Grupo Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação(JPPPSE)

Diogenes Pinheiro

Bacharel em Economia (UFRJ, 1987), Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ, 1993) e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP, 1999). Desde 2004, é professor do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente, Professor Associado IV na Graduação de Pedagogia e de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu). Pesquisador vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI). Professor Visitante do Diploma Juventud, Mestrado em Sociologia da Universidad de La Republica - UDELAR, Uruguai. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Juventude, Políticas Públicas, Processos Sociais e Educação (POPE/CNPq), voltado para a análise de políticas públicas de juventude, especialmente políticas educacionais, com ênfase nos sujeitos, participação política e trajetórias juvenis. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6728726335196812 (07/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Educação da UniRio. Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Térreo Urca 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25422928 URL da Homepage: http://www.educacao.unirio.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2018-Atual. Juventude, educacao e trabalho
      Descrição: Considerando que somente em fins da década de 1990 o país conseguiu universalizar o ensino fundamental e que cerca de metade dos jovens entre 15 e 17 anos está fora do ensino médio, fica claro o enorme desafio que se coloca para a elevação da escolaridade dos jovens brasileiros. No que se refere especificamente ao ensino médio, os últimos anos foram marcados por uma intensa mobilização dos jovens secundaristas, que têm colocado em questão a precária infraestrutura das escolas públicas, o autoritarismo muitas vezes dominante na relação docente/discente, especialmente por parte de direções de escolas não-eleitas pela comunidade escolar, e a qualidade do currículo para este segmento. Tido historicamente com um gargalo nas políticas educacionais e nas políticas de juventude, esse segmento passou por longos períodos de debate sobre a necessidade de sua reformulação, tanto no governo federal e seus conselhos, como também no poder legislativo. Mas, desconsiderando o conjunto de debates realizados entorno do Ensino Médio, o governo atual, editou as atuais mudanças no ensino médio propostas para o país a partir da Medida Provisória (MP) nº 746/2016, aprovada e transformada na Lei nº 13.415, de fevereiro de 2017. A citada reforma é defendida sob o argumento da criação da possibilidade de ?escolha pelo aluno do seu percurso formativo? e de ?uma preocupação com ensino técnico e integral?, mas não toca em questões centrais, tais como os gargalos da baixa qualidade, da defasagem idade série, da evasão e, acima de tudo, que condições serão criadas para ampliar as possibilidades de escolha dos jovens estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Mônica Peregrino - Integrante / Eliane Ribeiro - Integrante / Carlos Eduardo Cardoso - Integrante / Rachel Alonso - Integrante / Juliana de Souza Barbosa - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    2. 2018-Atual. ARGONAUTAS Plataforma virtual sobre trajetorias educacionais
      Descrição: Visa conhecer o novo perfil estudantil que tem chegado à UNIRIO, mas com pesquisas que levem em conta também suas demandas e expectativas, pois a incorporação de seu olhar é fundamental no desenho de políticas universitárias mais focadas. Centra nas mudanças havidas no acesso e permanência de estudantes da UNIRIO após uma década do programa REUNI e da criação de novos marcos legais, como a Lei de Cotas. Nesse cenário, interessa pesquisar os impactos de tais políticas nas trajetórias educacionais de indivíduos concretos, tendo os estudantes de graduação e de pós-graduação como sujeitos desta pesquisa. O objetivo da plataforma ARGONAUTAS é desenvolver uma Tecnologia Social (TS) de mapeamento, reflexão e difusão de informações sobre as trajetórias escolares de graduandos e pós-graduandos da UNIRIO gerida pelos próprios estudantes, funcionando como um espaço de ?Educação pelos Pares? . Interessa que desenhem, juntos, metodologias de levantamento de informações sobre seus percursos educacionais, antes e durante a universidade, mas focando nos desafios para sua permanência com qualidade no Ensino Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Rachel Alonso - Integrante / Gabriel Martinez - Integrante / Juliana Barbosa - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    3. 2016-2017. Autonomia e emancipacao: analise do ciclo recente de politicas publicas de juventude no Brasil (2005-2015)
