Grupo Observatório Juventudes(OJ)

Ivan Faria

Possui Bacharelado em Psicologia, em 1999, e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2006, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2017. Atuou profissionalmente como psicólogo da educação e assessor de pesquisa nas áreas de avaliação educacional e diagnóstico sócio-econômico. Foi Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde leciona disciplinas de pesquisa em educação, monografia e fundamentos da educação. É membro dos grupos de pesquisa TRACE (UEFS), e Observatório da Juventude (UFMG). Suas atividades atuais estão voltadas para as áreas de conhecimento de: juventude, cultura, educação formal e não-formal, educação e trabalho, educação e arte. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3105376817455414 (07/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação. Avenida Transnordestina, s/nº Novo Horizonte 44031460 - Feira de Santana, BA - Brasil Telefone: (75) 31618084 Fax: (75) 31618083 URL da Homepage: www.uefs.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Processos de Ingresso no Ensino Superior: transicoes, suportes e arranjos entre jovens universitarios
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de licenciatura da UEFS ao longo do primeiro ano. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sociológicos e psicossociais sobre juventude, inserção e transições sociais e vida universitária. Trata-se de um estudo de natureza quanti-quali, que utilizará diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados da universidade sobre perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil e a realização de grupos focais. Os sujeitos serão estudantes do primeiro ano de cinco licenciaturas com diferentes perfis (áreas de conhecimento, concorrência, evasão). A partir dos dados produzidos e analisados pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, oferecendo insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ivan Faria - Integrante / Iron Alves Pedreira - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Mirela Figueiredo Iriart - Coordenador / Aloisio Machado da Silva Filho - Integrante / Amali Mussi de Angelis - Integrante / Fernanda Almeida Ribeiro Zatti - Integrante.
      Membro: Ivan Faria.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Mirela Figueiredo Iriart - Coordenador / Amali Angelis de Mussi - Integrante / Iron Pedreira Alves - Integrante.
      Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de licenciatura da UEFS ao longo do primeiro ano. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sociológicos e psicossociais sobre juventude, inserção e transições sociais e vida universitária. Trata-se de um estudo de natureza quanti-quali, que utilizará diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados da universidade sobre perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil e a realização de grupos focais. Os sujeitos serão estudantes do primeiro ano de cinco licenciaturas com diferentes perfis (áreas de conhecimento, concorrência, evasão). A partir dos dados produzidos e analisados pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, oferecendo insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Iron Alves - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - - Integrante / Amali D' Angelis Mussi - Integrante / Fernanda Ribeiro Zatti - Integrante / Aloísio Machado da Silva Filho - Integrante.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    2. 2012-2017. Consumo e producao cultural: experimentacoes esteticas, eticas e politicas entre jovens de Feira de Santana
      Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana que se dão nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. Apesar de ser o segundo maior município baiano, a cidade possui uma limitada oferta de equipamentos culturais, ligados à música, ao teatro, ao cinema e às artes, de forma geral. A literatura sobre culturais juvenis (MAGNANI, 2005; ALMEIDA; EUGENIO, 2006) aponta para a existência de uma significativa rede de iniciativas culturais gestada e protagonizada por jovens, mas que é relativamente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa e pelas próprias instituições educacionais. A metodologia escolhida para empreender este estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). O contexto escolhido inclui os diversos espaços e circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais) tendo como sujeitos da pesquisa jovens ligados a grupos culturais, nas suas diferenças etárias, socioeconômicas, culturais, étnicas, raciais, de gênero, sexualidade e escolaridade. As etapas de pesquisa incluirão observação participante em espaços públicos e privados, entrevistas em profundidade e grupos de discussão com coletivos juvenis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ivan Faria - Integrante / EDUARDO FREDERICO LUEDY MARQUES - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro.
      Membro: Ivan Faria.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana que se dão nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. Resolução Consepe: 151/2012. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Mirela Figueiredo Iriart - Integrante / Eduardo Frederico Luedy Marques - Integrante / FARIA, Ivan - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise Helena Pereira Laranjeira.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social de jovens nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturaisna cidade de Feira de Santana-Ba. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade, cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. A literatura sobre culturas juvenis aponta para a existência de uma significativa rede de iniciativas culturais gestada e protagonizada por jovens, mas que é relativamente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa e pelas próprias instituições educacionais. A metodologia do estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). As etapas de pesquisa incluirão observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão, mapeando os circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais), tendo como sujeitos coletivos juvenis nas suas singularidades e semelhanças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Ivan Faria - Integrante / EDuardo Luedy - Integrante / Elenise Pires de Andrade - Integrante.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    3. 2008-2011. Juventude, escolarizacao e insercao social: um estudo em diferentes contextos da rede publica de educacao do municipio de Feira de Santana
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivos caracterizar diferentes contextos escolares da rede pública de Feira de Santana que atendem a estudantes de ensino fundamental e médio, uma localizada em bairro periférico e outra em uma localidade central, a fim de verificar comparativamente os mecanismos de participação e trajetórias de inserção social de jovens entre 14 e 20 anos e compreender os significados co-construídos por eles em relação aos sentidos da escola, a suas possibilidades de ação no presente e seu olhar sobre o futuro. Os contextos serão compreendidos enquanto práticas discursivas e espaços dialógicos, onde diferentes discursividades são produzidas, a depender da posição dos sujeitos nas interações. As categorias analíticas sociabilidade, projeto e inserção social serão tomadas como ponto de partida para se discutir como a escola tem lidado com as sociabilidades juvenis emergentes, com suas expectativas de inserção sócio-profissional e compreender diferentes trajetórias construídas a partir da escola, mas na interação com a família e a comunidade. Do ponto de vista metodológico, a investigação pretende articular a observação participante nas escolas e em seu entorno, a realização de grupos focais e entrevistas em profundidade com os estudantes, tomando a relação sujeito-contexto como unidade de análise dialética e inseparável, em seus diferentes níveis. Os dados serão transcritos e analisados comparativamente a partir da categoria permeabilidade, como qualidade do contexto escolar, definida por seus limites e possibilidades de participação e estruturas de oportunidades geradas, na mediação das trajetórias de inserção social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ivan Faria - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Keity Barbosa Carneiro - Integrante / Milena Santos Rodrigues - Integrante / Renata Carvalho Silva - Integrante / Iane de Jesus Carneiro - Integrante / Carine de Jesus Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Ivan Faria.
      Descrição: esutdo comparativo em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio - de centro e de periferia - do município de Feira de Santana, com um enfoque etnográfico e ecológico, visando compreender os significados co-construídos pelos jovens sobre os sentidos da escola, as possibilidades de participação e suas perspectivas em relação ao futuro, através da utilização de grupos focais, observação participante e entrevistas em profundidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Professor homenageado pelos formandos(as) em Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2011.
      Membro: Ivan Faria.
    2. Professor homenageado da turma de concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2011.
      Membro: Ivan Faria.
    3. Nome da Turma - Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2009.
      Membro: Ivan Faria.
    4. Paraninfo da turma de concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2009.
      Membro: Ivan Faria.
    5. Professor homenageado da turma de concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2008.
      Membro: Ivan Faria.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (42)
    1. 38ª Reunião Nacional da ANPEd.Socialização e Formação Artística em Dança: experiências de jovens de origem popular em Salvador, Bahia. 2017. (Seminário).
    2. Seminário Mundos Juvenis.Viver de arte: desafios para a formação e a inserção social de jovens artistas na Bahia, Brasil. 2015. (Seminário).
    3. XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB). Juventude e mercado artístico: desafios para a formação e o trabalho, no Brasil e em Portugal. 2015. (Congresso).
    4. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA EM DANÇA: EXPLORANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO NUM CENÁRIO DE INCERTEZAS. 2014. (Encontro).
    5. Encontro dos Pesquisadores e Pesquisadoras em Políticas de Juventude ? Participatório em Rede.A PROFISSIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA DE JOVENS EM SALVADOR/BAHIA: TENSÕES ENTRE MERCADOS E POLÍTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS. 2014. (Encontro).
    6. II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.A PROFISSIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA DE JOVENS EM SALVADOR/BAHIA: TENSÕES ENTRE MERCADOS E POLÍTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS. 2014. (Encontro).
    7. Seminário Internacional Juventudes e a Nova Cultura do Trabalho.FORMAÇÃO E TRABALHO ARTÍSTICO: NOTAS PRELIMINARES SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DE MÚSICOS(AS) E DANÇARINOS(AS), EM SALVADOR. 2014. (Seminário).
    8. Seminário sobre Métodos de Formação de Agentes Culturais.A experiência do curso de Formação de Agentes de Projetos Sociais (Coltec e Observatório da Juventude / UFMG). 2014. (Seminário).
    9. V Simpósio Internacional - Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Juventude e as especificidades do trabalho artístico: explorando o campo. 2014. (Simpósio).
    10. X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O fenômeno 'rolezinho': entre culturas juvenis, territórios e consumos. 2014. (Encontro).
    11. Seminário Ensino e Extensão: Diálogos e convergências. 2012. (Seminário).
    12. VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares me Cultura.MÚSICA, RELIGIÃO E CULTURAS JUVENIS: O HIP HOP GOSPEL EM FEIRA DE SANTANA. 2012. (Encontro).
    13. II Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sociocultural.Hip hop e educaçao: conhecendo o cenário de Feira de Santana. 2011. (Seminário).
    14. V Encontro de formação continuada: Construindo saberes da educaçao popular e as questões de gênero e sexualidade da.Questões de gênero e sexualidade: desafios da alternância. 2011. (Encontro).
    15. VI ENECULT ? Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Culturas juvenis na contemporaneidade: novos sentidos e sensibilidades na cidade de Salvador. 2010. (Encontro).
    16. 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN).Juventude e escola: entre tempos e espaços na negociação de sentidos. 2009. (Encontro).
    17. Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultura.Juventude, escola e participação social: encontros e desencontros entre cultura escolar e culturas juvenis. 2009. (Seminário).
    18. A psicologia em diferentes espaços de atuação.A psicologia em diferentes espaços de atuação. 2008. (Seminário).
    19. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação.Juventude, educação e sociabilidades: transições no interior do Nordeste brasileiro. 2008. (Outra).
    20. 13º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Ser jovem, ser pescador: um estudo nas fronteiras da Baía de Todos os Santos. 2007. (Congresso).
    21. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Juventude rural e projetos de vida: o que a educação tem a dizer sobre isso?. 2007. (Encontro).
    22. II Seminário de Pesq e Extensão do NUPE/UNEB.Multiculturalismo e Educação para a diversidade. 2007. (Seminário).
    23. II Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE / Campus XI.Multiculturalismo e Educação para a Diversidade. 2007. (Seminário).
    24. III Seminário Temático: Educação do campo.Mesa-redonda: 'Contextualização histórica da educação do campo'. 2006. (Seminário).
    25. III Seminário Temático: Educação do campo.Contextualização histórica da Educação do Campo. 2006. (Seminário).
    26. II Seminário Internacional de educação: A pesquisa em educação - dilemas e perspectivas.Crônica da educação de crianças e jovens rurais: uma experiência de etnopesquisa nas escolas do Vale do Iguape. 2006. (Seminário).
    27. Seminário Temático I - da Especialização em Educação e Pluralidade Sócio-cultural.Palestra: 'A construção de projetos de vida a partir da relação escola-comunidade: um estudo etnográfico sobre os estudantes-pescadores de Santiago do Iguape'. 2006. (Seminário).
    28. Seminário Temático II do curso de Especialização em Educação e pluralidade sócio-cultural.Educação e cultura. 2006. (Seminário).
    29. IV Seminário sobre Formação de Professores da UEFS.Comunicação: 'Educação, cultura e movimentos sociais: relação possível para a formação do educador do campo'. 2005. (Seminário).
    30. O desafio de educar na complexidade do século XXI.Palestra: 'O desafio de educar no século XXI'. 2005. (Encontro).
    31. VIII Semana de mobilização acadêmica da UCSAL.Comunicação: 'Educação, globalização e alternativas não-hegemônicas'. 2005. (Outra).
    32. Análise do desenho numa perspectiva psicopedagógica. 2004. (Encontro).
    33. Projeto Inclusão.Palestra: 'O papel da família no processo de inclusão escolar'. 2003. (Outra).
    34. VI Semana de moblização acadêmica - SEMOC.Comunicação:'Projeto Paraguaçu: construindo a comuniversidade'. 2003. (Seminário).
    35. XVI Encontro Norte-Nordeste de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste.Comunicação: 'Construindo um entre-lugar-comuniversidade'. 2003. (Encontro).
    36. Cooperativismo: Caminhos para a Trabalhabilidade. 1999. (Seminário).
    37. I Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Painel: 'Padrões de comprometimento no trabalho: comparando duas organizações públicas brasileiras'. 1999. (Congresso).
    38. I Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Painel: 'As bases do comprometimento organizacional: a validação fatorial das escalas propostas por Meyer e Allen para o contexto brasileiro'. 1999. (Congresso).
    39. I Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Painel: Os focos do comprometimento organizacional: a validação fatorial das escalas de comprometimento com a organização, o trabalho e a equipe para o contexto brasileiro'. 1999. (Congresso).
    40. I Seminário UFBA em Campo II.Projeto Paraguaçu. 1999. (Seminário).
    41. XVII Seminário de Pesquisa Estudantil.A imagem da psicologia organizacional e do trabalho. 1998. (Seminário).
    42. XXVII Congreso Interamericano de Psicologia. XXVII Congreso Interamericano de Psicologia. 1998. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. IRIART, Mirela F. S. ; Cavalcante, L.H. ; FARIA, Ivan ; MARQUES, E. F. L. ; Barzano, Marco Antonio Leandro ; Figueiredo, Otto Vinicius Agra. II Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sociocultural, Sociedade e Culturas. 2011. Congresso
    2. FARIA, Ivan; Laranjeira, D.H.P.. Lançamento do livro 'Agricultura familiar e desenvolvimento territorial. 2008. Outro
    3. LARANJEIRA, D. H. P.; Faria, I. ; Parente, F. ; BARROS, G.M.A.L de. Oficina de História Oral. 2008. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Ivan Faria ⇔ Mirela Figueiredo Santos Iriart (8.0)
      1. LARANJEIRA, D. H. P. ; IRIART, M. F. ; FARIA, Ivan ; MATOS, S. S.. Educando jovens para o trabalho e a cidadania: desafios e limites do Projovem Urbano de Feira de Santana. Revista Cocar (UEPA). v. v.6, p. 19-32, issn: 1981-9269, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Cocar (UEPA))
      2. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; RODRIGUES, M. S.. Juventude e escolarização nos limiares entre o rural e o urbano. Bahia Analise & Dados. v. 20, p. 479-498, issn: 0103-8117, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Bahia Analise & Dados)
      3. IRIART, M. F. S. (Org.) ; LARANJEIRA, D. H. P. (Org.) ; MARQUES, E. F. L. (Org.) ; Faria, I. (Org.). Circuitos culturais juvenis em Feira de Santana, Bahia: uma poética das margens. 1a. ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2017. v. 1, p. 198.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; Laranjeira, D.H.P. ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude, escola e espaços de participação: um breve debate. Em: Antônia Almeida Silva; Denise Helena Pereira Laranjeira; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante. (Org.). Educação e Pluralidade Sociocultural: instituições, sujeitos e políticas publicas. 1ed.Feira de Santana, Bahia. : UEFS Editora. 2011.p. 33-44.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude e escola: entre tempos e espaços na negociação de sentidos. Em: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN))
      6. FARIA, Ivan; IRIART, Mirela F. S. ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude, escola e participação social: encontros e desencontros entre cultura escolar e culturas juvenis. Em: Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultural: instituições, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultural: instituições)
      7. Faria, I ; IRIART, M.F. ; Carneiro, K. B. ; Rodrigues, M. S.. Juventude e escolarização: um breve balanço e alguns apontamentos sobre sociabilidades e culturas juvenis. Em: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, p. 1-10, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste)
      8. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude e ensino médio: um estudo sobre sociabilidades e inserção social em uma escola pública na fronteira urbano-rural de Feira de Santana, Bahia. Em: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento de Direitos Humanos, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS VII Congresso de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UERJ, v. 1, p. 231-232, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento de Direitos Humanos, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS VII Congresso de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UERJ)

    • Ivan Faria ⇔ Denise Helena Pereira Laranjeira (5.0)
      1. LARANJEIRA, D. H. P. ; IRIART, M. F. ; FARIA, Ivan ; MATOS, S. S.. Educando jovens para o trabalho e a cidadania: desafios e limites do Projovem Urbano de Feira de Santana. Revista Cocar (UEPA). v. v.6, p. 19-32, issn: 1981-9269, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Revista Cocar (UEPA))
      2. IRIART, M. F. S. (Org.) ; LARANJEIRA, D. H. P. (Org.) ; MARQUES, E. F. L. (Org.) ; Faria, I. (Org.). Circuitos culturais juvenis em Feira de Santana, Bahia: uma poética das margens. 1a. ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2017. v. 1, p. 198.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; Laranjeira, D.H.P. ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude, escola e espaços de participação: um breve debate. Em: Antônia Almeida Silva; Denise Helena Pereira Laranjeira; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante. (Org.). Educação e Pluralidade Sociocultural: instituições, sujeitos e políticas publicas. 1ed.Feira de Santana, Bahia. : UEFS Editora. 2011.p. 33-44.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Faria, I. ; BORGES, V. ; LARANJEIRA, D. H. P.. Juventude e mercado artístico: desafios para a formação e o trabalho, no Brasil e em Portugal. Em: XII CONLAB Congresso Luso Afro-Brasileiro: Imaginar e repensar o social: Desafio às Ciências Sociais em Língua Portuguesa 25 anos depois, v. 1, p. 01-14, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XII CONLAB Congresso Luso Afro-Brasileiro: Imaginar e repensar o social: Desafio às Ciências Sociais em Língua Portuguesa 25 anos depois)
      5. Faria, I. ; LARANJEIRA, D. H. P.. Ser pescador, ser jovem: um estudo nas fronteiras da Baía de Todos os Santos. Em: 13 CISO Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste II Encontro de Antropologia Visual em Alagoas, p. 1-15, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (13 CISO Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste II Encontro de Antropologia Visual em Alagoas)




Data de processamento: 14/02/2019 11:45:18