Grupo Estudos de Educação, Sociedade e Região(ESR)

Shirlena Campos de Souza Amaral

Bacharel e Especialista em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC). Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuação em implementação de projetos relativos à Educação em Direitos Humanos e Cidadania, como a capacitação de professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio das coordenadorias regionais do Norte e do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência nas áreas de Direito, Sociologia e Políticas Sociais, com ênfase em Teoria do Direito, Teoria Sociológica e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Cidadania, Justiça Social, Cultura Legal e Legislação, Políticas Públicas de Ação Afirmativa, Educação Superior, Desigualdades Sociais, Diversidade Cultural, Identidade, Racismo, Violência contra Mulher, Gênero, Sexualidade e Homofobia. Detém quinze prêmios/homenagens. Atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE, FAPERJ. Professora Associada da UENF. Participa dos Grupos de Pesquisa: "Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais" e "Estudos de Educação, Sociedade e Região". Atua no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PGPS/UENF), na linha de pesquisa Educação, Política e Cidadania e no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF), na linha Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4323474960797731 (25/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem. Avenida Alberto Lamego, 2000. Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem, sala 202 Parque Califórnia 28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil Telefone: (22) 27261604 Ramal: 1604 URL da Homepage: http://www.uenf.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2014-Atual. Politica de Cotas para o Acesso ao Ensino Superior e a Questao da Permanencia entre Estudantes Negros e Carentes na UENF
      Descrição: O estudo visa verificar se a utilização do ENEM/SISU continua refletindo diretamente no êxito da política de cotas de recorte racial e social na UENF, permitindo a inclusão de estudantes negros e carentes a real desejada , nos termos da Lei 5.346/2008. Para além da importante questão da ocupação de vagas, a pesquisa busca conhecer o perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da UENF, aprovados no vestibular de 2011 a 2013, bem como identificar os fatores intervenientes nos percursos dos discentes, a partir de seus registros acadêmicos, quais sejam, a evasão e a permanência prolongada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Rafaela Nogueira do Nascimento - Integrante / Letícia Sanz Barreto - Integrante / Lyzandra Borges de Souza - Integrante / Elvia Alvarenga Fagundes da Silva - Integrante.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    2. 2013-2014. Politicas em Patrimonio Escolar: Recuperacao, estudo e divulgacao do patrimonio escolar material e intangivel em Campos dos Goytacazes
      Descrição: Dando continuidade a projeto anterior, o projeto visa contribuir com os estudos na área de Patrimônio Escolar, realizando mapeamento, estudo, recuperação e divulgação dos acervos documentais de escolas da cidade de Campos dos Goytacazes. No momento, os acervos em processo de tratamento e divulgação pertencem a três instituições: Liceu de Humanidades, Escola Normal e Escola Profissional Feminina... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Coordenador / Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Daniela Gonçalves da Silva - Integrante / Euza da Sousa Silva - Integrante / Gabriel Angelo Gomes Trindade - Integrante.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    3. 2013-2014. Politica Publica de Acao Afirmativa e Legislacao: um estudo sobre o acesso de jovens carentes e negros ao ensino superior e estrategias intitucionais de permanencia
      Descrição: O estudo proporciona a nossa aproximação nos estudos sobre direitos sociais e política educacional, que enfatizam a avaliação de políticas públicas de ensino superior e ressaltam a problemática da desigualdade em suas múltiplas dimensões... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Silvia Alicia Martinez - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    4. 2011-2013. Juventude e Desenvolvimento no Norte Fluminense:um estudo sobre os impactos do empreendimento do Porto do Acu
