Grupo Observatório Juventudes(OJ)

Mirela Figueiredo Santos Iriart

Graduei-me em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 1995 e entre 2000 e 2005 realizei o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Sou professora titular em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ensinando as disciplinas Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano para os cursos de Pedagogia e de Psicologia. Nos últimos cinco anos tenho me dedicado à pesquisas em torno das trajetórias juvenis em contextos de vulnerabilidade social, das culturas juvenis e as formas de pertencimento e de agenciamento dos jovens, assim como do papel da arte, como campo simbólico, nas transformações de si e nas mudanças sociais. Atuo desde 2010 no programa de Pós-graduação em Educação da UEFS, orientando estudantes de Mestrado em seus projetos de dissertação, no ensino de disciplinas tais como Juventude e Educação e Metodologia da Pesquisa em Educação. Faço parte do grupo de pesquisa TRACE cujo interesse se constrói na interface entre Trajetórias de vida, Culturas e Educação, levando em consideração os contextos sociais, as culturas juvenis em espaços urbanos e as redes de sociabilidade no seu potencial de inserção social. Entre o período de Setembro de 2014 e Agosto de 2015 realizei estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science (LSE), junto ao Departamento de Psicologia Social e em parceria com a Professora Sandra Jovchelovitch, aprofundando meus estudos na perspectiva da Psicologia Social e Cultural. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8121860582495162 (06/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Feira de Santana, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. Universidade Estadual de Feira de Santana Novo Horizonte 44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil Telefone: (75) 31618084 URL da Homepage: http://www.portal.uefs.br/portal
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Processos de Ingresso no Ensino Superior: transicoes, suportes e arranjos entre jovens de universidades publicas da Bahia
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de oito cursos de graduação da UEFS e da UFRB, durante os três primeiros semestres de ingresso. O desafio da permanência estudantil, tendo em vista as renitentes taxas de evasão altamente concentradas em algumas áreas disciplinares, a perda de importância de algumas áreas - ilustradas pela baixa procura dos cursos de licenciatura, por exemplo -, além de questões como empregabilidade e formação profissional, são algumas tensões que atravessam nosso campo de preocupações na constituição dessa proposta de investigação. Entendemos, assim, que a relevância do atual projeto está em produzir tanto dados quantitativos mais sistematizados e panorâmicos acerca desse público (perfil socioeconômico; perfil psicossocial; motivações; rotinas escolares), quanto produzir dados qualitativos sensíveis ao que se refere aos aspectos subjetivos (desejos, dificuldades, suportes, adaptações), na construção do ofício de estudante. A partir dos resultados produzidos pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, possibilitando oferecer insumo para a construção de programas e políticas estudantis para melhor acolhimento, adaptação e permanência do jovem neste universo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Iron Alves - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Daniela Abreu Matos - Integrante / Luis Paulo Oliveira - Integrante / Amali D' Angelis Mussi - Integrante / Fernanda Ribeiro Zatti - Integrante / Aloísio Machado da Silva Filho - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    2. 2018-Atual. Processos de Ingresso no Ensino Superior: transicoes, suportes e arranjos entre jovens universitarios
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de licenciatura da UEFS ao longo do primeiro ano. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sociológicos e psicossociais sobre juventude, inserção e transições sociais e vida universitária. Trata-se de um estudo de natureza quanti-quali, que utilizará diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados da universidade sobre perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil e a realização de grupos focais. Os sujeitos serão estudantes do primeiro ano de cinco licenciaturas com diferentes perfis (áreas de conhecimento, concorrência, evasão). A partir dos dados produzidos e analisados pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, oferecendo insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Iron Alves - Integrante / Ivan Faria - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - - Integrante / Amali D' Angelis Mussi - Integrante / Fernanda Ribeiro Zatti - Integrante / Aloísio Machado da Silva Filho - Integrante.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    3. 2012-2017. Circuitos de Consumo e Producao Cultural: investigando as dimensoes sociais e formativas das praticas esteticas, eticas e politicas dos jovens em Feira de Santana-Ba
      Descrição: busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana-BA que acontecem em diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade, cujas dimensões formativas em seus aspectos estéticos, éticos e políticos são pouco conhecidos e estudados. A metodologia escolhida para empreender este estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). Pretende-se identificar seus trajetos e circuitos, descrevendo os territórios da cidade, como cenários que se descortinam e se resignificam no compartilhamento de significados e práticas. O contexto escolhido inclui os diversos espaços e circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais) tendo como sujeitos da pesquisa jovens ligados a grupos culturais, nas suas diferenças etárias, socioeconômicas, culturais, étnicas, raciais, de gênero, sexualidade e escolaridade, que tecem a trama do cotidiano através de suas práticas coletivas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante / EDuardo Luedy - Integrante / Elenise Pires de Andrade - Integrante / Luciano Caroso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    4. 2012-Atual. Consumo e producao cultural: experimentacoes esteticas, eticas e politicas entre jovens de Feira de Santana
      Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social de jovens nos diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturaisna cidade de Feira de Santana-Ba. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade, cujas dimensões formativas são pouco conhecidas e estudadas. A literatura sobre culturas juvenis aponta para a existência de uma significativa rede de iniciativas culturais gestada e protagonizada por jovens, mas que é relativamente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa e pelas próprias instituições educacionais. A metodologia do estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço (HINE, 2004). As etapas de pesquisa incluirão observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão, mapeando os circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais), tendo como sujeitos coletivos juvenis nas suas singularidades e semelhanças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Coordenador / Ivan Faria - Integrante / EDuardo Luedy - Integrante / Elenise Pires de Andrade - Integrante.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    5. 2009-2013. Inclusao Social em Tempos de Violencia Domestica: O Lugar da Escola
      Descrição: O projeto integra atividades de pesquisa e extensão no âmbito da escola e da família num bairro pobre do município de Feira de Santana (BA). Tem por objetivo analisar a violência doméstica contra crianças e adolescentes, tendo como foco uma escola pública e seu entorno na periferia da referida cidade. Visa articular o conhecimento do problema com propostas de intervenção, por meio de oficinas pedagógicas dentre outros recursos. Espera-se consolidar intercâmbios entre as Universidades envolvidas (UEFS e UQAM) e os Sistemas de Saúde, Assistência Social, Educação e Garantias de Direitos do município e região... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Maria Helena R. Besnosik - Integrante / Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Maria Conceição Oliveira Costa - Integrante / Maria Eliza Pacheco de Oliveira - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - - Integrante / Saviana Matos Reis - Integrante.
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    6. 2008-2010. Juventude, Escolarizacao e Insercao Social: um estudo em diferentes contextos da rede publica de educacao do municipio de Feira de Santana-Ba
      Descrição: esutdo comparativo em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio - de centro e de periferia - do município de Feira de Santana, com um enfoque etnográfico e ecológico, visando compreender os significados co-construídos pelos jovens sobre os sentidos da escola, as possibilidades de participação e suas perspectivas em relação ao futuro, através da utilização de grupos focais, observação participante e entrevistas em profundidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Ivan Faria - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.
    7. 2005-2007. Juventudes, Cultura e Cidadania: trajetorias de insercao social de jovens em escolas publicas e particulares na cidade de Salvador
      Descrição: Este projeto teve como objetivos: a) descrever e analisar diferentes contextos escolares quanto aos mecanismmos de participação oferecidos/construídos pelos jovens; b) analisar os significados construídos pelos jovens sobre cidadania, participação e inclusão e sua percepção sobre a família, a escola e a sociedade. Através da metodologia de grupos focais, a coleta de dados foi realizada em uma escola pública e uma escola particular da cidade de Salvador, com a participação de 8 a 16 estudantes em cada grupo, seguindo um roteiro de discussão previamente elaborado. Envolve ainda a observação direta livre nos espaços da escola, registrados em cadernos de campo, observando dados sobre o contetxo e as interações entre os estudantes e professores e deles entre si. Os dados foram analisados a partir da categoria "permeabilidade" desenvolvida por Figueiredo Santos e Bastos (2005) num estudo anterior, como possível indicador dos limites e possibilidades de ação e particpação dos jovens no contexto escolar e as repercussões sobre suas trajetórias de inserção social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart - Coordenador / José Augusto Neto - Integrante / Marina Souza - Integrante / Lima, Angela - Integrante. Financiador(es): Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Mirela Figueiredo Santos Iriart.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (36)
      1. XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Masculinidades juvenis e o cotidiano escolar no município de Feira de Santana. 2018. (Encontro).
      2. XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Rap e poesia: cidadanias insurgentes em Feira de Santana (Brasil) e Lisboa (Portugal). 2018. (Encontro).
      3. IV International Seminar on Cultural Psychology.Youth Cultural Resistance: a poetic of the margins. 2017. (Seminário).
      4. VII Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.JUVENTUDE E MASCULINIDADE: (DES)CONSTRUÇÕES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA/BA. 2017. (Simpósio).
      5. XXI Seminário de Iniciação Científica.Experiências de participação juvenil em uma escola do ensino médio da cidade de Feira de Santana: entre dilemas e contradições.. 2017. (Seminário).
      6. XVII Seminário Iniciação Científica UEFS.CONSUMO E CULTURA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS JUVENIS EM FEIRA DE SANTANA/BA. 2014. (Seminário).
      7. V SBECE.Circuitos de Consumo e Produção Cultural: investigando as dimensões sociais e formativas das práticas estéticas, éticas e políticas dos jovens em Feira de Santana-Ba. 2013. (Seminário).
      8. XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. 2013. (Congresso).
      9. 35.a Reunião Anual da ANPED Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: O Brasil do século XXI. Trajetória e Biografia na Travessia da Juventude: entre tradição e inovação. 2012. (Congresso).
      10. V SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE JUVENTUDE BRASILEIRA : Territórios Interculturais de Juventude.Juventude, Cinema e Educação: experiência ética e estética que faz pensar. 2012. (Simpósio).
      11. 34.a Reunião anual da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. O Cinema Vai à Escola: o jovem como protagonista na Dinamização Cultural. 2011. (Congresso).
      12. Introducción a las Metodologias de Investigacion Cualitativa em Salud Coletiva.Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas. 2009. (Outra).
      13. Seminário Nacional Educação e PLuralidade Sócio-cultural: instituições, sujeitos e políticas públicas.Juventude, Escola e Participação Social: encontros e desencontros entre cultura escolar e cultutas juvenis. 2009. (Seminário).
      14. VII Congresso de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos HUmanos. Identidades Narrativas: tecendo histórias. 2009. (Congresso).
      15. XIV Encontro de Pesqusia Educacional do Norte Nordeste. Juventude e Escola: entre tempo e espaços na negociação de sentidos. 2009. (Congresso).
      16. Encontro: A Pesquisa, o Conhecimento e sua Utilização pela Rede Estadual da Bahia.Juventude, Escolarização e Inserção Social: um estudo em diferentes contextos da rede pública de educação do município de Feira de Santana-Ba. 2008. (Encontro).
      17. II seminário de Pesquisa da Bahiana: Diversidade da Pesquisa em Psicologia.Mini-curso: Pesquisa em Desenvolvimento Humano. 2008. (Seminário).
      18. I Seminário Temático do Curso de Pós-graduação em Educação e PLuralidade sócio-cultural.A escola como contexto de desenvolvimento e as possibilidades discursivas em sala de aula. 2008. (Seminário).
      19. XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Reflexões em torno da construção de vínculos afetivos na escola. 2008. (Simpósio).
      20. Curso de Introducion a las Metodologías de Investigación Cualitativa Y Políticas de Salud.Juventude, Saúde e Cidadania: uma análise ecológica de diferentes contextos da juventude em Salvador-Ba. 2007. (Oficina).
      21. IV Congresso Brasileiro de Ciênicas Sociais e Humanas em Saúde. Juventude, cidadania e participação social: uma análise semiótico-sistêmica de trajetórias de inserção social. 2007. (Congresso).
      22. Seminário dos Coordenadores de Cursos de Psicologia. 2007. (Seminário).
      23. VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. parecerista de trabalhos científicos. 2007. (Congresso).
      24. VII Mostra Científica e Cultural e V Jornada de Iniciação Científica da FBDC.trabalhos científicos. 2007. (Simpósio).
      25. I Encontro Científico sobre Discussão da Rede de Significações: usos e desafios em diferentes pesquisas.Juventudes, Saúde e Cidadania: um olhar sobre três ecologias desenvolvimentais. 2005. (Encontro).
      26. IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Cidadanias Possíveis: adolescência, participação e inserção social no contemporâneo. 2005. (Congresso).
      27. V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Juventudes, Saúde e Cidadania: um olhar sobre três ecologias desenvolvimentais. 2005. (Congresso).
      28. I Simpósio Internacional Sobre Juventude Barsileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania. Adolescentes, sáude e cidadania: um olhar sobre diferentes ecologias desenvolvimentais. 2004. (Congresso).
      29. O Papel da Escola na Promoção da Saúde Sexual.Adolescência, Cultura e Saúde: construindo o protagonismo na escola. 2003. (Oficina).
      30. I Simpósio Psi da Bahiana: Um compromisso com a saúde.A Saúde Integral do Adolescente: entre o risco e a proteção. 2002. (Simpósio).
      31. II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Proteção Integral à Criança e ao Adolescente. 2001. (Congresso).
      32. III CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR. ADOLESCENTES: sujeitos da saúde ou sujeitos do risco?. 2001. (Congresso).
      33. IIIConferência de Pesquisa Socio-cultural. Suporte Social, Percepção de Risco-proteção e Modos de Enfrentamento dntre Adolscentes Atendidos em uma Instituição Educativa. 2000. (Congresso).
      34. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Construção de identidade e concepções de risco na adolescência. 2000. (Congresso).
      35. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. Histórias de Meninos e Meninas Resignificando Trajetórias de Risco. 2000. (Congresso).
      36. Seminário interno da Fundação Cidade Mãe: Atuando Junto ao Risco.Com a Palavra o adolescente: Concepções sobre risco e proteção no discurso deste sujeito. 1999. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. LEIRO, A.C.R ; MATOS, D. A. ; OLIVEIRA, L.P.J. ; IRIART, M.F. ; BRITO, Soraia. I Fórum Baiano de Pesquisa em Juventudes. 2017. Outro
      2. Andrade, E. P. ; LARANJEIRA, D. H. P. ; Luedy, E. ; FARIA, I. ; IRIART, M.F.. Tracejando Por Feira de Santana:Pulsões Criativas. 2014. Exposição
      3. Andrade, E. P. ; IRIART, M.F. ; JESUS, W. P. ; LARANJEIRA, D. H. P. ; Luedy, E.. I Seminário de Pesquisa em Educação da UEFS: integrando a graduação e apos-graduação. 2013. Outro
      4. IRIART, M.F.; LARANJEIRA, D. H. P.. Encontro Juventude e Educação. 2012. Outro
      5. Cavalcanti, Ludmilla H. ; Faria, I ; LARANJEIRA, D. H. P. ; Luedy, E. ; Silva, Antônia ; Figueiredo, Otto ; IRIART, M.F.. II Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sociocultural. 2011. Outro
      6. Silva, Antônia ; LARANJEIRA, D. H. P. ; Cavalcanti, Ludmilla H. ; Barzano,M. ; Duboc, Maria José ; IRIART, M.F. ; Santos, Solange M.. Seminario Nacional Educação e PLuralidade Socio-Cultural: instituições,sujeitos, políticas públicas. 2009. Congresso
      7. IRIART, M.F.; Castelar, Marilda ; BARBOSA, M.. I Seminário de Pesquisa em Psicologia da FBDC. 2007. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Mirela Figueiredo Santos Iriart ⇔ Denise Helena Pereira Laranjeira (13.0)
        1. IRIART, Mirela Figueriedo; LUEDY, Eduardo ; LARANJEIRA, Denise. H. P.. Arte como política de resistência: dispositivos cartográficos na apreensão de práticas culturais juvenis em uma cidade do nordeste do Brasil. ETNOGRÁFICA (LISBOA. v. 22, p. 427-452, issn: 0873-6561, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (ETNOGRÁFICA (LISBOA)
        2. IRIART, Mirela Figueriedo; LARANJEIRA, D. H. P.. Pesquisando nas fronteiras: cartografia de circuitos culturais juvenis em Feira de Santana-Ba/Brasil. DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. v. 14, p. 1 a 12-12, issn: 2318-9282, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE)
        3. LARANJEIRA, DENISE HELENA PEREIRA ; IRIART, MIRELA FIGUEIREDO SANTOS ; RODRIGUES, MILENA SANTOS. Problematizando as transições juvenis na saída do ensino médio. Educação e Realidade. v. 41, p. 117-133, issn: 0100-3143, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Educação e Realidade)
        4. LARANJEIRA, D. H. P. ; IRIART, M. F. ; FARIA, Ivan ; MATOS, S. S.. Educando jovens para o trabalho e a cidadania: desafios e limites do Projovem Urbano de Feira de Santana. Revista Cocar (UEPA). v. v.6, p. 19-32, issn: 1981-9269, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Cocar (UEPA))
        5. IRIART, M. F. S. (Org.) ; LARANJEIRA, D. H. P. (Org.) ; MARQUES, E. F. L. (Org.) ; Faria, I. (Org.). Circuitos culturais juvenis em Feira de Santana, Bahia: uma poética das margens. 1a. ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2017. v. 1, p. 198.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. IRIART, Mirela Figueriedo; LARANJEIRA, D. H. P.. Pesquisando nas fronteiras: culturas juvenis emergentes e redes de sociabilidade. Em: IRIART, Mirela Figueiredo Santos; LARANJEIRA, Denise H.Pereira; LUEDY, Eduardo F.; FARIA, Ivan. (Org.). Circuitos culturais juvenis em Feira de Santana: uma poética das margens. 1a.ed.Feira de Santana. : UEFS Editora. 2017.p. 25-45.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; Laranjeira, D.H.P. ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude, escola e espaços de participação: um breve debate. Em: Antônia Almeida Silva; Denise Helena Pereira Laranjeira; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante. (Org.). Educação e Pluralidade Sociocultural: instituições, sujeitos e políticas publicas. 1ed.Feira de Santana, Bahia. : UEFS Editora. 2011.p. 33-44.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. IRIART, MIRELA FIGUEIREDO; LARANJEIRA, Denise. H. P.. Rap e Poesia: cidadanias insurgentes em Feira de Santana (Brasil) e Lisboa (Portugal). Em: XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN/ANPED, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN/ANPED)
        9. IRIART, M. F. S. ; LARANJEIRA, D. H. P.. Jovens mobilizadores culturais na cidade de Feira de Santana-Ba: uma micropolítica das margens. Em: 37 Reunião Nacional da ANPEd: PNE: tensões e perspectivas para a educação pública, p. 02-19, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (37 Reunião Nacional da ANPEd: PNE: tensões e perspectivas para a educação pública)
        10. LARANJEIRA, D. H. P. ; Mirela Figueiredo Iriart ; Luedy, E. ; Rodrigues, M. S.. Consumo e Produção Cultural: Experimentações estéticas, éticas e políticas entre jovens de Feira de Santana (Bahia-Brasil). Em: VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia (s) Progressos, p. 01-11, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia (s) Progressos)
        11. IRIART, M. F. ; LARANJEIRA, D. H. P.. O cinema vai à escola: o jovem como protagonista na dinamização cultural. Em: 34.a Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Educação: Educação e Justiça Social, p. 01-15, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (34.a Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Educação: Educação e Justiça Social)
        12. IRIART, M. F. ; LARANJEIRA, D. H. P. ; Faria, I. ; MARQUES, E. F. L.. Juventude, Cinema e Educação: experiência ética e estética que faz pensar. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        13. IRIART, M. F. ; LARANJEIRA, D. H. P.. O Cinema Vai à Escola: o jovem como protagonista na Dinamização Cultural. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Mirela Figueiredo Santos Iriart ⇔ Ivan Faria (8.0)
        1. LARANJEIRA, D. H. P. ; IRIART, M. F. ; FARIA, Ivan ; MATOS, S. S.. Educando jovens para o trabalho e a cidadania: desafios e limites do Projovem Urbano de Feira de Santana. Revista Cocar (UEPA). v. v.6, p. 19-32, issn: 1981-9269, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Cocar (UEPA))
        2. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; RODRIGUES, M. S.. Juventude e escolarização nos limiares entre o rural e o urbano. Bahia Analise & Dados. v. 20, p. 479-498, issn: 0103-8117, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Bahia Analise & Dados)
        3. IRIART, M. F. S. (Org.) ; LARANJEIRA, D. H. P. (Org.) ; MARQUES, E. F. L. (Org.) ; Faria, I. (Org.). Circuitos culturais juvenis em Feira de Santana, Bahia: uma poética das margens. 1a. ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2017. v. 1, p. 198.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; Laranjeira, D.H.P. ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude, escola e espaços de participação: um breve debate. Em: Antônia Almeida Silva; Denise Helena Pereira Laranjeira; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante. (Org.). Educação e Pluralidade Sociocultural: instituições, sujeitos e políticas publicas. 1ed.Feira de Santana, Bahia. : UEFS Editora. 2011.p. 33-44.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude e escola: entre tempos e espaços na negociação de sentidos. Em: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN))
        6. FARIA, Ivan; IRIART, Mirela F. S. ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude, escola e participação social: encontros e desencontros entre cultura escolar e culturas juvenis. Em: Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultural: instituições, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultural: instituições)
        7. Faria, I ; IRIART, M.F. ; Carneiro, K. B. ; Rodrigues, M. S.. Juventude e escolarização: um breve balanço e alguns apontamentos sobre sociabilidades e culturas juvenis. Em: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, p. 1-10, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste)
        8. IRIART, Mirela F. S. ; FARIA, Ivan ; CARNEIRO, Keity B. ; RODRIGUES, Milena Santos. Juventude e ensino médio: um estudo sobre sociabilidades e inserção social em uma escola pública na fronteira urbano-rural de Feira de Santana, Bahia. Em: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento de Direitos Humanos, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS VII Congresso de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UERJ, v. 1, p. 231-232, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento de Direitos Humanos, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS VII Congresso de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UERJ)




    Data de processamento: 14/02/2019 11:45:18