Grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO)

Jose Gerardo Vasconcelos

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - 2016 ).Tutor do PET Pedagogia da UFC (2010-2015). É líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq - NHIME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Educação e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação Contemporânea (Nietzsche e Foucault) e História e Memória da Educação (Biografias de Educadores do século XX e XXI/ Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto do pós-1964) e Antropologia da Educação (disciplinamento do corpo, sexualidade, práticas de escrita na cadeia e cultura negra/capoeira). - ORCID - http://orcid.org/0000-0003-0559-2642 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1590976796851445 (27/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. RUA WALDERY UCHOA, 01 BENFICA 60020110 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33667684
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2016-Atual. EDUCADORAS DO CEARA DO SECULO XX: FORMACAO DOCENTE, PRATICAS E REPRESENTACOES
      Descrição: O projeto trabalha com a história e memória de educadores cearenses do século XX. Por intermédio da historia oral, laça luz a vida e profissionalismo de professores do Ceará através de narrativas e demais fontes coletadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: José Gerardo Vasconcelos - Integrante / LIA MACHADO FIÚZA FIALHO - Coordenador / CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS MACHADO - Integrante / Tania Maria Rodrigues Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Gerardo Vasconcelos.
    2. 2015-Atual. HISTORIA E MEMORIA DE MULHERES EDUCADORAS MILITANTES DO BRASIL (1964 ? 1979).
      Descrição: Tem essa pesquisa o objetivo de analisar a construção da memória das mulheres militantes revolucionárias na cidade de Fortaleza-CE e Natal-RN, no período que se inicia em 1964 até a Anistia de 1979. Entendo que a participação dessas mulheres foi de grande importância no combate a ditatura militar. Educadoras revolucionárias. Atuavam a partir de ações concretas para manter a integridade de seus filhos e companheiros. Esse processo político é de grande relevância, fazendo com que essas mulheres militantes, familiares e ativistas políticas encontrem na luta cotidiana uma estratégia que imponha a fala, a lembrança e o silêncio em consonância com os seus ideais utópicos e revolucionários ou simplesmente a busca de filhos e parentes presos ou desaparecidos. Os acontecimentos que possam comprometer suas posturas heróicas inclinam-se a ser recalcados, ao passo que os eventos capazes de reforçar uma memória proporcionadora de legitimidade de ações inerentes ao campo político da esquerda tendem a ser exaltados na disputa que se estabelece com os militares. Essa memória, contudo, se desdobra em outras formas, podendo ser uma memória envergonhada (delator); ressentida (familiar) ou comprometedora (silêncio). Tudo isso assume determinadas particularidades que a esquerda estabelece na forma de atuação política, podendo seguir o exílio ou optar pela clandestinidade e as sucessivas conseqüências - a prisão, a morte e o desaparecimento. Interessa-nos investigas a disputa que se estabelece nas recordações e discursos femininos do pós-1964. Entre a militância dos ideais revolucionários e a defesa dos parentes (filhos, maridos ou companheiros...) podemos então indagar: 1-Como essas mulheres atuavam em defesa de seus companheiros, filhos, parentes e amigos? 2-Que ações desenvolviam em prol da manutenção da integridade física dos militantes revolucionários? 3-De que forma a atuação das mulheres militantes poderia ser ampliada e convertida em práticas educativas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: José Gerardo Vasconcelos - Coordenador.
      Membro: Jose Gerardo Vasconcelos.
    3. 2010-2015. MEMORIA DAS PRATICAS EDUCATIVAS DAS DANCARINAS PROSTITUTAS DO CENTRO DE FORTALEZA NO SECULO XXI
      Descrição: O escopo dessa pesquisa é a investigação da memória das dançarinas profissionais do sexo do centro de Fortaleza, na primeira década do século XXI relacionadas ao contexto de aprendizagem e ações educativas formais e não-formais. Constata-se nesse período o grande crescimento de casas de espetáculos cuja atração mais importante é o bailado do corpo das dançarinas que podem ou não se prostituírem no próprio espaço, uma vez que algumas dessas casas reservam em seu interior lugares para a prática de atividades sexuais ou simplesmente como ponto de encontro entre as dançarinas prostitutas e os clientes. Trata-se, portanto, de um fenômeno social novo que se utiliza do mesmo espaço para oferecer vários serviços ligados ao erotismo e ao mercado do prazer. Essas variedades de serviços envolvem o cinema, a dança, e os espetáculos sexuais. Utilizar-se-á como procedimento metodológico a investigação da memória e os registros etnográficos produzidos no interior dos prostíbulos do centro da capital cearense. A memória destaca os pontos relevantes da trajetória de vida das mulheres dançarinas, cujas marcas transitam entre a lembrança e o esquecimento. Não utilizaremos os dados mnemônicos para preencher as lacunas documentais ou dos registros produzidos na pesquisa. Entendemos que a memória deve ser investigada em todo seu processo de lembranças, esquecimentos, interdições discursivas, silêncios e marcas que se propagam em seus discursos. Os registros etnográficos serão de grande valia para entendermos o contexto da produção discursiva. Pretende-se com essa pesquisa uma melhor compreensão da trajetória de vida cotidiana dessas mulheres e de suas experiências educativas em espaços não formais de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Gerardo Vasconcelos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Gerardo Vasconcelos.
    4. 2010-2012. PRATICAS DE ESCRITA NO INSTITUTO PENAL PROFESSOR OLAVO OLIVEIRA: A BIOGRAFIA DE FRANCISCO SIQUEIRA DE LIMA
      Descrição: A PESQUISA SOBRE AS PRÁTICAS DE ESCRITA NO INSTITUTO PENAL PROFESSOR OLAVO OLIVEIRA A PARTIR DA BIOGRAFIA DE FRANCISCO SIQUEIRA DE LIMA, NO FINAL DOS ANOS DE 1980, SERÁ DESENVOLVIDA NO PÓS-DOC QUE SE INICIA A PARTIR DE OUTUBRO DE 2010 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Gerardo Vasconcelos - Coordenador.
      Membro: Jose Gerardo Vasconcelos.
    5. 2006-2010. GENEALOGIA E MEMORIA DO ENSINO DA CAPOEIRA NO CEARA A PARTIR DE 1970
      Descrição: Tem esse estudo o objetivo de investigar a genealogia do ensino de capoeira no Ceará a partir dos anos 70, pois de acordo com estudos já realizados em pesquisa anterior na Universidade Federal do Ceará, a partir de relatos colhidos através de depoimento oral com capoeiristas mais experientes da região, foi nesse período que o ensino de capoeira se torna sistemático e, ao mesmo tempo, coincide com a formação dos primeiros grupos de capoeira no Ceará. Pretendemos estudar a genealogia da capoeira no Ceará, com o intuito de revisitar esta arte negra tornada crime pela república velha e, ao mesmo tempo, acompanhar o seu ingresso nas escolas, que transitou entre o preconceito e a complexidade da cultura negra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Gerardo Vasconcelos - Coordenador / VERÔNICA GOMES DOS SANTOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Gerardo Vasconcelos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INSTITUTO DOMINUS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, AUTORITARISMO E RESISTÊNCIA. 2018. (Congresso).
      2. V SENACEM.O GOLPE PARLAMENTAR JURÍDICO MIDIÁTICO E A EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA. 2018. (Seminário).
      3. V SENACEM.HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR. 2018. (Seminário).
      4. V SENACEM.O GOLPE PARLAMENTAR JURÍDICO MIDIÁTICO E A EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA. 2018. (Seminário).
      5. IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE.HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Seminário).
      6. XV ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE E V ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/ DISCIPLINAMENTO DO CORPO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2016. (Congresso).
      7. II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE - SEPEMO.EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS CONTEMPORÃNEAS. 2015. (Seminário).
      8. SEMINÁRIO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DOUTORAL.PESQUISA PÓS DOUTORAL. 2015. (Seminário).
      9. VIII COLÓQUIO DA AFIRSE. (AUTO) BIOGRAFIAS E FORMAÇÃO. 2015. (Congresso).
      10. VIII COLÓQUIO DA ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE INTERNACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO - AFIRSE DE.ROSA FONSECA, UMA EDUCADORA MILITANTE NO CONTEXTO DO ESTADO AUTORITÁRIO PÓS- 1964. 2015. (Simpósio).
      11. V SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS - FEMINISMO, CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL.GÊNERO, MULHERES E DITADURA MILITAR. 2015. (Seminário).
      12. XIV ECHE - ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.(AUTO) BIOGRAFIAS DE EDUCADORES DO SÉCULO XX. 2015. (Encontro).
      13. XIV ECHE - ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.(AUTO) BIOGRAFIAS DE EDUCADORES DO SÉCULO XX. 2015. (Encontro).
      14. I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS MEMÓRIA E ORALIDADE.PALESTRANTE. 2014. (Seminário).
      15. XIII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃP.JUSTIÇA E JUSTIÇAMENTO NOS CÁRCERES POLÍTICOS DO PÓS-1964. 2014. (Encontro).
      16. III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO.SEXO, DROGAS E EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
      17. III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO.DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTADO DE CASO DE DUAS ESCOLAS DE FORTALEZA. 2013. (Seminário).
      18. III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO.INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. (Seminário).
      19. II SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS.DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARQUITETURA. 2013. (Simpósio).
      20. XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.CRIMINALIDADE E EDUCAÇÃO. 2013. (Encontro).
      21. XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.O MUNDO DA PROSTITUIÇÃO: UM RELATO DE UMA EX-PROFISSIONAL DO SEXO. 2013. (Encontro).
      22. IV ENCONTRO NORTE/NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.BIOGRAFIA, INTELECTUAIS E PRÁTICAS CULTURAIS. 2012. (Encontro).
      23. REUNIÃO DO FÓRUM DE EDITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO - FAPAE. 2012. (Simpósio).
      24. XI ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. BIOGRAFIAS E INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).
      25. XI ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.BIOGRAFIAS E INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO. 2012. (Encontro).
      26. SEMINÁRIO DE PESQUISA HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA - SIMPÓSIO AFRICA: MOVIMENTOS, TERRITÓRIOS E CONTEXTOS.HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ: REFLEXÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EM MOVIMENTO. 2010. (Simpósio).
      27. I SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO IFPA/ CAMPUS BELEM.BESOURO CORDÃO DE OURO: O CAPOEIRA JUSTICEIRO. 2009. (Seminário).
      28. VIII SEMANA PAULO FREIRE.EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E MEMÓRIA EM COMUNIDADES ÉTINICAS E TRADICIONAIS. 2009. (Seminário).
      29. II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. A CONSTITUIÇÃO DO M ITO POPULAR E O DISCURSO POÉTICO SOBRE A VIDA E A MORTE DE MANOEL HENRIQUE PEREIRA, VULGO BESOURO CORDÃO DE OURO. 2006. (Congresso).
      30. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS. BESOURO CORDÃO DE OURO: O CAPOEIRA JUSTICEIRO DE SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO. 2006. (Congresso).
      31. ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.VERDADE E POTÊNCA EM NIETZSCHE. 2005. (Encontro).
      32. ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.EDUCAÇÃO, CORPOREDADE E LAZER. 2005. (Encontro).
      33. ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE.EFICIÊNCIA E VADIAÇÃO NO JOGO DE CAPOEIRA: ETNOCENOLOGIA DE UM ESPETÁCULO DE GUERRA. 2005. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. FIALHO, L. M. F. ; VASCONCELOS, J. G.. V SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE - V SEPEMO. 2018. Congresso
      2. FIALHO, L. M. F. ; LOPES, T. M. R. ; VASCONCELOS, J. G.. IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE. 2017. Congresso
      3. VASCONCELOS, J. G.. XIII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2014. (Outro).. . 0.
      4. VASCONCELOS, J. G.. III ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2014. (Outro).. . 0.
      5. VASCONCELOS, J. G.. III ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2014. (Outro).. . 0.
      6. VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F. ; SANTANA, J. R.. XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. Outro
      7. VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, J. R. ; FIALHO, L. M. F.. XI ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2012. Congresso
      8. VASCONCELOS, J. G.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P. ; ARAÚJO, J. E C DE ; QUEIROZ, Z. F DE ; PEREIRA, I DE H. IX ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO E II ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO. 2010. Congresso
      9. VASCONCELOS, J. G.. SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFC. 2010. (Concurso).. . 0.
      10. VASCONCELOS, J. G.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P. ; QUEIROZ, Z. F DE ; ARAÚJO, J. E C DE. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ E VI ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO. 2007. Congresso
      11. CASTRO, CESAR AUGUSTO ; VIDAL, DIANA GONÇALVES ; MOTTA, DIOMAR DAS GRAÇAS ; CARVALHO, J. ; VASCONCELOS, J. G.. II ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E I ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2007. Congresso
      12. VASCONCELOS, J. G.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P. ; LOPES, A. ; CARVALHO, J.. I ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO E V ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO. 2006. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 14/02/2019 11:46:19