Grupo Núcleo de pesquisa e estudos sobre juventudes, identidades, cidadania e cultura(NPEJICC)

Mary Garcia Castro

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1968), mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Sociologia - University of Florida (1989). Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Porto-riquenhos do Hunter College, New York (2003-2006); bolsista da Rockefeller Foundation para estudos de pós doutorado na Universidade de Campinas (2008); e professora -pesquisadora da Universidade Católica de Salvador-Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea e Mestrado e Doutorado no Programa de Mestrado em Politicas Sociais e Cidadania e Co-Coordenadora do Grupo Nucleo de Estudos e Pesquisas de Juventudes, Identidade, Cidadania e Cultura-NPEJI, credenciado junto ao CNPq, na UCSAL (2004-2017/1), bolsista da FAPERJ (2010 - 2012). Foi pesquisadora CNPq com bolsa produtividade .2010-2013). Aposentada da Universidade Federal da Bahia; É bolsista de pos graduação senior na UESB-Programa de Pos Graduação em Relações Étnicas na Contemporaneidade-campus Jequié (BA); pesquisadora da Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales (FLACSO-Brasil). e Membro da Comissão Cientifica da FLACSO-Brasil. Foi membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento entre 2001-2010; participou da Global Comission of Migration, junto a ONU, (2008-2009). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (12.2011 a 12.2013). Foi de 2006-2010 consultora da RITLA-Rede Iberoamericana de Tecnologia da Informação. Foi membro do Conselho Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Direitos da Mulher até 2007. Tem experiência na área de Sociologia, Estudos Culturais e Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, etnicidade e raça; migrações internacionais, genero, família, mulher, feminismo, identidades e cidadanias, modernidade e metodologia de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2016-Atual. EL PROYECTO SOMOS EN BRASIL. DEPORTE y EDUCACION PARA CIUDADANIA DE NINOS/AS Y ADOLECENTES - SISTEMATIZACION Y EVALUACION CUALITATIVA DE EXPERIENCIAS
      Descrição: Pesquisa de Avaliaçao de Projetos das Fundaçoes Internacionais Real Madrid e Somos no Brasil, Rio de Janeiro em Jacarezinho e Niteroi, por pesquisa institucional qualitativa. Os projetos se referem a escolas de futebol nao competitivo para crianças e adolescentes em situaçoes de vulnerabilidade. Pesquisamos comparativamente a outros projetos congeneres no Brasil e em outros paises da America Latina, perfis. Por entrevistas e obervaçao participantes com crianças e adolescentes nos projetos da FRM/Somos, treinadores e gestoes pesquisamos representaçoes sobre esses projetos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Ana Paula da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Real Madrid - Remuneração.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    2. 2015-2015. Programa de Prevencao a Violencia nas Escolas
      Descrição: Fez-se um estudo piloto para montagem de um Programa de Prevenção à violência nas escolas em sete capitais nas grandes regiões do pais Baseou-se em expressões e consequências das violências, em particular considerando-se a escola uma das instituições básicas para socialização e convívio de jovens. Seguiu-se uma proposta de Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à violência, tendo os jovens estudantes como agentes de todo processo de prevenção. Através de jovens das escolas, realizou-se um survey sobre violências na escola e entorno, entrevistas e observação semi participante. Com o vetor de colaboração para políticas públicas, o objetivo foi deixar nas Secretarias de Educação e escolas, técnicos com especialização para desdobrar no futuro o trabalho de Mediadores de Prevenção) e nas escolas, também, jovens capacitados para serem atores de estratégias de prevenção à violência (Monitores de Prevenção) Articulação institucional. Buscou-se criar condições institucionais com as autoridades e poderes locais, em particular das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para que essas indicassem Mediadores de Prevenção para participar efetivamente de todo o processo. Coube a Equipe Central de pesquisadores capacitar os Mediadores, voluntários indicados (gestores das unidades escolares selecionadas e e das Secretarias da Educação) para atuar na capacitação e estruturação da experiência com os jovens das escolas nas comunidades selecionadas. Os Mediadores locais iniciaram um processo de mobilização/sensibilização nas escolas selecionadas, visando criar grupos de jovens para o processo de diagnóstico. Os grupos de jovens Monitores realizaram o diagnóstico participativo na escola, com base em um modelo preestabelecido. Com os resultados, a Equipe Central e os jovens juntamente com os Mediadores locais elaboraram diagnósticos sobre violências na Escola, identificando os problemas, suas causas e possíveis alternativas de solução. Utilizando diversos meios e procedimentos, os jovens devolveriam tais diagnósticos às escolas, visando gerar trocas que permitissem a construção coletiva de alternativas de prevenção e enfrentamento de violências, estabelecendo um rol de prioridades e mecanismos de execução a serem negociados com diversas instâncias pertinentes. ÁREA DE ATUAÇÃO DAS PESQUISAS DO PROGRAMA: ? Sete UFs selecionadas entre os estados com taxas de homicídios juvenis acima da média nacional; Em cada UF, a pesquisa foi desenvolvida na capital, onde foi feita seleção probabilística de 7 Unidades escolares; A Previsão era abarcar cerca de 200 Unidades Escolares e cerca de 10 000 alunos; Nas turmas também selecionadas por técnica probabilística os jovens Monitores aplicaram questionários do survey, tendo como unidades alunos da EJA e do 8º e 9º anos do ensino médio. Os pesquisadores fizeram analises dos dados, devolvidos a cada escola, explicitando a respectiva margem de erro e intervalo de confiança. Além da capacitação em trabalho com survey os jovens foram qualificados para pesquisa de observação de campo sobre as escolas e o entorno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Ana Paula da Silva - Integrante / Luciano Cerqueira - Integrante. Financiador(es): OEI - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    3. 2013-2017. Juventude, Genero, Sexualidade, Familia e Escola (Perfil da populacao escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relacao a escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com enfase em percepcoes sobre formacao escolar e o lugar da familia e da escola
      Descrição: Mapeamento da diversidade de Perfis da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola quanto a sexualidade,-Salvador e Jequié, Bahia. O estudo em proposição pretende: primeiro, uma caracterização sócio-demografica dos jovens entre 15-29 anos em escolas, a nível de Brasil e Bahia, por exploração de dados secundários (IBGE- censo de 2010 e banco de dados do MEC-Censo escolar de 2011, microdados); segundo, através de um survey nacional mais explorar o perfil sócio demográfico desses jovens e suas expectativas sobre a escola, focalizando a UF Bahia ; e terceiro, por entrevistas e grupos focais em Salvador e Jequié (municípios da Bahia) discutir por estudos de casos, percepções de jovens que se consideram heterossexuais e jovens que se consideram homosexuais-homens e mulheres- os temas familia,formação escolar, culturas juvenis e cultura escolar, com inflexão sobre gênero, sexualidade e conhecimento critico. Na busca de compreender a relação da escola com os jovens a partir de suas expectativas, de fato, se pretende dialogar com os jovens, ressaltando a heterogeneidade de trajetórias sexuais e mapear diversidades de representações sobre o conhecimento, a família, a escola e essas nas suas vidas e projetos. Tal consideração sobre diversidades se alinha à reflexão de que as juventudes devem ser consideradas ?como uma categoria social transversalizada pelas