepção (contextos) da mesma no Brasil e nos EUA, buscando documentar as reações de Morse aos interlocutores do Norte ou do Sul. Parte da documentação para esse empreendimento é composta das descobertas e reflexões efetuadas durante o estágio pós-doutoral na Georgetown University, EUA, entre setembro de 2012 e de 2013. A pesquisa reforçou hipóteses do projeto mencionado e, naturalmente, isso abriu muitas outras possibilidades, que desde então venho tentando averiguar lado a lado ao aprofundamento de análises anteriores. Conforme se verá na proposta desta pesquisa, expressa em um livro em andamento e dois em composição, parto da premissa de que é muito difícil, para não dizer impossível, analisar as interpretações de Morse sobre o Brasil e a Hispano-América sem buscar perscrutar o que ele estava dizendo, de forma direta ou indireta, sobre os Estados Unidos. Aí estaria, a meu ver, uma chave para melhor compreender sua obra e divulgá-la no Brasil, que por enquanto conheceu apenas uma pequena parte dela.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Integrante / Beatriz Helena Domingues - Coordenador / Iverson Geraldo da Silva - Integrante / Sonia Cristina da Fonseca Machado Lino - Integrante / Rubem Barboza Filho - Integrante / Daniel Eveling da Silva - Integrante / Peter Blasenheim - Integrante / José Leandro Peters - Integrante / Bruno Maciel - Integrante / Vinicius lara - Integrante / Gabriela Fazolato Guedes - Integrante / Geovane Costa - Integrante.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    5. 2012-2013. AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA COMO PATRIMONIO CULTURAL SIGNIFICATIVO NAS RAIZES DA FORMACAO, DOS COSTUMES E TRADICOES ETNICAS NO MUNICIPIO DE ITAPERUNA-RJ
      Descrição: O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de um Laboratório piloto de pesquisa, ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, no campo da formação continuada de professores e do Patrimônio Cultural. Neste aspecto, espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de Itaperuna (especificamente representada por uma escola de Ensino Fundamental), considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Para tal, o projeto pretende contribuir com a pesquisa sobre o tema da história e cultura afro-brasileira e indígena no Noroeste Fluminense, tendo como público alvo professores, coordenadores, alunos e comunidade de uma escola que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto. Esta escola-polo, de onde partirão as ações de ensino, pesquisa e extensão será a Escola Municipal Águas Claras, que conta com Ensino Fundamental completo e localiza-se em comunidade do Bairro Presidente Costa e Silva no Município de Itaperuna-RJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Juçara Gonçalves Lima Bedim - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante / Eduardo Quintana - Integrante / EUNICE DE CASTRO E SILVA - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    6. 2012-2012. "Humanismo, adaptabilidade e jesuitas: discursos inacianos em meio ao Novo Mundo"
      Descrição: Comunicação apresentada no 54 CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS "CONSTRUINDO DIÁLOGOS NAS AMÉRICAS" VIENA, ÁUSTRIA, JULHO 15-20, 2012 Dentro do SIMPÓSIO 6 ? HISTÓRIA TEMÁTICA 1051 - Saberes y conocimiento entre Europa y América. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    7. 2011-2014. MONTAGEM DO NUCLEO DE REFERENCIA PARA ESTUDOS DA HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSES
      Descrição: Montagem do Centro de Referência para estudos da cultura e história Afro-brasileira e Indígena do Brasil e do Noroeste Fluminense. A partir da perspectiva das políticas sociais que envolvem políticas afirmativas, o presente Núcleo se organizou sob o título de NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas e conta com a coordenação de professores dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho e prof. Dr. Lilian Sagio Cezar), bem como do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Maria Clareth Gonçalves Reis), da UENF. Possui reuniões do grupo de pesquisa periódicas, bem como extraordinárias, que acontecem no prédio do CCH (Centro de Ciências do Homem) da UENF, contando hoje com a participação de diferentes representantes dentro do âmbito acadêmico da Universidade bem como de participantes de diversas instituições/entidades/movimentos sociais da região Norte e Noroeste Fluminenses. Atualmente, o NEABI, que encontra-se em pleno funcionamento, é coordenado pela prof. Dra. Maria Clareth Reis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante / Viviane Barboza dos Santos - Integrante / Deisimara Barreto Peixoto - Integrante / Carolina da Silva de Souza Sobrinho - Integrante / Tatiane Almeida de Souza - Integrante / Vanessa de Castro Bersot Pereira - Integrante / Emerson Saint´Clair - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    8. 2011-2014. Recuperacao, estudo e divulgacao do patrimonio material e intangivel da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (1880-1980)
