Grupo Filosofia, Cultura e Educação(FCE)

Sueli Salva

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de Didática e Práticas de Ensino na Educação Infantil. Pedagoga, especialista em dança, Doutora em educação pela UFRGS. Pós- doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. No PPGE/UFSM orienta e desenvolve pesquisas sobre os temas das culturas juvenis e infantis e práticas educativas. É membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq) e do Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em educação e Infância (GIECEI/CNPq). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8144640957398714 (10/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Av Roraima, 1000 Camobi 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil Telefone: (55) 32208000 Ramal: 8793 URL da Homepage: http://www.ufsm.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2016-Atual. As criancas e jovens estudantes de escolas publicas: olhares sobre os processos de aprendizagem, culturas, praticas educativas e politicas publicas
      Descrição: O grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio (FILJEM/Cnpq) e o Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância (GIECEI/Cnpq) tem aprofundado estudos que focalizam os jovens e as crianças em seus processos educativos. A preocupação é voltada para as práticas e políticas desenvolvidas na escola pública e aos processos educativos realizados no interior da mesma de uma forma global. No intuito de contribuir com os grupos de pesquisa e com a Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria elaboramos este projeto de pesquisa que tem como título ?As crianças e jovens estudantes de escolas públicas: olhares sobre os processos de aprendizagem, culturas, práticas educativas e políticas públicas? com o objetivo de analisar de que forma ocorrem os processos de aprendizagem, como ocorrem as práticas educativas nas escolas, interferências da cultura e repercussões das políticas públicas na formação dos sujeitos enquanto estudantes. Tais preocupações surgem a partir dos resultados de pesquisas que abordam o tema da juventude e ensino médio, em especial as concluídas por nosso grupo de pesquisa em 2010 e a última em 2014, ?Culturas juvenis e formação educacional: um estudo com os jovens estudantes das escolas públicas de Santa Maria que se afastam do processo formativos? que além de compreender as razões do afastamento dos jovens, levantou a hipótese de que muitos abandonam a escola porque não conseguem aprender o conhecimento escolar e a pesquisa: ?Infância, juventude e formação educacional: um estudo sobre a vida cotidiana de estudantes ?pais? e das crianças, seus filhos e filhas que vivem nas Casas do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)?, que acompanhou a trajetória de vida de jovens e crianças no interior da Casa do Estudante. Além disso, nos comprometemos a olhar para os processos educativos na educação infantil considerando as últimas políticas públicas em fase de implementação e que nos desafiam a encontrar caminhos para construir uma educação infantil que não só inclua as crianças no contexto escolar, mas que inclua com qualidade, considerando a qualidade como um direito. Por essa razão os processos de aprendizagem de jovens e crianças, culturas e inter-relações com as políticas públicas se tornam o centro dessa investigação. O objetivo da investigação é analisar de que forma ocorrem os processos de aprendizagem, como ocorrem às práticas educativas nas escolas, interferências da cultura e repercussões das políticas públicas na formação dos sujeitos enquanto estudantes. Terá como contextos investigativos as escolas públicas de Santa Maria e outras cidades do Rio Grande do sul.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador / Neusa Maria Roveda Stimamiglio - Integrante / Daiele Zuquetto Rosa - Integrante / Lucas da Silva Martinez - Integrante / Magda SCHMIDT - Integrante / Lisaura Beltrame - Integrante / Lilian Mendes da Silva - Integrante / Nathiele Ferreira da Silva - Integrante / Andreza Saydelles da Rosa - Integrante / Madson Escobar - Integrante / Dhienifer da Rosa Martins - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Sueli Salva.