      Descrição: A presente proposta pretende estudar e discutir os impactos do complexo portuário do Açu tendo por interlocutores a juventude regional inserida em cursos de qualificação profissional. Busca-se com esta pesquisa a elaboração de um banco de dados através da aplicação de survey que possam fomentar políticas públicas, além disso, intenta-se produzir a partir do registro etnográfico um documentário que informe sobre as representações nativas acerca do empreendimento e as possíveis mudanças sociais dele decorrentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante / Wania Amélia Belchior Mesquita - Coordenador / José Henrique Mendes Crizóstomo - Integrante / Desiane de Oliveira Rosa Lamonica - Integrante / Hugo Borsani - Integrante / Sergio de Azevedo - Integrante / Vitor de Moraes Peixoto - Integrante / Mauro Macedo Campos - Integrante / Denise Cunha Tavares Terra - Integrante / Paulo Sérgio Belchior Mesquita - Integrante / Fernanda Pacheco da Silva Huguenin - Integrante / Nadine da Silva Esteves - Integrante / Marcos Abraão Fernandes Ribeiro - Integrante / George Gomes Coutinho - Integrante / Brand Arenari - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    5. 2011-2013. Imigracao e Fluencia Cultural
      Descrição: Este trabalho procura entender o fenômeno da imigração a partir de uma perspectiva cognitivista, ou seja, privilegia os aspectos cognitivos e comunicacionais envolvidos na interação entre imigrantes e nativos culturais. Nossa abordagem etno-fenomenológica da imigração e de seus impactos nas sociedades contemporâneas parte do reconhecimento de que a imigração é fenômeno heterogêneo. Dentre os aspectos cognitivistas da questão destacamos três elementos fundamentais: a fluência cultural, que diz respeito ao processo de aquisição de um acervo de conhecimento que permite ao imigrante agir competentemente na cultura receptora; os dispositivos cognitivos como unidades fundamentais do processo de aquisição dessa fluência; a Cultura legal que se refere à aquisição de conhecimento das leis e instituições legais do país para o qual se emigra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante / Marcelo Pereira de Mello - Coordenador / Márcia Regina Castro Barroso - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    6. 2008-2008. As culturas de gestao na educacao do Rio de Janeiro: A instituicao escolar e a producao da qualidade do ensino
      Descrição: A pesquisa verificará a relação entre os indicadores de qualidade das escolas, tais como índices de desempenho e de repetência, e as culturas de gestão das escolas no Estado do Rio de Janeiro. Existiriam várias culturas de gestão nas escolas do Estado do Rio de Janeiro ou só existe uma cultura de gestão que é esta popularizada pela polêmica que ganhou os espaços menos intelectualizados do Estado do Rio de Janeiro? Como caracterizar as culturas de gestão nas escolas do Estado do Rio de Janeiro? A organização da escola, seus rituais cotidianos influenciam as culturas de gestão? As políticas públicas seriam capazes de influenciar efetivamente as práticas das culturas organizacionais das escolas? Em que medida as escolas que formam bem seus alunos partilham das características apontadas pela literatura sobre escolas eficazes? Os índices propostos nessa literatura seriam bons para medir a qualidade da escola existente em nosso estado? Haveria especificidades visíveis na cultura organizacional das escolas da rede estadual no Estado que tem os piores indicadores de qualidade da região sudeste do Brasil?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante / Yvonne Maggie - Coordenador / Maria Ligia Barbosa - Integrante / Ana Pires do Prado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    7. 2005-2006. Universidade, Conhecimento e Missao: circulos sociais, redes e formacao da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
      Descrição: Pesquisa histórico-sociológica acerca da criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Campos dos Goytacazes, na qual destacam-se os seguintes eixos: 1) Darcy Ribeiro, intelectuais, política e pensamento social brasileiro; 2) ciência, tecnologia e desenvolvimento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante / Adelia Maria Miglievich Ribeiro - Coordenador / Glauber Rabelo Matias - Integrante / Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Júnior - Integrante / Fabrício Monteiro Neves - Integrante / Márcia Mérida Aguiar - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Outorga do Título "Jovem Cientista do Nosso Estado" - JCNE, FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.. 2018.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    2. Menção Honrosa na categoria banner pela apresentação do trabalho intitulado ?Um estudo sobre a (in)eficácia das políticas de cotas nos cursos de Pós-graduação stricto sensu da UERJ, UENF e UEZO à luz, no III Congresso Fluminense de Pós-graduação, UENF - UFF - IFF.. 2018.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    3. Menção Honrosa pela apresentação do trabalho intitulado "A Política de Cotas na UENF sob a Perspectiva de Estratégias de Permanência", na área de conhecimento Ciências Humanas, categoria oral, no IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, UENF - UFF - IFF.. 2017.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    4. Melhor Apresentaçao na Área Temática Direitos Humanos e Justiça Durante a IX Mostra de Extensão do IFF-UENF-UFF, IFF-UENF-UFF.. 2017.