      Descrição: Dando continuidade a exaustivo trabalho de catalogação e digitalização de fontes relativas ao Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, e a pesquisa inter-institucional, já concluída, que abordou parte da cultura escolar desse centenário educandário, este estudo pretende recuperar, estudar e divulgar o patrimônio material e intangível da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (LHC), situado no norte fluminense, nos primeiros 100 anos de funcionamento (1880-1980). A pesquisa se insere no bojo dos estudos históricos sobre a escola, que partem do pressuposto da existência de uma cultura escolar própria, produzida e produtora da sociedade na qual está inserida e que implica a análise de agentes, discursos, linguagens, formas de organização, materiais didáticos, manuais e práticas como seus elementos constitutivos privilegiados. Para além da compreensão da especificidade escolar de uma instituição que se tornaria paradigmática na região norte-fluminense, com este estudo pretende-se avançar na compreensão da história da escola do Estado do Rio de Janeiro e do ensino secundário no Brasil, este último muitas vezes aprisionado na análise do Colégio Pedro II, pelo caráter modelar que lhe foi destinado. Ainda, aspira-se realizar um trabalho de resgate histórico do patrimônio material e intangível da cultura escolar do LHC que leve a aprofundar e gerar conhecimentos; provocar o envolvimento da comunidade num trabalho inter-geracional de resgate da memória do LHC envolvendo (ex) alunos e (ex)professores da escola, assim como alunos de graduação e pós-graduação; e por último, criar uma oficina de conservação da cultura escolar, que tem a organização e preservação de arquivos escolares como principal objetivo, para ser oferecida a estudantes do magistério. Em síntese, pretende-se compreender e divulgar a relação da sociedade com a escolarização de outrora desde um olhar regional, podendo contribuir com novos subsídios para os desafios do ensino médio atual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Coordenador / Maria Amelia de Almeida Pinto Boynard - Integrante / Jussara Scafura Mesquita - Integrante / Fernanda Agum - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    9. 2010-2010. Ensino de Introducao aos Estudos Historicos e Teoria da Historia: discutindo a formacao teorica do licenciado em Historia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Taís de Cassia Badaró Alves - Integrante.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    10. 2009-2009. Africa e America: olhares jesuiticos sobre a natureza das colonias lusitanas
      Descrição: Projeto desenvolvido no Centro de Pesquisa e Extensão da Fundação São José de Itaperuna com o objetivo de discutir a produção letrada jesuítica em contato com as terras da África e da América no alvorecer da Idade Moderna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador. Financiador(es): Centro Universitário São José de Itaperuna - Remuneração.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    11. 2009-Atual. Centro de Pesquisas para Formacao de Professores do Norte Fluminense
      Descrição: O projeto, iniciado em 2009, então sob a coordenação da profª Drª Silvia Alicia Martinez, tem por objetivo atualmente subsidiar discussões sobre a melhoria da produção científica de excelência das áreas da Educação (especialmente em seus fundamentos históricos, políticos e culturais) e da Formação de Professores dentro do âmbito da UENF. Para tal, a meta é dar continuidade a atividades acadêmico-culturais já desenvolvidas por esta proposta anteriormente, intensificando-as, e que se calcam, primordialmente, nos seguintes aspectos: oferta de subsídios em torno de temas educacionais relevantes para a realidade regional do Norte e Noroeste Fluminenses; assessoramento em políticas públicas de formação inicial e continuada de professores; e divulgação dos resultados das pesquisas por meio de participação dos resultados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais. No bojo dessa pesquisa foram publicados variados trabalhos, dentre os quais o livro organizado por professoras vinculadas ao projeto: Azevedo; Peixoto; Andrade (orgs). Formação de professores: percursos investigativos no cotidiano escolar. Também, vinculado a este projeto, destaca-se o Projeto de Formação Continuada de Professores (UENF-CAPES), (MARTINEZ, S.A. Coord.), do qual participam professores da UENF, com previsão de variados produtos (livros, livretos e DVD), no ano de 2014. A partir de junho de 2014, o projeto conta com a coordenação do prof. Dr. Leandro Garcia Pinho (lLEEL-CCH-UENF).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Giovane do Nascimento - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante / Renata Maldonado da Silva - Integrante.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
