Grupo Núcleo de pesquisa e estudos sobre juventudes, identidades, cidadania e cultura(NPEJICC)

Miriam Abramovay

Possui graduação em Sociologia ? Université de Paris VIII, graduação em Ciência da Educação - Universite de Paris VIII e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Doutora em Ciências da Educação - Université Lumieèe Lyon 2 ? França - École Doctorale EPIC - Education Psychologie Information et Communication. É Coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Flacso- Brasil. Coordenou no último ano os Projetos ?O Papel da Educação para Jovens afetados pela Violência e outros riscos no Ceará e no Rio Grande do Sul?, parceria da Flacso com o BID; e o Projeto ?El Proyecto Somos en Brasil. Deporte y Educación para Ciudadanía de Niños/as y Adolescentes - Sistematización y Evaluación Cualitativa de Experiencias?, parceria da Flacso com a Fundação Real Madri. Foi coordenadora/pesquisadora de diversos organismos (UNICEF, BID, INEAM, FNUAP, UNIFEM), professora da Universidade Católica de Brasília, Vice Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas (Convênio UCB/UNESCO), coordenou várias pesquisas da UNESCO, foi Conselheira do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), Coordenadora de pesquisas da RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana). É autora e coautora de vários livros e artigos nos temas de Juventudes, Violências nas Escolas, Gênero, com ênfase em educação, gênero, violências nas escolas, violência e juventude, juventude e políticas públicas, gangues e segregação social. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0557920878590829 (20/12/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (BRA). Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F - 12º andar - Sala 12111 - Maracanã Rio de Janeiro 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (021) 22341896 Fax: (021) 22341896 URL da Homepage: www.flacso.org.br
  • Grande área: Outros
  • Área: Ciências Sociais
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2016-2018. O PAPEL DA EDUCACAO PARA JOVENS AFETADOS PELA VIOLENCIA E OUTROS RISCOS NO CEARA E RIO GRANDE DO SUL
      Descrição: O Programa ressalta a importância de discutir a escola como lugar criativo destacando sentidos dessa, resgatando seu compromisso social com a participação dos adolescentes e jovens por uma sociedade mais justa e humana. Neste sentido, esta proposta deverá aprofundar e entender melhor a relação entre os fatores de risco, como a violência, a condição socioeconômica dos jovens, a exclusão social na comunidade e exclusão escolar a fim de perceber como a escola pode contribuir para a prevenção da violência e da vitimização de adolescentes e jovens. O Programa pretende ainda, contribuir para aumentar os níveis de resiliência bem como identificar as boas práticas desenvolvidas intramuros das escolas, capazes de coadjuvar para a superação das adversidades que esses jovens enfrentam diariamente e melhorar seus níveis de escolaridade. O Programa se propõe oferecer alternativas inovadoras para as instituições educativas (Ministério da Educação, Secretarias de Educação e escolas públicas) e, em especial, para que os estudantes possam aumentar suas oportunidades desenvolver competências para o mercado laboral e vida produtiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Ana Paula da Silva - Integrante / Alenicia de França Sousa - Integrante / Eleonora Figueiredo - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
    2. 2014-2015. Programa de diagnostico e planejamento participativo de prevencao a violencia nas escolas em nivel nacional
      Descrição: Vários blocos compõem esta proposta, a saber: evidências sobre expressões e consequências das violências, em particular considerando-se a juventude e uma das instituições básicas em sua socialização e convívio ? a escola; algumas questões relacionadas ao estado da arte sobre violências e violências nas escolas. Em um terceiro bloco se apresenta componentes da proposta deste Programa de Prevenção à Violência, detalhando-se em seguida o eixo central deste, a Estratégia de Diagnóstico e Planejamento Participativo. Fecha-se esta proposta, com a operacionalização institucional e as referências bibliográficas. Esta proposta ao enfatizar a participação dos jovens no diagnóstico e proposições relativos a violências, alinha-se a princípios básicos do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013) como os que compõem os artigos 4º.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Luciano Cerqueira - Integrante / Alenicia de França Sousa - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
    3. 2013-2015. Experiencias Inovadoras: Boas Praticas de Promocao dos Direitos Humanos e Prevencao as violencias nas escolas
      Descrição: Esta proposta dá continuidade à pesquisa ?Violência e Convivência nas Escolas Brasileiras?, realizada pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - FLACSO Brasil em 2011, em conjunto com o Ministério da Educação - MEC e a Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, com o objetivo de retratar os aspectos relevantes relacionados às razões, repercussões e dimensões que envolvem o fenômeno das violências nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Júlio Jacobo Waiselfisz - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
    4. 2013-2015. JOVENS, ADOLESCENTES E O TRAFICO DE DROGAS E AS UPPS: INTERSECOES, GENERO E CICLO DE VIDA. DISCURSOS SOBRE TEMPOS VIVIDOS, PERCEPCOES E EXPECTATIVAS. ESTUDO DE CASO NO COMPLEXO DO ALEMAO, RIO DE JANEIRO
      Descrição: Propõe-se um estudo de caso focalizando representações de jovens sobre o tráfico de drogas e a política de estado Unidades de Policia Pacificadora, destacando como a intersecção sexo/gênero e ciclo de vida (na coorte de 15 a 29 anos) emprestam singularidades a vivencias e expectativas, além do fato de tais jovens terem estado, estarem envolvidos ou não no tráfico de drogas. Pretende-se discutir o lugar das relações entre os jovens, com ênfase nas de gênero, no seu imaginário sobre poderes (tráfico de droga e intervenção do Estado, pela policia). Discutir-se-á a constituição de fratrias, o ser reconhecido entre os iguais, e admirado, assim como buscas no lugar de distribuição de riquezas na sociedade e afirmação nas relações de gênero, quer por estereótipos quer por subvenções desses. Opta-se por um estudo de caso, explorando historias de vida e a historia das relações sociais na comunidade, sua singularidade, cenários e oportunidades, e memórias de violências, inclusive institucionais, vulnerabilizações sociais e processos de intervenção pelo Estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Fefferman - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
    5. 2013-2014. Jovens (15 a 29 anos) em escolas: quem sao, o que pensam e suas expectativas sobre educacao.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Júlio Jacobo Waiselfisz - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Pesquisa que combina um survey em todo o Brasil(cerca de 3 000 jovens) e grupos focais em 5 capitais e5 cidades do interior com jovens em escolas publicas do ensino médio para discutir dimensões como: significados que o jovem agtribui à escola, àeducação e ao saber e nexos com sua pratica escolar (clima escolar, relações com professores, com alunos, com a direção),avaliação da infraestrutura e expectativas em relação à educação e ao seu futuro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Julio Jacobo Waiselfsz - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    6. 2013-2014. Programa de Avaliacao e Apoio a Gestao de Programas de Voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul -Produto 1
      Descrição: Descrição: Revisão da bibliografia nacional sobre os temas nucleares: juventudes; voluntariado; sociedade civil; violência e participação e elaboração do marco teórico e metodológico do Projeto, com ênfase no monitoramento e avaliação dos programas em realização pela ONG focalizada Parceiros Voluntários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Castro - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Revisao da bibliografia nacional sobre os temas nucleares: juventudes; voluntariado; sociedade civil; violência e participação e elaboração do marco teórico e metodológico do Projeto, com ênfase no monitoramento e avaliação dos programas em realização pela ONG focalizada Parceiros Voluntários. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    7. 2013-Atual. JUVENTUDE, GENERO, SEXUALIDADE, FAMILIA E ESCOLA (Perfil da populacao escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relacao a escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com enfase em percepcoes sobre formacao escolar e o lugar da familia e da escola