    2. 2016-Atual. ESCOLAS PUBLICAS: OLHARES SOBRE AS PRATICAS EDUCATIVAS, RELACOES DE GENERO E POLITICAS PUBLICAS
      Descrição: No intuito de investigar o tema gênero e educação e contribuir com os grupos de pesquisa bem como com a Linha de Pesquisa: Práticas Educativas e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria elaboramos este projeto de pesquisa que tem como título ?Escolas públicas: olhares sobre as práticas educativas, relações de gênero e políticas públicas?. A investigação tem como objetivo ?analisar as concepções de gênero construídas por estudantes de escolas públicas e possíveis implicações para a sua formação educativa?, busca ainda compreender de que forma essas concepções são construídas no contexto escolar, qual o papel dos professores e professoras nessa construção, que práticas favorecem ou problematizam as desigualdades e ainda se ocorrem prática preventivas relacionadas ao preconceito e discriminação. A abordagem teórico-metodológica seguirá os estudos de gênero e perspectiva construcionista a partir de autores como Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Guacira Louro (2008, 2011), Pierre Bourdieu (2003), Dagmar Meyer(2012), Jane Felipe (2012)Walkerdine (1995), Scott (1995), entre outros. A metodologia de abordagem qualitativa seguirá os pressupostos da etnografia (MATOS e CASTRO, 2012), análise contextual discursiva (MORAES, 2003) será utilizada para a interpretação dos dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador / Nara Vieira Ramos - Integrante / Elisete M. Tomazetti - Integrante / Márcia E. L. Paixão - Integrante / Katiúcia Pletiskaitz - Integrante / Sandra Mara Venturine - Integrante / Karine Weber - Integrante / Litiéli Schiitz - Integrante.
      Membro: Sueli Salva.
    3. 2014-2015. Midias e Juventude: aspectos educativos e culturais em (des)encontro.
      Descrição: O projeto de estudos de pós-doutorado Mídias e Juventude: aspectos educativos e culturais em (des)encontro, a ser desenvolvido na Universidade de estudos de Milão, no Departamento de Estudos Sociais e Políticos, sob a orientação do professor Drº Enzo Colombo tem como objetivo geral analisar as mudanças ocorridas nas culturas juvenis, resultantes das interlocuções dos jovens com as mídias digitais e compreender de que forma os processos comunicativos construídos pelos jovens estudantes na interação com as mídias, são inseridos e utilizados no contexto educativo escolar. Pretende-se ainda buscar bases teóricas que possam contribuir para o aprofundamento da pesquisa ?culturas juvenis e formação educacional: um estudo com os jovens estudantes das escolas públicas que se afastam dos processos formativos? (CNPq/CAPES Nº 07/2011, processo: 400793/2011-3. Objetivo geral ? Analisar as mudanças ocorridas nas culturas juvenis resultantes das interlocuções dos jovens com as mídias digitais e compreender de que forma estas estão sendo inseridas e utilizadas no contexto educativo escolar. ? Objetivos Específicos ? Aprofundar e atualizar o conhecimento a respeito de referenciais teóricos e metodológicos sobre culturas juvenis. ? Aprofundar e atualizar conhecimentos que possibilitem a construção da intersecção entre o uso social e escolar das mídias visando sua utilização como recurso no processo de ensino e aprendizagem. ? Inserção no Setor de Sociologia dos Processos Culturais e Comunicativos, do qual o professor Enzo Colombo faz parte, visando aprofundamento da temática sobre os processos culturais e comunicativos dos jovens estudantes. ? Inserção nas atividades do laboratório de pesquisa e análise sobre a comunicação mídia no âmbito social, cultural e político (MediaCom) e no ?Laboratório de estudos críticos sobre imigrações forçadas? (ESCAPES) buscando apropriação de referencias teórico-metodológicos sobre a pesquisa em mídia. ? Realizar pesquisa sobre culturas juvenis, mídias e processos de escolarização que possibilite um estudo comparativo entre ações desenvolvidas nas escolas públicas do Ensino Médio de Santa Maria/RS e da ?Scuola Secondária di Secondo Grado? de Milão/Itália. ? Qualificar as intervenções realizadas nas escolas do Ensino Médio, ligadas ao projeto Portal Ensino Médio EMdiálogo, contribuindo e refletindo sobre as produções dos jovens estudantes e formação de professores. ? Constituir uma rede de intercâmbio entre o grupo de pesquisa FILJEM e o laboratório de pesquisa ?Laboratório de estudos críticos sobre imigrações forçadas? (ESCAPES) e do laboratório de pesquisa e análise sobre a comunicação mídia no âmbito social, cultural e político (MediaCom) ? Contribuir para a melhoria da qualidade das atividades acadêmico-científicas e a formação de pesquisadores junto ao PPGE/UFSM. Contribuir com o processo de consolidação e internacionalização do PPGE/UFSM. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador / Enzo Colombo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Sueli Salva.
    4. 2012-2013. CULTURAS JUVENIS E FORMACAO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PUBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto se insere na Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo compreender os motivos que levam muitos jovens a se afastarem dos processos formativos escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador / Nara R Viera - Integrante / Elisete M. Tomazetti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Salva.
    5. 2011-2013. CULTURAS JUVENIS E FORMACAO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PUBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Salva.
    6. 2010-2015. CULTURAS JUVENIS E FORMACAO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PUBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto se insere na Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo compreender os motivos que levam muitos jovens a se afastarem dos processos formativos escolares. Esta pesquisa acontecerá ao longo de cinco anos, acompanhando os processos dos jovens de modo longitudinal a partir de um mapeamento das escolas as quais os fenômenos de abandono, defasagem idade-série e transferência para a EJA mais se destacam. Posteriormente serão organizados ?Grupos de Discussão?, metodologia que considera o discurso da discussão como porta voz de um discurso social (MURILLO e MENA, 2006). Este projeto de pesquisa se desenvolvera em quatro etapas conforme explicitado ao longo do projeto. A primeira realizada junto a Institutos de Pesquisa, 8ª CRE e SEC - Santa Maria com vistas a levantar os dados referentes à vida escolar dos jovens estudantes que encontram-se em defasagem, que abandonaram a escola ou que tenham se transferido para a modalidade EJA a partir do quarto ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Essa etapa será complementada com os dados das escolas referente ao ingresso e conclusão dos estudantes de ensino fundamental e médio. A segunda etapa consistirá na localização de jovens que estão em situação de defasagem ou que abandonaram os processos formativos institucionais escolares no ensino fundamental e médio. Com estes jovens serão realizadas entrevistas em profundidade. Na terceira etapa os jovens serão convidados a participar do ?Grupo de Discussão? com o intuito de discutir questões referentes ao processo formativo escolar e na quarta etapa o processo de análise e divulgação dos dados. Para finalizar cabe destacar que esse estudo pode contribuir para a compreensão as trajetórias desses jovens nos seus processos formativos e, a partir dos dados repercutir nas políticas de formação docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Salva.
      Descrição: Tem como objetivo compreender os motivos que levam muitos jovens a se afastarem dos processos formativos escolares. Dados estatísticos disponibilizados por institutos de pesquisa como: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), das pesquisas desenvolvidas pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) apontam dados preocupantes em relação a juventude e escolarização. Os dados recentes da pesquisa ?Educação e Juventude: jovens das escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS? apontam que dos 370 jovens pesquisados, 45,78% estão no primeiro ano e apenas 19,19% encontram-se no terceiro ano. Os dados nos permitem observar um fenômeno recorrente que se refere ao percentual significativo de estudantes que iniciam seu processo formativo escolar e por diferentes motivos não conseguem concluir os estudos de ensino fundamental e médio até os 16 ou 17 anos, prolongando esse final até 29 anos e muitas vezes nem concluindo o ensino fundamental ou médio. A metodologia utilizada nesse estudo abarcará tantodados quantitativos por meio dos Institutos de Pesquisa, 8ª Coordenadoria do Estado do RS (8ªCRE) e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (SME), como qualitativos por meiode observações in loco, registros em diários de campo, entrevista aberta inspirada na abordagem etnográfica e ?Grupos de Discussão?, metodologia que considera o discurso da discussão como porta voz de um discurso social (MURILLO e MENA, 2006). As entrevistas serão realizadas com jovens que vivem situações de afastamento no seu percurso formativo. Esta pesquisa acontecerá ao longo de dois anos, acompanhando os processos dos jovens a partir de um mapeamento das escolas as quais os fenômenos de abandono, defasagem idadesérie e transferência para a EJA mais se destacam. Este projeto de pesquisa se desenvolveraem três etapas conforme ex. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Nara Vieira Ramos - Integrante / Sueli Salva - Coordenador / Elisete Tomazetti - Integrante / Carmem Zeli Vargas Gil - Integrante / Carla Beatriz Meinerz - Integrante / Ethiana Sarachim Ramos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Nara Vieira Ramos.
    7. 2010-2010. INFANCIA, JUVENTUDE E FORMACAO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES ?PAIS? E DAS CRIANCAS, SEUS FILHOS E FILHAS QUE VIVEM NAS RESIDENCIAS UNIVERSITARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
      Descrição: O projeto de pesquisa ?Infância, Juventude e Formação Educacional: um estudo sobre a vida cotidiana dos estudantes ?pais? e das crianças, seus filhos e filhas que vivem nas residências universitárias da Universidade Federal de Santa Maria? tem como objetivo realizar uma investigação qualitativa sobre a vida cotidiana das crianças e dos seus pais que vivem nas residências universitárias, da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo terá como metodologia a abordagem etnográfica, longitudinal prevendo o acompanhamento das crianças e seus pais, durante o período e vigência dos estudos dos pais e, consequentemente da vida das crianças na residência universitária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sueli Salva - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Salva.
    8. 2008-2010. PESQUISA EDUCACAO E JUVENTUDE: JOVENS DAS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MEDIO DE SANTA MARIA/RS.
      Descrição: A pesquisa Educação e Juventude: Jovens das Escolas Públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS, tem como objetivo construir uma investigação diagnóstica e reflexiva sobre o jovem das escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS. A metodologia será realziada em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa a partir de grupos de diálogo (de orientação canadense). Os estudos e pesquisas sobre currículo e a formação dos professores do Ensino Médio poderão receber subsídios fundamentais para a análise e propostas diferenciadas no ambito da Universidade Federal de Santa Maria. O Projeto é coordenado pelas professoras Drª Elisete M. Tmazetti e Drª Nara V. Ramos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sueli Salva - Coordenador / Nara Viera Ramos - Integrante / Elisete M. Tomazetti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Salva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenagem especial ao compromentimento e dedicação no desenvolvimento do Programa Pró-Letramento MEC/SEB Alfabetização e Linguagem, UFSM.. 2011.
      Membro: Sueli Salva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (104)
    1. 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?. 2017. (Congresso).
    2. 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11 transformações , conexões deslocamentos. Diálogos Sobre Gênero e Sexualidade com Professoras da Educação Infantil. 2017. (Congresso).
    3. Fórum Gaúcho de Educação Infantil e do Ciclo de estudos.Relato das ações do FREICENTRAL. 2017. (Encontro).
    4. XXXIII ensontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. 2017. (Encontro).
    5. II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância.Gênero e sexualidade: diálogos com professores na Educação Infantil. 2016. (Seminário).
    6. VIII Encontro Brasileiro da RED Estrado: trabalho docente e PNE: desafios à valorização profissional.Coordenador de Mesa. 2016. (Encontro).
    7. seminário de autoformação do coletivo do projeto proinfância UFSM. 2013. (Seminário).
    8. Seminário Regional PROINFÂNCIA - Ciclo Formativo e Auto-Formativo dos coletivos e II Seminário do Curso de Especialização em Docência na educação Infantil dos. 2013. (Seminário).
    9. Vozes dos Docentes do CE. 2013. (Encontro).
    10. 27ª Jornada Acadêmica Integrada.Docência na educação Básica. 2012. (Encontro).
    11. III Seminário Internacional de Gestão Educacional. 2012. (Seminário).
    12. I Seminário Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento.Contexto Social e Cultural do aluno e a pesquisa socioantropológica. 2012. (Seminário).
    13. IX anped Sul.Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia. 2012. (Seminário).
    14. IX anped Sul.Sobre pesquisas com jovens alunos de Ensino Médio. 2012. (Seminário).
    15. IX anped Sul.A Infância re-inventada no Contexto Universitário: os filhos e filhas dos/as estudantes que vivem nas ceus.. 2012. (Seminário).
    16. Seminário nacional Ensino Médio integral. 2012. (Seminário).
    17. V JUBRA.Jovens das Escolas do Ensino Médio de Santa Maria: Escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante. 2012. (Simpósio).
    18. 26º Jornada Acadêmica Integrada. 2011. (Outra).
    19. I Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade."Embaixo da Mesa eles fazem coisas" uma reflexão sobre as relações de gênero na educação infantil.. 2011. (Seminário).
    20. II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão.Formação Continuada: Expectativas e Motivações expressas por professores e rofessoras da rede Pública de Santa Maria. 2010. (Seminário).
    21. I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Porfessores. 2010. (Seminário).
    22. I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores. 2010. (Seminário).
    23. IV JUBRA.Narrativas Sobre o Amor: o que as jovens tem a dizer sobre isso?. 2010. (Simpósio).
    24. JAI.Infancias, Juventudes e Gênero: processos socioculturais e desafios educacionais. 2010. (Outra).
    25. JAI.INFÂNCIA, JUVENTUDE E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES ?PAIS? E DAS CRIANÇAS, SEUS FILHOS E FILHAS QUE VIVEM NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.. 2010. (Outra).
    26. VI Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil e V Encontro Regiona Sul de Educação Infantil do Movimento Interfóruns de Educação Infantil. 2010. (Encontro).
    27. VIOLAR.Educação e Juventude: Jovens das escolas públicas do ensino médio de Santa Maria/RS. 2010. (Seminário).
    28. XV ENDIPE. 2010. (Encontro).
    29. 32ªreunião anual da ANPED. 2009. (Outra).
    30. Aula Inaugural 2009.Aula Inaugural 2009 Cidade escola: formação Integral educação de qualidade. 2009. (Encontro).
    31. Curso de Extensão Escola e Pesquisa: Um encontro Possível. 2009. (Outra).
    32. II Congresso de Educação, Arte e Cultura. 2009. (Congresso).
    33. II Curso de Formação de Profissionais: A Escola que Portege. 2009. (Outra).
    34. III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a aprendizagem. 2009. (Seminário).
    35. IX Seminnário Escola e Pesquisa: um encontro possível. 2009. (Seminário).
    36. VIII Seminário de Educação Superior. 2009. (Seminário).
    37. XV encontro Sul Riograndense de Pesquisadores em Educação.A vida Cotidiana de Jovens Mulheres: histórias em construção. 2009. (Encontro).
    38. Aula Inaugural 2008 "Águas de Março". 2008. (Encontro).
    39. ENDIPE. 2008. (Encontro).
    40. VIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível e VIII Congresso Ibope Unesco: A pesquisa que ensina. 2008. (Congresso).
    41. 1º Concreso mundial de alfabetización. 2005. (Congresso).
    42. Aula Inaugural do ano letivo de 2005. 2005. (Encontro).
    43. Forum da 12ª Edição do escola Faz Arte. 2005. (Encontro).
    44. Forum da 12ª Edição do Escola Faz Arte. 2005. (Outra).
    45. Pedagogia 2005 - Encuentro por la unidad de los edcuadores.Vivencias Juveniles en el contexto escolar. 2005. (Encontro).
    46. Reunião anual da SBPC.A vida adolescente - um olhar através da dança. 2005. (Outra).
    47. Seminário Juventude Brasileira e democracia. 2005. (Seminário).
    48. V Forum Social Mundial. 2005. (Outra).
    49. 27ª anped. 2004. (Encontro).
    50. A educação para um outro mundo possível. 2004. (Outra).
    51. Escola Cidadã: o desafio da democratização e da aprendizagem. 2004. (Seminário).
    52. III Congresso IBOPE-UNESCO - A Pesquisa que Ensina. 2004. (Congresso).
    53. I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: Poder Identidade e Diferença.I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. 2004. (Seminário).
    54. JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: Perspectivas e Ações em Saúde, Educação e Cidadania.Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2004. (Simpósio).
    55. V anped Sul.V anped Sul - Seminário da Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).
    56. 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2003. (Seminário).
    57. Confêrencias Pedagógicas das Escolas Municipais. 2003. (Encontro).
    58. Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível. 2003. (Congresso).
    59. Encontro Regional das Confêrencias Pedagógicas das Escolas Municipais.Confêrencias Pedagógicas. 2003. (Encontro).
    60. Escola Cidadã: para ler e escrever um novo mundo. 2003. (Seminário).
    61. Na contracorrente da universidade operacional. 2002. (Seminário).
    62. Seminario Internazionale in ricordo di Alberto Melucci. 2002. (Seminário).
    63. VII Jornada de Verão. 2002. (Outra).
    64. A Educação e o Mercosul/Conesul - Dasafio Político e Pedagógico. 2001. (Encontro).
    65. A Educação no Mundo Globalizado. 2001. (Outra).
    66. VI Jornada de Verão. 2001. (Encontro).
    67. A Educação Popular Faz História: a Contribuição de Paulo Freire. 2000. (Seminário).
    68. Curso de Psicopedagogia. 2000. (Outra).
    69. Globalização, Neoliberalismo y Pobresa. 2000. (Encontro).
    70. Utopia e Democracia: Os Inéditos Viáveis na Educação Cidadã. 2000. (Seminário).
    71. Século XXI: Qual conhecimento? Qual Currículo?. 1999. (Seminário).
    72. A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. 1998. (Seminário).
    73. Escola Cidadã no Ciclo da Aprendizagem. 1998. (Seminário).
    74. I Encontro Estadual de especialistas em Educação do CPERS - Sindicato debatendo a profissão. 1998. (Encontro).
    75. Turmas de Progressão - Nossa Construção. 1998. (Outra).
    76. Identidade Social e a Construção do Conhecimento. 1997. (Seminário).
    77. Seminário de Inteligência Emocional e Inteligência Operatória. 1997. (Seminário).
    78. Especialista em Educação na pesrspectiva da escola cidadã, resgatando sua história e construíndo um novo referencial. 1996. (Oficina).
    79. III Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. 1996. (Seminário).
    80. II Seminário Internacional Reestruturação Curricular - Teoria e Prática no Cotidiano da Escola. 1995. (Congresso).
    81. VII Encuentro Latinoamericano de Educadores Católicos. 1995. (Encontro).
    82. Melhoria da Qualidade de Ensino. 1994. (Oficina).
    83. Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Ensinando e aprendendo para um novo tempo. 1994. (Seminário).
    84. Melhoria na qualidade de ensino. 1993. (Outra).
    85. Curso de Introdução a Psicopedagogia. 1992. (Outra).
    86. II Jornada de Estudos Pedagógicos. 1992. (Outra).
    87. Internacional sobre Aprendizado - Construtivismo pos Piagetiano. 1992. (Seminário).
    88. Seminário Nacional Gestão Democrática e Qualidade de Ensino. 1992. (Seminário).
    89. XIII Seminário Estadual de Orientação Educação - Ousando ser orientador educacional hoje. 1992. (Seminário).
    90. Ensino e Interdisciplinariedade nas Séries Iniciais. 1991. (Oficina).
    91. II Seminário de Estudos do Curriculos por Atividades. 1991. (Seminário).
    92. I Seminário de Estudos do Currículo por Atividades. 1991. (Seminário).
    93. Supervisão e Orientação Educacional. 1991. (Oficina).
    94. Encontro com Paulo Freire - A Escola da Vida na Vida da Escola. 1989. (Encontro).
    95. Encontro de Educadores com Emília Ferreiro - Alfabetização uma questão popular. 1989. (Encontro).
    96. Aperfeiçoamento das condições técnico-adminstrativas do ensino municipal no Rio Grande do Sul. 1987. (Seminário).
    97. Seminári de Arte Integrada a Educação. 1986. (Seminário).
    98. II Jornada Nacional de Línua Portuguesa e de Literatura Brasileira. 1985. (Outra).
    99. Seminário Estadual de Avaliação, Comlementação e Divulgação de Experiências Educativas em Séries Iniciais do Ensino de 1º Grau, na Área de influência da Uniijuí. 1985. (Seminário).
    100. Curso de extensão cultural, debates e propostas em educação. 1984. (Outra).
    101. Curso de Orientação Curricular. 1984. (Outra).
    102. Curso de Técnicas de Alfabetização. 1983. (Outra).
    103. Educação em Questão. 1983. (Outra).
    104. II Ciclos de Estudos: Educação em Questão. 1983. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. OLIVEIRA, A. M. ; SCHICKMANNE, V. ; SALVA, Sueli ; VIERA, Nara R ; TOMAZETTI, Elisete M.. II Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores. 2013. Outro
    2. SALVA, Sueli. Infâncias, Juventudes e relações de gênero no contexto educativo escolar. 2012. (Outro).. . 0.
    3. SALVA, Sueli; Stimamiglio, Neusa Maria R.. Infâncias, Juventudes e Relações de Gênero no contexto educativo escolar. 2011. Outro
    4. SALVA, Sueli. I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores. 2010. (Outro).. . 0.
    5. SALVA, Sueli. I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores. 2010. (Outro).. . 0.
    6. SALVA, Sueli. I Seminário Culturas Juvenis e Ensino Médio. 2010. (Outro).. . 0.
    7. SALVA, Sueli. Infâncias, Juventudes e Gênero: processos sococulturais e desafios educacionais. 2010. (Outro).. . 0.
    8. SALVA, Sueli. IX Seminário "Escola e Pesquisa: Um encontro possível. 2009. (Outro).. . 0.
    9. SALVA, Sueli. coordenador de mesa. 2009. (Outro).. . 0.
    10. SALVA, Sueli; CANCIAN, Viviane A.. Forum Regional de Educação Infantil da Região Central (FREICENTRAL). 2009. Outro
    11. SALVA, Sueli. Encontros de diálogo 2007/2008 O feminino nas relações escolares. 2008. (Outro).. . 0.
    12. SALVA, Sueli. VIII Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível e Congresso IBOPE UNESCO: A pesquisa que ensina. 2008. (Outro).. . 0.
    13. SALVA, Sueli. Grupo de Dança Che Píá. 2001. (Congresso).. . 0.
    14. SALVA, Sueli. Desfile cívico- Estudantil da Rede Muncipal de Ensino de Porto Alegre. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Sueli Salva ⇔ Nara Vieira Ramos (15.0)
      1. SALVA, Sueli; RAMOS, Ethiana Sarachim ; RAMOS, N. V.. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola - issn 1984-6444. Educação (Santa Maria. Online). v. 41, p. 171-182, issn: 0101-9031, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (Santa Maria. Online))
      2. RAMOS, NARA VIEIRA ; SALVA, SUELI ; TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA. SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÃ?DIO. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 15, p. 453-468, issn: 1984-7114, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)))
      3. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor. Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS - ISSN 0101 9031. Educação (UFSM). v. 36, p. 1-163, issn: 0101-9031, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (UFSM))
      4. SALVA, Sueli; GIL, C. Z. V. ; RAMOS, N. V. ; STECANELA, N. ; FISCHER, Nilton Bueno. Por uma Política de Direitos na Educação. Democracia Viva. v. 30, p. 06-11, issn: 1415-1499, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Democracia Viva)
      5. SALVA, Sueli; GIL, C. Z. V. ; RAMOS, N. V. ; FISCHER, Nilton Bueno ; STECANELA, N.. Porto Alegre: A Arte da Escuta na Formulação de Políticas Públicas. Democracia Viva. v. 30, p. 20-21, issn: 1415-1499, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Democracia Viva)
      6. VIERA, Nara R (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) ; SALVA, SUELI (Org.). JUVENTUDES EM DIÁLOGO; FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 1 ed. São Lopoldo: oikos, 2017. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, Adriano M. ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor. Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante - ISBN 9788576286233. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; Valéria Silva Ferreira. (Org.). Práticas Educativas Em Questão. 1ªed.Maringá. : Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2015.v. 1, p. 85-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SALVA, Sueli; RAMOS, N. V. ; GIL, C. Z. V. ; FISCHER, Nilton Bueno ; STECANELA, N.. Juventude e Democracia: Diálogos sobre a participação no trabalho, na educação e na cultura. Em: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, p. 59-87, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação)
      9. SALVA, Sueli; SCHICKMANNE, V. ; TOMAZETTI, Elisete M. ; VIERA, Nara R ; OLIVEIRA, A. M. ; SILVA, M.. Educação e Juventude: Jovens das Escolas Públicas de Santa Maria. Em: I Seminário Violar, 2010, Campinas. Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade.. Campinas: UNICAMP, v. 1, p. 7-106, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. OLIVEIRA, A. M. ; SALVA, Sueli ; RAMOS, N. V. ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria - RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      11. SALVA, Sueli; SCHICKMANNE, V. ; RAMOS, N. V. ; OLIVEIRA, A. M. ; TOMAZETTI, Elisete M. ; SILVA, M.. Educação e Juventude: Jovens das escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
      12. FISCHER, N. B. ; RAMOS, N. V. ; SALVA, S. ; STECANELA, N. ; ZELI, C.. Juventude e Democracia: Diálogos sobre a participação no trabalho, na educação e na cultura. 2006. Apresentação de Trabalho/Seminário
      13. SALVA, S. ; RAMOS, N. V. ; TOMAZETTI, E. ; RAMOS, E. S. ; MIGUEL, I. G. S. ; URRUTIA, K. O. ; FONTOURA, I. S. ; MEDEIROS, C. X. ; STRAUSS, M. ; KRUG, C. L. ; SILVA, C. J. M. M.. CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS. 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]
      14. SALVA, S. ; RAMOS, N. V. ; TOMAZETTI, E. ; RAMOS, E. S. ; MIGUEL, I. G. S. ; URRUTIA, K. O. ; FONTOURA, I. S. ; MEDEIROS, C. X. ; KRUG, C. L. ; SILVA, C. J. M. M.. CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS. 2014. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]
      15. OLIVEIRA, A. M. ; RAMOS, N. V. ; SALVA, Sueli ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Que Escola de Ensino Médio Queremos?. 2009. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Grupo de Diálogo da Pesquisa Educação e Juventude
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sueli Salva ⇔ Elisete Medianeira Tomazetti (7.0)
      1. RAMOS, NARA VIEIRA ; SALVA, SUELI ; TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA. SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÃ?DIO. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 15, p. 453-468, issn: 1984-7114, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)))
      2. TOMAZETTI, E. M.; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; OLIVEIRA, Adriano M. ; SCHLICKMANN, Vitor. Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS - ISSN 0101 9031. Educação (UFSM). v. 36, p. 1-163, issn: 0101-9031, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Educação (UFSM))
      3. VIERA, Nara R (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) ; SALVA, SUELI (Org.). JUVENTUDES EM DIÁLOGO; FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 1 ed. São Lopoldo: oikos, 2017. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SALVA, Sueli ; RAMOS, Nara Vieir ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Ethiana Sarachin da Silva. Nas margens do Ensino Médio- Jovens de escolas públicas em processo de afastamento. 1 ed. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2017. v. 1, p. 205.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SALVA, Sueli ; RAMOS, Nara Vieir ; TOMAZETTI, E. M.. Ensino Médio EMdiálogo na escola: Como dialogar onde falta o silêncio?. Em: Nara Vieira Ramos; Elisete Medianeira Tomazetti; Sueli Salva. (Org.). Juventude em diálogo- Formação e Práticas no Ensino Médio. 1ed.São Leopoldo. : oikos. 2017.v. 1, p. 76-91.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, Adriano M. ; TOMAZETTI, E. M. ; RAMOS, Nara Vieir ; SALVA, Sueli ; SCHLICKMANN, Vitor. Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante - ISBN 9788576286233. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; Valéria Silva Ferreira. (Org.). Práticas Educativas Em Questão. 1ªed.Maringá. : Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2015.v. 1, p. 85-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. OLIVEIRA, A. M. ; SALVA, Sueli ; RAMOS, N. V. ; SCHICKMANNE, V. ; SILVA, M. ; TOMAZETTI, Elisete M.. Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria - RS. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 14/02/2019 11:40:57