Grupo Estudos de Educação, Sociedade e Região(ESR)

Gabriela do Rosario Silva

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), na Linha Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. Graduada em Licenciatura em Pedagogia, também pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolveu pesquisas na condição de bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no período de 2014-2015, com trabalho concernente ao estudo da Política de Cotas no Ensino Superior. Atuação também, em Projeto de Extensão Universitária como bolsista de graduação financiado pela FAPERJ entre os anos de 2012-2014, na área de Educação, Memória e Cultura na região de Campos dos Goytacazes. Integrante, desde 2015, do Grupo de Pesquisa Estudos de Educação, Sociedade e Região coordenado pela Profa. Dra. Shirlena Campos de Souza Amaral. Atualmente é Tutora a Distância dos seguintes componentes curriculares do curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da UENF (Consórcio CEDERJ/ Fundação CECIERJ): Educação para a Diversidade, Informática em Educação e Tópicos em Educação Especial. Áreas de interesse: Análise do Discurso, Aprendizagem, Cognição, Cultura, Direitos Humanos, Diversidade, Educação Matemática, Ensino, Formação de Professores, Identidade, Inclusão Social, Linguagem, Memória, Novas tecnologias da Informação e Comunicação e Políticas Públicas, em especial, as Políticas de Ação Afirmativa aplicadas à Educação Básica e ao Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4353766472120604 (29/12/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Avenida Alberto Lamego Parque Califórnia 28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil Telefone: (22) 997488576
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Primeiro lugar na Seleção Pública de Tutores 2017.1 da Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ)/ Consórcio CEDERJ -Disciplina: Educação para a Diversidade, Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil... 2017.
      Membro: Gabriela do Rosario Silva.
    2. Menção Honrosa ao trabalho da área - Educação e Ciências Sociais - apresentado no formato Comunicação Oral no II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Campos - Guarus.. 2015.
      Membro: Gabriela do Rosario Silva.
    3. Melhor apresentação de Banner na categoria Temática CULTURA na IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, .. 2012.
      Membro: Gabriela do Rosario Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (62)
    1. 42º Encontro Anual ANPOCS. 2018. (Encontro).
    2. Defesa Pública de Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. 2018. (Outra).
    3. Direitos Humanos e Educação: 70 anos de diálogos. 2018. (Encontro).
    4. Do lado de lá: Literatura Brasileira em solo Italiano. 2018. (Encontro).
    5. III Congresso Fluminense de Pós-Graduação. 2018. (Congresso).
    6. I Semana do Ensino de Arte, promovida pelo IFF Campos Centro - Palestra: O professor de Arte na Educação contemporânea: formação, currículo e desafios das práticas pedagógicas. 2018. (Outra).
    7. Sessão de Cinema reservada para o curso de Licenciatura em Letras- O Filme da Minha vida. 2018. (Outra).
    8. 5º Encontro Internacional de Política Social/12º Encontro Nacional de Política Social.Inclusão social por meio de cotas étnico-raciais e sociais na UENF. 2017. (Encontro).
    9. A gestão na sala de aula:construindo caminhos para uma aprendizagem significativa. 2017. (Outra).
    10. Bioética, justiça e condições genéticas: quanto vale uma vida?. 2017. (Outra).
    11. Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula: reflexões sobre Diagnóstico e Intervenção Precoce. 2017. (Outra).
    12. II Congresso Fluminense de Pós-Graduação. A política de cotas étnico-raciais como instrumento de inclusão social e afirmação da identidade negra: uma análise a partir dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2017. (Congresso).
    13. III Encontro Nacional de NEAB e NEABI e grupos correlatos da Rede Federal. 2017. (Encontro).
    14. I Semana Acadêmica da Licenciatura em Letras: Língua, Literatura e Docência. 2017. (Outra).
    15. I Semana do Ensino de Arte. 2017. (Encontro).
    16. Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).
    17. Seminário Escola na Família: Diálogos pela Educação. 2017. (Seminário).
    18. VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2017. (Congresso).
    19. VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Coordenação do Grupo de Trabalho: Antirracismo e Sociedade, no VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2017. (Congresso).
    20. 5º CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - Desenvolvimento, Democracia e Interdisciplinaridade. 2016. (Congresso).
    21. I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense - I CONINF. 2016. (Congresso).
    22. I Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual - I CONADS. 2016. (Congresso).
    23. II Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual e Gênero - II CONADS. 2016. (Congresso).
    24. II Encontro de Tutores e Coordenadores da Pedagogia UENF/CEDERJ. 2016. (Encontro).
    25. III CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONEPE). A política de cotas étnico-raciais no ensino superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise com base nos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. (Congresso).