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    5. Menção Honrosa pela apresentação do trabalho A política de cotas sob a égide da Lei 5.346/2008: análise das estratégias institucionais de permanência providas para os estudantes ingressos na UENF, no III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE)- IFF.. 2016.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    6. 1º lugar no Edital 02/2016/PIBIC NOTA 10,com o plano de trabalho: As cotas na UENF e a questão da evasão após ENEM/SISU: avançando na análise a partir da realidade dos estudantes ingressos,, UENF.. 2016.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    7. Menção Honrosa pela apresentação do trabalho: "A evasão de estudantes ingressos por cotas na UENF após ENEM/SISU: avançando a partir da realidade dos estudantes", no VIII CONFICT,, UENF - IFF - UFF.. 2016.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    8. Menção Honrosa ao trabalho da área - Educação e Ciências Sociais - apresentado no formato Comunicação Oral no II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Campos - Guarus.. 2015.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    9. Menção Honrosa pela apresentação do trabalho "A política de cotas na UENF sob a perspectiva de estratégias de permanência, PET Administração Pública/ UNESP FCLAr, UNESP FCLAr... 2015.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    10. Melhor Apresentação de Banner na Categoria Temática CULTURA, UENF-UFF-IFF.. 2013.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    11. 1º Lugar no Edital para Bolsa de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutoramento em Políticas Sociais - PNPD/CAPES, CAPES - UENF.. 2013.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    12. 1º Lugar no Edital Público de Seleção para Bolsista de Apoio ao Ensino para ministrar disciplina Introdução ao Direito, no curso de graduação em Administração Pública, vinculada ao LGPP/CCH, UENF.. 2012.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    13. 1º Lugar no Edital Público de Bolsas de Extensão da UENF para Direitos Humanos: Construção da Cidadania e Educação Inclusiva, Financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).. 2009.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    14. Integrante do Projeto Vencedor do I Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, na categoria ?A Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária?, Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com MEC.. 2008.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.
    15. Melhor Resumo e Apresentação Oral do Centro de Ciências do Homem na 6.ª Mostra de Pós-Graduação da UENF, (Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF).. 2006.
      Membro: Shirlena Campos de Souza Amaral.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. 2016. (Simpósio).
    2. XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. 2016. (Congresso).
    3. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).
    4. Seminário Mediação, Justiça e Sociedade.Seminário Mediação, Justiça e Sociedade. 2015. (Seminário).
    5. 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2014. (Congresso).
    6. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2014. (Congresso).
    7. IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.História em Quadrinhos: uma narrativa para despertar no aluno o gosto pelo patrimônio e pela cultura escolar. 2014. (Encontro).
    8. VIII Encontro Nacional da ANDHEP - Políticas Públicas para a Segurança Pública e Direitos Humanos.VIII Encontro Nacional da ANDHEP - Políticas Públicas para a Segurança Pública e Direitos Humanos. 2014. (Encontro).
    9. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF.Membro do Comitê Avaliador. 2014. (Encontro).
    10. XIV Mostra de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro , UENF.Membro do Comitê Interno de Seleção e Avaliação. 2014. (Encontro).
    11. 12º Encontro Nacional de Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas - ENEAP:. Atores e redes de Políticas Públicas: novas perspectivas de atuação com a sociedade.Fórum de Coordenadores. 2013. (Encontro).
    12. Juventude, Educação e Trabalho.Juventude, Educação e Trabalho. 2013. (Seminário).
    13. I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. 2012. (Congresso).
    14. Mesa-Redonda: Educação e Relações Étnico-Raciais: em foco a Lei 10.639/03.Educação e Relações Étnico-Raciais: em foco a Lei 10.639/03. 2012. (Outra).
    15. I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. 2011. (Seminário).
    16. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2011. (Congresso).
    17. I Encontro Nacional de Pesquisadores da Sociologia do Direito.I Encontro Nacional de Pesquisadores da Sociologia do Direito. 2010. (Encontro).
    18. 33.º Encontro Anual da ANPOCS. 33.º Encontro Anual da ANPOCS. 2009. (Congresso).
