Grupo Estudos de Educação, Sociedade e Região(ESR)

Marcelo Carlos Gantos

Possui graduação em História pela Universidad Nacional de Mar del Plata (1987), Mestrado em História Urbana pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em História Social da América também pela Universidade Federal Fluminense (1998). Realizou estagio de Pós-doutoramento (2007) na EEHA - CSIC Escuela de Estudios Hispanamericanos, Sevilha, Espanha. Atualmente é professor associado do LEEA- Laboratório de Estudos do Espaço Antropico do Centro de Ciencias do Homem desta instituição, lecionando no Curso de Graduação em Ciencias Sociais, Licenciatura em Pedagogia e como Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Politicas Sociais (UENF/CAPES). Tem experiência de pesquisa, docencia e extensão nas áreas de História e no campo interdisciplinar das Ciencias Humanas, com ênfase em estudos culturais locais e da America Latina, atuando principalmente nos campos da cultura visual ( fotografia, audiovisual, arte do video) comunicação pública, divulgacão cientifica, história das politicas sociais, culturais, patrimônio, memória social e extensão universitaria.Dirige desde 2000 a UESI-Unidade Experimental de Som e Imagem, pertencente ao CCH/UENF. Desde 2014 atua como Coordenador Institucional da UENF ao frente dos Projetos Pescarte e Territórios do Petróleo, ambos inseridos no PEA-Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos promovidos pela Petrobras sobre orientação do IBAMA.Foi eleito Diretor do CCH Centro de Ciencias do Homem da UENF durante o período 1/01/2016 até 31/12/2020. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6823520027124695 (01/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciencias do Homem, Leea Laboratório de Estudos do Espaço Antrôpico. Av. Alberto Lamego 2000-Predio do CCH sala 112 Horto 28800-010 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil Telefone: (22) 27261663 Ramal: 1663 Fax: (22) 27261685 URL da Homepage: http://www.uenf.br/leea
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2018-Atual. Estado e Politicas Sociais na Amazonia: dialogos criticos sobre apropriacao de territorios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturacao de sistemas de conhecimento.
      Descrição: O projeto objetiva analisar as políticas desenvolvimentistas praticadas pelo Estado em escala nacional e regional e seus impactos ambientais, culturais e sociais aos territórios e às territorialidades dos sujeitos a eles concernidos. Via de regra, essas políticas resultam em um violento processo de desterritorialização, bem como em violação de direitos, impondo a necessidade de alargamento do universo conceitual da temática. Destarte, balizas epistemológicas desse projeto associado repercutirão sobre: Estado, conflitos socioambientais, mobilidades humanas e territórios educação, dentre outras. Pretende-se, assim, desenvolver ações de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo crítico-cruzado dos pesquisadores com as populações e seus conhecimentos tradicionais, com a finalidade de desvelar problemáticas e proposições que subsidiem a construção de alternativas aos processos de exclusão, desigualdades, violências e conflitos gerados por essas políticas que, frequentemente, deslegitimam os modus operandi desses sujeitos. As linhas Estado, Mobilidades Humanas e Políticas na Amazônia; Dinâmicas Sócioambientais, Diversidade, Lutas por Direitos Sociais e pela Terra na Amazônia nortearão as pesquisas em associação entre o PDTSA, PPGSOF e PPGPS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Integrante / Silvia Alicai Martinez - Integrante / Marcos Antonio Pedlowski - Integrante / Denise Tavares Terra - Coordenador / Rodrigo da Costa Caetano - Integrante.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    2. 2017-Atual. Mulheres da Pesca
      Descrição: O projeto visa, ao longo de vinte e quatro meses, elaborar e disponibilizar uma cartografia dos conflitos socioambientais que vivem no cotidiano as mulheres das comunidades pesqueiras de sete municípios que compõem as mesorregiões das baixadas litorâneas e do norte do Estado do Rio de Janeiro: São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Macaé, Quissamã, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Este mapa contempla o labor cientifico e técnico de levantamento, caracterização descritiva, representação cartográfica georreferenciada e disponibilização eletrônica dos dados e informações dos principais conflitos socioambientais que envolvem a participação das mulheres. Além do