    26. III CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONEPE). 2016. (Congresso).
    27. II Seminário Educação, Direito e Cidadania: Diálogo Interdisciplinar. 2016. (Seminário).
    28. I MEEDUC - FÓRUM DE EDUCAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. 2016. (Outra).
    29. IV Semana das Licenciaturas. 2016. (Encontro).
    30. IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão -. 2016. (Seminário).
    31. Palestra: A Relevância da Leitura no Século XXI. 2016. (Outra).
    32. Participação no conjunto de atividades do evento I MEEDUC - FÓRUM DE EDUCAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. 2016. (Outra).
    33. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Outra).
    34. Seminário Pensamento Social: Desigualdades e Mudanças Sociais. 2016. (Seminário).
    35. VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. 2016. (Simpósio).
    36. XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. 2016. (Congresso).
    37. XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).
    38. XVI Mostra de Pós-Graduação da UENF. 2016. (Outra).
    39. Colóquio: Conhecendo o sistema de avaliação da pós-graduação (CAPES). 2015. (Encontro).
    40. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).
    41. I Fórum de Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). 2015. (Encontro).
    42. II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). 2015. (Congresso).
    43. III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária do CCH " Luz, ciência e vida". 2015. (Seminário).
    44. Seminário "Mediação, Justiça e Sociedade". 2015. (Seminário).
    45. Workshop "Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar: a Teoria na Prática". 2015. (Oficina).
    46. X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Outra).
    47. XV Mostra de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ry Ribeiro. 2015. (Exposição).
    48. Construindo uma Escola para Todos. 2014. (Seminário).
    49. I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). 2014. (Congresso).
    50. II Aniversário do NEABI- Relações Raciais no Brasil - entre ações e tensõe. 2014. (Encontro).
    51. II Seminário de Pesquisa e Extensão Universitária.PRESERVAR A MEMÓRIA, DIVULGAR A CULTURA ESCOLAR E AFIRMAR A IDENTIDADE DA COMUNIDADE (ESCOLAR). 2014. (Seminário).
    52. Os índios na História do Brasil: avanços e desafios das abordagens interdisciplinares. 2014. (Outra).
    53. I Aniversário do NEABI - 10 anos de políticas de ações afirmativas no ensino superior: avanços e desafios. 2013. (Encontro).
    54. I Seminário " Extensão Universitária em Debate".Preservar a Memória, divulgar a Cultura e Afirmar a identidade na comunidade(escolar).. 2013. (Seminário).
    55. Projeto "Olhares: África-Brasil". 2013. (Seminário).
    56. V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. 2013. (Exposição).
    57. IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. 2012. (Exposição).
    58. IV Semana Acadêmica da UENF/ XII Semana Acadêmica da Pedagogia. 2012. (Congresso).
    59. Mesa-Redonda Educação e Relações Étnico-raciais:em foco a Lei 10.639/03. 2012. (Outra).
    60. SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2011. (Exposição).
    61. III SEMANA DE MATEMÁTICA DO IF FLUMINENSE. 2010. (Outra).
    62. Mitos nos Transtornos do Comportamento e na Aprendizagem. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. SILVA, G. R.. Seminário Educação e Direito: inclusão da teoria à prática. 2017. (Outro).. . 0.
    2. SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. ; VIEIRA, R. R. M.. II Encontro de Tutores e Coordenadores da Pedagogia UENF/CEDERJ. 2016. Outro
    3. CARMO, G. T. ; MANHAES, F. C. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; CASTELANO, K. L. ; SILVA, C. B.. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e idosos: qualidade em questão. 2015. Congresso
    4. SILVA, G.R.. Coral de Natal. 2015. (Outro).. . 0.
    5. SILVA, G.R.; SILVA, R. R.. Cantata de Páscoa. 2014. Outro
    6. SILVA, G. R.. IV SEMANA ACADÊMICA DA UENF / XII SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. SILVA, G.R.. Peça Teatral Mãos Vazias. 2013. (Outro).. . 0.
    8. SILVA, G.R.; SILVA, R. R.. Cantata de Natal. 2013. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Gabriela do Rosario Silva ⇔ Shirlena Campos de Souza Amaral (44.0)
      1. CASTRO, B. G. S. M. M. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R.. A Política de Cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: a legislação em questão. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE). v. 37, p. 55-70, issn: 2238-9091, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE))
      2. SANTOS, E. E. R. ; CARVALHO, A. J. C. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R.. A Linguagem Matemática e seus reflexos na aprendizagem de alunos: uma experiência nas turmas de ensino médio da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA). LINKSCIENCEPLACE. v. 4, p. 226-245, issn: 2358-8411, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (LINKSCIENCEPLACE)
      3. SILVA, G. R. ; Santos, S.J.S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. O preconceito étnico-racial na escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro Menina bonita do laço de fita. Revista Philologus. v. 22, p. 805-820, issn: 1413-6457, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Philologus)
      4. SILVA, G.R. ; Amaral, S.C.S. ; MARTÍNEZ, S.A.. Acesso, Origem Geográfica e Permanência Prolongada de Estudantes Cotistas Negros e Oriundos de Escolas Públicas na UENF: Uma Análise a partir da Adesão ao ENEM/SISU. Revista Brasileira de Ensino Superior. v. 2, p. 50-61, issn: 2447-3944, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Brasileira de Ensino Superior)
      5. SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R. ; BRANCO, A. L. C. ; KUROSAWA, Y. S. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S.. A Proposta de um Novo Olhar na Educação Brasileira. Revista de Extensão da UENF. v. 2, p. 69-87, issn: 2359-1226, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista de Extensão da UENF)
      6. SILVA, G. R. ; Castelo Branco, A.L. ; Amaral, S.C.S.. Política de Cotas em vista ao combate do preconceito racial brasileiro: uma análise comparativa dos discursos de FHC e Lula em seus primeiros mandatos de presidentes do Brasil. Revista Philologus. v. 63, p. 1735-1746, issn: 1413-6457, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Philologus)
      7. SILVA, G. R. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; Amaral, S.C.S.. COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE E RACISMO: ANALISANDO O ETHOS NOS DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS, VIA DIVULGAÇÃO MIDIÁTICA. Revista Philologus. v. 63, p. 760-776, issn: 1413-6457, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Philologus)
      8. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; Castelo Branco, A.L. ; SILVA, G. R.. A percepção e as práticas pedagógicas dos professores sobre o combate ao racismo: o caso de uma escola pública centenária do norte fluminense. Em: Décio Nascimento Guimarães; Bianka Pires André. (Org.). Educação e diversidade: diálogo intercultural. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Brasil Multicultural. 2018.v. 1, p. 88-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; Castelo Branco, A.L. ; SILVA, G. R.. A implementação da Lei 10.639/03 na Educação Básica: entre a Lei e a prática. Em: Décio Nascimento Guimarães. (Org.). Escola hoje: contexto contemporâneo da educação. 1ed.CAMPOS DOS GOYTACAZES. : Brasil Multicultural. 2016.v. 1, p. 142-161.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SILVA, G. R. ; CARA. G.R.B. ; Silva, M.L.D.T.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) ' Inovação e Tradição- preservar e criar na formação docente', v. 1, p. 1-12, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) ' Inovação e Tradição- preservar e criar na formação docente')
      11. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. A Política de Cotas Étnico-raciais em perspectiva da Inclusão Social e Afirmação da Identidade Negra: diagnósticos com base nos discursos de discentes cotistas da UENF e da UFF. Em: 42º Encontro Anual da ANPOCS, v. 1, p. 1-15, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (42º Encontro Anual da ANPOCS)
      12. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SIMOES, C. F.. Inclusão social por meio de cotas étnico-raciais e sociais na UENF. Em: 5º Encontro Internacional de Política Social 12º Encontro Nacional de Política Social, v. 1, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (5º Encontro Internacional de Política Social 12º Encontro Nacional de Política Social)
      13. Santos, S.J.S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; VALENCIA, M. S. ; SILVA, G. R.. A formação do professor e as diversidades raciais e de gênero na escola: uma experiência em uma escola estadual de Campos dos Goytacazes - RJ. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores: Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 3, p. 676-687, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores: Por uma revolução no campo da formação de professores)
      14. Santos, S.J.S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Escola sem homofobia: a proposta de um novo olhar. Em: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades)
      15. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; Castelo Branco, A.L. ; SILVA, G. R.. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica: a experiência do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos. Em: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades)
      16. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; SIMOES, C. F.. A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas a partir da legislação. Em: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, v. 1, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão)
      17. SOUZA, L. B. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; VALENCIA, M. S. ; KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; BARCELLOS, W. S.. Direitos Humanos, reconhecimento e diversidade: o respeito às diferenças na escola. Em: Revista de Extensão UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Resumos da VII Mostra de Extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Campos dos Goytacazes, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista de Extensão UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Resumos da VII Mostra de Extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Campos dos Goytacazes)
      18. TRINDADE, G. A. G. ; AZEVEDO, L. S. F. ; VIEIRA, K. M. ; MARTINEZ, S. A. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; SILVA, D. G.. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). Em: VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar).. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF, v. 06, p. 01-05, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar).. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF)
