GRUPO INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA - GEIJC
Bruna Padilha Goncalves
Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso campus Rondonópolis. Se identifica com os temas ligados à educação, arte, infância, corpo e sexualidade. (Texto informado pelo autor)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
SALGADO, Raquel Gonçalves; ARAUJO, E. E. B. ; GONCALVES, B. P.. Entre o sagrado e o profano: o corpo da criança como discurso numa instituição de Educação Infantil. Em: II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes, p. 1213-1219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes)
GONCALVES, B. P. ; ARAUJO, E. E. B. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. O corpo da criança nos discursos de uma instituição de Educação Infantil. Em: Congresso de Pesquisa em Educação, p. 1-11, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação)
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Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (2)
GONCALVES, B. P. ; SALGADO, Raquel Gonçalves ; ARAUJO, E. E. B.. O Corpo da Criança nos discursos de uma instituição de educação infantil. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GONÇALVES, B. P.; SALGADO, R. G.. Evento de Iniciação Científica. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
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Tese de doutorado (0)
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Supervisões e orientações concluídas
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Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
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Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2015-2016. ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: O CORPO DA CRIANCA NOS DISCURSOS COTIDIANOS DE UMA INSTITUICAO DE EDUCACAO INFANTIL Descrição: Tomando como referenciais teóricos os estudos foucaultianos, de gênero e da infância, que abordam a infância, a sexualidade e o corpo como construções históricas e culturais, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo compreender as tensões entre os discursos que incidem sobre o corpo da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil, contemplando: os discursos dos/as professores/as e outros/as profissionais da educação; os discursos das famílias; os discursos midiáticos que circulam na instituição; e como as crianças se apropriam desses discursos em suas relações e experiências. Para a análise dos discursos em torno do corpo da criança, que circulam na instituição educativa, temos como aportes teórico-metodológicos os conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. O contexto da pesquisa será uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Rondonópolis, que abarca a creche crianças de 0 a 3 anos e a pré-escola crianças de 4 a 5 anos, a fim de compreender as possíveis nuanças dos discursos de cuidados e proteção, que incidem sobre os corpos das crianças, em função das idades. Pretendemos realizar a pesquisa com todas as pessoas que fazem parte da instituição: crianças, professores/as, auxiliares de higienização e de limpeza. Além disso, participarão da pesquisa familiares das crianças, que frequentam a instituição. Como recursos metodológicos, pretendemos realizar observações participante das pessoas no cotidiano da instituição, acompanhadas de diário de campo e gravador de voz; entrevistas não diretivas com os/as professores/as e outros/as profissionais de educação que atuam na instituição; e intervenções junto à equipe de professores/as e às famílias das crianças a partir de questões relacionadas ao tema central da pesquisa. Busca-se, com esta pesquisa, contribuir para o debate contemporâneo sobre a infância, sobretudo no âmbito da educação de crianças e da formação de professores, uma vez que temas, como sexualidade, relações de gênero e corpo infantil, são ainda de pouca ressonância na área devido ao seu forte silenciamento, como se estivessem alijados da infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Bruna Padilha Gonçalves - Integrante / Raquel Gonçalves Salgado - Coordenador / Elayne Borges - Integrante. Membro: Bruna Padilha Goncalves. Descrição: Tomando como referenciais teóricos os estudos foucaultianos, de gênero e da infância, que abordam a infância, a sexualidade e o corpo como construções históricas e culturais, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo compreender as tensões entre os discursos que incidem sobre o corpo da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil, contemplando: os discursos dos/as professores/as e outros/as profissionais da educação; os discursos das famílias; os discursos midiáticos que circulam na instituição; e como as crianças se apropriam desses discursos