mapeamento, será realizada uma síntese analítica dos casos identificados na área de estudo. Inicialmente, será elaborada revisão bibliográfica e estado da arte sobre a temática do conflito social e socioambiental, relações de gênero e condição feminina na pesca no Brasil, com a finalidade de atualizar a discussão e alcançar um arcabouço conceitual comum que permita discutir e definir as categorias basilares do estudo. Serão analisados, a seguir, dados secundários, tendo como repositório principal o ?Censo Pescarte?, survey fruto do mapeamento sócioeconomico de indivíduos pertencentes à categoria de pescadores artesanais e seus familiares, realizado entre os anos de 2014 e 2016 nos municípios propostos na presente pesquisa (Timóteo, 2014; 2016). A partir desse repositório serão identificadas, caracterizadas e contextualizadas as condições de vida das mulheres pescadoras e reconhecidos os principais conflitos vinculados à condição feminina. Complementarmente, serão utilizados os Censos Demográficos do IBGE (anos 1991, 2000 e 2010) e outras fontes secundárias. O conjunto dos dados quantitativos tratados indicarão conflitos, os quais serão validados no campo por meio de pesquisa qualitativa em uma segunda etapa do projeto. Por fim, serão selecionados os casos mais representativos de cada município para um aprofundamento em forma de testemunho (audiovisual) para compor a cartografia. Além da construção de um banco de dados temático e a disponibilização eletrônica da representação cartográfica da informação processada, espera-se como produtos: a realização de dois Seminários; a realização e divulgação de uma coletânea de artigos científicos analisando o 3 quadro teórico conceitual, os principais resultados obtidos; e, por último, contribuir com a formação de recursos humanos durante a pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador / Silvia Alicai Martinez - Integrante / Roberto Dutra - Integrante / Leandro Garcia Pinho - Integrante / Joseane de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    3. 2014-Atual. Territorios do Petroleo. Royalties e Vigilia Cidada na Bacia de Campos
      Descrição: Situado no campo das politicas publicas, Territórios do Petróleo consiste num projeto de Educação Ambiental (EA) no âmbito da implementação das medidas de mitigação de impactos socioambientais de licenciamento ambiental de atividades de produção de petróleo e gas na região da Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro. O projeto esta inserido na Linha de Ação B ? ?Controle Social da aplicação de royalties e de participações especiais da produção de petróleo e gás natural? (NOTA TÉCNICA CGPEG/DILIC/IBAMA No01/10) e se propõe pesquisar, atuar e intervir - diretamente e indiretamente - sobre a população de 10 municípios dessa região, todos localizados no Estado do Rio de Janeiro. Territórios do Petróleo focaliza seu acionar na geografia e no cenário de demandas informativas oriundas dos grupos sociais vulneráveis direcionadas a questão dos royalties e visa atuar sobre um público diversificado. No contexto territorial da Bacia de Campos, a geração de royalties das atividades de prospecção e de exploração petrolíferas se distinguem por serem altamente impactantes positiva e negativamente gerando recursos de vulto e passivos sócio-ambientais de difícil mitigação. Sua lógica de distribuição não vem de escolhas políticas, senão das condições geofísicas, inserindo-se muito frequentemente em municipalidades historicamente pobres e desiguais, onde são recebidas com as mais altas expectativas de trazerem o desenvolvimento, o bem-estar e a superação do quadro de desigualdades. Estes municípios que compartilham o fato de estarem localizados na plataforma continental contígua aos poços de petróleo explorados nesta bacia que respondem juntos por, aproximadamente, 84% da produção nacional de petróleo e de 42% do gás Natural , espalhada em 55 campos em operação. Esta realidade se agrava devido às regras de rateio das compensações financeiras. Nestes municípios petro-rentistas da Bacia de Campos, de orçamentos milionários, se consolida o fenômeno paradoxal denominado o ?desafio da abundância?, que se traduz no descompasso entre a capacidade de planejar o gasto e o ritmo crescente das receitas; na desinformação e ausência de transparência na contabilidade pública destes recursos e na chamada ?preguiça fiscal? resultante da lógica tributária de não incomodar o contribuinte-eleitor na medida em que as compensações petrolíferas cobrem as necessidades de gasto das prefeituras. Este conjunto