GRUPO INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA - GEIJC
Laudinea de Souza Rodrigues
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis ? CUR, pesquisou a criança e infância na perspectiva da formação indígena para a docência. Possui especialização em supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André. Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Foi bolsista PIBIC no projeto "A busca do diálogo na interculturalidade: impactos culturais e relações dialógicas" em que realizou sua pesquisa no subprojeto "Educação escolar e educação indígena: encontros e desencontros". Atualmente é docente no Departamento de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE. Atua também como professora na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis - MT. Foi professora substituta no Curso de Pedagogia ? Departamento de Educação da UFMT/CUR, trabalhou como coordenadora pedagógica e professora na Educação Infantil do SESC ? Serviço Social do Comércio, em Ji-Paraná, Rondônia. Suas áreas de interesse são: infância, criança indígena, educação infantil, educação e educação escolar indígena, formação de professores indígenas e não indígenas. (Texto informado pelo autor)
RODRIGUES, L. S.; ROCHA, S. A. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Formação indígena para a docência: o que revelam as produções acadêmicas em 16 anos de pesquisas?. Tellus. v. 25, p. 145-176, issn: 2359-1943, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Tellus)
SALVADOR, E. O. ; RODRIGUES, L. S. ; SALGADO, R. G.. Culturas Infantis: Quando o Brincar Urbano Ultrapassa as Fronteiras da Cidade. Em: Manuel Jacinto Sarmento. (Org.). Criança, Cidade, Cidadania- Atas do colóquio internacional. 01ed.Guimarães. 2016.p. 147-154. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Formação indígena para a docência: trajetórias de uma política pública. Em: Adelmo Carvalho da Silva; Ademar de Lima Carvalho; Cancionila Janzkovski Cardoso. (Org.). Formação docente e práticas educativas na escola. 1ed.CUIABÁ. : EdUFMT. 2014.p. 105. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (20)
OLIVEIRA, E. S. A. ; RODRIGUES, L. S. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. Culturas Infantis: Quando o Brincar Urbano Ultrapassa as Fronteiras da Cidade. Em: Colóquio Internacional 'Crianças, p. 147-154, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Colóquio Internacional 'Crianças)
SALVADOR, E. O. ; RODRIGUES, L. S.. Culturas infantis na idade mídia: como brincam e o que dizem as crianças?. Em: XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste ? Reunião Científica Regional da ANPED, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste ? Reunião Científica Regional da ANPED)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. ULTURA DE PARES E ROTINAS INFANTIS: AS CRIANÇAS E O BRINCAR NO CONTEXTO INDÍGENA. Em: VIII Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VIII Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação)
RODRIGUES, L. S. Cultura de pares e rotinas infantis entre as crianças Ikólóéhj. Em: Congresso de Pesquisa em Educação, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES GAVIÃO IKÓLÓÉHJ?. Em: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. O lugar da criança e da infância na formação de professores indígenas Gavião Ikólóéhj. Em: XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES INDÍGENAS GAVIÃO IKÓLÓÉHJ?. Em: Congresso Internacional sobre Estudos Culturais, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso Internacional sobre Estudos Culturais)
RODRIGUES, L. S.; SANTOS, V. S. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. ESTADO DA ARTE: O POVO GAVIÃO IKÓLÓÉHJ EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS ANOS. Em: Congresso de Pesquisa em Educação ? Tempos de vida, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação ? Tempos de vida)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. INFÂNCIA E FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA. Em: SEMIEDU 2013 - Educação e (des) colonialidades dos saberes, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (SEMIEDU 2013 - Educação e (des) colonialidades dos saberes)
RODRIGUES, L. S.; SANTOS, V. S.. POVO GAVIÃO IKÓLÓÉHJ DE RONDÔNIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Em: VI Seminário de Educação - SED, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VI Seminário de Educação - SED)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. O outro e eu: a valorização dos sujeitos na pesquisa científica. Em: CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Professor indígena para a escola indígena: das políticas públicas à busca pelo protagonismo no cenário educacional. Em: CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO)
RODRIGUES, L. S.; CARVALHO, A. L.. Formação para a docência: uma via de emancipação da educação escolar indígena. Em: 5º SEMINÁRIO FRONTEIRAS ÉTNICO-CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (5º SEMINÁRIO FRONTEIRAS ÉTNICO-CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO)
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi ; DERNEY, A.. Formação indígena para a docência e suas políticas públicas no cenário educacional. Em: IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; V SEMINÁRIO NACIONAL DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO E, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; V SEMINÁRIO NACIONAL DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO E)
RODRIGUES, L. S.; CARVALHO, A. L. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Formação e docência indígena: possibilidades de educação escolar emancipatória. Em: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO)
RODRIGUES, L. S.; SALVADOR, E. O.. Estado do conhecimento: as concepções de infância abordadas em dissertações, teses e periódicos (2005-2010). Em: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012)
DERNEY, A. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi ; RODRIGUES, L. S.. Hora-atividade: implantação e implicações num contexto municipal. Em: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação)
RODRIGUES, L. S.; XAVIER, S. A.. O ensino de Ciências na Educação Infantil: trabalhando com as curiosidades emergente na sala de aula. Em: IV Seminário de Educação - Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades., 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (IV Seminário de Educação - Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades.)