      Descrição: Esta pesquisa está vinculada à Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO, especificamente ao Grupo de Pesquisa Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação. O tema da pesquisa é o ciclo de políticas públicas de juventude compreendido no período entre 2005-2015, focalizando programas experimentais em busca de elementos para a construção de perfis socioeconômicos, familiares, educacionais e culturais de jovens e de educadores que participaram dos dois programas governamentais em foco: ?Projovem Urbano? e ?Estação Juventude?. Ambos estão em execução e possuem bases de dados atualizadas, que permitem a construção de uma série histórica, além de possibilitarem a comparação com experiências internacionais de políticas de juventude. Interessa pensar os limites e as possibilidades de programas de aceleração educacional e profissional nos processos de transição para a vida adulta. Visa refletir sobre a diversidade da experiência da juventude contemporânea, como forma de rever os indicadores sociais e educacionais que tentam captar uma condição juvenil marcada, cada vez mais, por novas formas de vulnerabilidade, por entradas e saídas do sistema educacional e do mundo do trabalho, mas, também, por diferentes maneiras de estar no mundo, mediadas por meios inovadores de comunicação e de formação de redes de conhecimento. 2015. Com base nessa experiência, esta pesquisa busca aprofundar a discussão sobre direitos dos jovens, estabelecidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 05 de agosto de 2013), concentrando-se em seu primeiro e, certamente, mais fundamental e transversal a todos os direitos ali expressos, que é o Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, base para a promoção do princípio fundamental que rege este documento, que a busca de autonomia e emancipação dos jovens. A pesquisa se desdobra em duas etapas: 1) Conceitual: balanço de uma década de políticas públicas de juventude no Brasil (2004-2014), elencando e sistematizando conceitos fundamentais, políticas, programas, metodologias e perfil dos sujeitos participantes; 2) Técnica: Elaboração de um aplicativo, disponível em tecnologia para múltiplas plataformas digitais (PCs, Smartphones, Tabelets etc.), a ser usado, de modo experimental, nos dois programas de juventude em análise, para sistematizar a trajetória dos jovens que acessam, disponibilizado tal tecnologia para o processo de qualificação da equipe local. Parte da premissa de que A participação juvenil é considerada o eixo estruturante no desenho das políticas sociais, tanto governamentais quanto da Sociedade Civil, pois os jovens deixaram de ser vistos como objetos de tutela ou beneficiários das ações do Estado e passaram a ser pensados como atores relevantes na formulação e implementação das políticas no campo da juventude. Porém, avançar da afirmação deste princípio democrático para a garantia efetiva da participação juvenil, em todas as etapas das políticas em curso, constitui, ainda, um desafio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Carlos Eduardo Cardoso - Integrante / Yasmin Borges - Integrante / Rachel Alonso - Integrante / Mariana Bonfim Cruz - Integrante / Maria Drumond - Integrante / Carlos Eduardo Cardozo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    4. 2014-2015. Diagnosticos, Subsidios e Acoes Participativas para o Fortalecimento da Politica Nacional de Juventude
      Descrição: Diagnóstico dos dez anos de Política Nacional de juventude, elaboração de subsídios conceituais e metodológicos para a construção participativa do Plano Nacional de Juventude, por meio do levantamento de informações integradas e pesquisas referentes à temática de políticas públicas para a juventude, na perspectiva de pensar os jovens como sujeitos de direitos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / FARAH NETO, Miguel - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante / luiz Carlos de Souza - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Juventude - Cooperação. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    5. 2014-2015. O papel do poder publico no desenvolvimento das artes cenicas para a infancia e juventude em estados brasileiros de menor indice de acoes culturais