de fatos redunda de modo geral na polarização espacial da riqueza pública e da distribuição de renda no interior dos territories produtores reproduzindo altos níveis de desigualdade, pobreza e exclusão assim como a formação social de cidades ?sem crítica?, devido ?sobretudo- ao poder amplo de cooptação e corrupção dos organismos políticos da sociedade civil. Isto revela a ausência de controle social sobre as ações das políticas sociais municipais, como resultado do enfraquecimento da sua organização social e um padrão regional no qual a discussão sobre os royalties se dá no campo das incertezas, desinformação e negatividade. Portanto se objetiva pesquisar esta situação socialmente deficitaria e promover ações educativas ponderando o aspecto positivo e fundamental para a consolidação da vida democrática das comunidades atingidas pela economia dos royalties, do acesso à informação (como direito constitucional) e do conhecimento reflexivo sobre as etapas e dinâmicas envolvidas nas participações governamentais dos recursos da renda petrolífera. O projeto se propõe promover e acompanhar um processo educativo popular que possibilite aos atores sociais participantes mitigar o déficit informacional identificado e progredir no conhecimento e no acesso a dispositivos democráticos de controle social. Se busca incidir mediante o desenvolvimento territorial de Núcleos de Vigília Cidadã cooperando na emergência de novos espaços comunitários de comunicação popular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (9) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador / Gustavo Smirdele - Integrante / Simonne Texeira - Integrante / Teresa Peixoto Faria - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Kamila Lousada Rangel - Integrante / Denise Tavares Terra - Integrante / Rodrigo da Costa Caetano - Integrante / Paula Mousinho Martins - Integrante / Joseane de Souza Fernandes - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    4. 2011-2015. Arqueologia Industrial do Norte Fluminense
      Descrição: Projeto dedicado ao estudo, reconstrução e siginificação histórica do patrimônio industrial da região norte fluminense. A enfase desta pesquisa se encontra na proposta de uma arqueologia audiovisual (memoria visual e social) em torno dos restos materiais e culturais sobreviventes de antigos núcleos industriais desativados existentes na região visando a revalorização da paisagem e das identidades produtivas de população remanecentes, promovendo novas formas de apropriação e uso social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador / Frederico Alvim - Integrante / Vitor Sendra - Integrante / Dante Mendonça Duarte - Integrante.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    5. 2010-2012. De Usinas e Escolas. Um esrtudo sobre a sociabilidade do Mundo do Acucar em Campos dos Goytcazes, RJ (1930-1950)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    6. 2010-2012. ?Trabalhar o barro, experienciar memorias: transmissao de conhecimento, Extensao Universitaria e politica cultural no Norte Fluminense?.
      Descrição: Projeto de pesquisa dedicado ao estudo da memoria e as formas de transmissão do conhecimento produzido no âmbito do projeto de extensão pertencente a UENF denominado " Caminhos de Barros". Esta experiencia de formação artística para mulheres em situação de vulnerabilidade social foi desenvolvido desde 2001 visando a re-inserção socioeconomica e o emponderamento das mulheres da Baixada campista fortemente afetadas pelos impactos socio-ambientais da industria da cerâmica vermelha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador / Clara Santana - Integrante / Lilian Sagio Cezar - Integrante / Dante Mendonça Duarte - Integrante / Andreza Barreto Leitão - Integrante.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    7. 2009-Atual. JUOL- Jornal Universitario UENF on line