categorias de gênero, de classe social, de etnia e de geração, dentre outras variáveis? (DAYRELL; MOREIRA; STENGEL, 2011, p. 12). De fato buscamos com esta proposta de pesquisa melhor conhecer a relação entre jovens e conhecimento escolar, jovens e ambiência escolar, com olhar atento a sexualidade como construto de culturas juvenis, mas sem marginalizar o debate mais contextual, ou seja, projetos de vida dos jovens, seus hábitos e valores e tipos de circulação por diferentes espaços, como por exemplo a família e o grupo de pares, e como participam do conhecimento-como receptores ou como críticos. Serão registradas violencias quer na escola quer na familia por conta da sexualidade assumida ou insinuada pelos jovens (homens e mulheres) e discutidas alternativas para uma educaçao para a diversidade, que a nosso juizo passa por refletir sobre as logicas de conhecimento ou perspectivas pedagogicas da escola, independente da material que se focalize. OBJETIVO Pretende-se um estudo interdisciplinar, decolando da demografia da população jovem em escolas e por pesquisas empíricas mais modeladas pela sociologia e pelos estudos culturais, recorrer tanto a estudos mais qualitativos como a ensaios, considerando discursos de autores de campos e objetos diversos preocupados com juventudes, conhecimento e formação para a diversidade quanto a orientações sexuais e falas de jovens ou seja suas praticas discursivas sobre tais temas para melhor compreender a produção de sentidos no cotidiano sobre escola, conhecimento e sexualidade (sobre produção de sentidos e produção de sentidos no cotidiano ver (SPINK 2004). Em que medida viria a escola produzindo sujeitos ?dóceis? (FOULCAULT 1988) reprodutores de estereótipos e conhecimento não reflexivo ou potencializando uma postura critica reflexiva e sensível à alteridade, ou seja o outro, a outra e que colabore com autonomia (FREIRE 1996) . Tem-se como hipótese que o ethos da docilidade é parte também da socialização a nível familiar, orientada para a heteronormatividade e divisões sexuais ou expectativas formais sobre cada sexo/gênero. Contudo discutir culturas, hábitus (BOURDIEU 1992) epraticas discursivas (SPINK et al 2004) sem estar atento para quem são os jovens em termos de perfilhação sócio demográfica, separando demografia, sociologia e cultura pode levar a inferências casuísticas?, falácias de níveis equivocado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Selma Reis - Integrante / Karine Nascimento Silva - Integrante. Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    4. 2013-2015. Jovens, adolescentes e o trafico de drogas e as UPPs: Interseccoes entre Genero e Ciclo de Vida. Discursos sobre Tempos Vividos, Percepcoes e Expectativas. Estudo de Caso no Complexo do Alemao?
      Descrição: Estudo de caso por entrevistas com jovens que vivem no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro e que tiveram ou têm algum envolvimento com o trafego de drogas e mães desses jovens. Retraça-se historias de vida, representações sobre distintas dimensões e se investiga pontos de inflexão na vida desses jovens-entrada e saída do trafico-e trajetórias de mães durante o envolvimento dos jovens no trafico. Especial referencia é feita aos impactos e como são vistas as UPPS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Felicia Picanço - Integrante / Marisa Fefferman - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    5. 2013-2014. Jovens (15 a 29 Anos) em escolas: quem sao, o que pensam e suas expectativas sobre educacao
      Descrição: Pesquisa que combina um survey em todo o Brasil(cerca de 3 000 jovens) e grupos focais em 5 capitais e5 cidades do interior com jovens em escolas publicas do ensino médio para discutir dimensões como: significados que o jovem agtribui à escola, àeducação e ao saber e nexos com sua pratica escolar (clima escolar, relações com professores, com alunos, com a direção),avaliação da infraestrutura e expectativas em relação à educação e ao seu futuro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Julio Jacobo Waiselfsz - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    6. 2013-2014. Programa de Avaliacao e Apoio a Gestao de Programas de Voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul -Produto 1
      Descrição: Revisao da bibliografia nacional sobre os temas nucleares: juventudes; voluntariado; sociedade civil; violência e participação e elaboração do marco teórico e metodológico do Projeto, com ênfase no monitoramento e avaliação dos programas em realização pela ONG focalizada Parceiros Voluntários. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    7. 2012-2013. Por que os jovens frequentam a escola? Perfil e perspectivas de jovens no ensino medio-Brasil
      Descrição: Projeto em 5 áreas do Brasil por survey e grupos focais com jovens do ensino médio, ProJovem Urbano e Ensino Medio, para o MEC para discutir de forma preventiva a evasão, o caso dos que não trabalham e estudam, o clima escolar e o que se considera como bom professor, além da cultura juvenil versos a cultura escolar. Recorre-se ao método de estudo de representações (Moscovici) e de produção de sentidos por analise de narrativas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Julio Jacobo Waiselfsz - Integrante / Leila Tibiriçá - Integrante.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    8. 2011-2012. Jovens em comunidades com UPPs, Rio de Janeiro 2011: Perfil, perspectivas e planos
      Descrição: A pesquisa segue caminho quanti-quali, e por meio de um survey que conta com a colaboracao do IBOPE, junto a jovens , por uma amostra representativa de 17 comunidades em que foram implantadas Unidades de Policia Pacificadora no Rio de Janeiro, e cerca de 30 grupos focais, etapa em que se conta com a colaboracao de equipe do IESP/UERJ, uma serie de dimensoes sao pesquisadas no sentido de perfilar condicoes de vida, olhaers sobre a comunidade, representacoes sobre as UPPs e planos tanto para sua comunidade como para suas vidas. Nos grupos focais algumas juventudes sao mais focalizadas, como:jovens gravidas e maes; jovens que nao estudam e nao trabalham; jovens que estao ou ja estiveram em projetos governamentais ou da sociedade civil e jovens que cursam a universidade. No plano de analise dos dados quantitativos se controla sistematicamente as seguintes variaveis: classe social (criterio Brasil); renda familiar; raça/cor auto atribuida; idade e sexo. Considera-se jovens aqueles entre 15 a 29 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador / Pablo Gentili - Integrante / Machado, Luiz Antonio - Integrante / Marcia Leite - Integrante. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro / Secretaria de Assistencia e Direitos Humanos Gov Estado Rio de Janeiro - Cooperação.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    9. 2011-2012. Articulacao educacao e trabalho. Situacao dos Afrodescendentes no Brasil
      Descrição: Analise da situacao dos afrodescendentes em comparacao com outros grupos etnico-raciais em relaçao a escolaridade, enfatizando mudanças no periodo 2004 -2010 e politicas relacionadas a tal setor. Explora-se bancos de dados oficiais e bibliografia sobre o tema. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Shayana Busson - Integrante / Pablo Gentili - Integrante. Financiador(es): Fundacao Carolina - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    10. 2010-2011. Perfil participantes da Mostra Jovem-Projovem
      Descrição: Combinando um survey com grupos focais, realizacao de npesquisa com jovens selecionados para participar da Mostra Jovem, em Brasilia--agosto 2010. Cerca de 2000 questionarios e 60 grupos focais constituem a base da pesquisa versando sobre historias de vida, projetos, relaçao com o Projovem, representacao sobre temas contemporaneos polemicos e problemas do Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Politicas de Juventude - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Mary Garcia Castro.