RODRIGUES, L. S. Algumas reflexões téóricas acerca da Cultura. Em: III Seminário de educação: educação escolar no país das diferenças, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (III Seminário de educação: educação escolar no país das diferenças)
RODRIGUES, L. S.; CUNHA, D. P. L.. Dinamismo Cultural: diálogos e mudanças no contexto indígena. Em: III Seminário de Educação: educação escolar no país das diferenças, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (III Seminário de Educação: educação escolar no país das diferenças)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
RODRIGUES, L. S.; SILVA, A. A.. Educação escolar e educação indígena: encontros e desencontros. Em: XIX Seminário Final de Iniciação Científica, 2010, Porto Velho. Revista Pesquisa Criação, Publicação Científica da Fundação Universidade Federal de, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XIX Seminário Final de Iniciação Científica, 2010, Porto Velho. Revista Pesquisa Criação, Publicação Científica da Fundação Universidade Federal de)
RODRIGUES, L. S.; SALVADOR, E. O.. Concepções de infância abordadas em dissertações, teses e periódicos. Em: XVII Encontro de Pedagogia, 2012, Rondonópolis. XVII Encontro de Pedagogia, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RODRIGUES, L. S.; CUNHA, D. P. L. ; STEIN, J. R.. A busca do diálogo na interculturalidade: impactos culturais e relações dialógicas. Em: II Seminário de Educação: Interculturalidade, Políticas Públicas e Educação Escolar, 2009, Rolim de Moura. II Seminário de Educação: Interculturalidade, Políticas Públicas e Educação Escolar, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RODRIGUES, L. S. Educação Indígena em Ji-Paraná, etnias Arara Karo e Gavião. Em: I Seminário de Educação: por uma educação intercultural, 2008, Vilhena. I Seminário de Educação: por uma educação intercultural, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (1)
RODRIGUES, L. S.; ROCHA, S. A. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: O QUE REVELAM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM 16 ANOS DE PESQUISAS?. Tellus (UCDB). 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Tellus (UCDB))
Apresentações de trabalho (25)
RODRIGUES, L. S. O brincar como direito da criança. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SALVADOR, E. O. ; RODRIGUES, L. S.. CULTURAS INFANTIS NA IDADE MÍDIA: COMO BRINCAM E O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Cultura de pares e rotinas infantis: as crianças e o brincar no contexto indígena. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S. Cultura de pares e rotinas infantis entre as crianças Ikólóéhj. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES GAVIÃO IKÓLÓÉHJ?. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. O lugar da criança e da infância na formação de professores indígenas Gavião Ikólóéhj. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES INDÍGENAS GAVIÃO IKÓLÓÉHJ?. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; SANTOS, V. S. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. ESTADO DA ARTE: O POVO GAVIÃO IKÓLÓÉHJ EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS ANOS. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. INFÂNCIA E FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; SANTOS, V. S.. POVO GAVIÃO IKÓLÓÉHJ DE RONDÔNIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S. Educação escolar indígena: desafios do currículo multicultural. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. O outro e eu: a valorização dos sujeitos na pesquisa científica. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Professor indígena para escola indígena: das políticas públicas à busca pelo protagonismo no cenário educacional. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; BRESSAN, J. C. M.. Carlos Marcelo e os estudos sobre profissionalidade e identidade docente. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RODRIGUES, L. S.; SALVADOR, E. O.. Estado do conhecimento: concepções de infância abordadas em dissertações, teses e periódicos (2005-2010). 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi ; DERNEY, A.. Formação indígena para a docência e suas políticas públicas no cenário educacional. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DERNEY, A. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi ; RODRIGUES, L. S.. Hora-atividade: implantação e implicações num contexto municipaç. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; CARVALHO, A. L. ; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. Formação e docência indígena: possiblidades de uma educação escolar emancipatória. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; SALVADOR, E. O.. Concpções de infância abordadas em dissertações, teses e periódicos. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; CARVALHO, A. L.. Formação para a docência: uma via de emancipação da educação escolar indígena. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; XAVIER, S. A.. O ensino de Ciências na Educação Infantil: trabalhando com as curiosidades emergente na sala de aula. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S. Algumas reflexões teóricas acerca da Cultura. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; CUNHA, D. P. L.. Dinamismo cultural: diálogos e mudança no contexto indígena. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S.; CUNHA, D. P. L. ; STEIN, J. R.. A busca do diálogo na interculturalidade: impactos culturais e relações dialógicas. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RODRIGUES, L. S. Educação Escolar Indígena em Ji-Paraná: Etnias Arara Karo e Gavião. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (3)
RODRIGUES, L. S. Congresso de Pesquisa em Educação. 2015. Coordenadora de GT [ busca Google | busca Bing ]
RODRIGUES, L. S. Congresso de Pesquisa em Educação. 2015. Membro do Comitê Científico [ busca Google | busca Bing ]
RODRIGUES, L. S.; SILVA, A. A.. Educação escolar e educação indígena: encontros e desencontros. 2010. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Letícia Gonçalves Cardoso. AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço, . Início: 2016. Orientador: Laudinéa de Souza Rodrigues.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
LETÍCIA GONÇALVES CARDOSO. AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço, . 2016. Orientador: Laudinéa de Souza Rodrigues.
Laura Brandalise Borges. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE JACIARA. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço, . 2016. Orientador: Laudinéa de Souza Rodrigues.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2012-2013. O que leem os formadores de professores? Descrição: Objetivo é investigar práticas de leitura dos coordenadores da formação contínua nas escolas da rede estadual de Rondonópolis. Trata-se de abordagem quali-quantitativa, pois fará levantamento quantitativo das práticas de leitura dos sujeitos. Complementarmente, ao analisar as características relacionadas ao conteúdo e à forma, proceder-se-á à análise de cunho qualitativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Laudinéa de Souza Rodrigues - Coordenador. Membro: Laudinea de Souza Rodrigues.
2009-2010. A BUSCA DO DIALOGO NA INTERCULTURALIDADE: IMPACTOS CULTURAIS E RELACOES DIALOGICAS. Descrição: O projeto almeja investigar a questão da formação educacional indígena no município de Ji-Paraná, utilizando como mote de análise o Curso de Licenciatura Básica Intercultural para professores indígenas, oferecido pela Universidade Federal de Rondônia a partir do segundo semestre de 2009. O trabalho de pesquisa pretende compreender os motivos candentes que motivaram a criação de um Curso de Licenciatura para professores indígenas no município de Ji-Paraná, bem como os delineamentos constituintes do projeto pedagógico do curso em questão. Na mesma direção, objetiva caracterizar o conceito de impacto cultural, assim como seus prováveis resultantes nas comunidades participantes do curso, instaurando, ainda, a discussão entre as formas de conhecimentos que perpassarão a formação matemática dos professores indígenas. Essa pesquisa focalizará, em termos pontuais, os impactos culturais da comunidade investigada; cultura local; identidade cultural; hibridismo e o diálogo entre as distintas formas de conhecimentos matemáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Laudinéa de Souza Rodrigues - Coordenador / JULIETE REIS STEIN - Integrante / DIELLE PENAS LACERDA DA CUNHA - Integrante / Aparecida Augusta da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Rondônia - Bolsa. Membro: Laudinea de Souza Rodrigues.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (30)
Congresso de pesquisa em educação. Cultura de pares e rotinas infantis entre as crianças Ikólóéhj. 2015. (Congresso).
VIII Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação.Cultura de pares e rotinas infantis: as crianças e o brincar no contexto indígena. 2015. (Seminário).
Congresso Internacional sobre Estudos Culturais. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES INDÍGENAS GAVIÃO IKÓLÓÉHJ?. 2014. (Congresso).
XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. O lugar da criança e da infância na formação de professores indígenas Gavião Ikólóéhj. 2014. (Congresso).
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES GAVIÃO IKÓLÓÉHJ?. 2014. (Congresso).
Congresso de Pesquisa em Educação ? Tempos de vida, cultura e educação. ESTADO DA ARTE: O POVO GAVIÃO IKÓLÓÉHJ EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS ANOS. 2013. (Congresso).
SEMIEDU 2013 - Educação e (des) colonialidades dos saberes, práticas e poderes.INFÂNCIA E FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA. 2013. (Seminário).
VI Seminário de Educação - SED.POVO GAVIÃO IKÓLÓÉHJ DE RONDÔNIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. 2013. (Seminário).
XVIII Encontro de Pedagogia.A valorização do outro na pesquisa científica. 2013. (Encontro).
5º SEMINÁRIO FRONTEIRAS ÉTNICO-CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO.Formação para a docência: uma via de emancipação da educação escolar indígena. 2012. (Seminário).
A Pesquisa na Pós-Graduação - do projeto à defesa. 2012. (Seminário).
CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Professor indígena para escola indígena: das políticas públicas à busca pelo protagonismo no cenário educacional. 2012. (Congresso).
CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. O outro e eu: a valorização dos sujeitos na pesquisa científica. 2012. (Congresso).
II Congresso Iberoamericano de arqueologia, etnologia e etnohistória. 2012. (Congresso).
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; V SEMINÁRIO NACIONAL DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO E, V SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL.Formação indígena para a docência e suas políticas públicas no cenário educacional. 2012. (Seminário).
Pressupostos teóricos das pesquisas em educação: a formação de professores em foco.Carlos Marcelo e os estudos sobre profissionalidade e identidade docente. 2012. (Seminário).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012.Estado do conhecimento: concepções de infância abordadas em dissertações, teses e periódicos (2005 - 2010). 2012. (Seminário).
V Seminário de Educação: A interculturalidade no espaço escolar: da indiferença ao diferente - impasses, alternativas e caminhos.Formação e docência indígena: possibilidades de uma educação escolar emancipatória. 2012. (Seminário).
IV Seminário de Educação - Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades..O ensino de Ciências na Educação Infantil: trabalhando com as curiosidades emergentes na sala de aula.. 2011. (Seminário).
III Seminário de Educação - Educação escolar no país das diferenças: percursos interculturais na Amazônia.Algumas reflexões teóricas acerca da Cultura. 2010. (Seminário).
XIX Seminário Final de Iniciação Científica.Educação escolar e educação indígena: encontros e desencontros. 2010. (Seminário).
A influência da música no ser humano. 2009. (Outra).
III Congresso Nacional em Educação, cidadania e sustentabilidade. Educação, cidadania e sustentabilidade. 2009. (Congresso).
II Seminário de Educação - Interculturalidade, Políticas Públicas e Educação Escolar.A BUSCA DO DIÁLOGO NA INTERCULTURALIDADE: IMPACTOS CULTURAIS E SUAS RELAÇÕES DIALÓGICAS. 2009. (Seminário).
OLIVEIRA, E. S. A. ; RODRIGUES, L. S. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. Culturas infantis: quando o brincar urbano ultrapassa as fronteiras da cidade. Em: Colóquio Internacional 'Crianças, p. 147-154, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Colóquio Internacional 'Crianças)
OLIVEIRA, E. S. A. ; RODRIGUES, L. S. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. Culturas infantis: quando o brincar urbano ultrapassa as fronteiras da cidade. Em: Colóquio Internacional 'Crianças, p. 147-154, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Colóquio Internacional 'Crianças)
OLIVEIRA, E. S. A. ; RODRIGUES, L. S. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. Culturas infantis: quando o brincar urbano ultrapassa as fronteiras da cidade. Em: Colóquio Internacional 'Crianças, p. 147-154, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Colóquio Internacional 'Crianças)