      Descrição: O Jornal Universitário On line é uma experiência universitária de investigação e extensão em mídia eletrônica e suas interfases com formas narrativas audiovisuais produzida desde 2002 pela Unidade Experimental de Som e Imagem/LEEA/CCH. Sua especificidade é promover a pesquisa interdisciplinar no campo audiovisual aplicada ao desenvolvimento de uma cultura cientifica na UENF, estimulando a produção cooperada de conteúdos para divulgação cientifica para disseminação via internet. O JUOL propõe-se pesquisar a pratica e o discurso cientifico acadêmico buscando identificar e formular um agendamento das experiências ?exemplares? da vida cientifica e cultural geradas no âmbito da universidade. A ênfase da cobertura esta focada no ?mundo da ciência?, e suas mediações com a tecnologia e a cultura, popularizando pesquisas, atividades de inovação, extensão e de ensino, assim como contribuições artísticas e culturais elaboradas e/o promovidas pela comunidade da UENF. Pretende-se de forma isenta e independente contribuir `a construção do dominio da Divulgação Cientifica e simultaneamente formar e informar estimulando a curiosidade, criatividade e capacidade técnica, estética e cidadã do alunado participante do projeto incentivando seu interesse pelo estudo das mediações audiovisuais e técnicas vistas como ferramentas privilegiadas à comunicação contemporânea. Complementariamente se experimenta o desenvolvimento curricular mediante cursos livres, oficinas e disciplinas optativas dedicadas a promover novas competências técnicas, lingüísticas e estéticas a nível de graduação e pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador / Carlos Vitor Sendra - Integrante / Luiz Carlos Pires - Integrante / Frederico Alvim - Integrante / Bezerra, Igor - Integrante / Andreza Barreto Leitão - Integrante / Bárbara Zaganelli - Integrante / Paulo Enrique Damasceno - Integrante / Gustavo Alejandro Oviedo - Integrante / Nayara Seabra - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    8. 2008-2009. PRODUCAO AUDIOVISUAL E DIVULGACAO DA CIENCIA E O CONHECIMENTO NO NORTE FLUMINENSE
      Descrição: O projeto reune atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção integral e disseminação eletronica de videos documentais tematicos dedicados à divulgação cientifica e tecnologica da produção da UENF.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador / Luiz Carlos Pires - Integrante / Vitor Sendra - Integrante / LUNA DA SILVEIRA , Fellipe - Integrante / ARAUJO , Cristiano de Paulo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    9. 2007-2012. Historia das Politicas Sociais na America Latina
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é discutir o modelo de análisis das políticas públicas definidas como ?ciencia do Estado em ação?. Se procura investigar a emergencia e consolidação das políticas sociales na América Latina. A história das políticas sociais nos remetem ao estudo das demandas e formas de participação dos actores implicados dando lugar a complexos processos de ?ação social?. A pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a pertinencia que determinadas ferramientas conceptuais, elaboradas por distintas disciplinas e tradições académicas, tem para o estudo da historia das políticas sociales. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Coordenador. Financiador(es): CSIC, Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Cooperação.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    10. 2004-2012. Cidade e Escola / UFMS/Cnpq
      Descrição: Formado em 1993, com a intenção de estudar as disciplinas escolares e sua relação com o trabalho do professor, o grupo se consolidou por sua produção no campo de conhecimento denominado história das disciplinas escolares. Foram produzidos artigos e dissertaçoes sobre a história das disciplinas Prática de Ensino, Didática, Geografia, Educação Moral e Cívica, Canto Orfeônico, tese de doutorado sobre a história da disciplina Língua Portuguesa e estão sendo desenvolvidos projetos sobre a história das disciplinas Língua Latina e Língua Inglesa. Através da história dessas e de outras disciplinas escolares, o grupo analisou a materialização do modo de pensar e de formar os indivíduos de uma comunidade, as maneiras de receber, filtrar e reorganizar os dados da cultura, sempre subjacente aos projetos pedagógicos, procurando compreender os processos e projetos culturais que aí estão envolvidos e incorporar, à análise das disciplinas escolares, a análise da cultura que as produziu e que vem sendo produzida por elas. Nessa direção, o grupo desenvolveu pesquisas sobre cultura escolar, cujos resultados foram divulgados em importantes periódicos e eventos da área, tendo como principal efeito a integração de pesquisadores de várias instituições cujo objetivo é as relações entre a cultura escolar e os processos de urbanização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Integrante / Eurice de Caldas Peçanha - Coordenador / Ana Lucia Espindola Maria Adélia Menegazzo - Integrante / Maria Emilia Borges Daniel - Integrante / Décio Gatti Júnior - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Silvia Alicia Martínez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.
