Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação(PJCF)

Angelica Silvana Pereira

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante aproximadamente quinze anos atuou como professora dos anos iniciais e em equipes pedagógicas de escolas das redes pública e privada da grande Porto Alegre. Foi docente do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando no setor de Didática. Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados (EED) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvendo suas atividades nas áreas de Organização Escolar, Teoria Geral e Planejamento Curricular e Pesquisa em Educação. É integrante do grupos de estudo Juventudes, Culturas e Formação(CEDU/UFAL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação (ALTERITAS), CED/UFSC. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Feminismos e Educação - GFemE. Tem experiência em Educação, com ênfase na formação de professores/as, didática e currículo. Seus temas de interesse focalizam sujeitos e processos educativos em espaços sociais diversos e suas inscrições culturais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8270655241134217 (05/06/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Campus Universitário Trindade 88010970 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 37214493 URL da Homepage: www.cedu.ufal.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2015-Atual. Representacoes de criancas e jovens sobre o processo de escolarizacao em contextos educacionais de contrastes
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar narrativas sobre o processo de escolarização de crianças e de jovens de escolas públicas localizadas em cidades, estados e contextos socioculturais e educacionais distintos, a saber: Maceió-AL e Florianópolis-SC. Trata-se de uma investigação que tem como foco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Considera-se que estes dois Estados encontram-se em posições de contrastes no cenário educacional brasileiro, em que as estatísticas vem mostrando os baixos índices de Alagoas referentes a Educação Básica, com elevadíssimos números de abandono da escola e com parte significativa de estudantes em situação de distorção idade/ano escolar. Já, os números do Estado de Santa Catarina mostram-se mais compatíveis com um ensino de qualidade e com uma educação escolar capaz de atender parte das demandas sociais locais, cumprindo em grande parte as metas da universalização previstas. Entretanto, este panorama numérico parece-nos insuficiente para conhecer como se desenrola o processo de escolarização na vida de crianças e de jovens, e também para compreender o que leva a termos realidades tão diferentes num ?mesmo? sistema nacional de educação. Nesse contexto, acredita-se ser de extrema importância ?fazer emergir? as narrativas das crianças e dos jovens sobre o processo de escolarização em contextos educacionais de contrastes, não somente no intuito de dar visibilidade a estas narrativas, mas para conhecer que representações da escolarização tornam-se possíveis e em que medida tais representações se aproximam e/ou se distanciam e quais são as suas peculiaridades. Parte-se do pressuposto que as representações sobre o processo de escolarização são produzidas através da intersecção entre as experiências escolares vividas por estes/as estudantes, suas condições socioeconômicas, suas experiências em espaços e tempos não escolares, onde experimentam formas diversas de sociabilidades, tais como espaços de lazer e diversão, espaços familiares, grupos de amigos, internet e outros. Acredita-se que as representações do processo de escolarização identificadas no decorrer da pesquisa oferecerão elementos para pensar e problematizar a escola, o processo de escolarização, práticas e currículos escolares, políticas educacionais, e também os modos de ser criança e de ser jovem estudante dos sujeitos da pesquisa. Para tal, o arranjo metodológico está composto por duas etapas. A primeira constitui-se num estudo exploratório mediante aplicação de um questionário cujas questões mais gerais permitirão um mapeamento de aspectos socioculturais dos participantes da pesquisa. A segunda está composta por grupos de discussão, com o objetivo de potencializar as narrativas dos/as estudantes sobre tema da pesquisa. Através destes instrumentos, busca-se potencializar representações diversas do processo de escolarização para, então, construir categorias analíticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Coordenador / REIS, Rosemeire - Integrante / NASCIMENTO, Carla Gillyane - Integrante / Maria Angelica Correia Baía - Integrante.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar narrativas sobre o processo de escolarização de crianças e de jovens de escolas públicas localizadas em cidades, estados e contextos socioculturais e educacionais distintos, a saber: Maceió-AL e Florianópolis-SC. Trata-se de uma investigação que tem como foco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Considera-se que estes dois Estados encontram-se em posições de contrastes no cenário educacional brasileiro, em que as estatísticas vem mostrando os baixos índices de Alagoas referentes a Educação Básica, com elevadíssimos números de abandono da escola e com parte significativa de estudantes em situação de distorção idade/ano escolar. Já, os números do Estado de Santa Catarina mostram-se mais compatíveis com um ensino de qualidade e com uma educação escolar capaz de atender parte das demandas sociais locais, cumprindo em grande parte as metas da universalização previstas. Entretanto, este panorama numérico parece-nos insuficiente para conhecer como se desenrola o processo de escolarização na vida de crianças e de jovens, e também para compreender o que leva a termos realidades tão diferentes num ?mesmo? sistema nacional de educação. Nesse contexto, acredita-se ser de extrema importância ?fazer emergir? as narrativas das crianças e dos jovens sobre o processo de escolarização em contextos educacionais de contrastes, não somente no intuito de dar visibilidade a estas narrativas, mas para conhecer que representações da escolarização tornam-se possíveis e em que medida tais representações se aproximam e/ou se distanciam e quais são as suas peculiaridades. Parte-se do pressuposto que as representações sobre o processo de escolarização são produzidas através da intersecção entre as experiências escolares vividas por estes/as estudantes, suas condições socioeconômicas, suas experiências em espaços e tempos não escolares, onde experimentam formas diversas de sociabilidades, tais como espaços de lazer e diversão, espaços familiares, grupos de amigos, internet e outros. Acredita-se que as representações do processo de escolarização identificadas no decorrer da pesquisa oferecerão elementos para pensar e problematizar a escola, o processo de escolarização, práticas e currículos escolares, políticas educacionais, e também os modos de ser criança e de ser jovem estudante dos sujeitos da pesquisa. Para tal, o arranjo metodológico está composto por duas etapas. A primeira constitui-se num estudo exploratório mediante aplicação de um questionário cujas questões mais gerais permitirão um mapeamento de aspectos socioculturais dos participantes da pesquisa. A segunda está composta por grupos de discussão, com o objetivo de potencializar as narrativas dos/as estudantes sobre tema da pesquisa. Através destes instrumentos, busca-se potencializar representações diversas do processo de escolarização para, então, construir categorias analíticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire Reis da Silva - Integrante / Carla Gillyane Santos Nascimento - Integrante / Angelica Silvana Pereira - Coordenador / Angelica Correis Baia - Integrante.
      Membro: Rosemeire Reis da Silva.
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar narrativas sobre o processo de escolarização de crianças e de jovens de escolas públicas localizadas em cidades, estados e contextos socioculturais e educacionais distintos, a saber: Maceió-AL e Florianópolis-SC. Trata-se de uma investigação que tem como foco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Considera-se que estes dois Estados encontram-se em posições de contrastes no cenário educacional brasileiro, em que as estatísticas vem mostrando os baixos índices de Alagoas referentes a Educação Básica, com elevadíssimos números de abandono da escola e com parte significativa de estudantes em situação de distorção idade/ano escolar. Já, os números do Estado de Santa Catarina mostram-se mais compatíveis com um ensino de qualidade e com uma educação escolar capaz de atender parte das demandas sociais locais, cumprindo em grande parte as metas da universalização previstas. Entretanto, este panorama numérico parece-nos insuficiente para conhecer como se desenrola o processo de escolarização na vida de crianças e de jovens, e também para compreender o que leva a termos realidades tão diferentes num ?mesmo? sistema nacional de educação. Nesse contexto, acredita-se ser de extrema importância ?fazer emergir? as narrativas das crianças e dos jovens sobre o processo de escolarização em contextos educacionais de contrastes, não somente no intuito de dar visibilidade a estas narrativas, mas para conhecer que representações da escolarização tornam-se possíveis e em que medida tais representações se aproximam e/ou se distanciam e quais são as suas peculiaridades. Parte-se do pressuposto que as representações sobre o processo de escolarização são produzidas através da intersecção entre as experiências escolares vividas por estes/as estudantes, suas condições socioeconômicas, suas experiências em espaços e tempos não escolares, onde experimentam formas diversas de sociabilidades, tais como espaços de lazer e diversão, espaços familiares, grupos de amigos, internet e outros. Acredita-se que as representações do processo de escolarização identificadas no decorrer da pesquisa oferecerão elementos para pensar e problematizar a escola, o processo de escolarização, práticas e currículos escolares, políticas educacionais, e também os modos de ser criança e de ser jovem estudante dos sujeitos da pesquisa. Para tal, o arranjo metodológico está composto por duas etapas. A primeira constitui-se num estudo exploratório mediante aplicação de um questionário cujas questões mais gerais permitirão um mapeamento de aspectos socioculturais dos participantes da pesquisa. A segunda está composta por grupos de discussão, com o objetivo de potencializar as narrativas dos/as estudantes sobre tema da pesquisa. Através destes instrumentos, busca-se potencializar representações diversas do processo de escolarização para, então, construir categorias analíticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire Reis da Silva - Integrante / Carla Gillyane Santos Nascimento - Integrante / Angelica Silvana Pereira - Coordenador / Angelica Correis Baia - Integrante.
      Membro: Rosemeire Reis da Silva.
    2. 2012-Atual. Desafios enfrentados por jovens e adultos do Ensino Medio: um olhar sobre aprendizagens exigidas, modos de aprender e sobre seus planos de futuro
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que pretende identificar e analisar desafios de estudantes do ensino médio do vespertino e do noturno em uma escola pública em relação aos modos de aprender em determinadas áreas de conhecimento, como também em relação à construção de seus planos de futuro, portanto, pretende investigar os desafios para o diálogo entre as expressões dos estudantes e os modos de pensamento de determinadas áreas de conhecimento, veiculados pela escola média. Esta pesquisa busca se aproximar de questões complexas e é uma continuidade ao estudo anterior realizado por dois anos na escola, denominado Estudantes da escola pública estadual do ensino médio em Maceió: quem são, os sentidos que atribuem aos estudos e as possíveis relações entre a experiência escolar e seus planos de futuro , com o apoio do CNPQ (2010-2012), mediante estudo exploratório com questionários, grupos de discussão, entrevistas semiestruturadas. De modo geral, foram identificados aspectos da condição de vida, dos modos de se expressar, de viver no cotidiano de jovens e adultos, de sua relação com a escola média. Destaca-se a importância da escola como espaço de encontro para estes sujeitos e, também, as representações de estudar como a atitude de escutar os professores . Identificamos, ainda, angústias e necessidades destes estudantes em organizar modos de construir seus planos de futuro. Para investigar tais questões parte-se do pressuposto de que há distanciamentos e incompreensões por parte da escola, que não reconhece os modos de expressão dos jovens e adultos, sua relação com o saber e por parte dos estudantes, que encontram desafios para compreender as lógicas de determinados objetos de pensamento e as exigências para os estudos na instituição escolar, ou seja, para corresponder a relação com o saber valorizada pela escola. Estes desencontros dificultam o diálogo entre professores e estudantes na instituição escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / REIS, Rosemeire - Coordenador / Elione Maria Nogueira Diógenes - Integrante / Nitecy Gonçaves de Abreu - Integrante.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que pretende identificar e analisar desafios de estudantes do ensino médio do vespertino e do noturno em uma escola pública em relação aos modos de aprender em determinadas áreas de conhecimento, como também em relação à construção de seus planos de futuro, portanto, pretende investigar os desafios para o diálogo entre as expressões dos estudantes e os modos de pensamento de determinadas áreas de conhecimento, veiculados pela escola média. Esta pesquisa busca se aproximar de questões complexas e é uma continuidade ao estudo anterior realizado por dois anos na escola, denominado ?Estudantes da escola pública estadual do ensino médio em Maceió: quem são, os sentidos que atribuem aos estudos e as possíveis relações entre a experiência escolar e seus planos de futuro?, com o apoio do CNPQ (2010-2012), mediante estudo exploratório com questionários, grupos de discussão, entrevistas semiestruturadas. De modo geral, foram identificados aspectos da condição de vida, dos modos de se expressar, de viver no cotidiano de jovens e adultos, de sua relação com a escola média. Destaca-se a importância da escola como espaço de encontro para estes sujeitos e, também, as representações de estudar como a atitude de ?escutar os professores?. Identificamos, ainda, angústias e necessidades destes estudantes em organizar modos de construir seus planos de futuro. Para investigar tais questões parte-se do pressuposto de que há distanciamentos e incompreensões por parte da escola, que não reconhece os modos de expressão dos jovens e adultos, sua relação com o saber e por parte dos estudantes, que encontram desafios para compreender as lógicas de determinados objetos de pensamento e as exigências para os estudos na instituição escolar, ou seja, para corresponder a relação com o saber valorizada pela escola. Estes desencontros dificultam o diálogo entre professores e estudantes na instituição escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire Reis da Silva - Coordenador / Elione Maria Nogueira Diógenes - Integrante / Nitecy Gonçalves de Abreu - Integrante / Angelica Silvana Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rosemeire Reis da Silva.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que pretende identificar e analisar desafios de estudantes do ensino médio do vespertino e do noturno em uma escola pública em relação aos modos de aprender em determinadas áreas de conhecimento, como também em relação à construção de seus planos de futuro, portanto, pretende investigar os desafios para o diálogo entre as expressões dos estudantes e os modos de pensamento de determinadas áreas de conhecimento, veiculados pela escola média. Esta pesquisa busca se aproximar de questões complexas e é uma continuidade ao estudo anterior realizado por dois anos na escola, denominado ?Estudantes da escola pública estadual do ensino médio em Maceió: quem são, os sentidos que atribuem aos estudos e as possíveis relações entre a experiência escolar e seus planos de futuro?, com o apoio do CNPQ (2010-2012), mediante estudo exploratório com questionários, grupos de discussão, entrevistas semiestruturadas. De modo geral, foram identificados aspectos da condição de vida, dos modos de se expressar, de viver no cotidiano de jovens e adultos, de sua relação com a escola média. Destaca-se a importância da escola como espaço de encontro para estes sujeitos e, também, as representações de estudar como a atitude de ?escutar os professores?. Identificamos, ainda, angústias e necessidades destes estudantes em organizar modos de construir seus planos de futuro. Para investigar tais questões parte-se do pressuposto de que há distanciamentos e incompreensões por parte da escola, que não reconhece os modos de expressão dos jovens e adultos, sua relação com o saber e por parte dos estudantes, que encontram desafios para compreender as lógicas de determinados objetos de pensamento e as exigências para os estudos na instituição escolar, ou seja, para corresponder a relação com o saber valorizada pela escola. Estes desencontros dificultam o diálogo entre professores e estudantes na instituição escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire Reis da Silva - Coordenador / Elione Maria Nogueira Diógenes - Integrante / Nitecy Gonçalves de Abreu - Integrante / Angelica Silvana Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rosemeire Reis da Silva.
    3. 2010-2013. Culturas juvenis em Porto Alegre: cenarios de multiplos desordenamentos
      Descrição: O projeto "Culturas juvenis em porto alegre: cenários de múltiplos desordenamentos" consistiu em um desdobramento do Projeto Integrado Identidades Juvenis em Territórios Culturais Contemporâneos realizado e encerrado no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cultura, Currículo e Sociedade - NECCSO (www.ufrgs.br/neccso) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Apresenta uma fundamentação teórica com filiação conceitual nos Estudos Culturais de inspiração britânica, sob influxos de estudos pós-modernos e pós-estruturalistas, assim como pontua a ênfase a aspectos discursivos e representacionais nas investigações. Teve como objetivos o estudo de processos de subjetivação dos sujeitos jovens contemporâneos em sua dimensão experiencial com as performatividades, com a música, com espaços urbanos e escolas. Objetivou-se aprofundar estudos sobre o tema juventudes sob a ótica da centralidade da cultura, de estabelecer reflexões sobre as efêmeras cenas juvenis urbanas que parecem viver num constante desprendimento com relação a mudanças e que para tornarem-se notados, multiplicam sinais da sua existência de maneira visível em seus corpos performáticos, lugarizando espaços das metrópoles. Essas novas sensibilidades juvenis, que se configuram nesse século, tecem-se nos diferentes espaços sociais dos quais os jovens participam como a rua, onde se constitui uma cultura voltada para os diferentes modos de utilização do tempo livre, a casa, a escola, assim como as áreas de lazer e nas redes de relações que aí são estabelecidas. São elementos que se combinam de diferentes maneiras produzindo estilos e modos de ser singulares e distintos entre os vários universos juvenis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / Elisabete Maria Garbin - Coordenador / SEVERO, Rita C. Basso Soares - Integrante / SILVA, Eloenes Lima - Integrante / Daniela Medeiros de Azevedo - Integrante / Cintia Bueno Marques - Integrante / Isabela Dutra da Silva - Integrante / Lisandra da Veiga Lautert - Integrante / Marília Dal Moro - Integrante.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
    4. 2010-2012. Estudantes da Escola Publica Estadual em Maceio: quem sao, os sentidos que atribuem aos aos estudos e as possiveis relacoes entre a experiencia escolar e seus planos de futuro
      Descrição: A pesquisa investiga jovens/alunos de escolas públicas estaduais de Maceió para identificar os aspectos constitutivos da vidas destes sujeitos, aspectos de suas práticas culturais, seus modos de sociabilidade, como também sua relação com o saber, com a escola e com os estudos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / REIS, Rosemeire - Coordenador / NASCIMENTO, Carla Gillyane - Integrante / SILVA, Jaciane Jéssica da - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
    5. 2010-2012. Estudantes da Escola Publica Estadual em Maceio: quem sao, os sentidos que atribuem aos estudos e as possiveis relacoes entre a experiencia escolar e seus planos de futuro
      Descrição: A pesquisa investigou jovens/alunos de escolas públicas estaduais de Maceió para identificar os aspectos constitutivos das vidas destes sujeitos, aspectos de suas práticas culturais, seus modos de sociabilidade, como também sua relação com o saber, com a escola e com os estudos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / REIS, Rosemeire - Coordenador / NASCIMENTO, Carla Gillyane - Integrante / SILVA, Jaciane Jéssica da - Integrante / Mariana Costa Rodrigues - Integrante.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
    6. 2007-2011. Domingo do Parque: Notas sobre a experiencia de ser jovem na contemporaneidade
      Descrição: Esta pesquisa teve como interesse central analisar as práticas de transgressão de jovens que se encontram aos domingos num dos mais frequentados parques de Porto Alegre- RS ? Brasil. Tais práticas foram tomadas como pistas para compreender a experiência de ser jovem na contemporaneidade, considerando-se, para tanto, que os discursos sobre ser jovem são pautados em prescrições sociais que circulam em diversos espaços e, ao mesmo tempo, numa condição cultural de enfraquecimentos institucionais e de fortalecimento do hiperconsumo que incita e convoca os sujeitos a ousar, inovar, ser diferentes, buscando criar uma imagem espetacular de si. Enquanto parte da metrópole, o Parque configura-se num espaçotempo educativo importante para estes sujeitos, propício para práticas diversas entre pares, através das quais os jovens aprendem modos de viver suas juventudes. A pesquisa ancorou-se na interlocução entre as teorizações dos Estudos Culturais, dos estudos foucaultianos e dos estudos sobre juventudes e teve na etnografia o suporte para as incursões no campo e para a construção dos materiais analisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Coordenador.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
    7. 2005-2009. Identidades juvenis em territorios culturais contemporaneos
      Descrição: Este projeto se propôs a investigar múltiplos espaços culturais nos quais jovens vêm sendo alvo de investimentos, consumos e práticas culturais diversas. Filiado ao campo dos Estudos Culturais, enfatizou-se aspectos constitutivos identitários e representacionais de jovens, através de pesquisas já concluídas, as quais apresentaram também modos diversos de 'ser' e/ou 'estar' jovem na contemporaneidade, bem como seus processos de pertencimento a grupos distintos. As pesquisas contemplaram espaços educativos diversos, entre eles espaços escolares, espaços virtuais e espaços que compõe a cidade, tais como ruas, parques, shoppings, pontos turísticos e de lazer, os etc... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / Lisiane Gazola Santos - Integrante / Elisabete Maria Garbin - Coordenador / Michele Barcelos Doebber - Integrante / QUADROS, Marta Campos - Integrante / SEVERO, Rita C. Basso Soares - Integrante / MELLO, Luciana Maria Hoff - Integrante / Aline Tonial - Integrante.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.
    8. 2004-2006. Somos expressao, nao subversao! A gurizada punk em Porto Alegre
      Descrição: O projeto de pesquisa de cunho etnográfico investigou processos de identificação de jovens punks na cidade de Porto Alegre, buscando conhecer e problematizar os modos pelos quais os jovens compõem suas subjetividades. Entende-se que o sentimento de pertencimento a um grupo assume um papel constitutivo de modos de ser jovem, configurando-se numa via para aprendizagens diversas e para novas experimentações, novas relações afetivas, bem como para a ampliação da rede de convívio e de amizades, num exercício de alteridade e de marcação das diferenças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Coordenador.
      Membro: Angelica Silvana Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Professora homenageada - Pedagogia 2013-2, Centro de Educação - UFAL.. 2014.
      Membro: Angélica Silvana Pereira.
    2. Professora Homenageada - Pedagogia 2014-2, Centro de Educação - Universidade Federal de Alagoas.. 2014.
      Membro: Angélica Silvana Pereira.
    3. Excelência Acadêmica pela orientação do trabalho Educação Infantil e Brincadeiras de Meninos e Meninas - Relações de Gênero em Cena, de Ericka Marcelle Oliveira., I Alagoas CAITE ? Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica promovido pela UFAL/ FAPEAL/.. 2013.
      Membro: Angélica Silvana Pereira.
    4. Paraninfa formandas em Pedagogia 2011-2, Centro de Educação - UFAL.. 2012.
      Membro: Angélica Silvana Pereira.
    5. Paraninfa, UFRGS/ FACEd - Pedagogia, 2008/1.. 2008.
      Membro: Angélica Silvana Pereira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. II Seminário Internacional Michel Foucault: Cinquentenário de As Palavras e as Coisas.Juventudes e Acontecimento. 2016. (Seminário).
    2. 6º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Eduducação.Práticas juvenis contemporâneas: repertórios para a educação. 2015. (Seminário).
    3. II Seminário Gênero, Saúde e Direitos Humanos. 2014. (Seminário).
    4. 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional Estudos Culturais e Educação.Transgressões juvenis em tempos líquidos: algumas problematizações. 2013. (Seminário).
    5. 35º Reunião Anual da ANPED. 2012. (Outra).
    6. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira.Uma mancha movediça: estratégias de visibilidades juvenis noa fluxos urbanos. 2012. (Simpósio).
    7. 4º Seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Sessão de Comunicações Juventudes e Cultura. 2011. (Seminário).
    8. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Barsileiro da Rede Estrado.Trabalho Docente, EAD e Tecnologias. 2011. (Encontro).
    9. Semana de Pedagogia 2011 - A atuação do Pedagogo na contemporaneidade: desafios e possibilidades.Coordenadora de GT.. 2011. (Encontro).
    10. Seminário Gênero, Sexualidade e Cidadania: debatendo a homofofia em Alagias.Gênero, sexualidade e identidade. 2011. (Seminário).
    11. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. 2011. (Congresso).
    12. Semana de Pedagogia 2010 e II Encontro Internacional de Pedagogia. 2010. (Encontro).
    13. I Congreso Internacional de Cultura y Género - La cultura en el cuerpo. 2009. (Congresso).
    14. I Congresso Internacional Cultura y Género: La cultura en el cuerpo. Cuerpos jóvenes: resitir para (re)existir. 2009. (Congresso).
    15. Semana de Pedagogia 2009: Alfabetização e letramento em debate.Pedagogias culturais: algumas leituras de artefatos midiáticos. 2009. (Encontro).
    16. VIII REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: ?Diversidad y poder en América Latina.Juventudes carocaturizadas: novas sociabilidades nas ruas. 2009. (Encontro).
    17. XIIème Congrès de L'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle. Rebeldias e transgressões: Identidades juvenis em exibição. 2009. (Congresso).
    18. 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Caricatos juvenis nas ruas: representações burlescas ou formas de expressividades?. 2008. (Seminário).
    19. Congresso Acadêmico 2008. (Re)Inventando a escrita através de fanzines. 2008. (Congresso).
    20. II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. Corpos desejados compondo práticas de jovens na contemporaneidade. 2008. (Congresso).
    21. III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Fanzines: identidades juvenis em circulação. 2008. (Simpósio).
    22. II Simpósio Internacional de Educação e V Fórum Nacional de Educação..Culturas juvenis urbanas: pistas para pensar novas práticas, novos aberes, novas subjetividades e novos currículos escolares. 2008. (Simpósio).
    23. Semana de Pedagogia 2008 e I Encontro Internacional de Pedagogia.Mesa Redonda Currículo e Transdisciplinaridade. 2008. (Encontro).
    24. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Jovens e saberes (des)escolarizados. 2008. (Encontro).
    25. III Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: discutindo práticas educativas.Guri[a]s punks: questões de gênero nas culturas juvenis contemporâneas. 2007. (Seminário).
    26. 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.A gurizada punk em Porto Alegre: pistas para pensar culturas juvenis. 2006. (Seminário).
    27. Seminario Internacional Fazendo Genero 7.Gurias punks em Porto Alegre: pistas para pensar questões de gênero nas culturas juvenis. 2006. (Seminário).
    28. VI ANPEd Sul.Identidades juvenis: outros saberes, novos currículos. 2006. (Seminário).
    29. VII Colóquio sobre Questões Curriculares e III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.O movimento punk me educa! Saberes de jovens punks em Porto Alegre/ Brasil. 2006. (Outra).
    30. Encontro Internacional de Educação.Juventudes possíveis - novos territórios e identidades na contemporaneidade. 2005. (Encontro).
    31. Forum do Mediterraneo. 2005. (Outra).
    32. Mostra Inova.Identidades juvenis em territórios culturais contemporâneos. 2005. (Outra).
    33. Forum Mundial de Educação.O que se tem dito sobre punks: uma intenção de pesquisa em discussão com alguns autores. 2004. (Outra).
    34. Fórum Social Mundial 2003. 2003. (Outra).
    35. 2º Congresso Brasileiro de Educadores Vicentinos. 2002. (Congresso).
    36. VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um mundo complexo. 2002. (Seminário).
    37. Seminário Internacional: As competências para ensinar no século XXI - A formação dos professores e o desafio da avaliação. 2001. (Seminário).
    38. 5º Congresso Estadual dos Professores de Escolas Particulares do Estado dos RS. 1997. (Congresso).
    39. Semana de Pedagogia. 1994. (Encontro).
    40. Semana de Pedagogia. 1993. (Encontro).
    41. Semana de Pedagogia. 1991. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. OLIVEIRA, Irailde Correa S. ; PEREIRA, Angelica S. ; FRANCO, Nanci ; LIMA, Giselly ; FERRAZ, Eraldo ; CORREIA, Irailde. Semana de Pedagogia 2010 e II Encontro Internacional de Pedagogia. 2010. Outro
    2. PEREIRA, Angelica S.; NASCIMENTO, Pedro Guedes. II Ciclo de Cinema Educação, Gênero e Sexualidade. 2010. Outro
    3. PEREIRA, Angelica S.; NUNES, Cícera ; CEA, Georgia ; PRADO, Edna ; OLIVEIRA, Irailde Correa S. ; ANJOS, Cleriston I.. Semana de Pedagogia e I Encontro Internacional de Pedagogia. 2009. Congresso
    4. PEREIRA, Angelica S.. Ciclo de extensão Educação, Gênero e Sexualidade. 2009. (Outro).. . 0.
    5. FERREIRA, Hugo Monteiro ; PEREIRA, Angelica S.. Escritores Brasileiros em Maceió. 2008. Outro
    6. GARBIN, E. M. ; TONINI, Ivaine Maria ; PEREIRA, Angelica S. ; QUADROS, Marta Campos ; SEVERO, Rita C. Basso Soares. Curso de Extensão: Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos. 2007. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Angélica Silvana Pereira ⇔ Rosemeire Reis da Silva (8.0)
      1. PEREIRA, Angelica S. ; REIS, Rosemeire. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. Eccos Revista Científica (Impresso). v. 35, p. 157-172, issn: 1517-1949, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Eccos Revista Científica (Impresso))
      2. PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire. EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Em: Jean Mac Cole Tavares Santos; Márcia Betânia de Oliveira; Sandra Regina Paz (Organizador). (Org.). Reinvenções do currículo: sentidos e reconfigurações no contexto escolar. 11ed.Fortaleza. : UFC Editores. 2016.v. 1, p. 165-182.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PEREIRA, A. S. ; Carla Gillyane Santos Nascimento ; REIS, Rosemeire. Sociabilidades juvenis: algumas interfaces entre escola, pertencimentos e internet. Em: V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, v. V, p. 1-15, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira)
      4. REIS, Rosemeire; Angelica Silvana Pereira ; Silva, Maria Priscila da. Juventudes na EJA de Ensino Médio. Em: V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, v. V, p. 01-12, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira)
      5. REIS, Rosemeire; Angelica Silvana Pereira ; Carla Gillyane Santos Nascimento. Aprendizagens valorizadas entre jovens do ensino médio: indícios para pensar a escola contemporânea. Em: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. VII, p. 01-15, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade)
      6. Angelica Silvana Pereira ; REIS, Rosemeire. Sociabilidades juvenis, cultura escolar e Ensino Médio: Aproximações e distanciamentos. Em: X Colóquio Sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (X Colóquio Sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo)
      7. REIS, Rosemeire; Angelica Silvana Pereira ; Carla Gillyane Santos Nascimento ; Silva, Jaciane Jéssica ; Lima, Manuela Magalhães. Jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió: pistas para pensar a escola e o trabalho docente. Em: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, v. I, p. 1-12, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado)
      8. Angelica Silvana Pereira ; REIS, Rosemeire ; Carla Gillyane Santos Nascimento. Escola, amigos, diversão e internet - Sociabilidades de jovens estudantes do Ensino Médio e os desafios de ser professor na contemporaneidade. Em: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, v. I, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado)

    • Angélica Silvana Pereira ⇔ Rosemeire Reis da Silva (8.0)
      1. PEREIRA, Angelica S. ; REIS, Rosemeire. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. Eccos Revista Científica (Impresso). v. 35, p. 157-172, issn: 1517-1949, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Eccos Revista Científica (Impresso))
      2. PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire. EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Em: Jean Mac Cole Tavares Santos; Márcia Betânia de Oliveira; Sandra Regina Paz (Organizador). (Org.). Reinvenções do currículo: sentidos e reconfigurações no contexto escolar. 11ed.Fortaleza. : UFC Editores. 2016.v. 1, p. 165-182.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PEREIRA, A. S. ; Carla Gillyane Santos Nascimento ; REIS, Rosemeire. Sociabilidades juvenis: algumas interfaces entre escola, pertencimentos e internet. Em: V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, v. V, p. 1-15, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira)
      4. REIS, Rosemeire; Angelica Silvana Pereira ; Silva, Maria Priscila da. Juventudes na EJA de Ensino Médio. Em: V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, v. V, p. 01-12, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira)
      5. REIS, Rosemeire; Angelica Silvana Pereira ; Carla Gillyane Santos Nascimento. Aprendizagens valorizadas entre jovens do ensino médio: indícios para pensar a escola contemporânea. Em: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. VII, p. 01-15, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade)
      6. Angelica Silvana Pereira ; REIS, Rosemeire. Sociabilidades juvenis, cultura escolar e Ensino Médio: Aproximações e distanciamentos. Em: X Colóquio Sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (X Colóquio Sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo)
      7. REIS, Rosemeire; Angelica Silvana Pereira ; Carla Gillyane Santos Nascimento ; Silva, Jaciane Jéssica ; Lima, Manuela Magalhães. Jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió: pistas para pensar a escola e o trabalho docente. Em: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, v. I, p. 1-12, 2011.
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        Qualis: Não identificado (I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado)
      8. Angelica Silvana Pereira ; REIS, Rosemeire ; Carla Gillyane Santos Nascimento. Escola, amigos, diversão e internet - Sociabilidades de jovens estudantes do Ensino Médio e os desafios de ser professor na contemporaneidade. Em: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, v. I, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado)

    • Angélica Silvana Pereira ⇔ Carla Gillyane Santos Nascimento (2.0)
      1. Angelica Silvana Pereira ; REIS, Rosemeire ; Carla Gillyane Santos Nascimento. Escola, amigos, diversão e internet - Sociabilidades de jovens estudantes do Ensino Médio e os desafios de ser professor na contemporaneidade. Em: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, v. I, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado)
      2. NASCIMENTO, Carla Gillyane ; PEREIRA, Angelica S.. É porque tá na mídia: representações de corpos compondo imaginários juvenis sobre beleza e feiura. 2012. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Angélica Silvana Pereira ⇔ Maria Priscila da Silva (1.0)
      1. REIS, Rosemeire ; Pereira, Angélica Silvana ; SILVA, M. P.. Juventudes na EJA de Ensino Médio. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 14/02/2019 11:46:40