Grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO)

Jose Albio Moreira de Sales

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991), licenciatura em Arte e Educação pelo Centro Universitário UniGrande Fortaleza (2013), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), com tese sobre História da Arte e da Cidade. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Porto em Portugal (2008/2009), com pesquisa sobre a formação do professor de História da Arte. Atua nas áreas de Educação, Artes e Arquitetura com experiência nas seguintes temáticas: ensino de arte; história da arte; história da arquitetura; arte e patrimônio; vídeo e arte digital. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 (01/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educaçâo, Campi do Itaperi. Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi Itaperi 60740000 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31019918 Fax: (85) 31019918 URL da Homepage: http://www.uece.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2014-Atual. Educacao estetica e patrimonio cultural no contexto do ensino de Arte
      Descrição: A presente proposta de pesquisa busca ampliar e qualificar as discussões sobre educação estética em espaços escolares e não escolares, mediada por elementos do patrimônio artístico-cultural. O objetivo geral é identificar e compreender possibilidades de educação estética no contexto do Ensino de Arte, em práticas formativas com elementos do patrimônio artístico-cultural. Do ponto de vista metodológico o estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa e envolve diferentes técnicas de coleta, registro e análise de dados. Espera-se que o projeto contribua para a ampliação da produção científica e das discussões no campo da educação estética.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Coordenador / Tania Maria de Sousa França - Integrante / Gardner de Andrade Arrais - Integrante / Hugo de Melo Rodrigues - Integrante / Mateus Bonie Campos Braga - Integrante / Kananda Ponte Arruda - Integrante / Camila Oliveira da Silva - Integrante.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    2. 2013-2015. O ESTAGIO DE DOCENCIA NOS PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA: TENDENCIAS FORMATIVAS A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA E DO PROFESSOR PESQUISADOR
      Descrição: Investigar como a experiência de Estágio de Docência está sendo implementada nos cursos de Pós-graduação stricto sensu da UECE, bem como suas contribuições para a formação docente na Universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Integrante / Maria Socorro Lucena Lima - Coordenador / Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga - Integrante.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    3. 2013-Atual. Desenvolvimento Profissional Docente e Inovacao Pedagogica: estudo exploratorio sobre contribuicoes do PIBID
      Descrição: A proposta Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu desenho condensa indagações sobre como os professores se desenvolvem, assumindo como foco a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que participam do programa desde 2007 como coformadores, vivenciando também processo continuado de formação e desenvolvimento centrado na escola. Questiona-se sobre a formação vivenciada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. São objetivos da proposta: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID aos quais possam ser atribuídos contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação no eixo Nordeste e Sudeste; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste, produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID, assim como para fomentar novos estudos. Trata-se de investigação qualitativa empírica exploratória sobre a experiência de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores coformadores do PIBID. Docentes da Educação Básica que atuam no PIBID em São Paulo (São Paulo, Guarulhos e Diadema), Ceará (Fortaleza, Limoeiro do Norte, Crateús, Tauá e Crato) e Minas Gerais (Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca e Diogo Vasconcelos) constituem o universo a ser investigado, do qual será selecionado um grupo representativo desse segmento, entre 15 e 30%. Prevê-se o uso de procedimentos de coleta de dados diversificados: questionário (perfil docente), análise documental e entrevista. Integrantes: Isabel Maria Sabino de Farias - Coordenador / Maria Marina Dias Cavalcante - Integrante / Ivoneide Pinheiro de Lima - Integrante / Antônio Germano Magalhães Junior - Integrante / Silvina Pimentel Silva - Integrante / Caroline teixeira Borges - Integrante / Eunice Andrade de Oliveira Menezes - Integrante / Cláudio César Torquato Rocha - Integrante / Jacques Therrien - Integrante / Silvia Nóbrega-Therrien - Integrante / José Ossian Gadelha de Lima - Integrante / Fátima Maria Leitão Araújo - Integrante / Heraldo Simões Ferreira - Integrante / Margareth Diniz - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araujo - Integrante / João do Prado Ferraz de Carvalho - Integrante / Jorge Luiz Barcellos da Silva - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Cesar Augusto Sadalla Pinto - Integrante / José Albio Moreira Sales - Integrante / Diva Lima - Integrante / Daniele Coriolano da Silva - Integrante / Cicera Sineide Dantas Rodrigues - Integrante / Hamilton Perninck Vieira - Integrante / Ana Maura Tavares dos Anjos - Integrante / Ana Valeria Roldan Viana - Integrante / Giovana Maria Belém Falcão - Integrante / Gilmar Dantas da Silva - Integrante / Ingrid Cristine de Sousa Vasconcelos - Integrante / Isaias Maia Ramos - Integrante / Kele Nunes Honorato - Integrante / Sandy Lima Costa - Integrante / Leopoldo Rodrigues Soares - Integrante / Mariane barbosa da silva - Integrante / FRANCISCO KLYNGER DE FREITAS - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Integrante / Isabel Maria Sabino de Farias - Coordenador.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    4. 2012-2014. Formacao estetica em espacos virtuais
      Descrição: A presente proposta de pesquisa tem por objetivo investigar que formação estética no âmbito das artes visuais está sendo implementada em espaços virtuais, disponibilizados por instituições e pessoas no Brasil, voltados para a formação estética (museus virtuais e blogs). Utiliza-se como metodologia o estudo de caso, numa abordagem qualitativa mediado por computador, coletando dados através de interações, e-mails e coleta de imagens e textos. Os sujeitos investigados são os usuários de museus virtuais de arte e blogs.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Coordenador. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    5. 2011-2012. Formacao de professores: a leitura na aprendizagem da profissao
      Descrição: Esta pesquisa trata do lugar da leitura na aprendizagem docente da profissão de professor, tendo como sujeitos de investigação professores e alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará ? UECE e Universidade Regional do Cariri ? URCA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Integrante / Maria Socorro Lucena Lima - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    6. 2009-2011. Processos de Formacao do Professor do Ensino de Arte no Ceara
      Descrição: A investigação tem como objetivo estudar os processos de formação de professores de arte, que atuam em cursos superiores da cidade de Fortaleza. Considera-se que na formação do professor de arte os estudos de graduação e de pós-graduação - estudos em cursos regulares - são aspectos das exigências legais para o exercício da docência, mas não são as únicas instancias de formação. a Nesta investigação pretende-se identificar elementos da formação relacionados com a educação escolar básica; o meio familiar e cultural e suas relações com as opções pela docência em arte. Trata-se de estudo que envolve pesquisa de campo, com coleta de depoimentos em entrevista semi-estruturada, buscando identificar limites e possibilidades de compreensão do processo de formação do professor de arte, numa perspectiva da Educação como formação humana, tendo por base conceitual a praxologia de Bordieu.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Coordenador / Lia Matos Brito de Albuquerque - Integrante / Livia Thayna Sousa da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    7. 2008-2011. Formacao em contexto na educacao Basica: Vida, trabalho e desenvolvimento profissional docente
      Descrição: Este projeto investiga a articulação existente entre vida, trabalho, formação e desenvolvimento profissional de professores e coordenadores da rede municipal de ensino, diante das mudanças da educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Integrante / Maria do Socorro Lucena Lima - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    8. 2007-2009. Arquitetura Escolar no Ceara: o espaco e o cotidiano das escolas normais
      Descrição: A proposta de pesquisa se detém sobre a arquitetura escolar e a cultura docente, tendo como objetivo Estudar a arquitetura de escolas de formação de professores e sua relação com a cultura escolar expressa na forma de pensar o espaço e o cotidiano, tendo como marco cronológico a primeira metade do século XX e recorte espacial as edificações da Escola Normal de Juazeiro do Norte e da Escola Normal de Fortaleza. O estudo parte de um levantamento preliminar sobre as edificações escolares e sua relação com a formação de professores e a cultura docente. Apoiando-se em dados de pesquisa empírica, caracteriza-se pela abordagem qualitativa na coleta e análise de fontes secundárias e primárias. O trabalho de coleta de dados será realizado junto a acervos públicos e pessoais nos municípios de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Na fase do levantamento documental pretende-se identificar fontes diversas (mapas, fotografias e outras formas de representações; documentos como pareceres, decretos, projetos de leis, exames, atas de reuniões de pais e mestres, objetos, cartas de professores, relatórios oficiais, relatos, leis, atas e regulamentos) acerca da arquitetura e do seu cotidiano da Escola Normal de Fortaleza e da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Ao final do projeto teremos um conjunto de informações sobre a historia da arquitetura escolar e suas vinculações com a cultura escolar e a formação de professores no período em estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Coordenador / Antonio Germano Magalhães Júnior - Integrante / Isabel Maria Sabino de Farias - Integrante / Jacqueline Holanda Tomas de Oliveira - Integrante / Maria do Nascimentro Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    9. 2005-2006. Os espacos destinados ao ensino de Arte dos edificios educacionais Liceus de Fortaleza
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é verificar a qualidade e adequação dos espaços, equipamentos e materiais utilizados no ensino de arte em escolas públicas do Ensino Médio de Fortaleza. Especificamente, pretende-se analisar a qualidade dos espaços destinados as atividades artísticas ligadas à produção, apreciação e reflexão sobre arte que possam facilitar ou dificultar os processos de ensino-aprendizagem na visão de professores,gestores, e alunos. Nossa pesquisa tem como meta analisar os espaços e equipamentos destinados ao ensino de arte dos edifícios escolares: Liceu Vila Velha (Nova Assunção), Liceu do Ceará (Jacarecanga), Liceu do Conjunto Ceará (Conjunto Ceará) e Liceu de Mesejana (Mesejana), todos localizados no município de Fortaleza. Organizar um banco de dados informatizado sobre as condições dos espaços e equipamentos em que trabalham os professores que ministram aulas de arte em Escolas do Ensino Médio em Fortaleza. Optamos pela utilização de metodologias qualitativas, entretanto de acordo com exigências específicas também serão considerados dados quantitativos. Na fase inicial trabalharemos com o suporte bibliográfico, abrangendo produções de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que realizaram estudos sobre qualidade do ensino, planejamento, projetos e programas de arquitetura educacional e ensino de arte. Buscando aprofundar a análise e propiciar a formulação de questões relacionadas a qualidade de espaços educacionais e ensino de arte, também poderão ser consideradas outras experiências de pesquisa sobre arquitetura educacional e qualidade do ensino. Faremos uma sistematização de análise de dados e documentos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Coordenador / Flávia Guimarães Sales - Integrante / Maria Fabiana Skeff Paula de Miranda - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.
    10. 2003-2004. Artista ou Professor: limites e possibilidades de construcao de um perfil do docente de Arte do Ensino Superior no Ceara
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é verificar a(as) possibilidade(es) de construção de um perfil ou de perfis do docente de arte do ensino superior no Estado do Ceará. Especificamente, pretende-se analisar as visões que os professores têm do processo de ensino aprendizagem e da construção de um saber diferenciado na docência de arte, em suas principais expressões ou linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro). Também pretendemos identificar os processos de construção desses saberes e de que modo eles se articulam com a produção e a reflexão sobre arte em nível acadêmico e no meio artístico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Albio Moreira de Sales - Coordenador / Maria Socorro Lucena Lima - Integrante / Gracyela Maria Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Jose Albio Moreira de Sales.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientador do trabalho "O lugar da frequentação artístico-cultural na formação continuada dos professores de arte e na sua prática docente", Universidade Estadual do Ceará - UECE/ PROPGPq.. 2010.
      Membro: José Albio Moreira de Sales.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. 26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.DO TECNÓLOGO À LICENCIATURA: A TRAJETÓRIA DO CURSO DE ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE). 2017. (Encontro).
    2. SEMINÁRIO INTERESTADUAL "EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE NO TERRITÓRIO ETNO-EDUCACIONAL POTIRÕ.INTERESTADUAL EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE NO TERRITÓRIO ETNO-EDUCACIONAL POTIRÕ (PIAUÍ E CEARÁ). 2015. (Seminário).
    3. VI ENFORSUP E I INTERFOR.A utilização do filme como recurso metodológico no ensino de didática em cursos de licenciatura. 2015. (Encontro).
    4. XIV Congresso de História da Educação no Ceará. Formação de Professores em Cabo Verde: o caso do Instituto Universitário de Educação. 2015. (Congresso).
    5. XIV ECHE e IV ENHIME.A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Encontro).
    6. XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA.O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO DE MORADORES DE BARBALHA-CE. 2015. (Encontro).
    7. 33º EEEPe - Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia.A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR E OS CAMINHOS NA EDUCAÇÃO. 2014. (Encontro).
    8. II Fórum de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. 2014. (Outra).
    9. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Didática, Prática de Ensino e linguagens artísticas. 2014. (Encontro).
    10. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Coordenador do Grupo de trabalho Educação e Arte - GT-24. 2014. (Encontro).
    11. IV Seminário Gênero e Práticas Culturais subjetividades e contradiscursos.Biografia de um homossexual: dificuldades de aceitação por questões de gênero. 2013. (Seminário).
    12. XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Coordenador da sessão de comunicação oral do Grupo de Trabalho Educação e Arte. 2013. (Encontro).
    13. XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Coordenador do Grupo de Trabalho Educação e Arte. 2013. (Encontro).
    14. XXII Encontro Cearense de História da Educação e II Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação.Membro da Comissão Científica. 2013. (Encontro).
    15. XXIII Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil - CONFAEB. Formação do professor de Arte: uma articulação entre experiência, formação continuada e vivência artística. 2013. (Congresso).
    16. Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e Nordeste - FORPREd NO e NE. 2012. (Outra).
    17. XVII Semana Universitária da UECE.EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM BLOGS DE HISTÓRIA DA ARTE. 2012. (Encontro).
    18. 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Visitação a espaços culturais e o Ensino de Arte: experiências de professores do Ensino Superior de Fortaleza. 2011. (Encontro).
    19. Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Educação - FORPRED. 2011. (Outra).
    20. FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd. 2007. (Encontro).
    21. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd - FORPRED NN - Maceió. 2007. (Encontro).
    22. III Seminário sobre a formação do Arte-educador.Formação de Arte Educadores e a Imagem como Recurso Pedagógico. 2007. (Seminário).
    23. 29 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2006. (Encontro).
    24. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd - FORPRED. 2006. (Encontro).
    25. Forum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED. 2006. (Seminário).
    26. Seminário do Forum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação - Regional Norte e Nordeste. 2006. (Seminário).
    27. EFPD - Encontro Regional sobre Formação e Práticas Docentes.Coordenou a Mesa Redonda Ensino na Área de Linguagens e Códigos do EFPD 2005. 2005. (Encontro).
    28. Encontro Regional de Formação e Práticas Docentes - EFPD 2005.Proferiu Conferência de Encerramento do EFPD 2005. 2005. (Encontro).
    29. Encontro Regional sobre Formação e Práticas Docentes - EFPD 2005. 2005. (Encontro).
    30. Seminário Nacional de Artes Visuais. 2005. (Seminário).
    31. XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).
    32. Encontros Culturais CMAE 2005.Coordenou o Seminário Memória do Ensino de Arte no Ceará. 2004. (Encontro).
    33. IX Semana Universitária.Coordenou sessões temáticas na IX Semana Universitária. 2004. (Encontro).
    34. IX Semana Universitária. 2004. (Encontro).
    35. XII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Artista ou professor?. 2004. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SALES, José Albio Moreira de. Colóquio Arte, Interculturalidade e Educação Estética: um diálogo luso-brasileiro. 2017. (Outro).. . 0.
    2. SALES, José Albio Moreira de. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2014. (Outro).. . 0.
    3. SALES, José Albio Moreira de. 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste. 2007. (Congresso).. . 0.
    4. JIMENEZ, Maria Suzana Vasconcelos ; SALES, José Albio Moreira de. II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana. 2007. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • José Albio Moreira de Sales ⇔ Lia Machado Fiuza Fialho (7.0)
      1. SALES, JOSÉ ALBIO MOREIRA DE; FIUZA FIALHO, LIA MACHADO ; LIMA, Maria Socorro Lucena. A HISTÓRIA DA ARTE EM BLOGS DO BRASIL. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB). v. 10, p. 971, issn: 1809-0354, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB))
      2. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no Ensino Fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996). v. 17, p. 203-224, issn: 1519-3322, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996))
      3. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. TRÁFICO DE DROGAS, BRIGA DE GANGUES E HOMICÍDIOS EM SÉRIE: A BIOGRAFIA DE UM JOVEM EM CONFLITO COM A LEI. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA. v. 51, p. 64-98, issn: 2176-2767, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA)
      4. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. Narrativas de jovens em conflito com a lei institucionalizados acerca de violências sofridas na socioeducação. Em: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos. (Org.). Práticas educativas, exclusão e resistência. 1ªed.Fortaleza-CE. : Edições UFC. 2014.v. 1, p. 51-72.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SALES, José Albio Moreira de; RODRIGUES, H. M. ; FIALHO, L. M. F.. Marta, a árvore e o relógio: relato de uma experiência teatral formativa. Em: José Gerardo Vasconcelos; Leiry Kelly Silva Oliveira; Medelyne dos Santos Barbosa. (Org.). Arte, Educação e Diversidade. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2014.v. 1, p. 75-86.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. A criminalidade compensa? Relatos biográficos de um jovem interno em processo de desligamento do sistema socioeducativo. Em: José Gerardo Vasconcelos; Lia Machado Fiuza Fialho; José Gerardo Santana; Lourdes Rafaella Santos Florêncio; Rui Martinho Rodrigues; Dijane Maria Rocha Victor; Stanley Braz de Oliveira. (Org.). História e Memória da Educação no Ceará. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2013.v. 1, p. 149-173.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SALES, José Albio Moreira de; FIALHO, L. M. F. ; CARVALHO, S. O. C.. Biografia de um homossexual: dificuldades de aceitação por questões de gênero. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • José Albio Moreira de Sales ⇔ Charliton José dos Santos Machado (3.0)
      1. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no Ensino Fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996). v. 17, p. 203-224, issn: 1519-3322, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996))
      2. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. TRÁFICO DE DROGAS, BRIGA DE GANGUES E HOMICÍDIOS EM SÉRIE: A BIOGRAFIA DE UM JOVEM EM CONFLITO COM A LEI. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA. v. 51, p. 64-98, issn: 2176-2767, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA)
      3. FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. ; SALES, José Albio Moreira de. Narrativas de jovens em conflito com a lei institucionalizados acerca de violências sofridas na socioeducação. Em: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos. (Org.). Práticas educativas, exclusão e resistência. 1ªed.Fortaleza-CE. : Edições UFC. 2014.v. 1, p. 51-72.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • José Albio Moreira de Sales ⇔ José Gerardo Vasconcelos (1.0)
      1. VASCONCELOS, José Gerardo ; SALES, José Albio Moreira de. PENSANDO COM ARTE. 2006. Editoração/Coletânea
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 14/02/2019 11:46:19