    11. 2004-2007. pesquisador membro do Grupo Estudos de Educacao, Sociedade e Regiao -
      Descrição: Este grupo mantêm estudos e pesquisas em duas líneas: 1)História das Instituições escolares e das idéias pedagógicas no Norte Fluminense.Esta línea tem como objetivo fornecer elementos para indagar acerca da contribuição histórica das instituições educacionais para a difusão do ensino elementar, secundário, superior e normal na região do Norte Fluminense, a partir da segunda metade do século XIX, chegando até a atualidade. Em forma articulada, analisa-se o ideário pedagógico que deu suporte teórico às diferentes trajetórias institucionais nos diversos momentos históricos. O grupo de pesquisa tem concluído um trabalho que analisou a transição da Escola Normal de Campos para constituir o Instituto de Educação de Campos, no ano de 1955. Neste momento, vem desenvolvendo estudos em duas instituições escolares impares na educação da região: O Liceu de Humanidades de Campos e a Escola Normal de Campos. As trajetórias institucionais são analisadas vinculando-as às políticas educacionais mais amplas, de ordem estadual e nacional, mas centra seu foco de analise na cultura escolar. Compõem também o grupo quatro bolsistas de IC, uma Técnica de Apoio à Pesquisa de Nível Superior, que na atualidade desenvolve seu trabalho de Dissertação de Mestrado noutra instituição, vinculada à pesquisa e um pós-graduando. Os avanços e conclusões parciais de pesquisa do grupo têm sido socializadas por meio de publicações científicas e apresentação de trabalhos em congressos nacionais. 2)Novas formas de emancipação social. Esta línea de pesquisa visa a compreensão das novas formas de emancipação social através do estudo dos novos movimentos sociais, estudos de gênero, juventude, cidadania, arte e cultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Carlos Gantos - Integrante / SIlvia Alicia Martinez - Coordenador / Maria Amelia de Almeida Pinto Boynard - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premio Orientador Iniciação Cientifica, PIBIC-CNPq-UENF.. 2002.
      Membro: Marcelo Carlos Gantos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. 8 Congreso Internacinal de CIESAL. Tiempos posthegemónicos: sociedad, cultura y política en América Latina. 2016. (Congresso).
    2. 8 Congreso Internacional de CIESAL. Vigilia i Cidadana en Brasil. Una propuesta de mitigación de desinformación popular. 2016. (Congresso).
    3. IV Congresso Fluminense de Iniciação Cientifica e tecnologica. Educação e Tecnologia. 2012. (Congresso).
    4. IV Congresso Fluminense de Iniciação Cientifica e tecnologica. Comite Externo 4a Jornada de Iniciação Cientifica da UFF. 2012. (Congresso).
    5. Marcelo Carlos Gantos. Cinema e Conhecimento. 2012. (Congresso).
    6. 4ta Reunião Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares.RECOPI. 2010. (Encontro).
    7. II Congresso Fluminense de Iniciação Cientifica e Tecnologica. Discussão da Area de Sociologia. 2010. (Congresso).
    8. III Semana de Meio Ambiente.A divulgação cientifica com formadora de consciencia ambiental: um olhar sobre as relações entre trabalho e meio ambiente.. 2010. (Encontro).
    9. II MOSTRA DE EXTENSÃO IFF - UENF- UFF/ VI SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VIII WORKSHOP DE EXTENSÃO.Jornal UENF On Line. 2010. (Encontro).
    10. XI SHCU Seminario de História da ciade e do urbanismo.CIdade, territórios produtivos e paisagens industriais: O caso de Campos dos Goytcazes no século XX. 2010. (Seminário).
    11. 53 Congreso Internacional de Americanistas. Territorios productivos, paisajes industriales e historia. 2009. (Congresso).
    12. Actores,prácticas e instituciones en la construcción de politicas sociales en las Amereicas (siglosXIX -XX.Estado Novo y Politicas Sociales. 2009. (Simpósio).
    13. I MOSTRA DE EXTENSÃO IFF - UENF- UFF/ VI SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VII WORKSHOP DE EXTENSÃO.A REPORTAGEM DOCUMENTAL COMO ESTRATEGIA DE APRENDIZADO, POPULARIZAÇÃO E DIFUSÃO DA CT E DA CULTURA. 2009. (Encontro).
    14. II Jornada do PPGPS-Programa de Pós-Graduação em Politicas Sociais.Mesa redonda sobre Politica Cultural. 2008. (Seminário).
    15. IV Simposio Nacional de Historia Cultural. Arqeuologia visual do mundo do açucar fluminese. 2008. (Congresso).
    16. VI Workshop Extensão.JUOL Jornal uenf on line. 2008. (Encontro).
    17. Conferencia Iberica Eduação para a cidadania.Das politicas afirmativas ao sistema de cotas: o arduo caminho da promoçaõ da cidadnia e a igualdade racial na Univresidade Estadual do Norte Fluminense. 2007. (Outra).