      Descrição: Este projeto propõe um mapeamento nacional sobre espaços culturais para a infância e juventude, a partir da compreensão que a oferta de tais espaços inserem-se entre os direitos fundamentais de cidadania e que cabe, em grande parte, ao Estado garantir sua oferta e qualidade. A noção de territórios culturais presente em diversos autores contemporâneos embasam a perspectiva aqui proposta, de mapear presenças e ausências de equipamentos culturais de arte cênica como um indicador para compreensão do grau de investimento e garantia de direitos culturais à população desses municípios. As barreiras socioeducacionais têm determinantes de várias origens (econômicas, raciais, de gênero etc.), mas gostaria de destacar um aspecto relativamente pouco abordado que são os estigmas territoriais, geralmente associados à carência de equipamentos culturais. As comunidades populares (periferias pobres ou favelas) são espaços de múltiplas carências, particularmente para a juventude. A ausência de equipamentos públicos de educação e cultura somada à presença envolvente do narcotráfico tem transformado a experiência dos jovens habitantes desses territórios em algo no qual a palavra genocídio não é uma mera figura de linguagem. Os jovens brasileiros estão entre os grupos socialmente mais vulneráveis, pois são eles os que mais morrem e os que mais matam no Brasil. A vulnerabilidade dos jovens brasileiros é definida, principalmente, por sua baixa escolaridade, que os condena a reproduzir a pobreza que sua família enfrenta, somada à presença de uma sociedade consumista, de um mundo do trabalho que os excluí e da presença do narcotráfico que oferece ganhos imediatos a curto prazo. O resultado é a perda da sua capacidade de se projetar no futuro, tanto individual quanto coletivamente, reforçando comportamentos de risco, como sexo sem proteção, uso de drogas e interrupção de sua jornada educacional, o que reproduz, de forma ampliada, a pobreza e a violência, que passam a estar associadas diretamente às suas comunidades. As propostas mais efetivas de redução da vulnerabilidade têm utilizado a cultura como ferramenta de conscientização, formação e transformação da autoimagem desses jovens, como uma porta de entrada para o mundo da leitura, educação e formação continuada em busca de melhores empregos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Josiane Silva - Integrante / Marina Ribeiro - Integrante / Ricardo Sckhöpke - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    6. 2013-2014. Perfil dos Estudantes Cotistas da UNIRIO, 2013
      Descrição: Em 2013, todas as universidades públicas federais adotaram sistemas de ações afirmativas, nas suas diferentes formas de combinação de cotas raciais e sociais para o acesso à instituição, além de as políticas de permanência terem se expandido consideravelmente. No entanto, a presença progressiva de estudantes universitários de origem popular está entre os fenômenos mais recentes e pouco estudados da também jovem democracia brasileira. Remonta à década de 1990, quando a presença de movimentos sociais, como os pré-vestibulares populares, geralmente organizados nas periferias e com ênfase no viés racial da desigualdade social em nosso país, foram os primeiros a questionar o caráter ainda elitista da universidade. Vista do início da década de 2000, a agenda das ações afirmativas no ensino superior não parecia tão promissora. Ao contrário, gerou muito mais críticas do que adesões. Apesar disso, a educação superior, pensada como um direito, não é algo natural no destino educacional de grande parte dos jovens brasileiros, o que nos coloca distantes da Meta 12 do Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, que prevê a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. Sem desconhecer a complexidade do problema, acreditamos que ações sistemáticas e planejadas de aproximação entre a universidade e as escolas públicas de nível fundamental e médio são possíveis e necessárias se queremos, efetivamente, avançar em direção a uma sociedade escolarizada e democrática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Milena Martins Medina - Integrante / Ricardo da Silva Fernandes - Integrante / Josiane Silva - Integrante / Jonas Sales - Integrante / Marina Ribeiro - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    7. 2013-2013. Subsidios Conceituais para o Programa Estacao Juventude
      Descrição: Balanço da produção internacional e nacional sobre juventude, bem como análise de experiências de equipamentos públicos de juventude implementados nas últimas décadas. Produção de sínteses dos principais conceitos que incidem sobre a juventude, como participação, direitos, território, moratória jovem, autonomia e emancipação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / NOVAES, Regina Reyes - Coordenador / Miguel Farah Neto - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    8. 2011-2012. Conferencia Nacional de Juventude: perfil dos participantes e sistematizacao analitica dos encontros estaduais e locais
      Descrição: LEVANTAMENTO DE PERFIS DE NOVOS ATORES POLÍTICOS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / NOVAES, Regina Reyes - Integrante / Miguel Farah Neto - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    9. 2009-2012. Juventude e educacao: perfis, demandas e necessidades dos jovens e educadores do ProJovem Urbano
      Descrição: Analisar perfis, demandas e necessidades dos jovens e educadores que têm acessado os programas de juventude, em particular, o Projovem Urbano. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Coordenador.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    10. 2009-2011. Perfil dos jovens alunos do Projovem Prisional
      Descrição: Levantamento do perfil dos alunos participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Prisional, nos estados do Rio de Janeiro e Acre.Resulta da análise dos dados coletados no momento da inserção dos estudantes no programa ( survey). Foram abordados os seguintes eixos temáticos: identificação, arranjo familiar; trajetória escolar; Trabalho/atividade e participação social; avaliação do Programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / FARAH NETO, Miguel - Integrante / ESTEVES, Luiz Carlos Gil - Integrante / Ana Leite - Integrante / Maria Emilia Barrios Rodrigues - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    11. 2008-2010. Caminhos da Juventude: Saude, Educacao e Cultura em Favelas Cariocas
      Descrição: Este projeto tem seu foco na saúde, porém parte-se do princípio de que os comportamentos de risco na vida sexual desses jovens têm a ver com a ausência e/ou dificuldade de conceber e realizar projetos de médio e longo prazo. O abandono precoce das redes educacionais, o ingresso subalterno no mercado de trabalho, a reprodução da pobreza em meio a uma sociedade hedonista, marcada pela lógica veloz do consumo, que exclui sistematicamente esses jovens, induz a que busquem satisfação imediata em comportamentos de risco social, que inclui o uso de drogas, sexo sem preservativos e, no limite, o ingresso em redes sociais criminosas. A pesquisa está sendo realizada em duas comunidades populares (favelas) da cidade do Rio de Janeiro: Chapéu Mangueira e Babilônia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): UNESCO França - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    12. 2007-2010. Projeto sobre as condicoes de Educacao e Saude nas Comunidades do Chapeu Mangueira e Babilonia, Leme, Rio de Janeiro
      Descrição: Criação de uma rede integral de proteção social formada, prioritariamente, por jovens, tanto estudantes universitários quanto jovens moradores das comunidades atendidas. O diálogo entre a universidade e as comunidades populares se dará a partir da troca de experiências teóricas e práticas, materializadas no trabalho de extensão, entre esses segmentos da juventude, orientados e acompanhados por profissionais habilitados e experientes (Doutores e Mestres). Os objetivos são: (i) produzir diagnósticos sobre a situação educacional e de acesso á saúde da juventude local; (ii) criar uma rede de agentes multiplicadores no campo da saúde, educação e cultura. Esta rede deve ser gerida conjuntamente por jovens, instituições públicas, através das parcerias entre projetos da universidade e das Secretarias de Estado, e instituições comunitárias locais, como as Associações de Moradores, que têm tido um papel fundamental para viabilizar espaços para o desenvolvimento dos projetos em curso. As Metas são: (i) a construção de uma rede de agentes multiplicadores nas áreas de saúde, educação e cultura; rede esta, formada por jovens da comunidade, estudantes universitários, professores, lideranças comunitárias, agentes do Estado e membros de movimentos associativos, sociais e entidades da Sociedade Civil; (ii) a produção de um banco de dados sobre a situação de educação e saúde com a juventude local, a partir da realização de surveys. SESU/MEC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Sônia Middleton - Integrante.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    13. 2007-2009. O impacto dos pre-vestibulares populares na UNIRIO
      Descrição: Projeto de pesquisa ligado à pesquisa nacional denominada "Acesso de estudantes de origem popular: diferentes desafios e estratégias" (SECAD/MEC). Pesquisa quantitativa e qualitativa que mapeou o presença de estudantes da UNIRIO oriundos de pré-vestibulares populares, o perfil dos pré-vestibulares de onde vieram e os desafios que esses estudantes enfrentarm para ingressar no ensino superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Sandra Albernaz e Medeiros - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    14. 2004-2007. O Perfil dos Estudantes da UNIRIO Residentes em Espacos Populares
      Descrição: Projeto de Pesquisa que busca identificar o perfil dos estudantes da UNIRIO oriundos de comunidades populares, como favelas, conjuntos habitacionais e periferias. O objetivo é traçar a trajetório desses estudantes, especialmente desde o término do ensino médio e as estratégias que desenvolveram para ingressar na universidade, bem como os desafios que enfrentam para se manter no ensino superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Lívia Xavier Fernandes - Integrante. Financiador(es): Departamento de Pesquisa UNIRIO - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    15. 2003-2003. Jovens moradores do Caju. Diagnostico das Escolas
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as escolas onde os jovens residentes do Complexo do Cajú estudam. para tanto foram feitas perguntas sobre o perfil dos funcionários (diretor, professores, coordenadores pedagógicos), problemas de funcionamento e segurança, infra-estrutura da escola, orçamento, avaliação dos alunos, bem como os programas realizados com a escola. A pesquisa servirá de instrumento para conhecer a realidade das escolas da região e susidiar definições de políticas públicas com vista a uma melhoria da qualidade de ensino dos jovens residentes nessa comunidade popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Instituto de pesquisa agronômica laboratório de Economia Aplicada INRA LEA - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    16. 2002-2003. A Formacao de pesquisadores em favelas cariocas
      Descrição: Pesquisa sobre o fenômeno da favelização na cidade do Rio de Janeiro a partir da coordenação de núcleos de pesquisa instalados em favelas cariocas, a saber: 1) Chapéu Mangueira/ babilônia; 2) Cantagalo/ Pavão-Pavãozinho; 3) Maré; 4) Vila Kennedy; 5) Rio das Pedras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): IETS - Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade - Cooperação / Fundação Ford - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    17. 2001-2003. Observatorio de Favelas do Rio de Janeiro: o fenomeno da favelizacao carioca
      Descrição: Pesquisa realizada em favelas cariocas, a partir da constituição de núcleos de pesquisa em 6 comunidades populares: Cantagalo, Chapéu Mangueira, Babilônia, Maré, Rio das Pedras, Vila Kennedy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    18. 2001-2003. Educacao e Trabalho em Favelas Cariocas
      Descrição: Pesquisa realizada nas comunidades populares do Chapéu Mangueira e Babilônia, situadas na zona sul carioca, analisando a relação entre escolaridade e inserção no mundo do trabalho, de modo geral, e o papel que movimentos comunitárias têm tido, desde de 1990, na busca de superação do destino social de jovens moradores dessas comunidades. Analisou-se, particularmente, o surgimento de movimentos ligados á educação e cultura, como um pré-vestibular comunitário. Buscou-se entender o perfil dos professores e alunos envolvidos nessa experiência, bem como os resultados alcançados em um período de cinco anos de atuação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador / Elionalva Souza e Silva - Integrante / Lívia de Souza Vidal - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Diogenes Pinheiro.
    19. 1995-1999. Liderancas Politicas em Assentamentos Rurais - Tese de Doutorado IFCH-UNICAMP
      Descrição: Análise do papel das lideranças rurais em um assentamento rural no estado do Rio de Janeiro. Partindo da observação da relação entre lideranças e participantes dos movimentos sociais em questão (sindicato e Associações de produtores), o estudo se concentrou nos diferentes perfis de lideranças surgidas, suas relações com o poder público local, estadual e federal. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diógenes Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Diogenes Pinheiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. IV Congreso Internacional del Grupo Interinstitucional de Educação e Inclusão (GIEI). SUFRIMIENTO ESTUDIANTIL Y LOS DESAFÍOS DE LAS POLÍTICAS INCLUSIVAS EN LA UNIVERSIDAD. 2018. (Congresso).
      2. V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Resistências das juventudes negras frente à violência simbólica no cotidiano escolar: relato sobre uma escola de periferia. 2018. (Outra).