      Descrição: O projeto, iniciado em 2009 tem como objetivo subsidiar discussões sobre a melhoria da produção científica de excelência das áreas da Educação (especialmente em seus fundamentos históricos, políticos e culturais) e da Formação de Professores dentro do âmbito da UENF. Para tal, a meta é dar continuidade a atividades acadêmico-culturais por meio da oferta de subsídios em torno de temas educacionais relevantes para a realidade regional do Norte e Noroeste Fluminenses; assessoramento em políticas públicas de formação inicial e continuada de professores; e divulgação dos resultados das pesquisas por meio de participação dos resultados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais. No bojo dessa pesquisa foram publicados variados trabalhos, dentre os quais o livro organizado por professoras vinculadas ao projeto: Azevedo; Peixoto; Andrade (orgs). Formação de professores: percursos investigativos no cotidiano escolar. Também, vinculado a este projeto, destaca-se o Projeto de Formação Continuada de Professores (UENF-CAPES), (MARTINEZ, S.A. Coord.), do qual participam professores da UENF, com previsão de variados produtos (livros, livretos e DVD), no ano de 2014. Sub-Projeto 01: NEABI Montagem do Centro de Referência para estudos da cultura e história Afro-brasileira e Indígena do Brasil e do Noroeste Fluminense. A partir da perspectiva das políticas sociais que envolvem políticas afirmativas, o presente Núcleo se organizou sob o título de NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas e conta com a coordenação de professores dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho e prof. Dr. Lilian Sagio Cezar), bem como do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Maria Clareth Gonçalves Reis), da UENF. Possui reuniões do grupo de pesquisa periódicas, bem como extraordinárias, que acontecem no prédio do CCH (Centro de Ciências do Homem) da UENF, contando hoje com a participação de diferentes representantes dentro do âmbito acadêmico da Universidade bem como de participantes de diversas instituições/entidades/movimentos sociais da região Norte e Noroeste Fluminenses. Sub-Projeto 02 - As culturas afro-brasileira e indígena como patrimônio cultural significativo nas raízes da formação, dos costumes e tradições étnicas no município de Itaperuna - RJ O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de um Laboratório piloto de pesquisa, ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, no campo da formação continuada de professores e do Patrimônio Cultural. Neste aspecto, espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de Itaperuna (especificamente representada por uma escola de Ensino Fundamental), considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Para tal, o projeto pretende contribuir com a pesquisa sobre o tema da história e cultura afro-brasileira e indígena no Noroeste Fluminense, tendo como público alvo professores, coordenadores, alunos e comunidade de uma escola que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto. Esta escola-polo, de onde partirão as ações de ensino, pesquisa e extensão será a Escola Municipal Águas Claras, que conta com Ensino Fundamental completo e localiza-se em comunidade do Bairro Presidente Costa e Silva no Município de Itaperuna-RJ. Coordenador: PINHO, L. G. (Leandro Garcia Pinho); CEZAR, Lilian Sagio (Lilian Sagio Cezar); REIS, M. C. G. (Maria Clareth Gon. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Integrante / Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Sílvia Alicia Martinez - Integrante.
      Membro: Lilian Sagio Cezar.
    12. 2008-2009. Construindo a historia local: uma analise dos discursos e registros escritos sobre o passado da regiao Noroeste Fluminense no seculo XX
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação Educacional e Cultural São José - Remuneração.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    13. 2005-2007. Historia, Antropologia e Cotidiano: o apogeu e a crise cafeicultora no Noroeste Fluminense sob a perspectiva dos escritos jornalisticos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    14. 2004-2004. A Matriz, o Cristo e a Camara: marcos da historia patrimonial do municipio de Itaperuna-RJ
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto - Não informado.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    15. 2003-2003. Historia e Antropologia: o discurso e o papel dos jesuitas no Brasil Colonial
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto - Não informado.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    16. 2002-2002. A Historia no Ensino Fundamental no municipio de Itaperuna-RJ
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto - Remuneração.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Homenagem em reconhecimento pelo relevante trabalho em prol da educação no município de Itaperuna, Rotary Club de Itaperuna.. 2009.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.
    2. Participação em Banca de Qualificação de Mestrado em História, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF.. 2008.
      Membro: Leandro Garcia Pinho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL BRASIL ? COLÔMBIA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ATUAIS: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2018. (Outra).
    2. XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE:."Iniciação à docência e pesquisa: um balanço sobre as produções dos integrantes do PIBID/ISEPAM". 2018. (Seminário).
