Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gerações, Percursos de vida e Processos Educativos(NEPGPVPE)

Dulcineia de Fatima Ferreira

Professora Adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba).Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ? SP (UNICAMP). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema- São Paulo - (1988). Pós Doutorado em Cultura popular junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e movimentos Sociais (GECOMS - UFSCar - Sorocaba) e participa como colaboradora do Grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação (UNESP - Rio Claro - SP) e NuRuNI(Núcleo de Extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas- UFMA). Realiza trabalhos de Ensino Pesquisa e extensão vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd ? Campus Sorocaba). Eixos temáticos: Educação, política e processos de subjetivação, Educação popular, Cultura Popular e processos educativos; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 (09/10/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, UFSCar - Campus Sorcaba. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (015) 32296000 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2018. Cultura popular e processos de subjetivacao: desenhando mapas para festa em busca da potencia da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maranhao
      Descrição: O presente projeto de pesquisa toma como problema a política de subjetivação em curso e suas conseqüências na produção de modos de vida. Enquanto o poder atua sobre a vida tentando a homogeneização e pasteurização da existência, diversos desmanchamentos se configuram dando sinais de que existem outras vias possíveis. A pesquisa tem propósito cartografar processos inventivos, linhas de vida presentes na manifestação cultural popular Bumba-meu-boi, em São Luis do Maranhão. Para realizar estudos no campo da cultura popular e os processos de subjetivação, habitaremos o território existencial do Bumba-meu-boi sotaque de Matraca do Maracanã, por entender que esta manifestação cultural possui um dispositivo integrador que pode abrir passagem para afetos alegres: a matraca. Acompanharemos experiência estética do modo de vida do brincante e os movimentos de expressão dos afetos que atravessam as relações entre os matraqueiros do Boi de Matraca. Ao desenharmos os mapas para festa estaremos atentos às linhas de vida que se desenham. Temos como pista que a potência da alegria, contribui no movimento de reativação da força criativa, atuando contra o sentimento de impotência e apagamento da vida. Esta pesquisa configura-se como uma experiência em que cultura popular, educação e processos de subjetivação se imbricam, abrindo possibilidades para novos modos de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Coordenador.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    2. 2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    3. 2014-2016. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais: teoria e pratica nas escolas publicas estaduais da regiao de Sorocaba/SP
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    4. 2012-2014. Gestao escolar e Conselho de escola que relacao e esta? Uma analise das experiencias de participacao da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na regiao de Sorocaba ? SP
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais ? da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a relação entre escola e comunidade a partir da atuação da Gestão escolar junto aos membros da comunidade que participam do conselho de escola. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem a análise da participação comunitária na escola a partir dos conselhos deliberativos. A pesquisa apóia-se na metodologia da pesquisa- ação, pois além de diagnosticar as formas de participação presentes neste encontro escola e comunidade, procura possibilitar a reflexão das práticas existentes e a reinvenção das relações de poder.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Coordenador / Ana Maria de Campos - Integrante / Jô Azevedo - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Izabella Mendes Santana - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Maria Amelia Ferracciú Pagotto - Integrante / Silene de Araujo G Lourenço - Integrante / Marco Antonio Martins Escobar - Integrante / Diana Liberatti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (89)
    1. 38ª REUNIÃO NACIONAL ANPED. participação GT EJA. 2017. (Congresso).
    2. IV encontro de Pré-Universitários Populares.Porque mais um encontro de Pré-Universitários Populares. 2016. (Encontro).
    3. IV Encontro Mês da Consciência Negra e I seminário Educação Quilombola da UFSCar Sor. 2016. (Encontro).
    4. JORNADAS Educación yTrabajo de Jóvenes y Adultos a lo largo de la vida.Educação de Jovens e Adultos para além da lógica do capital: diálogos a partir da Educação Popular. 2016. (Seminário).
    5. VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos.coordenação da Mesa : Educação Popular e a EJA. 2016. (Seminário).
    6. II Seminário da Política Nacional de Educação Popular.A Política Nacional de Educação Popular. 2014. (Seminário).
    7. IV Seminário Nacional Movimentos Sociais e Participação no Brasil: Diálogos transversais.Apresentação do Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais. 2014. (Seminário).
    8. Seminário Nacional Educação Popular e Saúde. 2014. (Seminário).
    9. XIII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas - Silenciar e Cuidar. 2014. (Encontro).
    10. Encontro de Educadores da Educação de Jovens e Adultos.Educação de Jovens e Adultos como possibilidade de encontros humanos. 2013. (Encontro).
    11. Encontro de Gestoras da Rede Municipal de Piedade.O Projeto Político Pedagógico. 2013. (Encontro).
    12. exposição fotográfica PAULO FREIRE: DIVERSOS OLHARES, MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES. Exposição fotografica PAULO FREIRE: DIVERSOS OLHARES, MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES. 2013. (Exposição).
    13. III CREPA (Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas).. Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos - SP: Território de participação, resistência e reinvenção da EJA. 2013. (Congresso).
    14. III Seminário de Pesquisa em Educação.Metodologia do Devir e cartografias - tendências metodológicas da pesquisa em Educação. 2013. (Seminário).
    15. II Semana da Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas.Diálogos sobre Educação a partir da Educação Popular. 2013. (Encontro).
    16. I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educación Popular.Educação Popular no Brasil: Um exercício de escavar a memória, lapidar as palavras e reafirmar sua potencialidade. 2013. (Seminário).
    17. IV SEMINÁRIO E V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ?Educação Inclusiva uma questão de aprendizagem?.Educação Popular e diversidade. 2013. (Seminário).
    18. IV SEMINÁRIO E V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ?Educação Inclusiva uma questão de aprendizagem?.Os desafios da EJA e as possibilidades de atuação. 2013. (Seminário).
    19. Semana Acadêmica do Centro de Educação ? UFSM: ?Protagonismo Discente?.Formação de professores e a Educação Popular. 2013. (Encontro).
    20. Seminário FALA OUTRA ESCOLA.Educação e relações Énico Raciais. 2013. (Seminário).
    21. Seminário Mauá Cicade Educadora Transparente e Participativa.Educação de Jovens e Adultos e a Formação profissional: possibilidades e desafios presentes. 2013. (Seminário).
    22. Sorocaba Lado B: Quem é você nesta História?. 2013. (Encontro).
    23. VI Seminário Fala outra Escola.Gestão escolar e conselho de escola: que relação é esta? Uma análise das experiências de participação da comunidade na escola na rregião de Sorocaba ? SP. 2013. (Seminário).
    24. V Semana da Pedagogia UFSCar- Sorocaba. ?Educação e capital: Processos educativos na sociedade de consumo?.Concepção de educação do curso de pedagogia e sua relação com o capitalismo.. 2013. (Encontro).
    25. XII Encontro Brasileiro de Danças circulares Sagradas - Céu e terra. 2013. (Encontro).
    26. XIII ENEJA (Encontro Nacional de Educação de Adultos): Políticas Públicas em EJA: Conquistas, comprometimentos e esquecimentos.Membro da Delegação do Fórum EJA SP. 2013. (Encontro).
    27. Encontro do Núcleo do PPP ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).O enfoque pedagógico na Educação Coorporativa- capacitação para a gestão de áreas protegidas. 2012. (Encontro).
    28. Encontro do Núcleo do PPP ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).Revisitando a legislação e as teorias da educação. 2012. (Encontro).
    29. Encontro nacional CRCs.Educação: entre o visível e o invisível. 2012. (Encontro).
    30. IV Semana da Pedagogia UFSCar- Sorocaba.Educação e movimentos sociais: nas brechas do invisível. 2012. (Encontro).
    31. IV Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.Processos formativos em EJA: Práticas, saberes e novos olhares. 2012. (Seminário).
    32. VI Colóquio Internacional Educação e contemporaneidade.Criação do Projeto Político Pedagógico do ICMBIO: uma experiência educativa para além dos muros da escola. 2012. (Seminário).
    33. VI Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Formação e valorização dos professores. 2012. (Seminário).
    34. 28º Batepapo Cultural: "O cotidiano da vida entre os aprisionamentos e as resistências". 2011. (Outra).
    35. III Seminário Nacional Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.Por um currículo na Educação de Jovens e Adultos a serviço da vida. 2011. (Seminário).
    36. VI Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa, III Encontro Internacional de Terapia Comunitária Integrativa, II Encontro em Pesquisa de Terapia Comunitária Integrativa. Cuidando do Gestor ? educador ? cuidador. 2011. (Congresso).
    37. Danças circulares Sagradas. 2010. (Oficina).
    38. Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Financiamento e programas de EJA. 2010. (Encontro).
    39. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de EJA. No calor da hora: Formação e autoformação de educadores. 2010. (Congresso).
    40. III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA.Por um curriculo na EJA a serviço da vida. 2010. (Seminário).
    41. VII Colóquio Internacional Paulo Freire. Paulo Freire: contribuição para a educação e cultura popular..Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a educação. 2010. (Seminário).
    42. VII Seminário Internacional Paulo Freire, tema: Andarilho da utopia, a utopia não morreu.Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a Educação. 2010. (Seminário).
    43. 17 Congresso de Leitura do Brasil. Formação de alfabetizadores: um movimento de acender palavras. 2009. (Congresso).
    44. I Conferência Conjunta de Educação - Várzea Paulista - Campo Limpo - Jarinu. 2009. (Outra).
    45. Palestra: O papel das Instituições de Ensino Superior no Brasil de Hoje. 2009. (Outra).
    46. XI ENEJA - Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.Membro da delegação do Fórum EJA São Paulo - Segmento Universidade. 2009. (Encontro).
    47. Encontro de Educadoras populares.Educação popular no Letraviva. 2008. (Encontro).
    48. História e memória da Educação popular: contribuições de Paulo Freire e da Teologia da Libertação.Educação de Jovens e Adultos: Educação Formal e Não-Formal. 2008. (Seminário).
    49. 16º Congresso de Leitura do Brasil. Revisitar Paulo Freire com arte: uma experiência de formação de alfabetizadores(as). 2007. (Congresso).
    50. Dez anos da ausência / presença de Paulo Freire. 2007. (Outra).
    51. Educando: Feira Educacional - Profissionalizante.Reencantar a Educação a partir de Paulo Freire. 2007. (Encontro).
    52. Encontro nacional de arteducadores.Experienciando Paulo Freire com arte. 2007. (Encontro).
    53. Experiências de Educação Popular: Alfabetização de Jovens e adultos. 2007. (Outra).
    54. III Feira do Livro Movimentos sociais / sindicais e populares.Experiências de Educação Popular: Alfabetização de Jovens e Adultos. 2007. (Outra).
    55. Palestra: Avaliação Institucional. 2007. (Outra).
    56. Palestra: Ingredientes para uma nova educação superior no Brasil. 2007. (Outra).
    57. 15º Congresso de Leitura. LETRAVIVA: Possibilidades e desafios construídos e compartilhados entre instituição pública e movimentos populares de Campinas. 2005. (Congresso).
    58. 1º Encontro de Arte-Educação de Várzea Paulista. 2005. (Encontro).
    59. Encontro de formação inicial para Educadores populares.A pedagogia de Paulo Freire na AJA. 2005. (Encontro).
    60. III Seminário Paulo Freire. 2005. (Seminário).
    61. II Seminário de Produção de Conhecimentos, saberes e Formação docente.Letraviva: possibilidades e desafiosconstruídos e compartilhados entre instituição pública e movimentos sociais de Campinas. 2005. (Seminário).
    62. Oficina imagem cinematográfica: documentando a vida. 2005. (Oficina).
    63. Semana de estudos da Educação - PUC Campinas.Coordenação do debate sobre o filme Os narradores de Javé. 2005. (Encontro).
    64. Seminário Plano de Educação e defesa da Escola Pública. 2005. (Seminário).
    65. Encontro de Educadores de Várzea Paulista.Trabalhador da Educação: 1 Tributo a Paulo Freire. 2004. (Encontro).
    66. Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).
    67. Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação cidadã para uma cidade educadora.Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Outra).
    68. II Seminário Paulo Freire. 2004. (Seminário).
    69. Palestra: Alfabetização cultural: a luta íntima por uma nova humanidade. 2004. (Outra).
    70. Workshop O presencial e o virtual: od dois lados da mesma moeda. 2004. (Oficina).
    71. Educação de adultos e Educação popular.Educação de adultos e Educação popular. 2003. (Seminário).
    72. Encontro de educadores da Rede Municipal de Bebedouro - SP.Paulo Freire: Uma releitura novas possibilidades. 2003. (Encontro).
    73. Formação continuada dos Educadores do UNIANCHIETA.Sala de aula: Espaço de inter-ações. 2003. (Outra).
    74. Fórum Mundial de Educação - Educação e transformação: A educação pública na construção de um outro mundo possível. 2003. (Outra).
    75. Fórum Municipal do MOVA SP. 2003. (Outra).
    76. I Seminário Paulo Freire.I Seminário Paulo Freire. 2003. (Seminário).
    77. Seminário: O pensamento freireano: origem e contemporaneidade.O pensamento freireano: origem e contemporaneidade. 2003. (Seminário).
    78. Seminário de EJA.Educação de Adultos e Educação Popular. 2003. (Seminário).
    79. VII Semana de estudos do curso de Pedagogia da FE Padre Anchieta.Educação de Adultos. 2003. (Encontro).
    80. Encontro de Educação Social Educação para o pensar. 2002. (Encontro).
    81. Encontro de Educação Social e Educação para o pensar. 2002. (Encontro).
    82. I Cogresso Ibero-Americano e Africano: Educação de Adultos e desenvolvimento comunitário. A contemporaneidade do pensamento de Paulo Freire: Em busca da sua reinvenção na prática pedagógica. 2002. (Congresso).
    83. Semana de Planejamento da Secretaria Municipal de Campinas.A Educação de Jovens e Adultos na Concepção Freireana: Da história ao cotidiano escolar. 2002. (Encontro).
    84. Actualidad y Prospectiva del pensamiento de Paulo Freirre. Educação Popular: Espaço de construção de novas esperanças. 2001. (Congresso).
    85. Colóquio: Sobre o valor ético político e pedagógico do senso comunm e da filosofia em Gramsci. 2001. (Outra).
    86. III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Encontro).
    87. I Seminário de Educação: Paulo Freire na contemporaneidade.Educação Popular em Paulo Freire hoje. 2001. (Seminário).
    88. I Seminário de Teses e Dissertações em andamento e Política e Financiamento da Pós- Graduação: Ciência e Soberania.A contemporaneidade do pensamento de Paulo Freire como elemento alimentador da educação. 2001. (Seminário).
    89. II Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Experiência na EJA. 2000. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C. ; CAMPOS, A. M. ; WUNDER, A.. II Encontro Educação Popular e cultura Caiçara. 2016. Outro
    2. FERREIRA, D. F.; CAMPOS, A. M.. III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além da escola na perspectiva de Paulo Freire. 2016. Congresso
    3. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C.. Retratos caiçara. 2016. Exposição
    4. FERREIRA, D. F.. Paulo Freire: diversos olhares, múltiplas possibilidades. 2016. (Exposição).. . 0.
    5. FERNANDES, J. R. ; ALMEIDA, E. ; FERREIRA, D. F. ; JEFFREY, D. ; PIERRO, M. C.. Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. Outro
    6. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C. ; PISTILI, P. R.. Retratos Caiçara. 2015. Exposição
    7. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C.. I Encontro de Educação Popular e Cultura Caiçara. 2015. Outro
    8. PEREIRA, D. F. F.; MACHADO, E. R. S. ; JOSE, C. R. ; MARTHI, A. R.. Seminário Pressupostos Filosóficos para a pesquisa Cartográfica. 2014. Outro
    9. PEREIRA, D. F. F.; JOSE, C. R. ; MARTHI, A. R. ; COSTA, S. R.. Seminário: Gestão escolar e conselho de escola: que relação é esta? Uma análise das experiências de participação da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na região de Sorocaba. 2014. Outro
    10. PEREIRA, D. F. F.. Paulo Freire: Diversos olhares, múltiplas possibilidades. 2013. (Exposição).. . 0.
    11. ESQUERDO, M. D. da R. ; PEREIRA, D. F. F. ; NIVERT, M ; TOPPA, R. T. ; SANTANA, I. M. ; FERNANDES, H. L.. 5 anos da UFSCar - campus Sorocaba. 2011. Outro
    12. PEREIRA, D. F. F.; SANTANA, I. M. ; CALDEIRA, A.R.. 90 anos Paulo Freire: História, memória e criação. 2011. Outro
    13. PEREIRA, D. F. F.. Seminário: História e memória da Educação popular: contribuição de Paulo Freirer e da Teologia da Libertação. 2008. (Outro).. . 0.
    14. GIUBILEI, Sônia ; PEREIRA, D. F. F.. II Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. 2001. Outro
    15. GIUBILEI, Sônia ; PEREIRA, D. F. F.. I Simpósio Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA. 2000. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Maria Carla Corrochano (2.0)
      1. MARTINS, M. F. ; CORROCHANO, M. C. ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
      2. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

    • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Maria Carla Corrochano (2.0)
      1. MARTINS, M. F. ; CORROCHANO, M. C. ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
      2. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

    • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Maria Carla Corrochano (2.0)
      1. MARTINS, M. F. ; CORROCHANO, M. C. ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
      2. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

    • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Maria Carla Corrochano (2.0)
      1. MARTINS, M. F. ; CORROCHANO, M. C. ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
      2. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

    • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Flávia Ginzel (1.0)
      1. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)




Data de processamento: 14/02/2019 11:44:08