    19. I Fórum de Educação Inclusiva do Norte e Noroeste Fluminense.I Fórum de Educação Inclusiva do Norte e Noroeste Fluminense. 2009. (Encontro).
    20. I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico.I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico. 2009. (Simpósio).
    21. Seminário de Teoria Política, Teoria do Direito e Teoria Social Brasileira.Seminário de Teoria Política, Teoria do Direito e Teoria Social Brasileira. 2009. (Seminário).
    22. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: "Sociologia: Consensos e Controvérsias". XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: "Sociologia: Consensos e Controvérsias". 2009. (Congresso).
    23. A Transversalidade dos Direitos Humanos na Fomação do Professor- Pesquisador.A Transversalidade dos Direitos Humanos na Fomação do Professor- Pesquisador. 2008. (Encontro).
    24. Direitos Humanos: Dilemas e Desafios para as Políticas Sociais.Direitos Humanos: Dilemas e Desafios para as Políticas Sociais. 2008. (Seminário).
    25. I Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social. I Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social. 2008. (Congresso).
    26. V Seminário Educação e População Negra: Fundamentos para a Educação das Relações Étnico-Raciais.V Seminário Educação e População Negra: Fundamentos para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2008. (Seminário).
    27. 31°. Encontro Nacional da ANPOCS. 31°. Encontro Nacional da ANPOCS. 2007. (Congresso).
    28. Dia Internacional da Mulher: Gênero, Mídia e Direito.Dia Internacional da Mulher: Gênero, Mídia e Direito. 2007. (Seminário).
    29. II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2007. (Encontro).
    30. I Seminário Regional sobre Ações Afirmativas e Políticas Reparadoras.I Seminário Regional sobre Ações Afirmativas e Políticas Reparadoras. 2007. (Seminário).
    31. Justiça, Ações Afirmativas e Igualdade de Direitos.Justiça, Ações Afirmativas e Igualdade de Direitos. 2007. (Seminário).
    32. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).
    33. Seminário Afro-Brasileiros e Racismo: Reflexões sobre o.Seminário Afro-Brasileiros e Racismo: Reflexões sobre o. 2005. (Seminário).
    34. Fórum sobre Eleições e Campanhas Políticas.Fórum sobre Eleições e Campanhas Políticas. 2004. (Outra).
    35. IV Semana de Ciências Humanas - Educação e Sociedade no Século XXI.IV Semana de Ciências Humanas - Educação e Sociedade no Século XXI. 2004. (Encontro).
    36. XXVIII Encontro Anual da ANPOCS. XXVIII Encontro Anual da ANPOCS. 2004. (Congresso).
    37. Gestão Pública e Planejamento Estratégico e Situacional da UENF.Gestão Pública e Planejamento Estratégico e Situacional da UENF. 2003. (Seminário).
    38. III Semana de Ciências Humanas - Para que servem as humanidades?.III Semana de Ciências Humanas - Para que servem as humanidades?. 2003. (Encontro).
    39. II Seminário Nacional Sobre Educação Pública no Atual Contexto Mundial e Nacional: Concepções e Políticas.II Seminário Nacional Sobre Educação Pública no Atual Contexto Mundial e Nacional: Concepções e Políticas. 2003. (Seminário).
    40. O Processo no Brasil de Hoje.O Processo no Brasil de Hoje. 2003. (Simpósio).
    41. Direito e Sociedade em Debate.Direito e Sociedade em Debate. 2002. (Seminário).
    42. Direito Privado no Espaço e no Tempo: O Novo Código Civil.Direito Privado no Espaço e no Tempo: O Novo Código Civil. 2002. (Simpósio).
    43. O Novo Código Civil e Suas Repercussões Sobre o Direito do Consumidor.O Novo Código Civil e Suas Repercussões Sobre o Direito do Consumidor. 2002. (Simpósio).
    44. Universidade, Educação e Sociedade: Relações e Perspectivas na Contemporaneidade.Universidade, Educação e Sociedade: Relações e Perspectivas na Contemporaneidade. 2002. (Encontro).
    45. XVIII Simpósio Nacional Direito Penal e Processual Penal: Novas Idéias, Novos Rumos.XVIII Simpósio Nacional Direito Penal e Processual Penal: Novas Idéias, Novos Rumos. 2001. (Simpósio).