      3. Seminário sobre políticas públicas e desigualdades sociais: o que dizer quando o assunto é raça e políticas sociais no Brasil?.Políticas públicas e inclusão no ensino superior. 2017. (Seminário).
      4. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Câmara juvenil de Macaé-RJ: qual é a pauta dos jovens vereadores?. 2017. (Simpósio).
      5. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. MOBILIZAÇÃO DA JUVENTUDE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: QUESTÕES DE UMA PESQUISA-AÇÃO NACIONAL. 2014. (Congresso).
      6. II Congresso Uruguaio de Sociologia. Desafíos actuales para la participación de jóvenes en Brasil. 2013. (Congresso).
      7. o Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias. Militância juvenil no Brasil contemporâneo. 2013. (Congresso).
      8. Universidade, Sustentabilidade e Inclusão.Democratização da universidade pública brasileira: desafios atuais para as políticas de inclusão.. 2013. (Seminário).
      9. VIII SEMPE - Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão.A Importância da Extensão na Formação Profissional. 2013. (Seminário).
      10. VIII SEMPE - Seminário de Metodologia para Projetos de Extensãosão.Teconolias Sociais de Educação de Juventude na Extensão Universitária. 2013. (Seminário).
      11. XXXIV ENCONTRO NACIONAL DO FORPROEX - Extensão: Inclusão e tecnologia.Relato dos trabalhos da área temática de Educação da regional sudeste. 2013. (Encontro).
      12. Seminário Nacional Projovem Urbano: Um Balanço das Pesquisas Avaliativas Frente a Novos Desafios.A Integração dos Programas de Inclusão: as Possibilidades do Projovem. 2012. (Seminário).
      13. VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2012. (Seminário).
      14. 34ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Quem são os jovens da educação prisional? Um perfil dos estudantes do Projovem Prisional do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).
      15. 34ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. 2011. (Outra).
      16. 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Avaliação do Material Didático pelos Educadores do Projovem Urbano. 2011. (Congresso).
      17. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Avaliações e expectativas dos docentes do ProJovem Urbano/Brasil. 2011. (Congresso).
      18. 62ª Reunião Anual da SBPC. Identidades e Trajetórias Acadêmicas dos Educadores do Programa PROJOVEM Urbano. 2010. (Congresso).
      19. I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos. Jovens como sujeitos de direitos: do discurso à prática. 2010. (Congresso).
      20. I Seminário Para Fazer Conexões.O Conexões de Saberes na UNIRIO. 2010. (Seminário).
      21. IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro. A universidade reencontra a escola pública: desafios curriculares do Plano de Desenvolvimento da Educação brasileira. 2010. (Congresso).
      22. IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro. Diálogos entre saberes eruditos e populares: a agenda esquecida da educação popular. 2010. (Congresso).
      23. Políticas Públicas de Juventude.Diálogos entre movimentos sociais e políticas públicas: desafios para uma agenda renovada da educação popular. 2010. (Seminário).
      24. Profundizando la Democracia como Forma de Vida. Profundizando la democracia no ensino superior. 2010. (Congresso).
      25. Projovem Urbano e a universidade: diálogos possíveis.Como ingressar na universidade pública?. 2010. (Encontro).
      26. Forum das juventudes: a singularidade de ser jovem na diversidade.A singularidade de ser jovem na diversidade. 2008. (Encontro).
      27. 30 anos do CPDA.A universidade reencontra a escola pública. 2007. (Seminário).
      28. 30ª reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Universidade e comunidades populares: um diálogo necessário. 2007. (Encontro).
      29. 4º Congresso de extensão da UFRJ. avaliação de trabalhos. 2007. (Congresso).
      30. II Forum dos Estudantes de Origem Popular.Acesso e permanência de estudantes de origem popular na universidade pública. 2007. (Encontro).
      31. I Simpósio Internacional de Educação e IV Forum Nacional de Educação.Educação e crise do trabalho: um olhar a partir da escola pública. 2007. (Simpósio).
      32. Meio Ambiente e Biopolítica: os Limites do Crescimento.A construção de um projeto inovador de extensão. 2007. (Seminário).
      33. II Simpósio internacional sobre a juventude brasileira.Jovens pobres na universidade: em busca de visibilidade e reconhecimento. 2006. (Simpósio).
      34. Seminário Diferentes Diferenças. 2006. (Seminário).
      35. Educação, Ética e Conhecimento: Mediações Possíveis.XIII Forum de Educação. 2005. (Encontro).
      36. O Plano Municipal de São Gonçalo em Questão.Políticas Educacionais e o poder local. 2005. (Encontro).
      37. Seminário Internacional Educação e População Negra: Políticas Contemporâneas.I Seminário Internacional Educação e População Negra: Políticas Contemporâneas. 2005. (Seminário).
      38. Sociologia e Realidade: Pesquisa Social no Século XXI. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).
      39. Educação e Diversidade.XII Forum de Educação. 2004. (Encontro).
      40. Educação fora dos muros da escola.experiências de educação fora da escola. 2004. (Seminário).
      41. Exclusão e inclusão sócio-espacial no Brasil contemporâneo.VIII Encontro de Geociências. 2004. (Encontro).
      42. I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas. Políticas públicas e formação de professores. 2004. (Congresso).
      43. I encontro sobre inclusão visual do Rio de Janeiro.I encontro sobre inclusão visual do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).
      44. Juiz de Fora nos Trilhos da Paz.Formação de Agentes Populares. 2004. (Seminário).
      45. Políticas Públicas para a Juventude.Políticas públicas para a juventude de Niterói. 2004. (Seminário).
      46. sexualidade, justiça e violência em espaços populares.sexualidade. 2004. (Seminário).
      47. Territórios Produtivos: o desenvolvimento local além do local.Formação de pesquisadores populares. 2004. (Seminário).
      48. Construindo a cidadania.educação e movimentos sociais. 2003. (Encontro).
      49. Seminário de Integração entre Alunos.Educação Popular. 2003. (Seminário).
      50. Reunião do Conselho empresarial de responsabilidade social do sistema Firjan.Desigualdade social e favelas. 2002. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. PINHEIRO, D.; RIBEIRO, E. ; FARAH NETO, M.. Evento Nacional do Curso de Educação de Jovens e Adultos para a Juventude. 2015. Outro
      2. PEREGRINO, M. ; FARAH NETO, M. ; PINHEIRO, D.. Juventude, Tecnologia e Cidadania. 2014. Outro
      3. PINHEIRO, D.; VARGAS, L. A.. Universidade, Sustentabilidade e Inclusão. 2013. Outro
      4. PINHEIRO, D.; NABUCO, W. ; MELO, C. F.. 16 Anos da Revista Caros Amigos: O Brasil que Queremos. 2013. Outro
      5. PINHEIRO, D.; CAMERON, L.C. ; JUTUCA, L.P.S.G. ; CARDOSO, R.S. ; SILVA E SILVA, L.H.. SEmana Nacional de Ciência e Tecnologia na UNIRIO - "Ciência, saúde e esporte". 2013. Exposição
      6. PINHEIRO, D.; CASTELO BRANCO, A. L. ; SOUZA, M. E. V.. Desafios da Permanência Estudantil na Universidade Pública. 2009. Outro
      7. PINHEIRO, D.; CASTELO BRANCO, A. L. ; SOUZA, M. E. V.. Ações Afirmativas na UNIRIO: realidade ou utopia?. 2008. Outro
      8. PINHEIRO, D.; CASTELO BRANCO, A. L. ; SOUZA, M. E. V. ; MONTEIRO, M. B. ; GOLARTE, L. C.. I Interforum das Universidades Federais do Rio de Janeiro: Diálogos entre o Programa Conexões de Saberes e o Programa Escola Aberta. 2007. Outro
      9. PINHEIRO, D.; SOUZA, M. E. V. ; CASTELO BRANCO, A. L. ; GOLARTE, L. C. ; MONTEIRO, M. B.. Qual a Cara da Universidade Pública?. 2007. Outro
      10. SOUZA, M. E. V. ; CASTELO BRANCO, A. L. ; PINHEIRO, D.. II Fórum de Estudantes de Origem Popular do Rio de Janeiro. 2007. Congresso
      11. PINHEIRO, D.; CASTELO BRANCO, A. L. ; SOUZA, M. E. V.. I Seminário do Programa Conexões de Saberes na UNIRIO: acesso e permanência de estudantes de origem popular na universidade. 2006. Outro
      12. PINHEIRO, D.; SOUZA E SILVA ; BARBOSA, J. L. ; CASTELO BRANCO, A. L. ; SOUZA, M. E. V.. II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes. Ingresso e permanência de estudantes de origem popular na universidade. 2006. Outro
      13. PINHEIRO, D.; LHEMANN, L. M. E. S. ; MEDEIROS, S. A. E. ; BONATO, N ; BARROS, R. M. M.. I Simpósio sobre Subjetividade e Educação. 2005. Outro
      14. PINHEIRO, D.; BARBOSA, J. L. ; SOUZA E SILVA. Os Futuros Possíveis das Favelas e da Cidade do Rio de Janeiro. 2003. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Diógenes Pinheiro ⇔ Miguel Farah Neto (5.0)
        1. PINHEIRO, D.; ESTEVES, Luiz Carlos Gil ; FARAH NETO, M.. Políticas públicas de educação: o que pensam os jovens ativistas políticos brasileiros?. REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS. v. 4, p. 27-39, issn: 2386-4540, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS)
        2. PINHEIRO, DIÓGENES; ESTEVES, Luiz Carlos Gil ; FARAH NETO, Miguel. Educadores do ProJovem Urbano: Quem são esses novos atores da EJA?. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives. v. 22, p. 193-207, issn: 1068-2341, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives)
        3. RIBEIRO, Eliane ; PINHEIRO, D. ; ESTEVES, Luiz Carlos Gil ; FARAH NETO, Miguel ; ANDRADE, E. R.. Juventude e educação nas prisões: demandas, direitos e inclusão. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 7, p. 228-247, issn: 1982-7199, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Eletrônica de Educação (São Carlos))
        4. ESTEVES, Luiz Carlos Gil ; FARAH NETO, Miguel ; PINHEIRO, D.. Demandas educacionais dos jovens brasileiros: alguns indicativos da 2ª conferência nacional de juventude. Em: 35ª Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. 1-14, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (35ª Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação)
        5. FARAH NETO, M.; ANDRADE, E. R. ; ESTEVES, L. C. G. E. ; LEITE, A. M. A. ; PINHEIRO, D.. Perfil dos jovens alunos do Projovem Prisional. 2011. Relatório de pesquisa
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Diógenes Pinheiro ⇔ Luiz Carlos de Souza (2.0)
        1. PEREGRINO, M. ; PINHEIRO, Diógenes. ; SOUZA, Luiz Carlos de. Engajamento, educação e trabalho: Demandas da Juventude no Brasil. REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES (MONTEVIDEO). v. 31, p. 127-150, issn: 0797-5538, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES (MONTEVIDEO))
        2. PEREGRINO, M. ; PINHEIRO, Diógenes. ; SOUZA, Luiz Carlos de. Engajamento, Educação e Trabalho: Demandas da Juventude no Brasil. Revista Uruguaya de Ciencias Sociales. v. 31, p. 127-150, issn: 1688-4981, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Uruguaya de Ciencias Sociales)

      • Diógenes Pinheiro ⇔ Regina Celia Reyes Novaes (1.0)
        1. RIBEIRO, E. (Org.) ; VENTURI, G. (Org.) ; Pinheiro, D (Org.) ; Novaes, R (Org.). Agenda Juventude Brasil. Leituras sobre uma década de mudanças. 1 ed. Rio de Janeiro: Ed. UNIRIO, 2016. v. 1, p. 316.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 14/02/2019 11:43:09