      19. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. Cotas étnico-raciais na pós-graduação stricto sensu e na construção da identidade negra: um estudo à luz da Análise Crítica do Discurso. Em: III Congresso Fluminense de Pós-Graduação, 2018, Campos dos Goytacazes. Anais do III Congresso Fluminense de Pós-Graduação IFF/UENF/UFF. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. SILVA, G. R. ; Campos de Souza Amaral, Shirlena ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; SIMOES, C. F.. A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas a partir da legislação. Em: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Vitória - Espírito Santo. Seminário Capixaba de Educação Especial ( Vitória, ES), p. 83-83, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. SILVA, G. R. ; Campos de Souza Amaral, Shirlena ; Martinez, S.A.. A política de cotas na UENF a partir do enem/sisu em perspectiva da inclusão social: análise sobre acesso, permanência prolongada e lugar de origem dos estudantes cotista negra e oriundos de escolas públicas. Em: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Espírito Santo. Seminário Capixaba de Educação Especial (Vitória, ES). Vitória- ES, p. 84-84, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; KUROSAWA, Y. S.. Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: repensando o contexto, as práticas escolares e a proposta de novos olhares para a educação brasileira. Em: : IV Semana das Licenciaturas, 2016, Campos dos Goytacazes. IV Semana das Licenciaturas - Ensinar e Aprender, esse desassossego!, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. SILVA, G. R. ; GOMES, N. C. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Castelo Branco, A.L. ; ARAUJO, F. Z. S. ; Santos, S.J.S.. Direitos humanos e homofobia na escola: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade de gênero. Em: IV Semana das Licenciaturas, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais IV Semana das Licenciaturas- Ensinar e aprender, esse desassossego!, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A Política de Cotas enquanto mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade étnico-racial: uma análise dos discursos dos estudantes cotistas da UENF e da UFF. Em: XV Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais da XV Mostra de Pós-Graduação da UENF- "Luz, Ciência e Vida" Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, v. 1, p. 5-5, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A Política de Cotas em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade étnico-racial: análises a partir dos discursos de estudantes cotistas. Em: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, v. 2, p. 7-7, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; VALENCIA, M. S. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI. A Educação de jovens e Adultos e suas relações com as políticas Afirmativas na escola: breve discussão das questões étnico raciais. Em: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, v. 2, p. 8-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Martinez, S.A.. Cotas Raciais e Sociais na UENF: Análise sobre o acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após a implementação do ENEM/SISU. Em: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, v. 2, p. 9-9, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Martinez, S.A.. Cotas 'Raciais' e 'Sociais' na UENF: Uma análise sobre o acesso e permanência de estudantes após o Enem/Sisu. Em: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 2 a 5 de dezembro de 2014. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. TRINDADE, G. A. G. ; Azevedo, L.S.F. ; Martinez, S.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R.. Preservar a Memória, Divulgar a Cultura Escolar e afirmar a Identidade. Em: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 2 a 5 de dezembro de 2014. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. SILVA, G. R. ; CARA. G.R.B. ; Silva, M.L.D.T.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
      31. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A Política de Cotas Étnico-raciais em perspectiva da Inclusão Social e Afirmação da Identidade Negra: diagnósticos com base nos discursos de discentes cotistas da UENF e da UFF. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
      32. SILVA, G. R. ; SOUZA, L. B. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      33. AMARAL, Shirlena Campos de Souza; SILVA, G. R.. Diversidade na escola na perspectiva dos direitos humanos: reconhecimento, respeito e os alcances do direito de ser. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      34. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Racismo e homofobia no âmbito acadêmico: diagnósticos por meio de um estudo de caso. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      35. SILVA, G. R. ; GOMES, N. C. ; ARAUJO, F. Z. S. ; Castelo Branco, A.L. ; Santos, S.J.S. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Direitos Humanos e homofobia na escola: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade de gênero. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
      36. SILVA, G. R. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. ; SIQUEIRA LIMA, NÁTHANI ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; KUROSAWA, Y. S.. Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: repensando o contexto, as práticas escolares e a proposta de novos olhares para a educação brasileira. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
      37. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. Cotas étnico-raciais, combate ao racismo e promoção da inclusão social: a experiência da UENF e da UNB na política de cotas para acesso à educação superior. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      38. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Escola sem homofobia: a proposta de um novo olhar. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      39. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica: a experiência do Colégio Estadual Liceu de Humanida des de Campos. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      40. SILVA, G. R. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Moura, S.A.. Política de cotas étnico-raciais como mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade negra: Um diagnóstico por meio dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
      41. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Análise da política de cotas étnico-raciais na educação superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise por meio dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      42. SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A.. A Política de Cotas em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade étnico-racial: análise a partir dos discursos de estudantes cotistas. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      43. SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A.. Cotas raciais e sociais na UENF; análise sobre acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após a implementação do ENEM/SISU. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      44. TRINDADE, G. A. G. ; Azevedo, L.S.F. ; Martinez, S.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; SILVA, G. R.. Preservar a Memória, Divulgar a Cultura Escolar e afirmar a Identidade. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:45