    46. (Re)Pensando os Grandes Temas do Direito.(Re)Pensando os Grandes Temas do Direito. 1999. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; ALVARO, P. T.. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2018. Congresso
    2. CARMO, G. T. ; MANHAES, F. C. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; CASTELANO, K. L. ; SILVA, C. B.. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. Congresso
    3. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; SOUZA, C. H. M. ; MANHAES, F. C. ; ISTOE, R. S. C. ; CARMO, G. T.. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2014. Outro
    4. MELLO, M. P. ; MEIRELLES, D. R. S. ; BORGES, N. M. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; LIMA, L. P. M. ; Alves, Fermanda M. Bortolato. I Encontro Nacional de Pesquisadores de Sociologia do Direito. 2010. Congresso
    5. MELLO, M. P. ; BORGES, N. M. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Iguais na Diferença: A Construção do Justo na Sociedade Brasileira. 2009. Outro
    6. GOMES, T.C.A.E. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SARDINHA, J. A. A.. A Transversalidade dos Direitos Humanos na Formação do Professor-Pesquisador. 2008. Outro
    7. MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; PESSANHA. R.R. ; SILVA JR, P. S. R. ; Rangel, F. F. ; MATIAS, G. R. ; LEITAO, A. B.. Jornada Darcy: Animação Cultural, Educação e Emancipação. 2006. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Shirlena Campos de Souza Amaral ⇔ Gabriela do Rosario Silva (44.0)
      1. CASTRO, B. G. S. M. M. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R.. A Política de Cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: a legislação em questão. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE). v. 37, p. 55-70, issn: 2238-9091, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE))
      2. SANTOS, E. E. R. ; CARVALHO, A. J. C. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R.. A Linguagem Matemática e seus reflexos na aprendizagem de alunos: uma experiência nas turmas de ensino médio da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA). LINKSCIENCEPLACE. v. 4, p. 226-245, issn: 2358-8411, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (LINKSCIENCEPLACE)
      3. SILVA, G. R. ; Santos, S.J.S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. O preconceito étnico-racial na escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro Menina bonita do laço de fita. Revista Philologus. v. 22, p. 805-820, issn: 1413-6457, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Philologus)
      4. SILVA, G.R. ; Amaral, S.C.S. ; MARTÍNEZ, S.A.. Acesso, Origem Geográfica e Permanência Prolongada de Estudantes Cotistas Negros e Oriundos de Escolas Públicas na UENF: Uma Análise a partir da Adesão ao ENEM/SISU. Revista Brasileira de Ensino Superior. v. 2, p. 50-61, issn: 2447-3944, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Brasileira de Ensino Superior)
      5. SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R. ; BRANCO, A. L. C. ; KUROSAWA, Y. S. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S.. A Proposta de um Novo Olhar na Educação Brasileira. Revista de Extensão da UENF. v. 2, p. 69-87, issn: 2359-1226, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista de Extensão da UENF)
      6. SILVA, G. R. ; Castelo Branco, A.L. ; Amaral, S.C.S.. Política de Cotas em vista ao combate do preconceito racial brasileiro: uma análise comparativa dos discursos de FHC e Lula em seus primeiros mandatos de presidentes do Brasil. Revista Philologus. v. 63, p. 1735-1746, issn: 1413-6457, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Philologus)
      7. SILVA, G. R. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; Amaral, S.C.S.. COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE E RACISMO: ANALISANDO O ETHOS NOS DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS, VIA DIVULGAÇÃO MIDIÁTICA. Revista Philologus. v. 63, p. 760-776, issn: 1413-6457, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Philologus)
      8. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; Castelo Branco, A.L. ; SILVA, G. R.. A percepção e as práticas pedagógicas dos professores sobre o combate ao racismo: o caso de uma escola pública centenária do norte fluminense. Em: Décio Nascimento Guimarães; Bianka Pires André. (Org.). Educação e diversidade: diálogo intercultural. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Brasil Multicultural. 2018.v. 1, p. 88-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; Castelo Branco, A.L. ; SILVA, G. R.. A implementação da Lei 10.639/03 na Educação Básica: entre a Lei e a prática. Em: Décio Nascimento Guimarães. (Org.). Escola hoje: contexto contemporâneo da educação. 1ed.CAMPOS DOS GOYTACAZES. : Brasil Multicultural. 2016.v. 1, p. 142-161.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SILVA, G. R. ; CARA. G.R.B. ; Silva, M.L.D.T.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) ' Inovação e Tradição- preservar e criar na formação docente', v. 1, p. 1-12, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) ' Inovação e Tradição- preservar e criar na formação docente')
      11. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. A Política de Cotas Étnico-raciais em perspectiva da Inclusão Social e Afirmação da Identidade Negra: diagnósticos com base nos discursos de discentes cotistas da UENF e da UFF. Em: 42º Encontro Anual da ANPOCS, v. 1, p. 1-15, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (42º Encontro Anual da ANPOCS)