    18. Educacao para a Cidadania. Das politicas de Acoes Afirmativas ao Sistema de Cotas: O arduo caminho da promocao da cidadania e igualdade racial na UENF. 2007. (Congresso).
    19. Estancia de investigacion Instituto de Ciencias Humanas y Sociales do CSIC.Politicas Sociales comparadas. 2007. (Outra).
    20. I Ciclo de debates NEPENC, Tempo e Espaço.Tempo e Espaço.Abrangências e Limtações em Arqueologia e História. 2007. (Encontro).
    21. I Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza. A Situação de Crianças e Adolescentes na América Latina. POLITICAS SOCIAIS E MEDIDAS SOCIO-EDUACTIVAS PARA JOVENS INFRATORES: A EXPERIENCIA DO HIP HOP NO CRIAM DE CAMPOS DOS GOYTACAZAES-RJ. 2006. (Congresso).
    22. Symposium 33 Nationalism in the Americas 52 Congreso Internacional de Americanistas. Visibility, border and territorilization in the making of the Latin American Nation. 2006. (Congresso).
    23. VI Congresso Luso-brasileiro de História da Educacao. Campos e o Liceu de Humanidades simbolos e representacoes. 2006. (Congresso).
    24. XXII CESE Conference.Changing Knowledge and Education. El luga de la escuela en el tiempo de la ciudad. 2006. (Congresso).
    25. Seminario de Pesquisa Memoria e Contemporaneidade.De usinas e Usineiros um ensaio sobre a decadencia de uma cultura. 2005. (Seminário).
    26. VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitaria. Projeto Arte Educação e Cidadania: elaborando um modelo piloto de avaliação. 2005. (Congresso).
    27. XXIII Simposio Nacional de Historia.Visualidade fronteira e territorialização na construção da moderna nação brasileira. 2005. (Simpósio).
    28. I Encontro em Patrimonio Industrial.Arqueologia Industrial do Açucar em Campos dos Goytcazes. 2004. (Encontro).
    29. Seminario Nacional sobre Politica de Assistencia e a implantacao do Sistema Unico de Assistencia Social.Seminário Nacional sobre a Politica Nacional de Assitencia e Implantação do Sitema Unico de Assistencia Social. 2004. (Seminário).
    30. V Jornadas de Investigadores do Depto. de Historia -UNMDP.la fuente digital y el trabajo del nmemo historiado: reformatando praticas y saberes. 2004. (Simpósio).
    31. Ciclo de Seminarios do Programa de Pós-graduação em Produçao Vegetal.Seminario Sobre Comunicação do Conhecimento. 2003. (Seminário).
    32. Dialogos Contemporâneos:Cultura e Memória.Aproximação às Tecnicas de Pesquisa Visual. 2003. (Encontro).
    33. Foto Rio 2003-Mesa redonda da FUNARTE:Bases de dados de imagem : digitalização de acervos fotográficos e recuperação da informação imagetica.A digitalização de acervos audiovisuais,problemas e perspectivas. 2003. (Encontro).
    34. I Workshop de Extensão.Arte, Educação e cidadania. 2003. (Outra).
    35. I Workshop de Extensão da UENF.Televisão Universitaria. 2003. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. TEIXEIRA, Simonne ; PEDLOWSKI, M. A. ; NEY, M.G. ; MARTÍNEZ, Silvia Alicia ; GANTOS, M. C. ; FARIA, T. J. P.. II Jornada do PPGPS-Programde Pós-Gradução em Politicas Socias. 2008. Outro
    2. GANTOS, M. C.. Cine Club CCH. 2007. (Outro).. . 0.
    3. GANTOS, M. C.; MARTINEZ, Silvia Alicia. Exposição de Ceramica projeto Caminhos de Barro. 2006. Exposição
    4. GANTOS, M. C.; MARTINEZ, Silvia Alicia. Lançamento Polo Artena Escola UENF. 2005. Concerto

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Marcelo Carlos Gantos ⇔ Shirlena Campos de Souza Amaral (1.0)
      1. Martinez, S.A. ; AMARAL, Shirlena Campos de Souza ; Gantos, M.C.. Políticas de Inserção de Alunos Negros e Carentes na Universidade Pública Brasileira: os desafios das cotas. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. v. 20, p. 13-32, issn: 1413-0693, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação)




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:45