Grupo Filosofia, Cultura e Educação(FCE)

Elisete Medianeira Tomazetti

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.. Bolsista Produtividade CNPQ. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 (16/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Campus Universitário - Centro de Educação - Sala 3332-B Camobi 97100000 - Santa Maria, RS - Brasil Telefone: (55) 2208197 Fax: (55) 2208010 URL da Homepage: http://www.ufsm.br/filjem
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2015-Atual. Politicas Publicas para o Ensino Medio e Ensino da Filosofia: uma analitica dos discursos
      Descrição: O projeto de pesquisa em questão visa atender às demandas relativas à docência e à investigação da autora e de seu Grupo de Pesquisa, FILJEM. Tem como temática central as política públicas para o Ensino Médio dos últimos anos, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio ? DCNEM ? de 2012. Como decorrência de tais diretrizes outras políticas para o Ensino Médio têm sido apresentadas, como forma de induzir mudanças na gestão e organização de seu currículo. Merecem destaque, nesse projeto, o PIBID e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PACTO EM). O PIBID visa deflagrar processos de mudança no âmbito dos cursos de licenciatura e o PACTO EM, como um curso de formação continuada para professores do Ensino Médio, vida subsidiar novas experiências curriculares, pautadas nos princípios da interdisciplinaridade, áreas de conhecimento, pesquisa, entre outros. Nesse contexto, o ensino da disciplina Filosofia, tornada obrigatória no currículo do Ensino Médio no ano de 2008, vê-se afetado e desafiado a colocar-se em tal movimento de transformações curriculares. Tais conexões, entre propostas curriculares para o Ensino Médio e objetivos e metodologias para a aula de Filosofia, constituem-se como linhas condutoras da investigação proposta, a ser desenvolvida por uma análise dos discursos, na perspectiva teórica de Michel Foucault. Projeto de pesquisa contemplado com a Chamada: MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa B - até R$ 60.000,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Cláudia Cisiane Benetti - Integrante / PAULO ROBERTO MARQUES - Integrante / raquel brum Sturza - Integrante / Dulce Mörschbächer - Integrante / Jéssica Erd Ribas - Integrante / Guilherme dos Santos Pinto - Integrante / Sandra Izabel da Silva Fontoura - Integrante / Simone Becher de Araújo Moraes - Integrante / Iván Gregório da Silva Miguel - Integrante / Rodrigo Koch - Integrante / Gilberto Oliari - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    2. 2010-2014. Ensino e Aprendizagem Filosofica em Discurso
      Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se na linha investigativa que toma a temática ensino e aprendizagem filosófica na escola de ensino média como central. Terá como foco de investigação os livros produzidos a partir do evento Simpósio Sul-Brasileiro de Filosofia e Ensino, organizado pelo Fórum Sul de Cursos de Filosofia, e posteriormente publicada em livro do evento. Desde o ano de 2000 até hoje, anualmente, é realizado o referido evento e constituída sua decorrente publicação, configurando uma década de produção de discursos sobre o ensino e a aprendizagem de filosofia no contexto do ensino médio e da formação dos professores de filosofia nas instituições de ensino superior. Conflui neste período a luta pelo retorno da disciplina ao currículo escolar, a sua efetiva volta no ano de 2008 e a consequente erupção de preocupações acerca das condições e desafios para que tal retorno seja coroado de sentido e de legitimidade. Esta investigação procurará responder - Como foram constituídos os discursos acerca do ensino e da aprendizagem de filosofia na escola de ensino médio nos textos publicados nos livros resultantes do Evento - Simpósio Sul-Brasileiro de Filosofia e Ensino? Contemplado com recurso da Edital/Chamada: Universal 14/2011 - Faixa A - até R$20.000,00 e Edital/Chamada Bolsa del Produtividade em Pesquisa/2013-2015.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Katiuska I Marçal - Integrante / Cláudia Cisiane Benetti - Integrante / tatiana de mello ribeiro - Integrante / saulo ribeiro - Integrante / Ivonei Freitas da Silva - Integrante / Fabiane Vitor - Integrante / Simone Becher Araujo Moraes - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    3. 2008-2014. Educacao e Juventude: jovens das escolas publicas de ensino medio de Santa Maria/RS