em suas relações e experiências. Para a análise dos discursos em torno do corpo da criança, que circulam na instituição educativa, temos como aportes teórico-metodológicos os conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. O contexto da pesquisa será uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Rondonópolis, que abarca a creche ? crianças de 0 a 3 anos ? e a pré-escola ? crianças de 4 a 5 anos, a fim de compreender as possíveis nuanças dos discursos de cuidados e proteção, que incidem sobre os corpos das crianças, em função das idades. Pretendemos realizar a pesquisa com todas as pessoas que fazem parte da instituição: crianças, professores/as, auxiliares de higienização e de limpeza. Além disso, participarão da pesquisa familiares das crianças, que frequentam a instituição. Como recursos metodológicos, pretendemos realizar observações participante das pessoas no cotidiano da instituição, acompanhadas de diário de campo e gravador de voz; entrevistas não diretivas com os/as professores/as e outros/as profissionais de educação que atuam na instituição; e intervenções junto à equipe de professores/as e às famílias das crianças a partir de questões relacionadas ao tema central da pesquisa. Busca-se, com esta pesquisa, contribuir para o debate contemporâneo sobre a infância, sobretudo no âmbito da educação de crianças e da formação de professores, uma vez que temas, como sexualidade, relações de gênero e corpo infantil, são ainda de pouca ressonância na área devido ao seu forte silenciamento, como se estivessem alijados da infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Raquel Gonçalves Salgado - Coordenador / Bruno do Prado Alexandre - Integrante / Danilo Flávio Stefani Neto - Integrante / Elayne Eva Borges Araújo - Integrante / Bruna Padilha Gonçalves - Integrante / Antonio Cleber Zequetto - Integrante / Hugo Higino Perez de Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 8 Membro: Raquel Goncalves Salgado. Descrição: Tomando como referenciais teóricos os estudos foucaultianos, de gênero e da infância, que abordam a infância, a sexualidade e o corpo como construções históricas e culturais, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo compreender as tensões entre os discursos que incidem sobre o corpo da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil, contemplando: os discursos dos/as professores/as e outros/as profissionais da educação; os discursos das famílias; os discursos midiáticos que circulam na instituição; e como as crianças se apropriam desses discursos em suas relações e experiências. Para a análise dos discursos em torno do corpo da criança, que circulam na instituição educativa, temos como aportes teórico-metodológicos os conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. O contexto da pesquisa será uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Rondonópolis, que abarca a creche crianças de 0 a 3 anos e a pré-escola crianças de 4 a 5 anos, a fim de compreender as possíveis nuanças dos discursos de cuidados e proteção, que incidem sobre os corpos das crianças, em função das idades. Pretendemos realizar a pesquisa com todas as pessoas que fazem parte da instituição: crianças, professores/as, auxiliares de higienização e de limpeza. Além disso, participarão da pesquisa familiares das crianças, que frequentam a instituição. Como recursos metodológicos, pretendemos realizar observações participante das pessoas no cotidiano da instituição, acompanhadas de diário de campo e gravador de voz; entrevistas não diretivas com os/as professores/as e outros/as profissionais de educação que atuam na instituição; e intervenções junto à equipe de professores/as e às famílias das crianças a partir de questões relacionadas ao tema central da pesquisa. Busca-se, com esta pesquisa, contribuir para o debate contemporâneo sobre a infância, sobretudo no âmbito da educação de crianças e da formação de professores, uma vez que temas, como sexualidade, relações de gênero e corpo infantil, são ainda de pouca ressonância na área devido ao seu forte silenciamento, como se estivessem alijados da infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Bruna Padilha Gonçalves - Integrante / Raquel Gonçalves Salgado - Coordenador / Elayne Borges - Integrante. Membro: Bruna Padilha Goncalves. Descrição: Tomando como referenciais teóricos os estudos foucaultianos, de gênero e da infância, que abordam a infância, a sexualidade e o corpo como construções históricas e culturais, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo compreender as tensões entre os discursos que incidem sobre o corpo da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil, contemplando: os discursos dos/as professores/as e outros/as profissionais da educação; os