Grupo Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação(JPPPSE)

Luiz Carlos de Souza

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-doutorando pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado em Educação (UNIRIO). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Licenciado em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é pesquisador na área de políticas públicas para a juventude e avaliação de programas e políticas educacionais, com foco em aspectos ligados à gestão e ao planejamento educacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6118614361260302 (10/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas / Programa de Pós Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas - Campus Praia Vermelha. Avenida Pasteur - de 351/352 ao fim Urca 22290255 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25422928
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Juventude: politicas publicas, processos sociais e educacao
      Descrição: O Grupo de Pesquisa atua desde 2010, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, envolvendo pesquisadores e estudantes de distintas formações e experiências, na produção de pesquisas e intervenções de caráter interdisciplinar. Desde sua criação, desenvolve ações conjugando pesquisa, extensão e ensino. Seu eixo condutor está centrado no debate sobre a construção de políticas públicas no campo que aproxima educação e juventude, as relações sociais que as sustentam, seus sujeitos, necessidades, demandas, territórios, com destaque para intersecções com a educação de jovens e adultos, ensino superior, educação rural e educação nos movimentos sociais. As avaliações e pesquisas produzidas têm como perspectiva incidir na construção, vigência, monitoramento e ampliação de políticas públicas educacionais com maior qualidade social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Luiz Carlos de Souza - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Diógenes Pinheiro - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante.
      Membro: Luiz Carlos de Souza.
    2. 2001-2002. Efetividade da Escola Publica de Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Carlos de Souza - Integrante / José Francisco Soares - Integrante / Maria Teresa Gonzaga Alves - Coordenador / Flávia Alexandra de Oliveira Torres Mari - Integrante / José Arnaldo Fernandes Filho - Integrante / Luciana dos Reis Batista - Integrante / Luciano Campos da Silva - Integrante / Rosalina Maria Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Carlos de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. III Seminário do Projeto Político Pedagógico de Escola de Educação da Unirio,.sistematização das propostas de reformulação curricular dos cursos de Pedagogia Vespertino e Noturno.. 2018. (Seminário).
      2. I Seminário do Projeto Pedagógico da Escola de Educação da UNIRIO.Membro da comissão organizadora.. 2018. (Seminário).
      3. VIII Semana da Educação Tânia Mara Tavares da Silva - Educações, Éticas e e Estéticas: Qual é a sua?. Política Educacional: ontem e hoje.. 2018. (Congresso).
      4. VI Semana de Educação da UNIRIO: Tânia Mara Tavares da Silva. O uso de indicadores educacionais para a pesquisa e a gestão educacional escolar no Brasil. 2017. (Congresso).
      5. IV Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação.. PERCEPÇÕES SOBRE O CENÁRIO DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE DIZEM OS DIRETORES ESCOLARES?. 2014. (Congresso).
      6. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Influências do Projovem Urbano sobre as condições de oferta educacional para a juventude. 2013. (Simpósio).
      7. Reunião do grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente.Autobiografias na Formação de Professores: entre concepções educativas e procedimentos de avaliação. 2007. (Outra).
      8. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Avaliação e monitoramento em educação a distância (EaD): entre concepções e procedimentos operacionais.. 2005. (Encontro).
      9. IV semana presencial do Projeto Veredas.Relato de experiência: Aprender a fazer. 2003. (Outra).
      10. IV Semana Presencial do Projeto Veredas na FaE/UFMG.Relato de Experiência: Aprender a Fazer. 2003. (Oficina).
      11. I seminário anual de implantação do Projeto Veredas na FaE/UFMG. 2002. (Seminário).
      12. Encontro Pesquisa na Graduação de História: problemas e possibilidades.A fotografia como documento historico e sua aplicação no ensino de história. 1999. (Encontro).
      13. XI Encontro regional de História - Associação Nacional de História - ANPUH.A fotografia como documento histórico: possibilidades de abordagem metodológica no ensino. 1998. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. SOUZA, Luiz Carlos de. Formação em diálogo: Construindo a Semana de Educação da Unirio Tania Mara Tavares da Silva. 2018. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Luiz Carlos de Souza ⇔ Diógenes Pinheiro (2.0)
        1. PEREGRINO, M. ; PINHEIRO, Diógenes. ; SOUZA, Luiz Carlos de. Engajamento, educação e trabalho: Demandas da Juventude no Brasil. REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES (MONTEVIDEO). v. 31, p. 127-150, issn: 0797-5538, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES (MONTEVIDEO))
        2. PEREGRINO, M. ; PINHEIRO, Diógenes. ; SOUZA, Luiz Carlos de. Engajamento, Educação e Trabalho: Demandas da Juventude no Brasil. Revista Uruguaya de Ciencias Sociales. v. 31, p. 127-150, issn: 1688-4981, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Uruguaya de Ciencias Sociales)




    Data de processamento: 14/02/2019 11:43:09