    11. 2008-2011. GENERO E FAMILIA EM MUDANCA: PARTICIPACAO DE PAIS NO CUIDADO COTIDIANO DE FILHOS PEQUENOS
      Descrição: Estudo baseado em tecnicas quantitativas e quallitativas, transdisciplinar sobre divisoes sexuais de trabalho e poder, e o lugar do pai nos cuidados de filhos pequenos em diversos estratos socio economicos e grupos geracionais na cidade de Salvador. Recorre-se a entrevistas, testes de escalas e observaçao participantes, controlando classe social, e geraçoes de pais (em diferentes ciclos de vida). Alem da pesquisa com equipes de psicologos, sociologos, antropologos de carater direto, tipo survey vem se produzindo textos de ensaio sobre temas tais como dadiva, sexualidade, afetividade para o qual colaboram tambem debates com a filosofia Foulcaultiana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Ana Carvalho - Integrante / Elaine Pedreira Rabinovich - Integrante / Vanessa R. S. Cavalcante - Integrante / Livia A. Fialho da Costa - Integrante / Anaamelia L.S.Franco - Integrante / Lucia V.S. Moreira - Integrante / Giancarlo Petrini - Integrante / Jose Menezes - Integrante. Financiador(es): Ministerio da Ciencia e Tecnologia - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    12. 2008-2011. Meninas em Gangues em Brasilia
      Descrição: Pesquisa sobre genero em gangues em Brasilia, considerando temas como historia das gangues, relacoes com instituicoes, principais atividades, producao da masculinidade, relaoes de genero , drogas, trafico, violenciae recomendacoes para politicas. Recorre-se ao quadro teorico das politicas de reconhecimento (Fraser, Turner), questao da politica de espetaculo(Dabord), estado policial (Wacquant) e debate sobre juventudes e violencias(Soares e outros). Atraves de metodologia de sociologia compreensiva, aplica-se historia oral, entrevistas e grupos focais a jovens em gangues em Brasilia de ambos os sexos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Anna Lucia Cunha - Integrante / Priscila Calaf - Integrante. Financiador(es): Ministerio da Justiça - Auxílio financeiro.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    13. 2008-2009. Juventude, Politica e Participacao-Perfil participantes I Conferencia Nacional de Politicas de Juventude
      Descrição: Pesquisa elaborada com Miriam Abromovay, sobre participantes (delegados, observadores e outros) na I Conferencia Nacional de Politicas de Juventude, ocorrida em Brasilia em abril de 2008, com a promoçao institucional do Governo do Brasil-Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude e RITLA. Investigou-se partipicapao, perspectivas de futuro, representaçoes sobre temas polemicos como aborto, uniao de homosexuais, politica de cotas, maioridade penal e avaliacoes sobre programas de governo para jovens, maquinaria estatal no campo de politicas de juventudes e propostas de grupos e ativistas na area de politicas de juventude. Recorreu-se a um survey com os participantes da Conferencia-cerca de 2000 participantes, e realizacao durante os tres dias de conferencia em Brasilia, de grupos focais e grupos de discussoes com 15 organizacoes juvenis de militancia variada. Produziu-se dois livros com ISBN que vem sendo apresentados desde julho de 2009 em diferentes eventos como reuniao anual do Conselho Nacional de Juventude, em Fortaleza (setembro de 2009) e sera apresentado debate com ativistas durante do Forum Social Mundial, tematico em Salvador, janeiro 2010. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Anna Lucia Cunha - Integrante / Priscila Calaf - Integrante.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    14. 2007-2009. Desafios para politicas de juventudes. Vontades, enfoques e o lugar do jovem
      Descrição: O projeto consta de varias peças, considerando os jovens e escritos voltados a normatizaçao da vida desses, como politicas de juventudes. Em um primeiro elenco se desenvolveu estudos voltados a xploraçao a nivel de grandes numeros do perfil dos jovens quanto a uma serie de dimensoes-trabalho, escolaridade, participacao e sexualidade--, recorrendo à pesquisa que co-coordenamos "Juventude, Juventudes, o que une e o que separa" (Abramovay e Castro, UNESCO 2006)--a nivel de Brasil, comparando perfis segundo regioes, tipos de aglomerados urbanos e situaçao domiciliar urbano e rural, alem de sexo, grupos etarios e classe (criterio Brasil). O Projeto se desenvolveu por interinstitucionalidade participando tanto o Programa de Mestrado de Politicas Sociais e Cidadania (com envolvimento de professores, mestres e mestrandos) como do Programa de Familia e do Nucleo de Estudos de Pesquisas em Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura-todos tres institutos da UCSAL. Tambem foram produzidos textos na area de genero e geraçao (juventude) enfocando programas governamentais, violencia, participaçao, trabalho e educaçao Ainda no modulo juventude, cultura e participaçao, em um segundo momento, recorreu-se a pesquisas orientadas por tecnicas qualitativas (entrevistas e grupos focais), selecionando diversos grupos juvenis envolvidos em diferentes tipos de militancia (inclusive cybermilitancia) e atividades culturais. A intençao foi explorar a diversidade do conceito de participaçao politica e cultural, identifcar projetos de vida, historia de vida e a produçao de sujeitos politicos, assim como o imaginario dos jovens sobre o fazer politica institucional.Discute-se sexualidade tanto por pesquisa quantitativa como aproveitando escritos por pesquisas qualitativas e analises de orkut e blogs. Alem de um relatorio de 350 paginas e que contou com participaçao de varios membros do Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes, Identidades Cultura e Cidadania-NPEJI-UCSAL-c. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Shayana Busson dos Santos - Integrante / Angela Borges - Integrante / Ingrid Radel Ribeiro - Integrante / Augusto Sergio Vasconcelos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundaçao Amparo a Pesquisa Bahia - Bolsa. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 1
      Membro: Mary Garcia Castro.
    15. 2006-2007. Juventude, Juventudes-Diversidade e o lugar da familia e da escola (Juventude, Familia e Sexualidade)
      Descrição: Discutir-se-á o lugar da família e da escola em varias dimensões da vida dos jovens como sexualidade e outros temas. Revisita-se pesquisas que coordenou quando na UNESCO (2000-2006) e banco de dados da Pesquisa Juventude, Juventudes e se recorre a pesquisa compreensiva em Salvador para analisar temas como o lugar da família na produção de sujeitos políticos jovens. Nos estudos sobre juventudes tanto no exterior como no Brasil (e.g.Pais Machado, Abad, Novaes, Abramo, Rodriguez, Castro e Abramovay, entre outros) muito se avançou em subsídios para políticas sociais, contudo na maioria dos nossos estudos tem-se como referencia um ciclo de vida ou um curso de vida--plasticidade do conceito de geração-- contudo no afã de defender a propriedade de uma ou varias identidades juvenis e a importância de reconhecimento de cidadanias juvenis, ou políticas publicas mais formatadas considerando necessidades e singularidades de jovens, pouco se faz referencia à família tanto em políticas de juventudes quanto em textos sobre essas populações. Ao se enfatizar a importância de resgatar o lugar da família em estudos sobre juventudes, a intenção é discutir construções sociais sobre tal instituições entre jovens e em políticas voltadas para esses, ao tempo que se contrapõe discursos entre os pais sobre seus filhos. Tem-se também na agenda de pesquisa sobre o tema, as relações entre duas instituições pelas quais se movem o jovens, a escola e a família, analisando embates e possíveis complementaridades entre elas, frisando papeis em temas tais como iniciação sexual, valores sobre transição socio-sexual, o ficar, o namorar, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Tais instituições socializadoras serão discutidas vis a vis outras, como pares e mídia. Apelar-se-á para a sociologia reflexiva para explorar sentidos, sobre o lugar da família e da escola em temas tais como a sexualidade entre jovens, pais e professores, assim como para analises multivariadas de banco de dados com. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Nadir Oliveira Galrao Leite de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 1
      Membro: Mary Garcia Castro.
    16. 2004-2006. Cidadanias Negadas, Vulnerabilidades e Cidadanias Ativas; Juventudes e Familias no Brasil
      Descrição: Exploraçao 1) a nivel de grandes numeros sobre a diversidade da juventude-recorrendo à pesquisa em curso e as realizadas pela UNESCO; 2) no plano da pesquisa compreensiva analisa-se percepçoes de alunos, professores e pais sobre temas diversos, como sexualidade, racismo, violencia e participaçao politica.Identifica-se o lugar da familia, da escola e de outras instituiçoes no lidar com vulnerabilidades. O projeto dará lugar a publicaçoes já agendadas com a UNESCO e artigos varios, a serem veiculados por distintos meios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mary Garcia Castro - Coordenador / Miriam Abramovay - Integrante / Leonardo Pinheiro - Integrante / Loreta Bernadete da silva - Integrante / Danielle Valverde - Integrante / Diana Teixeira Barbosa - Integrante / Ioná Cristina Magalhaes da Paixao - Integrante / Sergio Mauricio Costa da Silva Pinto - Integrante. Financiador(es): Organização das Naçoes Unidas para Educaçao, Ciencia e Cultura - Cooperação.
      Membro: Mary Garcia Castro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz (para mulheres que se destacaram na area de direitos humnanos das mulheres), Senado da Republica do Brasil.. 2015.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    2. Premio Alice Bottas (a mulheres que se destacaram na Bahia), Sindicato dos Bancários da Bahia.. 2015.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    3. Homenagem a mulheres feministas que se destacaram, Uniao Brasileira de Mulheres- Bahia.. 2014.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    4. Membro do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura-Governo do Estado da Bahia.. 2011.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    5. Indicaçao representante Brasil Comissao Global Migraçoes Internacionais, Governo Brasil-Comissao Nacional de Populaçao e Desenvolvimento.. 2005.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    6. Pesquisadora do Ano, Assembleia Legislativa da Bahia-Comissão Direitos da Mulher.. 2000.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    7. Investigadora Destaque, Latin American Schollars Association - Gender Section.. 1999.
      Membro: Mary Garcia Castro.
    8. Cidadã Honoris Causa, Camara de Vereadores da Cidade de Salvador.. 1997.
      Membro: Mary Garcia Castro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (142)
    1. Forum Social Mundial.jovens mulheres, feministas. Nas ruas. 2018. (Outra).
    2. II Simpósio Nacional.Jovens Mulheres, Mobilizações Contemporaneas. 2018. (Simpósio).
    3. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXPERIÊNCIAS EM INTEGRAÇÃO DA PERSPECTIVA DE GÊNERO EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.Complicadores conceituais e políticos- Caso Brasil. Políticas contra desigualdades entre homens e mulheres. Com que perspectiva de gênero e de desenvolvimento social?. 2018. (Seminário).
    4. Seminario Juventude, Educação, Trabalho e Politicas Pubicas.Resgatando Legados de Politicas Publicas para Juventudes: Refletindo Desafios em Tempo de Barbarie. 2018. (Seminário).