discursos das famílias; os discursos midiáticos que circulam na instituição; e como as crianças se apropriam desses discursos em suas relações e experiências. Para a análise dos discursos em torno do corpo da criança, que circulam na instituição educativa, temos como aportes teórico-metodológicos os conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. O contexto da pesquisa será uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Rondonópolis, que abarca a creche ? crianças de 0 a 3 anos ? e a pré-escola ? crianças de 4 a 5 anos, a fim de compreender as possíveis nuanças dos discursos de cuidados e proteção, que incidem sobre os corpos das crianças, em função das idades. Pretendemos realizar a pesquisa com todas as pessoas que fazem parte da instituição: crianças, professores/as, auxiliares de higienização e de limpeza. Além disso, participarão da pesquisa familiares das crianças, que frequentam a instituição. Como recursos metodológicos, pretendemos realizar observações participante das pessoas no cotidiano da instituição, acompanhadas de diário de campo e gravador de voz; entrevistas não diretivas com os/as professores/as e outros/as profissionais de educação que atuam na instituição; e intervenções junto à equipe de professores/as e às famílias das crianças a partir de questões relacionadas ao tema central da pesquisa. Busca-se, com esta pesquisa, contribuir para o debate contemporâneo sobre a infância, sobretudo no âmbito da educação de crianças e da formação de professores, uma vez que temas, como sexualidade, relações de gênero e corpo infantil, são ainda de pouca ressonância na área devido ao seu forte silenciamento, como se estivessem alijados da infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Raquel Gonçalves Salgado - Coordenador / Bruno do Prado Alexandre - Integrante / Danilo Flávio Stefani Neto - Integrante / Elayne Eva Borges Araújo - Integrante / Bruna Padilha Gonçalves - Integrante / Antonio Cleber Zequetto - Integrante / Hugo Higino Perez de Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 8 Membro: Raquel Goncalves Salgado. Descrição: Tomando como referenciais teóricos os estudos foucaultianos, de gênero e da infância, que abordam a infância, a sexualidade e o corpo como construções históricas e culturais, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo compreender as tensões entre os discursos que incidem sobre o corpo da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil, contemplando: os discursos dos/as professores/as e outros/as profissionais da educação; os discursos das famílias; os discursos midiáticos que circulam na instituição; e como as crianças se apropriam desses discursos em suas relações e experiências. Para a análise dos discursos em torno do corpo da criança, que circulam na instituição educativa, temos como aportes teórico-metodológicos os conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. O contexto da pesquisa será uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Rondonópolis, que abarca a creche ? crianças de 0 a 3 anos ? e a pré-escola ? crianças de 4 a 5 anos, a fim de compreender as possíveis nuanças dos discursos de cuidados e proteção, que incidem sobre os corpos das crianças, em função das idades. Pretendemos realizar a pesquisa com todas as pessoas que fazem parte da instituição: crianças, professores/as, auxiliares de higienização e de limpeza. Além disso, participarão da pesquisa familiares das crianças, que frequentam a instituição. Como recursos metodológicos, pretendemos realizar observações participante das pessoas no cotidiano da instituição, acompanhadas de diário de campo e gravador de voz; entrevistas não diretivas com os/as professores/as e outros/as profissionais de educação que atuam na instituição; e intervenções junto à equipe de professores/as e às famílias das crianças a partir de questões relacionadas ao tema central da pesquisa. Busca-se, com esta pesquisa, contribuir para o debate contemporâneo sobre a infância, sobretudo no âmbito da educação de crianças e da formação de professores, uma vez que temas, como sexualidade, relações de gênero e corpo infantil, são ainda de pouca ressonância na área devido ao seu forte silenciamento, como se estivessem alijados da infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Raquel Gonçalves Salgado - Coordenador / Bruno do Prado Alexandre - Integrante / Danilo Flávio Stefani Neto - Integrante / Elayne Eva Borges Araújo - Integrante / Bruna Padilha Gonçalves - Integrante / Antonio Cleber Zequetto - Integrante / Hugo Higino Perez de Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 8 Membro: Raquel Goncalves Salgado.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (9)
I Seminário em Gênero e Diversidade na Escola. 2015. (Seminário).