      12. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SIMOES, C. F.. Inclusão social por meio de cotas étnico-raciais e sociais na UENF. Em: 5º Encontro Internacional de Política Social 12º Encontro Nacional de Política Social, v. 1, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (5º Encontro Internacional de Política Social 12º Encontro Nacional de Política Social)
      13. Santos, S.J.S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; VALENCIA, M. S. ; SILVA, G. R.. A formação do professor e as diversidades raciais e de gênero na escola: uma experiência em uma escola estadual de Campos dos Goytacazes - RJ. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores: Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 3, p. 676-687, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores: Por uma revolução no campo da formação de professores)
      14. Santos, S.J.S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Escola sem homofobia: a proposta de um novo olhar. Em: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades)
      15. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; Castelo Branco, A.L. ; SILVA, G. R.. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica: a experiência do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos. Em: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades)
      16. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; SIMOES, C. F.. A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas a partir da legislação. Em: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, v. 1, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão)
      17. SOUZA, L. B. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; VALENCIA, M. S. ; KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; BARCELLOS, W. S.. Direitos Humanos, reconhecimento e diversidade: o respeito às diferenças na escola. Em: Revista de Extensão UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Resumos da VII Mostra de Extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Campos dos Goytacazes, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista de Extensão UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Resumos da VII Mostra de Extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Campos dos Goytacazes)
      18. TRINDADE, G. A. G. ; AZEVEDO, L. S. F. ; VIEIRA, K. M. ; MARTINEZ, S. A. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; SILVA, D. G.. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). Em: VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar).. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF, v. 06, p. 01-05, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar).. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF)
      19. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. Cotas étnico-raciais na pós-graduação stricto sensu e na construção da identidade negra: um estudo à luz da Análise Crítica do Discurso. Em: III Congresso Fluminense de Pós-Graduação, 2018, Campos dos Goytacazes. Anais do III Congresso Fluminense de Pós-Graduação IFF/UENF/UFF. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. SILVA, G. R. ; Campos de Souza Amaral, Shirlena ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; SIMOES, C. F.. A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas a partir da legislação. Em: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Vitória - Espírito Santo. Seminário Capixaba de Educação Especial ( Vitória, ES), p. 83-83, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. SILVA, G. R. ; Campos de Souza Amaral, Shirlena ; Martinez, S.A.. A política de cotas na UENF a partir do enem/sisu em perspectiva da inclusão social: análise sobre acesso, permanência prolongada e lugar de origem dos estudantes cotista negra e oriundos de escolas públicas. Em: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Espírito Santo. Seminário Capixaba de Educação Especial (Vitória, ES). Vitória- ES, p. 84-84, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; KUROSAWA, Y. S.. Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: repensando o contexto, as práticas escolares e a proposta de novos olhares para a educação brasileira. Em: : IV Semana das Licenciaturas, 2016, Campos dos Goytacazes. IV Semana das Licenciaturas - Ensinar e Aprender, esse desassossego!, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. SILVA, G. R. ; GOMES, N. C. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Castelo Branco, A.L. ; ARAUJO, F. Z. S. ; Santos, S.J.S.. Direitos humanos e homofobia na escola: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade de gênero. Em: IV Semana das Licenciaturas, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais IV Semana das Licenciaturas- Ensinar e aprender, esse desassossego!, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A Política de Cotas enquanto mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade étnico-racial: uma análise dos discursos dos estudantes cotistas da UENF e da UFF. Em: XV Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais da XV Mostra de Pós-Graduação da UENF- "Luz, Ciência e Vida" Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, v. 1, p. 5-5, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A Política de Cotas em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade étnico-racial: análises a partir dos discursos de estudantes cotistas. Em: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, v. 2, p. 7-7, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; VALENCIA, M. S. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI. A Educação de jovens e Adultos e suas relações com as políticas Afirmativas na escola: breve discussão das questões étnico raciais. Em: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, v. 2, p. 8-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Martinez, S.A.. Cotas Raciais e Sociais na UENF: Análise sobre o acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após a implementação do ENEM/SISU. Em: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, v. 2, p. 9-9, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Martinez, S.A.. Cotas 'Raciais' e 'Sociais' na UENF: Uma análise sobre o acesso e permanência de estudantes após o Enem/Sisu. Em: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 2 a 5 de dezembro de 2014. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. TRINDADE, G. A. G. ; Azevedo, L.S.F. ; Martinez, S.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R.. Preservar a Memória, Divulgar a Cultura Escolar e afirmar a Identidade. Em: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 2 a 5 de dezembro de 2014. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. SILVA, G. R. ; CARA. G.R.B. ; Silva, M.L.D.T.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
      31. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A Política de Cotas Étnico-raciais em perspectiva da Inclusão Social e Afirmação da Identidade Negra: diagnósticos com base nos discursos de discentes cotistas da UENF e da UFF. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
      32. SILVA, G. R. ; SOUZA, L. B. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      33. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; SILVA, G. R.. Diversidade na escola na perspectiva dos direitos humanos: reconhecimento, respeito e os alcances do direito de ser. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      34. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Racismo e homofobia no âmbito acadêmico: diagnósticos por meio de um estudo de caso. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      35. SILVA, G. R. ; GOMES, N. C. ; ARAUJO, F. Z. S. ; Castelo Branco, A.L. ; Santos, S.J.S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Direitos Humanos e homofobia na escola: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade de gênero. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
      36. SILVA, G. R. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; KUROSAWA, Y. S.. Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: repensando o contexto, as práticas escolares e a proposta de novos olhares para a educação brasileira. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
      37. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. Cotas étnico-raciais, combate ao racismo e promoção da inclusão social: a experiência da UENF e da UNB na política de cotas para acesso à educação superior. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      38. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Escola sem homofobia: a proposta de um novo olhar. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      39. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica: a experiência do Colégio Estadual Liceu de Humanida des de Campos. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      40. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. Política de cotas étnico-raciais como mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade negra: Um diagnóstico por meio dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
      41. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Análise da política de cotas étnico-raciais na educação superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise por meio dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      42. SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A.. A Política de Cotas em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade étnico-racial: análise a partir dos discursos de estudantes cotistas. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      43. SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A.. Cotas raciais e sociais na UENF; análise sobre acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após a implementação do ENEM/SISU. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      44. TRINDADE, G. A. G. ; Azevedo, L.S.F. ; Martinez, S.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R.. Preservar a Memória, Divulgar a Cultura Escolar e afirmar a Identidade. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Shirlena Campos de Souza Amaral ⇔ Leandro Garcia Pinho (2.0)
      1. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; PINHO, L. G. ; Martinez, S.A. ; NASCIMENTO, G.. Modernidade e individualismo sob a ótica de Bauman e Giddens. InterScience Place. v. 1, p. 137-154, issn: 1679-9844, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (InterScience Place)
      2. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; PINHO, L. G. ; NASCIMENTO, G.. OS ANOS 60 E O MOVIMENTO NEGRO NORTE-AMERICANO: UMA DÉCADA DE ELEVAÇÃO DE CONSCIÊNCIA, ECLOSÃO DE SENTIMENTOS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL. InterScience Place. v. 1, p. 182-197, issn: 1679-9844, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (InterScience Place)

    • Shirlena Campos de Souza Amaral ⇔ Marcelo Carlos Gantos (1.0)
      1. Martinez, S.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Gantos, M.C.. Políticas de Inserção de Alunos Negros e Carentes na Universidade Pública Brasileira: os desafios das cotas. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. v. 20, p. 13-32, issn: 1413-0693, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação)




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:45