Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gerações, Percursos de vida e Processos Educativos(NEPGPVPE)
Flavia Ginzel
É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é doutoranda em Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Desenvolve pesquisa em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude. (Texto informado pelo autor)
GINZEL, F. Sambando na cara da sociedade: uma discussão antropológica sobre mulheres mais velhas que dançam. Revista Querubim (Online). v. 02, p. 45-51, issn: 1809-3264, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Revista Querubim (Online))
FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
GINZEL, F.; Bergamini, D. ; Rennó, C.. O processo (anti) democrático de construção do plano municipal de educação de Sorocaba: considerações a partir de uma perspectiva freireana. Em: VII Semana de Pedagogia e III Seminário de Pesquisa do PPGEd. ?Ed, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VII Semana de Pedagogia e III Seminário de Pesquisa do PPGEd. ?Ed)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
GINZEL, F. Caminhos para a vida adulta de jovens da UFSCar. Em: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA, 2017, Fortaleza. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA, p. 638-638, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA, 2017, Fortaleza. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA)
Resumos publicados em anais de congressos (2)
GINZEL, F. Os significados da experiência universitária para jovens de origem popular. Em: VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira. Os jovens e os seus outros, 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINZEL, F. A INFLUÊNCIA DAS DINÂMICAS SOCIOCULTURAI S NO PROCESSO DE PERCEPÇÃO DE RISCO DOS MORADORES DO LITORAL NORTE DE SÃO PA. Em: xx congresso interno de iniciação científica da Unicamp, 2012, Campinas. XX congresso interno de iniciação científica da Unicamp, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (14)
GINZEL, F. Para além da 'miopia do presente': experiências de participação e percursos juvenis. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
GINZEL, F. Caminhos para a vida adulta de jovens da UFSCar. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GINZEL, F. Movimentos Feministas e Lutas Sociais. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
GINZEL, F. Juventude e violência: um debate interseccional. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. Juventude e acesso ao ensino superior. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. Significados da experiência universitária para jovens de origem popular. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GINZEL, F.; Bergamini, D. ; Rennó, C.. O processo (anti) democrático de construção do Plano Municipal de Educação de Sorocaba: considerações a partir de uma perspectiva freireana. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
GINZEL, F. Nas trilhas para a vida adulta: experiências e desafios de jovens universitários. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
GINZEL, F. Feminismo e diversidade sexual. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. A pedagogia de Paulo Freire. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. O perfil social e político dos alunos dos cursinhos populares: diversidades étnica-racial, relações de gênero e escola pública,. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. Feminismo, diversidade sexual e interseccionalidade. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. As lutas da juventude no município de Sorocaba. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINZEL, F. A Influência das Dinâmicas Socioculturais no processo de Percepção de Risco dos moradores do Litoral Norte de São Paulo. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (1)
CORROCHANO, M. C. ; GINZEL, F.. Jovens e Trabalho: Dilemas, Invenções e Caminhos. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
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Produção artística
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Orientações em andamento
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Supervisões e orientações concluídas
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Projetos de pesquisa
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2017-2018. Ciudadanos inteligentes para ciudades participativas - CIDATEL Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Ginzel - Integrante / Elmir Almeida - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante / Marília Pontes Sposito - Integrante / Felipe Tarábola - Integrante / Marilena Nakano - Integrante. Membro: Flavia Ginzel. Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marilena NAkano - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Raquel Souza - Integrante / Elmir Almeida - Coordenador / Felipe Tarábola - Integrante. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marilena NAkano - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Raquel Souza - Integrante / Elmir Almeida - Coordenador / Felipe Tarábola - Integrante. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marilena NAkano - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Raquel Souza - Integrante / Elmir Almeida - Coordenador / Felipe Tarábola - Integrante. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marilena NAkano - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Raquel Souza - Integrante / Elmir Almeida - Coordenador / Felipe Tarábola - Integrante. Membro: Maria Carla Corrochano.
2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica (2007-2016) Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Ginzel - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Nádia Falcão - Integrante / Symaira Poliana - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marília Pontes Sposito - Integrante. Membro: Flavia Ginzel. Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Vanda Aparecida Silva - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Symaira Poliana - Integrante / Dalton Martins - Integrante / Nilton Bispo - Integrante / Flavio Vieira de Melo - Integrante / Caique Diogo de Oliveira - Integrante / Wellington dos Santos França - Integrante / Andreia Juliana Pires - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Vanda Aparecida Silva - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Symaira Poliana - Integrante / Dalton Martins - Integrante / Nilton Bispo - Integrante / Flavio Vieira de Melo - Integrante / Caique Diogo de Oliveira - Integrante / Wellington dos Santos França - Integrante / Andreia Juliana Pires - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Vanda Aparecida Silva - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Symaira Poliana - Integrante / Dalton Martins - Integrante / Nilton Bispo - Integrante / Flavio Vieira de Melo - Integrante / Caique Diogo de Oliveira - Integrante / Wellington dos Santos França - Integrante / Andreia Juliana Pires - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Vanda Aparecida Silva - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Symaira Poliana - Integrante / Dalton Martins - Integrante / Nilton Bispo - Integrante / Flavio Vieira de Melo - Integrante / Caique Diogo de Oliveira - Integrante / Wellington dos Santos França - Integrante / Andreia Juliana Pires - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Maria Carla Corrochano. Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante. Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
2015-2017. E tempo de travessia: os multiplos caminhos de jovens universitarios para a vida adulta Descrição: A pesquisa teve como objetivo central compreender os modos de transição para a vida adulta de jovens universitários. A partir de entrevistas compreensivas orientadas por um roteiro semi-diretivo, buscou-se apreender um conjunto de experiências e desafios ? especialmente na universidade, no mundo do trabalho e na vida familiar ? que pudessem ser reveladores dos processos de transição para vida adulta vividos por dez jovens - cinco moças e cinco rapazes - que estudam na Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Realizado entre os anos de 2015 e 2016, o estudo focalizou estudantes de diferentes cursos e inserções sociais que já tivessem cursado pelo menos a metade da graduação. A análise de suas narrativas evidenciou uma multiplicidade de trajetórias, as quais se caracterizam por percursos biográficos não-lineares. O estudo revelou a importância das novas políticas de acesso e permanência na universidade, as quais vêm promovendo uma crescente heterogeneidade de sujeitos em um espaço historicamente restrito às elites. Além disso, foi possível observar que ao mesmo tempo em que as trajetórias estão cada vez mais heterogêneas e singularizadas, questões estruturais ? sobretudo ligadas à origem social e ao gênero ? aparecem como desafios comuns a serem enfrentados pelas moças e rapazes em seus processos de conquista de autonomia e independência. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Flávia Ginzel - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Flavia Ginzel.
2012-2012. A Influencia das Dinamicas Socioculturais no processo de Percepcao de Risco dos moradores do Litoral Norte de Sao Paulo Descrição: O trabalho teve como objetivo central compreender de que forma as dinâmicas socioculturais influenciam no processo de percepção dos moradores do Litoral Norte de São Paulo, especialmente jovens e lideranças de bairro, frente aos riscos relacionados às mudanças climáticas, ambientais e aos possíveis conflitos gerados com os novos empreendimentos previstos na região.Também foi investigado como esse grupo social enxerga a atual preocupação com o meio ambiente, qual o nível de importância que atribui a essa preocupação, como entende os riscos oriundos das mudanças climáticas e, principalmente, como estes riscos interferem nas suas práticas sociais. Entre os resultados obtidos, ressalta-se a diferença de percepção dos riscos entre as diferentes gerações. Esse projeto foi veiculado a um Projeto de Pós-doutorado intitulado "Estudo sobre situações de risco no litoral norte paulista ? análise das percepções de risco, estratégias de comunicação e envolvimento público no enfrentamento dos riscos associados às mudanças climáticas e ambientais", desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/UNICAMP) e a um Projeto Temático denominado Urban Growth, Vulnerability and Adaptation: social and ecological dimensions of climate change on the Coast of São Paulo (Fapesp Proc. N° 2008/58159-7), desenvolvido por pesquisadores do NEPAM e NEPO, além de outras instituições nacionais e internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Ginzel - Integrante / Gabriela Marques Di Giulio - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa. Membro: Flavia Ginzel.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (11)
Jovens e Trabalho: Dilemas, invenções e caminhos. 2017. (Seminário).
VII Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira.Caminhos para a vida adulta de jovens da UFSCar. 2017. (Simpósio).
III Seminário do PPGEd. 2016. (Seminário).
III Encontro Mês da Consciência Negra e II Seminário Educação para as relações étnico-raciais. 2015. (Encontro).
II Seminário do PPGEd: pesquisa em educação e compromisso político-sociacial.O processo (anti) democrático de construção do Plano Municipal de Educação de Sorocaba: considerações a partir de uma perspectiva freireana. 2015. (Seminário).
II Seminário do PPGed Pesquisa em educação e compromisso político social.Nas trilhas para a vida adulta: experiências e desafios de jovens universitário. 2015. (Seminário).
VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Os jovens e os seus outros.Significados da experiência universitária para jovens de origem popular. 2015. (Simpósio).
Curso Livre de Teoria Crítica. 2013. (Outra).
Primeiro Colóquio Nacional Corpo, Maturidade, Erotismo e Sexualidade. 2012. (Outra).
Workshop do Projeto URBAN GROWTH VULNERABILITY AND ADAPAPTATION: Social and Ecological Dimensions of Climate Change on the Coast of of São Paulo. 2012. (Outra).
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. A Influência das Dinâmicas Socioculturais no processo de Percepção de Risco dos moradores do Litoral Norte de São Paulo. 2012. (Congresso).
FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)