    3. IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Minicurso "Educação e sexualidade na escola: perspectivas para o trabalho interdisciplinar na Educação Básica". 2017. (Congresso).
    4. Primer Congreso Internacional de la Sociedad Chilena de Ciencias de las Religiones. "Formação, habilitação e ingresso de professor para o Ensino Religioso na escola pública do Brasil". 2017. (Congresso).
    5. 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Coordenador do Simpósio Temático 12 - "Tempos e espaços do ensino: abordagens teóricas e metodológicas da historiografia da história da educação". 2016. (Seminário).
    6. 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia. 2016. (Seminário).
    7. XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisplinaridade.Ensino religioso confessional no Rio de Janeiro incompatibilidade entre a lei 3.459/00 e a realidade na administração escolar. 2016. (Encontro).
    8. XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisplinaridade. 2016. (Encontro).
    9. Jornadas 2015 - VI Jornadas de Investigación y V Jornadas de Extensión y IV Encuentro de Egresados y Maestrandos."Las políticas educativas para la educación religiosa: un análisis entre la regulación y la aplicación de la asignatura en Río de Janeiro". 2015. (Encontro).
    10. 2º Encontro Internacional de Política Social."Estado, democracia e cidadania sob a ótica da teoria social". 2014. (Encontro).
    11. 2º Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-RIO - SEEJA." Política Educacional e PROEJA: um balanço das produções acadêmicas entre os anos de 2009 até 2013". 2014. (Seminário).
    12. 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER3). A história do Programa Nacional do Livro Didático sob a luz da política educacional: breves considerações sobre a trajetória do Livro Didático. 2014. (Congresso).
    13. 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER3). História do Ensino Religioso: perspectivas de uma política educacional no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro (Pós LDB 9.394/96). 2014. (Congresso).
    14. 9º Encontro Nacional de Política Social."Estado, democracia e cidadania sob a ótica da teoria social". 2014. (Encontro).
    15. I Seminário de Ciências Humanas: um olhar sobre Campos dos Gotacazes e Brasil."Repensando a formação social brasileira". 2014. (Seminário).
    16. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem."História do Ensino Religioso: perspectivas de uma política educacional no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro (Pós-LDB 9.394/96). 2014. (Outra).
    17. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem."Memória e educação no ambiente interdisciplinar". 2014. (Outra).
    18. IV Seminário Estadual da ANPAE-RJ."Uma arena de tensões: da EJA ao PROEJA". 2014. (Seminário).
    19. IV Seminário Estadual da ANPAE-RJ."A (in)definição da laicização na política pública educacional da legislação estadual para o ensino religioso no Rio de Janeiro 25 anos após a Constituição de 1988". 2014. (Seminário).
    20. IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa."A produção letrada dos jesuítas no Brasil quinhentista: entre missivas e tratados". 2014. (Outra).
    21. IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa."A investigação sobre representações sociais no campo educacional". 2014. (Outra).
    22. IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa."Anomia no Ensino Religioso: uma análise da regulação e das representações sociais nas falas dos professores". 2014. (Outra).
    23. Seminário "Educação, Direito e Cidadania: diálogo interdisciplinas". 2014. (Seminário).
    24. VI CONFICT Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Integrante do Comitê Externo de Avaliação. 2014. (Congresso).
    25. XIV Mostra de Pós-graduação."O Programa Nacional do Livro Didático e sua utilização na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemiriim-ES". 2014. (Outra).
    26. Ciclo de Palestras - Conferência Nacional de Educação."Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos". 2013. (Encontro).
    27. I Encontro de Extensão do IFF.Avaliação de Projetos de Extensão durante o I Encontro de Extensão do IFF. 2013. (Encontro).
    28. I Fórum em Humanidades."Natureza em questão: perspectivas críticas". 2013. (Outra).
    29. II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Comunicação oral. 2013. (Congresso).
    30. 54 ICA - International Congress of Americanists. Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos inacianos em meio ao Novo Mundo. 2012. (Congresso).
    31. IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. A invenção do conceito de raça: teorias raciais em foco. 2012. (Congresso).
    32. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL E I SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. O Direito social à segurança no ambiente escolar. 2012. (Congresso).
    33. IX SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL.História, política e educação: abordagens, objetos, perspectivas.. 2012. (Seminário).
    34. 1 Semana Acadêmica Os saberes em foco: educação e tecnologia.Conhecimento científico, educação e valores - algumas reflexões. 2011. (Encontro).
    35. VI Seminário Internacional As rede educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Percebendo a História da educação no Brasil: representações e narrativas sobre a educação jesuítica. 2011. (Seminário).
    36. 4 Seminário Nacional de História da Historiografia.Ensino de introdução aos estudos históricos e teoria da história: discutindo a formação teórico-metodológica do professor de História. 2010. (Seminário).
    37. III Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Redentor. Globalização: um mundo em constante transformação - riscos e desafios. 2010. (Congresso).
    38. III Seminário Transdisciplinar sobre Pesquisa e Formação do Professor.Desafios para uma educação emancipatória: sexualidade e interculturalidade. 2010. (Seminário).
    39. I Seminário: Educar para a Diversidade.História da África na História do Brasil: perspectivas para o ensino na atualidade. 2010. (Seminário).
    40. III Seminário Nacional de História da Historiografia.África e América: olhares jesuíticos sobre a natureza das colônias lusitanas. 2009. (Seminário).
    41. VI Semana Acadêmico-científico-cultural. Organização do evento. 2009. (Congresso).
    42. II Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas.Construindo a História Local. 2008. (Seminário).
    43. V Semana Acadêmico-científico-cultural. Organização do evento. 2008. (Congresso).
    44. 5 Telecongresso Internacional de Educação: Educação, competitividade e desenvolvimento. 2007. (Congresso).
    45. Cultura e História da África.História da África em perspectiva. 2007. (Encontro).
    46. IV Semana Acadêmico-científico-cultural das Faculdades Integradas Padre Humberto.(Re)pensando a história cultural: conceitos e abordagens. 2007. (Outra).
    47. Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade.Visões historiográficas sobre o pensamento jesuítico. 2007. (Seminário).
    48. Conferência Reconstruindo as competências de quem ensina com Pedro Demo. 2006. (Encontro).
    49. III SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2006. (Encontro).
    50. II Semana Acadêmico-científico-cultural. 2005. (Encontro).
    51. As reformas do governo e os reflexos na Educação. 2004. (Encontro).
    52. III Ciclo de Estudos Históricos - Ciência, Técnica e Pesquisa em História.História e religião: aproximações possíveis. 2004. (Encontro).
    53. III Ciclo de Estudos Históricos - Ciência, Técnica e Pesquisa na História. 2004. (Encontro).
    54. V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Jesuítas e modernidade-medieval: nuances político-religiosas luso-brasileiras nos séculos XVI e XVII. 2003. (Simpósio).
    55. I Seminário ISEI. 2002. (Seminário).
    56. IV Encontro Regional de História - História, representações e narrativas.A História no Ensino Fundamental. 2002. (Encontro).
    57. IV Encontro Regional de História - História, representações e narrativas. 2002. (Encontro).
    58. Projeto Arte e Cultura na FAFITA.Organização do evento. 2002. (Outra).
    59. Encontro Departamental - Integração X Atualização. 2001. (Encontro).
    60. XXI Encontro de Ciências Sociais.Perspectivas para o Terceiro Milênio. 2000. (Encontro).
    61. XXI Encontro de Ciências Sociais. 2000. (Encontro).
    62. Caminhos da História Ensinada em Minas Gerais. 1998. (Encontro).
    63. Simpósio Anual da Cehila e XI Semana de Teologia - As religiões nas Gerais.Simpósio Anual da Cehila e XI Semana de Teologia. 1998. (Simpósio).
    64. VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF.VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF. 1998. (Seminário).
    65. V Congresso Latino-americano de História das Ciências e da Tecnologia. 1997. (Congresso).
    66. V Seminário de Iniciação Científica da UFJF.V Seminário de Iniciação Científica da UFJF. 1997. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. PINHO, L. G.; COUTINHO, S.P.. VI SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2009. Congresso
    2. PINHO, L. G.; COUTINHO, S.P.. V SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2008. Congresso
    3. PINHO, L. G.; COUTINHO, S.P.. IV SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2007. Congresso
    4. PINHO, L. G.; COUTINHO, S.P.. III Semana Acadêmico-científico-cultural das FIPH. 2006. Congresso
    5. PINHO, L. G.; COUTINHO, S.P.. II Semana Acadêmico-científico-cultural das FACULDADES INTEGRADAS PADRE HUMBERTO. 2005. Congresso
    6. PINHO, L. G.; COUTINHO, S.P.. Semana Acadêmico-científico-cultural das Faculdades Integradas Padre Humberto. 2004. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)



Data de processamento: 14/02/2019 11:40:45