Luta Antimanicomial: Reflexões sobre a reforma psiquiátrica brasileira. 2015. (Outra).
Seminário Psicologia e Educação: Avanços e Impasses na Atuação de Psicólogos no Campo Educacional. 2015. (Seminário).
Ética: Reflexões sobre a conduta pautada na dignidade e cidadana. 2014. (Outra).
VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. 2014. (Simpósio).
CONPEDUC 2013 - Congresso de Pesquisa em Educação. 2013. (Congresso).
Dinâmica de grupo na facilitação da aprendizagem. 2013. (Oficina).
III Seminário de Pesquisa e Extensão - SEPEX.Trupe Bororol: a arte circense na Univesidade. 2013. (Seminário).
II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2012. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
GONÇALVES, B. P.. 1º PET Encontro: Socializando experiências. 2014. (Outro).. . 0.
GONÇALVES, B. P.. I Mostra de Projetos da disciplina 'Pesquisa em Psicologia'. 2013. (Outro).. . 0.
GONCALVES, B. P. ; ARAUJO, E. E. B. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. O corpo da criança nos discursos de uma instituição de Educação Infantil. Em: Congresso de Pesquisa em Educação, p. 1-11, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação)
SALGADO, Raquel Gonçalves; ARAUJO, E. E. B. ; GONCALVES, B. P.. Entre o sagrado e o profano: o corpo da criança como discurso numa instituição de Educação Infantil. Em: II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes, p. 1213-1219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes)
GONCALVES, B. P. ; SALGADO, Raquel Gonçalves ; ARAUJO, E. E. B.. O Corpo da Criança nos discursos de uma instituição de educação infantil. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GONÇALVES, B. P.; SALGADO, R. G.. Evento de Iniciação Científica. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
GONCALVES, B. P. ; ARAUJO, E. E. B. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. O corpo da criança nos discursos de uma instituição de Educação Infantil. Em: Congresso de Pesquisa em Educação, p. 1-11, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação)
SALGADO, Raquel Gonçalves; ARAUJO, E. E. B. ; GONCALVES, B. P.. Entre o sagrado e o profano: o corpo da criança como discurso numa instituição de Educação Infantil. Em: II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes, p. 1213-1219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes)
GONCALVES, B. P. ; SALGADO, Raquel Gonçalves ; ARAUJO, E. E. B.. O Corpo da Criança nos discursos de uma instituição de educação infantil. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GONCALVES, B. P. ; ARAUJO, E. E. B. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. O corpo da criança nos discursos de uma instituição de Educação Infantil. Em: Congresso de Pesquisa em Educação, p. 1-11, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação)
SALGADO, Raquel Gonçalves; ARAUJO, E. E. B. ; GONCALVES, B. P.. Entre o sagrado e o profano: o corpo da criança como discurso numa instituição de Educação Infantil. Em: II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes, p. 1213-1219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes)
GONCALVES, B. P. ; SALGADO, Raquel Gonçalves ; ARAUJO, E. E. B.. O Corpo da Criança nos discursos de uma instituição de educação infantil. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GONCALVES, B. P. ; ARAUJO, E. E. B. ; SALGADO, Raquel Gonçalves. O corpo da criança nos discursos de uma instituição de Educação Infantil. Em: Congresso de Pesquisa em Educação, p. 1-11, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Pesquisa em Educação)
SALGADO, Raquel Gonçalves; ARAUJO, E. E. B. ; GONCALVES, B. P.. Entre o sagrado e o profano: o corpo da criança como discurso numa instituição de Educação Infantil. Em: II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes, p. 1213-1219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes)
GONCALVES, B. P. ; SALGADO, Raquel Gonçalves ; ARAUJO, E. E. B.. O Corpo da Criança nos discursos de uma instituição de educação infantil. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação