Grupo Filosofia, Cultura e Educação(FCE)

Nara Vieira Ramos

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1997), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), Pós Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri - Espanha (2012-2013). Professora Associada II do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Linha Práticas Escolares e Políticas Públicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Filosofia, Cultura e Ensino Médio" e Líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF. Com experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas:escola aberta, juventude, formação de professores, ensino fundamental e médio, participação, metodologias participativas, políticas públicas, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social, Educação e Justiça Social. Coordenadora do Projeto Portal EMdiálogo na UFSM. Coordenadora Institucional do Pacto Ensino Médio na UFSM. Membro da Red CIMAS. Membro do Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justícia Social - GICE da Universidade Autônoma de Madri. Autores que dialoga: Paulo Freire, Alberto Melucci, Marília Spósito, Juarez Dayrell, Carlos Rodrigues Brandão, Silvia Koller, Irene Rizzini, Tomás Villasante, entre outros. Representa o Convênio Internacional Marco entre Brasil (UFSM) e Espanha(UCM) na Universidade Federal de Santa. Maria. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3258515109652211 (17/09/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação / Departamento de Fundamentos da Educação. Campus Universitário- Prédio 16 Camobi 97015900 - Santa Maria, RS - Brasil Telefone: (055) 32208000 Ramal: 8446 URL da Homepage: www.ufsm.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2015-Atual. EDUCACAO E JUSTICA SOCIAL: EDUCADORES E JOVENS DO ENSINO MEDIO PUBLICO DE SANTA MARIA/RS
      Descrição: Este projeto tem por objetivo geral analisar e compreender os processos de construção da educação para a justiça social nas Políticas Públicas e suas interfaces dando ênfase as políticas públicas em Educação ? Ensino Médio e sua efetivação nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio. A metodologia utilizará pesquisa quanti/qualitativa, será realizada em quatro etapas, sendo primeiramente um levantamento nos documentos normativos e de políticas públicas sobre Ensino Médio buscando a presença ou ausência da temática educação para a justiça social; na segunda etapa será realizada uma pesquisa de opinião com jovens e professores das escolas do Ensino Médio; na terceira etapa serão realizados grupos de diálogos sobre a temática da pesquisa e na quarta etapa realizaremos entrevistas. Tomaremos como referências importantes para a investigação autores que têm contribuído para as temáticas objeto deste estudo como: Dayrell e Carrano(2014), Azevedo e Reis (2013), Dubet (2004, 2014), Murillo y Hernandez-Castilla (2011) entre outros a serem estudados no decorrer da pesquisa. Como resultados espera-se estar contribuindo com estudos na área da Educação principalmente no Ensino Médio público com a questão da Educação para a Justiça Social e especificamente subsidiar cursos de licenciaturas e currículos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Coordenador / Sueli Salva - Integrante / Elisete Tomazetti - Integrante / Verginia Medianeira Dallago Rossato - Integrante / Leandra Bôer Possa - Integrante / Valéria Pereira Minussi - Integrante / Claudia Cisiane Benetti - Integrante / Márcia Bianchi da Silva Bocca - Integrante / Flavia Covalesky de Souza Rodrigues - Integrante / Aline Adams - Integrante / Maria Amelia Medeiros Mano - Integrante / Silvia Leticia de Freitas Neto - Integrante. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 6
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    2. 2012-2017. A INCLUSAO SOCIAL DE JOVENS EM SITUACAO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL NAS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MEDIO DE SANTA MARIA/RS.
      Descrição: Percebemos a distância que a Escola de Ensino Médio está das necessidades dos alunos e alunas em situação de risco pessoal e social, porque de certa forma ela continua sendo somente para alguns, os que conseguem ser mais forte que o sistema, que expulsa, não é exclusão não, é sim, expulsão mesmo, com função de preparar somente para o vestibular não tendo sensibilidade para a situação diferenciada de cada aluno/aluna. O número de escolas de Ensino Médio é menor do que as escolas de Ensino Fundamental. as salas de aula destas escolas normalmente têm um grande número de alunos e alunas ficando difícil fazer um trabalho diferenciado, a infra-estrutura física e humana destas escoals é deficitária. Este projeto considerando estas questões apresenta o problema de epsquisa: Como realizar a efetiva inclusão social dos jovens que se encontram "invisíveis" nas escolas de Ensino Médio? O objetivo Geral desta pesquisa é aprofundar estudos sobre jovens em situação de risco pessoal e social em Políticas Públicas-Educação-Ensino Médio, para a construção efetiva de cidadania. Dialogarei com autores da área de juventude como: Spósito, Dayrell, Carrano, Ribeiro, entre outros. na metodologia de pesquisa estaremos utilizando pesquisa quanti e qualitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Coordenador / Sueli Salva - Integrante / Elisete Tomazetti - Integrante / Valéria Pereira Minussi - Integrante / Lucas Andrade Ananias - Integrante / Raquel Wallau - Integrante / TACIANA BULSING - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 5
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    3. 2012-2013. APROFUNDANDO REFLEXOES E ANALISES SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DAS TECNICAS UTILIZADAS NOS PROCESSOS PARTICIPATIVOS: TRANSFORMAR PARA EDUCAR
      Descrição: Como atividade de realização do Pós-Doutorado, no Departamento de Sociologia II, Ecologia Humana e População, da Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Complutense de Madri ? Espanha, este plano de estudos visa conhecer e aprofundar as reflexões e análises sobre os pressupostos teóricos e metodológicos das técnicas utilizadas nos processos participativos. Na atuação que realizamos em periferias urbanas, no projeto Ações Coletivas com Crianças, Adolescentes, Jovens e Famílias, em execução desde 2007, percebemos a dificuldade de dar conta no atendimento e envolvimento, principalmente das famílias, ponto fundamental neste tipo de intervenção. Neste sentido, os estudos e experiências realizados pelo grupo do professor Tomás Villassante em metodologias participativas permitirão aprofundar a forma de inserção nas comunidades no intuito de conhecer melhor os problemas ali existentes, compartilhando com a população e construindo caminhos de superação. As pessoas passam através desse processo a ser sujeito ativo, participante e protagonista de um projeto de transformação de seu entorno e realidade mais imediatos. Nos âmbitos de vida cotidiana, espaços de relações comunitárias, bairro, município, partindo sempre da base social e dos problemas cotidianos. Os diálogos que venho construindo com outros pesquisadores têm me confrontado com a necessidade de certo distanciamento em relação ao campo, às realidades investigadas, aos referenciais teóricos adotados, às produções resultantes desses anos de aproximação entre as temáticas sobre infância, juventude, família e políticas públicas e as áreas da educação, sociologia e psicologia. Distanciamento necessário à atualização em relação a produções contemporâneas, a uma nova escuta, a um olhar ?estranhado? que possibilite aprofundar reflexões sobre as escolhas teóricas e metodológicas, suas possibilidades e eventuais lacunas. Que possibilitem conhecer referenciais outros, pertinentes às reflexões aqui apresentadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nara Vieira Ramos - Coordenador / Tomás Rodrigues Villasante - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    4. 2010-2014. CULTURAS JUVENIS E FORMACAO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PUBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
      Descrição: Tem como objetivo compreender os motivos que levam muitos jovens a se afastarem dos processos formativos escolares. Dados estatísticos disponibilizados por institutos de pesquisa como: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), das pesquisas desenvolvidas pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) apontam dados preocupantes em relação a juventude e escolarização. Os dados recentes da pesquisa ?Educação e Juventude: jovens das escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS? apontam que dos 370 jovens pesquisados, 45,78% estão no primeiro ano e apenas 19,19% encontram-se no terceiro ano. Os dados nos permitem observar um fenômeno recorrente que se refere ao percentual significativo de estudantes que iniciam seu processo formativo escolar e por diferentes motivos não conseguem concluir os estudos de ensino fundamental e médio até os 16 ou 17 anos, prolongando esse final até 29 anos e muitas vezes nem concluindo o ensino fundamental ou médio. A metodologia utilizada nesse estudo abarcará tantodados quantitativos por meio dos Institutos de Pesquisa, 8ª Coordenadoria do Estado do RS (8ªCRE) e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (SME), como qualitativos por meiode observações in loco, registros em diários de campo, entrevista aberta inspirada na abordagem etnográfica e ?Grupos de Discussão?, metodologia que considera o discurso da discussão como porta voz de um discurso social (MURILLO e MENA, 2006). As entrevistas serão realizadas com jovens que vivem situações de afastamento no seu percurso formativo. Esta pesquisa acontecerá ao longo de dois anos, acompanhando os processos dos jovens a partir de um mapeamento das escolas as quais os fenômenos de abandono, defasagem idadesérie e transferência para a EJA mais se destacam. Este projeto de pesquisa se desenvolveraem três etapas conforme ex. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Integrante / Sueli Salva - Coordenador / Elisete Tomazetti - Integrante / Carmem Zeli Vargas Gil - Integrante / Carla Beatriz Meinerz - Integrante / Ethiana Sarachim Ramos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    5. 2008-2014. Educacao e Juventude: Jovens das Escolas Publicas do Ensino Medio de Santa Maria/RS.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo construir uma investigação diagnóstica e reflexiva sobre o joevem das escolas públicas de ensino médio em Santa Maria/RS. A metodologia que será utilizada consta de duas etapas a saber: na primeira levantamento de cunho quanti-qualitativo sobre a situação sócio-econômica e cultural dos jovens e na segunda etapa uma pesquisa qualitativa, através da metodologia dos "grupos de diálogo"(choise work dialogue). Algumas referências importantes com as quais dialogamos são: Spósito(1997, 2004); Peralva (1997); Novaes (2001,2006); Dayrell(2003); Souza (2003); Abramo (2004); Carrano (2002); entre outros a serem estudados no decorrer da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Integrante / Nilton Bueno Fischer - Integrante / Sueli Salva - Integrante / Elisete Tomazetti - Coordenador / Atila de Macedo Maia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14
      Membro: Nara Vieira Ramos.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central construir uma investigação diagnóstica e reflexiva sobre o jovem das escolas públicas de ensino médio em Santa Maria/RS. A metodologia será realizada em duas etapas, sendo primeiramente de cunho quanti-qualitativo, onde será feito um levantamento sobre a situação sócio-econômica e cultural dos jovens que estudam nas escolas públicas. Essa primeira etapa sofrerá tratamento estatístico e analítico. A segunda etapa será caracterizada como investigação propriamente qualitativa, através da metodologia dos "grupos de diálogo" - (choice work dialogue). Tomaremos como referências importantes para a investigação autores que têm contribuído para os estudos sobre juventude brasileira como: Spósito (1997, 2004); Peralva (1997); Novaes (2001; 2006); Dayrell (2003); Souza (2003), Abramo (2004), Carrano (2002), entre outros a serem estudados no decorrer da pesquisa.Com o desenvolvimento desse projeto de pesquisa teremos um diagnóstico e uma análise do jovem de Santa Maria, que freqüenta o Ensino Médio público. Seus objetivos de vida; sua relação com a escola e o conhecimento; suas formas de lazer; sua identidade cultural; sua condição de classe. Dessa forma, os estudos e pesquisas sobre curriculo e a formação dos professores do ensino médio poderão receber subsídios fundamentais para análise e propostas diferenciadas no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria e demais instituições. Destacamos que o grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio já vem desenvolvendo pesquisas que tomam o jovem e as culturas juvenis e sua relação com a escola como foco. Projeto com financiamento do CNPQ, EditalEdital MCT/CNPq 03/2008 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - Número do processo: 400690/2008-0. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Aline Schimdt - Integrante / Nara Vieira Ramos - Integrante / Adriano Machado Oliveira - Integrante / Marli da Silva - Integrante / Vitor Schlickmann - Integrante / Cíndia Jesana M. M. da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    6. 2007-2012. Pesquisa Diagnostico sobre servicos escolares e nao-escolares de atendimento a infancia, a juventude e familias em Santa Maria/RS.
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa conhecer e mapear os serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, juventude e famílias em Santa Maria para a articulação em rede posteriormente que fazem parte das políticas públicas, sociais básicas. Em 1990, tivemos a aprovação da lei Federal 8069/90 que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste ano completará 18 anos, estando quase atingindo a maioridade, porém ainda não consegue sair do papel em muitos aspectos, sendo um deles o artigo 86, que trata da política de atendimento, em Rede. Observamos em Santa Maria em relação à Rede de Atendimento escolar e não-escolar para a infância, juventude e famílias a mesma situação que ocorre no restante do país, onde a mesma não existe de fato, e sentimos a necessidade de estarmos nos debruçando sobre esta questão e auxiliando nesta construção efetiva. A metodologia utilizada é de cunho quanti/qualitativo e caracteriza-se por uma pesquisa de campo descritiva. Santa Maria está dividida em oito regiões ou zonas (norte, oeste, centro-oeste, sul, leste, centro-leste, nordeste, centro-urbano) esta pesquisa inicia pela região norte que é formada pelos bairros (Caturrita, Chácara das Flores, Divina Providência, Salgado Filho, Carolina, Perpétuo Socorro). Dando continuidade nas demais regiões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Coordenador / Fabiane Rita Quevedo - Integrante / Karine Jacques Hentges - Integrante / Maria helena Siqueira da Silva - Integrante / Selma Franciele de Oliveira - Integrante / Veridiana Flores Favarin - Integrante / Lesiani Deprá Magrini - Integrante / Priscilla Pedroso Paim - Integrante / Felipe Colomé - Integrante / Bruna Lima Peixoto - Integrante / Laura Caroline Lemos - Integrante / Elisângela Antunes - Integrante / Laura Pippi Fraga - Integrante / João Enrique Quoos - Integrante / Nathana Fernandes - Integrante / CIndia Jesana Micaela da Silva - Integrante / Michele de Oliveira Rodrigues - Integrante / Guilherme da Silva Kieling - Integrante / Chaister Andrei Lima de Campo - Integrante / Ethiana da Silva Ramos - Integrante / Paola da Silva Cezar - Integrante / Valéria Pereira Minussi - Integrante / Julie Ane Brum de Vargas - Integrante / Tailine Halberstodt - Integrante / Micheli Nilva Bamberg Rohr - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa. Número de produções C, T A: 10
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    7. 2003-2005. Pesquisa e diagnostico sobre criancas e adolescentes em situacao de risco pessoal e social em Santa Maria: Construindo Cidadania
      Descrição: Diagnosticar e destacar a situação da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social frente as políticas públicas em Santa Maria apontando para possíveis formas de intervenção. Através deste levantamento minucioso tivemos o perfil de nossas crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em Santa Maria e que a partir desta pesquisa acreditamos que possam ser implementadas políticas públicas que trabalhem para a melhoria de qualidade de vida. A metodologia utilizada foi de cunho quanti/qualitativo e caracteriza-se por uma pesquisa de campo descritiva. Dialogamos com os seguintes autores: Carvalho (1993); Faleiros (1997); Koller e Hutz (1996); Rizzini (1991); Saraiva (1999), entre outros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Coordenador / Eliane Socal - Integrante / janice Merigo - Integrante / Rosane da Silva - Integrante / Karen Eidelwein - Integrante. Financiador(es): Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Santa Maria/RS - Auxílio financeiro / Universidade Franciscana - Remuneração. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 5
      Membro: Nara Vieira Ramos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Professora Homenageada, UFSM- Curso de Pedagogia - Turma 2° semestre de 2010.. 2010.
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    2. Patronesse Curso de Pedagogia Regime Especial, Centro Universitário Franciscano.. 2008.
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    3. Professora Homenageada, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.. 2007.
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    4. Professor Homenageado Pedagogia Regime Especial, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.. 2004.
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    5. Professora Homenageada, Curso de Letras - Português/Centro Universitário Franciscano.. 2004.
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    6. Patronesse Pedagogia Regime Especial, Centro Universitário Franciscano.. 2003.
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    7. Destaque em Educação, Prefeitura Municipal de Santa Maria.. 2000.
      Membro: Nara Vieira Ramos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (73)
    1. 5ª Conferencia de la Red de Investigación de las Americas (ARNA).movimentos vivos na cidade e universidade, nomadismos, remoções, vulnerabilidade social, interculturalidade e estratégias de cuidado. 2017. (Outra).
    2. Encontro das Linhas de Pesquisa do PPGE.Mediadora do Encontro das Linhas de Pesquisa. 2017. (Encontro).
    3. XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd Sul.Coordenadora do Eixo 2- Ensino Médio. 2016. (Outra).
    4. SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E ARTICULAÇÃO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Seminário).
    5. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E OS DESAFIOS ÉTICOS NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2015. (Congresso).
    6. VI JUBRA - VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE JUVENTUDE BRASILEIRA: OS JOVENS E SEUS OUTROS.JUVENTUDE E PROTAGONISMO. 2015. (Simpósio).
    7. XANPED SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED SUL.A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTERNOS NA OPÇÃO DOS JOVENS PELO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - ISBN 9788583020400. 2014. (Seminário).
    8. XIII CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO - AUFOP 2014. IMPACTO DE LA FORMACIÓN CONTINUA DE MAESTROS EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE ENSEÑANZA SECUNDARIA. 2014. (Congresso).
    9. II SEMINÁRIO DO CURSO JUBEMI - JUVENTUDE BRASILEIRA E ENSINO MÉDIO INOVADOR NO. 2013. (Seminário).
    10. II SEMINÁRIO INTERNO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
    11. I SEMINÁRIO DO CURSO JUBEMI - JUVENTUDE BRASILEIRA E ENSINO MÉDIO INOVADOR NO. 2013. (Seminário).
    12. 54th. International Congress of Americanists "Building Dialogues in the Americas i. 2012. (Congresso).
    13. Curso de Verano Universidad Complutense. 2012. (Encontro).
    14. Estado de Sitio, Estados sem sítio. 2012. (Outra).
    15. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2012. (Seminário).
    16. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.A INTERRELAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS. 2012. (Encontro).
    17. Fórum Diálogos de Extensão e Educação Pública.Educação Pública. 2011. (Outra).
    18. Seminário Adolescências e Vulnerabilidades.Rede de Atendimento à crianças, adolescentes, juventudes e famílias.. 2011. (Seminário).
    19. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação - ANPAE. 2011. (Congresso).
    20. 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Rede de Atendimento: Pesquisa Diagnóstico sobre serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, à juventude e famílias em Santa Maria/RS. 2010. (Outra).
    21. 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM.A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. 2010. (Outra).
    22. 33ªReunião Anual da ANPEd: Educação no Brasil: o balanço de uma década. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria-RS.. 2010. (Congresso).
    23. I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores.Ensino Médio e Cultura Escolar: sua relação com as Culturas Juvenis e Formação de Professores. 2010. (Seminário).
    24. I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores.Ensino Médio e Cultura Escolar: sua relação com as Culturas Juvenis e Formação de Professores. 2010. (Seminário).
    25. I SEMINÁRIO CULTURAS JUVENIS, ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Seminário).
    26. I Seminário VIOLAR.Educação e Juventude: Jovens das Escolas Públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS. 2010. (Seminário).
    27. IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE JUVENTUDE BRASILEIRA.As famílias dos Jovens e os jovens formando famílias: (im)possibilidades como um contexto de inter-relações. 2010. (Simpósio).
    28. SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS: JUVENTUDE EM PAUTA. 2010. (Seminário).
    29. XI Salão de Extensão UFRGS.Ações Coletivas em comunidades escolares na periferia urbana de Santa Maria/RS.. 2010. (Outra).
    30. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Raciocínio lógico-matemático: uma cosntrução alternativa no espaço escolar. 2010. (Simpósio).
    31. XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: CONHECENDO OS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA/RS. 2010. (Encontro).
    32. XV JORNADAS INTERNACIONALES DE PARTICIPACIÓN: EVALUANDO PRÁCTICAS PARTICIPATIVAS. 2010. (Outra).
    33. 2° FÓRUM DE EXTENSÃO CONTA.METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2009. (Outra).
    34. Jornada de pesquisa sobre Infância e Família. 2009. (Outra).
    35. Seminário Internacional.Violência familiar e possíveis dificuldades de aprendizagens em jovens.. 2009. (Seminário).
    36. VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. Educadores nas ruas...como dançarinos na corda bamba uma experiência em educação não-escolar. 2009. (Congresso).
    37. X Congresso Iberoamericano de Extensión Universitaria. 2009. (Congresso).
    38. XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação: Direitos Humanos e Cidadania desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação.A construção de Cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de rua a partir de uma política pública: Escola Aberta. 2009. (Simpósio).
    39. 23ª Jornada Acadêmica Integrada.Adolescentes Privados de Liberdade em Santa Maria/RS: Quem são?. 2008. (Outra).
    40. 9° Salão de Extensão.Ações Coletivas com crianças, adolescentes, jovens e seus familiares em situação de risco pessoal e social. 2008. (Outra).
    41. Fórum Mundial de Educação. ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: QUEM SÃO, DE ONDE VÊEM E PARA ONDE VÃO?. 2008. (Congresso).
    42. I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege.Rede de Atendimento: Uma Proposta Possível. 2008. (Outra).
    43. III Reunião dos Coordenadores/Responsáveis pelas Licenciaturas das Faculdades/Centros de Educação. 2008. (Outra).
    44. Programa de Capacitação ABERTA/SUL: Gestão e Docência em EAD. 2008. (Outra).
    45. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008. (Seminário).
    46. XIV Encon tro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
    47. XXVI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras- FORUMDIR. 2008. (Outra).
    48. II Encontro dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Brasileiras. 2007. (Encontro).
    49. VII Reunião de Antropologia do Mercosul.Narrativas Juvenis em Grupos de Diálogo: nos conteúdos da experiência o significado da existência.. 2007. (Outra).
    50. Capacitação de Coordenadores do programa Agente Jovem de Desenvovimento Social e Humano.Protagonismo Juvenil. 2006. (Outra).
    51. VI ANPEd Sul - VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2006. (Seminário).
    52. VI Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul- ANPEd-Sul. 2006. (Seminário).
    53. VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPEd- Sul.Juventude e Democracia: Diálogos sobre a participação no trabalho, na educação e na cultura. 2006. (Seminário).
    54. XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE.A Política de Atendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente: um processo de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de rua em Santa Maria/RS. 2006. (Encontro).
    55. Reunião Regional da SBPC Ciência e Cotidiano: construindo saberes.Pesquisa Diagnóstico sobre crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em Santa Maria. 2004. (Outra).
    56. Seminário de História.Educação em debate: Inclusão e Interdisciplinaridade. 2004. (Seminário).
    57. 1º Encontro Nacional de Educação e 22º Encontro Municipal de Educação de Montenegro/RS.Educação Popular: Uma questão de Cidadania. 2002. (Encontro).
    58. 4º Encontro De Escolas Abertas do RS. 2002. (Encontro).
    59. 25ª Reunião Anual da Anped.Participante da 25ª Reunião Anual da Anped. 2002. (Outra).
    60. ANPEd. 2002. (Outra).
    61. Encontro de Educação e Inclusão social.Educação como possibilidade de inclusão. 2002. (Encontro).
    62. Formação de Educadores Socias de Rua Projeto Nenhum a Menos. 2002. (Encontro).
    63. Seminário de Sensibilização da rede de Atendimento Regional de Santa Maria. 2002. (Seminário).
    64. SeminárioPolíticas públicas: Juventude em pauta. 2002. (Seminário).
    65. Conferência Municipal. 2001. (Outra).
    66. II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular. Alternativas pedagógicas para a inclusão social. 2001. (Congresso).
    67. Seminário de Pesquisa em Educação - Reunião regional da ANPEd. 2000. (Seminário).
    68. I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação. Proposta pedagógica Escola Aberta: Uma história muitas vidas. 1998. (Congresso).
    69. I Encontro Nacional de Psicologia.A realidade dos meninos de rua sob a luz dos conceitos. 1995. (Encontro).
    70. VII Semana de Pós-Graduação Centro de Educação. 1995. (Outra).
    71. XV Feira Estadual de Ciências.Da rua para a oficina de papel reciclado. 1995. (Outra).
    72. IV Jornada Nacional de Educação.Projeto Escola Aberta: Uma proposta pedagógica alternativa. 1993. (Outra).
    73. IV Seminário Internacional de Educação Popular.Relato da Caminhada do trabalho realizado com meninos de e na rua em Santa Maria. 1993. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (23)
    1. RAMOS, NARA VIEIRA; TOMAZETTI, E.. Seminário Desafios da Educação Brasileira em Tempos Sombrios. 2017. Outro
    2. RAMOS, NARA VIEIRA; TOMAZETTI, E. ; BENETTI, C. C. ; Coelho, R.M. Formação Continuada pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio - 3ª Etapa. 2016. Outro
    3. RAMOS, NARA VIEIRA; TOMAZETTI, E. ; BENETTI, C. C. ; COELHO, R.. Seminário de Ensino Médio: desafios e possibilidades para o processo educativo. 2016. Outro
    4. RAMOS, NARA VIEIRA; TOMAZETTI, E.. Seminário sobre "Novo" Ensino Médio e Justiça Social em Dubet. 2016. Outro
    5. RAMOS, N. V.; TOMAZETTI, E. ; BENETTI, C. C. ; COELHO, R. ; BOCCA, M. B. ; MINUSSI, V. P. ; ANANIAS, L. A. ; WALLAU, R. ; SEGUNDO, P. R. G. ; PALOMA, R. R. ; AVILA, F. S. ; ZIANI, E. S. ; DARIVA, N. G. ; BULSING, T. ; SOARES, S. M.. ETAPA DE APROFUNDAMENTO DA 2ª ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. 2015. Outro
    6. RAMOS, N. V.; TOMAZETTI, E. ; BENETTI, C. C. ; COELHO, R. ; MINUSSI, V. P. ; BOCCA, M. B. ; ANANIAS, L. A. ; WALLAU, R. ; PALOMA, R. R. ; AVILA, F. S. ; DARIVA, N. G. ; SEGUNDO, P. R. M. ; ZIANI, E. S.. Seminário Regional de Avaliação da 2ª Etapa do Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. Outro
    7. RAMOS, N. V.; TOMAZETTI, E. ; MINUSSI, V. P. ; WALLAU, R. ; ANANIAS, L. A. ; SEGUNDO, P. R. M. ; BOCCA, M. B. ; PALOMA, R. R.. 1º SEMINÁRIO REGIONAL DA 1ª ETAPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PACTO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. 2014. Outro
    8. RAMOS, N. V.; LOPEZ, D.M. ; DA SILVA, E.N. ; GASTALDO, L.F. ; PACHECO, E. ; ANTUNES, D.D. ; MARTINS, C. ; MENEZES, M.G. ; SCHERER, J.S.. 2º SEMINÁRIO ESTADUAL DO PACTO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. 2014. Outro
    9. RAMOS, N. V.; TOMAZETTI, E. ; BENETTI, C. C. ; COELHO, R. ; MINUSSI, V. P. ; ANANIAS, L. A. ; WALLAU, R. ; SEGUNDO, P. R. G. ; BOCCA, M. B. ; SOARES, S. M. ; CANTO, G. R. R. C. ; BULSING, T. ; DARIVA, N. G. ; ZIANI, E. S. ; PALOMA, R. R. ; AVILA, F. S.. 2º SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DA 2ª ETAPA DO PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. 2014. Outro
    10. RAMOS, N. V.; TOMAZETTI, E. ; BENETTI, C. C. ; COELHO, R. ; MINUSSI, V. P. ; ANANIAS, L. A. ; WALLAU, R. ; BOCCA, M. B. ; DARIVA, N. G. ; ZIANI, E. S. ; SEGUNDO, P. R. G. ; BULSING, T. ; CANTO, G. R. R. C. ; SOARES, S. M.. ETAPA DE AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA. 2014. Outro
    11. RAMOS, N. V.; RESSEL, L. R. ; VARGAS, M. D. ; PRADO, Claiton D.. Formação de Educadores Sociais de Rua. 2011. Outro
    12. RAMOS, N. V.. Colóquio sobre Metodologias Participativas e Movimentos Sociais: Transformar para Educar. 2011. (Outro).. . 0.
    13. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor ; SILVA, Marli da. I Seminário - Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores. 2010. Outro
    14. RAMOS, N. V.. Violência Institucional. 2009. (Outro).. . 0.
    15. RAMOS, N. V.. 27° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. 2009. (Outro).. . 0.
    16. RAMOS, N. V.. 2° FÓRUM EXTENSÃO CONTA. 2009. (Outro).. . 0.
    17. RAMOS, N. V.; SANTOS, A. I. N. ; JAEGER, A. A.. 4ª Etapa de Formação de educadores Sociais de Rua em Santa Maria- Projeto Nenhum a Menos. 2003. Outro
    18. RAMOS, N. V.; SANTOS, A. I. N. ; JAEGER, A. A.. 5ª Etapa de Formação de educadores Sociais de Rua em Santa Maria- Projeto Nenhum a Menos. 2003. Outro
    19. EIDELWEIN, K. ; MERIGO, J. ; RAMOS, N. V. ; SILVA, R. ; SOCAL, E.. Formação de Pesquisadores para atuarem na Pesquisa diagnóstico sobre criança e adolescente em situação de risco pessoal e social em Santa Maria- quatro etapas. 2003. Outro
    20. RAMOS, N. V.; JAEGER, A. A. ; SANTOS, A. I. N.. 1ª Etapa de Formação de educadores Sociais de Rua em Santa Maria - Projeto Nenhum a Menos. 2002. Outro
    21. RAMOS, N. V.; JAEGER, A. A. ; SANTOS, A. I. N.. 2ª Etapa de Formação de educadores Sociais de Rua em Santa Maria- Projeto Nenhum a Menos. 2002. Outro
    22. RAMOS, N. V.; JAEGER, A. A. ; SANTOS, A. I. N.. 3ª Etapa de Formação de educadores Sociais de Rua em Santa Maria- Projeto Nenhum a Menos. 2002. Outro
    23. RAMOS, N. V.; SALDANHA, S. M. N. ; SANTOS, A. I. N.. 2º Encontro de Escolas Abertas do Rio Grande do Sul. 2001. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Nara Vieira Ramos ⇔ Sueli Salva (15.0)
      1. SALVA, Sueli; RAMOS, Ethiana Sarachim ; RAMOS, N. V.. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola - issn 1984-6444. Educação (Santa Maria. Online). v. 41, p. 171-182, issn: 0101-9031, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (Santa Maria. Online))
      2. RAMOS, NARA VIEIRA ; SALVA, SUELI ; TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA. SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÃ?DIO. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 15, p. 453-468, issn: 1984-7114, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)))
      3. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor. Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS - ISSN 0101 9031. Educação (UFSM). v. 36, p. 1-163, issn: 0101-9031, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (UFSM))
      4. SALVA, Sueli; GIL, C. Z. V. ; RAMOS, N. V. ; STECANELA, N. ; FISCHER, Nilton Bueno. Por uma Política de Direitos na Educação. Democracia Viva. v. 30, p. 06-11, issn: 1415-1499, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Democracia Viva)
      5. SALVA, Sueli; GIL, C. Z. V. ; RAMOS, N. V. ; FISCHER, Nilton Bueno ; STECANELA, N.. Porto Alegre: A Arte da Escuta na Formulação de Políticas Públicas. Democracia Viva. v. 30, p. 20-21, issn: 1415-1499, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Democracia Viva)
      6. VIERA, Nara R (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) ; SALVA, SUELI (Org.). JUVENTUDES EM DIÁLOGO; FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 1 ed. São Lopoldo: oikos, 2017. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, Adriano M. ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor. Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante - ISBN 9788576286233. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; Valéria Silva Ferreira. (Org.). Práticas Educativas Em Questão. 1ªed.Maringá. : Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2015.v. 1, p. 85-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SALVA, Sueli; RAMOS, N. V. ; GIL, C. Z. V. ; FISCHER, Nilton Bueno ; STECANELA, N.. Juventude e Democracia: Diálogos sobre a participação no trabalho, na educação e na cultura. Em: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, p. 59-87, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação)
      9. SALVA, Sueli; SCHICKMANNE, V. ; TOMAZETTI, Elisete M. ; VIERA, Nara R ; OLIVEIRA, A. M. ; SILVA, M.. Educação e Juventude: Jovens das Escolas Públicas de Santa Maria. Em: I Seminário Violar, 2010, Campinas. Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade.. Campinas: UNICAMP, v. 1, p. 7-106, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. OLIVEIRA, A. M. ; SALVA, Sueli ; RAMOS, N. V. ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria - RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      11. SALVA, Sueli; SCHICKMANNE, V. ; RAMOS, N. V. ; OLIVEIRA, A. M. ; TOMAZETTI, Elisete M. ; SILVA, M.. Educação e Juventude: Jovens das escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
      12. FISCHER, N. B. ; RAMOS, N. V. ; SALVA, S. ; STECANELA, N. ; ZELI, C.. Juventude e Democracia: Diálogos sobre a participação no trabalho, na educação e na cultura. 2006. Apresentação de Trabalho/Seminário
      13. SALVA, S. ; RAMOS, N. V. ; TOMAZETTI, E. ; RAMOS, E. S. ; MIGUEL, I. G. S. ; URRUTIA, K. O. ; FONTOURA, I. S. ; MEDEIROS, C. X. ; STRAUSS, M. ; KRUG, C. L. ; SILVA, C. J. M. M.. CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS. 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]
      14. SALVA, S. ; RAMOS, N. V. ; TOMAZETTI, E. ; RAMOS, E. S. ; MIGUEL, I. G. S. ; URRUTIA, K. O. ; FONTOURA, I. S. ; MEDEIROS, C. X. ; KRUG, C. L. ; SILVA, C. J. M. M.. CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS. 2014. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]
      15. OLIVEIRA, A. M. ; RAMOS, N. V. ; SALVA, Sueli ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Que Escola de Ensino Médio Queremos?. 2009. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Grupo de Diálogo da Pesquisa Educação e Juventude
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nara Vieira Ramos ⇔ Elisete Medianeira Tomazetti (10.0)
      1. RAMOS, NARA VIEIRA ; SALVA, SUELI ; TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA. SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÃ?DIO. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 15, p. 453-468, issn: 1984-7114, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)))
      2. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor. Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS - ISSN 0101 9031. Educação (UFSM). v. 36, p. 1-163, issn: 0101-9031, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (UFSM))
      3. RAMOS, Nara Vieir (Org.) ; TOMAZETTI, E. M. (Org.) ; SALVA, Sueli (Org.). EmDiálogo: jovem sujeito do ensino médio. 1ª ed. São Leopoldo/RS: OIKOS, 2018. v. 1000, p. 163.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. VIERA, Nara R (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) ; SALVA, SUELI (Org.). JUVENTUDES EM DIÁLOGO; FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 1 ed. São Lopoldo: oikos, 2017. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BENETTI, Cláudia Cisiane (Org.) ; Coelho, Roseane M. (Org.) ; TOMAZETTI, E. M. (Org.) ; RAMOS, Nara Vieir (Org.). PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO UFSM: Narrativas de Experiência - ISBN 9788558080170. 1ª ed. Santa Maria/RS: Editora Caxias, 2016. v. 500, p. 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, Adriano M. ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor. Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante - ISBN 9788576286233. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; Valéria Silva Ferreira. (Org.). Práticas Educativas Em Questão. 1ªed.Maringá. : Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2015.v. 1, p. 85-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. RAMOS, Nara Vieir ; TOMAZETTI, E. M.. Impacto de formación continua de maestros en las escuelas públicas de enseñanza secundaria- ISBN 9788469713822. Em: XIII CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO AUFOP 2014, v. 1, p. 1166-1174, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XIII CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO AUFOP 2014)
      8. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor ; SILVA, Marli da. Educação e Juventude: jovens das escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS - ISBN 21781028. Em: I Seminário Violar: problematizando as juventudes nas contemporaneidade, v. 1, p. 1-15, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Seminário Violar: problematizando as juventudes nas contemporaneidade)
      9. OLIVEIRA, A. M. ; SALVA, Sueli ; RAMOS, N. V. ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria - RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      10. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor ; SILVA, Marli da. Livro Roteiro - Que escola de ensino médio queremos?. Santa Maria: Gráfica Universitária. 2009. Subsídios para Grupo de Diálogo da Pesquisa Educação e Jueventude
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:57