    5. VII SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade,.Juventudes e a escola. 2018. (Simpósio).
    6. XIV Encontro de Combate à Discriminação Étnica e IV Seminário do Programa de Pos Graduação em Relações Etnicas na Contemporaneidade - UESB- Campus de Jequie - em.Significado de um Curso de Doutorado em Relaçoes Etnicas na Contemponraneidade. 2018. (Outra).
    7. 13 Fazendo Genero 11 Mundo das Mulheres. Juventudes, Sexualidades e Paradigmas (Porque gênero é mais que uma ideologia). 2017. (Congresso).
    8. 50 Anos do CBED-IBGE.Testrmunho sobre participaçao nlo campo de migraçoes internas no IBGE nos 70s. 2017. (Encontro).
    9. 8 de Março de 1917.100 anos de lutas pelos direitos das mulheres- NEIM-UFBA.Direitos Sexuais Reoprodutivos. Conquistas e Desafios. 2017. (Seminário).
    10. Aula Magna curso PPG Relações Etnico Raciais na Contemporeaneidade, UESB.INTERDISCIPLINARIDADE-PENSAMENTO COMPLEXO/PENSAMENTO CRITICO. GÊNERO E ETNICIDADE, CONHECIMENTOS DE URGÊNCIA EM TEMPOS DE BARBARIE. 2017. (Outra).
    11. Ceas- Roda de Conversa: Em tempos sombrios, tecemos a esperança: A trajetória das lutas das mulheres e feminismo as.Direitos Sexuais e Reprodutivos; a importância de uma educação com perspectiva de genero. 2017. (Oficina).
    12. Cem anos da Revolução Russa.1917-2017 Cem anos da Revolução Russa-Alexandra Kollontai. 2017. (Simpósio).
    13. CICLO DE DEBATES CONTEMPORÂNEOS ?SEM CONVERSA FIADA?.?IDEOLOGIA DE GÊNERO? E O PARADIGMA DA SIMPLICIDADE: DESAFIOS DA UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI. 2017. (Encontro).
    14. Cidadania em Construção: a aboliçao e seus desdobramentos.Saude da População no Brasil: Sexualidade, genero e relaçoes etnico-raciais. 2017. (Simpósio).
    15. Encontro Professores e Alunos do PPG em Memoria:Linguagem e Sociedade da UESB.Direitos sexuais e reprodutivos: o debate sobre gênero como ideologia. 2017. (Encontro).
    16. Feminismo na Contemporaneidade.Feminismo Emancipacionista e os Desafios nestes tempos. 2017. (Encontro).
    17. II Semana de Ciencias Sociais - UNEB Campus I.Protagonismo Juvenil e Movimentos Sociais no Brasil Contemporaneo. 2017. (Encontro).
    18. Semana Jurídica, Universidade Estácio de Sá.ESTES TEMPOS. COMO LIDAR COM A ONDA CONSERVADORA: A IMPORTANCIA DA EQUAÇAO DIREITO E ESCOLA CONTRA A CULTURA DO MEDO. 2017. (Encontro).
    19. V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.Produção e Difusão do conhecimento em educação, saúde e politicas publicas. 2017. (Seminário).
    20. XIII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileia: V Encontro de Educação das Relações Étnicas; I Coloquio Internacional de Educação das Relações Étnicas.Estudos Étnicos, Feminismo e Produção o Conhecimento: Protagonismo das Mulheres Negras (Africa, EEUU e Brasil). 2017. (Encontro).
    21. XIII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileia: V Encontro de Educação das Relações Étnicas; I Coloquio Internacional de Educação das Relações Étnicas.Estudos Étnicos, Feminismo e Produção o Conhecimento: Protagonismo das Mulheres Negras (Africa, EEUU e Brasil). 2017. (Encontro).
    22. XVII Semana Universitária da Universidade de Brasilia.Gênero, Ciência e Educação. 2017. (Seminário).
    23. ! Seminario Internacional África: Cultura, Saberes e Justiça. 2016. (Seminário).
    24. Casa Laudelina de Campos Mello- Organização da Mulher Negra II - SEMINÁRIO NACIONAL e I - Seminário de capacitação regional para as/os empregadas/os domésticas/os: rediscutindo a violência doméstica. de.O EMPREGO DOMÉSTICO ENTRE PASSADO E FUTURO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE GÊNERO.RAÇA. e CLASSE. 2016. (Seminário).
    25. II Seminario Internacional Igualdade, Democracia e Sustentabilidade (SIDES).II Seminario Internacional Igualdade e Ddemocracia. 2016. (Seminário).
    26. II Seminário Internacional Migrações e Identidades.Juventude em documentos da ONU e Migrações Internacionais: Leitura critica. 2016. (Seminário).
    27. I Seminario de Educação em Direitos Humanos, Politicas Publicas Ed Educacionais e Sociais.Por que os jovens vão à Escola?. 2016. (Seminário).
    28. Mesa Redonda Abordagens Interdisciplinares e experiencias de Pesquisa.Interdisciplinaridade e Complexidade. 2016. (Outra).
    29. XIX Semana de Mobilizaçao Cientifica - SEMOC.12ª JORNADA DE PESQUISA MESA DE PESQUISA GÊNERO, SEXUALIDADE E JUVENTUDES. QUESTÕES PARA AS ESCOLAS E AS FAMÍLIAS - Coordenadora de Mesa. 2016. (Seminário).
    30. 4a Conferencia Estadual de Politicas para Mulheres. Sistema Politico com participação das mulheres para a igualdade. 2015. (Congresso).
    31. CPI ? VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS NEGROS E POBRES..Juventude Negra, Trafico de Drogas e Violencia de Estado. 2015. (Outra).
    32. IV Enlaçando Sexualidades.Famiias Modos de Usar e Abusar: Maternidade-deslocamentos. 2015. (Seminário).
    33. XI ENECULT.Comentários na Mesa Desafios para Participação das Mulheres no Espaço Publico. 2015. (Encontro).
    34. 16 Cohgresso Estadual da Uniao da Juventude Socialista. O Golpe de 1964 e Desafios para a Construçao da Democracia. 2014. (Congresso).
    35. 17 Congresso Naciional da União daJuventude Socialisrta. Os Desafios da Luta Feminista no seculo XXI: Amar e Emancipar as Mulheres, Acessando estudo sobre maes e jovens em favela no Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).
    36. A Mulher e a Cultura-GP Miradas-Programa Multidisciplinar de Pos Graduaçao em Culutra e Sociedade da UFBA.A menina negra. O quadradinho de oito entre genero, raça, classe e geraçao. 2014. (Encontro).
    37. CONINTER 3. Dicionario Tematico Desenvolvimento e Questao Social-Lançamento. 2014. (Congresso).
    38. Estadisticas Étnico-Raciales Recientes en Colombia y Ameriica Latina.La educación de los afrodescendientes en Brasil. Analisis con base en datos de la PNAD 2009y del censo de 2010. 2014. (Seminário).
    39. III Fórum do Pensamento Critico.Democracia, Cidadanias e Rupturas. Limites do Enfoque Liberal. 2014. (Outra).
    40. Roda de Conversa-Departamento de Genero-Sindicato de Bancarios.Marxismo e Feminismo-debate sobre o conceito de emancipaçao. 2014. (Encontro).
    41. Seminario Conversando com Nandita Chudhary.Juventude, genero, familia e sexualidade. 2014. (Seminário).
    42. XVII Semana de Mobiliaçao Cientifica -UCSAL-SEMOC.Juventudes e Identidades Multiplas-Coordenaçao de Mesa, apresentaçao do tema. 2014. (Seminário).
    43. XVII Semana de Mobilização Cientifica-SEMOC/UCSAL.E para entender Mãe se precisa de disciplina? Por uma epistemologia da indisciplina sobre maternidade. 2014. (Seminário).
    44. Caminhos da educaçao basica - o ensino medio no Brasil.Caminhos e tendencias no debate da educaçao basica- ensino medio. 2013. (Oficina).
    45. Direitos Humanos, Diversidade e Ética-Transisciplinaridade e os Objetivos do Milenio obji. Vulnerabilidades, Autonomia, Direitos Humanos e a Homoafetividade na Escola. 2013. (Congresso).
    46. Familia, Genero e Geraçoes-Entre mudanças e permanencias.Familia, Trabalho e Migraçoes. 2013. (Seminário).
    47. Fazendo Genero 10.Tributo a Cristina Bruschini. Uma pioneira de estudos sobre genero e trabalho. 2013. (Seminário).
    48. Forum de Juventudes.Juventude, Politica e Participaçao. 2013. (Seminário).
    49. Seminario Gramsci e o Pensamento Politico.Mesa O conceito de hegemonia e Mesa A formação e o intelectual. 2013. (Seminário).
    50. Seminarios da Pos Graduaçao em Demografia.Pesquisas sobre Juventudes: Questões Metodologicas. 2013. (Seminário).
    51. XVI Colóquio Winnicott Internacional. ´É possivel umdialogo entre Winnicott,feministas e sociologos quando o foco é genero e familia? Notas sobre maternaidade em trabalhos cruzados: Winnicott e Chodorow. 2013. (Congresso).
    52. XVI SEMOC-Semana de Mobilização Cientifica.Identidades e Culturas Juvenis. Reflexões sobre Corpo, Sexualidade, Diversidade, Gênero, Raça. Lugar de Expressões Artístico-Culturais. 2013. (Outra).
    53. XVI SEMOC-Semana de Mobilização Cientifica- UCSAL.Politicas Publicas de Juventudes no Brasil e o Programa PROJOVEM-Analise Critica e Desafios. 2013. (Outra).
    54. XVI Semoc- Semana de Mobilização Cientifica-UCSAL.Juventudes e Cidadanias. 2013. (Outra).
    55. Coloquio a Familia na Psicanalise de Winnicott.A familia e o amadurecimento pessoal. 2012. (Outra).
    56. iII Coloquio sobre Direitos Sexuais de Crianças, Adolescentes e Jovens.Discutindo a Familia, em face dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. 2012. (Outra).
    57. II Seminario do Programa de Pos Graduaçao em Ciencias Sociais a UFRB.Entre a crise do capitalismo e a emancipaçao social. Emancipaçao: Que emancipaçao social? Como? Por quem? Quando. 2012. (Seminário).
    58. Latin American Schollars Association Congress. Notes on the Potential odf the concept of patirarchy for a subject on feminism. Contributions by Heleieth Saffioti. 2012. (Congresso).
    59. Seminario a Universidade na Sociedade do Conhecimento: O Eixo Interdisciplinar.Interdisciplinariedade: Muito Alem do Encontro Disciplinar. 2012. (Seminário).
    60. Seminario Temático: Educação, Sexualidades e Gênero-Faculdade Montessoriano.Educação, Sexualidades e Gênero. 2012. (Seminário).
    61. Sociologists for Women in Society.Gender and Society - on the Journal. 2012. (Encontro).
    62. XV SEMOC-Semana de Mobilização Cientifica.Debates ampliaos sobre juventude, politica e cultura-coorenaçao de mesa e apresentaçao. 2012. (Seminário).
    63. XV SEMOC-Semana de Mobilização Cientifica-UCSAL.Juventude e Trabalho no Brasil-coordenaçao de Mesa de Pesquisa e apresentaçao. 2012. (Seminário).
    64. Aula Inaugural Programa de Pos Graduacao em Familia na Sociedade Contemporanea -UCSAL.Interdisciplinariedade e Estudos de Famila no Brasil. 2011. (Outra).
    65. Comemoraçao 100 anos Loja Maçonica Filhos de Salomao.Conflitos de Gerações: Como Mediar os Diversos Interesses na Sociedade. 2011. (Encontro).
    66. Dialogos transversais em genero e fecundidade:articulacoes contemporaneas.Genero e Temas Emergentes. 2011. (Seminário).
    67. Homenagem a Heleieth Saffioti.Notas sobre a potencialidade do conceito de patriarcado para um sujeito no feminino: Contribuições de Heleieth Saffioti. 2011. (Seminário).
    68. I Coloquio sobre Direitos Sexuais de Criaças e Adolescentes.Vulnerabilidade, Proteçao e Autonomia. Tensoes. Homoafetividade e Escola. 2011. (Seminário).
    69. II Seminario Enlaçando Sexualidades.Sexualidade e Relacoes Etno Raciais. 2011. (Seminário).
    70. Lançamento Revista SEI Governo do Estado da Bahia.Desafios para Polticas publicas de juventudes. 2011. (Encontro).
    71. Migration, Droit de L'Homme Citoyennete. Perspectives croisées entre l'Union Europeene et l'Amerique Latine.Travail et poplitiques migratoires en Amerique Latine et en Europe. 2011. (Seminário).
    72. Seminario internacional Migraciones, Derechos Humanos y Ciudadania.Un Cruce de Perspectivas entre la Union Europea y America Latina. 2011. (Seminário).
    73. Seminário Juventude: significados, desafios e oportunidades.Politicas de Juventude: Desafios. 2011. (Seminário).
    74. Seminario Nacional de Politicas de Juventude: Debatendo a Juventude Carioca.Desafios para as Politicas de Juvetnude: situacao e representacoes de jovens. 2011. (Seminário).
    75. Encontro Interdisciplinar: multiplos olhares para a construçao de uma politica de fomento à pesquisa.Notas sobre Interdisciplinariedade. Experiencia na Pos graduaçao da UCSAL. 2010. (Encontro).
    76. Forum Social Mundial Tematico.Quebrando Mitos-Juventude e Participaçao em Politicas Publicas de Juventude. 2010. (Outra).
    77. III Seminario Politicas Sociais e Cidadania.Estudos sobre Juventude e subsididios para politicas na America Latina-coordenacao de sessão tematica. 2010. (Seminário).
    78. II Seminario Internacional sobre Familia -Natureza e Cultura.O Projeto Cuidar- Mudanças na Familia. 2010. (Seminário).
    79. I Seminario Violar, Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade.Juventude e Participaçao-Questoes na area de Trabalho. 2010. (Seminário).
    80. IV Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Poblacion. Juventudes e Familias-Estranhamentos entre Geracoes, Conhecimentos e Falas, Brasil 2000. 2010. (Congresso).
    81. IV Simposio Internacional sobre a Juventude Brasileira-JUBRA.Juventude e Familia. 2010. (Simpósio).
    82. Mulher, Mais Politica, Mais Poder.Mulher: Mais Politica, Mais Poder. 2010. (Seminário).
    83. PENSAR A BAHIA-GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA.ACESSIBILIDADE, JUVENTUDE, GERACAO E CIDADANIA. 2010. (Simpósio).
    84. Politicas Publicas: Juventude em Pauta.Juventude e Participaçao. 2010. (Seminário).
    85. Seminario Nacional 100 Anos do 8 de Março.Genero em Perspectiva Feminista Emancipacionista-Notas para Debate sobre Familia e Sexualidade Hoje. 2010. (Seminário).
    86. Simposio de Saude de Adolescentes e Jovens-Compromissos para a nova decada.Participaçao Juvenil e Saude: como estamos e para onde vamos?. 2010. (Simpósio).
    87. X Reunion Nacional de Investigacion Demografica en Mexico.Mesa Deafios Politicos del Regimen Demografico Actual: Las Experiencias de Mexico y Brasil. 2010. (Encontro).
    88. XV EAP-Encontro de Avaliacao e Planejamento Pedagogico-A Interdisciplinaridade nos Eixos de Formacao.Por uma epistemologia interdisciplinar no campo das Humanidades. 2010. (Encontro).
    89. XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais-ABEP.Genero, Trajetorias, Fronteiras e Empoderamento: Explorando Questoes-balanço estudos de genero em demografia. 2010. (Encontro).
    90. XXIII Congresso da Associaçao Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Publicos da Infancia e da Juventude e I Encontro Regional da Associaçao Mercosul de Magistrados da Infancia e da Juventude. Direitos Sexuais e Reprodutivos de Adolescentes e Jovens. Quesrtionando Saberes apoiados na Familia e na Proteçao-Notas. 2010. (Congresso).
    91. 5A Conferencia Jaime Wright Direitos Humanos Educacao e Cultura.Direitos Humanos na Cultura Brasileira-Direitos Sexuais de Adolescentes e Jovens. 2009. (Outra).
    92. i Seminario Enlaçando Sexualidades.Direitos Sexuais e Reprodutivos de Crianças e Jovens. 2009. (Seminário).
    93. I Seminario Enlaçando Sexualidades.Enlaçando Sexualidades-Juventufe e Genero. 2009. (Seminário).
    94. Latin American Studies Association. Genero y Migraciones I: Desigualdades y alteridades. 2009. (Congresso).
    95. Latin American Studies Association. Las tensiones y medicaciones entre la division sexual del trabajo domestico y la esfera publica. 2009. (Congresso).
    96. Latin Amnerican Studies Association. Strategies for combatting racial inequality in Latin America-Youth in Brazil. 2009. (Congresso).
    97. Seminario Brasil 15 anos apos a Conferencia do Cairo.Juventude e Envelhecimento- avaliação. 2009. (Seminário).
    98. Seminario Politicas Publicas, Movimentos Sociais e Cidadania.Politicas Publicas de/para/com Juventude. 2009. (Seminário).
    99. Simposio Direito das Minorias.A Reprodução das desigualdades em nome da igualdade: racismo nas escolas. 2009. (Simpósio).
    100. Taller Los retos de la agenda migratoria iberoamericana en el cotexto de la crisis economica internacional.Comentarios sobre Migraciones Iberoamericanas en el contexto de la crisis. 2009. (Encontro).
    101. XII SEMOC Semana de Mobilizaçao Cientifica. Juventude, Genero e Vulnerabilidades. 2009. (Congresso).
    102. XII SEMOC Semana de Mobilizaçao Cientifica. Violencia e Educaçao. 2009. (Congresso).
    103. XII SEMOC-Semana de Mobilizaçao Cientifica. Familia e Genero, Identidade entre Proteção e Violencia. 2009. (Congresso).
    104. III Simposio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Gênero, Juvbentude e Sexualidade: Representaçoes e a Produção Politico-Cultural. 2008. (Simpósio).
    105. II Seminario Politicas Sociais e Cidadania.Juventude e Participaçao - Notas de Pesquisa. 2008. (Seminário).
    106. Seminario Internacional de Migraçoes Internacionais.Estrangement and Migration. Dewbates on Human Rights. 2008. (Seminário).
    107. X Coloquio Colombiano de Sociologia. Juventud y Diferencias por raza/etnia, combinando enfoques sobre Brasil. 2008. (Congresso).
    108. 19A Semana de Mobilizaçao Cientifica-SEMOC/UCSAL.12ª JORNADA DE PESQUISA MESA DE PESQUISA GÊNERO, SEXUALIDADE E JUVENTUDES. QUESTÕES PARA AS ESCOLAS E AS FAMÍLIAS Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Juventudes, Identidades, Cultura e Cidadania - NPEJI Coordenadora:. 2007. (Seminário).
    109. 2O Congresso Internacional sobre a Mulher, Genero e Relaçoes de Trabalho. Do Feminino ao Genero: A construçao e Reconstruçao de um Objeto. 2007. (Congresso).
    110. ANPOCS-31 Encontro Anual da ANPOCS.Politicas Compensatorias, multiculturalismo e direitos humanos em questao - migracoes inrternaciolnais. 2007. (Encontro).
    111. Audiencia Publica sobre Homofobia.Educaçao para a Diversidade. 2007. (Encontro).
    112. Educaçao, desgiualdade e formaçao de multiplicadores: perspectivas de genero e relaçoes raciais em experiencias de intervençao.Experiencias de Intervençao: raça e genero. 2007. (Seminário).
    113. Juventude tempo presente ou tempo futuro?.Politicas de Juventude, para quem e para que? paradigmas. 2007. (Seminário).
    114. Seminario Politicas Sociais e Cidadania.Paradigmas de Politicas para Juventude. 2007. (Seminário).
    115. Seminario Populaçao Pobreza e Desigualdade.Juventude e Reproiduçao da Pobreza: paradigmas de politicas. 2007. (Seminário).
    116. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Juventude, Participaçao e Reconhecimento. 2007. (Congresso).
    117. XIX Congresso Brasileiro e VII Encontro Latino Ameridano de Economia Domestica. Politicas Publicas e Equidade Social. 2007. (Congresso).
    118. X Semana de Mobilizaçao Cientifica-SEMOC/UCSAL.Juventude, Politicas e Participaçao-coordenadora de mesa redonda e apresentacao. 2007. (Seminário).
    119. 13 Congresso da Juventude Socialista. Politicas Publicas de Juventude-Reflexoes à Esquerda. 2006. (Congresso).
    120. 15 Encontro Regional da ABRAPSO Minas. Juventudes, Cultura e Participaçao Social. 2006. (Congresso).
    121. Audiencia Publica sobre o Plano Nacional de Combate ao Trafico de Seres Humanos.Contribuiçao ao PlanoNacional de Combate ao Trafico de Seres Humanos. 2006. (Outra).
    122. Encontro da Associaçao Brasileira de Estudos Populacionais.Juventude e Participaçao: perfil e debate. 2006. (Encontro).
    123. Encontro da Associaçao Brasileira de Estudos Populacionais.Migraçoes Interncionais-sobre governabilidade internacional. 2006. (Encontro).
    124. I Seminario Internacional Familia Contemporanea, desafios à Intimidade e à Inclusao Social.Comentarios livro Sexo, Poder e Familia 1900-2000, de Therborn-sobre o patriarcado. 2006. (Seminário).
    125. I Seminario Internacional Familia Contemporanes: desafios à Intimidade e à Inclusao Social.Juventude, Genero, Familia e Sexualidade, Combinando Tradiçao e Modernidade. 2006. (Seminário).
    126. IX SEMOC -Semana de Mobilizaçao Cientifica. Pesquisas sobre questão social e politicas sociais - Juventudes e participaçao. 2006. (Congresso).
    127. IX SEMOC Semana de Mobilizaçao Cientifica - UCSAL. Mesa Redonda Desafios para as politicas sociais no Brasil. 2006. (Congresso).
    128. IX SEMOC-Semana Mobilizaçao Cientifica-UCSAL. Mesa Redonda - Violencia nas Escolas - questoes para politicas. 2006. (Congresso).
    129. Migraçoes Internacionais, Direitos Humanos e Ordem Politico Social Internacional-Por um novo Paradigma.Encuentro Iberoamericano sobre Migracion y Desarrollo. 2006. (Encontro).
    130. A Populaçao nas Politicas Publicas: Genero, Geraçao e Raça.Seminario Comemorativo dos 10 anos da Comissao Nacional de Populaçao e Desenvolvimento. 2005. (Seminário).
    131. Dignidade, Cidadania e Pessoa Humana. SEMOC-UCSAL. 2005. (Congresso).
    132. Mesa Redonda Juventudes.Associaçao Nacional de Pos Graduçao em Ciencias Humans - ANPOCS. 2005. (Encontro).
    133. Seminario as Familias e as Politicas Publicas no Brasil.As Familias e as Politicas Publicas no Brasil. 2005. (Seminário).
    134. Forum Mundial de Educação.Forum Mundial de Educação. 2004. (Encontro).
    135. Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais.População e Desenvolvimento. 2003. (Encontro).
    136. Sexualidade. Congresso Mundial de Sexualidade. 2003. (Congresso).
    137. Forum Social Mundial.Forum Social Mundial III. 2002. (Encontro).
    138. Forum Social Mundial.Forum Social Mundial II. 2001. (Encontro).
    139. Gender Section. Latin American Schollars Association. 2001. (Congresso).
    140. Forum Social Mundial.Forum Mundial Social I. 2000. (Encontro).
    141. Assembleia Geral da UNESCO.Juventude e Pobreza no Mundo. 1997. (Simpósio).
    142. Emigraçao de Brasileiros. I Simposio Internacional de Emigraçao de Brasilieiros. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. CASTRO, M. G.. IV Enlaçando Sexualidades - Comissão Cientifica. 2015. (Congresso).. . 0.
    2. MESSEDER, S. A. ; Colling, Leandro ; CASTRO, M. G. ; Cavalcante, Vanessa ; Nascimento Silva,Karine. Mesa Redonda sobre Teoria Queer-Genero Sexual. 2014. Outro
    3. ALMEIDA, L. M. ; Almeida da Silva, J.C. ; CASTRO, M. G.. XVI Semana de Mobilizaçao cientifica-SEMOC-UCSAL. 2013. Outro
    4. CASTRO, M. G.. Presidente da Comissao cientifica do II Seminario Enlaçando Sexualidades. 2011. (Outro).. . 0.
    5. CASTRO, M. G.; Mabel Freitas. Mini Curso sobre Juventudes -debate conceitual e questoes sobre/para participaçao. 2010. Outro
    6. MESSEDER, S. A. ; CASTRO, M. G.. I Seminario Enlaçando Sexualidades. 2009. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 14/02/2019 11:44:52