      Descrição: Mapeamento da diversidade de Perfis da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola quanto a sexualidade,-Salvador e Jequié, Bahia. O estudo em proposição pretende: primeiro, uma caracterização sócio-demográfica dos jovens entre 15-29 anos em escolas, a nível de Brasil e Bahia, por exploração de dados secundários (IBGE- censo de 2010 e banco de dados do MEC-Censo escolar de 2011, microdados); segundo, através de um survey nacional mais explorar o perfil sócio demográfico desses jovens e suas expectativas sobre a escola, focalizando a UF Bahia ; e terceiro, por entrevistas e grupos focais em Salvador e Jequié (municípios da Bahia) discutir por estudos de casos, percepções de jovens que se consideram heterossexuais e jovens que se consideram homosexuais-homens e mulheres- os temas família,formação escolar, culturas juvenis e cultura escolar, com inflexão sobre gênero, sexualidade e conhecimento critico. Na busca de compreender a relação da escola com os jovens a partir de suas expectativas, de fato, se pretende dialogar com os jovens, ressaltando a heterogeneidade de trajetórias sexuais e mapear diversidades de representações sobre o conhecimento, a família, a escola e essas nas suas vidas e projetos. Tal consideração sobre diversidades se alinha à reflexão de que as juventudes devem ser consideradas ?como uma categoria social transversalizada pelas categorias de gênero, de classe social, de etnia e de geração, dentre outras variáveis? (DAYRELL; MOREIRA; STENGEL, 2011, p. 12). De fato buscamos com esta proposta de pesquisa melhor conhecer a relação entre jovens e conhecimento escolar, jovens e ambiência escolar, com olhar atento a sexualidade como construtor de culturas juvenis, mas sem marginalizar o debate mais contextual, ou seja, projetos de vida dos jovens, seus hábitos e valores e tipos de circulação por diferentes espaços, como por exemplo a família e o grupo de pares, e como participam do conhecimento - como receptores ou como críticos. Serão registradas violencias quer na escola quer na família por conta da sexualidade assumida ou insinuada pelos jovens (homens e mulheres) e discutidas alternativas para uma educação para a diversidade, que a nosso juízo passa por refletir sobre as lógicas de conhecimento ou perspectivas pedagógicas da escola, independente da material que se focalize. OBJETIVO Pretende-se um estudo interdisciplinar, decolando da demografia da população jovem em escolas e por pesquisas empíricas mais modeladas pela sociologia e pelos estudos culturais, recorrer tanto a estudos mais qualitativos como a ensaios, considerando discursos de autores de campos e objetos diversos preocupados com juventudes, conhecimento e formação para a diversidade quanto a orientações sexuais e falas de jovens ou seja suas praticas discursivas sobre tais temas para melhor compreender a produção de sentidos no cotidiano sobre escola, conhecimento e sexualidade (sobre produção de sentidos e produção de sentidos no cotidiano ver (SPINK 2004). Em que medida viria a escola produzindo sujeitos ?dóceis? (FOULCAULT 1988) reprodutores de estereótipos e conhecimento não reflexivo ou potencializando uma postura critica reflexiva e sensível à alteridade, ou seja o outro, a outra e que colabore com autonomia (FREIRE 1996) . Tem-se como hipótese que o ethos da docilidade é parte também da socialização a nível familiar, orientada para a heteronormatividade e divisões sexuais ou expectativas formais sobre cada sexo/gênero. Contudo discutir culturas, hábitus (BOURDIEU 1992) e praticas discursivas (SPINK et al 2004) sem estar atento para quem são os jovens em termos de perfilhação sócio demográfica, separando demografia, sociologia e cultura pode levar a inferências casuísticas?, falácias de níveis equivocad. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Castro - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Mapeamento da diversidade de Perfis da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola quanto a sexualidade,-Salvador e Jequié, Bahia. O estudo em proposição pretende: primeiro, uma caracterização sócio-demografica dos jovens entre 15-29 anos em escolas, a nível de Brasil e Bahia, por exploração de dados secundários (IBGE- censo de 2010 e banco de dados do MEC-Censo escolar de 2011, microdados); segundo, através de um survey nacional mais explorar o perfil sócio demográfico desses jovens e suas expectativas sobre a escola, focalizando a UF Bahia ; e terceiro, por entrevistas e grupos focais em Salvador e Jequié (municípios da Bahia) discutir por estudos de casos, percepções de jovens que se consideram heterossexuais e jovens que se consideram homosexuais-homens e mulheres- os temas familia,formação escolar, culturas juvenis e cultura escolar, com inflexão sobre gênero, sexualidade e conhecimento critico. Na busca de compreender a relação da escola com os jovens a partir de suas expectativas, de fato, se pretende dialogar com os jovens, ressaltando a heterogeneidade de trajetórias sexuais e mapear diversidades de representações sobre o conhecimento, a família, a escola e essas nas suas vidas e projetos. Tal consideração sobre diversidades se alinha à reflexão de que as juventudes devem ser consideradas ?como uma categoria social transversalizada pelas categorias de gênero, de classe social, de etnia e de geração, dentre outras variáveis? (DAYRELL; MOREIRA; STENGEL, 2011, p. 12). De fato buscamos com esta proposta de pesquisa melhor conhecer a relação entre jovens e conhecimento escolar, jovens e ambiência escolar, com olhar atento a sexualidade como construto de culturas juvenis, mas sem marginalizar o debate mais contextual, ou seja, projetos de vida dos jovens, seus hábitos e valores e tipos de circulação por diferentes espaços, como por exemplo a família e o grupo de pares, e como participam do conhecimento-como receptores ou como críticos. Serão registradas violencias quer na escola quer na familia por conta da sexualidade assumida ou insinuada pelos jovens (homens e mulheres) e discutidas alternativas para uma educaçao para a diversidade, que a nosso juizo passa por refletir sobre as logicas de conhecimento ou perspectivas pedagogicas da escola, independente da material que se focalize. OBJETIVO Pretende-se um estudo interdisciplinar, decolando da demografia da população jovem em escolas e por pesquisas empíricas mais modeladas pela sociologia e pelos estudos culturais, recorrer tanto a estudos mais qualitativos como a ensaios, considerando discursos de autores de campos e objetos diversos preocupados com juventudes, conhecimento e formação para a diversidade quanto a orientações sexuais e falas de jovens ou seja suas praticas discursivas sobre tais temas para melhor compreender a produção de sentidos no cotidiano sobre escola, conhecimento e sexualidade (sobre produção de sentidos e produção de sentidos no cotidiano ver (SPINK 2004). Em que medida viria a escola produzindo sujeitos ?dóceis? (FOULCAULT 1988) reprodutores de estereótipos e conhecimento não reflexivo ou potencializando uma postura critica reflexiva e sensível à alteridade, ou seja o outro, a outra e que colabore com autonomia (FREIRE 1996) . Tem-se como hipótese que o ethos da docilidade é parte também da socialização a nível familiar, orientada para a heteronormatividade e divisões sexuais ou expectativas formais sobre cada sexo/gênero. Contudo discutir culturas, hábitus (BOURDIEU 1992) epraticas discursivas (SPINK et al 2004) sem estar atento para quem são os jovens em termos de perfilhação sócio demográfica, separando demografia, sociologia e cultura pode levar a inferências casuísticas?, falácias de níveis equivocado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Selma Reis - Integrante / Karine Nascimento Silva - Integrante. Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    8. 2012-2013. JOVENS (15 A 29) EM ESCOLAS: QUEM SAO, O QUE PENSAM E SUAS EXPECTATIVAS SOBRE EDUCACAO
      Descrição: Para melhor conhecer quem são os jovens que frequentam as escolas com a perspectiva de identificar melhor as motivações para tal hábito, o lugar da escola como produção de conhecimento no horizonte de tais motivações, do clima escolar, das fratrias e estímulos externos à escola (como a família entre outros) e singularizar a juventude que frequenta o espaço escolar em relação a outras populações jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Júlio Jacobo Waiselfisz - Integrante.
      Membro: Miriam Abramovay.
    9. 2011-2012. Educacao e Populacao Afrodescendente no Brasil: avancos, desafios e perspectivas
      Descrição: Analise da situação dos afrodescendentes em comparação com outros grupos etnico-raciais em relação a escolaridade, enfatizando mudanças no período 2004 -2010 e políticas relacionadas a tal setor. Exploram-se bancos de dados oficiais e bibliografia sobre o tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Shayana Busson - Integrante / Pablo Gentili - Integrante. Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Abramovay.
    10. 2011-2012. Jovens em comunidades com UPPs, Rio de Janeiro 2011: Perfil, perspectivas e planos
      Descrição: A pesquisa segue caminho quanti-quali, e por meio de um survey que conta com a colaboração do IBOPE, junto a jovens, por uma amostra representativa de 17 comunidades em que foram implantadas Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro, e cerca de 30 grupos focais, etapa em que se conta com a colaboração de equipe do IESP/UERJ, uma serie de dimensões são pesquisadas no sentido de perfilar condições de vida, olhares sobre a comunidade, representações sobre as UPPs e planos tanto para sua comunidade como para suas vidas. Nos grupos focais algumas juventudes são mais focalizadas, como: jovens grávidas e mães; jovens que não estudam e não trabalham; jovens que estão ou já estiveram em projetos governamentais ou da sociedade civil e jovens que cursam a universidade. No plano de analise dos dados quantitativos se controla sistematicamente as seguintes variáveis: classe social (critério Brasil); renda familiar; raça/cor auto atribuída; idade e sexo. Considera-se jovens aqueles entre 15 a 29 anos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Pablo Gentili - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Assistência e Direitos Humanos Gov. Estado Rio de Janeiro - Cooperação / Banco Interamericano para o Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: A pesquisa segue caminho quanti-quali, e por meio de um survey que conta com a colaboracao do IBOPE, junto a jovens , por uma amostra representativa de 17 comunidades em que foram implantadas Unidades de Policia Pacificadora no Rio de Janeiro, e cerca de 30 grupos focais, etapa em que se conta com a colaboracao de equipe do IESP/UERJ, uma serie de dimensoes sao pesquisadas no sentido de perfilar condicoes de vida, olhaers sobre a comunidade, representacoes sobre as UPPs e planos tanto para sua comunidade como para suas vidas. Nos grupos focais algumas juventudes sao mais focalizadas, como:jovens gravidas e maes; jovens que nao estudam e nao trabalham; jovens que estao ou ja estiveram em projetos governamentais ou da sociedade civil e jovens que cursam a universidade. No plano de analise dos dados quantitativos se controla sistematicamente as seguintes variaveis: classe social (criterio Brasil); renda familiar; raça/cor auto atribuida; idade e sexo. Considera-se jovens aqueles entre 15 a 29 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Pablo Gentili - Integrante / Machado, Luiz Antonio - Integrante / Marcia Leite - Integrante. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro / Secretaria de Assistencia e Direitos Humanos Gov Estado Rio de Janeiro - Cooperação.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    11. 2011-2012. Violencia e Convivencia nas escolas brasileiras
      Descrição: Pesquisa realizada cinco capitais (Rio Branco, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Cuiabá), abrangendo quatro escolas ? duas estaduais e duas municipais ? em cada uma delas. Ao todo, nos 20 estabelecimentos, foram ouvidos 631 atores sociais. No processo de escuta, utilizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas com diretores, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos, inspetores, porteiros, merendeiras e outros agentes. Em relação aos estudantes, familiares e professores, foram realizados grupos focais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Miguel Farah Neto - Integrante / Fefferman - Integrante / Rosa Virgínia Melo - Integrante / Maria Eugênia Carvalho de la Roca - Integrante / Claudio Dantas Monteiro - Integrante / Luis Fellipe de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Organização dos Estados Iberoamericanos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Miriam Abramovay.
    12. 2010-2011. Perfil participantes da Mostra Jovem - Projovem
      Descrição: Combinando um survey com grupos focais, realização de pesquisa com jovens selecionados para participar da Mostra Jovem, em Brasília--agosto 2010. Cerca de 2000 questionários e 60 grupos focais constituem a base da pesquisa versando sobre historias de vida, projetos, relação com o Projovem, representação sobre temas contemporâneos polêmicos e problemas do Brasil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Castro - Integrante. Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (PR) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Combinando um survey com grupos focais, realizacao de npesquisa com jovens selecionados para participar da Mostra Jovem, em Brasilia--agosto 2010. Cerca de 2000 questionarios e 60 grupos focais constituem a base da pesquisa versando sobre historias de vida, projetos, relaçao com o Projovem, representacao sobre temas contemporaneos polemicos e problemas do Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Politicas de Juventude - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Mary Garcia Castro.
    13. 2009-2010. Pesquisa de Repetencia e Abandono nas escolas do Distrito Federal. Parceria da RITLA com a SEE/DF
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador. Financiador(es): Secretaria de Educação do Distrito Federal - Cooperação.
      Membro: Miriam Abramovay.
    14. 2008-2010. Meninas em Gangues - Brasilia
      Descrição: Pesquisa sobre gênero em gangues em Brasília, considerando temas como historia das gangues, relações com instituições, principais atividades, produção da masculinidade, relações de gênero, drogas, trafico, violência e recomendações para políticas. Recorrem-se ao quadro teórico das políticas de reconhecimento (Fraser, Turner), questão da política de espetáculo (Dabord), estado policial (Wacquant) e debate sobre juventudes e violências (Soares e outros). Através de metodologia de sociologia compreensiva aplica-se historia oral, entrevistas e grupos focais a jovens em gangues em Brasília de ambos os sexos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Castro - Integrante / Fefferman - Integrante / Anna Lúcia Cunha - Integrante / Priscila Pinto Calaf - Integrante / Luis Fellipe de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Central Única das Favelas - Cooperação / Secretaria de Direitos Humanos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Pesquisa sobre genero em gangues em Brasilia, considerando temas como historia das gangues, relacoes com instituicoes, principais atividades, producao da masculinidade, relaoes de genero , drogas, trafico, violenciae recomendacoes para politicas. Recorre-se ao quadro teorico das politicas de reconhecimento (Fraser, Turner), questao da politica de espetaculo(Dabord), estado policial (Wacquant) e debate sobre juventudes e violencias(Soares e outros). Atraves de metodologia de sociologia compreensiva, aplica-se historia oral, entrevistas e grupos focais a jovens em gangues em Brasilia de ambos os sexos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Anna Lucia Cunha - Integrante / Priscila Calaf - Integrante. Financiador(es): Ministerio da Justiça - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    15. 2008-2009. Convivencia Escolar e Violencias nas escolas
      Descrição: Trata-se de uma investigação aprofundada das relações sociais e do clima escolar no DF: conflitos latentes e expressos, percepções de alunos, professores e equipe de direção sobre as escolas, um verdadeiro diagnóstico sobre a convivência escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Anna Lúcia Cunha - Integrante / Priscila Pinto Calaf - Integrante. Financiador(es): Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Miriam Abramovay.
    16. 2008-2009. Juventude, Politica e Participacao - Perfil participantes I Conferencia Nacional de Politicas de Juventude
      Descrição: Pesquisa elaborada com Miriam Abramovay, sobre participantes (delegados, observadores e outros) na I Conferencia Nacional de Políticas de Juventude, ocorrida em Brasília em abril de 2008, com a promoção institucional do Governo do Brasil - Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude e RITLA. Investigou-se participação, perspectivas de futuro, representações sobre temas polêmicos como aborto, união de homossexuais, política de cotas, maioridade penal e avaliações sobre programas de governo para jovens, maquinaria estatal no campo de políticas de juventudes e propostas de grupos e ativistas na área de políticas de juventude. Recorreu-se a um survey com os participantes da Conferencia-cerca de 2000 participantes, e realização durante os três dias de conferencia em Brasília, de grupos focais e grupos de discussões com 15 organizações juvenis de militância variada. Produziu-se dois livros com ISBN que vem sendo apresentados desde julho de 2009 em diferentes eventos como reunião anual do Conselho Nacional de Juventude, em Fortaleza (setembro de 2009) e será apresentado debate com ativistas durante do Fórum Social Mundial, temático em Salvador, janeiro 2010. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Castro - Integrante / Anna Lúcia Cunha - Integrante / Priscila Pinto Calaf - Integrante. Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (PR) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Pesquisa elaborada com Miriam Abromovay, sobre participantes (delegados, observadores e outros) na I Conferencia Nacional de Politicas de Juventude, ocorrida em Brasilia em abril de 2008, com a promoçao institucional do Governo do Brasil-Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude e RITLA. Investigou-se partipicapao, perspectivas de futuro, representaçoes sobre temas polemicos como aborto, uniao de homosexuais, politica de cotas, maioridade penal e avaliacoes sobre programas de governo para jovens, maquinaria estatal no campo de politicas de juventudes e propostas de grupos e ativistas na area de politicas de juventude. Recorreu-se a um survey com os participantes da Conferencia-cerca de 2000 participantes, e realizacao durante os tres dias de conferencia em Brasilia, de grupos focais e grupos de discussoes com 15 organizacoes juvenis de militancia variada. Produziu-se dois livros com ISBN que vem sendo apresentados desde julho de 2009 em diferentes eventos como reuniao anual do Conselho Nacional de Juventude, em Fortaleza (setembro de 2009) e sera apresentado debate com ativistas durante do Forum Social Mundial, tematico em Salvador, janeiro 2010. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Anna Lucia Cunha - Integrante / Priscila Calaf - Integrante.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    17. 2007-2009. Desafios para politicas de juventudes. Vontades, enfoques e o lugar do jovem
      Descrição: O projeto consta de varias peças, considerando os jovens e escritos voltados a normatização da vida desses, como políticas de juventudes. Em um primeiro elenco se desenvolveu estudos voltados a exploração a nível de grandes números do perfil dos jovens quanto a uma serie de dimensões - trabalho, escolaridade, participação e sexualidade--, recorrendo à pesquisa que co-coordenamos "Juventude, Juventudes, o que une e o que separa" (Abramovay e Castro, UNESCO 2006)--a nível de Brasil, comparando perfis segundo regiões, tipos de aglomerados urbanos e situação domiciliar urbano e rural, alem de sexo, grupos etários e classe (critério Brasil). O Projeto se desenvolveu por interinstitucional idade participando tanto o Programa de Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania (com envolvimento de professores, mestres e mestrandos) como do Programa de Família e do Núcleo de Estudos de Pesquisas em Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura - todos três institutos da UCSAL. Também foram produzidos textos na área de gênero e geração (juventude) enfocando programas governamentais, violência, participação, trabalho e educação Ainda no modulo juventude, cultura e participação, em um segundo momento, recorreu-se a pesquisas orientadas por técnicas qualitativas (entrevistas e grupos focais), selecionando diversos grupos juvenis envolvidos em diferentes tipos de militância (inclusive cybermilitancia) e atividades culturais. A intenção foi explorar a diversidade do conceito de participação política e cultural, identificar projetos de vida, historia de vida e a produção de sujeitos políticos, assim como o imaginário dos jovens sobre o fazer política institucional.Discute-se sexualidade tanto por pesquisa quantitativa como aproveitando escritos por pesquisas qualitativas e analises de Orkut e blogs. Alem de um relatório de 350 paginas e que contou com participação de vários membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes, Identidades Cultura e Cidadania - NPEJI-UCSAL. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Garcia Castro - Integrante / Shayana Busson - Integrante / Angêla Borges - Integrante / Ingrid Radel Ribeiro - Integrante / Augusto Sergio Vasconcelos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: O projeto consta de varias peças, considerando os jovens e escritos voltados a normatizaçao da vida desses, como politicas de juventudes. Em um primeiro elenco se desenvolveu estudos voltados a xploraçao a nivel de grandes numeros do perfil dos jovens quanto a uma serie de dimensoes-trabalho, escolaridade, participacao e sexualidade--, recorrendo à pesquisa que co-coordenamos "Juventude, Juventudes, o que une e o que separa" (Abramovay e Castro, UNESCO 2006)--a nivel de Brasil, comparando perfis segundo regioes, tipos de aglomerados urbanos e situaçao domiciliar urbano e rural, alem de sexo, grupos etarios e classe (criterio Brasil). O Projeto se desenvolveu por interinstitucionalidade participando tanto o Programa de Mestrado de Politicas Sociais e Cidadania (com envolvimento de professores, mestres e mestrandos) como do Programa de Familia e do Nucleo de Estudos de Pesquisas em Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura-todos tres institutos da UCSAL. Tambem foram produzidos textos na area de genero e geraçao (juventude) enfocando programas governamentais, violencia, participaçao, trabalho e educaçao Ainda no modulo juventude, cultura e participaçao, em um segundo momento, recorreu-se a pesquisas orientadas por tecnicas qualitativas (entrevistas e grupos focais), selecionando diversos grupos juvenis envolvidos em diferentes tipos de militancia (inclusive cybermilitancia) e atividades culturais. A intençao foi explorar a diversidade do conceito de participaçao politica e cultural, identifcar projetos de vida, historia de vida e a produçao de sujeitos politicos, assim como o imaginario dos jovens sobre o fazer politica institucional.Discute-se sexualidade tanto por pesquisa quantitativa como aproveitando escritos por pesquisas qualitativas e analises de orkut e blogs. Alem de um relatorio de 350 paginas e que contou com participaçao de varios membros do Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes, Identidades Cultura e Cidadania-NPEJI-UCSAL-c. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Shayana Busson dos Santos - Integrante / Angela Borges - Integrante / Ingrid Radel Ribeiro - Integrante / Augusto Sergio Vasconcelos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundaçao Amparo a Pesquisa Bahia - Bolsa. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 1
      Membro: Mary Garcia Castro.
    18. 2006-2007. Juventude, Juventudes-Diversidade e o lugar da familia e da escola (Juventude, Familia e Sexualidade)
      Descrição: Discutir-se-á o lugar da família e da escola em varias dimensões da vida dos jovens como sexualidade e outros temas. Revisita-se pesquisas que coordenou quando na UNESCO (2000-2006) e banco de dados da Pesquisa Juventude, Juventudes e se recorre a pesquisa compreensiva em Salvador para analisar temas como o lugar da família na produção de sujeitos políticos jovens. Nos estudos sobre juventudes tanto no exterior como no Brasil (e.g.Pais Machado, Abad, Novaes, Abramo, Rodriguez, Castro e Abramovay, entre outros) muito se avançou em subsídios para políticas sociais, contudo na maioria dos nossos estudos tem-se como referencia um ciclo de vida ou um curso de vida--plasticidade do conceito de geração-- contudo no afã de defender a propriedade de uma ou varias identidades juvenis e a importância de reconhecimento de cidadanias juvenis, ou políticas publicas mais formatadas considerando necessidades e singularidades de jovens, pouco se faz referencia à família tanto em políticas de juventudes quanto em textos sobre essas populações. Ao se enfatizar a importância de resgatar o lugar da família em estudos sobre juventudes, a intenção é discutir construções sociais sobre tal instituições entre jovens e em políticas voltadas para esses, ao tempo que se contrapõe discursos entre os pais sobre seus filhos. Tem-se também na agenda de pesquisa sobre o tema, as relações entre duas instituições pelas quais se movem o jovens, a escola e a família, analisando embates e possíveis complementaridades entre elas, frisando papeis em temas tais como iniciação sexual, valores sobre transição sócio ?sexual, o ficar, o namorar, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Tais instituições socializadoras serão discutidas vis a vis outras, como pares e mídia. Apelar-se-á para a sociologia reflexiva para explorar sentidos, sobre o lugar da família e da escola em temas tais como a sexualidade entre jovens, pais e professores, assim como para analises multivariadas de banco de dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Miriam Abramovay - Coordenador / Mary Castro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Miriam Abramovay.
      Descrição: Discutir-se-á o lugar da família e da escola em varias dimensões da vida dos jovens como sexualidade e outros temas. Revisita-se pesquisas que coordenou quando na UNESCO (2000-2006) e banco de dados da Pesquisa Juventude, Juventudes e se recorre a pesquisa compreensiva em Salvador para analisar temas como o lugar da família na produção de sujeitos políticos jovens. Nos estudos sobre juventudes tanto no exterior como no Brasil (e.g.Pais Machado, Abad, Novaes, Abramo, Rodriguez, Castro e Abramovay, entre outros) muito se avançou em subsídios para políticas sociais, contudo na maioria dos nossos estudos tem-se como referencia um ciclo de vida ou um curso de vida--plasticidade do conceito de geração-- contudo no afã de defender a propriedade de uma ou varias identidades juvenis e a importância de reconhecimento de cidadanias juvenis, ou políticas publicas mais formatadas considerando necessidades e singularidades de jovens, pouco se faz referencia à família tanto em políticas de juventudes quanto em textos sobre essas populações. Ao se enfatizar a importância de resgatar o lugar da família em estudos sobre juventudes, a intenção é discutir construções sociais sobre tal instituições entre jovens e em políticas voltadas para esses, ao tempo que se contrapõe discursos entre os pais sobre seus filhos. Tem-se também na agenda de pesquisa sobre o tema, as relações entre duas instituições pelas quais se movem o jovens, a escola e a família, analisando embates e possíveis complementaridades entre elas, frisando papeis em temas tais como iniciação sexual, valores sobre transição socio-sexual, o ficar, o namorar, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Tais instituições socializadoras serão discutidas vis a vis outras, como pares e mídia. Apelar-se-á para a sociologia reflexiva para explorar sentidos, sobre o lugar da família e da escola em temas tais como a sexualidade entre jovens, pais e professores, assim como para analises multivariadas de banco de dados com. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Nadir Oliveira Galrao Leite de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 1
      Membro: Mary Garcia Castro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (189)
      1. Décimotercera Edición del Programa de Investigación Postoctoral en ciencias socialies, Niñez y Juventud. Juventude, favela e as UPPs.. 2016. (Exposição).
      2. IV Fórum de Discussão: Enfrentando a Violência no Espaço Escolar.A Violência no espaço escolar: um fenômeno a se enfrentado. 2015. (Outra).
      3. II Seminário Nacional de Politicas de Educação em Direitos Humanos,Cidadania,Acompanhamento Escolar e Meio Ambiente esc.Educação,Pobreza e Desigualdade social. 2014. (Seminário).
      4. Panel Magistral redes mecanismos para fortalecer lá accion social en el XIV Congreso de Investigacion sobre el Tercer Sector Centro Mexicano de. Praticas em redes de políticas públicas, especialmente na área da educação e jovens. 2014. (Congresso).
      5. Primer Congreso Latinoamericano de Niñez y Políticas Públicas: balances, desafíos y compromisos para una nueva ciudadanía. Diálogos interdisciplinarios desde América Latina.. Homofobia nas escolas. 2014. (Congresso).
      6. 8ª sesión del Programa Postdoctoral.La Secretaria Técnica Del Programa Postdoctoral de Investigación En Ciencias Sociale. 2013. (Seminário).
      7. 1° Seminário de Proteção Escolar.Práticas de aproximação com a família e a comunidade. 2012. (Seminário).
      8. 3º Seminário Nacional - Escola? Presente. Educação e violência: um diálogo contemporâneo.Educação e violência nas escolas. 2012. (Seminário).
      9. Agenda Línea Educación Y Pedagogía :Saberes,Imaginarios e Intetersubjetividadedes.Telecoferencia "Nuevas Femineidades en Las Pandillas". 2012. (Outra).
      10. I Encontro de Professores das Escolas Públicas de Ribeirão Preto e Região.Violência - Causa e efeito no cotidiano escolar. 2012. (Encontro).
      11. II Seminário VIOLAR - Problematizando as Juventudes na Contemporaniedade.Juventude em comunidades com UPPs no Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).
      12. Seminário de línea de Educacíon y Pedagogía "Género, educacíon, pedagía y escuela".Juventude e escola. 2012. (Seminário).
      13. Seminário Franco-Brasileiro "Juventude, violência, criminalização e controle sócio espacial na França e no Brasil".Juventude em comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Rio de Janeiro. Perfil, expectativas e projetos para suas comunidades.. 2012. (Seminário).
      14. VII Seminário do Programa Educação Inclusiva:direito á diversidade.Educação Inclusiva :direito a diversidade. 2012. (Seminário).
      15. 2ª Conferência Nacional De Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT: Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBT.Enfretamento ao Machismo e ao Racismo, Promoção da Igualdade Racial e Políticas da Juventude. 2011. (Outra).
      16. Diálogo sobre violência urbana en Rio de Janeiro y Caracas: Perspectiv as, alternativas y aportes de la Unión Europea.Estrategias contra la violencia en Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).
      17. Fórum Técnico: Segurança nas escolas por uma cutura de Paz - Etapa Final.Palestra Magna - Segurança na escolas: por uma cultura de paz. 2011. (Outra).
      18. II Conferência Estadual De Políticas Públicas Para Lésbicas,Gays,Bissexuais,Travestis e Transexuais-LGBTT.Homofobia nas escolas. 2011. (Outra).
      19. IV Escuela Regional de Verano - Most de UNESCO - América Latina y El Caribe. Juventud, participación y organización para la construcción de la Patria Grande. 2011. (Congresso).
      20. Seminário Internacional: Diálogo Sobre Violência Urbana no Rio De Janeiro e Caracas Perspectivas,alternativas e contribuições da União Européia.Proposta de Triangulação Entre Brasil-Venezuela-UE. 2011. (Seminário).
      21. Seminário Internacional - La Cooperación Cultural, Educativa y Científica entre Brasil y España.Afrodescendientes y Equidad Educativa: El caso de Brail de Cara a las Metas Educativas 2021. 2011. (Seminário).
      22. Seminário Juventude, Prevenção da Violência e Territórios da Paz.Juventude, fatores de risco e proteção: foco na transversalidade e integração da política pública. 2011. (Seminário).
      23. Seminário Políticas Públicas de Juventude: Reflexões, desafios e potencialidades.Juventude, Direitos Humanos e Segurança Pública. 2011. (Seminário).
      24. Seminário Regional da região Sudeste da ABMP 2011.Bullying - o enfrentamento da violência escolar e o papel do sistema de justiça.. 2011. (Seminário).
      25. 11º Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais - Construindo o Sistema Nacional artculado de Educação: tensões e intenções dos setores privado e público. Rede Particular: Vida de Professor e violência na escola. 2010. (Congresso).
      26. Conferencia internacional Más Allá de Las Pandillas: Violencia, Juventudes y Resistencias en el mundo globallizado.Más allá de las pandillas: violencias, jóvenes y resistencias en el mundo globalizado. 2010. (Outra).
      27. Encontro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação - MEC: Direito à Educação.O Fenômeno da Violência Escolar. 2010. (Seminário).
      28. I FORUM DE DISCUSSÃO SOBRE VIOLENCIA NO MUNICIPIO DE SAPUCAIA/RJ.A violência urbana e seus reflexos na Escola.. 2010. (Outra).
      29. II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos. Direitos humanos, unidades e diversidades. 2010. (Congresso).
      30. IV ENCONTRO ANUAL DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA.Ambiente escolar e segurança: estratégias de prevenção e encaminhamento de ocorrências. 2010. (Encontro).
      31. Primera Conferencia Internacional: Más Allá de Las Pandillas - violencias, juventudes y resistencias en el mundo globalizado.Juventude transnacionales: otras perspectivas. 2010. (Outra).
      32. Seminário ?ECA 20 ANOS: EDUCAR E EFETIVAR DIREITOS?.Por que uma escola torna-se violenta?. 2010. (Seminário).
      33. Seminário de Capacitação em Políticas Públicas na área da Infância e Juventude - CIJ Itinerante.A violência escolar e o bullying: panorama atual e estratégias de prevenção e enfrentamento. 2010. (Seminário).
      34. Seminário Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM/SNPDCA/PR.A violência letal de crianças e adolescentes: diálogos para o enfrentamento e a prevenção.. 2010. (Seminário).
      35. Seminário Políticas Públicas: Juventude em pauta. 2010. (Seminário).
      36. Seminário Violência e Drogas nas escolas: enfrentamento e prevenção. Trajetórias e Desafios.Drogas nas escolas. 2010. (Seminário).
      37. Seminário Violência e Drogas nas escolas: enfrentamento e prevenção. Trajetórias e Desafios.Violência nas escolas. 2010. (Seminário).
      38. Violência que atinge o cotidiano de escolas: identificações, reflexões e mediações.Violência nas escolas e suas diferentes manifestações. 2010. (Seminário).
      39. XXIII Congresso da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude e 1 Encontro Regional da Associação MERCOSUL de Magistrados da Infância e Juventude. Violência nas escolas e gangues: perspectivas jurídicas, pedagógicas, psicológicas e sociais. 2010. (Congresso).
      40. 13º Fórum Internacional Educacional e Sindical de 2009 - SINESP.Violência no Cotidiano das Escolas. 2009. (Seminário).
      41. 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. 2009. (Outra).
      42. 2º Encontro Nacional entre o Ministério Público o Ministério a Educação.Violência, injustiças e cotidiano nas escolas. 2009. (Encontro).
      43. Ciclo de Palestras: Juventude, Escola e Convivência - Diretoria Regional de Ensino de Taguatinga.Juventude, Juventude: Quem são os nossos jovens?. 2009. (Outra).
      44. Diplomado Superior en Gestión de Ambientes Escolares Seguros para la Construcción de Ciudadanía.La violência en las escuelas: una experiência del Brasil. 2009. (Seminário).
      45. Fórum Baiano de Juventude Negra.Políticas de Juventude, Bandeiras e Participações. 2009. (Outra).
      46. Fórum Sindical e Educacional - Interfaces da gestão educacional - SINESP.O cotidiano da escola: as violências. 2009. (Outra).
      47. I Conferência Livre do SINPRO ? DF.Segurança com Cidadania nas escolas. 2009. (Outra).
      48. I Seminário do Batalhão Escolar com a Comunidade.Violência nas escolas. 2009. (Seminário).
      49. I Seminário Estadual sobre violência escolar. O Papel da polícia..Violência Escolar, Juventude e Polícia. 2009. (Seminário).
      50. IX Congresso Nacinal de Educação - EDUCERE / III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPq. A importância de parcerias na prevenção das violências nas escolas. 2009. (Congresso).
      51. Palestra sobre o impacto da violência na saúde.Convivência Escolar: como mudar a escola?. 2009. (Outra).
      52. Seminário: O Plano Municipal de Educação e os Desafios da Qualidade do Ensino em Salvador.Violência nas escolas. 2009. (Seminário).
      53. Seminário de Devolução dos dados da pesquisa de Convivência Escolar - Apresentado nas 14 Diretorias Regionais de Ensino do Distrito Federal.Revelando Tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. 2009. (Seminário).
      54. Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade - UFRJ.Sexualidade e violência. 2009. (Seminário).
      55. Seminário Enlaçando Sexualidades.Sexualidade, Gênero e Juventude. 2009. (Seminário).
      56. Seminário Paz na Educação: uma lição que a escola ensina.Violência nas escolas. 2009. (Seminário).
      57. 1ª Conferência Estadual da Juventude.Juventude: Perspectivas e desafios. 2008. (Outra).
      58. 1ª Conferência Nacional de Juventude - Pesquisadora. 2008. (Outra).
      59. 3º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Volência contra Crianças e Adolescentes.Violências no cotidiano das Escola. 2008. (Outra).
      60. Capacitação Nacional de Agentes Multiplicadores do Projovem Adolescente.Projovem. 2008. (Outra).
      61. Conferênca Brasil contra a violência - Superação da violência e promoção da cultura da paz. 2008. (Outra).
      62. Conferência de Juventude da Bahia. 2008. (Outra).
      63. Curso de Atualização "Têndencias e Desafios da Educação e da Gestão Escolar na América Latina".Violência nas escolas - Estratégias para Olhar as Escolas Brasileiras. 2008. (Outra).
      64. Encontro Regional de Formação para Atores do Sistema Socioeducativo do Paraná.viol~encia, juventude e contemporaneidade. 2008. (Encontro).
      65. III Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira - Juventude no mundo contemporaneo, desafios e perspectiva.Gênero, Juventude e Sexualidade: representações e a produção político-cultural. 2008. (Simpósio).
      66. III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileir - Juventudes no Mundo Contemporâneo: Desafio e Perspectivas. 2008. (Simpósio).
      67. II Seminário de Políticas Sociais e Cidadania.Debates contemporaneos sobre juventude e gênero - Participação e política. 2008. (Seminário).
      68. Semana Nacional do Programa COOPERJOVEM.Educação e Juventude. 2008. (Outra).
      69. Seminário: Promoção da Cidadania e Cultura de Paz.convivência Escolar: debatendo resultatos e pensando alternativas. 2008. (Seminário).
      70. Seminário Segurança, Educação e Tecnológias Sociais.Características das Violências nas Escolas. 2008. (Seminário).
      71. VI Congresso Português de Sociologia. Juventude, juventudes: pelos outros e por elas mesmas. 2008. (Congresso).
      72. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP.Parecista - Sucessão na agicultura familiar: estudo de caso sobre o destino dos jovens do alto Jequitinhonha/MG. 2008. (Encontro).
      73. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP.Parecista - Participação Política da Juventude no Cyber Espaço.. 2008. (Encontro).
      74. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais da ABEP.Parecista - Instinto de Sobrevivência: a criança, o adolescente e a rua. 2008. (Encontro).
      75. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionas - 2008 - ABEP.Parecista: A Rua e o medo: algumas considerações sobre a violência contrajovens homossexuais em espaços públicos. 2008. (Encontro).
      76. 6º Congresso Brasileiro de Pediatria Ambulatórial, saúde escolar e cuidados primários. Violência nas escolas. 2007. (Congresso).
      77. 6º Congresso Brasileiro Integrado de Pediatria ambulatorial, saúde escolar e cuidados primários e III Jornada Alagoana de Saúde Escolar. Fatores de Proteção contra a Violência. 2007. (Congresso).
      78. Audiência Pública- Comissão de Educação do Senado.Violência nas Escolas. 2007. (Outra).
      79. Bienal do livro.Limites e deslimites do Rap. 2007. (Outra).
      80. Debate sobre a pesquisa preliminar- "O entorno do Distrito Federal: o futuro dos jovens".Debate. 2007. (Outra).
      81. Forúm Tribuna 2007 - Seminário de Educação.Violência nas Escolas. 2007. (Seminário).
      82. II Seminário Nacional Interdisciplinar sobre Violência Contra a Mulher Adolescente / Jovem.Violência de Gênero, Juventude e Racismo - Tendências atuais das pesquisas. 2007. (Seminário).
      83. I Seminário Estadual de Juventude e Política Social.Juventude e Políticas Públicas. 2007. (Seminário).
      84. IV Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Juventude, Sociedade de Consumo e Violência. 2007. (Congresso).
      85. O Mundo Jovem: Concepções de Juventudes.O Jovem e o Trânsito. 2007. (Seminário).
      86. Seminário: Novas medidas na luta de combate a Racismo na escola.Relações Raciais nas escolas. 2007. (Seminário).
      87. Seminário Comemorativo dos 10 anos do Programa Bolsa-Escola de Belo Horizonte.A Relação Família/ Escola/ Comunidade. 2007. (Seminário).
      88. Seminário de Práticas Locais de Prevenção à Violência e Criminalidade.Violência nas Escolas: Alternativas e Possibilidades. 2007. (Seminário).
      89. Seminário Discutindo as Juventudes.Discutindo as Juventudes: O que é Juventude? Há uma Juventude ou diversas Juventudes?. 2007. (Seminário).
      90. Seminario Internacional Detener la Violencia en las Escuelas. PREAL.Detener la violencia en las escuelas. Lecciones de la Paráctica. 2007. (Seminário).
      91. Seminário JUVENTUDES, ESCOLA E PRÁTICAS CULTURAIS.Vulnerabilidades e Perspectivas de jovens na sociedade Brasileira, hoje.. 2007. (Seminário).
      92. Seminário Políticas Sociais e Cidadania.POLÍTICAS PARA QUEM E PARA O QUÊ: CONCEITOS E PERSPECTIVAS DE JUVENTUDE EM DOCUMENTOS DE POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL E DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE (CONJUVE). 2007. (Seminário).
      93. Seminário Regional ABMP Sudeste - 2007.Violência familiar, urbana e nas escolas - Gangues e Cultura de periferia. 2007. (Seminário).
      94. Seminário Regional ABMP Sul.Dinâmicas familiares e suas implicações na situação da infância e da juventude: Convivência, subsistência, saúde. "Juventudes e Sexualidades".. 2007. (Seminário).
      95. Seminário Violência nas Escolas - Faculdades de Porto Alegre.Violência nas e das Escolas. 2007. (Seminário).
      96. XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.RAP Nacional: Limites e deslimites.. 2007. (Outra).
      97. 15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas.A Violência e as cidades: os jovens e o tráfico de drogas - Belo Horizonte. 2006. (Encontro).
      98. 15ºEncontro Regional da ABRAPSO Minas - Mini-curso.Violências nas Escolas e como criar estratégias de superação. 2006. (Encontro).
      99. 2º Congresso Amazônico de Violência nas Escolas. A Violência que não é Silenciosa. 2006. (Congresso).
      100. Conferência Magna.Educar para a Diversidade sexual: um compromisso a ser assumido pela escola. 2006. (Outra).
      101. Conferência Magna- Educar opara a diversidade sexual: um compromisso a ser assumido pela escola.Escola e Homofobia. 2006. (Seminário).
      102. Educaçâo em Crise: Saídas e soluções. A fragilidade da instituição escolar e o desafio da inclusão- Escola e Violência Urbana. 2006. (Congresso).
      103. Encontro de Professores de Ponta Grossa.Violencias nas Escolas. 2006. (Seminário).
      104. Forum Mundial de Educação.Escola e Violência. 2006. (Outra).
      105. I Congresso Municipal sobre a Juventude. Juventudes, práticas de transgressões e participação transformadora. 2006. (Congresso).
      106. I Congresso para Pais de alunos da rede estadual de educação do estado do Paraná. Violência nas e das Escolas. 2006. (Congresso).
      107. I Encontro Nacional de Corregedores de Polícia- SENASP.Juventude e Polícia: relaçôes e representações. 2006. (Seminário).
      108. IX Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Violência nas Escolas - questões para políticas sociais. 2006. (Seminário).
      109. IX Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Mesa redonda: Violência nas escolas - questões para políticas sociais. 2006. (Outra).
      110. Mídia, Escola Família- Interfaces para a mudança.A Violência no Meio Escolar- Violências nas e das Escolas. 2006. (Simpósio).
      111. Seminário do Conselho Nacional de Juventude.Vida Segura: valorização da diversidade e respeito aos direitos humanos. 2006. (Seminário).
      112. Seminário Internacional Educaçôa, Pobreza e Desenvolvimento.Juventude e controle Social. 2006. (Seminário).
      113. Seminário Juventude, Violência e Políticas Neoliberais.Juventudes e Violência. 2006. (Seminário).
      114. Seminário na Camara Temática - Direitos humanos e diversidade.Juventudes Brasileiras. 2006. (Seminário).
      115. Seminário Nacional de Elaboraçâo de Subsídios para Jovens e Adolescentes.Os desafios da Realidade da Juventude Brasileira de modo especial. 2006. (Seminário).
      116. Consulta Nacional sobre Violência contra a Criança e o Adolescente.Consulta Nacional sobre Violência contra a Criança e o Adolescente. 2005. (Outra).
      117. Debate Pacto pela Paz.Drogas e Violência. 2005. (Outra).
      118. II Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas. Armas: Símbolos da Violência no cotidiano escolar. 2005. (Congresso).
      119. Semana de Estudos Pedagógicos - 2005.Violência na Escola. 2005. (Outra).
      120. Seminário " O Papel da Escola na Prevenção à violência".Oa desafios da escola pública na prevenção à violência. 2005. (Seminário).
      121. VII Semana Universitária.Violência nas Escolas, Bullyng e Processos de Mediação de Conflitos. 2005. (Outra).
      122. XVI Cursos de Verano UNED.La violencia escolar em la calle: absentismo y fracasso escolar en Brasil. 2005. (Outra).
      123. 19ª semana Monografica de lá educación.Violencia em las escuelas: Como cambiar la situación?. 2004. (Outra).
      124. Forum Mundial de Educação : A Educação para um outro mundo possível.Violência nas escolas e estratégias de superação. 2004. (Seminário).
      125. Forum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora.Educar, condicionar ou punir. 2004. (Outra).
      126. I Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas. Vitimização nas escolas: clima escolar, roubos e agressões físicas. 2004. (Congresso).
      127. II Congresso Internacional em Educação/III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Juventude e Violência na Escola. 2004. (Congresso).
      128. Sesion de trabajo sobre valores y educación para la Paz y la convivencia.Abrindo espacios. 2004. (Outra).
      129. "O Século XXI - o século do Educador"."O Século XXI - o século do Educador". 2003. (Seminário).
      130. 9º Forum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Construindo a Educação para Todos.A Violência urbana e a escola. 2003. (Outra).
      131. I Seminário Internacional Justiça, Pax e Sustentabilidade.I Seminário Internacional Justiça, Pax e Sustentabilidade. 2003. (Seminário).
      132. Seminário de Pedagogia e Normal Superior.Aprender a conviver e a violencia nas escolas. 2003. (Seminário).
      133. 1º Simpósio em Saúde Mental da Infância e Adolescência: Violência e Saúde Mental.O que se trata quenado se trata de violência. 2002. (Simpósio).
      134. 2º Fórum do Projeto Educando oi Cidadão do Futuro.Violência, Educação e Cidadania: uma comparação entre cidades. 2002. (Outra).
      135. Agenda de Compromisso para Erradicar a Violência e Prevenir o Uso de Drogas nas Escolas Catarinenses.Violência e Drogas nas Escolas Catarinenses. 2002. (Outra).
      136. Conferência Desempenho de Professores na América Larina e Caribe: Novas prioridades.Percepções dos alunos sobre as repercurssões da violência nos estudos e na interação social na escola. 2002. (Outra).
      137. Encontro Nacional de Idéias Criativas e Experiências Sociais Inovadoras.Protagonismo juvenil, educação e cultura pela paz. 2002. (Encontro).
      138. Encuentro Latinoamericano de Cultura de no violencia.Juventude, violência e Vulnerabilidade Social na América Latina: Desfios para Políticas Públicas. 2002. (Encontro).
      139. Fórum O Povo.Violência nas Escolas. 2002. (Outra).
      140. II Seminário Internacional Violência e Criança - A Escola Saudável, uma forma de resistência à violência na Infância e Adolescência.A Violência é a Escola. 2002. (Seminário).
      141. Seminário A Paz é a fente qe faz.Violência nas escolas em Goiás. 2002. (Seminário).
      142. Seminario Internacional sobre Violencia en la Escuela.Violencias en las Escuelas. 2002. (Seminário).
      143. Seminário Internacional sobre Violências nas Escolas.Escolas Inovadoras: Um retrato de alternativas. 2002. (Seminário).
      144. Seminário Juventude e Exclusão Social: Problemas e Solucões.Violência nas Escolas: Observatório Nacional da Violência. 2002. (Seminário).
      145. Seminário Juventude e Políticas Públicas.Juventude e Políticas Públicas em Teresina. 2002. (Seminário).
      146. Seminário Juventude e Políticas Públicas.Juventude e Políticas Públicas em Salvador. 2002. (Seminário).
      147. Seminário Juventude e Políticas Públicas em Maceió.Juventude e Políticas Públicas em Maceió. 2002. (Seminário).
      148. Seminário Juventude e Políticas Públicas em Natal.Juventude e Políticas Públicas em Natal. 2002. (Seminário).
      149. Seminário Violence et mutations de l'ecole: recherches francaises et internacionales.Violence à école en Amérique Latine. 2002. (Seminário).
      150. Violência nas Escolas - Vamos sair dessa - Teleconferência.Violência nas Escolas. 2002. (Outra).
      151. XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Perfil Sociodemográfico das Juventudes no Brasil e em outros Paises da America Latina. 2002. (Encontro).
      152. III Assembléia Geral da Conferência Parlamentar das Américas - COPA.III Assembléia Geral da Conferência Parlamentar das Américas. 2001. (Outra).
      153. Seminário Passos Práticos para a Construção da Paz.Como posso ajudar a eliminar a violência urbana?. 2001. (Seminário).
      154. Painel "Violência e Protagonismo Juvenil: Rap, Gangues e Galeras".Intolerância e a violência no Entorno do Distrito Federal - Um desafio de todos.. 2000. (Outra).
      155. Seminário Internacional do I Encontro do Forum Universitário Mercosul.Mercosul em Debate. 2000. (Seminário).
      156. I Bienal de Pesquisa.Juventude, Violência e Cidadania. Um estudo comparativo no Rio de Janeiro. 1998. (Outra).
      157. Oficina de Trabalho sobre Genero e Desenvolvimento Rural.Gênero e Desenvolvimento Rural. 1998. (Oficina).
      158. SeminárioTrabalho e Genero: mudanças, permanências e desafios - Mesa redonda (Trabalho, Gênero, raça: quais os desafios políticos?).As relações de gênero na CONTAG. 1998. (Seminário).
      159. IV Simpósio Latino-Americano : Pesquisa e Avaliação de Programas de Desenvolvimento Integral para Crianças de 0 a 6 anos e II Simposio Nacional de Educação Infantil.A pesquisa e a avaliação e seu impacto nas politicas públicas de educação infantil. 1996. (Simpósio).
      160. Fourth Conference on women. Enviromental sustainable development from a gender perspective. 1995. (Congresso).
      161. Seminário Latino-americano em projetos Florestais.O Enfoque de Gênero nas atividades florestais. 1995. (Seminário).
      162. 1993 Symposium of Indigenous Peoples.Symposium of Indigenous peoples. 1993. (Simpósio).
      163. Encuentro de Pequeños y pequeñas productoras de plantas de la salud.Plantas para la salud. 1993. (Encontro).
      164. I Jornada de Discusión del Proyecto Comunicación, mujer y desarrolo Sostenible.Género, desarrollo Sostenible y Comunicación. 1993. (Outra).
      165. IV Seminario Internacional del Programa de liderazgo.KILP. 1993. (Seminário).
      166. Presentación de la Ponencia.Desarrolo sostenible Género y comunicación. 1993. (Outra).
      167. Seminario.Como Hacer presentaciones. 1993. (Seminário).
      168. Seminario Agricultura y recursos naturales. Fuente de competitividad y patrimonio de Iberoamérica.Agricultura y recursos naturales. 1993. (Seminário).
      169. V Congreso interdisciplinario de la mujer. Presentación de la ponencia sobre Género e desarrollo sostenible. 1993. (Congresso).
      170. II Congresso sobre Generación y transferencia de tecnologia Agropecuaria. Mujer y Transferencia de Tecnologia. 1992. (Congresso).
      171. Presentación de la ponencia a organizaciones gubernamentales y ONG's.Tendencia y líneas de acción de las organizaciones que trabajan com la mujer en centroamérica. 1992. (Outra).
      172. Presentación de la ponencia a organizaciones Gubernamentales y ONG's.Tendencias y líneas de Acción de las organizaciones que trabajan con la mujer en centroamérica. 1992. (Outra).
      173. Presentación de la ponencia a Organizaciones Gubernamentales y ONG's.Tendencia e líneas de acción de las organizadiones que trabajan con la mujer en centroamérica. 1992. (Outra).
      174. Presentación de la ponencia a Organizaciones Gubernamentales y ONG's.Tendencia y líneas de acción de las organizaciones que trabajan com la mujer en centroamérica. 1992. (Outra).
      175. Seminário "mujeres en cifras".Mujeres en cifras: investigación y perspectivas. 1992. (Seminário).
      176. Seminario Mujer e política.Mujer y política. 1991. (Seminário).
      177. Seminario sobre el Progreso Economico de la Mujer Rural en America Latina y El Caribe.Progreso Economico de la Mujer Rural en America Latina y El Caribe. 1991. (Seminário).
      178. Taller Nacional.El aceso de la mujer a la tierra en Costa Rica. 1991. (Oficina).
      179. Foro de iberoamerica.Poder, Prestígio y Esclusión: el poder y la exclusión de la mujer en Costa Rica. 1990. (Seminário).
      180. Presentación del trabajo.Poder, prestigio y exclusión: El poder y la exclusión de la mujer em Costa Rica. 1990. (Outra).
      181. Seminario Mujeres centroamericanas en cifras.Mujeres centroamericanas en cifras. 1990. (Seminário).
      182. Seminário Nordico Centroamericano de investigación Social.Women in political strategy. The cases if Costa Rica and Nicaragua. 1990. (Seminário).
      183. Seminario UNICEF.Salud, educación y necesidades ambientales de los niños en centroamérica. 1990. (Seminário).
      184. Seminário Internacional de Educação básica para jovens.Seminário Internacional de Educação básica para jovens. 1985. (Seminário).
      185. II Conferência Brasileira de Educação.Assistente. 1982. (Outra).
      186. Seminário sobre a Pedagogia Freinet.Seminário sobre a Pedagogia Freinet. 1982. (Seminário).
      187. I Conferência Brasileira de Educação.Participante. 1980. (Outra).
      188. Simpósio Alternativas no Espaço PSI.I Simpósio Alternativas no espaço PSI. 1980. (Simpósio).
      189. I Congresso Nacional para o Desenvolvimento da Criança. Participante. 1978. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. ABRAMOVAY, M.. II SEMINÁRIO VIOLAR. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 14/02/2019 11:44:53