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central construir uma investigação diagnóstica e reflexiva sobre o jovem das escolas públicas de ensino médio em Santa Maria/RS. A metodologia será realizada em duas etapas, sendo primeiramente de cunho quanti-qualitativo, onde será feito um levantamento sobre a situação sócio-econômica e cultural dos jovens que estudam nas escolas públicas. Essa primeira etapa sofrerá tratamento estatístico e analítico. A segunda etapa será caracterizada como investigação propriamente qualitativa, através da metodologia dos "grupos de diálogo" - (choice work dialogue). Tomaremos como referências importantes para a investigação autores que têm contribuído para os estudos sobre juventude brasileira como: Spósito (1997, 2004); Peralva (1997); Novaes (2001; 2006); Dayrell (2003); Souza (2003), Abramo (2004), Carrano (2002), entre outros a serem estudados no decorrer da pesquisa.Com o desenvolvimento desse projeto de pesquisa teremos um diagnóstico e uma análise do jovem de Santa Maria, que freqüenta o Ensino Médio público. Seus objetivos de vida; sua relação com a escola e o conhecimento; suas formas de lazer; sua identidade cultural; sua condição de classe. Dessa forma, os estudos e pesquisas sobre curriculo e a formação dos professores do ensino médio poderão receber subsídios fundamentais para análise e propostas diferenciadas no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria e demais instituições. Destacamos que o grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio já vem desenvolvendo pesquisas que tomam o jovem e as culturas juvenis e sua relação com a escola como foco. Projeto com financiamento do CNPQ, EditalEdital MCT/CNPq 03/2008 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - Número do processo: 400690/2008-0. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Aline Schimdt - Integrante / Nara Vieira Ramos - Integrante / Adriano Machado Oliveira - Integrante / Marli da Silva - Integrante / Vitor Schlickmann - Integrante / Cíndia Jesana M. M. da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    4. 2004-2009. Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Medio
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como principal interesse o cruzamento das temáticas Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio. De forma isolada tais temáticas têm sido investigadas por pesquisadores de diferentes áreas, no entanto, entendemos como necessário e relevante focar mais metodicamente no ensino médio e neste, em especial, disciplina Filosofia. Os jovens, como alunos serão investigados em sua relação com a disciplina Filosofia e com a escola. A manifestação de sua cultura experiencial, de sua cultura cotidiana e, portanto, de sua cultura de jovem norteará este estudo. Com esta investigação pretende-se alargar o espectro de visão acerca da problemática da Filosofia na escola básica e compreender como o aluno/jovem concebe a escola e a Filosofia para a sua formação e sua expectativa de vida na sociedade contemporânea. A questão da cultura escolar e da cultura contemporânea, materializada especialmente na cultura juvenil, é o eixo sustentador da pesquisa, identificando as características da escola. Como a cultura na qual o aluno/jovem está imerso se faz presente na escola? Como se entrecruzam essa cultura juvenil e a cultura escolar? Para alguns autores como Canclini (1990); Gómez (2001); Sacristán (1998), Candau e Moreira (2003) a escola, tem ignorado a grande diversidade da cultura contemporânea levando muitas vezes, à sua própria rejeição pelos alunos. Desta forma, perguntamos: Como os alunos do ensino médio concebem a disciplina Filosofia e como interagem a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Simone Freitas da Silva Gallina - Integrante / katiuska J Marçal - Integrante / Cláudia Cisiane Benetti - Integrante / Andrei Cerentine - Integrante / Luis Carlos Boa Nova Valério - Integrante / Tatiana Dorneles Ribeiro - Integrante / Mariano Zancan - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa / Fundo de Incentivo à Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 2
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    5. 2004-2005. Condicionantes para tutoria escolar no estagio curricular supervisionado:articulando formacao inicial e continuada de professores (COTESC)
      Descrição: Este projeto de pesquisa é coordenado pelo Professor Eduardo Adolfo Terrazzan e financiado pelo CNPQ. Seu enfoque trata dos condicionantes para o estágio curricular supervisionado e a formação continuada de professores nas escolas públicas estaduais de ensino médio de Sana Maria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Educardo Adolfo Terrazzan - Integrante / MAry Angela Leiva Amorin - Integrante / Naida Lena Pimentel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    6. 2001-2006. Cursos de licenciatura das instituicoes de ensino superior do RS: um estudo sobre os modelos de formacao docente
      Descrição: Este projeto visa averiguar a situação dos cursos de licenciatura do RS, a partir das seguintes instituições: UFRGS, UNISINOS, PUCRS, FURG, UPF, URI,UFPEL, UNIJUÍ, ULBRA, UNISC, UNIFRA. Quais os cursos de licenciatura mais representativos de cada instituição, número de vagas, número de egressos, disciplinas de formação pedagógica, com sua ementa e bibliografia e a estrutura curricular. Procura-se estabelecer, geograficamente, a cobertura de cada instituição para a demanda de professores para cada região do RS. COmo objetivo principal da pesquisa procura-se compreender a estrutura curricular dos cursos, no sentido de averiguar o modelo de formação de professores que vem sendo efetivada, principalmente das disciplinas de formação pedagógica, projetando as perspetivas de mudanças a partir das novas diretrizes para formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Gilsânia Biasus - Integrante / Dariane Carlesso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 25 / Número de orientações: 14
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.
    7. 2000-2002. LICENCIATURAS DA UFSM: HISTORIA E PERSPECTIVAS
      Descrição: Este projeto de pesquisa iniciou no segundo semestre de 2000, tendo como objetivo conhecer a estrutura dos cursos de licenciatura da UFSM, bem como alguns dados significativos de sua história. Procura-se descrever o número de cursos de licenciatura da instituição, número de habilitações, número de alunos ingressos e egressos, perfil deste aluno, o que pensam sobre o ser professor como uma profissão e a nível de satisfação com seus cursos. Ao mesmo tempo, procura identificar a compreensão dos professores sobre a profissão professor, a preocupação com a formação pedagógica e relação estabelecida com as escolas da cidade. Destaca-se a preocupação com o estudo de gênero, uma vez que a grande maioria dos estudantes destes cursos são mulheres. Ao mesmo tempo, procura identificar a política da instituição para a formação de professores, bem como as ações realizadas para fomentar mudanças e reflexões no interior dos cursos, a partir das novas políticas públicas de formação de professores. Constitui-se portanto como uma pesquisa descritiva da situação da formação de professores da UFSM, tomando como base estudos sobre a história desta formação e literatura mais recente sobre o tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / MYRIAN CUNHA KRUM - Integrante / Marlene Pereira da Silveira - Integrante / Leticia Mahl - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. PARANINFA DOS FORMANDOS DE FILOSOFIA-92, CURSO DE FILOSOFIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS IMACULADA CONCEIÇÃO.. 1992.
      Membro: Elisete Medianeira Tomazetti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (73)
    1. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. La vida nueva de una educación popular: lecturas de una vida infantil.Filosofia e Educação. 2018. (Congresso).
    2. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Ler e Escrever em Filosofia nos livros do Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e nos Anais da ANPOf-Ensino Médio. 2018. (Congresso).
    3. I Encontro de Educação Filosófica e V Olímpiada Filosófica - Experiência do Pensar.Ensino de Filosofia em Discurso. 2017. (Encontro).
    4. XIII Semana Acadêmica da Filosofia UFSM.Qual o lugar das filosofias periféricas na escola básica?. 2017. (Seminário).
    5. XVI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia e III Seminário Pibid - FIl Filosofia FAPAS.A reforma do ensino médio e suas consequências para o ensino de filosofia. 2017. (Seminário).
    6. II Congreso Internacional sobre Innovación Educativa en Filosofia. ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA EN BRASIL: DESAFÍOS DE INNOVACIÓN Y CAMBIO EN LA ENSEÑANZA MEDIA. 2016. (Congresso).
    7. 5º Congresso SOFELP -. Papel Formativo da Filosofia na Formação de Educadores. 2015. (Congresso).
    8. Seminário de Nacional de Articulação entre formação inicial e continuanda nas licenciaturas. 2014. (Seminário).
    9. VI Encontro Internacioal de Investigadores de Políticas Educativas.O discurso da educação ou os discursos educativos. 2014. (Encontro).
    10. VIII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Exercício Analítico de discursos: fórum sul de coordenadores de cursos de filosofia e simpósio sul-brasileiro sobre ensino de filosofia. 2014. (Congresso).
    11. 2º Congresso Latinoamericano de Filosofia de la educación. HISTÓRIA DA FILOSOFIA E A CONSTITUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL. 2013. (Congresso).
    12. 2º Congresso Latinoamericano de Filosofia de la educación. Dialogo III - Educación FIlosófica. 2013. (Congresso).
    13. I Simpósio de Ensino de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul Fro.Estágio e Estratégias de Ensino de Filosofia. 2013. (Simpósio).
    14. V Ciclo de Palestras - Filosofia e demais saberes: Filosofia, Antropologia e Educação.Formação docente: ensino, aprendizagem e resistência na aula de filosofia. 2013. (Encontro).
    15. IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.O enfoque por competências em educação: problematizando a experiência européia. 2012. (Seminário).
    16. Mini- Curso - As Figuras Éticas e Políticas do Cuidado na Contemporaneidade: o si mesmo em Heideger, Foucault e Agambem. 2012. (Outra).
    17. Mini-Curso - Reconhecimento, Subjetividade e Formação em Hegel. 2012. (Outra).
    18. 34ª Reunião Anual da Anped. 2011. (Outra).
    19. IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Formação e Arte de Viver: o que se ensina quando se ensina Filosofia?. 2011. (Simpósio).
    20. Jornadas sobre la Enseñanza de la Filosofia.Discursos sobre ensino e aprendizagem filosófica. 2011. (Outra).
    21. 33ª Reunião Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década. ENTRE O ?GOSTAR? DE ESTAR NA ESCOLA E A INVISIBILIDADE JUVENIL: UM ESTUDO SOBRE JOVENS ESTUDANTES DE SANTA MARIA/RS. 2010. (Congresso).
    22. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul.Aula/Ensino de FIlosofia e Avaliação. 2010. (Encontro).
    23. II Encontro Nacional do GT da ANPOF.Entre o ensinar e aprender filosofia no ensino médio: algumas considerações. 2009. (Encontro).
    24. II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina.Educação e Juventude: jovens da escolas públicas de Ensino Mèdio de Santa Maria/RS. 2009. (Seminário).
    25. IX COngresso Nacional de Educação - EDUCERE. Estágio na formação do professor: em discussão propostas de estágio - Experiências de Estágio em alguns cursos de licenciatura da UFSM. 2009. (Congresso).
    26. Fórum Mundial de Educação. 2008. (Outra).
    27. IV Colóquio Franco-Brasileiro de FIlosofia da Educação.Formação do Ensinante de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem. 2008. (Outra).
    28. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Processos de ensinar e aprender: lugares e culturas no campo da Filosofia. 2008. (Encontro).
    29. XV Jornadas sobre la ensenãnza de la filosofia.Notas sobre a formação do professor de filosofia. 2008. (Outra).
    30. I Colóquio Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.Ensino e Aprendizagem em Filosofia: possiblidades a partir de diferentes linguagens. 2007. (Outra).
    31. II Congreso Internacional Extraordinário de Filosofia. Leitura e Escrita na aula de filosofia. 2007. (Congresso).
    32. IV Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura.Infância, escola e mídia: a(s) cultura(s) infantil(is) em discussão. 2007. (Seminário).
    33. VI Encontro da ANPAE/Sul - Reinventando a gestão educacional: políticas públicas e conhecimento.O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso. 2007. (Encontro).
    34. VII Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia: Filosofia e Sociedade.Aula de Filsofia: com a palavra os alunos do ensino médio. 2007. (Simpósio).
    35. 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais.Estudos Culturais e cultura midiática: implicações na educação infantil. 2006. (Seminário).
    36. II Seminário NAcional de Filosofia e Educação - Confluências: cultura e alteridade.Sobre Cultura, Escola e Ensino de Filosofia. 2006. (Seminário).
    37. VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul.Cursos de Licenciatura: uma nova realidade?. 2006. (Seminário).
    38. VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul.VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. 2006. (Seminário).
    39. XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.A relação dos jovens com a filosofia no ensino médio. 2006. (Encontro).
    40. 15º COLE - Pensem nas crianças mudas telepáticas. Políticas Públicas sobre formação inicial de professores: um estudo de caso. 2005. (Congresso).
    41. 28ª Reunião Anual da Anped - 40 anos de pós-graduação em educação no Brasil. Qual a relação do ensino de filosofia com a cultura juvenil?. 2005. (Congresso).
    42. Curso P3 - Planeje, Pesquise, Publique.Curso P3 - Planeje, Pesquise, Publique. 2005. (Oficina).
    43. I ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS.Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio: um projeto de pesquisa. 2005. (Encontro).
    44. IV Congresso Internacional de Educação - a educação nas fronteiras do humano. IV Congresso Internacional de Educação - A educação nas fronteiras do humano. 2005. (Congresso).
    45. V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia.Algumas reflexões acerca do ensino de filosofia nas condições contemporâneas. 2005. (Simpósio).
    46. II Encontro Internaiconal de Filosofia e Educação - II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia.Filosofia no ensino médio: limites e possibilidades. 2004. (Encontro).
    47. I Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências.Filosofia e Formação no contemporâneo. 2004. (Seminário).
    48. V Reunião da Anped - Sul. V Anped- Sul. 2004. (Congresso).
    49. 26ª Reunião Anual da ANPED.Participante na 26ª Reunião Anual da ANPED- Novo governo, novas políticas?. 2003. (Outra).
    50. 25ª Reunião Anual da Anped.Participante da 25ª Reunião Anual da Anped. 2002. (Outra).
    51. Iº Encontro de coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do RS.Participante como coordenadora substituta no Iº Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação do RS. 2002. (Encontro).
    52. Por um novo estilo de formação para a docência na educação báica: o desafio da profissionalização.Participante da palestra sobre formação de professores, proferida pela professora Betânia Leite Ramalho (UFRN). 2002. (Outra).
    53. .53. Reunião Anual da SBPC. 2001. (Outra).
    54. Seminário: o saber dos docentes e sua formação: implicações da epistemologia da prática.Participante no Seminário - O saber dos docentes e sua formação: implicações da epistemologia da prática, proferido pelo professor Maurice Tardif (Universidade Laval). 2001. (Seminário).
    55. Seminário Internacional:as competências para ensinar no século 21; a.Participante no Seminário Internacional: as competências para ensinar no século 21 - A formação dos professores e o desafio da avaliação, proferida proferida pelo professor Phillippe Perrenoud (Universidade de Genève). 2001. (Seminário).
    56. 23. Reunião Anual da ANPEd. 23. Reuniâo Anual da ANPEd. 2000. (Congresso).
    57. I CONGRESSO LATINO DE FILOSOFIA DA EDUCAAÇÃO. I. CONGRESSO LATINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 2000. (Congresso).
    58. 21. Reunião Anual da ANPEd. 21. Reunião Anual da ANPEd. 1998. (Congresso).
    59. 21. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd - MINI-CURSO: O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? UMA PERGUNTA E TRÊS RESPOSTAS.MINI-CURSO - PROMOVIDO PELO GT FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ANPED. 1998. (Outra).
    60. II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 1998. (Congresso).
    61. SEMINÁRIOS ABERTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.SEMINÁRIOS ABERTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 1998. (Seminário).
    62. 19. Reunião Anual da ANPEd. 19; Reunião Anual da ANPED. 1996. (Congresso).
    63. I. SEMINÁRIO DOCÊNCIA, MEMÓRIA E GÊNERO.I. SEMINÁRIO DOCÊNCIA, MEMÓRIA E GÊNERO. 1996. (Seminário).
    64. 18. Reunião Anual ANPEd. 18. Reunão Anual da ANPEd. 1995. (Congresso).
    65. 3. ETAPA DO CICLO DE ESTUDOS FACED.CICLO DE ESTUDOS. 1995. (Outra).
    66. oFICINA pEDAGÓGICA.PALESTRA: INTERDISCIPLINARIDADE: UM RESGATE DE SUA HISTÓRIA E DE SEUS PRESSUPOSTOS. 1995. (Oficina).
    67. I ENCONTRO ESTADUAL DE FILOSOFIA.I ENCONTRO ESTADUAL DE FILOSOFIA. 1990. (Encontro).
    68. XI ENCONTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA: A FILOSOFIA DIANTE DA SITUAÇÃO POLÍTICA E MORAL DO BRASIL.XI ENCONTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA: A FILOSOFIA DIANTE DA SITUAÇÃO POLÍTICA E MORAL DO BRASIL. 1989. (Encontro).
    69. III ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA.III ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA. 1988. (Encontro).
    70. VI ENCNOTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA.VI ENCONTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA. 1988. (Encontro).
    71. COLÕQUIO 1789 - SOMBRAS E LUZES.COLÓQUIO 1789 - SOMBRAS E LUZES. 1987. (Outra).
    72. VII ENCVONTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL.VII ENCONTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL. 1986. (Encontro).
    73. V ENCONTYRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA.V ENCONTRO ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA. 1985. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. TOMAZETTI, E. M.. XII Seminário Filosofia na Escola e IX Seminário PIBID Filosofia. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. TOMAZETTI, E. M.. XI SEMINÁRIO FILOSOFIA NA ESCOLA E VIIISEMINÁRIO PIBID ? FILOSOFIA. 2017. (Outro).. . 0.
    3. TOMAZETTI, E. M.; MORAES, Simone B. A. ; MIGUEL, Iván Gregório Silva ; DARIVA, Neyha G.. Coordenadora da Comissão Organizadora do X Seminário Filosofia na Escola e VI Seminário PIBID/Filosofia. 2015. Outro
    4. TOMAZETTI, E. M.; MORAES, Simone B. A.. I Encontro de Pesquisa da Linha de Pesquisa 2 - Práticas Escolares e Políticas Públicas. 2015. Outro
    5. TOMAZETTI, E. M.; TREVISAN, Amarildo Luis. Presidente da Comissão Organizadora do V Seminário Nacional de Filosofia e Educação e I Seminário Internacional de Filosofia e Educação. 2015. Outro
    6. TOMAZETTI, E. M.. IX Seminário Filosofia na Escola e V Seminário Pibid-Filosofia. 2014. (Outro).. . 0.
    7. TOMAZETTI, E. M.; MIGUEL, Iván Gregório Silva ; SANTOS, Jâneo M. V. dos ; OLIVEIRA, Ana Lúcia de ; MAIA, Átila Macedo ; ZIANI, E. S. ; CONRAD, E.. VIII Seminário Filosofia na Escola - IV Seminário PIBID.Filosofia. 2013. Outro
    8. BRUM, C. K. ; TOMAZETTI, E. M.. I Seminário Humanidades, Educação e Conhecimento. 2013. Outro
    9. TREVISAN, Amarildo Luiz ; TOMAZETTI, E. M. ; ROSSATO, Noeli Dutra. Organização do IV SENAFE - Seminário Nacional de FIlosofia e Educação: Confluências. 2012. Congresso
    10. TOMAZETTI, E. M.. VII Seminário Filosofia na Escola - III Seminário PIBID.Filosofia. 2012. (Outro).. . 0.
    11. TOMAZETTI, E. M.; TREVISAN, Amarildo Luiz ; LUNARDI, Márcia L. ; LAZZARIN, L. F. ; FERREIRA, Liliana S.. Comissão Organizadora do I COngresso Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. 2011. Congresso
    12. TOMAZETTI, E. M.; SILVA, Ivonei Freitas da ; MARÇAL, Katiuska I ; RIBEIRO, Tatiana de Mello ; RIBEIRO, Saulo. Comissão Organizadora do Projeto Intercâmbio - Ensino de Filosofia. 2011. Outro
    13. TOMAZETTI, E. M.. Comissão Organizadora do VI Seminário FIlosofia na Escola e II Seminário PIBID-Filosofia. 2011. (Outro).. . 0.
    14. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor ; SILVA, Marli da. I Seminário - Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores. 2010. Outro
    15. TOMAZETTI, E. M.; SILVA, Ivonei Freitas da ; MARÇAL, Katiuska I ; RIBEIRO, Tatiana de Mello. V Seminário Filosofia na Escola e I Seminário PIBID-FIlosofia/UFSM. 2010. Outro
    16. TOMAZETTI, E. M.; SILVA, Marli da ; CASANAVE, Abel L.. Comissão Organizadora do Seminário Filosofia e Práticas Curriculares. 2009. Outro
    17. TOMAZETTI, E. M.; RIBEIRO, Tatiana de Mello ; RIBEIRO, Saulo. IV Seminário Filosofia na Escola. 2009. Outro
    18. TOMAZETTI, E. M.; TREVISAN, Amarildo Luiz ; ROSSATO, Noeli Dutra ; OURIQUE, Maiane Liana H ; Ludwig, C. ; VALERIO, L. C. B. N.. III Seminário Nacional Filosofia e Educação- Confluências: Vida, Cultura e Educação. 2009. Outro
    19. TOMAZETTI, E. M.. II Semnário Local Filosofia na Escola. 2008. (Outro).. . 0.
    20. TOMAZETTI, E. M.. III seminário Local Filosofia na Escola. 2008. (Outro).. . 0.
    21. TOMAZETTI, E. M.; KLINKE, K. ; VALERIO, L. C. B. N. ; OLIVEIRA, Adriano M.. I Seminário da Linha de Pesquisa 2 - Práticas Escolares e Políticas Públicas. 2008. Outro
    22. TOMAZETTI, E. M.; MARÇAL, Katiuska I ; VALÉRIO, Luis Carlos ; CERENTINE, A. ; CARLESSO, Dariane ; SCHIMDT, A.. I Seminário Local - Filosofia na Escola. 2007. Outro
    23. TOMAZETTI, E. M.; TREVISAN, Amarildo Luiz. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências: Cultura e Alteridade. 2006. Outro
    24. TOMAZETTI, E. M.; FIGUEIREDO, Milene Santos. Organização do I Seminário Aberto da Linha de Pesquisa 2 - Educação, Política e Cultura. 2005. Outro
    25. TOMAZETTI, E. M.. I SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - Confluências. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Elisete Medianeira Tomazetti ⇔ Nara Vieira Ramos (10.0)
      1. RAMOS, NARA VIEIRA ; SALVA, SUELI ; TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA. SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÃ?DIO. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 15, p. 453-468, issn: 1984-7114, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)))
      2. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor. Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS - ISSN 0101 9031. Educação (UFSM). v. 36, p. 1-163, issn: 0101-9031, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (UFSM))
      3. RAMOS, Nara Vieir (Org.) ; TOMAZETTI, E. M. (Org.) ; SALVA, Sueli (Org.). EmDiálogo: jovem sujeito do ensino médio. 1ª ed. São Leopoldo/RS: OIKOS, 2018. v. 1000, p. 163.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. VIERA, Nara R (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) ; SALVA, SUELI (Org.). JUVENTUDES EM DIÁLOGO; FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 1 ed. São Lopoldo: oikos, 2017. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BENETTI, Cláudia Cisiane (Org.) ; Coelho, Roseane M. (Org.) ; TOMAZETTI, E. M. (Org.) ; RAMOS, Nara Vieir (Org.). PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO UFSM: Narrativas de Experiência - ISBN 9788558080170. 1ª ed. Santa Maria/RS: Editora Caxias, 2016. v. 500, p. 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, Adriano M. ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor. Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante - ISBN 9788576286233. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; Valéria Silva Ferreira. (Org.). Práticas Educativas Em Questão. 1ªed.Maringá. : Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2015.v. 1, p. 85-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. RAMOS, Nara Vieir ; TOMAZETTI, E. M.. Impacto de formación continua de maestros en las escuelas públicas de enseñanza secundaria- ISBN 9788469713822. Em: XIII CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO AUFOP 2014, v. 1, p. 1166-1174, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XIII CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO AUFOP 2014)
      8. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor ; SILVA, Marli da. Educação e Juventude: jovens das escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS - ISBN 21781028. Em: I Seminário Violar: problematizando as juventudes nas contemporaneidade, v. 1, p. 1-15, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Seminário Violar: problematizando as juventudes nas contemporaneidade)
      9. OLIVEIRA, A. M. ; SALVA, Sueli ; RAMOS, N. V. ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria - RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      10. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor ; SILVA, Marli da. Livro Roteiro - Que escola de ensino médio queremos?. Santa Maria: Gráfica Universitária. 2009. Subsídios para Grupo de Diálogo da Pesquisa Educação e Jueventude
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Elisete Medianeira Tomazetti ⇔ Sueli Salva (7.0)
      1. RAMOS, NARA VIEIRA ; SALVA, SUELI ; TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA. SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÃ?DIO. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 15, p. 453-468, issn: 1984-7114, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)))
      2. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor. Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS - ISSN 0101 9031. Educação (UFSM). v. 36, p. 1-163, issn: 0101-9031, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (UFSM))
      3. VIERA, Nara R (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) ; SALVA, SUELI (Org.). JUVENTUDES EM DIÁLOGO; FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 1 ed. São Lopoldo: oikos, 2017. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SALVA, Sueli ; RAMOS, Nara Vieir ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Ethiana Sarachin da Silva. Nas margens do Ensino Médio- Jovens de escolas públicas em processo de afastamento. 1 ed. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2017. v. 1, p. 205.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SALVA, Sueli ; RAMOS, Nara Vieir ; TOMAZETTI, E. M.. Ensino Médio EMdiálogo na escola: Como dialogar onde falta o silêncio?. Em: Nara Vieira Ramos; Elisete Medianeira Tomazetti; Sueli Salva. (Org.). Juventude em diálogo- Formação e Práticas no Ensino Médio. 1ed.São Leopoldo. : oikos. 2017.v. 1, p. 76-91.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, Adriano M. ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor. Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante - ISBN 9788576286233. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; Valéria Silva Ferreira. (Org.). Práticas Educativas Em Questão. 1ªed.Maringá. : Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2015.v. 1, p. 85-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, A. M. ; SALVA, Sueli ; RAMOS, N. V. ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria - RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:57