GRUPO INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA - GEIJC
Paula Fernanda Martins Garcia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Rondonópolis (2019). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Cuiabá. (Texto informado pelo autor)
SALGADO, R. G. ; GARCIA, P. F. M.. Em nome dos cuidados, da proteção e da educação: infância, corpo, gênero e sexualidade como discursos entre professoras da Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). v. 20, p. 112-124, issn: 1980-4512, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS))
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Apresentações de trabalho (3)
GARCIA, P. F. M.; SALGADO, R. G.. O CORPO DA CRIANÇA NOS DISCURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE ENTRE PROFESSORAS. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
GARCIA, P. F. M.; FREITAS, N. A.. Orientação Vocacional para os estudantes do Cursinho Comunitário Pré-Vestibular da UFMT/CUR. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GARCIA, P. F. M.; FREITAS, N. A.. ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA OS ESTUDANTES DO CURSINHO COMUNITÁRIO PRÉ-VESTIBULAR DA UFMT/CUR. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
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Projetos de pesquisa
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2016-2017. Midias e discursos do corpo: infancia e juventude no contemporaneo Descrição: A infância, como tempo da inocência, é uma das imagens seculares na qual se fundam as concepções da vida humana, de sujeito e de mundo na cultura ocidental. Ainda que estejamos vivendo transformações culturais e subjetivas intensas na contemporaneidade, o manto sagrado da inocência em torno da infância ainda mantém sua força simbólica. A juventude, por outro lado, também não escapa de processos de interdições e da incidência de discursos midiáticos, sobretudo na forma como essa categoria passou a ser representar a partir da segunda metade do século XX. Caracterizada como fenômeno nesse período, a juventude vem se afirmando como um público complexo e diverso na sociedade de consumo. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo principal compreender discursos sobre a criança e o jovem, pelo viés das questões de gênero, corpo, direitos, sexualidade e mídia, que participam da construção social da infância e da juventude na contemporaneidade. Os estudos sobre o chamado contemporâneo têm se destacado sobremaneira nas ciências sociais e humanas, tais como as obras de Zigmunt Bauman, Slavoj Zizek, Stuart Hall e José Martin Barbero, que têm trazido aportes teóricos importantes para a compreensão dessa temporalidade, suas indagações e desafios. Os estudos foucaultianos, os estudos de gênero e os estudos sociais da infância e da juventude consistem também em referenciais teóricos valiosos para a pesquisa ao conferirem visibilidade, tanto nas culturas infantis e juvenis quanto nos cenários educativos, para as experiências das crianças e dos jovens em suas relações com o corpo, com a sexualidade e com a mídia. Os discursos sobre a infância e a juventude são compreendidos como parte integrante de diálogos entre os sujeitos nos diversos contextos em que se encontram, bem como de diálogos com outros discursos produzidos em outras esferas sociais. Partimos de conceituações metodológicas que, quando associadas, nos permitem uma maior compreensão dos fenômenos analisados, a partir da perspectiva crítica da cultura midiática, da abordagem bakthiniana de discurso e da concepção foucaultiana da sexualidade como dispositivo de poder. As estratégias metodológicas adotadas são: observações participantes das atividades e dos relacionamentos de crianças e jovens em diferentes contextos educativos; entrevistas não diretivas com as crianças, os jovens e seus/suas educadores/as nesses contextos; levantamento dos textos midiáticos que se fazem mais presentes nas culturas infantis e juvenis e dos discursos que circulam na mídia sobre temáticas relacionadas à pedofilia e abuso sexual; e oficinas voltadas para a problematização da cultura midiática na contemporaneidade por meio de debates sobre filmes, textos televisivos, mídias eletrônicas e outros suportes midiáticos, junto às crianças, aos jovens e aos/às professores/as nos diferentes espaços educativos. Em síntese, as temáticas em pauta neste trabalho, infância e juventude e suas relações, seja na dimensão do corpo, da sexualidade e suas construções, seja na esfera do consumo, produção e representação midiáticas, exigem outro modo de perceber crianças e jovens, compreendendo-os, também, como atuantes nos contextos social, cultural e histórico em que vivem e se subjetivam. Além disso, investigar como as interdições sobre os corpos são vivenciadas, elaboradas e reelaboradas a partir das experiências das crianças e jovens, por meio dos discursos midiáticos ou para além deles, permite-nos compreender um campo subjetivo, em que infância, juventude e sexualidade não são tratados em termos morais ou "educativos" e sim subjetivos e constitutivos dos sujeitos que neles operam de forma ativa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Paula Fernanda Martins Garcia - Integrante / Raquel Gonçalves Salgado - Coordenador / Carmem Lúcia Sussel Mariano - Integrante / Marlon Dantas Trevisan - Integrante / Bruno do Prado Alexandre - Integrante / Flávio Vilas-Bôas Trovão - Integrante / Antonio Cleber Zequetto - Integrante / Hugo Higino Perez de Andrade - Integrante / Sandra Celso de Camargo - Integrante / Patrícia Alves Santos Oliveira - Integrante. Membro: Paula Fernanda Martins Garcia.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (3)
VII SEMANA DE PSICOLOGIA E I MOSTRA DE PESQUISA, ESTÁGIO E EXTENSÃO DE PSICOLOGIA. O CORPO DA CRIANÇA NOS DISCURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE ENTRE PROFESSORAS. 2017. (Congresso).
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação. Orientação Vocacional para os estudantes do Cursinho Comunitário Pré-Vestibular da UFMT/CUR. 2017. (Congresso).
Congresso de Pesquisa em Educação CONPEDUC. ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA OS ESTUDANTES DO CURSINHO COMUNITÁRIO PRÉ-VESTIBULAR DA UFMT/CUR. 2016. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (1)
GARCIA, P. F. M.; FREITAS, N. A.. I FÓRUM DE FORMAÇÃO HUMANA, TEORIAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: QUAL É O PARTIDO DA ESCOLA SEM PARTIDO?. 2016. Congresso
SALGADO, R. G. ; GARCIA, P. F. M.. Em nome dos cuidados, da proteção e da educação: infância, corpo, gênero e sexualidade como discursos entre professoras da Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). v. 20, p. 112-124, issn: 1980-4512, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS))
SALGADO, R. G. ; GARCIA, P. F. M.. Em nome dos cuidados, da proteção e da educação: infância, corpo, gênero e sexualidade como discursos entre professoras da Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). v. 20, p. 112-124, issn: 1980-4512, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS))
CASERI, A. E. N.; CASTRO, A. ; FERNANDA, P. ; Rayane Carrijo. Orientação Vpcacional para os estudantes do cursinho comunitário pré-vestibular da UFMT/CUR. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
SALGADO, R. G. ; GARCIA, P. F. M.. Em nome dos cuidados, da proteção e da educação: infância, corpo, gênero e sexualidade como discursos entre professoras da Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). v. 20, p. 112-124, issn: 1980-4512, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS))